Você sabe as diferenças entre a DFL-Pokal (Copa da Alemanha) e a DFL-Supercup (Supercopa da Alemanha)?

Para aqueles que não sabem, logo abaixo vou explicar as diferenças, mostrar a importância de ambas as competições e também falar sobre a origem destas competições.

Veja Também! As diferenças entre a FA Cup e a EFL Cup

DFL-Pokal (Copa da Alemanha) > É de conhecimento geral que há competições com formatos semelhantes ao da Copa do Brasil mundo afora, tais como a Copa da Inglaterra (FA Cup), a Copa do Rei da Espanha, a Taça de Portugal e a própria Copa da Alemanha (um dos temas abordados nesta página).

A DFL-Pokal (torneio que sucedeu a Tschammerpokal e cuja duração foi de 1935 até 1943) igualmente conhecida como Copa da Alemanha é uma das únicas competições do mundo na qual equipes de outro país foram campeãs (Rapid Wien em 1938 e o First Vienna FC; é que a Áustria foi anexada a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial), além de seguir o modelo da FA Cup (Copa da Inglaterra), porém com o fim da Segunda Guerra Mundial o mapa da Alemanha foi redesenhado, pois perdeu territórios e foi dividido entre os “Aliados”. O mesmo aconteceu com o Campeonato Alemão. Do lado ocidental, se concentravam os principais clubes e, em 1963, se criou a Bundesliga (atual campeonato alemão), mas do lado oriental, a antiga Oberliga (campeonato extinto após a “Unificação da Alemanha”) se centrava a partir das instituições do regime comunista, com os times apadrinhados pelo sistema. O torneio durou até 1991, quando acabou absorvido pela Bundesliga após a queda do Muro de Berlim (9 de novembro de 1989).

Veja Também!  Lista dos jogos de hoje - Assistir Futebol Ao Vivo na TV e Guia dos jogos na Internet (20/11)

Neste meio tempo em decorrência destes fatos apresentados acima a Tschammerpokal foi suspensa em 1944 devido a Segunda Guerra Mundial e consequentemente esta competição foi dissolvida após o fim da Alemanha nazista. Em 1952 a Copa foi reintegrada, mas desta vez com o nome atual (DFL-Pokal); dado pela Federação Alemã de Futebol (Deutscher Fußball-Bund).

Historicamente, o número de participantes neste torneio tem variado entre 4 a partir de 1956 (até 1960) e 128 (de 1973 a 1982), resultando em torneios de duas a sete rodadas. Desde o início da Bundesliga (1963) todas as equipes da primeira divisão estavam automaticamente habilitadas a disputar o torneio, além disso a partir de 1974 os clubes da 2. Bundesliga (segunda divisão da Bundesliga) foram incluídos nesta competição (DFL-Pokal).

A partir de 1985 decidiu-se que a final da Copa da Alemanha passaria a ser realizada no estádio Olímpico de Berlim, no entanto, nos anos anteriores o local da final era determinado alguns dias antes pela DFB (Federação Alemã de Futebol) que optou por levar em consideração a facilidade com que os torcedores de quaisquer que fossem os finalistas teriam para chegar a capital do país (Berlim).

(esta foto acima é do estádio onde ocorre a final da Copa da Alemanha: estádio Olímpico de Berlim)

Originalmente os jogos eram realizados em ida e volta e com o desenvolvimento da competição, após o segundo jogo não havendo um vencedor o jogo ia para a prorrogação e se o resultado persistisse a decisão seria nos pênaltis, porém o que levou a Federação Alemã a optar pela decisão por pênaltis?

Os motivos foram os ocorridos em 1939 (o torneio ainda possuía outro nome) numa partida entre Waldhof Mannheim e Wacker Wien (atualmente equipe conhecida como SK Admira Vienna) onde houve 3 empates antes da classificação ser decidida por um sorteio e coincidentemente em 1970 quando Alemannia Aachen e Werder Bremen disputavam a classificação para a fase seguinte e após 2 empates, mais uma vez a classificação teve de ser decidida por sorteio.

Veja Também!  Lista dos jogos de hoje - Como Assistir Futebol Ao Vivo na TV e Guia dos jogos na Internet (21/11)

O formato ainda era o mesmo (jogos de ida e volta), mas em 1971/72 e 1972/73 a segunda etapa era uma prorrogação em dois tempos de 15 minutos, caso o empate persistisse a disputa seria definida nas penalidades (pênaltis).

Quando em 1977, a final disputada entre Colônia e Hertha Berlim teve de ser repetida e isso criou dificuldades de logística. Por esta razão a Federação Alemã de Futebol decidiu não permitir a repetição das finais, com isso, regulamentando disputa de pênaltis após a prorrogação. Esta mudança foi abrangida a todos os jogos da DFL-Pokal (Copa da Alemanha) no ano de 1991.

Atualmente a Copa da Alemanha conta com 64 equipes que são distribuídas da seguinte forma: 18 equipes da Bundesliga + 18 equipes da temporada passada da 2. Bundesliga + 4 primeiros colocados da Terceira Divisão além dos vencedores de 21 copas regionais.

DFL-Supercup (Supercopa da Alemanha) > Assim como na Inglaterra, na Alemanha há duas competições além da Premier League (campeonato inglês) e da Bundesliga (campeonato alemão) respectivamente, porém diferentemente da Inglaterra onde a Copa da Liga Inglesa é composta por 92 clubes, a Supercopa da Alemanha é disputada por somente dois clubes. É isso mesmo que você acabou de ler: somente duas equipes disputam a Supercopa da Alemanha (o campeão da Bundesliga e o campeão da Copa da Alemanha), portanto pode-se concluir que esta competição segue os mesmos moldes que a Recopa Sul-americana daqui da América do Sul (campeão da Copa Libertadores da América x Campeão da Sul-americana) e da Supercopa da UEFA (campeão da Liga dos Campeões x Liga Europa).

Veja Também!  Maiores Campeões da Copa Verde

A disputa entre os campeões da Bundesliga e da Copa da Alemanha ocorre no estádio do campeão da DFL-Pokal (Copa da Alemanha) e ainda convém lembrar que este formato foi adotado desde o ano de 2011.

No entanto esta competição (Supercopa da Alemanha) foi disputada de 1987 até o ano de 1996 sob o nome de DFB-Supercup (a partir de 1992 por motivos de patrocínio foi disputada sob o nome de “Supercopa Panasonic”) e posteriormente este torneio foi “reativado” no ano de 2010, desta vez sob o nome atual (DFL-Supercup: Supercopa da Alemanha).

Sabendo um pouco mais sobre a Supercopa da Alemanha ainda há uma dúvida. O que acontece no caso de uma equipe ser campeã das duas competições (Bundesliga e DFL-Pokal)?

Deste modo o segundo colocado da Bundesliga herda a vaga para disputar a Supercopa da Alemanha, fato que já ocorreu em 2010 quando o Bayern de Munique sagrou-se campeão das duas competições e consequentemente o vice-campeão da Bundesliga (Schalke 04) daquele ano ganhou a oportunidade de disputar a DFL-Supercup.

Portanto estas são as diferenças entre a DFL-Pokal (Copa da Alemanha) e a DFL-Supercup (Supercopa da Alemanha).

Fonte: Wikipédia, TrivelaCampeões do Futebol

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui