A torcida do Athletico-PR está em festa nesta quinta-feira (26) em todo o estado do Paraná e também no Brasil. O clube paranaense completa 96 anos hoje, com diversos motivos para comemorar e no melhor momento de sua história, se destacando tanto no cenário nacional, quanto no internacional.

Fundado em 1924, o Athletico-PR surgiu da fusão de dois dos principais clubes do futebol paranaense na época: Internacional e América. Quase 1 mês depois da sua fundação, o clube estreou oficialmente em um clássico contra o seu eterno rival, Coritiba, vencendo o adversário por 2×0.

Mais de 20 anos depois, o rubro-negro paranaense se tornou pioneiro dentro do futebol local ao disputar o seu primeiro torneio internacional. Em competição realizada no Paraguai em 1949, o clube atuou em três partidas contra Olímpia, Cerro Porteño e Nacional, somando 2 derrotas e 1 vitória.

O APELIDO DE FURACÃO

No mesmo ano, o Athletico-PR formou um dos times mais avassaladores de sua história, vencendo 11 de 12 jogos disputados dentro do Campeonato Estadual e garantindo o título daquela temporada por antecipação. O ataque rubro-nego foi responsável por 49 gols anotados em 12 jogos, o que rendeu ao time o apelido de “Furacão”, mantido e utilizado por sua torcida e a imprensa até o dias atuais.

Veja Também!  CHOCOLATE! Assista os Melhores Momentos de Grêmio 5 x 0 Internacional - Campeonato Brasileiro 2015 - Jogos Históricos

A GRANDE CAMPANHA DE 1983

Já estabelecido como um dos clubes mais importantes do sul do Brasil, o Athletico-PR ainda não havia realizado uma campanha de expressão nacional até o a década de 80 para se colocar nos holofotes do futebol nacional. Tudo mudou no ano de 1983, quando o time comandado pela dupla de ataque Washington e Assis se destacou no campeonato brasileiro daquela temporada, sendo eliminado apenas na semifinal da competição pelo Flamengo de Zico, mas deixando a sua marca dentro do futebol nacional.

1995 E A REVOLUÇÃO NA ESTRUTURA

Em um dos momentos de maior instabilidade na história do clube paranaense, o rubro-negro acabou precisando passar por uma verdadeira revolução em sua estrutura após 1995 e viu em Mario Celso Petraglia o responsável pelas mudanças necessárias para recolocar o Athletico-PR nos trilhos novamente. Sob o comando do dirigente, a equipe ganhou um novo estádio, aumentou a sua renda e passou a investir cada vez mais no futebol.

O resultado foi imediato e 6 anos depois o furacão conquistou o maior título de sua história até então, levantando a taça do Campeonato Brasileiro de 2001 no comando de Geninho e guidado pelos gols de Alex Mineiro. Desde então, o clube paranaense se tornou referência em estrutura e revelação de talentos para todos os times emergentes do futebol nacional, colecionando participações na Copa Libertadores e na parte de cima da tabela do Campeonato Nacional.

Veja Também!  HAT-TRICK DE RONALDO! Assista os Melhores Momentos de Corinthians 4 x 2 Fluminense - Campeonato Brasileiro 2009 - Jogos Históricos

NOVA IDENTIDADE E TÍTULOS

Atualmente, o Athletico-PR vive a fase mais vitoriosa de sua história. Após a reforma do seu estádio para a Copa do Mundo de 2014, o rubro-negro se estabeleceu entre os melhores clubes do país e vem colecionando títulos e boas campanhas. Antes de conquistar a Copa Sul-Americana em 2018, a equipe mudou a sua identidade visual e adicionou a letra “H” ao nome, se distanciando do Atlético-MG na busca por mais reconhecimento internacional.

As mudanças dentro e fora de campo deram resultado e o clube venceu em 2019 a sua 1ª Copa do Brasil, levando para casa o 2º título de expressão nacional em menos de 1 ano. Atualmente, o furacão disputa a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro da 1ª divisão, a Copa do Brasil e o Campeonato Paranaense.

OS TÍTULOS DO ATHLETICO PARANAENSE NA HISTÓRIA

Campeonato Brasileiro – 1 (2001)
Copa Sul-Americana – 1 (2018)
Copa do Brasil – 1 (2019)
Campeonato Brasileiro Série B – 1 (1995)
Torneio Seletivo da Libertadores – 1 (1999)
Campeonato Paranaense – 25
Copa Paraná – 2 (1988 e 2003)
Levain Cup/Conmebol – 1 (2019)

Veja Também!  Clubes grandes do futebol paulista devem tomar medidas em conjunto

ATLETA COM MAIS PARTIDAS PELO CLUBE NA HISTÓRIA

Weverton (Goleiro) – 297 jogos

ATLETA COM MAIS GOLS PELO CLUBE EM TODA A HISTÓRIA

Sicupira (Atacante) – 157 jogos

Aqui no Futebol Stats você acompanha tudo sobre os campeonatos nacionais e os internacionais. Portanto, acesse nossa página para saber onde assistir os jogos de Futebol Ao Vivo, e saiba onde assistir todos os jogos de hoje. Assim também, não deixe de acessar a nossa página do Torcedômetro veja o ranking e vote em qual time tem a maior torcida do Brasil.

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta