• Análise do confronto Olympique de Marselha X Atlético de Madrid

O confronto Olympique de Marselha X Atlético de Madrid colocará frente a frente o quarto colocado da Ligue 1 diante do segundo colocado da La Liga respectivamente. Para chegar até aqui, os dois clubes eliminaram equipes como Arsenal, Athletic Bilbao, Red Bull Leipzig, Red Bull Salzburg e Sporting. A final entre os franceses e os espanhóis será hoje no estádio Parc Olympique Lyonnais em Lyon na França às 15:45 horário de Brasília.

Histórico de confrontos

  • 2 Jogos
  • 1 Vitória para o Atlético de Madrid
  • 1 Empate

A Trajetória do Olympique de Marselha até a Final da Liga Europa

Antes de disputar a Liga Europa, os “Olympiens” – Olympique de Marselha – tiveram de jogar contra o KV Oostende da Bélgica em jogo válido pela terceira fase qualificatória da Europa League 2017-18 em 27 de julho de 2017. O Olympique de Marselha jogou diante dos seus torcedores, Stade Vélodrome, e contou com um hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa única partida – de Valère Germain para vencer os belgas por 4-2. Uma semana depois – em 03/08/2017 -, as duas equipes voltaram a se enfrentar, mas desta vez em solo belga e o resultado do segundo jogo entre o Olympique de Marselha e o KV Oostende não saiu de um empate em 0-0 e deste modo, os franceses se classificaram para a última fase qualificatória da Liga Europa.

Na fase seguinte, os franceses não tiveram muitas dificuldades diante do NK Domzale da Eslovênia: empate em 1-1 fora de casa e vitória por 3-0 do Olympique de Marselha no Stade Vélodrome.

Os franceses estrearam na fase de grupos da Europa League com uma vitória por 1-0 sobre o Konyaspor da Turquia, em Marselha. O único gol do triunfo do Olympique de Marselha foi marcado pelo zagueiro Adil Rami com um passe do meia Dimitri Payet. Nos jogos seguintes os franceses perderam de 1-0 para o Red Bull Salzburg; vitória por 2-1 sobre o Vitória de Guimarães; derrota por 1-0 para o mesmo Vitória de Guimarães; empate em 1-1 com o Konyaspor e os franceses encerraram a fase de grupos com mais um empate; desta vez empate sem gols diante do Red Bull Salzburg no Stade Vélodrome e assim sendo, o Olympique de Marselha se classificou para a segunda fase da competição com 8 pontos: duas vitórias, 2 empates e duas derrotas.

Veja Também!  A Carreira de Mesut Özil em Números

Classificado para a segunda fase da Liga Europa, os franceses tinham pela frente o Braga de Portugal e o Olympique de Marselha já garantiu a classificação para a fase seguinte com uma vitória por 3-0 sobre os portugueses no Stade Vélodrome e no segundo jogo vitória do Braga sobre os franceses por 1-0.

O adversário das oitavas-de-final era o Athletic Bilbao da Espanha e os franceses não encontraram dificuldades em passar pelos espanhóis: vitória por 3-1 no Stade Vélodrome e mais uma vitória em solo espanhol por 2-1.

O adversário dos franceses nas quartas-de-final era o Red Bull Leipzig da Alemanha e o primeiro jogo era no estádio dos alemães e jogando lá, o Olympique de Marselha perdeu por 1-0, mas no segundo jogo diante de sua torcida, os franceses não decepcionaram e venceram os alemães por 5-2.

Na semifinal o Olympique teria pela frente um “velho conhecido”, o Red Bull Salzburg da Áustria, o mesmo adversário da fase de grupos. No primeiro confronto entre os austríacos e os franceses, os últimos levaram a melhor e venceram por 2-0, mas no segundo jogo entre ambos, o Red Bull Salzburg venceu o jogo por 2-0, porém como os franceses haviam vencido o primeiro jogo pelo mesmo placar as duas equipes tiveram de decidir a classificação para a final na prorrogação e aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, com um passe de Dimitri Payet o atacante português Rolando fez o gol que classificou o Olympique de Marselha para a final da Liga Europa.

A Campanha do Olympique de Marselha até aqui*:

  • 7 Vitórias
  • 2 Empates
  • 5 Derrotas
  • 20 Gols Marcados
  • 12 Gols Sofridos

* soma-se as vitórias, empates, derrotas, gols marcados e gols sofridos a partir da fase de grupos da Europa League 2017-18 e não das fases preliminares.

Os últimos 5 jogos do Olympique de Marselha na temporada 2017-18

26/04/18 – 1º jogo da Semifinal da Liga Europa: Olympique de Marselha 2-0 Red Bull Salzburg
29/04/18 – Rodada 35 da Ligue 1: Angers 1-1 Olympique de Marselha
03/05/18 – 2º jogo da Semifinal da Liga Europa: Red Bull Salzburg 2-1 Olympique de Marselha
06/05/18 – Rodada 36 da Ligue 1: Olympique de Marselha 2-1 Nice
11/05/18 – Rodada 37 da Ligue 1: Guingamp 3-3 Olympique de Marselha

Veja Também!  Brasil x Argentina duelam na Arábia Saudita e Seleção Brasileira conquista título do superclássico

Olho nele: o principal jogador do Olympique de Marselha na Liga Europa é o meia francês Dimitri Payet que até aqui proveu 7 assistências e assim sendo, ele é o jogador que mais deu passes para gol na Europa League 2017-18. Além dele, os franceses também contam com jogadores como Florian Thauvin, Lucas Ocampos e Valère Germain para derrotar o Atlético de Madrid no jogo de hoje.

Provável escalação do Olympique de Marselha para o jogo de hoje: Mandanda; Sarr, Rami, Gustavo, Amavi; Lopez, Sanson; Thauvin, Ocampos, Payet; Germain. Técnico: Rudi Garcia.

 

A Trajetória do Atlético de Madrid até a Final da Liga Europa

Diferentemente dos franceses, os Colchoneros – Atlético de Madrid – não disputaram a fase de classificação para a Liga Europa e também não disputaram a fase de grupos desta competição. Portanto, os espanhóis entraram diretamente na fase de mata-mata porque eles terminaram a fase de grupos da Liga dos Campeões 2017-18 em terceiro lugar.

O primeiro adversário do Atlético de Madrid na segunda fase da Liga Europa foi o Copenhague da Dinamarca e mesmo jogando fora de casa, os espanhóis golearam os dinamarqueses por 4-1. No segundo confronto entre as duas equipes, os Colchoneros voltaram a vencer o Copenhague, mas desta vez por apenas 1-0.

O adversário das oitavas-de-final era o Lokomotiv de Moscou da Rússia e diante dos russos, o Atlético de Madrid também não encontrou dificuldades e venceu o Lokomotiv por 3-0 no estádio Wanda Metropolitano e venceram os russos fora de casa por 5-1.

O adversário do Atlético de Madrid nas quartas-de-final era o Sporting de Portugal e por ter a vantagem de jogar diante de sua torcida, os espanhóis fizeram o dever de casa e derrotaram os portugueses pelo placar de 2-0, no entanto no segundo jogo entre ambos, o Sporting derrotou os Colchoneros por 1-0, mas por ter vencido o primeiro confronto por 2 gols de diferença, os espanhóis se classificaram para a fase seguinte.

Veja Também!  Como Assistir França x Alemanha AO VIVO Esporte Interativo

O último adversário do Atlético de Madrid antes do clube espanhol chegar a final foi o Arsenal da Inglaterra e no primeiro confronto entre as duas equipes em solo inglês, empate em 1-1. Já no segundo confronto entre ambos, os espanhóis levaram a melhor e venceram os ingleses por 1-0 com um gol do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa e o autor do passe para o gol dele foi o francês Antoine Griezmann, principal destaque do Atlético de Madrid nas 3 últimas temporadas.

A Campanha do Atlético de Madrid até aqui:

  • 6 Vitórias
  • 1 Empate
  • 1 Derrota
  • 17 Gols Marcados
  • 4 Gols Sofridos

Os últimos 5 jogos do Atlético de Madrid na temporada 2017-18

  • 26/04/18 – 1º jogo da Semifinal da Liga Europa: Arsenal 1-1 Atlético de Madrid
  • 29/04/18 – Rodada 35 da La Liga: Alavés 0-1 Atlético de Madrid
  • 03/05/18 – 2º jogo da Semifinal da Liga Europa: Atlético de Madrid 1-0 Arsenal
  • 06/05/18 – Rodada 36 da La Liga: Atlético de Madrid 0-2 Espanyol
  • 12/05/18 – Rodada 37 da La Liga: Getafe 0-1 Atlético de Madrid

Olho nele: artilheiro do time nesta e nas últimas duas temporadas, o atacante francês Antoine Griezmann é o principal destaque do time. Nesta temporada – 2017-18 – ele marcou 27 gols e proveu 15 assistências e disputou 47 partidas. Além dele, os espanhóis contam com Diego Costa, Saúl Ñiguéz e Koke para vencer o Olympique de Marselha no estádio Parc Olympique Lyonnais, palco da decisão entre as duas equipes hoje.

Provável escalação do Atlético de Madrid para o jogo de hoje: Oblak; Juanfran, Godin, Savic, Luis; Correa, Gabi, Saul, Koke; Costa, Griezmann. Técnico: Diego Simeone.

E para vocês? Quem leva a melhor no confronto Olympique de Marselha X Atlético de Madrid?

Façam as suas apostas!

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui