A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada em Uruguai em 1930. A decisão de onde seria a primeira sede foi tomada em uma Conferência em Barcelona, no dia 18 de Maio de 1929. Os jogos foram realizados entre os dias 13 e 30 de Julho, envolvendo 13 seleções divididas em quatro chaves:

  • Grupo 1: Argentina, Chile, França e México.
  • Grupo 2: Iugoslávia, Brasil e Bolívia.
  • Grupo 3: Uruguai, Romênia e Peru.
  • Grupo 4: Estados Unidos, Paraguai e Bélgica.

Todos os jogos foram disputados na capital, em Montevidéu. A grande maioria no Estádio Centenário. 

Seleção Brasileira

O Brasil realizou uma campanha ruim, já que o país enfrentava problemas políticos na época, a Federação não liberou alguns jogadores e o time foi formado às pressas. No Grupo 2, nossa seleção estreou com derrota de 2 a 1 para Iugoslávia. Não passou para as semifinais e terminou a competição em sexto lugar. 

Em pé: Brilhante, Fernando, Hermógenes, Nilo, Carvalho Leite, Itália, Fausto e Santana; Agachados: Teóphilo, Benevenuto, Benedito, Velloso, Doca, Russinho e Preguinho;

O Artilheiro

Guillermo Stábile, conhecido no time por sua personalidade forte e seu egoísmo na hora de jogar, Stábile realizou o marco histórico por ser o primeiro artilheiro da Copa. Ele ganhou visibilidade somente na segunda partida da Argentina contra México, quando entrou no lugar de Roberto Cherro, fazendo três gols na vitória por 6 a 3, tornando-se o primeiro argentino a realizar o chamado “hat-trick” em Copas. Uma curiosidade sobre ele? Guillermo era chamado de “O Infiltrador”, pois seus gols eram marcados sempre dentro da pequena área.

Veja Também!  AO VIVO Santos x Sport em tempo real
Stábile Copa do mundo
Rodeado pelos colegas após pôr a Argentina na frente na final de 1930: seu último gol em Copas e pela seleção

Os Finalistas

ARGENTINA

Seu time era o favorito na época. Argentina tinha craques como Guillermo Stábile e Luis Monti. O retrospecto de Argentina e Uruguai era positivo para a terra do artilheiro: 38 vitórias, 26 empates e 30 derrotas. E perder para os donos da casa, na final, não estava em seus planos e pegou todos de surpresa.

URUGUAI

Era a segunda seleção favorita ao título. Estavam todos empolgados, pois vencera os torneios Olímpicos, antes da Copa, em 1924 E 1928.
Cabeça do Grupo 3 ganhou do Peru logo na estréia por 1 a 0. Nas semifinais goleou a Iugoslávia por 6 a 1, com dois gols e Anselmo, três gols de Cea e um gol de Iriarte.

Veja Também!  Assista a convocação da Seleção Brasileira

A Final 

A disputa ficou entre Uruguai e Argentina, no Estádio Centenário com aproximadamente 90 mil torcedores e o país anfitrião levou a melhor no placar de 4 a 2. O jogo começou conturbado, já que os times queriam jogar com suas próprias bolas e a FIFA teve que intervir decidindo que no primeiro tempo se jogasse com a bola argentina e no segundo tempo jogasse com a bola uruguaia. Os gols do Uruguai foram feitos por: Dorado, Cea, Iriarte e  “Manco” Castro e os da Argentina foram feitos por: Paucelle e Stábile, que foi o artilheiro da Primeira Copa do Mundo, com oito gols.  O árbitro da partida foi o bélgico John Langenus.

Visão Geral

  • Participantes: 13 
  • Partidas: 18 
  • Campeão: Uruguai (1° Título) 
  • Vice-Campeão: Argentina
  • 3° Colocado: Estados Unidos
  • 4° Colocado: Iugoslávia

Curiosidades

  • Não houve eliminatórias e apenas treze nações se inscreveram: sete da América do Sul, quatro da Europa e duas da América do Norte;
  • A FIFA escolheu Uruguai como sede porque o mesmo completaria seu centenário em 1930; 
  • Além do Estádio do Centenário, outros dois também foram usados: o Estádio Pócitos e o Estádio Parque Central.
  • Argentina teve o melhor ataque da Copa, com 10 gols.
  • A maior goleada foi entre Argentina e Estados Unidos, onde a seleção latina ganhou por 6 a 1.
 
Veja Também!  Tempo Real Londrina x Paysandu AO VIVO

Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.