Quando cita-se um dos melhores pontas africanos da atualidade, o nome de Riyad Mahrez que atualmente joga pelo Manchester City da Inglaterra e também pela seleção da Argélia, deve ser levado em conta.

Riyad Karim Mahrez nasceu em 21/02/1991 em Sarcelles na França, mas convém lembrar que tanto o pai como a mãe são argelinos. Antes de chegar ao Manchester City, Mahrez iniciou a sua carreira como profissional no modesto Quimper. Porém, o que mais se sabe sobre Mahrez? Por quais clubes ele atuou até aqui? Quais feitos atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil 

Riyad Mahrez aos 11 anos de idade

Apesar de ter nascido em Sarcelles na França, os pais de Mahrez não são franceses: o pai é argelino e a mãe é marroquina. Seu pai, Ahmed, era de Beni Snous do distrito de Tlemcen na Argélia. Apesar de ter passado a maior parte da sua infância em terras francesas, Mahrez costumava passar as férias com a sua família na Argélia. Também é importante mencionar que Wissam Ben Yedder – atualmente joga pelo Monaco – era um dos seus amigos de infância.

Em 2004, Mahrez ingressou nas categorias de base de um clube local, o AAS Sarcelles, no entanto, 2 anos depois (2006), ocorreu algo que mudou a sua vida, seu pai morreu de ataque cardíaco. Posteriormente, ele tomou a seguinte decisão: “eu não sei se comecei a ficar mais sério, mas após a morte do meu pai as coisas começaram a valer para mim. Talvez na minha cabeça eu quisesse mais”.

Ainda convém lembrar que o pai de Riyad Mahrez já foi jogador de futebol, costumava jogar no seu país de origem, na Argélia. Essa foi uma das razões que levou Mahrez a escolher a Seleção Argelina ao invés da Seleção Francesa.

 

A Carreira de Riyad Mahrez em Números

 

Quimper

2009-10

Após a sua chegada ao AAS Sarcelles em 2004, entre os seus 12 e 16 anos de idade, Mahrez passou a jogar como atacante, mas quando necessário também atuava como meia. Devido a sua estatura e ao seu físico, foi rejeitado pelos grandes clubes, contudo compensava isso com velocidade e boa técnica. Em 2009, Mahrez ingressou no modesto Quimper Kerfeunteun Football Club, clube que é popularmente conhecido como Quimper e que disputava a 4ª divisão do futebol francês. Nessa época, Mahrez recebia um salário mensal de 700 euros (cerca de 3,9 mil reais) e atuava ao lado de Mathias Pogba (irmão de Paul Pogba).

Na sua única temporada com a camisa QKFC (Quimper), Riyad Mahrez disputou 27 partidas e marcou 1 tento. Quanto ao Quimper, terminou em 17º lugar no grupo D e como consequência por ter terminado o campeonato entre os 3 últimos do grupo, o clube acabou sendo rebaixado para uma Liga Regional do Francês (5ª divisão).

  • Números de Mahrez na sua 1ª e única temporada no Quimper
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
27 *1 ? ? ? ?

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* Gol válido pelo Championnat National 2

Le Havre

2010-11

Riyad Mahrez sendo apresentado como o mais novo reforço do Le Havre

Durante o verão do ano de 2010, clubes como Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha observaram Mahrez de perto, mas mesmo com o interesse desses 2 grandes clubes franceses, ele preferiu aceitar a oferta de um clube que disputava a 2ª divisão do futebol francês, o Le Havre.

Assim que chegou ao seu novo clube, Mahrez começou a jogar na equipe b (Le Havre II) que disputava a 4ª divisão do futebol francês, com a qual fez 10 gols na primeira metade dessa temporada. Suas atuações levaram os líderes do Le Havre a oferecer-lhe um contrato profissional de 3 anos no início do ano de 2011.

Na segunda metade dessa temporada, Mahrez marcou mais 3 gols e com isso, encerrou essa temporada com 32 jogos disputados e 13 tentos marcados. Quanto ao Le Havre, terminou em 11º lugar no grupo A e em decorrência disso, não obteve acesso para a 3ª divisão do futebol francês, mas também não caiu para a 5ª divisão.

  • Números de Mahrez na sua 1ª Temporada no Le Havre
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
32 *13 ? ? ? ?

* Gols válidos pelo Championnat National 2

2011-12

Depois de se destacar pela equipe b do Le Havre, Cédric Daury – técnico do Le Havre naquela época – integrou Mahrez ao elenco principal do time e na estreia da equipe na Ligue 2 (2ª divisão do futebol francês) em 29 de julho de 2011, o treinador o colocou em campo aos 35 minutos do segundo tempo no lugar do atacante Yohann Rivière que marcou o gol que definiu o placar da partida, vitória do “club doyen” – Le Havre – por 2-1 sobre o Angers. Na rodada seguinte em 05/08/2011, o argelino ganhou mais minutos em campo quando entrou no lugar de James Fanchone ainda aos 20 minutos do primeiro tempo, porém foi substituído por Franck Julienne aos 24 minutos da segunda etapa. Quanto ao resultado do jogo da 2ª rodada, empate em 1-1 com o Laval.

Após o empate com o Laval na 2ª rodada da Ligue 2, Cédric Daury passou a não relacionar mais Mahrez para os jogos do Le Havre, especula-se que o treinador tomou essa decisão por considerá-lo frágil demais para os jogos da Ligue 2 e também disse que o certo era esperar até a temporada seguinte já que a saída do atacante Ryan Mendes era iminente e com isso, haveria mais tempo e oportunidades para testá-lo. Assim sendo, Mahrez voltou a atuar na 4ª divisão do futebol francês.

Depois de se destacar no Le Havre II com 11 tentos em 28 jogos, Mahrez voltou a ser relacionado para os jogos do time principal do Le Havre e sendo assim, em 30 de abril de 2012, em partida válida pela 35ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Francês, Cédric Daury o escalou pela primeira vez como titular e ele jogou os 90 minutos desse jogo, no entanto na estreia de Mahrez como titular, o “club doyen” perdeu para o Lens por 2-0. Nas 3 rodadas seguintes – as 3 últimas rodadas do campeonato -, o argelino atuou como titular e no jogo da 37ª rodada diante do Laval, deu o passe para o gol de Ryan Mendes e com isso, o Le Havre venceu por 2-0.

Em suma, nessa temporada o Le Havre II terminou em 10º lugar no grupo D da 4ª divisão, já a equipe principal do clube terminou em 15º lugar na 2ª divisão, 3 posições acima da zona de rebaixamento.

  • Números de Mahrez na sua 2ª Temporada no Le Havre
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
37 *11 **1 **0 **0 **441

* Gols válidos pelo Championnat National 2

** conta-se apenas os dados da equipe principal do Le Havre

2012-13

Diferentemente das duas temporadas anteriores, dessa vez Mahrez passou a integrar em definitivo o time principal da equipe normanda (Le Havre), porém na estreia dele como titular e do time nessa edição da Ligue 2 em 27 de julho de 2012, derrota por 2-1 ante o Arles em pleno Stade Océane (estádio do Le Havre).

Em 07/08/2012, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da Liga Francesa, Le Havre e Tours empataram em 3-3 no tempo regulamentar, na prorrogação o placar se manteve o mesmo e com a persistência do empate, as duas equipes tiveram de definir o classificado para a próxima fase nos pênaltis, embora Mahrez tenha convertido a sua penalidade, o Le Havre perdeu por 5-4 nessa disputa e sendo assim, estava eliminado desse torneio.

Em 28/09/2012, em jogo da 9ª rodada da Ligue 2, o argelino entrou em campo aos 13 minutos do segundo tempo no lugar do meia Alexandre Bonnet e 5 minutos depois, marcou o gol que evitou a derrota do Le Havre diante do Châteauroux fora de casa; esse jogou acabou empatado em 1-1. Na rodada seguinte em 05/10/2012, Mahrez entrou em campo logo após o intervalo no lugar do volante Jean-Pascal Fontaine e aos 13 minutos da segunda etapa, marcou o gol que definiu o placar dessa partida, vitória do Le Havre por 2-1 sobre o Auxerre.

Após os 2 gols marcados em 2 jogos seguidos, Mahrez passou a ser o titular do time, no entanto, isso só durou por 3 rodadas. Após a derrota para o Clermont Foot por 3-1 em pleno Stade Océane, Cédric Daury foi demitido e enquanto o clube não encontrava outro técnico, o time foi comandado interinamente por Christophe Revault até o fim da primeira metade dessa temporada. Antes do início do ano de 2013, o Le Havre anunciou Erick Mombaerts como o novo técnico do time.

Após a chegada desse novo treinador, o ponto de virada na carreira de Mahrez teve início e sendo assim, em 5 de janeiro de 2013 em confronto válido pela 1ª fase da Copa da França, o argelino marcou o seu 3º tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o ASM Belfort. Posteriormente, o time normando foi eliminado pelo Évian nas oitavas de final dessa competição.

Em 12/04/2013, em jogo da 32ª rodada da Ligue 2, o camisa 22 do Le Havre – Mahrez – marcou o seu 4º tento na temporada e com isso, evitou a derrota ante o Clermont Foot, jogo acabou empatado em 1-1.

Em 26/04/2013, em partida válida pela 34ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Francês, Mahrez marcou o seu último tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Tours.

Em suma, na sua 3ª temporada com a camisa do time normando, Riyad Mahrez disputou 38 partidas, fez 5 gols e proveu 6 assistências. Quanto ao Le Havre, terminou em 6º lugar na 2ª divisão do Campeonato Francês – 3 posições abaixo do grupo de acesso a primeira divisão -, chegou até as oitavas de final da Copa da França e caiu na 1ª fase da Copa da Liga Francesa.

  • Números de Mahrez na sua 3ª Temporada no Le Havre
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
38 *5 6 3 2399

* 5 gols dos quais 4 foram pela Ligue 2 e 1 pela Copa da França

2013-14

Em 6 de agosto de 2013, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da Liga Francesa, Mahrez marcou o seu primeiro tento nessa temporada no triunfo do time normando por 3-2 sobre o Niort. No confronto da fase seguinte em 27/08/2013, o camisa 22 do Le Havre marcou o seu primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – e sendo assim, empate em 2-2 com o Amiens no tempo regulamentar, porém o time normando levou mais um gol na prorrogação e com a derrota por 3-2, foi eliminado dessa competição.

Em 14/09/2013, em jogo da 6ª rodada da Ligue 2, Mahrez foi um dos destaques da goleada por 6-2 sobre o Lens com um gol e duas assistências (para 1 dos 2 gols de Walid Mesloub e para o gol de Moussa Sao). Dez dias depois – 24/09/2013 -, o camisa 22 marcou o seu último tento com a camisa do Le Havre no triunfo por 1-0 sobre o Istres no Stade Océane.

Em 20/12/2013, em partida válida pela 18ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Francês, o argelino jogou a sua última partida com a camisa do Le Havre, a qual o time venceu o Auxerre por 2-0.

Antes de se transferir para um clube da Inglaterra, Mahrez criticou a Ligue 2 dizendo que os times se defendiam demais e que os times buscavam vitórias por 1-0 ou empates sem gols.

  • Números de Mahrez na sua 4ª e última Temporada no Le Havre
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
19 *5 5 2 1490

* 5 gols dos quais 3 foram pela Copa da Liga Francesa e 2 pela Ligue 2

 

Leicester

2013-14

Enquanto Mahrez jogava pelo Le Havre, Steve Walsh – olheiro do Leicester – estava monitorando um dos seus ex-companheiro de time (Ryan Mendes), mas ficou mesmo impressionado com o ponta argelino. Até então, Mahrez nunca tinha ouvido falar do Leicester, clube no qual ele inicialmente supunha ser um time de râguebi.

Mahrez sendo apresentado como o mais novo reforço do Leicester

Em 11 de janeiro de 2014, Mahrez assinou um contrato de 3 temporadas e meia com o clube inglês. Estima-se que o Leicester tenha desembolsado 500 mil euros (cerca de 2,8 milhões de reais) para ter o argelino em seu plantel. Porém, seus amigos e familiares eram inicialmente contra à mudança dele para o futebol inglês devido ao seu porte físico, acreditando que seu estilo de jogo seria mais adequado para o futebol espanhol.

Antes de jogar pelo time principal do Leicester, Mahrez jogou duas partidas pelo time sub-21 onde fez 1 gol na vitória por 2-1 sobre o West Bromwich em 20/01/2014. Cinco dias depois de marcar um tento pelo time sub-21 dos “Foxes” – Leicester -, o ponta argelino fez a sua estreia pelo novo clube em uma partida válida pela 27ª rodada da Championship (2ª divisão do futebol inglês), ao qual ele entrou em campo aos 34 minutos da segunda etapa no lugar de Lloyd Dyer. Quanto ao resultado do jogo, vitória do Leicester por 2-0 sobre o Middlesbrough no King Power Stadium (estádio do Leicester).

Veja Também!  Como assistir Galvez x Atlético-AC Futebol AO VIVO – Campeonato Brasileiro Série D 2020
Mahrez celebrando o gol marcado contra o Nottingham Forest

Em 19/02/2014, em jogo da 31ª rodada da Championship, o novo camisa 26 dos Foxes – Mahrez – entrou em campo aos 25 minutos do segundo tempo no lugar de Anthony Knockaert e 12 minutos depois, fez o gol que impediu a derrota da sua equipe no jogo; empate em 2-2 com o Nottingham Forest fora de casa.

Após 5 partidas e 1 gol marcado, Mahrez ganhou a confiança de Nigel Pearson – técnico do Leicester naquela época – e com isso, passou a escalá-lo entre os titulares e na estreia dele como titular em 01/03/2014, vitória por 3-0 sobre o Charlton.

Em 15/03/2014, em partida válida pela 36ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Inglês, o camisa 26 dos Foxes foi um dos destaques do triunfo por 3-1 sobre o Blackpool com 1 gol e uma assistência (para o gol do zagueiro Wes Morgan).

Em 04/04/2014, em jogo da 40ª rodada da Championship, Mahrez marcou o seu 4º e último tento com a camisa dos Foxes nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Sheffield Wednesday.

Ao término dessa temporada, Riyad Mahrez disputou 19 partidas, fez 4 gols e proveu 5 assistências. Quanto ao Leicester, terminou na liderança da Championship 2013-14 e com isso, além de ter sido o campeão, também obteve acesso para a Premier League (elite do Campeonato Inglês), competição na qual retornou após uma ausência de 10 anos.

  • Números de Mahrez na sua 1ª Temporada no Leicester
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
21 *4 5 1328

* 4 gols dos quais 3 foram pela Championship e 1 pela Premier League Sub-21

2014-15

Mahrez estreou na Premier League em 16 de agosto de 2014, jogo no qual Everton e Leicester empataram em 2-2.

Em 04/10/2014, em jogo da 6ª rodada da Premier League, o camisa 26 dos Foxes marcou o seu primeiro tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Burnley. Além do gol, também proveu assistência para o gol de Jeffrey Schlupp.

Em 28/12/2014, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Inglês, o Leicester acabou com uma sequência ruim de resultados com uma vitória por 1-0 sobre o Hull City fora de casa. Vale destacar que o autor do gol da vitória dos Foxes nessa partida foi Riyad Mahrez.

Após o triunfo sobre o Hull City, o Leicester teve mais uma sequência de resultados ruins e como consequência, amargou a lanterna do campeonato por muitas rodadas, mas após a vitória por 2-1 sobre o West Ham na 31ª rodada, os Foxes engataram uma sequência de vitórias e sendo assim, evitaram um retorno precoce a Championship. Em 9 de maio de 2015, em jogo da 36ª rodada da Premier League, o camisa 26 dos Foxes marcou o seu primeiro e único doblete nessa temporada e com isso, vitória por 2-0 sobre o Southampton no King Power Stadium.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Foxes, Riyad Mahrez disputou 32 jogos, fez 4 gols e proveu 3 assistências. Quanto ao Leicester, terminou em 14º lugar na Premier League, chegou até as oitavas de final da Copa da Inglaterra e caiu na 2ª fase da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Mahrez na sua 2ª Temporada no Leicester
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
32 *4 3 1 2242

* Gols válidos pela Premier League

2015-16

Mesmo tendo conseguido evitar o rebaixamento do Leicester para a 2ª divisão, Nigel Pearson foi demitido do cargo de treinador do clube após uma polêmica envolvendo o filho dele numa turnê pós-temporada na Tailândia e com a saída dele, quem assumiu o comando do time foi o italiano Claudio Ranieri.

Antes do início dessa temporada, Mahrez assinou um novo contrato com os Foxes no qual estendeu o seu vínculo com o clube até o ano de 2019.

Em 8 de agosto de 2015, na estreia do Leicester nessa edição da Premier League, o camisa 26 foi o principal destaque da vitória por 4-2 sobre o Sunderland, marcou o segundo e o terceiro gol do time no jogo. Nas duas rodadas seguintes do campeonato, 2 gols de Mahrez; gol na vitória por 2-1 sobre o West Ham e gol no empate em 1-1 com o Tottenham.

Depois de marcar 4 gols nos 4 primeiros jogos do Leicester na temporada 2015-16, Mahrez foi indicado ao prêmio de Jogador do Mês da Premier League, mas foi André Ayew do Swansea que foi eleito o Melhor Jogador do Mês de Agosto da Premier League 2015-16.

Em 19/09/2015, em jogo da 6ª rodada da Premier League, o camisa 26 dos Foxes marcou o seu 5º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Stoke City.

Em 31/10/2015, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Inglês, Mahrez marcou o seu 2º doblete nessa temporada na vitória por 3-2 sobre o West Bromwich fora de casa.

Em 05/12/2015, em jogo da 15ª rodada da Premier League, pela primeira vez na sua carreira, Mahrez marcou um hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – e sendo assim, vitória dos Foxes por 3-0 sobre o Swansea em pleno Liberty Stadium (estádio do Swansea). Vale ressaltar que Mahrez estabeleceu um novo recorde, tornou-se o primeiro argelino da história a marcar um hat-trick na Premier League. Nas duas rodadas seguintes do campeonato, o camisa 26 do Leicester marcou 3 tentos; 1 gol e uma assistência no triunfo por 2-1 sobre o Chelsea e 2 gols na vitória por 3-2 sobre o Everton em pleno Goodison Park.

Mahrez e seus parceiros de meio-campo Marc Albrighton, N’Golo Kanté e Danny Drinkwater receberam diversos elogios por suas atuações e entrosamento na primeira metade dessa temporada, e o técnico Claudio Ranieri descreveu Mahrez e o atacante Jamie Vardy como “inestimáveis” antes da abertura da janela de transferências de inverno que abre no início do mês de janeiro e termina no final desse mesmo mês.

Em janeiro de 2016, o valor de transferência de Mahrez aumentou de 4,5 milhões para 30,1 milhões de libras (cerca de 195,7 milhões de reais), classificando-o entre os 50 jogadores mais valiosos da Europa. No mesmo ano, a popularidade de Mahrez em sua terra natal levou o Leicester a ter quase três vezes mais fãs no Facebook da Argélia do que no Reino Unido. A barbearia em Sarcelles que ele costumava frequentar desde a infância, tornou-se um destino para fãs de lugares tão distantes, há relatos de fãs vindo da Bélgica, desejando o mesmo corte de cabelo que ele.

Em 06/02/2016, em jogo da 25ª rodada da Premier League, o camisa 26 dos Foxes marcou o seu 15º tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Manchester City no Etihad Stadium. Além do gol marcado, o argelino também contribuiu com assistência para 1 dos 2 gols do zagueiro Robert Huth.

Mahrez foi um dos 4 jogadores de Leicester nomeados na equipe do ano da Premier League em abril de 2016 e, mais tarde nesse mesmo mês, ganhou o prêmio de jogador do ano da PFA. Ele foi o primeiro africano a ganhar o prêmio. Posteriormente, em 24/04/2016, em jogo da 35ª rodada da Premier League, o argelino marcou o seu último tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Swansea no King Power Stadium.

Quando o Leicester terminou a temporada como campeão da Premier League 2015-16, Mahrez se tornou o primeiro argelino a ganhar uma medalha da Premier League.

Mahrez e os jogadores do Leicester celebrando a conquista do título da Premier League 2015-16

Em suma, na sua 3ª temporada com a camisa dos Foxes, Riyad Mahrez disputou 39 jogos, fez 18 gols – sendo 17 pela Premier League, o que fez dele no 5º maior goleador do campeonato, ficando atrás apenas de Harry Kane do Tottenham (25 gols), Sergio Agüero do Manchester City e Jamie Vardy, seu companheiro de equipe (ambos marcaram 24 gols cada) e de Romelu Lukaku do Everton (18 gols) respectivamente – e proveu 11 assistências, isso fez dele o 5º jogador que mais proveu assistências na Premier League 2015-16 ao lado de James Milner do Liverpool e de David Silva do Manchester City.

  • Números de Mahrez na sua 3ª Temporada no Leicester
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
39 *18 11 1 3128

* 18 gols dos quais 17 foram pela Premier League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2016-17

Na estreia do Leicester nessa edição da Premier League em 13 de agosto de 2016, Mahrez marcou o único gol do time na derrota por 2-1 ante o Hull City fora de casa. Ainda no mesmo mês (agosto de 2016), o argelino assinou um novo contrato com os Foxes no qual estendeu o seu vínculo com o clube por mais 4 anos.

Em 14/09/2016, na estreia do Leicester na fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), o camisa 26 marcou o seu primeiro doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Club Brugge da Bélgica.

Em 18/10/2016, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o argelino marcou o único gol da vitória dos Foxes sobre o Copenhague da Dinamarca no King Power Stadium. Posteriormente, ele foi nomeado para o prêmio FIFA Ballon d’Or nesse mesmo mês (outubro de 2016), terminando em sétimo.

Em 19/11/2016, em jogo da 12ª rodada da Premier League, Mahrez marcou o seu 5º tento nessa temporada, mas mesmo com ele se destacando, o Leicester perdeu por 2-1 para o Watford. Na rodada seguinte da Premier League, o argelino marcou um dos gols do empate em 2-2 com o Middlesbrough no King Power Stadium.

No mês de dezembro de 2016, Mahrez ganhou o prêmio de Melhor Jogador de Futebol Africano da BBC.

Em 22 de fevereiro de 2017, no primeiro confronto das oitavas de final da UEFA Champions League, o Leicester perdeu para o Sevilla da Espanha por 2-1 fora de casa. Após esse revés e uma sequência de resultados ruins na Premier League, isso culminou na demissão de Claudio Ranieri e com a saída dele, Craig Shakespeare que até então era interino, passou a comandar o time. Posteriormente, proveu assistência para o gol de Wes Morgan no triunfo por 2-0 sobre o time espanhol no segundo confronto e com esse resultado, os Foxes se classificaram para a fase seguinte do torneio, onde foram eliminados por um outro time espanhol, o Atlético de Madrid.

Mahrez não fez uma grande temporada, especialmente com o declínio do Leicester em relação a temporada anterior, mas ajudou na chegada do time nas quartas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez.

Em 06/05/2017, em jogo da 36ª rodada da Premier League, Mahrez chegou a marca de 100 jogos nessa competição e celebrou essa ocasião com um gol na goleada por 4-0 sobre o Watford.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Foxes, Riyad Mahrez disputou 47 partidas, fez 10 gols e proveu 7 assistências. Quanto ao Leicester, além de ter chegado nas quartas de final da Liga dos Campeões, foi vice-campeão da FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra), terminou em 12º lugar no Campeonato Inglês, foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Inglaterra e caiu na 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Mahrez na sua 4ª Temporada no Leicester
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
47 *10 7 5 3766

* 10 gols dos quais 6 foram pela Premier League e 4 pela UEFA Champions League

2017-18

No final da temporada 2016-17, Mahrez anunciou que desejava deixar o clube. Após o anúncio, Arsène Wenger – técnico do Arsenal naquela época – manifestou o seu interesse em ter o argelino no seu clube e além disso, a Roma da Itália também havia feito uma oferta que foi rejeitada em julho de 2017.

Em agosto do mesmo ano (2017), Mahrez falou de seu “foco”, apesar de seu futuro incerto no clube. A Federação de Futebol da Argélia informou em 31/08/2017, o último dia da janela de transferências de verão, que havia permitido que ele deixasse a concentração da seleção para que ele viajasse rapidamente para a Europa para concluir a sua transferência para um clube interessado; essa transferência não se concretizou.

Em 16/10/2017, em jogo da 8ª rodada da Premier League, o camisa 26 dos Foxes marcou o seu primeiro tento nessa temporada no empate em 1-1 com o West Bromwich no King Power Stadium. No dia seguinte, o Leicester anunciou a demissão de Craig Shakespeare.

Em 24/10/2017, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa, o argelino marcou o seu 2º tento nessa temporada na temporada no triunfo por 3-1 sobre o Leeds United. No dia seguinte após esse jogo, o Leicester anunciou que Claude Puel seria o novo treinador do time. Posteriormente, o Leicester foi eliminado na fase seguinte pelo Manchester City nos pênaltis.

Veja Também!  Como assistir Swansea City x Blackburn Rovers Futebol AO VIVO - Championship 2020

Em 04/11/2017, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Inglês, Mahrez marcou o segundo gol dos Foxes no empate em 2-2 com o Stoke City fora de casa.

Em 28/11/2017, em jogo da 14ª rodada da Premier League, o argelino marcou no final do primeiro tempo o segundo gol do triunfo do Leicester por 2-1 sobre o Tottenham.

Em 09/12/2017, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 26 dos Foxes marcou o seu 5º tento nessa temporada na vitória por 3-2 sobre o Newcastle em pleno St James’ Park. Quatro dias depois, em mais uma partida do Campeonato Inglês, ele marcou o primeiro gol do Leicester na goleada por 4-1 sobre o Southampton.

Em janeiro de 2018, Mahrez novamente solicitou uma transferência para outro clube e um dos clubes interessados era o Manchester City, porém as negociações não avançaram e ele teve de ficar no Leicester e em decorrência disso, mostrou a sua insatisfação e começou a faltar aos treinos. Como consequência, não foi relacionado para os jogos contra Everton e Swansea respectivamente, jogos da 25ª e 26ª rodadas da Premier League.

Com a ausência do argelino, o time não obteve bons resultados e após uma conversa interna, ele foi reintegrado ao time, porém no seu retorno, o Leicester tomou uma “enxurrada” de gols do Manchester City; perdeu por 5-1 no Etihad Stadium.

Em 03/03/2018, em jogo da 29ª rodada da Premier League, Mahrez foi o responsável por evitar a derrota do Leicester diante do Bournemouth no King Power Stadium, pois marcou esse tento aos 52 minutos do segundo tempo; esse jogo acabou empatado em 1-1. Uma semana depois, em partida válida pela rodada seguinte da Premier League, ele marcou um gol e proveu uma assistência – para o gol de Jamie Vardy – na goleada por 4-1 sobre o West Bromwich.

Em 13/05/2018, em jogo da última rodada (38ª) da Premier League, o que também foi o último jogo do argelino com a camisa dos Foxes, fez 1 gol e proveu assistências para os 2 gols de Vardy na derrota por 5-4 ante o Tottenham no Wembley, em Londres.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos Foxes, Riyad Mahrez disputou 41 jogos, fez 13 gols – sendo 12 destes marcados na Premier League, o que o tornou no 10º maior goleador do campeonato ao lado de Eden Hazard do Chelsea, Glenn Murray do Brighton e de Heung-min Son do Tottenham – e proveu 13 assistências, sendo 10 pela Premier League, o que o tornou no 5º jogador que mais proveu assistências no campeonato ao lado de Christian Eriksen e Dele Alli do Tottenham, Mohamed Salah do Liverpool e de Paul Pogba do Manchester United. Quanto ao Leicester, terminou em 9º lugar no Campeonato Inglês e chegou até as quartas-de-finais da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Mahrez na sua 5ª e última Temporada no Leicester
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
41 *13 13 2 3339

* 13 gols dos quais 12 foram pela Premier League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

Títulos que conquistou no Leicester

  • Championship 2013-14
  • Premier League 2015-16
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Mahrez com a camisa do Leicester
  • Esse vídeo foi publicado no YouTube em 7 de setembro de 2019 por AGC Productions

 

Manchester City

2018-19

Mahrez sendo apresentado como o mais novo reforço do Manchester City

Apesar de não ter sido bem sucedido na janela de transferência de inverno em janeiro, o Manchester City ainda não havia desistido de Riyad Mahrez e sendo assim, em 10 de julho de 2018, confirmou a assinatura do argelino com o clube. Os Cityzens – Manchester City – tiveram de desembolsar 60 milhões de libras (cerca de 392,2 milhões de reais) para ter o ponta argelino em seu plantel por 5 temporadas. Ainda convém lembrar que essa taxa de transferência fez de Mahrez o jogador africano mais caro da história e além disso, a contratação mais cara do Manchester City e uma taxa de transferência recorde recebida pelo Leicester. Mahrez também afirmou que queria ser campeão da Liga dos Campeões com o City.

Em 05/08/2018, Pep Guardiola promoveu a estreia de Mahrez o escalando como titular na decisão da Supercopa da Inglaterra, ao qual o Manchester City venceu o Chelsea por 2-0 no estádio do Wembley em Londres e com isso, o argelino conquistou o seu primeiro título pelo novo clube. Apesar de ter estreado como titular, Mahrez teria de disputar a titularidade com outros grandes nomes do time.

Em 22/09/2018, em jogo da 6ª rodada da Premier League, Mahrez entrou em campo aos 16 minutos da segunda etapa no lugar de Sergio Agüero e marcou os seus 2 primeiros tentos pelo novo clube e sendo assim, goleada por 5-0 sobre o Cardiff. Três dias depois, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa, iniciando a partida como titular, o argelino marcou o seu 3º tento com a camisa dos Cityzens nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Oxford United.

Em 20/10/2018, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Inglês, o novo camisa 26 dos Cityzens – Mahrez – ganhou uma chance entre os titulares e não decepcionou e marcou o 4º gol da goleada por 5-0 sobre o Burnley no Etihad Stadium. Na rodada seguinte em 29/10/2018, o argelino marcou o único gol da vitória sobre o Tottenham fora de casa. Ele dedicou esse gol diante do Tottenham a Vichai Srivaddhanaprabha, ex-proprietário do seu clube anterior, Leicester, que havia morrido recentemente em um acidente de helicóptero.

Em 07/11/2018, em confronto válido pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Mahrez foi um dos principais destaques na goleada por 6-0 sobre o Shakhtar Donetsk da Ucrânia no Etihad Stadium com 1 gol e duas assistências; passe para 1 dos 3 gols de Gabriel Jesus e passe para o gol de David Silva.

Em 16 de fevereiro de 2019, em partida válida pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra, o novo camisa 26 dos Cityzens marcou o seu 10º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Newport County.

Em 12/05/2019, em jogo da última rodada da Premier League, o argelino marcou o seu último tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Brighton. Além do gol marcado, proveu assistência para o gol do zagueiro Aymeric Laporte. Seis dias depois (18/05/2019), o Manchester City goleou o Watford por 6-0 na final da Copa da Inglaterra e sendo assim, se sagrou campeão desse torneio pela 6ª vez na sua história.

No final de sua 1ª temporada no Manchester City, apesar de ter um “tempo de jogo limitado” (começou como titular em apenas 14 jogos), Mahrez conquistou o título da Premier League pela segunda vez e a primeira no Manchester City, se tornando o 2º Jogador africano para ganhar o título por 2 clubes diferentes depois de Kolo Touré. Mahrez disse que não deixaria o City apesar de ainda não ter se firmado como titular no time, alegando que sabia que sua 1ª temporada seria difícil e que ele havia chegado a um time estável com bons jogadores, mas confiava em seu potencial.

Após a goleada sobre o Watford, ele se tornou o primeiro jogador africano a conquistar a “tríplice coroa inglesa”, já que o Manchester City venceu todas as competições em solo inglês. No entanto, a “alegria” só não foi completa porque o City foi eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões.

  • Números de Mahrez na sua 1ª Temporada no Manchester City
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
44 *12 12 1 2581

* 12 gols dos quais 7 foram pela Premier League, 2 pela Copa da Inglaterra, 2 pela Copa da Liga Inglesa e 1 pela UEFA Champions League

2019-20

Mahrez perdeu o primeiro jogo do Manchester City nessa temporada, a decisão da Supercopa da Inglaterra contra o Liverpool em 4 de agosto de 2019, devido a preocupações com os medicamentos que lhe haviam sido dados pelos médicos da Seleção Argelina. Poupado do primeiro jogo do City nessa temporada por precaução, Mahrez jogou na estreia dos Cityzens nessa edição da Premier League em 10/08/2019 e teve uma grande atuação, proveu assistências para 2 dos 3 gols de Raheem Sterling e sofreu o pênalti que foi convertido por Agüero na goleada por 5-0 sobre o West Ham no Etihad Stadium.

Em 18/09/2019, na estreia do Manchester City na fase de grupos da UEFA Champions League, o argelino marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Shakhtar Donetsk da Ucrânia fora de casa. Além do gol, também contribuiu com assistência para o gol de İlkay Gündoğan. Três dias depois, em jogo válido pela 6ª rodada da Premier League, o camisa 26 dos Cityzens fez o terceiro gol da goleada por 8-0 sobre o Watford, sofreu um pênalti que foi convertido por Sergio Agüero e deu o passe para o gol de Kevin De Bruyne. Na rodada seguinte do campeonato em 28/09/2019, o argelino fez o seu 3º gol nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Everton em pleno Goodison Park.

Após o gol marcado diante do Everton, Mahrez só voltou a balançar as redes na 13ª rodada da Premier League em 23/11/2019, quando o City venceu o Chelsea por 2-1.

Em 03/12/2019, em jogo da 15ª rodada da Premier League, o argelino marcou o seu 5º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Burnley em pleno Turf Moor (estádio do Burnley).

Em 12 de janeiro de 2020, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 26 dos Cityzens marcou o seu primeiro doblete nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o Aston Villa. Além dos 2 gols, também contribuiu com assistência para 1 dos 3 gols de Sergio Agüero.

Até aqui, Riyad Mahrez marcou 9 gols e proveu 14 assistências – 8 pela Premier League, o que o torna no 3º jogador que mais prove assistências, está atrás apenas de Kevin De Bruyne (16 assistências) e de Trent Alexander-Arnold do Liverpool (12 assistências) – em 37 partidas disputadas.

  • Números de Mahrez na sua 2ª e atual Temporada no Manchester City
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
37 *9 14 1 **2430

* 9 gols dos quais 7 foram pela Premier League, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

** a temporada 2019-20 estava em andamento, mas devido à pandemia do COVID-19 (Coronavírus), essa temporada está momentaneamente suspensa

Títulos que conquistou no Manchester City

  • Premier League 2018-19
  • FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra) 2018
  • Copa da Inglaterra 2018-19 e 2019-20
  • Copa da Liga Inglesa 2018-19
  • O vídeo abaixo mostra 15 dos 21 gols que Mahrez marcou com a camisa do Manchester City
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 5 de outubro de 2019 por NBM football

 

Números de Mahrez na Seleção Argelina

 

Argélia

Seleção Principal

Em novembro de 2013, Riyad Mahrez expressou o seu desejo de atuar pela seleção do país de seu pai, a Argélia, mesmo tendo nascido na França.

Em maio do ano seguinte (2014), Mahrez foi incluído na lista provisória para a disputa a edição dessa Copa do Mundo que realizar-se-ia no Brasil.

Em 31/05/2014, Mahrez fez a sua estreia pelos “Fennecs” – Argélia – como titular em um amistoso antes do início da Copa do Mundo contra a Armênia, ao qual a Seleção Argelina venceu por 3-1. Vale destacar que Mahrez foi um dos principais destaques dos “Fennecs” nesse jogo com duas assistências; para os gols de Nabil Ghilas e de Islam Slimani respectivamente. Dois dias depois (02/06/2014), Vahid Halilhodžić – técnico da Seleção Argelina naquela época – o incluiu na lista final de 23 jogadores.

Copa do Mundo FIFA de 2014

A mídia argelina criticou a inclusão de Mahrez entre os 23 jogadores convocados para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2014, inclusive alegou até que o jogador havia pago Vahid Halilhodžić por uma vaga nessa seleção. Na estreia da Argélia na fase de grupos em 17/06/2014, o camisa 21 – Mahrez – atuou como titular na derrota por 2-1 ante a Bélgica no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Após o jogo contra a Seleção Belga, Mahrez não jogou mais nenhuma partida pela Seleção Argelina nessa Copa e sendo assim, viu do banco a vitória por 4-2 sobre a Coreia do Sul, o empate em 1-1 com a Rússia e a eliminação nas oitavas de final diante da Alemanha com uma derrota por 2-1 na prorrogação.

  • Desempenho de Mahrez na Copa do Mundo FIFA de 2014
Pd Gm A CA CV Mj
1 72

Copa das Nações Africanas de 2015

Após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA de 2014, a Federação Argelina de Futebol quis estender o contrato de Vahid Halilhodžić, porém ele não aceitou essa oferta e sendo assim, deixou o comando da Seleção Argelina e em 01/08/2014, Christian Gourcuff foi anunciado como o novo treinador da Seleção da Argélia.

Veja Também!  Como assistir Eintracht Braunschweig x Nuremberg Futebol AO VIVO - Campeonato Alemão 2ª Divisão 2020

Em 15/10/2014, em partida válida pela 4ª rodada das Eliminatórias da Copa das Nações Africanas do grupo B, Mahrez atuou como titular e marcou o seu primeiro tento pela Seleção Argelina no triunfo por 3-0 sobre o Malaui. Além do gol, também contribuiu com assistência para o gol de Islam Slimani. Um mês depois, em mais um jogo válido pelas Eliminatórias da Copa das Nações Africanas, o novo camisa 7 dos “Fennecs” – Mahrez – repetiu a atuação do jogo anterior; fez 1 gol e proveu um assistência na vitória por 3-0 sobre a Etiópia.

Ao término das Eliminatórias, a Argélia somou 15 pontos em 6 rodadas – 5 vitórias e uma derrota – e sendo assim, terminou na liderança do grupo B e com isso, se classificou para a Copa das Nações Africanas de 2015 que realizar-se-ia na Guiné Equatorial.

Em dezembro de 2014, o nome de Mahrez foi incluído na lista final de convocados para a disputa desse torneio.

Na estreia da Argélia nessa edição da fase de grupos da Copa das Nações Africanas em 19 de janeiro de 2015, o camisa 7 atuou como titular na vitória por 3-1 sobre a África do Sul. Na rodada seguinte da fase de grupos, Mahrez só jogou os últimos 19 minutos da derrota por 1-0 ante Gana. Por fim, Mahrez iniciou a partida da última rodada da fase de grupos como titular e fez o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre Senegal. Com um total de 6 pontos somados em 3 rodadas, a Argélia só ficou atrás de Gana na fase de grupos e com isso, se classificou para a fase de mata-mata dessa edição da Copa das Nações Africanas.

Nas quartas de final do torneio, a Argélia enfrentou a Costa do Marfim e mesmo com uma boa atuação de Mahrez que deu o passe para o gol de El Harbi Hillal Soudani, a Seleção Argelina foi derrotada por 3-1 pela seleção que viria a ser a campeã dessa edição da Copa das Nações Africanas. Apesar da eliminação, sabe-se que desde então, Mahrez se firmou como titular na Seleção Argelina.

  • Desempenho de Mahrez na Copa das Nações Africanas de 2015
Pd Gm A CA CV Mj
4 1 1 242

Copa das Nações Africanas de 2017

Logo após o fim da Copa das Nações Africanas de 2015, em 13/06/2015 a Argélia começava a buscar o seu espaço na próxima edição desse torneio e na estreia das Eliminatórias, goleada por 4-0 sobre Seicheles. Convém lembrar que Mahrez proveu duas assistências nesse jogo; assistência para 1 dos 2 gols de Hillal Soudani e para o gol de Nabil Bentaleb.

Em 25 de março de 2016, em partida válida pela 3ª rodada das Eliminatórias, o camisa 7 teve uma grande atuação na goleada por 7-1 sobre a Etiópia, onde proveu 4 assistências; para os 2 gols de Sofiane Feghouli, para 1 dos 2 gols de Slimani e para o gol de Saphir Taider. Mesmo com a Argélia na liderança do grupo J das Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2017, em um consentimento mútuo, Christian Gourcuff deixou o comando da Seleção Argelina e enquanto a Federação Argelina de Futebol procurava um novo treinador para o time, o argelino Nabil Neghiz passou a comandar a Seleção Argelina interinamente.

Em junho de 2016, o sérvio Milovan Rajevac foi anunciado como o novo técnico da Argélia e na estreia do novo treinador em 04/09/2016 – em partida válida pela última rodada das Eliminatórias -, Mahrez foi o nome da goleada por 6-0 sobre o Lesoto com 2 gols. Em outubro de 2016, após duas partidas pela Seleção Argelina, Rajevac deixou o comando da Seleção da Argélia e para o seu lugar, a Federação Argelina de Futebol resolveu apostar as suas fichas no belga Georges Leekens.

Ao término das Eliminatórias, a Argélia somou 16 pontos em 6 rodadas – 5 vitórias e 1 empate – e com essa campanha, terminou na liderança do grupo J e como consequência, os “Fennecs” se classificaram para a Copa das Nações Africanas de 2017 que realizar-se-ia no Gabão.

Mahrez celebrando um dos gols que marcou no empate em 2-2 com o Zimbábue

Na estreia da Argélia nessa edição da fase de grupos da Copa das Nações Africanas em 15 de janeiro de 2017, Mahrez marcou os gols da sua seleção no empate em 2-2 com o Zimbábue e com essa atuação, ganhou o prêmio “The Man of the Match” (o homem do jogo). Na partida seguinte, derrota por 2-1 ante a Tunísia e por fim, na última rodada da fase de grupos, o camisa 7 deu o passe para 1 dos 2 gols de Slimani, contudo com o empate em 2-2 com Senegal, a Argélia estava eliminada dessa edição da Copa das Nações Africanas.

  • Desempenho de Mahrez na Copa das Nações Africanas de 2017
Pd Gm A CA CV Mj
3 2 1 270

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018

Paralelamente a disputa das Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2017, a Argélia também disputava as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018.

Logo no início dessa edição das Eliminatórias, a Argélia teve de enfrentar a Tanzânia. No primeiro confronto em 14/11/2015, Mahrez deu o passe para 1 dos 2 gols de Islam Slimani no empate em 2-2 em Dar es Salaam, na Tanzânia. Três dias depois, as duas seleção se enfrentaram novamente em Blida – na Argélia – e diferentemente do primeiro confronto, a Seleção Argelina sobrou no segundo confronto e “massacrou” a Seleção Tanzaniana, vitória por 7-0 com 1 gol e duas assistências de Mahrez. Com um total de 9-2 no placar agregado, a Argélia se classificou para a fase de grupos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Após a eliminação na fase de grupos da Copa das Nações Africanas de 2017, Georges Leekens foi demitido do cargo de treinador dos “Fennecs” e com a saída dele, a Federação Argelina resolveu apostar as suas fichas em um técnico espanhol, Lucas Alcaraz.

Ao término das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018, a Argélia somou apenas 4 pontos em 6 rodadas – uma vitória, 1 empate e 4 derrotas – do grupo B – integrado por Camarões, Nigéria e Zâmbia – e com isso, estava fora dessa edição da Copa do Mundo, torneio realizado na Rússia.

Copa das Nações Africanas de 2019

Em outubro de 2017, quando a Seleção Argelina já estava praticamente de fora da Copa do Mundo de 2018, Riyad Mahrez e Islam Slimani foram retirados da Seleção, com Lucas Alcaraz convocando novos jogadores para as posições deles. Após o fim das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018, Alcaraz foi demitido e para o seu lugar, a Federação Argelina de Futebol resolveu apostar as suas fichas em um treinador argelino, Rabah Madjer.

Madjer esteve sob o comando da Seleção Argelina por 6 amistosos, nos quais os “Fennecs” venceram 2 jogos e perderam os outros 4 jogos e com esse retrospecto negativo, além das críticas de diversos jornalistas do país, a Federação Argelina de Futebol demitiu Madjer e no início do mês de agosto de 2018, anunciou outro argelino como técnico, Djamel Belmadi.

Na estreia do novo treinador em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos das Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2019, empate em 1-1 com a Gâmbia.

Em 18/11/2018, em partida válida pela 5ª rodada das Eliminatórias, ótima atuação do camisa 7 dos “Fennecs” na goleada por 4-1 sobre Togo, onde marcou 2 gols e proveu assistência para o gol de Baghdad Bounedjah.

Ao término das Eliminatórias, a Argélia somou 11 pontos – 3 vitórias, 2 empates e uma derrota – e terminou na liderança do grupo D e consequentemente, se classificou para a Copa das Nações Africanas de 2019 que realizar-se-ia no Egito.

Em maio de 2019, Belmadi anunciou a lista final de jogadores convocados para a disputa dessa competição e obviamente que o nome de Mahrez estava incluso nessa lista. Além disso, por decisão de Belmadi, Mahrez foi escolhido para ser o capitão da Argélia na Copa das Nações Africanas.

Na estreia da Argélia na fase de grupos dessa edição da Copa das Nações Africanas em 23/06/2019, Mahrez marcou o segundo gol da vitória por 2-0 sobre o Quênia. Nos 2 jogos seguintes da fase de grupos, vitória por 1-0 sobre Senegal e por 3-0 sobre a Tanzânia respectivamente. Com uma campanha de 100% na fase de grupos, a Argélia se classificou para a fase de mata-mata do torneio.

Nas oitavas de final, os “Fennecs” enfrentaram o Guiné e com um gol de Mahrez, venceram esse jogo por 3-0. Nas quartas de final, a Argélia enfrentou a Costa do Marfim e após um empate em 1-1 no tempo regulamentar e na prorrogação, as duas seleções tiveram de definir o classificado para a fase seguinte nos pênaltis, onde a Seleção Argelina levou a melhor e venceu por 4-3.

Na semifinal, a Argélia enfrentou a Nigéria e com um gol de falta de Mahrez, venceu por 2-1 e se garantiu na final dessa edição da Copa das Nações Africanas.

Em 19/07/2019, o Estádio Internacional de Cairo foi o palco da final entre Argélia e Senegal e com um gol de Baghdad Bounedjah logo no início da partida, a Seleção Argelina garantiu o título dessa edição da Copa das Nações Africanas. Essa foi a primeira vez que a Argélia se sagra campeã desse torneio desde 1990.

Riyad Mahrez beijando a taça da Copa das Nações Africanas de 2019
  • Desempenho de Mahrez na Copa das Nações Africanas de 2019
Pd Gm A CA CV Mj
7 3 552

Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2021

Após o término da Copa das Nações Africanas de 2019, a Argélia jogou 3 amistosos e em um deles – contra a Colômbia -, Mahrez foi o principal destaque da vitória por 3-0 onde fez 2 gols e proveu assistência para o gol de Baghdad Bounedjah.

Após um bom retrospecto nos 3 amistosos – duas vitórias e um empate -, a Argélia estreou com uma goleada por 5-0 sobre o Zâmbia nas Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2021. Convém lembrar que o camisa 7 deu o passe para 1 dos 2 gols de Bounedjah. Mesmo sem contar com Mahrez, no jogo seguinte das Eliminatórias, vitória por 1-0 sobre a Botsuana. Até aqui, 2 jogos e duas vitórias nas Eliminatórias.

Títulos que conquistou pela Argélia

  • Copa das Nações Africanas de 2019
  • O vídeo abaixo mostra 13 dos 15 gols de Mahrez com a camisa da Seleção da Argélia
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 17 de outubro de 2019 por AZ football

Total

Pd Gm A CA CV Mj
57 15 30 4236

Prêmios individuais

  • Futebolista Argelino do Ano: 2015, 2016
  • Equipe do Ano PFA da Premier League: 2015–16
  • Futebolista Inglês do Ano pela PFA: 2015–16
  • 10º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • 7º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)
  • Futebolista Africano do Ano: 2016
  • 10º lugar no Ballon d’Or de 2019

Recordes

  • O meia que mais participou de gols nos cinco principais campeonatos (17 gols, 11 assistências)
  • O meia que marcou mais gols nos 5 principais campeonatos (17 gols)
  • O maior driblador da Premier League (132 dribles).
  • O segundo argelino que mais participou de gols no campeonato que disputa(depois de Slimani)
  • Primeiro jogador argelino a marcar um hat-trick na Premier League
  • O jogador que marcou mais (o gol da vitória de seu time) nos cinco principais campeonatos (7 vezes).
  • Primeiro argelino a marcar 17 gols na Premier League
  • Primeiro jogador argelino e/ou africano a ganhar o PFA Awards
  • Segundo jogador não europeu a ganhar o PFA Awards
  • O jogador argelino e/ou africano mais caro da história
  • O jogador mais caro da história do Manchester City (68 milhões de euros)
  • Maior goleador argelino da história da Copa das Nações Africanas (6 gols)
  • Primeiro jogador argelino a marcar 50 gols na Premier League

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi abordado nessa matéria pode-se concluir que Riyad Mahrez é um jogador versátil, que pode jogar em qualquer linha de frente – como meia, como ponta ou até como segundo atacante -, é criativo, tecnicamente talentoso e driblador. Além disso, nota-se que ele evoluiu teve uma evolução sob o comando de Erick Mombaerts no Le Havre, mas a grande evolução mesmo – na parte tática – ocorreu sob o comando de Claudio Ranieri no Leicester. Durante seu tempo no Manchester City, sob o comando do técnico Pep Guardiola, Mahrez também foi capaz de melhorar suas habilidades defensivas e taxa de trabalho, bem como sua tomada de decisão e não por acaso, atualmente é o 3º jogador que mais prove assistências na Premier League.

E para vocês? Riyad Mahrez é o melhor ou um dos melhores jogadores africanos da atualidade? Ele pode evoluir ainda mais sob o comando de Guardiola?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui