O futebol brasileiro vive um momento de escassez de camisas 9. A prova disso é o elevado número de estrangeiros que se destacaram no cenário nacional nos últimos anos. Dentre eles podemos citar Lucas Pratto, Paolo Guerrero, Calleri (que usa a 12, mas é um 9).

Além disso os clubes buscam incessantemente um centro avante de ofício, um homem de área, finalizador, que faça gols. Mas, a escassez é tamanha que a carreira desses profissionais está se estendendo e os grandes nomes da posição encontram-se na casa dos 30 anos de idade.

Fred-Cruzeiroo Cadê o Homem-Gol?

Fred, Ricardo Oliveira, Diego Souza são alguns dos nomes de jogadores que passaram da terceira década de idade e chegam ainda hoje idolatrados em seus clubes como grandes contratações.

Se pensarmos que o último grande 9 que tivemos em nossa seleção foi o incomparável Ronaldo Fenômeno e que seu reserva era Adriano Imperador percebemos o quão disputada era a posição nessa época.

E se considerarmos ainda que na mesma década tivemos o craque Romário, também atuando como um 9, podemos comprovar que estamos muito atrás em grandes revelações para esta posição no futebol atual.

Ronaldo-Camisa-9 Cadê o Homem-Gol?

Atualmente

O 9 não é apenas o definidor de jogadas do time. O jogador deve ter velocidade, sair da área pra tabelar, driblar e fazer o time ter força no setor de criação.

O Brasil que sempre foi conhecido por ser uma fonte inesgotável de talentos no futebol muito provavelmente não tem focado na formação desse tipo de jogador em sua base.

Talvez, a introdução do falso 9 ou as características de versatilidade exigidas pelo futebol atual tenham contribuído para escassez de “matadores” como antes.

É importante que representantes dignos da camisa 9 e capacitados o suficiente para aguentar o seu peso surjam no futebol brasileiro.

Que novas trajetórias sejam escritas e consagradas. Afinal como disse Dadá Maravilha em sua célebre frase “No futebol existem nove posições e duas profissões: o goleiro e o centro-avante”. E que venham os noves!

Inscreva-se no nosso canal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here