Quando cita-se um dos jogadores brasileiros que atualmente está jogando em alto nível na Europa, um desses jogadores é o meia-atacante brasileiro Willian que atualmente joga pelo Arsenal da Inglaterra e também pela Seleção Brasileira.

Willian Borges da Silva nasceu em 09/08/1988 no município de Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo. Antes de jogar pelo Arsenal, Willian iniciou sua carreira como profissional no Corinthians e depois passou por mais 3 clubes antes de ser contratado pelo Arsenal. Porém, o que mais se sabe sobre Willian? Por quais clubes já atuou? Quais feitos atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

A Carreira de Willian em Números

Filho de Maria e Severino da Silva, Willian nasceu em Ribeirão Pires, cidade que se localiza na região metropolitana de São Paulo. Sabe-se que Willian deu os seus primeiros passos no Ribeirão Pires FC – um time de futsal – quando tinha apenas 6 anos de idade. Já no futebol de campo, Willian chegou ao Sport Club Corinthians Paulista através de uma avaliação com apenas 10 anos de idade, em 1998.

 

A Carreira de Willian em Números

 

Corinthians

corinthians-logo

Categorias de Base

Em 2005, com apenas 16 anos de idade, Willian foi convocado para fazer parte da equipe que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste mesmo ano e atuou em algumas partidas do torneio, conquistado pelo clube com uma vitória por 3-1 sobre o Nacional-SP na final. Posteriormente, jogou alguns meses pelo Grêmio Mauaense e depois retornou ao Corinthians.

Estreou naquele mesmo ano no time principal, na partida contra a Seleção do Brasileirão 2005, iniciando a partida como titular em 11/12/2005.

2006

A efetivação para o time profissional aconteceu somente em 2006, quando o time era comandado por Emerson Leão e sendo assim, em 01/11/2006, em jogo da 32ª rodada do Brasileirão (Campeonato Brasileiro), ao qual Willian jogou os últimos minutos da goleada por 4-0 sobre o Fortaleza no estádio do Pacaembu.

Antes do término do Brasileirão, Willian chegou a jogar duas partidas como titular. Em suma, na sua 1ª temporada como profissional, Willian disputou 5 partidas. Quanto ao Corinthians, terminou em 6º lugar no Campeonato Paulista, em 9º lugar no Campeonato Brasileiro e foi eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores da América.

  • Números de Willian na sua 1ª Temporada no Corinthians
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2006
 5  ? 281

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2007

Somente neste ano é que Willian ganhou destaque no Corinthians, onde recebeu a camisa de número 10. Poucas partidas após uma sequência entre os titulares, no dia 23 de agosto de 2007, foi vendido para o Shakhtar Donetsk da Ucrânia em uma das negociações já realizadas pelo time paulista.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do clube alvinegro, Willian disputou 23 partidas, fez 3 gols e proveu duas assistências. Destaque para o jogo contra o Athletico-PR em 02/08/2007, válido pela 16ª rodada do Brasileirão, ao qual marcou os gols do time no empate em 2-2 com a equipe paranaense. Quanto ao Corinthians, não fez uma boa campanha no Campeonato Paulista e também na Copa do Brasil e sem contar com o Willian para o restante do Brasileirão, o clube acabou sendo rebaixado para a 2ª divisão, algo inédito na história da equipe paulista.

  • Números de Willian na sua 2ª e última Temporada no Corinthians
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2007
 23 *3  2  2 1 1866

* Gols marcados no Brasileirão

Títulos que conquistou pelo Corinthians

  • Copa São Paulo de Futebol Juniores de 2005
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Willian marcou com a camisa do Corinthians
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 24 de dezembro de 2019 por You Timão

 

Shakhtar Donetsk

2007-08

Willian sendo apresentado como o novo reforço do Shakhtar Donetsk

Em 23 de agosto de 2007, Willian assinou um contrato de 5 temporadas com o Shakhtar Donetsk por uma taxa de transferência de 14 milhões de euros (cerca de 90,1 milhões de reais).

Em 15/09/2007, em jogo da 9ª rodada da Vyshcha Liha (Campeonato Ucraniano), Mircea Lucescu – técnico do Shakhtar nesta época – promoveu a estreia de Willian quando o colocou em campo aos 12 minutos da segunda etapa no lugar do compatriota Jádson na vitória por 2-1 sobre o Chernomorets Odessa.

Marcou seu primeiro gol pelo novo clube em 31/10/2007, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Ucrânia, ao qual entrou em campo aos 9 minutos do segundo tempo no lugar de Volodymyr Pryyomov e 6 minutos depois, fez o terceiro gol da goleada por 4-1 sobre o Arsenal de Kiev.

Em 06/11/2007, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Champions League (Liga dos Campeões), Willian fez a sua estreia nesta competição quando Lucescu o colocou em campo aos 28 minutos da segunda etapa no lugar de Răzvan Raț. Quanto ao resultado da partida, o Shakhtar Donetsk foi derrotado pelo Milan da Itália em pleno RSC Olimpiyskyi – estádio do Shakhtar até então – pelo placar de 3-0.

Em suma, na sua 1ª temporada na Ucrânia, Willian disputou 28 partidas, fez 1 gol e proveu 3 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, foi campeão do Campeonato Ucraniano e da Copa da Ucrânia e terminou em último lugar (4º colocado) na fase de grupos da UEFA Champions League.

  • Números de Willian na sua 1ª Temporada no Shakthar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
 28 *1  3  1 1265

* Gol marcado na Copa da Ucrânia

2008-09

No primeiro jogo do Shakhtar nesta temporada, na decisão da Supercopa da Ucrânia em 15 de julho de 2008, Willian jogou o primeiro tempo do empate em 1-1 com o Dínamo de Kiev e logo após o intervalo, foi substituído por Brandão. Com a persistência do empate no tempo regulamentar e na prorrogação, houve decisão por pênaltis, onde os “Hinyrky” – Shakhtar Donetsk – levaram a melhor por 4-2 e com isso, iniciavam essa temporada como campeões da Supercopa da Ucrânia.

Pelo segundo confronto da última fase pré-eliminatória da Champions League em 27/08/2008, o jovem atacante brasileiro de 20 anos marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Dínamo Zagreb da Croácia fora de casa. Como o time ucraniano havia vencido o primeiro confronto por 2-0, obteve uma vantagem de 5-1 no placar agregado e com isso, se classificou para a fase de grupos da UEFA Champions League 2008-09.

Em 29/10/2008, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Ucrânia, Willian marcou seu 2º tento na temporada na goleada por 4-1 sobre o Zakarpattia Uzhhorod. Além do gol marcado, também proveu assistências para os gols de Marcelo Moreno e Yevhen Seleznyov. Três dias depois, em jogo válido pela 13ª rodada da Premier Liha (novo nome do Campeonato Ucraniano), Willian marcou o segundo gol do triunfo por 3-1 sobre o Zorya Luhansk no RSC Olimpiyskyi.

Em 16/11/2008, em jogo da 15ª rodada da Premier Liha, o atacante brasileiro de 20 anos marcou o único gol da vitória sobre o Dínamo de Kiev no RSC Olimpiyskyi.

Pela 5ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 22 do Shakhtar – Willian – foi um dos destaques da goleada por 5-0 sobre o Basel da Suíça com 1 gol e assistência para 1 dos 3 gols marcados por Jádson.

Em 16 de maio de 2009, em jogo da 28ª rodada da Premier Liha, Willian marcou seu último tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Zorya Luhansk fora de casa. Apesar de ter sido vice-campeão do Campeonato Ucraniano, o Shakhtar foi passando de fase e chegou à final da Copa da UEFA, onde bateu o Werder Bremen da Alemanha na final e a trajetória da equipe ucraniana a este título foi assim> depois de terminar em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, os “Hinyrky” herdaram vaga para a fase de mata-mata da Copa da UEFA e sendo assim, enfrentaram o Tottenham da Inglaterra na fase de 16 avos e com um placar agregado de 3-1 – vitória por 2-0 na Ucrânia e empate em 1-1 em solo inglês -, avançaram para a fase seguinte.

Nas oitavas de final, o Shakhtar Donetsk enfrentou o CSKA Moscou da Rússia e depois de perder o primeiro confronto por 1-0, venceu o segundo jogo por 2-0 e seguiu adiante na competição.

Nas quartas de final, o Shakhtar enfrentou o Olympique de Marselha da França e com vitórias por 2-0 e 2-1 respectivamente, a equipe ucraniana se classificou para a fase seguinte.

Na semifinal, o Shakhtar Donetsk se deparou com um rival, o Dínamo de Kiev da Ucrânia e após um empate em 1-1 no primeiro confronto, os “Hinyrky” venceram o segundo confronto por 2-1 e com isso, se classificaram para a final da Copa da UEFA 2008-09.

Em 20/05/2009, o Ülker Stadium em Istambul, na Turquia, foi o palco da final entre o Shakhtar Donetsk e o Werder Bremen e após um empate em 1-1 no tempo regulamentar, Jádson marcou o gol da vitória dos “Hinyrky” na prorrogação e sendo assim, vitória por 2-1 e Shakhtar Donetsk campeão da Copa da UEFA que a partir da temporada seguinte, passou a ser chamada de UEFA Europa League.

Willian, Luiz Adriano e os demais jogadores do Shakhtar Donetsk celebrando a conquista do título da Copa da UEFA 2008-09

Em suma, em sua 2ª temporada na Ucrânia, Willian disputou 52 jogos, fez 8 gols e proveu 12 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, além de ter sido o campeão da Copa da UEFA, foi vice-campeão do Campeonato Ucraniano e da Copa da Ucrânia.

  • Números de Willian na sua 2ª Temporada no Shakthar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
 52 *8  12  2 3049

* 8 gols dos quais 5 foram pela Premier Liha, 1 pela UEFA Champions League, 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League e 1 pela Copa da Ucrânia

2009-10

Em 15 de agosto de 2009, em confronto válido pela 2ª fase da Copa da Ucrânia, Willian marcou seu primeiro tento nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o Dniester Ovidiopol.

Na decisão da Supercopa da UEFA contra o Barcelona da Espanha em 28/08/2009, Willian jogou o tempo regulamentar do revés por 1-0 ante o time espanhol na prorrogação.

Em 17/09/2009, na estreia do Shakhtar na fase de grupos da Europa League, o camisa 22 marcou seu 2º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Club Brugge da Bélgica fora de casa.

Pela 8ª rodada do Campeonato Ucraniano em 27/09/2009, Willian foi um dos destaques da goleada por 4-0 sobre o Obolon Kiev na Donbass Arena – novo estádio do Shakhtar – com 1 gol e assistência para o tento marcado por Vasyl Kobin.

Após o gol marcado contra o Obolon Kiev, o camisa 22 dos “Hinyrky” só voltou a balançar as redes em jogo adiado da 13ª rodada da Premier Liha, em 09/12/2009, jogo no qual venceram o Metalurh Zaporizhya por 2-0 na Donbass Arena.

Em 20 de março de 2010, em jogo da 21ª rodada da Premier Liha, Willian marcou o primeiro gol do Shakhtar no triunfo por 2-0 sobre o Zorya Luhansk. Na rodada seguinte do campeonato nacional em 28/03/2010, o atacante brasileiro de 21 anos marcou 1 gol e contribuiu com assistência para o tento marcado pelo compatriota Douglas Costa na vitória por 3-1 sobre o Arsenal de Kiev.

Pela 25ª rodada do Campeonato Ucraniano, em 15/04/2010, o camisa 22 do Shakhtar marcou seu último tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Karpaty Lviv fora de casa.

Em suma, na sua 3ª temporada na Ucrânia, Willian disputou 39 partidas, fez 7 gols e proveu 7 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, foi campeão do Campeonato Ucraniano, vice-campeão da Supercopa da UEFA, chegou à semifinal da Copa da Ucrânia e caiu na fase de 16 avos da UEFA Europa League após a eliminação na fase pré-eliminatória da UEFA Champions League.

  • Números de Willian na sua 3ª Temporada no Shakthar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 39 *7  7  4 3044

* 7 gols dos quais 5 foram pela Premier Liha, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Ucrânia

2010-11

Willian iniciou esta temporada marcando 1 gol na vitória enfática do Shakhtar por 7-1 sobre o Tavriya Simferopol na decisão da Supercopa da Ucrânia em 4 de julho de 2010.

Na estreia dos “Hinyrky” nesta edição do Campeonato Ucraniano, em 10/07/2010, o novo camisa 10 do time – Willian – marcou seu 2º tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Kryvbas na Donbass Arena.

Em 15/08/2010, em jogo da 6ª rodada da Premier Liha, Willian marcou o único gol da vitória sobre o Karpaty Lviv na Donbass Arena.

Pela 8ª rodada do Campeonato Ucraniano, em 29/08/2010, o novo camisa 10 do Shakhtar marcou o único gol da vitória do time sobre o Illichivets Mariupol.

Em 27/10/2010, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Ucrânia, Willian marcou seu 5º tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o FC Poltava.

Pelo segundo confronto das oitavas de final da Champions League em 8 de março de 2011, o atacante brasileiro de 22 anos marcou seu primeiro e único doblete nessa temporada – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – na vitória por 3-0 sobre a Roma da Itália na Donbass Arena. Com um placar agregado de 6-2 a favor – o Shakhtar havia vencido a equipe italiana fora de casa por 3-2 -, o time ucraniano avançou para a fase seguinte, onde foi eliminado pelo time que viria a ser o campeão desta edição do torneio, o Barcelona da Espanha.

Em 11/05/2011, em jogo válido pela semifinal da Copa da Ucrânia, Willian marcou seu último tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Dnipro Dnipropetrovsk. Posteriormente, o camisa 10 do Shakhtar jogou a final contra o Dínamo de Kiev, a qual venceu por 2-0 e além disso, Willian jogou até os 32 minutos da segunda etapa, quando foi substituído por Alex Teixeira.

Em suma, em mais uma temporada na Ucrânia, Willian disputou 43 partidas, fez 8 gols e proveu 12 assistências, sendo 10 destas na Premier Liha 2010-11, o que fez dele o 2º jogador com mais assistências no campeonato, ficando atrás apenas do compatriota Cleiton Xavier do Metalist Kharkiv. Ainda assim, Willian foi eleito o melhor jogador desta temporada do Campeonato Ucraniano. Quanto ao Shakhtar Donetsk, além de ter sido campeão de todas as competições nacionais (Supercopa da Ucrânia, Campeonato Ucraniano e Copa da Ucrânia), o clube chegou até as quartas de final da Liga dos Campeões.

  • Números de Willian na sua 4ª Temporada no Shakthar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
 43 *8  12  4 3569

* 8 gols dos quais 3 foram pela Premier Liha, 2 pela UEFA Champions League, 2 pela Copa da Ucrânia e 1 pela Supercopa da Ucrânia

2011-12

No primeiro jogo do Shakhtar nesta temporada, decisão da Supercopa da Ucrânia em 5 de julho de 2011, Willian jogou os 90 minutos do revés por 3-1 ante o Dínamo de Kiev.

Em 16/07/2011, em jogo da 2ª rodada da Premier Liha, o camisa 10 dos “Hinyrky” marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Metalurh Donetsk. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 24/07/2011, Willian marcou o primeiro gol do triunfo por 2-1 sobre o Karpaty Lviv na Donbass Arena.

Após o gol marcado contra o Karpaty Lviv, o brasileiro amargou um “jejum de gols”, ao qual pôs um fim em 19/10/2011, em partida válida pela 3ª rodada da fase Champions League, partida na qual o Shakhtar empatou em 2-2 com o Zenit da Rússia na Donbass Arena.

Em 29/10/2011, em jogo da 15ª rodada da Premier Liha, Willian marcou seu 4º tento nessa temporada na vitória por 3-2 sobre o Oleksandriya fora de casa.

Veja Também!  Assistir Elosport x Rio Branco-SP Futebol AO VIVO Mycujoo e FPF TV - Campeonato Paulista Segunda Divisão

Pela 19ª rodada do Campeonato Ucraniano, em 02/12/2011, o camisa 10 do Shakhtar foi um dos destaques da goleada por 5-0 sobre o Arsenal de Kiev com assistências para 3 gols que foram marcados por Darijo Srna, Henrikh Mkhitaryan e Eduardo da Silva.

Em 10 de março de 2012, em jogo da 22ª rodada da Premier Liha, o “Foguetinho” – Willian – marcou o segundo gol do Shakhtar na vitória por 2-1 sobre o Illichivets Mariupol fora de casa.

Em 06/05/2012, Willian jogou os 120 minutos da final, a qual o Shakhtar venceu o Metalurh Donetsk por 2-1. Quatro dias depois, o camisa 10 dos “Hinyrky” marcou seu 6º e último tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Oleksandriya na Donbass Arena na última rodada desta edição do Campeonato Ucraniano.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos “Hinyrky”, Willian disputou 37 partidas, fez 6 gols e proveu 17 assistências, sendo 16 destas na Premier Liha 2011-12, o que fez dele o líder em assistências no campeonato. Quanto ao Shakhtar Donetsk, além de ter sido campeão da Copa da Ucrânia, também sagrou-se campeão do Campeonato Ucraniano, foi vice-campeão da Supercopa da Ucrânia. No entanto, terminou em último lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

  • Números de Willian na sua 5ª Temporada no Shakthar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
 37 *6  17  2 2898

*6 gols dos quais 5 foram pela Premier Liha e 1 pela UEFA Champions League

2012-13

O Shakhtar abriu esta temporada com uma vitória por 2-0 sobre o Metalurh Donetsk na Supercopa da Ucrânia, mas Willian não conseguiu entrar na equipe para esta partida. Ele teve que esperar até 4ª rodada da Premier Liha, em 6 de agosto de 2012, antes de fazer sua primeira aparição na temporada em uma vitória por 4-0 contra o Volyn Lutsk. O camisa 10 dos “Hinyrky” substituiu Alex Teixeira logo após o intervalo.

Em 19/08/2012, em jogo da 5ª rodada da Premier Liha, Willian entrou em campo aos 15 minutos da segunda etapa no lugar de Douglas Costa e além de ter feito 1 gol, proveu assistências para 2 dos 3 tentos marcados por Mkhitaryan na goleada por 5-1 sobre o Chernomorets Odessa no estádio da equipe adversária.

Após o gol marcado na goleada sobre o Chernomorets Odessa na 5ª rodada do Campeonato Ucraniano, o camisa 10 do Shakhtar só voltou a balançar as redes em 31/10/2012, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Ucrânia, ao qual entrou em campo no lugar de Dentinho após o intervalo e fez 1 gol e contribuiu com assistências para os gols de Alex Teixeira e Luiz Adriano na goleada por 4-1 sobre o Hoverla Uzhhorod.

Em 07/11/2012, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Willian marcou seu primeiro doblete nessa temporada, mas mesmo com ele se destacando, o Shakhtar Donetsk perdeu para o Chelsea da Inglaterra por 3-2. Na rodada seguinte da fase de grupos, em 20/11/2012, o camisa 10 do Shakhtar marcou seu 2º e último doblete na temporada na goleada por 5-2 sobre o Nordsjælland da Dinamarca. Além de ter feito 2 gols, também contribuiu com assistência para 1 dos 3 gols marcados por Luiz Adriano.

Pela 17ª rodada do Campeonato Ucraniano em 24/11/2012, Willian marcou seu último gol com a camisa do Shakhtar na goleada por 5-1 sobre o Hoverla Uzhhorod na Donbass Arena.

Na sua última partida com a camisa dos “Hinyrky”, em 05/12/2012, o Foguetinho jogou os 90 minutos do revés por 1-0 ante a Juventus da Itália na Donbass Arena, na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Após essa partida, Willian foi negociado com o Anzhi Makhachkala da Rússia.

  • Números de Willian na sua 6ª e última Temporada no Shakthar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
 22 *7  12  3 1600

* 7 gols dos quais 4 foram pela UEFA Champions League, 2 pela Premier Liha e 1 pela Copa da Ucrânia

Títulos que conquistou pelo Shakhtar Donetsk

  • Copa da UEFA 2008-09
  • Premier Liha 2007-08, 2009-10, 2010-11 e 2011-12
  • Copa da Ucrânia 2007-08, 2010-11 e 2011-12
  • Supercopa da Ucrânia 2008, 2010 e 2012
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Willian com a camisa do Shakhtar Donetsk
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 24 de agosto de 2013 por SCRCompoz

 

Anzhi Makhachkala

2012-13

Em 31 de janeiro de 2013, Willian mudou-se para a Rússia, onde assinou com o Anzhi Makhachkala por uma taxa estimada em cerca de 35 milhões de euros (cerca de 226,2 milhões de reais). Originalmente, o atacante brasileiro escolheu a camisa de número 10, mas devido às restrições da UEFA que estabelecem que um jogador deve usar um número usado em uma competição europeu até o final da temporada e sendo assim, foi forçado a escolher outra numeração para sua camisa e acabou escolhendo o número 88. Depois de se mudar para a Rússia, Willian disse que estava feliz por ingressar no novo clube e desejou ao Shakhtar Donetsk grande sucesso no futuro.

Em 14/02/2013, no primeiro confronto da fase de 16 avos da Europa League contra Hannover 96 da Alemanha, Guus Hiddink – técnico do Anzhi nessa época – promoveu a estreia de Willian entre os titulares e no seu primeiro jogo pelo novo clube, o brasileiro deu o passe para o gol de Samuel Eto’o na vitória por 3-1 sobre a equipe alemã no Luzhniki Stadium (estádio do Anzhi). Posteriormente, as duas equipes empataram em 1-1 na Alemanha e com isso, o time russo avançou para a fase seguinte.

Pelo primeiro confronto das oitavas de final da Europa League contra o Newcastle da Inglaterra em 07/03/2013, o novo camisa 88 do Anzhi não conseguiu ficar em campo até o fim. Devido à uma lesão no tendão, teve de dar lugar a Lacina Traoré ainda aos 22 minutos do primeiro tempo. Quanto ao resultado desta partida, as duas equipes empataram em 0-0. Posteriormente, o time inglês venceu a equipe russa por 1-0 e com isso, o Anzhi acabou eliminado deste torneio.

Depois de se recuperar da lesão, Willian voltou a ser relacionado para uma partida e em jogo da 23ª rodada da Premier Liga – Campeonato Russo – em 07/04/2013, entrou em campo aos 13 minutos da segunda etapa no lugar de Moubarak Boussoufa no empate em 0-0 com o Spartak Vladikavkaz. Na rodada seguinte do campeonato, em 14/04/2013, o camisa 88 do Anzhi marcou seu único tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Volga.

Em 01/06/2013, em partida válida pela final da Copa da Rússia, Willian deu o passe para o gol de Lassana Diarra no empate em 1-1 com o CSKA Moscou no tempo regulamentar. Este placar se manteve o mesmo na prorrogação e como consequência, houve disputa por pênaltis, onde Willian converteu sua penalidade – 3ª cobrança -, contudo 2 jogadores do Anzhi desperdiçaram suas cobranças e com isso, o CSKA levou a melhor e venceu por 4-3 e assim sendo, teve de se contentar com o vice-campeonato.

Em suma, na sua 1ª temporada na Rússia, Willian disputou 13 partidas, fez 1 gol e proveu 3 assistências. Quanto ao Anzhi Makhachkala, além de ter sido vice-campeão da Copa da Rússia, terminou em 3º lugar no Campeonato Russo e foi eliminado nas oitavas de final da UEFA Europa League.

  • Números de Willian na sua 1ª Temporada no Anzhi
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
 13 *1  3  0 1060

* Gol marcado na Premier Liga

2013-14

Na estreia do Anzhi nesta edição da Premier Liga em 14 de julho de 2013, Willian foi um dos destaques do time ao prover assistência para o gol de Lacina Traoré no empate em 2-2 com o Lokomotiv de Moscou na Anzhi-Arena (novo estádio da equipe). Na rodada seguinte do campeonato, em 19/07/2013, o novo camisa 10 do Anzhi – Willian – contribuiu com assistência para o gol de Christopher Samba no revés por 2-1 ante o Dínamo de Moscou fora de casa.

Em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Russo, em 02/08/2013, o atacante brasileiro se despediu do clube com uma derrota por 1-0 para o Rostov em plena Anzhi-Arena. Neste mesmo mês – agosto de 2013 -, após a reestruturação financeira do clube, o Anzhi optou por vender o time inteiro, incluindo uma de suas contratações mais recentes, Willian.

  • Números de Willian na sua 2ª e última Temporada no Anzhi
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
 4  3  0 360

 

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores lances de Willian com a camisa da Anzhi
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 7 de setembro de 2013 por Javi00Goals

 

Chelsea

2013-14

Willian sendo apresentado como novo reforço do Chelsea

Em 25 de agosto de 2013, o Chelsea da Inglaterra chegou a um acordo para a contratação de Willian por uma taxa de 30 milhões de libras (cerca de 212,5 milhões de reais), sujeito a uma audiência de autorização de trabalho em 28/08/2013. O negócio foi oficializado em 28/08/2013 e Willian assinou um contrato de 5 temporadas com os Blues – Chelsea – e na sua apresentação, recebeu a camisa de número 22.

Embora os regulamentos geralmente determinem que jogadores de fora da União Europeia devem ser constantemente convocados pelas seleções de seus respectivos países, Willian recebeu uma autorização de trabalho, apesar de ter apenas duas partidas pela Seleção Brasileira, pois um painel da FA – Federação Inglesa – considerou que se ele não fosse brasileiro, ele teria sido um jogador regular em outra seleção.

Antes de assinar com o Chelsea, Willian atraiu o interesse do Tottenham, um dos rivais dos Blues. Ele completou um exame médico no Tottenham antes de se acertar com o Chelsea, o que causou confusão sobre qual clube ele iria assinar. Willian afirma que o Chelsea sempre foi sua primeira escolha e ele só teria assinado com o Tottenham se o acordo com os Blues tivesse fracassado.

Em 18/09/2013, na estreia do Chelsea na fase de grupos da Liga dos Campeões, José Mourinho – técnico dos Blues nessa época – promoveu a estreia de Willian entre os titulares, mas este foi um jogo para se esquecer, pois os Blues perderam para o Basel da Suíça por 2-1 no Stamford Bridge (estádio do Chelsea).

Em 06/10/2013, em jogo da 7ª rodada da Premier League (Campeonato Inglês), o novo camisa 22 do Chelsea entrou em campo aos 36 minutos do segundo tempo no lugar de Juan Mata e 5 minutos depois, fez o gol que fechou o placar; vitória dos Blues por 3-1 sobre o Norwich fora de casa.

Em 1º de janeiro de 2014, em jogo da 20ª rodada da Premier League, Willian entrou em campo aos 8 minutos da segunda etapa no lugar de André Schürrle e 18 minutos depois, fez o segundo gol da vitória por 3-0 sobre o Southampton fora de casa.

Após o gol marcado contra os Saints – Southampton -, Willian passou por um “jejum de gols”, ao qual pôs um fim em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Inglês, quando atuou como titular na vitória por 3-0 sobre o Stoke City no Stamford Bridge.

Em 27/04/2014, em jogo da 36ª rodada da Premier League, o camisa 22 dos Blues marcou seu 4º e último tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Liverpool em pleno Anfield Road.

Em suma, na sua 1ª temporada na Inglaterra, Willian disputou 42 jogos, fez 4 gols e proveu 7 assistências. Quanto ao Chelsea, foi vice-campeão da Supercopa da UEFA, terminou em 3º lugar no Campeonato Inglês, chegou à semifinal da UEFA Champions League, foi eliminado nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa e caiu nas oitavas de final da Copa da Inglaterra.

  • Números de Willian na sua 1ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
 42 *4  7  5 1 3008

* Gols marcados na Premier League

2014-15

Em 27 de setembro de 2014, em jogo da 6ª rodada da Premier League, Willian marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Aston Villa no Stamford Bridge. Além de ter feito 1 gol, deu o passe para o gol do compatriota Oscar.

Após o gol marcado contra o Aston Villa, “Foguetinho” só voltou a balançar as redes em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Champions League, em 25/11/2014, partida na qual o Chelsea venceu o Schalke 04 da Alemanha por 5-0 fora de casa. Além do tento marcado, o camisa 22 dos Blues também contribuiu com assistência para o gol de Didier Drogba.

Em 4 de janeiro de 2015, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Inglaterra, Willian entrou no lugar de Schürrle logo após o intervalo e marcou o primeiro gol dos Blues na vitória por 3-0 sobre o Watford. Posteriormente, o Chelsea foi eliminado pelo Bradford na fase seguinte do torneio.

Na prorrogação da semifinal da Copa da Liga Inglesa contra o Liverpool em 27/01/2015, o camisa 22 dos Blues colocou a bola na cabeça de Branislav Ivanović e com esse gol, venceram por 1-0 e se classificaram para a final deste torneio.

Pela 25ª rodada do Campeonato Inglês em 11/02/2015, o “Foguetinho” marcou seu 4º e último tento nessa temporada na vitória por 1-0 sobre o Everton.

Em 01/03/2015, Willian foi selecionado para iniciar entre os titulares contra o Tottenham na final da Copa da Liga Inglesa no Estádio de Wembley, uma partida que o Chelsea venceu por 2-0. Esta foi a 5ª vez que os Blues se sagravam campeões desta competição e além disso, este foi o primeiro título do brasileiro pelo novo clube.

Em suma, na sua 2ª temporada na Inglaterra, Willian disputou 49 partidas, fez 4 gols e proveu 5 assistências. Quanto ao Chelsea, além de ser campeão da Copa da Liga Inglesa, também foi campeão do Campeonato Inglês, chegou às oitavas de final da Liga dos Campeões e caiu na 4ª rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de Willian na sua 2ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
 49 *4  5  5 3258

* 4 gols dos quais 2 foram pela Premier League, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Inglaterra

2015-16

No primeiro jogo de Willian nesta temporada, em 2 de agosto de 2015, o Chelsea perdeu para o rival Arsenal por 1-0 e com isso, teve de se contentar em ser o vice-campeão da FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra).

Em 16/09/2015, na estreia dos Blues na fase de grupos da Champions League, o camisa 22 marcou seu primeiro tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Maccabi Tel Aviv de Israel. Contudo, teve de dar lugar a Diego Costa aos 23 minutos do primeiro tempo devido à uma lesão.

Já recuperado da lesão, em 26/09/2015 em jogo da 7ª rodada da Premier League, Willian entrou em campo aos 16 minutos da segunda etapa no lugar de Nemanja Matić e 25 minutos depois, fez o segundo gol dos Blues no empate em 2-2 com o Newcastle fora de casa. Três dias depois, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, “Foguetinho” marcou o único gol dos Blues no revés por 2-1 ante o Porto de Portugal.

Pela 8ª rodada do Campeonato Inglês em 03/10/2015, Willian marcou o único gol do Chelsea no revés por 3-1 diante do Southampton em pleno Stamford Bridge.

Após o gol marcado contra o Southampton, o camisa 22 dos Blues só voltou a balançar as redes em 04/11/2015, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Champions League, partida na qual o Chelsea venceu o Dínamo de Kiev da Ucrânia por 2-1. Vale destacar que todos os gols que Willian marcou até então foram marcados em cobranças de falta.

Veja Também!  Assistir Ural x Tambov Futebol AO VIVO - Campeonato Russo

Em 24/11/2015, em confronto válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 22 dos Blues marcou mais um tento de falta na goleada por 4-0 sobre o Maccabi Tel Aviv de Israel fora de casa e com isso, se tornou o jogador com mais gols em cobranças de falta do futebol europeu naquele instante. Na rodada seguinte da fase da grupos – a última desta fase – em 09/12/2015, o “Foguetinho” marcou o gol que fechou o placar do jogo; vitória por 2-0 sobre o Porto e com um total de 13 pontos somados em 6 rodadas, o Chelsea terminou em primeiro no grupo G e sendo assim, classificou-se para a fase de mata-mata do torneio. Posteriormente, o brasileiro foi nomeado pela UEFA como um dos melhores jogadores da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Após o revés por 2-1 ante o Leicester em jogo da 16ª rodada da Premier League em 14/12/2015, culminou com a demissão de José Mourinho em 17/12/2015 e com a saída do treinador português, o clube londrino – Chelsea – trouxe um técnico com o qual Willian já havia trabalhado antes, Guus Hiddink.

Em 21 de fevereiro de 2016, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra, o camisa 22 dos Blues marcou seu 10º tento nessa temporada na goleada por 5-1 sobre o Manchester City. Posteriormente, o Chelsea foi eliminado pelo Everton na fase seguinte.

Pela 35ª rodada do Campeonato Inglês em 23/04/2016, Willian marcou seu último tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Bournemouth.

Em suma, na sua 3ª temporada na Inglaterra, Willian disputou 49 partidas, fez 11 gols e proveu 10 assistências. Quanto ao Chelsea, foi vice-campeão da Supercopa da Inglaterra, terminou em 10º lugar no Campeonato Inglês, foi eliminado nas quartas de final da Copa da Inglaterra e caiu nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League e da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Willian na sua 3ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
 49 *11  10  5 3881

* 11 gols dos quais 5 foram pela UEFA Champions League, 5 pela Premier League e 1 pela Copa da Inglaterra

2016-17

Depois de assumir o comando da equipe após a saída de Mourinho, Guus Hiddink comandou o Chelsea até o fim da temporada 2015-16 e ao término da temporada, tendo cumprido seu contrato, deixou o comando do clube londrino e com isso, o clube resolveu apostar suas fichas em Antonio Conte. Além disso, em 12 de julho de 2016, Willian assinou um novo contrato de 4 temporadas com os Blues.

Em 27/08/2016, em jogo da 3ª rodada da Premier League, o camisa 22 dos Blues marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o recém-promovido Burnley no Stamford Bridge.

Pela 7ª rodada do Campeonato Inglês em 01/10/2016, “Foguetinho” marcou seu 2º tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Hull City fora de casa.

Após o gol marcado contra o Hull City, Willian só voltou a balançar as redes na vitória por 3-1 sobre o Manchester City na 14ª rodada da Premier League, em 03/12/2016.

Em 31/12/2016, em jogo da 19ª rodada da Premier League, o camisa 22 dos Blues marcou seu primeiro doblete pelo clube desde sua chegada em 2013 na vitória por 4-2 sobre o Stoke City no Stoke City no Stamford Bridge.

Em 22 de abril de 2017, em confronto válido pela semifinal da Copa da Inglaterra, Willian marcou seu 2º e último doblete nessa temporada na vitória por 4-2 sobre o Tottenham.

Pela última rodada (38ª) desta edição da Premier League em 21/05/2017, o camisa 22 dos Blues marcou o primeiro gol da goleada por 5-1 sobre o Sunderland no Stamford Bridge. Seis dias depois, o Chelsea entrava em campo novamente para enfrentar os Gunners – Arsenal – na final da Copa da Inglaterra e Conte optou por poupar o atacante brasileiro, mas quando viu que a equipe rival estava em vantagem, o colocou em campo aos 27 minutos da segunda etapa no lugar de Pedro e 4 minutos depois, Willian deu o passe para o gol de Diego Costa. No entanto, de nada adiantou, pois o Arsenal venceu esse jogo por 2-1.

Em suma, em mais uma temporada na Inglaterra, Willian disputou 41 jogos, fez 12 gols e proveu 5 assistências. Quanto ao Chelsea, foi campeão do Campeonato Inglês, foi vice-campeão da Copa da Inglaterra e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Willian na sua 4ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
 41 *12  5  3 2026

* 12 gols dos quais 8 foram pela Premier League e 4 pela Copa da Inglaterra

2017-18

Em 6 de agosto de 2017, o Chelsea iniciou essa temporada com um empate em 1-1 com o Arsenal na decisão da FA Community Shield, porém perdeu por 4-1 na disputa por pênaltis. Willian jogou boa parte desta partida, mas não estava em campo nas penalidades.

Em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa em 25/10/2017, o camisa 22 dos Blues marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Everton.

Pela 5ª rodada da fase de grupos da Champions League em 22/11/2017, Willian chegou a marca de 200 jogos pelo Chelsea e celebrou essa marca fazendo 2 gols na goleada por 4-0 sobre o Qarabağ do Azerbaijão. Além de ter marcado 2 tentos, também sofreu o pênalti que foi convertido por Eden Hazard e depois proveu assistência para outro gol do belga. Três dias depois, os Blues entraram em campo novamente para jogar contra o Liverpool em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Inglês e diferentemente da maioria dos jogos anteriores, Conte optou por poupar Willian desta vez, mas vendo o time atrás do placar, colocou ele em campo aos 38 minutos do segundo tempo no lugar de Davide Zappacosta e 2 minutos depois, o camisa 22 fez o gol que evitou a derrota do time; empate em 1-1 com o Liverpool no Anfield Road.

Em 12/12/2017, em jogo da 17ª rodada da Premier League, “Foguetinho” marcou seu 5º tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Huddersfield Town. Além de ter feito 1 gols, contribuiu com assistências para os gols de Tiemoué Bakayoko e de Pedro.

Em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra em 16 de fevereiro de 2018, Willian marcou seu 2º e último doblete na temporada na goleada por 4-0 sobre o Hull City no Stamford Bridge.

Pela 30ª rodada do Campeonato Inglês em 10/03/2018, o camisa 22 dos Blues marcou seu último tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o Crystal Palace no Stamford Bridge.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Blues, Willian disputou 55 partidas, fez 13 gols e proveu 12 assistências. Quanto ao Chelsea, foi campeão da Copa da Inglaterra, foi vice-campeão da Supercopa da Inglaterra, terminou em 5º lugar no Campeonato Inglês, chegou à semifinal da Copa da Liga Inglesa e caiu nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

  • Números de Willian na sua 5ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
 55 *13  12  4 3053

* 13 gols dos quais 6 foram pela Premier League, 3 pela UEFA Champions League, 2 pela Copa da Inglaterra e 2 pela Copa da Liga Inglesa

2018-19

Após o término da temporada 2017-18, Antonio Conte não teve seu contrato renovado e com a saída de um treinador italiano, o clube londrino trouxe outro técnico italiano, trata-se de Maurizio Sarri.

No primeiro jogo do novo treinador em 5 de agosto de 2018, o Chelsea enfrentou o Manchester City na decisão da FA Community Shield. Willian não iniciou esta decisão entre os titulares, mas entrou em campo aos 15 minutos da segunda etapa no lugar de Callum Hudson-Odoi, porém mesmo com esta e mais outras 4 alterações, os Blues foram derrotados; vitória dos Cityzens – Manchester City – pelo placar de 2-0.

Em 15/09/2018, em jogo da 5ª rodada da Premier League, o camisa 22 dos Blues entrou em campo aos 23 minutos do segundo tempo no lugar de Pedro e sofreu o pênalti que foi convertido por Eden Hazard e em seguida, fez o gol que selou o resultado do jogo; vitória do Chelsea por 4-1 sobre o Cardiff no Stamford Bridge. Cinco dias depois, os Blues estrearam na fase de grupos da Europa League, onde Willian atuou como titular e fez o único gol da vitória sobre o PAOK da Grécia fora de casa.

Após o gol contra o PAOK em 20/09/2018, Willian só voltou a balançar as redes em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Inglês, em 28/10/2018, na goleada por 4-0 sobre o Burnley em pleno Turf Moor.

Em 13/12/2018, em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da Europa League, “Foguetinho” marcou seu 4º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Fehérvár da Hungria. Com um total de 16 pontos em 6 rodadas – 5 vitórias e 1 empate -, o Chelsea terminou na liderança do grupo L.

Em 12 de janeiro de 2019, em jogo da 22ª rodada da Premier League, Willian marcou seu 5º tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o Newcastle no Stamford Bridge.

Pelo confronto da 4ª rodada da Copa da Inglaterra em 27/01/2019, o camisa 22 chegou a marca de 550 jogos pelo clube londrino e celebrou este feito marcando um doblete na vitória por 3-0 sobre o Sheffield Wednesday. Posteriormente, o Chelsea foi eliminado pelo Manchester United na fase seguinte.

No primeiro confronto das oitavas de final da Europa League contra o Dínamo de Kiev da Ucrânia, em 07/03/2019, Willian marcou seu último tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o time ucraniano no Stamford Bridge. No segundo confronto contra a equipe ucraniana, nova vitória e depois disso, os Blues foram avançando até chegar a final e a trajetória do Chelsea rumo a conquista do título da UEFA Europa League 2018-19 foi assim> após o sorteio dos grupos, definiu-se que o Chelsea faria parte do grupo L juntamente com Fehérvár da Hungria, BATE Borisov de Belarus e PAOK da Grécia e como já foi dito anteriormente, o clube londrino somou 16 pontos em 6 rodadas e com isso, terminou na liderança deste grupo.

Na fase de 16 avos, o Chelsea enfrentou o Malmö da Suécia e com um placar agregado de 5-1 a favor – vitórias por 2-1 e 3-0 respectivamente -, avançou para a fase seguinte.

Nas oitavas de final, os Blues enfrentaram o Dínamo de Kiev da Ucrânia e após uma vitória por 3-0 no primeiro confronto, venceu o segundo confronto por 5-0 e com isso, seguiu adiante na competição.

Nas quartas de final, o Chelsea enfrentou o Slavia Praga da República Checa e com um placar agregado de 5-3 a favor – vitórias por 1-0 e 4-3 respectivamente -, avançou para a fase seguinte.

Na semifinal, o clube londrino enfrentou o Eintracht Frankfurt da Alemanha e após um empate em 1-1 fora de casa, este mesmo placar se repetiu no Stamford Bridge e mesmo tendo prorrogação, o empate em 1-1 persistiu e como consequência, as duas equipes tiveram de decidir a vaga para a final nos pênaltis, onde o Chelsea levou a melhor e venceu esta disputa por 4-3 e com isso, garantiu sua vaga para a final.

Em 29/05/2019, o Estádio Nacional de Baku, no Azerbaijão, foi o palco de uma final londrina – Arsenal e Chelsea -, a qual os Blues levaram a melhor e venceram por 4-1. Willian não iniciou esta partida entre os titulares, mas jogou os últimos 19 minutos da partida.

Willian segurando o troféu da UEFA Europa League 2018-19

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Blues, Willian disputou 56 partidas, fez 8 gols e proveu 14 assistências. Quanto ao Chelsea, além de ter sido campeão da UEFA Europa League, foi vice-campeão da Supercopa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, terminou em 3º lugar no Campeonato Inglês e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Inglaterra.

  • Números de Willian na sua 6ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
 56 *8  14  2 3533

* 8 gols dos quais 3 foram pela UEFA Europa League, 3 pela Premier League e 2 pela Copa da Inglaterra

2019-20

Após o fim da temporada 2018-19, Maurizio Sarri deixou o comando do Chelsea para voltar ao seu país de origem, Itália, para comandar a Juventus e com isso, o clube londrino resolveu apostar suas fichas em um de seus ídolos mais recentes da história, trata-se de Frank Lampard. Além disso, com a ida de Eden Hazard para o Real Madrid da Espanha, estabeleceu-se que Willian seria o novo camisa 10 dos Blues.

Em 28 de setembro de 2019, em jogo da 7ª rodada da Premier League, Willian marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Brighton no Stamford Bridge. Quatro dias depois, o Chelsea entrou em campo novamente em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a qual o novo camisa 10 marcou o gol que fechou o placar do triunfo por 2-1 sobre o Lille da França fora de casa. Vale ressaltar que este foi o jogo de número 300 do atacante brasileiro pelo clube londrino.

Pela 10ª rodada do Campeonato Inglês, em 26/10/2019, “Foguetinho” marcou seu 3º tento nessa temporada na vitória por 4-2 sobre o Burnley no Turf Moor. Além do gol marcado, também contribuiu com assistência para 1 dos 3 gols marcados por Christian Pulisic.

Em 22/12/2019, em jogo da 18ª rodada da Premier League, Willian marcou seu primeiro doblete nessa temporada e sendo assim, os Blues venceram os Spurs – Tottenham – por 2-0 no estádio do rival.

Em 8 de março de 2020, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 10 dos Blues fez o terceiro gol da goleada por 4-0 sobre o Everton no Stamford Bridge. Além do tento marcado, também proveu assistência para o gol de Olivier Giroud. Após a 29ª rodada da Premier League, devido à pandemia de COVID-19 (Novo Coronavírus), este campeonato e a maioria das competições ao redor do mundo foram paralisadas e após um hiato de 3 meses, a Premier League retornou em 21/06/2020 e nesta rodada, o Chelsea venceu o Aston Villa por 2-1 fora de casa.

Pela 32ª rodada do Campeonato Inglês, em 01/07/2020, Willian marcou seu 2º e último doblete nessa temporada, contudo mesmo com a ótima atuação do brasileiro, o Chelsea perdeu para o West Ham por 3-2 no London Stadium. Com os gols marcados diante dos Hammers – West Ham -, Willian se tornou o primeiro jogador a marcar um tento na Premier League em cada 1 dos 12 meses do ano. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 04/07/2020, o camisa 10 dos Blues marcou seu último tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Watford no Stamford Bridge. Com o tento marcado contra os Hornets – Watford -, “Foguetinho” chegou ao seu maior número de gols desde que passou a atuar na Premier League.

Em 09/08/2020, data do seu 32º aniversário, Willian divulgou uma carta aberta sobre sua saída do Chelsea no Twitter.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos Blues, Willian disputou 47 partidas, fez 11 gols e proveu 9 assistências. Quanto ao Chelsea, foi vice-campeão da Copa da Inglaterra, terminou em 4º lugar no Campeonato Inglês e foi eliminado nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League e da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Willian na sua 7ª e última Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
 47 *11  9  4 3335
Veja Também!  Como assistir Brest x Strasbourg Futebol AO VIVO - Campeonato Francês 2020

* 11 gols dos quais 9 foram pela Premier League, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Inglaterra

Títulos que conquistou pelo Chelsea

  • Premier League 2014-15 e 2016-17
  • UEFA Europa League 2018-19
  • Copa da Inglaterra 2017-18
  • Copa da Liga Inglesa 2014-15
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Willian marcou com a camisa do Chelsea
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 11 de agosto de 2020 por Chelsea Football Club

 

Arsenal

2020-21

Willian sendo apresentado como novo reforço do Arsenal

Em 14 de agosto de 2020, outro clube londrino – Arsenal – anunciou a contratação de Willian. O atacante brasileiro assinou com o Arsenal por 3 temporadas. O curioso é que antes do anúncio oficial da contratação de Willian, na capa do trailer do jogo PES 2021, o atleta aparecia lá com a camisa dos Gunners (Arsenal).

Em 12/09/2020, na estreia do Arsenal nesta edição da Premier League, Willian foi escalado entre os titulares por Mikel Arteta – técnico dos Gunners – e foi um dos principais destaques da vitória por 3-0 sobre o Fulham com assistências para os gols de Gabriel Magalhães e de Pierre-Emerick Aubameyang.

Até aqui, “Foguetinho” proveu duas assistências em 4 partidas disputada pelo novo clube.

  • Números de Willian na sua 1ª e atual Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2020-21
4 2 *226

* a temporada 2020-21 está em andamento

  • O vídeo abaixo mostra como foi a estreia de Willian com a camisa do Arsenal
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 13 de setembro de 2020 por The Arsenalist

 

Números de Willian na Seleção Brasileira

 

Brasil

Seleções de Base

Assim como muitos outros grandes jogadores, Willian também teve passagem pelas seleções de base do Brasil antes de atuar pela seleção principal e a primeira vez que vestiu a amarelinha foi no ano de 2006. Inclusive, disputou a Copa Sendai – torneio que contava com a participação de 4 seleções sub-19 – e marcou um gol logo na estreia, a qual o Brasil venceu o Japão por 5-4. Ao término desta competição, o Brasil foi a seleção que mais somou pontos e sendo assim, foi o campeão deste torneio.

Posteriormente, Willian estreou pela Seleção Brasileira Sub-20 no Campeonato Sul-Americano de 2007 contra o Chile em 7 de janeiro, em que o Brasil venceu. No mesmo ano, ele também foi convocado para a disputa da Copa do Mundo Sub-20, torneio no qual a Seleção Brasileira foi eliminada nas quartas de final pela Espanha.

Seleção Principal

No dia 10 de novembro de 2011, Willian fez a sua estreia pela seleção principal do Brasil quando Mano Menezes – técnico da Seleção Brasileira naquela época – o colocou no lugar de Bruno César aos 27 minutos da segunda etapa do amistoso contra o Gabão, ao qual a Seleção Brasileira venceu por 2-0. Quatro dias depois, “Foguetinho” jogou os últimos 15 minutos do amistoso contra o Egito, ao qual o Brasil repetiu o placar do jogo anterior, vitória por 2-0.

Após o amistoso contra o Egito em 14/11/2011, Willian só voltou a ser convocado quando Mano Menezes já não era mais o técnico da Seleção Brasileira. Ele foi convocado para o amistoso contra Honduras em 17 de novembro de 2013. No seu retorno a Seleção Brasileira, Luis Felipe Scolari – novo técnico da seleção – o colocou em campo logo após o intervalo no lugar de Jô e ele não decepcionou e fez o 4º gol do Brasil na goleada por 5-0 sobre a Seleção Hondurenha.

  • O vídeo abaixo mostra a goleada que o Brasil aplicou sobre Honduras
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 17 de novembro de 2013 por XDComps

Copa do Mundo FIFA de 2014

No dia 7 de maio de 2014, Felipão divulgou a lista final dos 23 jogadores convocados para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2014 que realizar-se-ia no Brasil e o nome de Willian estava presente nesta lista.

Em 03/06/2014, em um dos amistosos pré-copa, “Foguetinho” entrou em campo aos 18 minutos da segunda etapa no lugar de Oscar e 10 minutos depois, fez o gol que selou o resultado deste jogo; vitória do Brasil por 4-0 sobre o Panamá.

Na estreia do Brasil na fase de grupos desta edição da Copa, em 12/06/2014, Willian viu do banco a “Seleção Canarinho” vencer a Croácia de virada por 3-1 na Arena Corinthians, em São Paulo. Na rodada seguinte, o camisa 19 jogou os últimos 6 minutos do empate em 0-0 com o México no Castelão, em Fortaleza. Na última rodada da fase de grupos, Willian jogou os últimos 20 minutos da goleada por 4-1 sobre Camarões no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com um total de 7 pontos somados em 3 rodadas, a Seleção Brasileira terminou na liderança do grupo A e com isso, teria de enfrentar o 2º colocado do grupo B.

Nas oitavas de final, o Brasil enfrentou o Chile no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, e após um empate em 1-1 no tempo regulamentar, houve a prorrogação, onde Willian entrou em campo logo no início do 2º tempo no lugar de Oscar, porém o mesmo placar persistiu e com isso, disputa por pênaltis. Durante as cobranças, o camisa 19 da Seleção Brasileira não converteu sua penalidade, mas além dele, Hulk também desperdiçou sua chance, mas Júlio César defendeu 2 penâltis e com isso, o Brasil venceu nas penalidades por 3-2 e seguiu adiante no torneio.

Nas quartas de final, Willian viu do banco a Seleção Brasileira vencer a Colômbia por 2-1 no tempo regulamentar e com isso, vaga para a semifinal garantida.

Na semifinal, o Brasil enfrentou a Alemanha no estádio do Mineirão, onde passou por um dos maiores vexames de sua história, pois perdeu por 7-1. Willian jogou os últimos 20 minutos deste jogo.

Na disputa do 3º lugar contra a Holanda no Mané Garrincha, Felipão optou por escalar o camisa 19 como titular, mas mesmo dando uma chance a ele e para outros jogadores, derrota por 3-0 e assim sendo, a Seleção Brasileira teve de se contentar com o 4º lugar.

  • Desempenho de Willian na Copa do Mundo FIFA de 2014
Pd Gm A CA CV Mj
 5  0  0 150

Copa América 2015

Após o 4º lugar obtido na Copa do Mundo FIFA de 2014, Luiz Felipe Scolari deixou o comando da Seleção Brasileira e com a saída dele, Carlos Caetano Bledorn Verri – popularmente conhecido como Dunga – assume o comando da seleção.

Willian esteve presente nas convocações do novo técnico nos 2 primeiros amistosos e no segundo amistoso contra o Equador em 10 de setembro de 2014, marcou o único gol da vitória da Seleção Brasileira.

Depois de fazer parte de todos os amistosos entre os anos de 2014 e 2015, “Foguetinho” foi convocado para a disputa da Copa América 2015 que realizar-se-ia no Chile.

Na estreia do Brasil nesta edição da Copa América em 14 de junho de 2015, Willian jogou boa parte da vitória por 2-1 sobre o Peru. Na rodada seguinte, revés por 1-0 ante a Colômbia. Na última rodada da fase de grupos, o camisa 19 da Seleção Brasileira proveu assistência para o gol de Roberto Firmino no triunfo por 2-1 sobre a Venezuela. Mesmo com um total de 6 pontos, o Brasil terminou em 1º lugar no grupo C e sendo assim, classificou-se para a fase de mata-mata da Copa América.

Nas quartas de final, o Brasil enfrentou o Paraguai e Willian ficou em campo até os 15 minutos da segunda etapa, quando deu lugar a Douglas Costa. Neste mesmo jogo, as duas seleções empataram em 1-1 no tempo regulamentar e nos pênaltis, os paraguaios levaram a melhor e venceram por 4-3. Como consequência, o Brasil foi eliminado desta edição da Copa América.

  • Desempenho de Willian na Copa América 2015
Pd Gm A CA CV Mj
 4  1  0 306

Copa América Centenário 2016

Um ano após a disputa da Copa América no Chile, a qual o Brasil foi eliminado nas quartas de final diante do Paraguai, houve uma edição especial da Copa América, cujo nome é Copa América Centenário. A competição ganhou este nome em comemoração aos 100 anos da CONMEBOL; entidade que rege o futebol sul-americano.

Este torneio foi realizado nos Estados Unidos e além disso, Willian integrou o elenco que disputou este torneio.

Na estreia do Brasil nessa edição da fase de grupos do torneio, em 5 de junho de 2016, Willian jogou a maior parte do empate em 0-0 com o Equador. Na rodada seguinte, o camisa 19 da Seleção Brasileira jogou os 90 minutos da goleada por 7-1 sobre o Haiti. Na última rodada da fase de grupos, Willian jogou os 90 minutos do revés por 1-0 ante o Peru. Com o revés na última rodada da fase de grupos, o Brasil acabou sendo eliminado deste torneio.

  • Desempenho de Willian na Copa América Centenário
Pd Gm A CA CV Mj
 3  0  0 256

Copa do Mundo FIFA de 2018

Vale ressaltar que antes da disputa da Copa América Centenário, o Brasil já disputava as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Em 14/10/2015, em jogo da 2ª rodada das Eliminatórias, Willian marcou seu primeiro e único doblete até aqui com a camisa da Seleção Brasileira na vitória por 3-0 sobre a Venezuela.

Após a eliminação precoce na Copa América Centenário, Dunga acabou sendo demitido do cargo de treinador da seleção e com a saída dele, a CBF – entidade que rege o futebol brasileiro – resolveu apostar suas fichas em Adenor Leonardo Bacchi, popularmente conhecido como Tite.

Em 12/10/2016, em jogo da 10ª rodada das Eliminatórias, o camisa 19 da Seleção Brasileira marcou o gol que definiu o resultado desta partida; vitória por 2-0 sobre a Venezuela.

Pela 16ª rodada das Eliminatórias em 5 de setembro de 2017, Willian marcou o gol do empate em 1-1 com a Colômbia. Ao término das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018, o Brasil somou 41 pontos em 18 rodadas – 12 vitórias, 5 empates e uma derrota – e com isso, terminou na liderança das Eliminatórias e com isso, classificou-se para a Copa do Mundo que realizar-se-ia na Rússia.

Em 14 de maio de 2018, Willian foi um dos 23 jogadores convocados pelo técnico Tite para a disputa desta edição da Copa do Mundo.

Na estreia do Brasil na fase de grupos da Copa, em 17/06/2018, o camisa 19 da Seleção Canarinho jogou os 90 minutos do empate em 1-1 com a Suíça. Na rodada seguinte da fase de grupos, Willian jogou apenas o primeiro tempo da vitória por 2-0 sobre a Costa Rica. Na última rodada da fase de grupos, ele jogou os 90 minutos da vitória por 2-0 sobre a Sérvia. Com um total de 7 pontos somados em 3 rodadas, o Brasil terminou na liderança do grupo E e com isso, iria enfrentar o 2º colocado do grupo F.

Nas oitavas de final, o Brasil enfrentou o México e Willian foi um dos destaques do triunfo por 2-0 sobre os mexicanos ao prover assistência para o gol de Neymar. Na fase seguinte, quartas de final, o cmaisa 19 da Seleção Brasileira jogou o primeiro tempo da derrota por 2-1 diante da Bélgica. Com o revés diante dos belgas, o sonho do hexacampeonato – 6º título de Copa do Mundo – teve de ser adiado para 2022.

  • Desempenho de Willian na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj
5  1  0 360

Copa América 2019

Antes da disputa da Copa América 2019, a Seleção Brasileira jogou 10 amistosos, dos quais Willian jogou apenas 3; nas vitórias por 2-0, 5-0 e 1-0 sobre os Estados Unidos, El Salvador e Camarões respectivamente. Destaque para o jogo contra o Camarões, ao qual o “Foguetinho” proveu assistência para o gol de Richarlison.

Em 7 de junho de 2019, Willian foi convocado para a disputa deste torneio que realizar-se-ia no Brasil para o lugar de um machucado Neymar.

Na estreia do Brasil na fase de grupos desta edição da Copa América, em 15/06/2019, o novo camisa 10 – Willian – jogou os últimos 6 minutos da vitória por 3-0 sobre a Bolívia no estádio do Morumbi, em São Paulo. Na rodada seguinte da fase de grupos, Willian viu do banco o empate em 0-0 com a Venezuela na Arena Fonte Nova, em Salvador. Na última rodada da fase de grupos, Willian entrou em campo aos 32 minutos da segunda etapa no lugar de Philippe Coutinho e 13 minutos depois, fez o gol que fechou o placar deste jogo; goleada brasileira por 5-0 sobre o Peru na Arena Corinthians. Com um total de 7 pontos somados em 3 rodadas, o Brasil terminou na liderança do grupo A e sendo assim, classificou-se para a fase de mata-mata deste torneio.

Nas quartas de final, o Brasil enfrentou o Paraguai na Arena Grêmio, em Porto Alegre, e com a persistência do empate em 0-0, Tite colocou Willian em campo aos 26 minutos do segundo tempo no lugar de Allan, mas mesmo com esta e com outras duas alterações, o placar se manteve o mesmo e com isso, houve disputa por pênaltis. O camisa 10 foi o jogador a inaugurar as penalidades e converteu sua penalidade e mesmo com o Firmino desperdiçando sua penalidade, o Brasil levou a melhor e venceu por 4-3 e sendo assim, evitou a 3ª eliminação seguida ante o Paraguai num jogo de quartas-de-finais de Copa América.

Na semifinal, a Seleção Brasileira enfrentou a Argentina no estádio do Mineirão e depois de entrar no lugar de Éverton Cebolinha logo após o intervalo, Willian jogou o segundo tempo do triunfo brasileiro por 2-0 sobre os argentinos. Com este resultado, o Brasil se garantiu na final desta edição da Copa América.

Em 07/07/2019, o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, foi o palco da final entre Brasil e Peru. Devido à lesão sofrida no final da partida contra a Argentina, Willian viu do banco a Seleção Brasileira vencer a Seleção Peruana por 3-1 e se sagrar campeã deste torneio pela 9ª vez em sua história.

Jogadores da Seleção Brasileira celebrando a conquista do título da Copa América 2019
  • Desempenho de Willian na Copa América 2019
Pd Gm A CA CV Mj
 4 1  0  0 83

Pós-Copa América

Após a disputa da Copa América, Willian jogou apenas 1 dos 6 jogos disputados pela Seleção Brasileira e foi justamente contra a Argentina em 15/11/2019, confronto que valia o troféu do Superclássico das Américas, vencido pela Seleção Argentina por 1-0.

Antes do surto do COVID-19, haveria a disputa da Copa América 2020 que iria se realizar em 2 países – Argentina e Colômbia -, mas como se sabe, por motivo de força maior, a disputa deste torneio se iniciará em junho de 2021.

Títulos que conquistou pela Seleção Brasileira

  • Copa Sendai: 2006
  • Sul-Americano Sub-20: 2007
  • Superclássico das Américas: 2014
  • Copa América: 2019
  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos da goleada do Brasil por 5-0 sobre o Peru na fase de grupos da Copa América 2019. Inclusive, o gol marcado por Willian.
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 22 de junho de 2019 por INFOFUT 3.0

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
70 9 15 1 3912

Prêmios individuais

  • Melhor Jogador do Campeonato Ucraniano de 2010–11
  • Líder em assistências do Campeonato Ucraniano de 2011-12
  • Equipe do Ano da fase de grupos da Liga dos Campeões: 2015–16
  • Jogador do Ano do Chelsea: 2015–16
  • Gol da temporada 2017-18 pelo Chelsea

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi apresentado nesta matéria, pode-se concluir que Willian é um jogador rápido, ágil e tecnicamente talentoso. Sua visão e criatividade permitem que ele conecte o jogo entre meio-campistas mais avançados e os atacantes e não é por acaso que ele cria muitas chances de gol.

E para vocês? Willian fez bem em assinar com o Arsenal? Mesmo com 32 anos de idade, ele pode render mais do que já está rendendo?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui