É sabido que os técnicos de times brasileiros não têm oportunidade para mostrar seus trabalhos de maneira duradoura, principalmente na elite do futebol. No total, temos 13 grandes gigantes, todos eles pertencentes ao clube dos 13, e outros grandes clubes pelo país. A pressão por títulos nesses clubes é imensa e, quando o resultado não é alcançando, o comando técnico do clube costuma ser o mais afetado.

A partir de um recorte de quase 900 trabalhos, o site GloboEsporte.com realizou um levantamento histórico, desde 2003 – início da era dos pontos corridos do Brasileirão – até a contemporaneidade, para ilustrar a rotatividade de técnicos no futebol brasileiro, com foco nos principais clubes do país.

Veja Também!  Como assistir Pohang Steelers x Suwon Bluewings Futebol AO VIVO - Campeonato Sul-Coreano 2020

Segundo o estudo, algumas passagens elevam a média de permanência de técnicos nos clubes brasileiros, enquanto outras decrescem os números. Por exemplo, Muricy Ramalho, recordista de dias em um único clube – São Paulo -, aumentou bastante a média, tendo ficado 1264 dias (42 meses) no comando da equipe paulista. Enquanto isso, Mário Sérgio, ex-treinador e ex-comentarista do Sportv e da Fox, falecido no acidente de avião com a equipe da Chapecoense, chegou a ficar apenas 9 dias treinando o Botafogo.

Atualmente, o técnico que está há mais tempo atuando por um clube é Mano Menezes. O comandante está há dois anos e três meses à frente do Cruzeiro. A raposa é, inclusive, a equipe que menos trocou de técnico no recorte: 27 vezes em 16 anos. Depois da equipe mineira, Corinthians e Grêmio foram as equipes que menos trocaram de treinador, com 30 e 31 trocas, respectivamente.

Veja Também!  Como assistir Las Palmas x Mirandés Futebol AO VIVO - Campeonato Espanhol 2ª Divisão 2020

Pelo outro lado, Atlético-PR e Bahia foram as equipes que mais trocaram de treinador na era dos pontos corridos. Ambos trocaram de treinador 67 vezes. Enquanto isso, o segundo colocado no quesito, Vitória, trocou de treinador 60 vezes.

 

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta