Você sabe as diferenças entre a FA Cup e a EFL Cup?

Todos sabem que assim como no Brasil a Inglaterra também realiza torneios nos quais equipes de menor expressão têm a oportunidade de enfrentar “os grandes” daquele país e em se tratando de Inglaterra as grandes equipes da “Terra da Rainha” atualmente são Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham.

   x

Ao contrário do Brasil (onde só há a Copa do Brasil como um torneio no qual as equipes de menor expressão de todo o país tem a chance de enfrentar um grande time) lá não há apenas a FA Cup (The Football Association Cup: Copa da Inglaterra), mas também há a EFL Cup (English Football League Cup: Copa da Liga Inglesa), atualmente em razão de patrocínio também é conhecida como “Carabao Cup”, porém qual o motivo de ter duas competições com um formato semelhante e se há alguma diferença entre esses torneios qual é esta diferença?

Para Responder a pergunta acima vamos por partes.

FA CUP

FA Cup (Copa da Inglaterra)> Esta competição começou em 1871/72 e por este motivo sua reputação como competição de Copa Nacional se estende pelo mundo. Por envolver clubes de todos os níveis, é o cenário ideal para “as surpresas” acontecerem porque as equipes de menor expressão e de divisões inferiores tem a oportunidade de eliminar “um grande”.

A FA Cup é disputada em formato de eliminatórias e é a segunda competição de futebol mais importante do país (a primeira é a Premier League), ainda convém lembrar que esta competição segue os mesmos moldes de competições como Copa do Brasil, Taça de Portugal e Copa do Rei da Espanha.

Geralmente as partidas da Copa da Inglaterra são disputadas no campo de uma das equipes que estão para se enfrentar. A equipe que detém o mando de campo é decidido juntamente com as partidas, sendo a primeira equipe sorteada para cada encontro. Ocasionalmente, os jogos são transferidos para outro campo devido à indisponibilidade ou capacidade insatisfatória do campo oficial; ou ainda, por questões de segurança. No caso de empate entre as equipes o “replay” ocorre no campo do time que jogou fora de casa na partida anterior, persistindo o empate, ocorre a prorrogação (2 tempos de 15 minutos), se ainda assim o empate persistir haverá disputa por penalidades (pênaltis). Antigamente, ocorria sucessivos “replays” até que houvesse um vencedor, mesmo que levasse vários jogos, mas atualmente por questões de calendário há no máximo duas partidas por confronto.

Tradicionalmente desde 1923 a final da Copa da Inglaterra é disputada no Wembley (coincidentemente a final da EFL Cup também é disputada no mesmo estádio) e o prêmio em dinheiro para o campeão e vice-campeão são de 1.800.000,00 libras e 900.000,00 libras respectivamente.

EFL Cup

A EFL Cup (Copa da Liga Inglesa) atualmente conhecida como “Carabao Cup”> Esta competição começou em 1961 e permitiu ao seu criador (Alan Hardaker) um maior poder de negociação com a UEFA e assim sendo Hardaker usou este poder para ameaçar a entidade máxima do futebol europeu (UEFA) com um boicote a Taça da UEFA (nos dias atuais conhecida por UEFA Champions League), caso o vencedor da nova liga não se classificasse para a competição continental. A tática deu certo, mas a UEFA pediu para que esse vencedor esteja disputando a primeira divisão nacional, vale ressaltar que Alan Hardaker (secretário da Football League), inicialmente propôs a competição como uma maneira dos clubes não sofrerem tanto com receitas perdidas, já que na época estava acontecendo uma redução do número de partidas jogadas e o campeonato nacional estava passando por uma reformulação.

 

A EFL Cup é menos prestigiada do que a FA Cup pelos seguintes motivos: apenas 72 clubes membros da English Football League (que organiza a competição) e os 20 da Premier League podem entrar, totalizando 92 clubes (tente imaginar quantas equipes disputam a FA Cup); o outro motivo é as premiações em dinheiro, pois o campeão leva 100 mil libras além do troféu Alan Hardaker (secretário que criou este torneio) e o vice-campeão leva 50 mil libras (quantias inferiores se comparados aos prêmios da FA Cup) e por esta razão é comum os grandes clubes enviarem times reservas e mistos para a disputa deste torneio onde a final também é disputada no Wembley.

Inscreva-se no nosso canal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here