Quando cita-se um dos jogadores do futebol europeu mais promissores para o futuro, o nome de Rodrygo que atualmente joga pelo Real Madrid da Espanha e que também vem sendo convocado para os jogos da Seleção Brasileira, deve ser levado em conta.

Rodrygo Silva de Goes nasceu em 09/01/2001 em Osasco, município que se localiza na região metropolitana de São Paulo. Antes de chegar ao Real Madrid, Rodrygo jogou no Santos e além disso, também convém lembrar que Eric Goes – pai de Rodrygo – foi jogador de futebol e inclusive, teve passagens por Criciúma-SC, Ceará, Guarani-SP e Boa Esporte-MG. Porém, quais feitos ele atingiu até aqui no início de sua carreira? O que mais se sabe sobre essa nova aposta do time espanhol?

Juvenil

Antes da sua chegada ao Santos Futebol Clube, o garoto nascido em Osasco teve passagem pela base do São Paulo Futebol Clube. Em 2011, Rodrygo chegou ao Santos Futebol Clube para jogar pela equipe de futsal. No ano seguinte (2012) começou a atuar também no campo pelo Peixe (Santos). Nessa época, após uma conversa com o pai – Eric Goes – teve início a uma parceria com a empresa Un1que Football.

 

A Carreira de Rodrygo em Números

 

Santos

santos-logo

Categorias de Base

Depois de ingressar nas categorias de base do Santos e de firmar uma parceria com a Un1que Football, do agente Nick Arcuri, por intermédio do gestor de atletas Fabiano Gudjenian. O pai de Rodrygo, então atleta de futebol, confiou na empresa para condução da carreira da jovem promessa. Em conjunto, a família sempre participou e participa de todas as decisões.

A Un1que Football sempre teve uma boa relação com o Santos direcionou a carreira do garoto e deu todo suporte necessário para o desenvolvimento dentro e fora de campo. Rodrygo sempre foi monitorado por clubes grandes da Europa desde o início da carreira na base.

Depois de se destacar nas equipes sub-13 e sub-15 do Santos, Rodrygo também se destacou no time sub-17 ao lado do centroavante Yuri Alberto, o atacante era o principal goleador da equipe sub-17, alcançando estatísticas incríveis como 24 gols em 22 jogos pelo Campeonato Paulista Sub-17 de 2017. Em apenas uma partida, a joia santista marcou seis gols. Devido ao excelente desempenho nas categorias de base do clube santista, o atleta foi convocado para todas as seleções de base do Brasil.

Trechos retirados do Inovem e do Wikipedia

2017

Em 21 de julho de 2017, Rodrygo assinou o seu primeiro contrato profissional com o Santos. Um acordo de 5 anos com multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de 231,1 milhões de reais).

Em 01/04/2017, o jovem de 16 anos de Osasco foi promovido à equipe principal do “Peixe” por Elano, técnico interino naquela época. Três dias depois, em partida válida pela 32ª rodada do Brasileirão (Campeonato Brasileiro), Elano promoveu a estreia da joia ao colocá-lo no lugar de Bruno Henrique – atualmente joga pelo Flamengo – aos 44 minutos do segundo tempo. Quanto ao resultado dessa partida, vitória por 3-1 sobre o Atlético-MG.

Em 03/12/2017, em jogo da última rodada (38ª) dessa edição do Brasileirão, Elano deu uma nova oportunidade para Rodrygo e o colocou em campo no lugar de Jonathan Copete aos 25 minutos da segunda etapa, porém mesmo com ele em campo, Santos e Avaí empataram em 1-1.

Em suma, na sua 1ª temporada como profissional do Santos, Rodrygo Goes disputou apenas 2 jogos. Quanto ao Santos, terminou em 4º lugar no Campeonato Brasileiro e com isso se classificou para a fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2018 e foi eliminado nas quartas-de-finais da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista.

  • Números de Rodrygo na sua 1ª Temporada no Santos
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2017
2 20

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados.

2018

Rodrygo iniciou a temporada de 2018 como reserva. O novo técnico do Santos – Jair Ventura – ficou incumbido de “lapidar” o garoto. Era de praxe o novo comandante do Santos colocar o garoto em campo na segunda etapa das partidas.

Rodrygo celebrando o gol que marcou diante do Ituano

No dia 25 de janeiro de 2018, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos do Paulistão, o “Rayo” – Rodrygo – marcou o seu primeiro tento como profissional aos 46 minutos do segundo tempo e assim sendo, o Peixe venceu a Ponte Preta por 2-1 em Campinas. Três dias depois, em mais um jogo válido pela Campeonato Paulista, o jovem garoto de Osasco evitou a derrota do Santos em plena Vila Belmiro diante do Ituano ao marcar um tento aos 45 minutos da segunda etapa, em outras palavras, Santos e Ituano empataram em 1-1.

Veja Também!  Assistir Juventus x Lyon Futebol AO VIVO na TV hoje no Esporte Interativo no Facebook - Liga dos Campeões Futemax

Jair Ventura tentou lança-lo no time profissional aos poucos, alegando que a “prata da casa” não possuía suporte físico para jogar 90 minutos e que acelerar esse processo poderia “queimar etapas” na formação do atleta como jogador profissional, mas acabou sendo obrigado a dar sequência para o jovem jogador como titular após constantes pedidos de conselheiros, dirigentes e de torcedores.

Em 04/03/2018, em jogo da 10ª rodada da fase de grupos do Paulistão, Jair cedeu e escalou Rodrygo entre os titulares no clássico contra o Corinthians, ao qual as duas equipes empataram em 1-1 na Vila Belmiro. Três dias depois, o “Rayo” foi convocado para os jogos da seleção brasileira sub-20, porém foi dispensado pela CBF – entidade máxima do futebol brasileiro – à pedido de José Carlos Peres, presidente do Santos Futebol Clube.

Em 15/03/2018, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, Rodrygo marcou o segundo gol da vitória do Santos por 3-1 sobre o Nacional do Uruguai no estádio do Pacaembu.

Em 27/03/2018, no segundo confronto da semifinal do Campeonato Paulista, o “Rayo” marcou o seu primeiro gol em clássicos paulistas e assim sendo, o Santos venceu o Palmeiras por 2-1 e por ter devolvido o placar do primeiro confronto, as duas equipes tiveram de decidir o finalista nos pênaltis onde o Palmeiras levou a melhor e venceu por 5-3.

Em 15/04/2018, na estreia do “Peixe” nessa edição do Brasileirão, Rodrygo marcou o seu primeiro gol no campeonato, jogo no qual o Santos venceu o Ceará por 2-0 no estádio do Pacaembu.

Em 03/06/2018, em jogo da 9ª rodada do Brasileirão, o “Rayo” marcou o seu primeiro hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – da carreira na goleada por 5-2 sobre o Vitória e além dos 3 tentos, deu o passe para o gol de Gabriel Barbosa.

Após uma sequência de resultados ruins no mês de julho que deixou o Santos próximo da zona de rebaixamento, a pressão sobre Jair Ventura aumentou consideravelmente e assim sendo, em 23/07/2018 a diretoria do clube anunciou a sua demissão e 3 dias depois, o Santos anunciou Cuca como o novo treinador do time.

Em 02/12/2018, em partida válida pela última rodada desse Campeonato Brasileiro, Rodrygo marcou o seu último tento nessa temporada, porém mesmo com o gol dele, derrota por 2-1 ante o Sport.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa do “alvinegro praiano”, Rodrygo disputou 57 partidas, fez 12 gols e proveu 5 assistências. Quanto ao Santos, terminou o Campeonato Brasileiro em 10º lugar, chegou até as semifinais do Campeonato Paulista, chegou até as quartas de final da Copa do Brasil e foi eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores.

  • Números de Rodrygo na sua 2ª Temporada no Santos
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2018
57 *12 5 3 3900

* 12 gols dos quais 8 foram pelo Brasileirão, 3 pelo Campeonato Paulista e 1 pela Copa Libertadores

2019

Mesmo tirando o Santos da incômoda zona de rebaixamento, Cuca teve de deixar o Santos por ter problemas cardíacos, portanto por recomendação médica decidiu dar uma pausa na carreira por tempo indeterminado e assim sendo, a diretoria do Santos agiu rápido e em 17 de dezembro de 2018 anunciou a contratação do técnico argentino Jorge Sampaoli.

Sob o comando do novo treinador, Rodrygo marcou o seu primeiro tento nessa temporada em 18 de fevereiro de 2019, em partida válida pela 7ª rodada da fase de grupos do Paulistão, onde o Santos venceu o Guarani por 3-0.

Em 07/03/2019, na estreia do “Peixe” na Copa do Brasil, o “Rayo” marcou 1 dos gols da goleada por 4-0 sobre o América-RN.

Em 11/04/2019, em partida válida pela 3ª fase da Copa do Brasil, Rodrygo marcou um dos gols da vitória por 3-0 sobre o Atlético-GO na Vila Belmiro e com um placar agregado de 3-1 – o Santos perdeu o primeiro jogo por 1-0 -, o Santos avançou para a fase seguinte desse torneio e seis dias depois, enfrentou o adversário da 4ª fase, o Vasco, na Vila Belmiro e venceu o primeiro confronto por 2-0 com um gol de Rodrygo. No segundo confronto entre as duas equipes, mesmo com a vitória do Vasco no Rio de Janeiro por 2-1, o “alvinegro praiano” se classificou para as oitavas-de-finais desse torneio onde acabou sendo eliminado pelo Atlético-MG.

Veja Também!  Como assistir Manchester City x Real Madrid Futebol AO VIVO no Esporte Interativo – Champions League

Em 12/05/2019, em jogo da 4ª rodada do Brasileirão, Rodrygo marcou o seu último tento com a camisa do Santos no triunfo por 3-0 sobre o Vasco no Pacaembu e além do gol, contribuiu com assistências para os gols de Diego Pituca e de Yeferson Soteldo.

Em 26/05/2019, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, o “Rayo” jogou com a camisa do Santos na Vila Belmiro pela última vez. Quanto ao resultado da partida, empate em 0-0 com o Internacional.

  • Números de Rodrygo na sua 3ª e última Temporada no Santos
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2019
20 *5 4 5 1412

* 5 gols dos quais 3 foram pela Copa do Brasil, 1 pelo Brasileirão e 1 pelo Campeonato Paulista

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Rodrygo com a camisa do Santos
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 13 de junho de 2019 por Nação Santástica

 

Real Madrid

Real Madrid

2019-20

Rodrygo sendo apresentado como o mais novo reforço do Real Madrid

Em 15 de junho de 2018, o Real Madrid da Espanha anunciou a contratação de Rodrygo por 45 milhões de euros (cerca de 208 milhões de reais). O Santos recebeu 40 milhões de euros (186,2 milhões de reais), o equivalente a 80% da multa rescisória, mas o jovem garoto de Osasco só se apresentou aos “Blancos” – Real Madrid – em junho de 2019.

Depois de ter atuado na equipe principal do Real Madrid na pré-temporada, o jovem atacante de 18 anos fez a sua estreia pela equipe B dos merengues em 14 de setembro de 2019, jogo no qual o Real Madrid Castilla e o Unión Popular de Langreo empataram em 0-0.

Em 25/09/2019, em jogo da 6ª rodada da La Liga (Campeonato Espanhol), Zinedine Zidane – atual treinador do Real Madrid – promoveu a estreia de Rodrygo ao colocá-lo em campo aos 26 minutos do segundo tempo no lugar do compatriota Vinícius Júnior e no minuto seguinte, fez o seu primeiro gol pelo seu novo clube e assim sendo, vitória dos merengues por 2-0 sobre o Osasuna. Três dias depois, em partida válida pela 6ª rodada da 3ª divisão do futebol espanhol, Rodrygo jogou pela equipe B do Real Madrid e marcou o segundo gol da vitória por 3-1 sobre o CF Rayo Majadahonda. Após esse jogo, não atuou mais pela equipe B dos “Blancos”.

Em 22/10/2019, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), Zidane escalou Rodrygo como titular pela 1ª vez desde que o jovem atacante de 18 anos assinou com os merengues. Quanto ao resultado da partida, vitória por 1-0 sobre o Galatasaray da Turquia fora de casa.

Em 30/10/2019, em jogo da 11ª rodada da La Liga, o novo camisa 27 do Real Madrid – Rodrygo – ganhou nova chance entre os titulares e não decepcionou e marcou 1 dos gols da goleada por 5-0 sobre o Leganés, o seu 2º tento pela equipe principal dos “Blancos”.

Em 06/11/2019, em partida válida 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Rodrygo teve a sua melhor atuação pelo seu novo clube até aqui ao marcar um hat-trick na goleada por 6-0 sobre o Galatasaray no Santiago Bernabéu – estádio do Real Madrid – e além dos 3 tentos marcados nesse jogo, deu o passe para 1 dos 2 gols de Karim Benzema.

Com os 3 gols marcados diante do Galatasaray, o “Rayo” se tornou no brasileiro mais jovem a marcar um gol na Liga dos Campeões, aos 18 anos e 301 dias. Além dessa marca, Rodrygo também se tornou no segundo jogador mais jovem da história da competição, atrás de Raúl González, a marcar um hat-trick em uma partida e o mais novo a fazer um hat-trick de formas diferentes (de perna esquerda, de cabeça e de perna direita respectivamente).

Em 11/12/2019, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Rodrygo ganhou mais uma chance entre os titulares e mostrou serviço novamente ao marcar o primeiro gol da vitória dos “Blancos” por 3-1 sobre o Club Brugge da Bélgica fora de casa. Além do gol marcado, o camisa 27 também proveu assistência para o gol do compatriota Vinícius Júnior.

Em 12 de janeiro de 2020, em confronto válido pela final da Supercopa do Rei contra o rival Atlético de Madrid – torneio ganhou um novo formato -, Zidane colocou Rodrygo em campo aos 15 minutos da segunda etapa no lugar de Isco Alarcón e assim sendo, jogou o restante do tempo regulamentar e jogou também a prorrogação dessa decisão e com a persistência do empate em 0-0, as duas equipes tiveram de definir o campeão nos pênaltis e por falar em penalidades, o camisa 27 foi o segundo jogador da sua equipe a bater e também a converter a sua cobrança e com isso, vitória dos “Blancos” nos pênaltis por 4-1 e assim sendo, o Real Madrid era o campeão dessa edição da Supercopa da Espanha.

Veja Também!  Assistir AO VIVO Manchester City x Real Madrid Futebol Online hoje TNT e Esporte Interativo - Liga dos Campeões Futemax

Até aqui, Rodrygo Goes disputou 17 partidas pelo seu novo clube, marcou 7 tentos sendo 6 deles pela equipe principal e proveu duas assistências.

  • Números de Rodrygo na sua 1ª e atual Temporada no Real Madrid
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
17 *7 2 **1024

* 7 gols dos quais 4 foram pela UEFA Champions League, 2 pela La Liga e 1 pela 2ª División B

Títulos que conquistou no Real Madrid

  • Supercopa da Espanha 2019-20
  • O vídeo abaixo mostra os gols da goleada do Real Madrid por 6-0 sobre o Galatasaray, jogo no qual Rodrygo marcou 3 tentos
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 6 de novembro de 2019 por MUNDO DO FUTEBOL 

 

Números de Rodrygo na Seleção do Brasil

 

Brasil

Shirt badge/Association crest

Seleções de Base

Em 30 de março de 2017, quando Rodrygo ainda não havia jogado pelo profissional do Santos, foi convocado para a seleção sub-17 que estava para disputar o Torneio de Montaigu na França. Ele estreou no campeonato marcando o único gol de sua equipe na derrota por 2-1 ante a Dinamarca, e marcou mais 2 tentos contra Camarões e Estados Unidos respectivamente.

Em 7 de março de 2018, Rodrygo e Yuri Alberto, companheiro de Santos, foram convocados para os jogos da seleção brasileira sub-20, mas ambos foram cortados da equipe seis dias depois, após um pedido do presidente do Santos.

Em 15 de maio de 2019 foi convocado para a disputa do Torneio de Toulon na França, porém acabou sendo desconvocado após o Santos não cedê-lo e com isso, Paulinho do Bayer Leverkusen da Alemanha foi chamado para o seu lugar.

Foi convocado novamente em 20/09/2019 pelo técnico André Jardine para os amistosos da Seleção Olímpica, contra Venezuela e Japão. Fez sua estreia no dia 10 de outubro contra a Seleção Venezuelana.

Seleção Principal

Após as boas atuações com a camisa do Real Madrid, em 25/10/2019 Adenor Leonardo Bacchi que é popularmente conhecido como Tite e é o atual treinador da seleção principal do Brasil, anunciou a lista dos jogadores convocados para a disputa da decisão do Superclássico das Américas contra a Argentina e também para o amistoso contra a Coreia do Sul e o nome de Rodrygo estava presente nessa lista.

Em 15/11/2019, na decisão do Superclássico das Américas contra a Argentina, Tite colocou Rodrygo em campo aos 26 minutos do segundo tempo no lugar de Willian, mas mesmo com ele em campo, o Brasil não conseguiu reagir e assim sendo, vitória da seleção argentina por 1-0. Quatro dias depois, em amistoso contra a Coreia do Sul, Rodrygo entrou em campo aos 43 minutos da segunda etapa no lugar de Gabriel Jesus.

  • O vídeo abaixo mostra a estreia de Rodrygo Goes pela seleção principal do Brasil
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 15 de novembro de 2019 por NJR10HD3

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
2 21

 

Prêmios individuais

  • Revelação do Campeonato Paulista: 2018
  • 4° melhor jogador Sub-21 do mundo – France Football
  • Troféu Mesa Redonda (Revelação do Campeonato Brasileiro): 2018
  • 60 jovens promessas do futebol mundial de 2018 (The Guardian)

Considerações Finais

Com base em todos os números e dados apresentados até aqui pode-se concluir que Rodrygo Goes é um jogador que vinha sendo preparado para trilhar um caminho de sucesso, pois a Un1que Football gere a sua carreira desde os seus 11 anos de idade e além disso, Rodrygo é rápido, tem boa técnica, leitura de espaços e senso coletivo e costuma ter calma para buscar o melhor acabamento para as jogadas, sejam as finalizações, cruzamentos ou passes para gols.

E para vocês? Rodrygo Goes merece mais chances na Seleção Brasileira? Ele pode evoluir ainda mais?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui