A Copa do Mundo de 1934 ocorreu na Itália, entre os dias 27 de Maio e 10 de Junho. Pela primeira vez, as equipes tiveram que se classificar para participarem da Copa, o que não aconteceu quatro anos antes. Ao todo, 32 nações entraram para o torneio e depois das eliminatórias, apenas 16 seleções participaram da competição definitiva. A Itália foi escolhida como país sede depois de oito reuniões da FIFA, logo após a desistência da Suécia.

Oito estádios foram escolhidos para sediarem os jogos: Stadio Littoriale (Bolonha), Stadio Giovanni Berta (Florença), Stadio Luigi Ferraris (Gênova), Stadio San Siro (Milão), Estádio Giorgio Ascarelli (Nápoles), Estadio Nacional do PNF (Roma), Stadio Littoreo (Trieste) e Stadio Benito Mussolini (Turim).

Eliminatórias

O então campeão Uruguai não quis participar da Copa em protesto pela recusa de algumas seleções europeias de irem à América do Sul quatro anos antes. Os britânicos também não foram por exílio autoimposto em relação à FIFA. Logo 32 países quiseram entrar na disputa e ficou decidido que os mesmos participariam de eliminatórias para que no final houvessem 16 equipes em busca do título.

Veja Também!  CHOCOLATE! Assista os Melhores Momentos de Grêmio 5 x 0 Internacional - Campeonato Brasileiro 2015 - Jogos Históricos

As partidas eliminatórias foram arranjadas em uma base geográfica. Desistências de Chile e Peru colocaram Brasil e Argentina na Copa sem jogar um único jogo.

Doze das dezesseis vagas foram distribuídas pela Europa, três para Américas e uma para Ásia ou Africa.

A fase de grupos usada na primeira Copa foi descartada em favor de um torneio eliminatório secreto. Se uma partida terminasse empatada depois dos 90m minutos, haveria uma prorrogação de 30 minutos e se ainda assim não desempatasse, a partida seria refeita no dia seguinte.

As oito equipes cabeça-de-chave – Argentina, Brasil, Alemanha, Itália, Países Baixos, Áustria, Tchecoslováquia e Hungria – foram mantidas separadas.

Seleção Brasileira

Por conta da briga política entre a Federação Brasileira de Futebol (FBF), a favor da profissionalização, e a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), pró-amadorismo, o Brasil mais uma vez não mandou sua melhor equipe. Luis Vinhaes, campeão carioca pelo São Cristóvão, foi o técnico, e o Botafogo, o time-base. E a seleção brasileira fez sua pior campanha em Copas, terminando em 14º lugar, com apenas um jogo e uma derrota, para a Espanha, por 3 a 1 (o gol brasileiro foi de Leônidas da Silva, astro da equipe que tinha, entre outros, Waldemar de Brito, Carvalho Leite e Patesko).

Veja Também!  VIRADA HISTÓRICA! Assista os Melhores Momentos de Palmeiras 3 x 4 Vasco - Copa Mercosul 2000 - Jogos Históricos

A Final

A disputa ficou entre Italia e Tchecoslováquia e o time anfitrião levou a melhor por 2 a 1, tornando-se o segundo campeão mundial. O jogo ocorreu no Estádio Olimpico de Roma com aproximadamente 45 mil espectadores. O árbitro foi Ivan Eklind (Suécia).

Os Tchecos saíram na frente com Puc, aos 31 minutos do segundo tempo. Cinco minutos depois Orsi empata a partida que foi pra prorrogação. Schiavo aos seis minutos da primeira etapa desempata a partida dando à Itália sua primeira Copa da Mundo.

Visão Geral

  • Participantes: 16
  • Partidas: 17
  • Campeão: Itália (1° Título)
  • Vice-Campeão: Tchecoslováquia
  • 3° Colocado: Alemanha
  • 4° Colocado: Áustria

Curiosidades

– A Copa de 1934 não teve um, mas três artilheiros: Nejedly, Schiavio e Conen terminaram empatados com 4 gols. O tcheco Nejedly tinha como maior virtude o oportunismo. O italiano Schiavio foi o autor do gol que deu o título para a Itália, na prorrogação da final. O alemão Conen era o menos conhecido. Dos quatro gols, fez três na vitória sobre a Bélgica, por 5 a 2, na estreia de sua seleção.

Veja Também!  HAT-TRICK DE CR7! Assista os Melhores Momentos de Portugal 3 x 3 Espanha - Copa do Mundo 2018 - Jogos Históricos

– Maior goleada: Itália 7 x 1 Estados Unidos, no dia 27 de Maio na primeira fase.

– Melhor jogador: Giuseppe Meazza (Itália).

– Melhor Goleiro: Ricardo Zamora (Espanha).

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta