Ronaldo Aparecido Rodrigues, ou apenas Naldo. O zagueiro de 35 anos é o brasileiro com mais jogos na história da Bundesliga, além de ser o maior zagueiro artilheiro da história do Werder Bremen, onde também foi capitão.

Além de ter sido convocado para a Seleção Brasileira e ter conquistado a posse da cidadania alemã, ele se destacou pela sua estatura e velocidade, além da noção de marcação. Seus chutes potentes já fizeram vários estragos por todo a Europa e até mesmo nos tempos de Juventude. Sua estatura e impulsão fizeram deste jogador um ótimo zagueiro em jogadas aéreas, assim como um exímio cabeceador.

Início

Natural de Londrina (PR) e revelado pelo RS Futebol (extinto time do sul do país), Naldo jogou por lá de 2002 a 2004. No último ano, chegou ao Juventude, onde atuou por apenas uma temporada, porém, com bastante destaque, formando um setor defensivo com Antônio Carlos e Chicão e chegando a liderar o Campeonato Brasileiro daquele ano por algumas rodadas, chamando a atenção do futebol europeu.

Werder Bremen

No auge do jogador no Brasil, Naldo acerta com o Werder Bremen (ALE), por onde ficou até 2012, disputando 254 partidas, anotando 36 gols e conquistando 4 títulos de expressão na Alemanha, como por exemplo duas Supercopas da Alemanha (2006 e 2009) e a vice da Copa da Uefa, em 2009.

Neste intervalo de tempo, o jogador foi convocado para a seleção brasileira, como na Copa América de 2007. No total, Naldo tem 4 partidas pelo Brasil, sua última convocação foi em 2009.

Wolfsburg

Em 2012, foi anunciado pelo Wolfsburg, aos 30 anos. Mantendo sempre uma regularidade em suas atuações, o zagueiro sequer era lembrado pelos técnicos que passaram pela seleção até a Copa do Mundo de 2014, e muito menos pela mídia. Pelo Wolfsburg, foram 4 temporadas, 163 partidas, 20 gols e 2 títulos (Copa da Alemanha e Supercopa da Alemanha), saindo como ídolo e capitão da equipe. Nesse meio tempo (2014), Naldo obteve a cidadania alemã pelos quase 10 anos de Alemanha até aquele presente momento, porém não podendo atuar pela seleção alemã por já ter atuado oficialmente pela seleção brasileira.

Shalke 04

O Schalke 04 desde 2016 é a casa do zagueiro brasileiro, onde em pouco menos de 50 jogos já caiu nas graças da torcida e hoje é o vice artilheiro da equipe na Bundesliga 2017-2018. Aos 35, Naldo não pensa em aposentadoria.

Se não fosse uma contusão seis meses antes da Copa do Mundo de 2010, certamente o nome do jogador estaria na lista de convocados. Trabalho, esforço e 1,98m são com certeza a receita que o zagueiro usou durante a carreira, uma história profissional bonita e cheia de injustiça pelo fato de nunca ter disputado uma Copa do Mundo e pouquíssimos jogos pelo Brasil. Mais um injustiçado em uma imensa lista de excelentes jogadores que não tiveram chances na Seleção Brasileira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui