Após a rodada 38 do Campeonato Brasileiro, foi decretado o rebaixamento de mais dois clubes para a Série B em 2018. Já os outros dois clubes rebaixados, Atlético-GO e Ponte Preta, já entraram na rodada sem chances matemáticas de escapar do rebaixamento.

O Atlético-GO chegou a dois rebaixamentos na história, enquanto a Ponte Preta chegou ao seu terceiro rebaixamento. Coritiba chegou ao seu quinto rebaixamento, igualando a marca de América-MG e Santa Cruz, uma liderança não desejada por nenhum torcedor.

Somente após o ano de 1988 o Campeonato Brasileiro passou a ter times rebaixados, por isso são contabilizados os rebaixamentos a partir dessa data.

Rebaixamentos na Série A do Brasileirão (desde 1988)*:

5 vezes – América-MG, Coritiba e Santa Cruz;
4 vezes –Criciúma, Goiás, Náutico, Sport e Vitória;
3 vezes – Atlético-PR, Avaí, Bahia, Figueirense, Fortaleza, Guarani, Paysandu, Ponte Preta Portuguesa e Vasco;
2 vezes – América-RN, Atlético-GO, Botafogo, Ceará,Grêmio, Palmeiras e União São João;
1 vez – Atlético-MG, Botafogo-SP, Bragantino, Corinthians, Desportiva-ES, Fluminense, Gama, Internacional, Internacional-SP, Ipatinga, Joinville, Juventude, Prudente, Remo, Santo André, São Caetano e São José-SP.

* Em 1996, Fluminense e Bragantino foram rebaixados, mas houve virada de mesa e os dois clubes jogaram na primeira divisão em 1997. Já em 1999, Gama, Paraná, Juventude e Botafogo-SP também foram rebaixados, mas acabaram jogando também na Copa João Havelange em 2000.

Já na era dos pontos corridos, desde 2003, os clubes que mais caíram até aqui foram: Avaí, Coritiba, Figueirense, Ponte Preta, Vasco e Vitória, cada um com três rebaixamentos. São poucas as equipes que já disputaram a Série A e não foram rebaixadas, apenas seis: São Paulo, Cruzeiro, Santos, Fluminense e Flamengo (que jogaram todas as 14 edições) e a Chapecoense (que disputou sua quarta edição seguida).

Desde 1971, Cruzeiro Flamengo são os únicos a jogarem todas as edições do Brasileiro. São Paulo e Santos, que não disputaram a edição de 1979 (por desentendimento pela falta de datas), entram no seleto grupo dos grandes que nunca foram rebaixados.

Rebaixamentos na Série A do Brasileirão na era dos pontos corridos (desde 2003)*:

3 vezes – AvaíCoritiba, Figueirense, Ponte Preta, Vasco e Vitória
2 vezes – América-MG, Atlético-GO, Bahia, Criciúma, Fortaleza, Goiás, Guarani, Náutico, , Portuguesa, Santa Cruz e Sport
1 vez – América-RN, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Brasiliense, Ceará, Corinthians, Grêmio, Ipatinga, Internacional, Joinville, Juventude, Palmeiras, Paraná, Paysandu, Prudente, Santo André e São Caetano

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.