Quando cita-se um dos melhores atacantes da atualidade, o nome de Pierre-Emerick Aubameyang que atualmente joga pelo Arsenal da Inglaterra e que também atua pela Seleção Gabonesa, deve ser levado em conta.

Pierre-Emerick Emiliano François Aubameyang nasceu em 18/06/1989 em Laval, na França. Antes de jogar pelo Arsenal, Aubameyang “só esquentou banco” no Milan, depois jogou por 5 clubes na sua carreira profissional e além disso, também teve passagem por mais 6 clubes nas categorias de base e ainda convém lembrar que mesmo tendo nascido na França, ele optou por jogar pela seleção do Gabão. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira de Aubameyang? Por quais clubes ele jogou até aqui? Quais feitos atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

Pierre-Emerick Aubameyang vem de uma família de jogadores de futebol. Seu pai, Pierre Aubameyang foi um jogador de futebol que jogou por muitos anos na França e também atuou pela seleção do Gabão entre os anos de 1985 e 1998 e sua mãe -Margarita – é espanhola, mais especificamente da cidade de El Barraco, o berço de ciclistas como “chava” Jiménez e Carlos Sastre. Seus irmãos, Willy Aubameyang, Catilina Aubameyang, também já foram jogadores de futebol e ambos já “penduraram as chuteiras”, salvo Mitch Aubameyang que seguiu outra carreira.

Pierre-Emerick nasceu na cidade de Laval, distrito de Mayenne na França, numa época em que seu pai estava jogando no Stade Laval. Ele cresceu próximo a cidade de Laval, em Huisserie, cidade onde ainda vive parte de sua família materna. É no clube desta cidade que ele começa a dar os seus primeiros toques na bola, antes de ingressar ao clube no qual o seu pai já jogou, Stade Laval, aos 10 anos de idade. Dois anos depois, ele deixou a região para seguir o pai e depois se mudou regularmente de acordo com as várias mudanças de clube do pai. Mas ainda hoje, ele não deixa de se lembrar de seu vínculo com a região de Mayenne.

Pierre-Emerick Aubameyang dando os seus primeiros passos no futebol com a camisa do ASL L’Huisserie Football

Durante a sua juventude, Pierre-Emerick Aubameyang jogou em muitos clubes, seguindo a carreira de seu pai. Ele começou jogando pelo ASL L’Huisserie Football, depois jogou pelo Nice, em seguida voltou a atuar pelo clube anterior, foi jogar no juvenil do Laval, em seguida jogou no juvenil do Rouen e posteriormente, foi jogar por outro clube da região da Normandia, o Le Havre.

Enquanto jogava no Le Havre, ele mal jogou por essa equipe e deixou o clube normando após problemas administrativos para se juntar ao SC Bastia em junho de 2005. Seu pai prometeu oferecê-lo ao AC Milan se ele marcasse pelo menos seis gols com a equipe júnior do Bastia e foi isso o que aconteceu, no entanto, o clube da ilha de Córsega – SC Bastia – não queria mantê-lo e sendo assim, Pierre-Emerick ingressou no clube da Lombardia – região da Itália – no verão de 2006, onde Ariedo Braida o recrutou depois de descobrir que ele era muito rápido em sua tenra idade.

 

A Carreira de Pierre-Emerick Aubameyang em Números

 

Milan

Categorias de Base

Depois de ingressar nas categorias de base do Milan da Itália ao lado de um dos seus irmãos – Willy Aubameyang -, Pierre-Emerick foi integrado ao time sub-19 do clube em janeiro de 2007. Em agosto, ele fazia parte da equipe que terminou em 4º lugar na inaugural Liga dos Campeões Júnior, realizada na Malásia, onde fez seu nome e atraiu a atenção de olheiros de muitos clubes grandes. Auba marcou contra todos os adversários que o Milan enfrentou, terminando com 7 gols em 6 partidas.

Pierre-Emerick Aubameyang na época em que jogava pelo time sub-19 do Milan

2007-08

Depois de se destacar na Liga dos Campeões Júnior, Aubameyang passou a treinar com os jogadores do time principal do Milan, contudo sequer era relacionado para as partidas.

Em 16 de janeiro de 2008, segundo confronto das oitavas de final da Copa da Itália, Carlo Ancelotti – técnico do Milan naquela época – relacionou Aubameyang para uma partida pela primeira vez e sendo assim, viu do banco o empate em 1-1 com o Catania. Por ter vencido o primeiro confronto por 2-1, o Catania ficou com a vaga para as quartas de final.

  • Números de Aubameyang na sua 1ª e única Temporada no Milan
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
00 00

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

 

Dijon

2008-09

Sem espaço no Milan, o clube italiano decidiu emprestar Pierre-Emerick Aubameyang a um time que disputava a Ligue 2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês – para ganhar mais experiência. Até então, Auba só havia jogado pelas equipes juvenis de Milan.

Em 1º de agosto de 2008, na estreia do Dijon nessa edição da Ligue 2, Faruk Hadžibegić – técnico do Dijon naquela época – promoveu a estreia de Aubameyang entre os titulares, porém essa foi uma estreia para se esquecer, pois os “Les hiboux” – Dijon – perderam para o Lens por 3-1.

Em 22/08/2008, em jogo da 4ª rodada da Ligue 2, Auba marcou o seu primeiro tento como profissional no triunfo por 2-1 sobre o Tours FC no Stade Gaston-Gérard.

Em 12/09/2008, em partida válida pela 6ª rodada da 2ª Divisão do Campeonato Francês, Aubameyang marcou o único gol da vitória sobre o Montpellier.

Em 03/10/2008, em jogo da 9ª rodada da Ligue 2, Pierre-Emerick não iniciou o jogo entre os titulares, mas entrou em campo aos 17 minutos do segundo tempo no lugar de Hervé Batomélina e 5 minutos depois, deu o passe para o gol de Éric Carrière e nos minutos finais, fez o gol que definiu o resultado da partida, vitória por 4-1 sobre o Reims.

Em 13/12/2008, em confronto válido pela 2ª fase de mata-mata da Copa da França, Aubameyang foi um dos heróis da vitória por 6-3 sobre o Selongey na prorrogação com 2 gols. Posteriormente, o Dijon chegou até as oitavas de final dessa competição.

Em 17 de abril de 2009, em jogo da 32ª rodada da Ligue 2, Auba marcou o seu último tento com a camisa do Dijon na vitórias por 3-0 sobre o Vannes no Stade Gaston-Gérard.

Em suma, a primeira temporada profissional de Pierre-Emerick Aubameyang foi um sucesso, porque em 34 partidas da Ligue 2 no Dijon, onde formou uma dupla formidável com Sebastian Ribas, marcou 8 gols e mais outros 2 em uma partida da Copa da França. Ainda convém lembrar que nessa temporada ele decidiu que iria jogar pela mesma Seleção que seu pai, Gabão.

  • Números de Aubameyang na sua 1ª e única Temporada no Dijon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
37 *10 2 3 2544

* 10 gols dos quais 8 foram pela Ligue 2 e 2 pela Copa da França

  • O vídeo abaixo mostra 5 dos 8 gols que Aubameyang marcou com a camisa do Dijon
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 19 de março de 2015 por LeDijonShow

 

Lille

2009-10

As atuações de Aubameyang com a camisa do Dijon na temporada 2008-09 fizeram com que muitos clubes tivessem interesse em contar com o jogador gabonês. Dentre estes clubes que tinham interesse em contar com Auba, o Lille da 1ª divisão do futebol francês chegou a um acordo com o Milan no qual se comprometia com o atacante gabonês por 1 ano de empréstimo com opção de compra no término dessa temporada (2009-10).

Em 6 de agosto de 2009, no segundo confronto da 3ª fase pré-eliminatória da Europa League, Rudi Garcia – técnico do Lille naquela época – promoveu a estreia de Aubameyang pelo novo clube quando o colocou em campo aos 19 minutos da segunda etapa no lugar de Larsen Touré na vitória por 2-0 sobre o Sloboda Užice da Sérvia no Stadium Nord Lille Métropole. Com um total de 4-0 no placar agregado – o Lille venceu o primeiro confronto pelo mesmo placar do segundo jogo (2-0) – o time francês se classificou para a última fase pré-eliminatória desse torneio.

Em 16/08/2009, em jogo da 2ª rodada da Ligue 1 (1ª divisão do Campeonato Francês), Rudi Garcia escalou o atacante gabonês como titular pela primeira vez desde a sua chegada ao clube, porém foi um jogo para se esquecer, pois o Lille perdeu para o Olympique de Marselha por 1-0.

Em 27/08/2009, no segundo confronto contra o Genk da Bélgica na última fase pré-eliminatória da Europa League, ocorreu a primeira grande atuação de Aubameyang com a camisa do Lille, onde proveu assistências para o gol de Eden Hazard e 1 dos 2 tentos de Túlio de Melo no triunfo por 4-2 sobre a equipe belga. Como os “Les Dogues” – Lille – haviam vencido os 2 confrontos, venceu o primeiro por 2-1 na Bélgica, obtiveram vaga para a fase de grupos da UEFA Europa League 2009-10.

Em 13/12/2009, em jogo da 17ª rodada da Ligue 1, Auba iniciou o jogo no banco até que entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo no lugar de Gervinho e nos minutos finais, marcou o seu primeiro tento com a camisa do Lille na goleada por 4-0 sobre o Monaco em pleno Stade Louis II (estádio do Monaco).

Em 21 de fevereiro de 2010, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Francês, Aubameyang saiu do banco aos 36 minutos da segunda etapa para substituir Pierre-Alain Frau e 8 minutos depois, fez o gol da vitória por 2-1 sobre o Rennes no Roazhon Park (estádio do Rennes). Convém lembrar que esse foi o seu segundo e último tento com a camisa do Lille.

Em suma, na sua única temporada com a camisa do LOSC (Lille), Pierre-Emerick Aubameyang disputou 24 partidas, fez 2 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Lille, terminou em 4º lugar no Campeonato Francês, chegou até as quartas de final da Copa da Liga Francesa, foi eliminado nas oitavas de final da UEFA Europa League e caiu na 1ª fase da Copa da França.

  • Números de Aubameyang na sua 1ª e única Temporada no Lille
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
24 *2 2 1 980

* Gols válidos pela Ligue 1

  • O vídeo abaixo mostra o gol que Aubameyang marcou na vitória por 2-1 sobre o Rennes na 25ª rodada da Ligue 1 2009-10
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há 9 anos atrás por mryck79

 

Monaco

2010-11

Após o fim da temporada 2009-10, o Lille optou por não exercer a opção de compra e com isso, o Milan o emprestou para um outro time, dessa vez era o Monaco que teria Aubameyang por 1 ano com opção de compra no término da temporada 2010-11.

Na estreia do Monaco nessa edição da Ligue 1 em 7 de agosto de 2010, Guy Lacombe – técnico do Monaco naquela época – promoveu a estreia de Auba entre os titulares, mas mesmo com ele em campo, empate em 0-0 com o Lyon.

Em 21/08/2010, em jogo da 3ª rodada da Ligue 1, Aubameyang marcou o seu primeiro tento pelo novo clube no empate em 2-2 com o Lens. Na rodada seguinte do campeonato, o atacante gabonês fez o seu 2º e último tento pelo time monegasco – Monaco – na vitória por 2-0 sobre o Auxerre no Stade Louis II.

Em 07/11/2010, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Francês, Pierre-Emerick foi um dos destaques da goleada por 4-0 sobre o Nancy fora de casa com assistências para os 2 gols de Chu-young Park.

Com o anúncio da demissão do técnico Guy Lacombe em 10 de janeiro de 2011 após a eliminação na 1ª fase da Copa da França ante o Chambéry, clube que disputava a 5ª divisão do futebol francês naquela época, e com isso, Laurent Banide assume o comando do time e o novo técnico não fazia questão de tê-lo no clube e em virtude disso, o Monaco pôs fim ao empréstimo de Aubameyang que acabou sendo emprestado para outra equipe francesa com opção de compra no término dessa temporada, o Saint-Étienne.

  • Números de Aubameyang na sua 1ª e única temporada no Monaco
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
23 *2 3 1 1754

* Gols válidos pela Ligue 1

  • O vídeo abaixo mostra os gols e as assistências de Aubameyang com a camisa do Monaco
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 17 de novembro de 2016 por AS Monaco – Hellenic Supporters Club

 

Saint-Étienne

2010-11

Aubameyang sendo apresentado como novo reforço do Saint-Étienne

Depois de 6 meses atuando pelo Monaco, Aubameyang foi emprestado para outro clube francês, o Saint-Étienne, até o fim da temporada 2010-11.

Em 5 de fevereiro de 2011, em jogo da 25ª rodada da Ligue 1, Christophe Galtier – técnico do Saint-Étienne naquela época – promoveu a estreia de Auba quando o colocou em campo aos 17 minutos da segunda etapa no lugar de Alejandro Alonso. Na estreia do atacante gabonês pelo novo clube, vitória por 2-1 sobre o Montpellier.

Em 12/03/2011, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Francês, Aubameyang iniciou entre os titulares pela primeira vez desde que chegou ao Saint-Étienne e no seu primeiro jogo como titular, o time venceu o Brest por 2-0 no Stade Geoffroy-Guichard (estádio do Saint-Étienne).

Em 09/04/2011, em jogo da 30ª rodada da Ligue 1, o novo camisa 9 do Saint-Étienne – Aubameyang – marcou o seu primeiro tento pelo clube no empate em 2-2 com o Auxerre.

Em 21/05/2011, em partida válida pela penúltima rodada (37ª) do Campeonato Francês, Pierre-Emerick marcou o seu último tento nessa temporada na derrota por 2-1 ante o Sochaux.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos “Les Verts” – Saint-Étienne -, Pierre-Emerick Aubameyang marcou 2 tentos em 14 partidas. Quanto ao Saint-Étienne, terminou em 10º lugar no Campeonato Francês.

  • Números de Aubameyang na sua 1ª Temporada no Saint-Étienne
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
14 *2 775

* Gols válidos pela Ligue 1

2011-12

Antes do início dessa temporada, mais precisamente em 11 de julho de 2011, Milan e Saint-Étienne chegaram a um novo acordo no qual ficou acertado que Aubameyang ficaria no clube francês por empréstimo de 1 ano com opção de compra.

Na estreia do Saint-Étienne nessa edição da Ligue 1 em 7 de agosto de 2011, Auba fez o seu primeiro gol nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Bordeaux fora de casa.

Em 28/08/2011, em jogo da 4ª rodada da Ligue 1, o atacante gabonês marcou o seu 2º tento nessa temporada na derrota por 2-1 ante o Sochaux. Três dias depois, em confronto válido pela 3ª fase da Copa da Liga Francesa, ele marcou o seu 3º tento na temporada no triunfo por 3-1 sobre o Bordeaux. Posteriormente, mesmo com o atacante gabonês fazendo gol, o Saint-Étienne foi eliminado pelo Lyon na fase seguinte da competição.

Em 25/09/2011, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Francês, Aubameyang marcou o gol dos “Les Verts” no empate em 1-1 com o Rennes fora de casa.

Em 15/10/2011, em jogo da 8ª rodada da Ligue 1, o novo camisa 7 do Saint-Étienne – Auba – marcou o seu 5º tento na temporada no triunfo por 2-1 sobre o Évian. Além do gol, deu o passe para o gol de Laurent Batlles.

Em 03/12/2011, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Francês, Aubameyang marcou o seu primeiro doblete nessa temporada e sendo assim, empate em 2-2 com o Brest fora de casa.

Em 22/12/2011, o Saint-Étienne chegou a um acordo com o Milan no qual o clube francês desembolsou 1,8 milhões de euros (cerca de 10,1 milhões de reais) para contar com o Aubameyang em definitivo até junho de 2016.

Em 22 de fevereiro de 2012, em jogo da 22ª rodada da Ligue 1, Auba marcou o seu primeiro hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – da carreira na vitória por 4-2 sobre o Lorient no Stade Geoffroy-Guichard. É importante mencionar que havia uma “maldição” até então, a qual o atacante gabonês não marcava gols no Stade Geoffroy-Guichard nessa temporada no Campeonato Francês, mas por outro lado pôs um fim a essa maldição em grande estilo, marcando 3 tentos num único jogo. Após o fim da partida, Aubameyang levou a bola do jogo para a sua casa.

Em 10/03/2012, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 7 dos “Les Verts” fez o primeiro gol da vitória por 2-1 sobre o Valenciennes fora de casa. Com esse resultado, o Saint-Étienne chegou a 4ª colocação na tabela, assim ficando a uma posição da zona de classificação para a UEFA Champions League (Liga dos Campeões).

Em 21/04/2012, em jogo da 33ª rodada da Ligue 1, Aubameyang foi o principal destaque da goleada por 4-1 sobre o Caen em pleno Stade Michel-d’Ornano – estádio do Caen – com 2 gols e assistência para o gol de Max Gradel. Na rodada seguinte, o atacante gabonês marcou o único gol da vitória sobre o Dijon, um de seus ex-clubes, no Stade Geoffroy-Guichard.

Em 20/05/2012, em partida válida pela última rodada (38ª) dessa edição da Ligue 1, Auba encerrou essa temporada com 1 gol e assistência para o gol de Josuha Guilavogui na derrota por 3-2 ante o Bordeaux em pleno Stade Geoffroy-Guichard.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos “Les Verts”, Pierre-Emerick Aubameyang disputou 38 partidas, fez 18 gols – sendo 16 destes só pela Ligue 1 2011-12, o que fez dele o 4º maior goleador do campeonato ao lado de Lisandro López do Lyon e ficando atrás apenas de Olivier Giroud do Montpellier e Nenê do Paris Saint-Germain (ambos marcaram 21 gols cada um) e de Eden Hazard do Lille (20 gols) respectivamente – e proveu 11 assistências. Quanto ao Saint-Étienne, terminou em 7º lugar no Campeonato Francês, chegou até as oitavas de final da Copa da Liga Francesa e caiu na 1ª fase da Copa da França.

Ainda é importante mencionar um recorde que Aubameyang atingiu nessa temporada, com um total de 16 gols em 36 jogos da Ligue 1 2011-12, depois de marcar no último dia contra o Bordeaux, Auba igualou-se ao recorde de Bafétimbi Gomis (16 gols em 35 jogos), o melhor total nos últimos 30 anos de um jogador do Saint-Étienne. No entanto, em termos de tempo de jogo, ele permanece muito atrás do brasileiro Alex Dias, que marcou 15 gols em 27 jogos na temporada 1999-2000.

  • Números de Aubameyang na sua 2ª Temporada no Saint-Étienne
Veja Também!  Como assistir Chapecoense x América-MG Futebol AO VIVO – Campeonato Brasileiro Série B 2020
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
38 *18 11 2 3299

* 18 gols dos quais 16 foram pela Ligue 1 e 2 pela Copa da Liga Francesa

2012-13

Depois de um início de temporada sem gols nas duas primeiras rodadas dessa edição da Ligue 1, Aubameyang marcou os seus 2 primeiros tentos em 26 de agosto de 2012, em jogo da 3ª rodada do campeonato, ao qual o Saint-Étienne venceu o Brest por 4-0. Além dos 2 tentos, proveu assistência para o gol de Romain Hamouma. Na rodada seguinte da Ligue 1, em 01/09/2012, Auba fez 1 gol e proveu assistência para o gol de Josuha Guilavogui na vitória por 3-0 sobre o Bastia.

Em 21/09/2012, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Francês, o atacante gabonês marcou o seu 4º tento na temporada no empate em 1-1 com o Montpellier.

Em 05/10/2012, em jogo da 8ª rodada da Ligue 1, Aubameyang marcou o seu 5º tento na temporada na goleada por 4-0 sobre o Nancy no Stade Geoffroy-Guichard. Além do gol, proveu assistência para 1 dos 2 gols de Brandão.

Em 26/10/2012, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Francês, Auba marcou o primeiro gol do triunfo dos “Les Verts” por 2-0 sobre o Rennes e celebrou o gol com uma máscara do “Homem-Aranha” como homenagem para Jérémie Janot, ex-goleiro que defendeu o Saint-Étienne por 16 anos e antes do início dessa temporada, se transferiu para o Lorient. Nas duas rodadas seguintes, mais 2 gols de Aubameyang, vitória por 2-1 sobre o Paris Saint-Germain no Parc des Princes e no triunfo por 2-0 sobre o Troyes no Stade Geoffroy-Guichard.

Após o gol marcado diante do Troyes em 10/11/2012, o atacante gabonês passou por um jejum de gols, ao qual pôs um fim em 27 de janeiro de 2013 em jogo da 22ª rodada da Ligue 1, ao qual o Saint-Étienne venceu o Bastia por 3-0 no Stade Geoffroy-Guichard. Além do gol, deu o passe para o gol de Josuha Guilavogui. Após o gol marcado diante do Bastia, Aubameyang emendou uma sequência de 7 gols nas 6 rodadas seguintes da Ligue 1; 1 gol na vitória por 2-1 sobre o Sochaux, 1 gol na goleada por 4-1 sobre o Montpellier, gol no empate em 1-1 com o Reims, 2 gols na vitória por 3-0 sobre o Nancy, 1 gol na goleada por 4-0 sobre o Nice e 1 gol no empate em 2-2 com o Rennes respectivamente.

Em 20/04/2013, em confronto válido pela final da Copa da Liga Francesa, Auba foi um dos destaques da vitória por 1-0 sobre o Rennes com assistência para o gol de Brandão e com esse resultado, o Saint-Étienne se sagrou campeão pela 1ª vez na sua história de uma edição de Copa da Liga Francesa. Quatro dias após a conquista de um título, o Saint-Étienne entrava em campo novamente em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Francês, a qual o atacante gabonês marcou os seus 2 últimos gols com a camisa dos “Les Verts” na vitória por 4-2 sobre o Ajaccio. Além dos 2 gols, também proveu assistência para o gol de Renaud Cohade.

Com grandes atuações nessa temporada, Aubameyang despertou o interesse de muitos clubes do futebol europeu, dentre estes, três equipes inglesas – Manchester City, Manchester United e Newcastle – e o Schalke 04 da Alemanha. Mas mesmo com tais opções, o atacante gabonês acabou acertando com outro clube na temporada seguinte.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos “Les Verts”, Pierre-Emerick Aubameyang disputou 45 partidas, fez 21 gols – 19 destes marcados na Ligue 1 2012-13, o que fez dele, o vice-artilheiro do campeonato ao lado de Darío Cvitanich do Nice e ficando atrás apenas de Zlatan Ibrahimović do Paris Saint-Germain (30 gols) – e proveu 14 assistências, sendo 8 nessa edição do Campeonato Francês, o que o tornou no 5º jogador com mais assistências no campeonato ao lado de Javier Pastore do Paris Saint-Germain e de Jérôme Rothen do Bastia. Quanto ao Saint-Étienne, além da conquista do título da Copa da Liga Francesa, terminou em 5º lugar no Campeonato Francês e chegou até as quartas de final da Copa da França.

  • Números de Aubameyang na sua 3ª e última Temporada no Saint-Étienne
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
45 *21 14 2 3850

* 21 gols dos quais 19 foram pela Ligue 1 e 2 pela Copa da França

Títulos que conquistou pelo Saint-Étienne

  • Copa da Liga Francesa 2012-13
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Aubameyang marcou com a camisa do Saint-Étienne
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há 5 anos atrás por ASSE Memories

 

Borussia Dortmund

2013-14

Pierre-Emerick Aubameyang sendo apresentado como o novo reforço do Borussia Dortmund

Em 4 de julho de 2013, Pierre-Emerick Aubameyang foi anunciado como a mais recente contratação do Borussia Dortmund da Alemanha, clube finalista da UEFA Champions League 2012-13. Estima-se que a equipe alemã tenha desembolsado 13 milhões de euros (cerca de 73,8 milhões de reais) para contar com o atacante gabonês por 5 temporadas.

Em 27/07/2013, no primeiro jogo do Borussia Dortmund nessa temporada, decisão da Supercopa da Alemanha, Auba não iniciou entre os titulares, mas Jürgen Klopp – técnico do Borussia Dortmund naquela época – o colocou em campo aos 27 minutos da segunda etapa no lugar de Jakub Błaszczykowski e 14 minutos depois, deu o passe para Marco Reus dar números finais a esse jogo, vitória do BVB (Borussia Dortmund) por 4-2 sobre o Bayern de Munique e sendo assim, o clube iniciava essa temporada com mais um troféu na galeria.

Na estreia do Borussia Dortmund nessa edição da Bundesliga (Campeonato Alemão) em 10/08/2013, Aubameyang ganhou a chance de iniciar entre os titulares e mostrou para o que veio marcando um hat-trick na goleada por 4-0 sobre o Augsburg. É importante mencionar que esse hat-trick fez de Auba o 6º jogador na história do Campeonato Alemão a marcar 3 gols na estreia e o primeiro jogador do continente africano a atingir tal feito.

Em 14/09/2013, em jogo da 5ª rodada da Bundesliga, o atacante gabonês marcou o seu 1º doblete na temporada na goleada por 6-2 sobre o Hamburgo no Signal Iduna Park (estádio do BVB). Além dos 2 gols, também contribuiu com assistência para 1 dos 2 gols de Robert Lewandowski.

Em 24/09/2013, em confronto válido pela 2ª fase da Copa da Alemanha, Pierre-Emerick entrou em campo aos 9 minutos do primeiro tempo da prorrogação no lugar de Jakub Błaszczykowski e 6 minutos depois, marcou de pênalti o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre o 1860 München. Com esse resultado, o time de Dortmund seguiu adiante na competição.

Em 26/11/2013, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Champions League contra o Napoli da Itália, Aubameyang marcou o seu primeiro tento nesse torneio na vitória por 3-1 sobre a equipe italiana no Signal Iduna Park. Quatro dias depois, em jogo da 14ª rodada da Bundesliga, ele marcou o seu 10º tento na temporada no triunfo por 3-1 sobre o Mainz 05 fora de casa.

Em 31 de janeiro de 2014, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Alemão, Auba marcou o seu 2º doblete nessa temporada e sendo assim, os “Schwarzgelben” – Borussia Dortmund – venceram o Eintracht Braunschweig por 2-1.

Em 15/02/2014, em jogo da 21ª rodada da Bundesliga, o atacante gabonês marcou os seus 2 últimos tentos nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Eintracht Frankfurt no Signal Iduna Park.

Em suma, na sua 1ª temporada pela equipe de Dortmund, Pierre-Emerick Aubameyang disputou 48 partidas, fez 16 gols e proveu 5 assistências. Quanto ao Borussia Dortmund, além de ter sido campeão da Supercopa da Alemanha, foi vice-campeão do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha e chegou até as quartas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Aubameyang na sua 1ª Temporada no Borussia Dortmund
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
48 *16 5 4 2653

* 16 gols dos quais 13 foram pela Bundesliga, 2 pela Copa da Alemanha e 1 pela UEFA Champions League

2014-15

Com a transferência de Robert Lewandowski para o rival Bayern de Munique, Pierre-Emerick Aubameyang passa a ser protagonista no time do Borussia Dortmund e no primeiro jogo do time nessa temporada, em 13 de agosto de 2014, justamente contra o Bayern na decisão da Supercopa da Alemanha, Auba foi o principal destaque da vitória do BVB por 2-0 com gol e assistência para o tento marcado por Henrikh Mkhitaryan e assim como ocorreu na temporada anterior, o time de Dortmund iniciava essa temporada conquistando mais um título. Ainda convém lembrar que depois de marcar o gol, ele comemorou colocando uma máscara do Homem-Aranha.

Em 16/08/2014, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da Alemanha, o camisa 17 dos “Schwarzgelben” – Aubameyang – marcou o seu primeiro doblete nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Stuttgarter Kickers. Além dos 2 gols, deu o passe para o gol de Adrián Ramos.

Em 13/09/2014, em jogo da 3ª rodada da Bundesliga, Auba marcou o seu primeiro tento no campeonato nacional no triunfo por 3-1 sobre o Freiburg no Signal Iduna Park. Três dias depois, na estreia do Borussia Dortmund na fase de grupos desta edição da Liga dos Campeões, o atacante gabonês marcou o segundo gol da vitória por 2-0 sobre o Arsenal da Inglaterra em Dortmund.

Em 22/10/2014, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Champions League, Aubameyang marcou o seu 2º doblete nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Galatasaray da Turquia fora de casa.

Em 22/11/2014, em jogo da 12ª rodada da Bundesliga, o camisa 17 do time de Dortmund marcou o seu 10º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Paderborn. Além do gol, proveu assistência para o gol de Marco Reus.

Em 7 de fevereiro de 2015, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Alemão, Auba marcou o seu 3º doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Freiburg em pleno Schwarzwald-Stadion (estádio do Freiburg). Nos 3 jogos seguintes do BVB no campeonato, o atacante gabonês marcou 1 tento em cada partida; vitórias por 4-2 sobre o Mainz 05, por 3-2 sobre o Stuttgart e por 3-0 sobre o Schalke 04 respectivamente.

Em 21/03/2015, em jogo da 26ª rodada da Bundesliga, o camisa 17 do BVB marcou o seu 4º doblete nessa temporada no triunfo por 3-2 sobre o Hannover 96 na HDI-Arena (estádio do Hannover).

Em 18/04/2015, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Alemão, Aubameyang marcou o seu 20º tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Paderborn no Signal Iduna Park. Além do gol marcado, proveu assistência para o gol de Mkhitaryan.

Em 28/04/2015, em confronto válido pela semifinal da Copa da Alemanha, Auba marcou o único gol do empate em 1-1 com o Bayern de Munique e com a persistência do empate tanto no tempo regulamentar quanto na prorrogação, o finalista teve de ser decidido nos pênaltis onde todos os cobradores do Bayern não converteram as suas penalidades e com isso, o time de Dortmund venceu por 2-0 nos pênaltis e se classificou para a final da Copa da Alemanha 2014-15.

Em 30/05/2015, o Olympiastadion em Berlim, foi o palco da final da Copa da Alemanha, onde Aubameyang marcou o seu último tento na temporada na derrota por 3-1 ante o Wolfsburg no tempo regulamentar.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa do BVB, Pierre-Emerick Aubameyang disputou 46 partidas, fez 25 gols – só 16 destes na Bundesliga 2014-15, o que fez dele o 4º maior goleador do campeonato ao lado de Bas Dost e ficando atrás apenas de Alexander Meier do Eintracht Frankfurt (19 gols) e de Robert Lewandowski e de Arjen Robben, ambos do Bayern de Munique (cada um dos 2 marcou 17 gols), respectivamente – e proveu 11 assistências. Quanto ao Borussia Dortmund, além de ter iniciado a temporada como o campeão da Supercopa da Alemanha, foi vice-campeão da Copa da Alemanha, terminou em 7º lugar no Campeonato Alemão e foi eliminado nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

  • Números de Aubameyang na sua 2ª Temporada no Borussia Dortmund
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
46 *25 11 4 3813

* 25 gols dos quais 16 foram pela Bundesliga, 5 pela Copa da Alemanha, 3 pela UEFA Champions League e 1 pela Supercopa da Alemanha

2015-16

Após o término da temporada 2014-15, Jürgen Klopp deixou o comando do Borussia Dortmund para treinar o Liverpool da Inglaterra e com isso, o BVB anunciou que Thomas Tuchel seria o novo treinador do time.

Em 30 de julho de 2015, na estreia de Tuchel como técnico dos “Schwarzgelben” no primeiro confronto da 3ª fase pré-eliminatória da Europa League contra o Wolfsberger da Áustria, vitória por 1-0 sobre a equipe austríaca fora de casa. No dia seguinte – 31/07/2015 -, Aubameyang assinou um novo contrato com o time alemão, no qual estendeu o seu vínculo com o clube até junho de 2020 e além disso, deu a seguinte declaração: “Toda parte de mim quer estar aqui e eu nunca quis ir embora”.

Em 06/08/2015, no segundo confronto da 3ª fase pré-eliminatória da Europa League, Auba marcou o seu primeiro tento na temporada na goleada por 5-0 sobre o Wolfsberger no Signal Iduna Park. Três dias depois, em partida válida pela 1ª fase da Copa da Alemanha, o camisa 17 do BVB marcou o seu 2º tento na temporada no triunfo por 2-0 sobre o Chemnitzer. Além do gol marcado, deu o passe para o gol de Henrikh Mkhitaryan.

Em 15/08/2015, na estreia do BVB nessa edição da Bundesliga, o camisa 17 marcou o seu 3º tento na temporada na goleada por 4-0 sobre o Borussia Mönchengladbach no Signal Iduna Park. Além do gol marcado, deu o passe para 1 dos 2 gols de Mkhitaryan. Cinco dias depois, no primeiro confronto da última fase pré-eliminatória da Europa League contra o Odd da Noruega, ele fez 2 gols no triunfo por 4-3 sobre a equipe norueguesa fora de casa. Uma semana depois, a equipe de Dortmund aplicou uma “senhora goleada” (7-2) sobre o time norueguês e sendo assim, se classificou para a fase de grupos da UEFA Europa League 2015-16.

Em 12/09/2015, em jogo da 4ª rodada da Bundesliga, Aubameyang marcou o seu 2º doblete na temporada na vitória por 4-2 sobre o Hannover na HDI-Arena.

Ao marcar o gol do Borussia Dortmund no empate em 1-1 com o Hoffenheim em 23/09/2015, Aubameyang se tornou o primeiro jogador na história da Bundesliga a marcar em cada uma das 6 primeiras rodadas do campeonato. Duas rodadas depois, ele estendeu esse registro para oito partidas, marcando nos dois próximos jogos da equipe contra o Darmstadt e o Bayern de Munique, antes de não marcar pela primeira vez na temporada da Bundesliga em uma vitória por 2-0 no Mainz 05. Vale destacar que Auba fez os gols do BVB no empate em 2-2 com o Darmstadt na 7ª rodada da Bundesliga.

Em 22/10/2015, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Europa League, o atacante gabonês marcou o seu primeiro hat-trick na temporada e com isso, o Borussia Dortmund venceu o Gabala do Azerbaijão por 3-1. Três dias depois, marcou o seu 2º e último hat-trick nessa temporada na goleada por 5-1 sobre o Augsburg no Signal Iduna Park em jogo da 10ª rodada da Bundesliga.

Em 08/11/2015, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Alemão, Auba marcou o 3º gol do BVB no triunfo por 3-2 dessa edição do Revierderby, nome dado ao clássico entre Borussia Dortmund e Schalke 04.

Em 29/11/2015, em jogo da 14ª rodada da Bundesliga, o camisa 17 dos “Schwarzgelben” marcou o seu 4º doblete na temporada na goleada por 4-1 sobre o Stuttgart no Signal Iduna Park.

No término da 1ª metade dessa temporada, Aubameyang era o maior goleador da Bundesliga 2015-16 com 18 gols em 17 rodadas.

Em 30 de janeiro de 2016, em jogo da 19ª rodada da Bundesliga, Auba marcou o seu 5º doblete na temporada e com isso, o BVB venceu o Ingolstadt por 2-0.

Em 09/02/2016, em confronto válido pelas quartas de final da Copa da Alemanha, Aubameyang chegou ao seu 30º tento na temporada na vitória por 3-1 sobre o Stuttgart. Além do gol marcado no jogo, proveu assistências para os outros 2 gols; Reus e Mkhitaryan.

Em 17/03/2016, no segundo confronto das oitavas de final da Europa League, o camisa 17 do BVB marcou o seu 6º doblete na temporada e com isso, vitória do clube por 2-1 sobre o Tottenham da Inglaterra fora de casa. Na fase seguinte, quis o destino que o Borussia Dortmund enfrentasse o Liverpool da Inglaterra, clube comandado por Jürgen Klopp, e desta vez, o time alemão não avançou para a fase seguinte, pois acabou sendo eliminado por essa equipe inglesa.

Em 30/04/2016, em jogo da 32ª rodada da Bundesliga, Aubameyang marcou os seus últimos 2 gols nessa temporada na goleada por 5-1 sobre o Wolfsburg no Signal Iduna Park e com isso, chegou a marca de 25 gols no campeonato, terminando assim como o segundo maior artilheiro, ficando atrás apenas de Robert Lewandowski do Bayern de Munique.

Em suma, na sua 3ª temporada com a equipe de Dortmund, Pierre-Emerick Aubameyang disputou 49 partidas, fez 39 gols e proveu 12 assistências. Quanto ao Borussia Dortmund, foi o vice-campeão do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha e chegou até as quartas de final da UEFA Europa League.

  • Números de Aubameyang na sua 3ª Temporada no Borussia Dortmund
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
49 *39 12 4 3931

* 39 gols dos quais 25 foram pela Bundesliga, 8 pela UEFA Europa League, 3 pela fase pré-eliminatória da UEFA Europa League e 3 pela Copa da Alemanha

2016-17

Em 27 de agosto de 2016, na estreia do Borussia Dortmund nessa edição da Bundesliga, Aubameyang marcou os seus 2 primeiros gols na temporada e com isso, vitória por 2-1 sobre o Mainz 05 no Signal Iduna Park.

Em 14/09/2016, na estreia do BVB na fase de grupos da Champions League, o atacante gabonês marcou o último gol da goleada por 6-0 sobre o Legia Varsóvia da Polônia fora de casa. Quatro dias depois, em jogo da 4ª rodada da Bundesliga, o camisa 17 do BVB marcou o seu 2º doblete na temporada na goleada por 5-1 sobre o Wolfsburg em plena Volkswagen Arena.

Veja Também!  Como assistir Lille x Nantes Futebol AO VIVO - Campeonato Francês 2020

Após a constatação de Marcel Schmelzer, em 22/10/2016 em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Alemão, Auba capitaneou o time pela primeira vez desde a sua chegada ao clube em 2013. Na estreia do gabonês como capitão do time, fez de cabeça o primeiro gol no empate em 3-3 com o Ingolstadt fora de casa.

Além do excelente início na Bundesliga, Aubameyang também se destacava nos jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões marcando tento em cada um dos 3 primeiros jogos e também é importante mencionar que até então, o time alemão dividia a liderança do grupo com o Real Madrid da Espanha. No entanto, Aubameyang foi deixado de fora por Thomas Tuchel para a partida do dia 02/11/2016 contra o Sporting de Portugal, devido a um “problema interno”. O gabonês recebeu uma suspensão de um jogo por violar as regras do clube, viajando para Milão na Itália, ao invés de ficar em Dortmund.

Depois de cumprir a suspensão de 1 jogo, em 05/11/2016, em jogo da 10ª rodada da Bundesliga, o camisa 17 do BVB se redimiu com um hat-trick na goleada por 5-2 sobre o Hamburgo em pleno Volksparkstadion. Além dos 4 gols marcados na partida, ele também proveu assistência para o gol de Ousmane Dembélé. Na rodada seguinte do campeonato em 19/11/2016, Aubameyang marcou o único gol do Borussia Dortmund na vitória sobre o Bayern de Munique no Signal Iduna Park. Essa foi a primeira vitória do BVB no “Der Klassiker” – nome dado ao clássico entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund – na Bundesliga desde abril de 2014.

Em 03/12/2016, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Alemão, Auba marcou o seu 3º doblete na temporada na goleada por 4-1 sobre o Borussia Mönchengladbach no Signal Iduna Park. Quatro dias depois, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 17 do BVB fez o primeiro gol do time no empate em 2-2 com o Real Madrid da Espanha no Santiago Bernabéu e com isso, terminou essa fase a frente do time espanhol e com isso, iria enfrentar o 2º colocado de outro grupo.

Em 16/12/2016, em jogo da 15ª rodada da Bundesliga, Aubameyang marcou o seu 100º gol com a camisa do Borussia Dortmund no empate em 2-2 com o Hoffenheim fora de casa.

Em 25 de fevereiro de 2017, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Alemão, o atacante gabonês marcou o seu 4º doblete na temporada na vitória por 3-0 sobre o Freiburg no Schwarzwald-Stadion. Na rodada seguinte do campeonato em 04/03/2017, ele marcou mais um doblete, desta vez na goleada por 6-2 sobre o Bayer Leverkusen no Signal Iduna Park. Com os 2 tentos marcados sobre o Bayer Leverkusen, Aubameyang ultrapassou a marca dos 20 gols na Bundesliga pela 2ª temporada consecutiva.

Em 08/03/2017, no segundo confronto das oitavas de final da Champions League, o atacante gabonês marcou o seu último hat-trick na temporada na goleada por 4-0 sobre o Benfica de Portugal no Signal Iduna Park. Com essa vitória, o time alemão reverteu a desvantagem de 1-0 do primeiro confronto e sendo assim, se classificou para a fase seguinte. Nas quartas de final, o BVB foi eliminado pelo Monaco da França.

Em 20/05/2017, em jogo da última rodada da Bundesliga, Aubameyang encerrou o campeonato marcando 2 gols no triunfo por 4-3 sobre o Werder Bremen no Signal Iduna Park. Uma semana depois, em 27/05/2017, o camisa 17 do BVB marcou de pênalti o seu último tento na temporada na vitória por 2-1 sobre o Eintracht Frankfurt na final da Copa da Alemanha e com isso, o Borussia Dortmund se sagrou campeão desse torneio pela 4ª vez na sua história.

Aubameyang recebeu das mãos de integrantes da Federação Alemã o canhão de artilheiro da Bundesliga 2016-17

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos “Schwarzgelben”, Pierre-Emerick Aubameyang disputou 46 partidas, fez 40 gols – 31 destes pela Bundesliga 2016-17, o que fez dele o maior goleador do campeonato – e proveu 5 assistências. Quanto ao Borussia Dortmund, além de ter sido o campeão da Copa da Alemanha, foi vice-campeão da Supercopa da Alemanha, terminou em 3º lugar no Campeonato Alemão e chegou até as quartas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Aubameyang na sua 4ª Temporada no Borussia Dortmund
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
46 *40 5 4 3959

* 40 gols dos quais 31 foram pela Bundesliga, 7 pela UEFA Champions League e 2 pela Copa da Alemanha

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Aubameyang marcou com a camisa do Borussia Dortmund de 2013 até 2017
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 1º de junho de 2017 por Startimes Sports Channel

 

2017-18

Após o término da temporada 2016-17, devido à vendas de alguns jogadores, Thomas Tuchel expressou descontentamento com a venda de determinados jogadores e sendo assim, ele e o clube chegaram a um consenso e com isso, Tuchel deixou o comando do clube e para suprir a saída dele, o clube trouxe o holandês Peter Bosz para comandar o BVB nessa temporada.

Em junho de 2017, Aubameyang teve o seu nome ligado a rumores de uma transferência para o Paris Saint-Germain da França por 70 milhões de euros (cerca de 402,8 milhões de reais).

Em 5 de agosto de 2017, em mais uma decisão da Supercopa da Alemanha, Aubameyang marcou o segundo gol do empate em 2-2 com o Bayern de Munique no tempo regulamentar, mas com a persistência do empate, a definição do campeão saiu nos pênaltis e mesmo com o atacante gabonês convertendo a sua cobrança, o Bayern levou a melhor e venceu por 5-4. Dois dias após o jogo, Auba quebrou o silêncio para esclarecer o que aconteceu durante essa janela de transferências, confirmando que houve uma oferta de um clube da China, recusada pelo Borrussia Dortmund, mas, acima de tudo, confirmando que ele permanecerá no clube alemão nesta temporada.

Em 12/08/2017, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da Alemanha, o camisa 17 do BVB marcou o seu primeiro hat-trick na temporada na goleada por 4-0 sobre o Rielasingen. Uma semana depois, na estreia do clube na Bundesliga 2017-18, ele marcou o seu 5º tento na temporada na vitória por 3-0 sobre o Wolfsburg na Volkswagen Arena.

Em 17/09/2017, em jogo da 4ª rodada da Bundesliga, Aubameyang marcou o seu primeiro doblete na temporada na goleada por 5-0 sobre o Colônia no Signal Iduna Park.

Em 23/09/2017, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Alemão, o atacante gabonês marcou o seu último hat-trick pelo time de Dortmund na goleada por 6-1 sobre o Borussia Mönchengladbach. Além de ter feito 3 gols, também contribuiu com assistência para 1 dos 2 gols de Maximilian Philipp.

Em 14/10/2017, em jogo da 8ª rodada da Bundesliga, Auba marcou os gols do BVB na derrota por 3-2 ante o RB Leipzig no Signal Iduna Park.

Em 25/11/2017, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Alemão, Aubameyang foi um dos destaques do empate em 4-4 com o Schalke 04 com 1 gol e assistência para o gol de Mario Götze, porém o ponto negativo é que o Borussia Dortmund vencia a partida por 4-0 e pela primeira vez na carreira, o atacante gabonês levou um cartão vermelho.

Em 06/12/2017, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 17 do BVB marcou o seu último doblete pelo clube na derrota por 3-2 ante o Real Madrid no Santiago Bernabéu, mas por outro lado, o clube auri negro – Borussia Dortmund – terminou em 3º lugar no grupo H e com isso, herdou vaga na fase de mata-mata da Europa League.

Após a derrota por 2-1 para o Werder Bremen em pleno Signal Iduna Park, Peter Bosz não resistiu a pressão e acabou sendo demitido e para o seu lugar, o Borussia Dortmund resolveu apostar as suas fichas em Peter Stöger.

Em 16/12/2017, em jogo da 17ª rodada da Bundesliga, Aubameyang marcou o seu último tento com a camisa do BVB na vitória por 2-1 sobre o Hoffenheim no Signal Iduna Park.

Em 27 de janeiro de 2018, em jogo da 20ª rodada da Bundesliga, o atacante gabonês jogou a sua última partida pelo Borussia Dortmund no empate em 2-2 com o Freiburg e após esse jogo, ele foi jogar na Premier League (Campeonato Inglês).

Mesmo tendo saído do time em janeiro, Pierre-Emerick Aubameyang foi o 6º maior goleador da Bundesliga 2017-18 com 13 gols em 16 jogos. Além dele, mais 3 jogadores fizeram 13 gols no campeonato; Andrej Kramarić do Hoffenheim, Michael Gregoritsch do Augsburg e Timo Werner do RB Leipzig.

  • Números de Aubameyang na sua 5ª e última Temporada no Borussia Dortmund
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
24 *21 3 1 1 2167

* 21 gols dos quais 13 foram pela Bundesliga, 4 pela UEFA Champions League, 3 pela Copa da Alemanha e 1 pela Supercopa da Alemanha

Títulos que conquistou no Borussia Dortmund

  • Copa da Alemanha 2016-17
  • Supercopa da Alemanha de 2013 e de 2014
  • O vídeo abaixo mostra 13 dos 21 gols que Aubameyang marcou pelo Borussia Dortmund na temporada 2017-18
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 12 de janeiro de 2018 por Bundesliga

 

Arsenal

2017-18

Aubameyang sendo apresentado como novo reforço do Arsenal

Em 31 de janeiro de 2018, Aubameyang assinou com o Arsenal da Inglaterra por uma taxa recorde do clube londrino. Estima-se que a equipe inglesa tenha desembolsado 56 milhões de libras (cerca de 358,6 milhões de reais) por um contrato por duas temporadas e meia.

Em 03/02/2018, três dias após o anúncio da sua chegada, em jogo da 26ª rodada da Premier League, Arsène Wenger promoveu a estreia de Aubameyang entre os titulares e ele não decepcionou e fez um dos gols da goleada por 5-1 sobre o Everton no Emirates Stadium (estádio do Arsenal).

Em 04/03/2018, em jogo da 29ª rodada da Premier League, Auba marcou o seu 2º tento pelo novo clube na derrota por 2-1 ante o Brighton fora de casa. Nas 3 rodadas seguintes do campeonato nacional, o novo camisa 14 dos Gunners – Arsenal – marcou 4 gols; 1 gol na vitória por 3-0 sobre o Watford, 2 gols na vitória por 3-0 sobre o Stoke City e 1 gol no triunfo por 3-2 sobre o Southampton. É importante mencionar que após os 2 gols marcados diante do Stoke City, fizeram dele o primeiro jogador a marcar 5 vezes em seus primeiros 7 jogos pelo clube.

Em 06/05/2018, em partida válida pela penúltima rodada (38ª) do Campeonato Inglês, o atacante gabonês marcou o seu 2º e último doblete na temporada na goleada por 5-0 sobre o Burnley no Emirates Stadium. Além dos 2 gols marcados, deu o passe para o gol de Alex Iwobi.

Em 13/05/2018, em jogo da última rodada da Premier League, o camisa 14 dos Gunners encerrou essa temporada fazendo o único gol da vitória sobre o Huddersfield Town.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos Gunners, Pierre-Emerick Aubameyang disputou 14 partidas, fez 10 gols e proveu 4 assistências. Quanto ao Arsenal, terminou em 6º lugar no Campeonato Inglês, foi vice-campeão da Copa da Liga Inglesa e chegou até a semifinal da UEFA Europa League.

  • Números de Aubameyang na sua 1ª Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
14 *10 4 1149

* Gols válidos pela Premier League

2018-19

Depois de anos no comando do Arsenal, Wenger deixou o comando do clube e com a saída do treinador francês, o clube londrino resolveu apostar as suas fichas no espanhol Unai Emery.

Em 2 de setembro de 2018, em jogo da 4ª rodada da Premier League, Aubameyang marcou o seu primeiro tento na temporada na vitória por 3-2 sobre o Cardiff.

Em 20/09/2018, na estreia dos Gunners nesta edição da fase de grupos da Europa League, o atacante gabonês marcou o seu primeiro doblete nessa temporada no triunfo por 4-2 sobre o Vorkla Poltava da Polônia no Emirates Stadium e depois, foi substituído por Mesut Özil aos 12 minutos do segundo tempo. Três dias depois, em jogo da 6ª rodada da Premier League, o camisa 14 dos Gunners fez o seu 4º tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Everton.

Em 07/10/2018, em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Inglês, Auba entrou em campo aos 17 minutos da segunda etapa no lugar de Danny Welbeck e marcou o seu 2º doblete na temporada na goleada por 5-1 sobre o Fulham em pleno Craven Cottage – estádio do Fulham – e não foi só isso, também deu o passe para o gol de Aaron Ramsey. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 22/10/2018, o atacante gabonês marcou mais um doblete na temporada, dessa vez na vitória por 3-1 sobre o Leicester no Emirates Stadium. Posteriormente, Aubameyang marcou mais um tento na rodada seguinte e com 5 com nas 3 partidas deste mês, foi eleito o “Melhor Jogador do Mês de Outubro da Premier League 2018-19”.

Até então, desde que ingressou no Arsenal em fevereiro de 2018, Aubameyang marcou 16 gols nas partidas da Premier League. Segundo as estatísticas da Opta, isso dá a ele uma média de gol a cada 104,6 segundos, que estabelece o recorde de melhor proporção de minutos por gol na história da Premier League (mínimo de 10 gols).

Em 02/12/2018, em jogo da 14ª rodada da Premier League, Auba marcou o seu 4º doblete na temporada na vitória por 4-2 em mais um “North London Derby” – nome dado ao clássico entre Arsenal e Tottenham – e além disso, também contribuiu com assistência para o primeiro gol de Lucas Torreira com a camisa dos Gunners. A vitória levou o Arsenal acima do Tottenham na tabela da Premier League, por diferença de gols marcados. Ainda convém lembrar que o gabonês foi o primeiro jogador a chegar a marca de 10 tentos no campeonato até aquele instante.

Em 22/12/2018, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 14 dos Gunners marcou o seu 5º doblete na temporada no triunfo por 3-1 sobre o Burnley no Emirates Stadium.

Em 10 de março de 2019, em jogo da 30ª rodada da Premier League, o atacante gabonês marcou o seu 20º tento na temporada na vitória por 2-0 sobre o Manchester United no Emirates Stadium. Quatro dias após o triunfo sobre os Red Devils (Manchester United), Auba foi o principal destaque da vitória por 3-0 sobre o Rennes da França no segundo jogo das quartas de final da Europa League com 2 gols e assistência para o gol de Ainsley Maitland-Niles. Com esse resultado, os Gunners reverteram a desvantagem do primeiro confronto no qual o Rennes venceu por 3-1 e com isso, seguiu adiante no torneio.

Em 02/05/2019, no primeiro confronto da semifinal da Europa League, Aubameyang deu o passe para Alexandre Lacazette fazer o primeiro gol dos Gunners na partida e nos minutos finais, fez o gol que definiu o resultado do jogo, vitória por 3-1 sobre o Valencia da Espanha no Emirates Stadium. No segundo confronto com o Valencia no Mestalla, estádio do time espanhol, em 09/05/2019, o gabonês foi o principal destaque do triunfo por 4-2 com um hat-trick e com isso, depois de 13 anos, o Arsenal chegava a uma final de uma competição europeia. Além disso, Aubameyang também se tornou o primeiro jogador do clube londrino a marcar um hat-trick na semifinal de uma competição europeia. Posteriormente, o Arsenal foi derrotado pelo rival Chelsea na final e com isso, teve de se contentar com o vice-campeonato.

Em 12/05/2019, em partida válida pela última rodada do Campeonato Inglês, o camisa 14 dos Gunners encerrou essa temporada com um doblete na vitória por 3-1 sobre o Burnley no Turf Moor (estádio do Burnley).

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Gunners, Pierre-Emerick Aubameyang disputou 51 jogos, fez 31 gols – sendo 22 só pela Premier League 2018-19, o que fez com que ele dividisse a “Chuteira de Ouro” do campeonato com Mohamed Salah e Sadio Mané, ambos do Liverpool e por coincidência, jogadores do continente africano – e proveu 8 assistências. Quanto ao Arsenal, terminou em 5º lugar no Campeonato Inglês, foi vice-campeão da UEFA Europa League, chegou até as quartas de final da Copa da Liga Inglesa e foi eliminado antes das oitavas de final da Copa da Inglaterra.

  • Números de Aubameyang na sua 2ª Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
51 *31 8 1 3859

* 31 gols dos quais 22 foram pela Premier League, 8 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Inglaterra

2019-20

Em 11 de agosto de 2019, na estreia do Arsenal nessa edição da Premier League, Aubameyang fez o único gol do clube londrino na vitória sobre o Newcastle no St James’ Park (estádio do Newcastle). Na rodada seguinte do campeonato, em 17/08/2019, o camisa 14 dos Gunners marcou o seu 2º tento na temporada no triunfo por 2-1 sobre o Burnley no Emirates Stadium.

Em 01/09/2019, em jogo da 4ª rodada da Premier League, Auba evitou a derrota dos Gunners ante os Spurs – Tottenham – marcando o segundo gol do time aos 26 minutos do segundo tempo, em outras palavras, este “North London Derby” terminou empatado em 2-2. Na rodada seguinte do campeonato em 15/09/2019, o gabonês marcou o seu primeiro doblete na temporada e sendo assim, o Arsenal empatou em 2-2 com o Watford no Vicarage Road.

Em 19/09/2019, na estreia dos Gunners na fase de grupos da Europa League, o camisa 14 marcou o 3º gol da vitória por 3-0 sobre o Eintracht Frankfurt da Alemanha fora de casa.

Ao término do mês de setembro, houve uma votação na qual Aubameyang foi eleito o “Jogador do Mês da Premier League de Setembro 2019-20”, vencendo concorrentes como Trent Alexander-Arnold do Liverpool, Heung-min Son do Tottenham e Kevin De Bruyne e Riyad Mahrez, dupla do Manchester City.

Após a reação furiosa de Granit Xhaka com os torcedores do Arsenal em 27/10/2019 contra o Crystal Palace em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Inglês, o então treinador do time, Unai Emery, tirou a braçadeira de capitão de Xhaka e confirmou que daquele ponto em diante, Pierre-Emerick Aubameyang seria o novo capitão do time.

Veja Também!  Como assistir Braga x Santa Clara Futebol AO VIVO - Campeonato Português 2020

O revés por 2-1 ante Eintrach Frankfurt no Emirates Stadium na 5ª rodada da fase de grupos da Europa League, custou caro para Unai Emery que acabou sendo demitido no dia seguinte a esse resultado, 29/11/2019, e com a saída dele, Freddie Ljungberg passou a comandar o clube londrino interinamente.

Na estreia de Ljungberg no comando dos Gunners em 01/12/2019, em jogo da 14ª rodada da Premier League, Aubameyang marcou os gols do time no empate em 2-2 com o Norwich.

Em 20/12/2019, o Arsenal anunciou o novo treinador do clube, o ex-auxiliar de Pep Guardiola no Manchester City e ex-jogador dos Gunners, Mikel Arteta.

Em 11 de janeiro de 2020, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Inglês, Auba marcou o gol dos Gunners no empate em 1-1 com o Crystal Palace no Selhurst Park, mas também foi expulso por ter chegado atrasado em um lance que resultou em falta no Max Meyer, meio-campo do Palace. Originalmente, o árbitro Paul Tierney deu cartão amarelo para Aubameyang, no entanto, o cartão foi transferido para um cartão vermelho pelo VAR, resultando no primeiro cartão vermelho de Aubameyang pelos Gunners e devido a gravidade da falta que causou uma lesão em Meyer, o atacante gabonês levou um gancho de 3 jogos; contra o Sheffield United, Chelsea e contra o Bournemouth, esse último pela Copa da Inglaterra.

Em 23/02/2020, em jogo da 27ª rodada da Premier League, o camisa 14 dos Gunners marcou o seu 4º doblete na temporada na vitória por 3-2 sobre o Everton no Emirates Stadium. Quatro dias depois, ele marcou na prorrogação o único gol do clube londrino na derrota por 2-1 ante o Olympiacos da Grécia em pleno Emirates Stadium, o que causou a eliminação do Arsenal nessa competição.

Após a 29ª rodada da Premier League em 07/03/2020, o campeonato foi suspenso devido à pandemia do Covid-19 (Novo Coronavírus) e até então, Aubameyang é o vice-artilheiro do campeonato com 17 gols, está atrás apenas de Jamie Vardy do Leicester (19 gols).

  • Números de Aubameyang na sua 3ª e atual Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
33 *20 1 3 1 **2801

* 20 gols dos quais 17 foram pela Premier League e 3 pela UEFA Europa League

** a temporada 2019-20 está em andamento

  • O vídeo abaixo mostra 50 dos 61 gols que Aubameyang marcou com a camisa do Arsenal até aqui
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 5 de novembro de 2019 por Arsenal

 

França

Seleções de Base

Na época em que estava se destacando com a camisa do Dijon, na temporada 2008-09, Aubameyang foi convidado para jogar pela Seleção sub-19 da Itália, mas ele só aceitou mesmo é jogar pela Seleção Francesa, ao qual jogou no time sub-21 em fevereiro de 2009, jogou um amistoso contra a Tunísia, ao qual as duas seleções empataram em 1-1.

Apesar de ter atuado pela Seleção Sub-21 da França, Aubameyang também era elegível para jogar por outras seleções e foi exatamente isso o que acabou ocorrendo.

Trecho retirado do site Dream Team

 

Números de Aubameyang na Seleção Gabonesa

 

Gabão

Seleção Principal

Como foi dito acima, Pierre-Emerick Aubameyang era elegível para jogar por outras seleções além da França e da Itália, ele também podia jogar pela “La Roja” – Espanha – e pela seleção do Gabão e com o intuito de seguir os passos de Pierre Aubameyang, seu pai, decidiu jogar pela Seleção Gabonesa, mas ele ainda mantém um relacionamento próximo com a Espanha por causa de sua mãe e sonha em jogar na La Liga (Campeonato Espanhol) em algum momento.

Em 25 de março de 2009, Alain Giresse – técnico da seleção principal do Gabão naquela época – convocou Aubameyang para um jogo de Eliminatória de Copa do Mundo e sendo assim, três dias depois – 28/03/2009 -, Auba fez a sua estreia pela Seleção do Gabão entre os titulares e logo no primeiro jogo, fez o primeiro gol da vitória por 2-1 sobre o Marrocos.

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2010

Depois de estrear com gol e vitória pelos “Les Panthères” – Seleção Gabonesa -, Aubameyang jogou as outras 5 partidas restantes das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Ao término das Eliminatórias, o Gabão terminou em 2º lugar no grupo A ficando 4 pontos atrás de Camarões e como consequência, ficou de fora da disputa da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Copa das Nações Africanas de 2010

Antes de Aubameyang estrear pela seleção principal do Gabão, o time já havia conquistado a vaga para a fase de grupos desta edição da Copa das Nações Africanas que realizar-se-ia na Angola. Na estreia do Gabão na fase de grupos em 13 de janeiro de 2010, Auba jogou os últimos 12 minutos da vitória por 1-0 sobre Camarões. Na rodada seguinte, Aubameyang atuou como titular, mas mesmo com ele em campo, o Gabão só empatou em 0-0 com a Tunísia.

Por fim, na última rodada da fase de grupos, Pierre-Emerick entrou em campo aos 16 minutos do segundo tempo no lugar de Roguy Méyé e pouco mais de 20 minutos depois, deu o passe para Arsène Do Marcolino marcar o único gol dos gaboneses no revés por 2-1 ante a Zâmbia. Com um total de 4 pontos – 1 vitória, 1 empate e uma derrota – em 3 rodadas, o Gabão somou os mesmos números de pontos que Camarões e Zâmbia, porém seguindo um critério de desempate no qual favorecia a seleção com desempenho melhor nos confrontos diretos e em gols marcados, Zâmbia e Camarões levaram a melhor e se classificaram para a fase de mata-mata do torneio.

  • Desempenho de Aubameyang na Copa das Nações Africanas de 2010
Pd Gm A CA CV Mj
3 1 1 131

Copa das Nações Africanas de 2012

Após a eliminação na fase de grupos da Copa das Nações Africanas de 2010, Alain Giresse deixou o comando da seleção do Gabão para comandar a seleção de Mali e com isso, Gernot Rohr assume o comando da Seleção Gabonesa.

Por ser um dos países sedes da Copa das Nações Africanas de 2012 juntamente com Guiné Equatorial, a seleção do Gabão usou os amistosos como preparação para o torneio uma série de 5 amistosos – um destes contra o Brasil, ao qual o Gabão perdeu por 2-0 – e nos 2 primeiros jogos desta série, Aubameyang marcou 2 gols; tento na vitória por 2-1 sobre a Argélia e mais um tento na derrota por 2-1 ante Senegal.

Na estreia da Seleção Gabonesa na fase de grupos dessa edição da Copa das Nações Africanas em 23 de janeiro de 2012, Auba foi o principal destaque da vitória por 2-0 sobre Níger com 1 gol e assistência para o gol de Stéphane N’Guéma. Na rodada seguinte, o camisa 9 do Gabão – Aubameyang – se destacou novamente com 1 gol e mais uma assistência, para o gol de Daniel Cousin, no triunfo por 3-2 sobre o Marrocos. Na última rodada da fase de grupos, Auba marcou o único gol da vitória sobre a Tunísia e com um aproveitamento de 100%, o Gabão se classificou para a fase de mata-mata desse torneio.

Quis o destino que o Gabão enfrentasse Mali – comandada por Alain Giresse, ex-treinador da Seleção Gabonesa – nas quartas de final e com assistência de Aubameyang para o gol de Éric Mouloungui, Gabão e Mali empataram em 1-1 no tempo regulamentar e este mesmo placar se repetiu na prorrogação e como consequência, a definição para o classificado para a fase seguinte saiu nos pênaltis onde Auba não converteu a sua penalidade e com isso, a Seleção Malinesa venceu essa disputa por 5-4 e avançou para a semifinal.

  • Desempenho de Aubameyang na Copa das Nações Africanas de 2012
Pd Gm A CA CV Mj
4 3 3 384

Olimpíadas Londres de 2012

Pouco mais de 3 meses após a eliminação nas quartas de final da Copa das Nações Africanas, Gernot Rohr deixou o comando da Seleção Gabonesa e aceitou o convite para treinar a seleção de Níger e com a saída do técnico alemão, o português Paulo Duarte assume o comando da seleção principal do Gabão e com isso, Claude Albert Mbourounot ficou responsável por comandar a Seleção Olímpica Gabonesa que conseguiu se classificar para as Olimpíadas de Londres.

Em julho de 2012, Aubameyang representou o Gabão nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres na Inglaterra. Na estreia do Gabão, Auba marcou o gol do time no empate em 1-1 com a Suíça. Contudo, esse foi o único tento marcado pela Seleção Gabonesa porque nos 2 jogos seguintes da fase de grupos, derrota por 2-0 ante o México e empate em 0-0 com a Coreia do Sul respectivamente. Com apenas 2 pontos somados em 3 rodadas, o Gabão deu adeus as chances de conquistar alguma medalha nessas Olimpíadas.

  • Desempenho de Aubameyang nas Olimpíadas de Londres 2012
Pd Gm A CA CV Mj
3 1 270

Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014

O primeiro desafio de Paulo Duarte era classificar a Seleção Gabonesa para a Copa das Nações Africanas de 2013 e o que aconteceu é que a seleção de Togo obteve um placar agregado de 3-2 sobre o Gabão – empate em 1-1 no jogo de ida e vitória da Seleção Togolesa por 2-1 no jogo da volta – e com isso, só restava a vaga para a Copa do Mundo FIFA de 2014 que realizar-se-ia no Brasil.

Em 15 de junho de 2013, em partida válida pela 5ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, Aubameyang marcou um hat-trick de pênaltis na goleada por 4-1 sobre Níger, mas vale ressaltar que mesmo com esse resultado, o Gabão não tinha mais chances de se classificar para a Copa do Mundo e encerrou as Eliminatórias com uma derrota por 1-0 para a Burkina Faso.

No término das Eliminatórias, o Gabão somou 7 pontos – uma vitória, 4 empates e uma derrota – nas 6 rodadas do grupo E e com essa campanha, terminou em 3º lugar, a frente apenas de Níger, seleção comandada por Gernot Rohr, ex-treinador da Seleção Gabonesa.

Copa das Nações Africanas de 2015

Depois de ficar de fora da Copa do Mundo de 2014, sai um português – Paulo Duarte – do comando da Seleção Gabonesa e entra outro português, Jorge Costa.

O novo treinador deu a braçadeira de capitão da Seleção Gabonesa para Pierre-Emerick Aubameyang e na estreia dele como capitão do time na 1ª rodada das Eliminatórias da Copa das Nações Africanas em 6 de setembro de 2014, foi um dos destaques da vitória por 1-0 sobre a Angola com assistência para o gol de Samson Mbingui.

Em 11/10/2014, em jogo da 3ª rodada das Eliminatórias, o camisa 9 do Gabão marcou os gols da vitória por 2-0 sobre a Burkina Faso. Posteriormente, Auba não pôde jogar os 2 últimos jogos das Eliminatórias devido à uma lesão, mas mesmo sem o seu principal astro, o Gabão se saiu bem.

Ao término das Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2015, o Gabão somou 12 pontos em 6 rodadas – 3 vitórias e 3 empates – e com tal campanha, terminou na liderança do grupo C e sendo assim, se classificou para a disputa desse torneio.

Em 17 de janeiro de 2015, na estreia do Gabão nessa edição da Copa das Nações Africanas, torneio realizado na Guiné Equatorial, Aubameyang marcou o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre a Burkina Faso. Nas duas rodadas seguintes, os “Les Panthères” não repetiram o desempenho do primeiro jogo e com reveses por 1-0 ante o Congo e por 2-0 ante a seleção anfitriã, estavam de fora da fase de mata-mata do torneio.

  • Desempenho de Aubameyang na Copa das Nações Africanas de 2015
Pd Gm A CA CV Mj
3 1 270

Copa das Nações Africanas de 2017

Por ser o país sede da Copa das Nações Africanas de 2017, a Seleção Gabonesa se preparou para essa competição disputando uma série de amistosos, mas é importante mencionar que houve uma troca no comando dos “Les Panthères”, após um empate em 0-0 com o Marrocos nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018, Jorge Costa acabou sendo demitido e com a saída dele, é José Antonio Camacho que passa a comandar a Seleção Gabonesa.

Em 14 de janeiro de 2017, na estreia dos “Les Panthères” nessa edição da Copa das Nações Africanas, o camisa 9 marcou o gol do empate em 1-1 com a Guiné-Bissau. Na rodada seguinte, Auba marcou o gol da Seleção Gabonesa no empate em 1-1 com a Burkina Faso e por fim, na última rodada da fase de grupos, o Gabão empatou em 0-0 com a seleção de Camarões e com 3 empates em 3 jogos e com um total de apenas 3 pontos, ficou de fora da fase de mata-mata do torneio.

  • Desempenho de Aubameyang na Copa das Nações Africanas de 2017
Pd Gm A CA CV Mj
3 2 270

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018

Paralelamente a disputa da série de amistosos em preparação para a Copa das Nações Africanas de 2017, o Gabão também disputava as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e sem poder contar com Aubameyang na fase pré-eliminatória contra Moçambique, revés por 1-0. No segundo confronto, com o seu camisa 9 recuperado de lesão, o Gabão venceu Moçambique pelo mesmo placar do jogo de ida. Vale ressaltar que Auba deu o passe para o gol de Malick Evouna e nas penalidades, converteu a cobrança que definiu o resultado dessa decisão, vitória dos “Les Panthères” nos penais por 4-3 e com isso, vaga garantida na fase de grupos das Eliminatórias.

Na estreia da Seleção Gabonesa na 2ª fase das Eliminatórias em 8 de outubro de 2016, empate em 0-0 com o Marrocos em Franceville, no Gabão. Após a dificuldade por passar pela Seleção Moçambicana na 1ª fase das Eliminatórias e um empate com o Marrocos na estreia da 2ª fase, a Federação Gabonesa de Futebol demitiu Jorge Costa e enquanto não encontrava outro treinador, José Garrido comandou a Seleção Gabonesa na partida seguinte das Eliminatórias, a qual Gabão e Mali empataram em 0-0. Mesmo com José Antonio Camacho assumindo o comando da Seleção Gabonesa na 3ª rodada, isso não foi o suficiente.

Ao término das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, os “Les Panthères” somaram apenas 6 pontos em 6 rodadas – uma vitória, 3 empates e duas derrotas – e com essa campanha, terminou em último lugar no grupo C e com isso, estava de fora da Copa do Mundo que realizar-se-ia na Rússia.

Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2019

Após o sorteio dos grupos das Eliminatórias, definiu-se que o Gabão seria um dos integrantes do grupo C juntamente com as seleções de Burundi, Mali e Sudão do Sul.

Em 10/06/2017, na estreia da Seleção Gabonesa nas Eliminatórias da Copa das Nações Africanas, revés por 2-1 para o Mali. Na rodada seguinte das Eliminatórias em 08/09/2018, empate em 1-1 com o Burundi com gol de Aubameyang. Após esse empate, José Antonio Camacho foi demitido e para o seu lugar, a Federação Gabonesa de Futebol resolveu apostar as suas fichas em um ex-jogador e que agora era treinador, Daniel Cousin. Na estreia do novo técnico na 3ª rodada das Eliminatórias, Auba deu o passe para o gol de Denis Bouanga na vitória por 3-0 sobre o Sudão do Sul.

Mesmo com a ótima estreia de Daniel Cousin sob o comando da Seleção Gabonesa, a vaga para a fase de grupos da Copa das Nações Africanas não foi obtida, pois com 8 pontos somados – duas vitórias, 2 empates e duas derrotas -, o Gabão terminou em 3º lugar no grupo C e com isso, ficou de fora desse torneio.

Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2021

Ao término das Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2019, Daniel Cousin acabou sendo demitido e para o seu lugar, a Federação Gabonesa de Futebol resolveu apostar as suas fichas em Patrice Neveu.

Na estreia do Gabão nas Eliminatórias da próxima edição da Copa das Nações Africanas, empate em 0-0 com a República Democrática do Congo e na rodada seguinte, Auba foi um dos destaques do triunfo por 2-1 sobre a Angola com assistência para o gol de Denis Bouanga.

Até aqui, o Gabão somou 4 pontos em duas rodadas, um bom início nas Eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2021.

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Aubameyang marcou com a camisa da Seleção Gabonesa
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 3 meses atrás por Savcad MNK

Total

Pd Gm A CA CV Mj
50 20 9 4 4298

Prêmios individuais

  • 69º melhor jogador do ano de 2012 (The Guardian)
  • Melhor Jogador Africano: 2015
  • 8º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • 9º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)
  • Jogador do mês da Premier League: Outubro de 2018, Setembro de 2019
  • Equipe do Ano da Liga Europa da UEFA: 2018–19

Artilharias

  • Bundesliga de 2016–17 (31 gols)
  • Premier League de 2018–19 (22 gols)

Considerações Finais

Com base em todos os números apresentados aqui pode-se concluir que mesmo sendo preterido pelo Milan no início de sua carreira, Pierre-Emerick Aubameyang “rodou” por clubes do futebol francês, onde se desenvolveu antes de jogar pelo Borussia Dortmund da Alemanha, e por conseguinte no Arsenal da Inglaterra, e começou a mostrar o seu potencial sob o comando de Christophe Galtier na época em que jogava pelo Saint-Étienne e vinha em baixa por não ter ganho sequência no Lille e no Monaco. Vale ressaltar que foi Galtier é quem realmente acreditou no atacante gabonês.

Também pode-se dizer que a convergência de utilidade, força, inteligência, velocidade e produto final é que Aubameyang se diferencia de muitos jogadores do futebol mundial.

E para vocês? Pierre-Emerick Aubameyang é um dos melhores jogadores africanos da atualidade? É um dos melhores atacantes deste momento do futebol mundial?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui