Quando cita-se um dos melhores jogadores sub-21 do futebol europeu e que é um candidato a ser um grande jogador de futebol no futuro, o nome de Vinícius Júnior que joga pelo Real Madrid da Espanha e está em busca de uma chance na Seleção Brasileira, deve ser levado em conta.

Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior nasceu em 12/07/2000 em São Gonçalo, cidade que se localiza na região metropolitana do Rio de Janeiro. Antes de jogar na Espanha, Vinícius Júnior iniciou a sua carreira futebolística no Clube de Regatas do Flamengo, clube que é popularmente conhecido como Flamengo. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira de Vinícius? Quais feitos atingiu até aqui com apenas 20 anos de idade?

Juvenil

Esta imagem apenas comprova que Vinícius Júnior é flamenguista desde o berço

Vinícius Júnior deu os seus primeiros passos no futebol no ano de 2006, quando seu pai o levou a uma das escolinhas filiais do Flamengo, no bairro do Mutuá, em São Gonçalo, onde morava. Sua primeira ficha técnica, porém, tinha um detalhe curioso: ele foi inscrito como lateral-esquerdo.

“O pai do Vinicius nos procurou quando ele tinha cinco anos de idade e desde novo ele sempre apresentou um desempenho acima dos meninos da idade. Ele sempre foi um menino calmo e tranquilo, nunca deu problema mas sempre acima da média”. Cacau, professor da Escolinha Fla São Gonçalo.

Posteriormente, Vinícius Júnior foi queimando mais etapas e com isso, passou a treinar no “Ninho do Urubu” e para reduzir a distância para o Ninho, foi morar na Abolição – bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro – com o tio. Passou a receber uma ajuda de custo do Flamengo e um auxílio dos empresários.Em 2007, Vinícius passou a conciliar os treinos na escolinha do Fla em São Gonçalo com aulas de futsal no Canto do Rio, um famoso clube localizado no centro de Niterói, cidade metropolitana do Rio de Janeiro. Jogou por lá até o ano de 2010.

Em 2009, quando Vinícius tinha 9 anos, seus pais o levaram para fazer testes no futsal do Flamengo. O clube viu potencial nele, mas achou o menino ainda muito novo e pediu para ele voltar no ano seguinte. Ele não voltou, já que seu desejo era jogar futebol de campo, e não futsal. E foi assim que, em agosto de 2010, Vinícius passou na peneira de campo e com isso, passou a ser jogador da base do Flamengo.

 

A Carreira de Vinícius Júnior em Números

 

Flamengo

Categorias de Base

Vinícius Júnior foi federado pelo Fla aos 10 anos de idade e desde então foi tratado com o status de “futuro craque”, sendo o principal destaque da base desde o time sub-13.

Segundo Eduardo Júnior, o responsável pela aprovação de Vinícius na peneira do Flamengo, o garoto se parecia com um dos jogadores que fez história no clube, o ex-meia Adílio. Posteriormente, Vinícius Júnior foi queimando mais etapas.

Em 2015, Vinícius jogou a Copa Votorantim, torneio que se equivale ao campeonato nacional da categoria sub-15. Vale destacar que Vinícius Júnior fez um dos gols da vitória por 2-0 sobre o Corinthians na final e na final do torneio, com um gol de Joarley, o “Rubro-negro” carioca venceu o Grêmio na final e se sagrou campeão.

Em entrevista ao Yahoo Esportes, Fábio Barrozo, ex-gerente das categorias de base do Corinthians, revelou que em 2013, o Timão tentou tirar Vinícius Júnior da Gávea, mas não obteve sucesso nas negociações. Mesmo assim, dois anos depois, após uma exibição de gala contra o próprio Corinthians, o Alvinegro tentou contratá-lo novamente, fazendo uma oferta muito boa, completamente fora da realidade para um menino de sua idade, mas mais uma vez não obteve sucesso.

Em 2016, Vinícius ajudou o Flamengo a sagrar-se campeão do Campeonato Carioca Sub-17.

No ano seguinte (2017), o grande teste para o garoto de 17 anos antes de ser integrado no time principal do Flamengo, jogar a Copinha (Copa São Paulo de Futebol Juniores) e mesmo tendo 3 anos a menos da idade máxima permitida, foi um dos destaques do Flamengo nessa competição. Logo na estreia do Rubro-Negro, Vinícius entrou no decorrer da partida e marcou 2 gols na goleada por 5-0 diante do Central de Caruaru. Foi o herói da classificação Rubro-Negra para às quartas de final da Copinha marcando de peito o gol da vitória por 2-1 diante do Cruzeiro no final do jogo.

As atuações de Vinícius Júnior pelas categorias de base do Flamengo e pela Seleção Sub-17 do Brasil geraram grande interesse do clubes europeus em seu futebol e com isso, alguns jornais europeus, como Sport, Confidencial e o Diário AS publicaram algumas matérias falando sobre Vinícius Júnior, chamando-o de “novo Neymar do futebol brasileiro”.

Para se cercar do assédio dos clubes europeus, o Rubro-Negro firmou o primeiro contrato profissional assim que o jogador completou 16 anos (que é a idade mínima que a legislação permite que um atleta assine um contrato profissional), com uma multa estipulada em 30 milhões de euros (cerca de 180 milhões de reais), com o Flamengo ficando com 90% dos direitos econômicos e 10% pertencendo ao atleta. Vinícius teve seu contrato registrado na CBF – Confederação Brasileira de Futebol – em 1º de agosto de 2016. A partir deste contrato, o Flamengo iniciou um consistente plano de carreira para a promessa.

As atuações de Vinícius Júnior nos times de base do Flamengo e principalmente no Sul-Americano Sub-17 de 2017, despertaram o interesse de grandes clubes europeus, dentre estes, Real Madrid e Barcelona, ambos da Espanha.

2017

Após as boas atuações na Copinha, Vinícius foi chamado para fazer parte dos treinos do time profissional do Flamengo. Ao dar mais esse passo, a estreia do garoto de 16 anos como profissional era só uma questão de tempo. A ideia era que o jovem jogador tivesse um contato mais próximo com os profissionais e assim pudesse se desenvolver de forma mais qualificada.

No dia 7 de maio de 2017, após a conquista do Campeonato Carioca, Zé Ricardo – técnico do Fla naquela época – confirmou a incorporação de Vinícius Júnior ao time profissional do Flamengo para a disputa do Brasileirão (Campeonato Brasileiro) daquele ano. Dois dias depois (09/05/2017),  com apenas 16 anos, Vinicius Jr. já participava pela primeira vez de uma atividade como profissional do Flamengo, e constava no site oficial do clube como “o novo camisa 20 da equipe“.

Em 13/05/2017, na estreia do Flamengo nessa edição do Brasileirão, Zé Ricardo promoveu a estreia do garoto de apenas 16 anos e 10 meses de idade quando o colocou em campo aos 37 minutos da segunda etapa no lugar de Orlando Berrío. No primeiro jogo de Vinícius como profissional, o Rubro-Negro carioca e o Atlético-MG empataram em 1-1 no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Dois dias após sua estreia como profissional – 15/05/2017 -, o Flamengo renovou mais uma vez o contrato de Vinicius Junior, que recebeu um expressivo aumento salarial e viu sua multa rescisória subir de 30 milhões de euros para 45 milhões de euros (cerca de 270,5 milhões de reais). Conforme noticiado pela imprensa, esta renovação fazia parte do processo de venda de Vinícius para o Real Madrid da Espanha, que estava na iminência de ser concretizada, e foi selada durante uma reunião realizada na Gávea. Este novo contrato estendia o vínculo do atleta com o Flamengo até o ano de 2022 – o anterior ia até 2019.

Veja Também!  Lista dos Jogos de Hoje - Como Assistir Futebol Ao Vivo na TV e Guia dos jogos na Internet (12/08) - Esporte Interativo

Em 21/05/2017, em jogo da 3ª rodada do Brasileirão, Vinícius Júnior entrou novamente nos minutos finais da vitória do Flamengo por 2-0 sobre o Atlético-GO. Mesmo assim, deu tempo para fazer uma jogada que levantou a torcida. Ele deu uma meia-lua em um zagueiro e cruzou para trás, mas outro defensor do time goiano se antecipou e fez o corte.

Logo após sua segunda partida como profissional pelo Fla, o clube anunciou sua venda para o Real Madrid por 45 milhões de Euros. No acordo assinado, o clube carioca assinou uma obrigação de venda em julho de 2018, já que não é permitido na Espanha o registro de estrangeiros menores de idade.

O valor de venda de Vinícius Júnior representava a 2ª maior venda da história do futebol brasileiro, (atrás apenas da venda de Neymar), o maior valor arrecadado por um clube brasileiro por uma negociação (Neymar custou 86 milhões de euros ao Barcelona, mas o Santos ficou com apenas 17 milhões de euros), e ainda o maior valor já pago por um jogador com menos de 19 anos. Descontados impostos e comissões, o Flamengo ficaria com aproximadamente 100 milhões de reais. Deste montante, o rubro-negro receberia dois terços (cerca de 66 milhões de reais) naquele instante. O restante seria parcelado até o atacante se apresentar ao clube na Espanha.

Em 11/06/2017, em jogo da 6ª rodada do Brasileirão, o garoto de 16 anos foi escalado como titular pela primeira vez contra o Avaí, ao qual as duas equipes empataram em 1-1 em Florianópolis. Apesar de ter estreado entre os titulares, Vinícius não jogou os 90 minutos deste jogo. Quatro dias depois, na rodada seguinte do Campeonato Brasileiro, o camisa 20 foi escalado entre os titulares mais uma vez e foi um dos destaques da vitória por 2-0 sobre a Ponte Preta ao prover assistência para o gol de Leandro Damião.

Após o revés por 2-0 ante o Vitória no Rio de Janeiro em 06/08/2017, Zé Ricardo não resistiu a pressão e foi demitido e enquanto o clube procurava por outro técnico, Jayme de Almeida comandou o time por algumas rodadas.

Em 10/08/2017, no segundo confronto da fase de 16 avos da Copa Sul-Americana, o garoto de 17 anos entrou em campo aos 27 minutos do segundo tempo no lugar de Éverton e no primeiro toque na bola, marcou seu primeiro gol como profissional. Quanto ao resultado do jogo, o Flamengo venceu o Palestino do Chile por 5-0 no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. Três dias após a goleada sobre o Palestino, o colombiano Reinaldo Rueda foi anunciado como novo treinador do clube carioca.

Em 20/08/2017, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, Rueda escalou Vinícius Júnior entre os titulares e o garoto não decepcionou e fez os gols do triunfo por 2-0 sobre o Atlético-GO no estádio Luso Brasileiro.

Em 09/11/2017, em jogo da 33ª rodada do Brasileirão, o camisa 20 do Rubro Negro carioca entrou em campo aos 35 minutos do segundo tempo no lugar de Lucas Paquetá e 13 minutos depois, fez o gol que definiu o resultado do jogo, triunfo do Flamengo por 2-0 sobre o Cruzeiro.

Em suma, na sua 1ª temporada como profissional, Vinícius Júnior disputou 36 partidas, fez 4 gols e proveu uma assistência. Quanto ao Flamengo, foi vice-campeão da Copa do Brasil, da Copa Sul-Americana e do Campeonato Carioca e terminou em 6º lugar no Campeonato Brasileiro.

  • Números de Vinícius Júnior na sua 1ª Temporada no Flamengo
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2017
43 *7 1 4 1548

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 7 gols dos quais 3 foram pelo Brasileirão, 3 pela Copa São Paulo e 1 pela Copa Sul-Americana

2018

Antes do início desta temporada, Reinaldo Rueda deixou o Flamengo para comandar a Seleção Chilena e com a saída do técnico colombiano, Paulo César Carpegiani passa a ser o treinador do Rubro-Negro carioca.

Neste ano, Vinícius Júnior passou a ter mais oportunidades na equipe e também a ser mais decisivo.

Em 15 de março de 2018, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, o camisa 20 entrou em campo aos 22 minutos da segunda etapa no lugar de Éverton Ribeiro e marcou os gols da vitória por 2-1 sobre o Emelec do Equador no Estádio Banco del Pacífico, estádio do time equatoriano. Com isso, ele se tornou o jogador mais jovem a marcar pelo Rubro-Negro carioca na Libertadores.

Além disso, por ter marcado por duas vezes numa mesma partida de Libertadores no ano da sua estreia nessa competição, Vinícius conseguiu algo que nem Neymar havia conseguido: Em 2011, quando Neymar tinha 19 anos (dois anos a mais do que Vinicius), o menino da vila marcou 6 gols na campanha que culminou no 3º título do Santos, mas nenhum por duas vezes na mesma partida. Outra façanha é que um dos tentos marcados por ele neste jogo concorreu ao gol mais bonito da Libertadores 2018.

Após a derrota para o Botafogo em 29/03/2018, Paulo César Carpegiani foi demitido e com a saída dele, Maurício Barbieri, até então técnico interino, assume o comando do Flamengo.

Mais maduro, Vinícius Júnior precisou de apenas 7 jogos para igualar a quantidade de gols marcados no ano anterior.

Em 29/04/2018, em jogo da 3ª rodada do Brasileirão, Vinícius marcou o seu último doblete com a camisa do Fla na vitória por 3-0 sobre o Ceará no Castelão, em Fortaleza.

Em 20/05/2018, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, o camisa 20 do Rubro-negro carioca marcou o seu último tento pelo clube no empate em 1-1 com o Vasco no Maracanã.

Em 11/06/2018, pouco mais de 1 ano da sua estreia, Vinicius Júnior se despediu do Maracanã na partida contra o Paraná Clube, válida pela 11° rodada do Campeonato Brasileiro de 2018, na qual terminou com uma vitória do time carioca por 2-0 sobre a equipe paranaense. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 14/06/2018, o garoto de 17 anos jogou o seu último jogo com a camisa do Flamengo no empate em 1-1 com o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo.

Quando se despediu da equipe, no meio do ano, ele era o artilheiro do Flamengo nesse ano com 10 gols.

  • Números de Vinícius Júnior na sua 2ª e última Temporada no Flamengo
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2018
32 *10 3 5 1 2266

* 10 gols dos quais 4 foram pelo Brasileirão, 4 pelo Campeonato Carioca e 2 pela Copa Libertadores da América

Títulos que conquistou no Flamengo

  • Taça Guanabara: 2018
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Vinícius Júnior com a camisa do Flamengo
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 1 ano atrás por Boleiragem Gols

 

Veja Também!  Assista aos lances e Melhores Momentos de Red Bull Bragantino 1 x 1 Botafogo - Campeonato Brasileiro

Real Madrid

Real Madrid

2018-19

Como já foi dito anteriormente, após sua segunda partida como profissional com a camisa do Flamengo em 21/05/2017, o clube carioca anunciou sua venda para o Real Madrid da Espanha, por 45 milhões de euros. Nesta data, Real Madrid e Flamengo assinaram uma obrigação de venda do atleta para o mês de julho do ano de 2018 (que é quando Vinicius Junior se tornou maior de idade). Dos 45 milhões de euros, o time carioca recebeu dois terços na data do acordo. O restante foi parcelado até o atacante se apresentar na Espanha.

Em 23/05/2017, o Real Madrid fez a “apresentação” de Vinicius Junior para seus torcedores, em uma nota no site oficial, onde o clube publicou um vídeo com lances do garoto. Além disso, a confirmação do acerto pelo clube repercutiu nos principais jornais da Europa, chamando-o de “promessa mais cara da história“.

Porém, Vinícius Júnior permaneceu no Flamengo por mais 1 ano, pois só apresentaria-se ao clube espanhol em julho do ano seguinte, quando iria chegar a maioridade.

Vinícius Júnior sendo apresentado por Florentino Pérez como o novo reforço do Real Madrid

Conforme estabelecido em contrato, em julho de 2018, Vinícius Júnior finalmente ficou à disposição do time merengue (Real Madrid). Por ter completado 18 anos de idade, o Real Madrid decidiu inscrevê-lo como atleta do Real Madrid Castilla – que é uma espécie de filial do time merengue – para que ele pudesse já ir se adaptando ao futebol espanhol. Os planos do Real Madrid eram: Treino com o time principal, e jogos pelo Castilla que é o time B dos “Blancos” (Real Madrid). Além disso, o Real Madrid também o inscreveu como jogador das suas categorias de base para que ele possa atuar na UEFA Youth League, que é a Liga dos Campeões Sub–19.

Em 02/09/2018, em jogo da 2ª rodada do grupo I da 2ª B (3ª divisão do futebol espanhol), Vinícius marcou os gols do Real Madrid Castilla no empate em 2-2 com o Atlético de Madrid B. Na rodada seguinte da 3ª divisão do Campeonato Espanhol em 16/09/2018, o jogador brasileiro de 18 anos marcou o 3º gol da vitória por 3-0 sobre o Unionistas.

Após as boas atuações no Real Madrid Castilla, Julen Lopetegue – até então técnico do time principal do Real Madrid – relacionou Vinícius Júnior para o jogo da 7ª rodada da La Liga contra o Atlético de Madrid em 29/09/2018 e o colocou em campo aos 43 minutos da segunda etapa no lugar de Karim Benzema. Apesar de ter jogado apenas os minutos finais de uma partida que acabou com um empate em 0-0, este foi um feito em tanto para Vinícius que se tornou o primeiro jogador nascido na virada do milênio a atuar na equipe principal dos “Blancos”.

Após o revés por 5-1 ante o Barcelona em 28/10/2018, Julen Lopetegui não resistiu a pressão e acabou sendo demitido do cargo de treinador do Real Madrid e com a saída dele, Santiago Solari, técnico que comandava o Real Madrid Castilla, assume o comando do time principal dos “Blancos”.

Em 31/10/2018, no primeiro confronto da 4ª fase da Copa do Rei, Vinícius Júnior ganhou a sua primeira chance de iniciar entre os titulares e foi um dos principais destaques da goleada por 4-0 sobre o UD Melilla ao dar passes para os gols de Marco Asensio e de Álvaro Odriozola. Essa atuação rendeu muitos elogios ao jogador brasileiro, o jornal Marca o elegeu como o “melhor jogador da partida”.

Em 07/11/2018, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Champions League (Liga dos Campeões), o novo camisa 28 do time merengue – Vinícius Júnior – entrou em campo aos 17 minutos do segundo tempo no lugar de Benzema e 5 minutos depois, deu o passe para Toni Kroos fazer o gol dele na goleada por 5-0 sobre o Viktoria Plzeň da República Checa. Com isso, Vinícius se tornou o 3º jogador mais jovem da história do Real Madrid a jogar uma partida da Liga dos Campeões.

Em 06/12/2018, no segundo confronto da 4ª fase da Copa do Rei, Vinícius Júnior marcou o seu primeiro tento pelo time principal do Real Madrid na goleada por 6-1 sobre o UD Melilla. Além do gol marcado, também contribuiu com assistência para 1 dos 2 gols de Marco Asensio.

Em 12/12/2018, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Vinícius se tornou o 3º jogador mais jovem da história do Real Madrid a iniciar como titular uma partida da Liga dos Campeões, apenas atrás de Iker Casillas e Raúl. Porém, no seu primeiro jogo como titular nesse torneio, o time merengue perdeu para o CSKA Moscou da Rússia por 3-0 em pleno Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid.

Em 9 de janeiro de 2019, no primeiro confronto das oitavas de final da Copa do Rei, o camisa 28 do time merengue marcou o seu 2º tento na temporada na vitória por 3-0 sobre o Leganés. Além do gol marcado, deu o passe para o gol de Lucas Vázquez. Mesmo com a derrota por 1-0 no segundo confronto na semana seguinte, o Real Madrid avançou para a fase seguinte desse torneio.

Em 03/02/2019, em jogo da 22ª rodada da La Liga, Vinícius Júnior marcou o seu 3º e último tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Deportivo Alavés no Santiago Bernabéu.

Em 13/02/2019, no primeiro confronto das oitavas de final da Champions League contra o Ajax da Holanda, Vinícius estabeleceu um recorde no clube ao se tornar o jogador mais jovem da história do Real Madrid a atuar como titular durante 12 partidas consecutivas. Na partida em questão, contra o Ajax, ele também se tornou o jogador mais jovem do clube a atuar como titular em um mata-mata de Champions League. Neste jogo, Vinícius deu a assistência para Benzema abrir o placar na vitória por 2-1 sobre o time holandês. Graças a esta assistência ele tornou-se o jogador mais novo da Champions a criar uma jogada de gol desde Raphaël Varane.

Apesar do triunfo sobre o Ajax no primeiro confronto das oitavas de final, a equipe holandesa venceu o Real Madrid por 4-1 no Santiago Bernabéu no segundo confronto e esta eliminação causou a demissão de Santiago Solari que foi substituído por Zinedine Zidane no comando do clube. Além disso, aconteceu mais uma infelicidade no segundo jogo das oitavas de final, Vinícius viria a se machucar ainda no primeiro tempo e em decorrência disso, teve de ser cortado dos amistosos contra Panamá e República Checa respectivamente. Vale ressaltar que esta seria a sua estreia pela seleção principal do Brasil.

Já recuperado da lesão, em 05/05/2019, em jogo da 36ª rodada da La Liga, o camisa 28 entrou em campo aos 29 minutos do segundo tempo no lugar de Brahim Díaz e jogou o restante da vitória por 3-2 sobre o Villarreal no Santiago Bernabéu. Posteriormente, Vinícius jogou os 2 últimos jogos do time merengue na temporada, sendo a última rodada do Campeonato Espanhol como titular.

Veja Também!  Assistir ao gol de Evanilson que fez Fluminense 1 x 1 Palmeiras Futebol AO VIVO – Campeonato Brasileiro

Em suma, na sua 1ª temporada na Espanha, Vinícius Júnior disputou 37 partidas, fez 7 gols e proveu 13 assistências. Quanto ao Real Madrid, além de ter sido campeão do Mundial Interclubes da FIFA de 2018, foi vice-campeão da Supercopa da Espanha, terminou em 3º lugar no Campeonato Espanhol, chegou até a semifinal da Copa do Rei e caiu nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

  • Números de Vinícius Júnior na sua 1ª Temporada no Real Madrid
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
36 *7 13 5 1 2170

* 7 gols dos quais 4 foram pela 2ª B, 2 pela Copa do Rei e 1 pela La Liga

2019-20

No primeiro jogo do Real Madrid nessa temporada, na estreia nessa edição da La Liga em 17 de agosto de 2019, Zidane escalou Vinícius Júnior entre os titulares na vitória por 3-1 sobre o Celta de Vigo fora de casa.

Em 25/09/2019, em jogo da 6ª rodada da La Liga, o novo camisa 25 dos “Blancos” – Vinícius Júnior – marcou o seu primeiro tento na temporada no triunfo por 2-0 sobre o Osasuna no Santiago Bernabéu. Vale destacar que o 2º gol do time merengue foi marcado por outro brasileiro, Rodrygo.

Após o gol marcado diante do Osasuna, Vinícius passou por uma “seca de gols”, a qual ele pôs um fim em 11/12/2019, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Champions League, quando os “Blancos” venceram o Club Brugge da Bélgica por 3-1 fora de casa.

Em 29 de janeiro de 2020, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Rei, Vinícius marcou o seu 3º tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Real Zaragoza.

Em 01/03/2020, em jogo da 26ª rodada da La Liga, Vinícius Júnior fez história ao marcar o primeiro gol do Real Madrid na vitória por 2-0 nessa edição do “El Clásico” – nome dado ao clássico entre Barcelona e Real Madrid -, pois tornou-se o jogador mais jovem do Século 21 a marcar num “El Clásico” pela La Liga, superando a marca de Lionel Messi e se tornando o mais jovem no geral desde Raúl em 1995.

Após um hiato de 3 meses dos campeonatos nacionais da Europa devido à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), o Campeonato Espanhol retornou no mês de junho.

Em 24/06/2020, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 25 do time merengue marcou o seu 5º tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Mallorca no estádio Alfredo Di Stéfano. Vale ressaltar que o Santiago Bernabéu está passando por reformas.

Até aqui, Vinícius Júnior marcou 5 gols e proveu 4 assistências em 36 partidas disputadas.

  • Números de Vinícius Júnior na sua 2ª e atual Temporada no Real Madrid
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
36 *5 4 6 **1699

* 5 gols dos quais 3 foram pela La Liga, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa do Rei

** a temporada 2019-20 está em andamento

Títulos que conquistou no Real Madrid

  • Mundial Interclubes da FIFA de 2018
  • Supercopa da Espanha 2019-20
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores lances de Vinícius Júnior com a camisa do Real Madrid
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 2 de março de 2019 por FOOTZ HD

 

Números de Vinícius Júnior na Seleção Brasileira

 

Brasil

Shirt badge/Association crest

Seleções de Base

Em 30 de outubro de 2015, Vinícius Júnior foi convocado por Guilherme Dalla Déa para a disputa do Sul-Americano Sub-15, torneio realizado na Colômbia. Ao término dessa competição, o Brasil foi campeão e ele foi o vice-artilheiro desta edição do Sul-Americano com 6 gols.

Antes do início do Sul-Americano Sub-17 de 2017 no Chile, Vinícius Júnior jogou 6 amistosos pela Seleção Brasileira Sub-17 e teve um ótimo desempenho, fez 5 gols. Destaque para o amistoso contra a Turquia, onde marcou 2 gols da vitória dos brasileiros por 4-2 sobre os turcos.

Ao final da disputa do Sul-Americano Sub-17 no Chile, Vinícius levou o prêmio de Melhor Jogador e, com 7 gols marcados em 9 partidas, foi artilheiro da competição na qual a Seleção Brasileira sagrou-se campeã.

Em junho de 2018, Vinícius Júnior foi convocado pelo técnico Carlos Amadeu para um período de treinamentos, que foi realizado durante a disputa da Copa do Mundo da Russia, preparatório para a disputa do Sul-Americano da categoria em 2019.

Seleção Principal

Em 28 de fevereiro de 2019, Tite, técnico da seleção principal do Brasil, anunciou a lista dos jogadores convocados para os amistosos contra o Panamá e contra a República Checa no mês de março e o nome de Vinícius Júnior estava presente nesta lista. O técnico elogiou o seu rendimento como titular nos jogos do Real Madrid. Contudo, uma semana após ter sua convocação, Vinicius rompeu os ligamentos do tornozelo e consequentemente, teve ser cortado da Seleção. Além de perder os amistosos, Vinícius Júnior também não foi convocado para a disputa da Copa América 2019, torneio realizado no Brasil.

Em 10/09/2019, em um amistoso contra o Peru, Adenor Leonardo Bachi – Tite – promoveu a estreia de Vinícius Júnior na seleção principal quando o colocou em campo aos 29 minutos da segunda etapa no lugar de Richarlison. Porém, mesmo com esta e mais mudanças no time, o Brasil perdeu para a Seleção Peruana por 1-0. Vale destacar que o jogador revelado pelo Flamengo teve a chance de empatar a partida 2 minutos depois de entrar, mas desperdiçou a chance.

Títulos que conquistou pela Seleção Brasileira

  • Sul-Americano Sub-15: 2015
  • Sul-Americano Sub-17: 2017

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj 
 1  0  0 16

Prêmios individuais

  • Equipe Ideal do Sul-Americano Sub-17 de 2017
  • Melhor Jogador do Sul-Americano Sub-17 de 2017
  • Jogador do Mês do Real Madrid: Fevereiro de 2019, Fevereiro de 2020
  • 50 jovens promessas do futebol mundial de 2019

Artilharias

Artilheiro do Sul-Americano Sub-17: 2017: (7 gols)

Recordes

  • Maior valor arrecadado por um clube brasileiro por uma negociação (45€ milhões)
  • Transferência mais cara da história do futebol entre futebolistas com menos de 19 anos de idade
  • Jogador mais jovem do Flamengo a marcar um gol na Copa Libertadores (17 anos, 8 meses e 2 dias)
  • Jogador Brasileiro mais jovem a marcar dois gols em um mesmo jogo na Copa Libertadores (17 anos, 8 meses e 2 dias)
  • Jogador mais jovem a completar 50 Jogos pelo Flamengo (17 anos, 8 meses e 10 dias)

Considerações Finais

Com base em todos os números apresentados aqui pode-se concluir que Vinícius Júnior é um atacante que pode render ainda mais do que vem rendendo. Um atacante que tem a ousadia, dribles e visão de jogo que chamam a atenção e ele é quase imbatível no um contra um, mas que precisa melhorar nas finalizações.

E para vocês? Vinícius Júnior irá se tornar o melhor jogador do Real Madrid e/ou da Seleção Brasileira no futuro?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui