Após a derrota para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo na Rússia, os olhares para a seleção se viam desencontrados, principalmente pelos torcedores. A campanha impecável nas eliminatórias para o Mundial fizeram com que a expectativa dos torcedores, jogadores e mídia fosse muito grande, quando se falava sobre a possibilidade e o favoritismo da seleção quanto ao titulo mundial. O hexa era realidade.

Assim que a bola rolou para a seleção canarinha na Rússia, a apreensão, a dúvida e a pressão por resultados pairavam no ar. A ausência de opções na equipe, a falta de gols, a insistência em jogadores protegidos pelo manager da seleção e a alta expectativa sobre a estrela do time, Neymar, que vinha de lesão, foram fatores que contribuíram para a quebra de expectativa pelos torcedores, onde a crítica bateu em cima e o ambiente foi empurrado com a barriga. Os resultados até vinham. O golpe foi duro contra os belgas, mas a eliminação foi digerida de uma forma mais coesa que em Mundiais em um passado não muito distante.

O reconhecimento de um bom trabalho deram a Tite uma continuidade no comando da seleção, algo normal nas seleções estrangeiras, mas um fato novo aqui no país. Situações recentes testaram a confiança, a paciência e a paixão de todos com a seleção: as eliminações na Copa de 2006, para a França, e 2010, para a Holanda, ambas nas quartas de final; o período caótico de Mano Menezes; a segunda era Felipão, com a ilusão na Copa das Confederações e o fatídico 7×1; a segunda passagem de Dunga, após a Copa de 2014, com eliminações horrorosas nas Copas Américas de 2015, para o Paraguai, e 2016, para o Peru, colocaram a seleção em xeque perante à torcida e o desgosto com a seleção nacional era amplamente visível.

As boas atuações de Tite, o desempenho nas eliminatórias para a Copa na Rússia e o resgate da paixão nacional com o futebol do selecionado brasileiro, fizeram com que o treinador tivesse uma aprovação excelente, não vista pela imprensa nacional, e que blindou o técnico na Rússia. Após a eliminação, o amor e a blindagem acabaram. A cobrança, a pressão e a crítica da mídia batem em cima do comando da seleção e a partir desse momento, será começada a renovação.

Os amistosos de setembro, contra Estados Unidos e El Salvador, marcam o reinício e a continuidade do trabalho de Adenor à frente da seleção. A convocação de caras novas fazem parte desse novo ciclo e a safra de ótimos jogadores fazem com que a seleção se fortaleça. Nomes como os de Lucas Paquetá (Flamengo), Éverton (Grêmio), Dedé(Cruzeiro), Richarlison(Everton) e Arthur(Barcelona), que vivem ótimo momento em seus clubes com atuações referenciais, são exemplos da renovação do futebol da seleção.

O técnico multicampeão no cenário nacional têm agora a oportunidade de completar um ciclo com a seleção brasileira, visto que Tite pegou o comando da seleção em junho de 2016 e não teve muito tempo para implantar novidades, pois a situação da seleção à época era de desespero, com a possibilidade real de nem ir ao Mundial. Ano que vem, 2019, a Copa América será sediada no Brasil, sendo um teste de fogo para o time nacional. A expectativa quanto à conquista da competição já é difundida e real. O foco, à preço de hoje, é a conquista da América.

Até a Copa de 2022, no Catar, testes, comprovações, momentos e situações farão parte do ambiente da seleção. A expectativa quanto ao rendimento é o fortalecimento do time, a apresentação de um bom futebol, com o ataque do time sendo objetivo e uma defesa sólida, em vista a convocação dos novos nomes para a equipe, retrato do planejamento que a comissão técnica têm nesse projeto “Catar 2022”, que mira, no mundo árabe, o titulo de campeão mundial. O sonhado hexacampeonato. Até lá, é trabalho e competência.

Fique sempre ligado no Futebol Stats e acompanhe os principais campeonatos nacionais e internacionais. Se você joga Cartola, poderá acessar nossa página especial sobre o game, e entrar na nossa liga.

 
Ofertas de Uniformes de Futebol: https://amzn.to/36vetfs
Ofertas de Chuteiras e Acessórios: https://amzn.to/35n4JoA
Ofertas de Quadros Decorativos de Futebol: https://amzn.to/3ngWHDy
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui