Quando cita-se um dos melhores meias do futebol europeu e do mundo, é inevitável não mencionar o francês Paul Pogba que atualmente defende o clube onde ele teve a sua primeira chance como profissional, Manchester United, porém foi pouco aproveitado naquela época pelo escocês Alex Ferguson e que também joga pela Seleção da França.

Paul Labile Pogba nasceu no dia 15 de março de 1993 em Lagny-sur-Marne na França. O meia de 1,91 metros de altura é proveniente de uma família de futebolistas, pois assim como ele, os seus 2 irmãos também são jogadores de futebol: Florentin Pogba – atualmente joga pelo Gençlerbirliği da Turquia e pela Seleção de Guiné – e Mathias Pogba – atualmente joga pelo Sparta Rotterdam da Holanda e também joga pela Seleção de Guiné. Paul Pogba é o caçula entre os 3 irmãos e diferentemente dos 2 irmãos mais velhos, ele nasceu em solo francês, porém o que mais se sabe sobre Paul Pogba? Por quais clubes ele jogou ao longo de sua carreira? Quais títulos ele conquistou? Quais feitos ele atingiu até este instante?

Categorias de Base

Paul Pogba vestindo a camisa do Le Havre

Pogba joga futebol desde os 6 anos de idade e o primeiro clube que lhe deu a primeira oportunidade foi o Rossy-en-Brie, a equipe leva o mesmo nome da cidade que não é muito distante da cidade natal de Paul Pogba, Lagny-sur-Mane. Ele jogou pela base deste clube por 7 temporadas e depois disso, Pogba passou a jogar pelo Torcy, onde serviu como capitão da equipe sub-13 da sua nova equipe. Depois de uma temporada com o Torcy, Paul Pogba foi jogar na base de um clube profissional, o Le Havre. Em sua segunda temporada defendendo o Le Havre, Pogba capitaneou a equipe sub-16 e foi uma das peças fundamentais na campanha do Le Havre que chegou na final do Championnat National des 16 ans (Campeonato Nacional sub-16). A equipe de Pogba chegou a final, porém a equipe que sagrou-se campeã deste Campeonato Nacional foi o Lens, mas vale ressaltar que o Le Havre terminou esta competição na frente de equipes como Lyon e Nancy. Apesar do vice-campeonato, Paul Pogba foi um dos destaques da equipe e assim sendo, ele despertou a atenção de outros clubes da França e também despertou a atenção de outros clubes da Europa.

Os Números de Paul Pogba nos clubes em que jogou:

Manchester United

2009 a 2011

Em 31 de julho de 2009, Pogba anunciou que estava de saída do Le Havre e o seu novo clube seria o Manchester United da Inglaterra, no entanto, sua venda para os Red Devils – Manchester United – só foi concluída em 07/10/2009 devido a um imbróglio entre o Le Havre e o Manchester United.

Em 10 de outubro de 2009, Pogba fez a sua estreia pelo time sub-18 dos Red Devils na derrota por 2-1 para o Crewe Alexandra. Ele terminou a temporada 2009-10 na equipe sub-18 com 7 tentos em 21 partidas. O time terminou em primeiro no grupo em que estava e chegou até as semifinais de um torneio sub-18, no entanto, os Red Devils foram eliminados por 5-3 nos pênaltis. Em abril de 2010, o jovem Pogba fez parte de um time de menores de 18 anos que defendeu com sucesso o título do Torneio Calcio Memorial Claudio Sassi-Sassuolo em Bolonha, na Itália. Na temporada 2010-11, Pogba permaneceu no time da academia do clube na Premier Academy League e jogou por esta equipe durante os 3 primeiros meses da temporada. Em novembro de 2010 o jovem francês foi incluído no time sub-23 dos Red Devils e estreou pelo mesmo no dia 2 de novembro diante do Bolton, ao qual o Manchester United venceu por 3-1 com uma assistência de Pogba para Cameron Stewart no segundo gol dos Red Devils. Em 10/01/2011. em partida válida pela FA Youth Cup (Copa da Inglaterra sub-23), o jovem de 17 anos marcou um dos gols na vitória por 3-2 sobre o Portsmouth e com este triunfo, o Manchester United se classificou para a quarta rodada da FA Youth Cup.

Em 19/02/2011, Pogba foi um dos 4 jogadores promovidos da base do Manchester United que foi promovido para a equipe principal pelo treinador Alex Ferguson, mas mesmo assim, o jovem francês seguiu atuando pela base do clube durante o resto desta temporada ajudando o time com gols e assistências na conquista da FA Youth Cup 2010-11.

2011-12

Antes do início da temporada 2011-12, Ferguson confirmou que Pogba seria introduzido na equipe principal dos Red Devils e ainda afirmou que o jovem de 18 anos merecia oportunidades no profissional e que ele também tem habilidade e assim sendo, o primeiro passo foi dado, Pogba foi promovido permanentemente para a equipe sub-23 do clube.

Em 19/09/2011, pela primeira vez em toda a sua carreira, Pogba fez a sua estreia pela equipe principal dos Red Devils em jogo válido pela Copa da Liga Inglesa (EFL Cup) diante do Leeds United, ao qual o Manchester United venceu o adversário por 3-0 com Pogba entrando no início do segundo tempo da partida no lugar do veterano Ryan Giggs. O jovem francês fez a sua segunda partida oficial pelo clube em 25/10/2011, em jogo válido pelas oitavas-de-final da EFL Cup, ao qual o Manchester United venceu o Aldershot Town por 3-0 e Pogba novamente entrou no segundo tempo, porém desta vez ele entrou no lugar do meia Tom Cleverley.

Em 31/01/2012, *Paul Pogba fez a sua estreia na Premier League contra o Stoke City e mais uma vez substituindo algum jogador e desta vez ele entrou no lugar de Chicharito Hernández aos 27 minutos do segundo tempo. Em 11/03/2012, Pogba voltou a jogar pela equipe principal do Manchester United novamente entrando no segundo tempo de uma partida, desta vez diante do West Bromwich. Quatro dias após o jogo contra os Baggies (West Bromwich), mais precisamente em 15/03/2012, o jovem francês fez a sua estreia em competições europeias diante do Athletic Bilbao da Espanha ao substituir Michael Carrick aos 18 minutos do segundo tempo em jogo da volta das oitavas-de-final da Europa League 2013-14, porém esta foi uma estreia para se esquecer. Como se não bastasse perder o jogo, os Red Devils foram derrotados por 2-1 e consequentemente, eliminados da competição e como já haviam perdido o jogo de ida por 3-2 em pleno Old Trafford, o Manchester United dava adeus a disputa do título da Europa League.

Os números de Paul Pogba na sua primeira e última temporada como jogador profissional do Manchester United: disputou 23 partidas, das quais 7 foram pela equipe principal; fez 3 gols sendo que os 3 foram marcados na Reserve League; proveu 6 assistências; levou 2 cartões amarelos e esteve em campo por 1559 minutos na temporada 2011-12.

Título que conquistou na sua primeira passagem pelo Manchester United: FA Youth Cup 2010-11.

O vídeo abaixo mostra a estreia de Paul Pogba no time principal do Manchester United em jogo válido pela Premier League diante do Stoke City.*

Juventus

2012-13

Apresentação de Paul Pogba na Juventus.

Em 03 de julho de 2012, Paul Pogba, um dos jogadores mais promissores da base do Manchester United não renovou o seu contrato com os Red Devils e assim sendo, um mês após a não renovação de contrato (em 03/08/2012), Pogba foi anunciado como o mais novo reforço da Juventus e nesta transação, só o empresário da joia francesa – Mino Raiola – lucrou com 1,6 milhões de libras (cerca de 8 milhões de reais) nesta negociação, porém fora isso, há poucas informações a respeito do quanto a Juventus teve de desembolsar para ter o francês em definitivo.

Em 22 de setembro de 2012, o jovem de 19 anos fez a sua estreia em partidas oficiais pela Juventus em jogo válido pela quarta rodada da Serie A – campeonato italiano – contra o Chievo, ao qual a “Velha Senhora” venceu por 2-0 e além disso, esta foi a primeira vez em que Pogba jogou uma partida como titular desde que passou a ser um jogador profissional. Em 02/10/2012, o jovem francês fez a sua estreia na UEFA Champions League contra o Shakhtar Donetsk ao substituir o chileno Arturo Vidal, aos 40 minutos do segundo tempo, porém, mesmo com a entrada dele, Juventus e Shakhtar Donetsk não saíram do empate em 1-1. Em 20/10/2012, Pogba marcou o seu primeiro gol como profissional em partida válida pela oitava rodada do campeonato italiano, a qual ele saiu do banco de reservas aos 30 minutos do segundo tempo para marcar o segundo gol da vitória da Juventus por 2-0 sobre o Napoli. Em 31/10/2012, pela segunda vez consecutiva, Pogba começou uma partida entre os 11 titulares em jogo válido pela décima rodada da Serie A e por conseguinte, ele marcou o seu segundo tento com a camisa da “Velha Senhora” no triunfo por 2-1 sobre o Bologna. Com boas atuações e cada vez mais adaptado ao futebol italiano, Pogba passou a ser elogiado por vários meios de comunicação da Itália, dentre eles “La Gazzetta dello Sport”.

Veja Também!  Fortuna Düsseldorf x Freiburg AO VIVO tempo real

Em 19/01/2013, pela primeira vez na sua carreira como jogador profissional, o jovem francês marcou 2 tentos num único jogo na vitória por 4-0 sobre a Udinese em partida válida pela vigésima primeira rodada da Serie A. Pouco mais de um mês após este jogo, Pogba voltou a marcar um gol com a camisa da Juventus, desta vez em 24/02/2013, em jogo válido pela vigésima sexta rodada do campeonato italiano, ao qual a “Velha Senhora” bateu o Siena pelo placar de 3-0. Em 05/05/2013, na reta final do campeonato italiano, mais precisamente em partida válida pela trigésima quinta rodada, diante do Palermo, pela primeira vez na sua carreira, o francês foi expulso de um jogo e o isso ocorreu devido a um desentendimento com um jogador da equipe adversária e isso fez com o francês fosse suspenso e em decorrência disso, ele perdeu as últimas 3 rodadas da Serie A, mas ainda assim, Pogba fez parte do time que conquistou o título da Serie A 2012-13, o primeiro do francês desde que se tornou profissional.

Pogba celebrando a conquista do título da Seria A 2012-13.

Os números de Paul Pogba na sua primeira temporada na Juventus: disputou 37 partidas; fez 5 gols sendo que todos eles foram pela Serie A; não proveu assistências; levou 2 cartões amarelos; levou 1 cartão vermelho e esteve em campo por 2282 minutos na temporada 2012-13.

2013-14

A temporada 2013-14 e em 18 de agosto de 2013, Pogba foi o protagonista da vitória da Juventus diante da Lazio na decisão da Supercopa da Itália. O francês não começou a partida entre os 11 titulares, mas entrou no jogo aos 21 minutos do primeiro tempo no lugar do meia italiano Claudio Marchisio e 2 minutos depois ele marcou o primeiro gol da partida e aos 12 minutos do segundo tempo, ele proveu uma assistência para o atacante argentino Carlos Tévez – atualmente joga pelo Boca Juniors da Argentina – que marcou o último gol do jogo e decretou o resultado da partida; Juventus 4-0 Lazio e após o fim do jogo, ele foi eleito o “homem do jogo”.

Em 29/09/2013, Pogba marcou o seu primeiro gol pela Serie A 2013-14 em partida válida pela sexta rodada, a qual a “velha senhora” bateu o Torino fora de casa pelo placar de 1-0. Em dezembro de 2013, Paul Pogba foi nomeado o Golden Boy – melhor jogador jovem da Europa – do ano de 2013.

 

Em janeiro de 2014, o jovem francês foi eleito um dos 10 jogadores mais promissores da Europa pelo jornal britânico “The Guardian”. Em 20/02/2014, Pogba marcou o seu primeiro tento em competições de clubes da UEFA e isso aconteceu em uma partida de mata-mata da Europa League 2013-14, na qual a Juventus venceu o Trabzonspor da Turquia jogando em casa pelo placar de 2-0. Em 14/04/2014, o francês proveu duas assistências nos 2 gols no triunfo da “velha senhora” sobre a Udinese (vitória por 2-0). Mais tarde, naquela semana, Pogba fez o seu último gol na temporada 2013-14 na vitória da Juventus sobre o Bologna por 1-0 em partida válida pela trigésima quarta rodada da Serie A. Na sua segunda temporada como jogador da Juventus, Pogba jogou mais como titular do que na temporada anterior e além disso, ele conquistou pela segunda vez consecutiva o título do campeonato italiano sob o comando do técnico Antonio Conte – atualmente é o treinador do Chelsea da Inglaterra – e também vale ressaltar que nesta mesma temporada a Juventus chegou na semifinal da Europa League, porém, foram eliminados da competição pelo Benfica de Portugal.

Os números de Paul Pogba na sua segunda temporada na Juventus: disputou 51 partidas; fez 9 gols, dos quais 7 foram pela Serie A, 1 pela Europa League e 1 pela Supercopa da Itália; proveu 16 assistências; levou 5 cartões amarelos e esteve em campo por 4192 minutos na temporada 2013-14.

2014-15

Em 20 de setembro de 2014, agora sob o comando do técnico Massimiliano Allegri, em partida válida pela terceira rodada da Serie A, Pogba contribuiu na vitória da Juventus por 1-0 sobre o Milan fora de casa ao dar o passe para o gol de Carlos Tévez. Em 18/10/2014, em jogo válido pela sétima rodada do campeonato italiano, o francês salvou a Juventus de uma derrota diante do Sassuolo fora de casa ao marcar o gol do empate e assim sendo, Juventus e Sassuolo empataram em 1-1. Em 24/10/2014, Pogba estendeu o seu contrato com o clube de Turim até o ano de 2019. Em 28 de outubro de 2014, o jovem francês foi nomeado como um dos 23 candidatos selecionados para o Ballon d’Or; aos 21 anos, ele era o jogador mais novo da lista.

Em 04/11/2014, o francês fez a sua partida de número 100 com a camisa da “velha senhora” e logo nesta ocasião especial, ele fez um dos gols da vitória da Juventus por 3-2 sobre o Olympiacos da Grécia. Em 22/11/2014, em jogo válido pela décima segunda rodada do campeonato italiano, pela segunda vez em toda a sua carreira, Pogba marcou 2 gols em uma única partida na vitória por 3-0 sobre a Lazio.

Em virtude de tudo o que conquistou até aquele instante com a camisa do clube de Turim, pode-se dizer que o ano de 2014 foi um ano de conquistas para o jovem francês e para evidenciar isso, Pogba ganhou o Prêmio Bravo que é concebido pela revista italiana Il Guerin Sportivo e a mesma premia jogadores com menos de 23 anos de idade que participam de competições europeias.

Em 11 de janeiro de 2015, em partida válida pela décima oitava rodada da Serie A, Pogba contribuiu para a quebra de uma escrita, pois a vitória por 3-1 sobre o Napoli foi a primeira após 14 anos e um dos gols do triunfo da Juventus foi marcado justamente pelo francês e depois disso, Pogba marcou gols em 3 jogos seguidos e um destes tentos foi especial por uma simples razão, ele ainda não havia marcado um gol pela Copa da Itália e em 15/01/2015 ele encerrou este jejum ao fazer um dos gols da goleada sobre o Verona por 6-1. Em 09/03/2015, em jogo válido pela vigésima sexta rodada da Serie A, Pogba marcou o único gol da vitória por 1-0 sobre o Sassuolo e com isso, a Juventus abriu uma vantagem de 11 pontos sobre o vice-líder, Roma, e assim sendo, tudo estava culminando para a conquista do terceiro título seguido da Serie A. Até aí as coisas estavam caminhando muito bem para o francês, no entanto, na segunda partida das oitavas-de-finais da UEFA Champions League, em 18/03/2015 diante do Borussia Dortmund da Alemanha, a qual a Juventus venceu por 3-0 fora de casa, Pogba só pode jogar até os 27 minutos do primeiro tempo, pois ele teve de ser substituído devido a uma lesão no tendão do jarrete que o afastou dos gramados por cerca de 2 meses.

No seu retorno aos gramados após esta lesão, mais precisamente em 09/05/2015, em jogo válido pela trigésima quinta rodada da Serie A e logo no seu retorno, ele marcou o primeiro gol da partida, no entanto, ao apagar das luzes – no final do jogo – Luca Rossenttini igualou o placar e assim, Juventus e Cagliari empataram em 1-1. Quatro dias após este jogo, o clube de Turim enfrentou o atual campeão da Liga dos Campeões naquele momento, o Real Madrid. Como havia vencido a primeira partida da semifinal por 2-1 na Itália, a Juventus não podia cometer erros no Santiago Bernabéu e por conseguinte foi o que aconteceu, o clube de Turim conseguiu sair do estádio do adversário com um empate em 1-1 e gol da Juventus teve participação de Pogba, pois foi ele quem deu o passe para o gol de Alvaro Morata e assim sendo, a Juventus estava classificada para a final da UEFA Champions League 2014-15. Após 12 anos, a Juventus voltava a disputar uma final da Liga dos Campeões. Porém, a “velha senhora” não foi párea para o Barcelona do trio MSN e foram derrotados por 3-1 e deste modo, tiveram de se conformar com o vice-campeonato.

Veja Também!  Torino x Juventus AO VIVO em tempo real

Os números de Paul Pogba na sua terceira temporada na Juventus: disputou 41 partidas; fez 10 gols, dos quais 8 foram pela Serie A, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa Itália; proveu 8 assistências; levou 8 cartões amarelos e esteve em campo por 3340 minutos na temporada 2014-15.

2015-16

Em 15 de julho de 2015, Pogba foi um dos 10 selecionados para o Prêmio UEFA de Melhor Jogador da Europa do ano de 2015. Após o anúncio da saída de Carlos Tévez, definiu-se que Pogba seria o novo camisa 10 da Juventus, por falar em camisa 10, vale ressaltar que a mesma já foi usada por jogadores como Michel Platini, Roberto Baggio e Alessandro Del Piero. A temporada 2015-16 mal começou e o francês já se destacava, em 08/08/2015, em partida válida pela Supercopa da Itália diante da Lazio, ele deu o passe para o segundo gol da partida que foi marcado pelo argentino Paulo Dybala e assim sendo, além da Juventus vencer este jogo por 2-0, o clube de Turim também conquistava mais um título em solo italiano, a Supercopa da Itália 2015.

Em 20/09/2015, em jogo válido pela quarta rodada da Serie A, Pogba foi o “homem do jogo” na vitória por 2-0 sobre a Genoa, pois deu o passe para o primeiro gol da partida e também fez o segundo gol do jogo. Em 31/10/2015, desta vez em partida válida pela décima primeira rodada da Seria A contra o Torino, o francês fez a sua partida de número 100 na Serie A e para celebrar este feito ele marcou o primeiro gol do jogo e por conseguinte, a Juventus levou a melhor no “derby de Turim” e venceu o rival pelo placar de 2-1. Em 24/11/2015, Pogba foi um dos jogadores selecionados para a Seleção da UEFA do ano de 2015. Em 20/03/2016, em jogo válido pela trigésima rodada do campeonato italiano em mais um “derby de Turim”, mais uma vez Pogba foi o principal destaque da equipe ao marcar um dos gols da partida, além de prover duas assistências para os outros 2 gols da “velha senhora” na vitória por 4-1 sobre o Torino fora de casa. Portanto, pode-se afirmar que a camisa 10 caiu muito bem no francês, pois ele se destacou na posição criativa de sua equipe e também foi uma das peças fundamentais na conquista de mais um título da Serie A. Na sua última temporada com a camisa da Juventus, Pogba e o bósnio Miralem Pjanić foram os jogadores que mais proveram assistências na Serie A 2015-16, cada um deles proveu 12 assistências em 38 rodadas.

Os números de Paul Pogba na sua quarta e última temporada na Juventus: disputou 49 partidas; fez 10 gols, dos quais 8 foram pela Serie A, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa Itália; proveu 16 assistências; levou 12 cartões amarelos e esteve em campo por 4284 minutos em campo na temporada 2015-16.

Títulos que conquistou na Juventus:

  • Serie A 2012-13, 2013-14, 2014-15 e 2015-16
  • Copa Itália 2014-15 e 2015-16
  • Supercopa da Itália 2013 e 2015

O vídeo abaixo mostra todos os gols de Paul Pogba com a camisa da Juventus

 

Manchester United

2016-17

Apresentação de Pogba no seu retorno ao Manchester United.

Em 8 de agosto de 2016, o Manchester United anunciou o retorno de Paul Pogba ao clube após 4 temporadas na Juventus. O francês assinou um contrato de 5 anos com os Red Devils e além disso, a transferência de Pogba para o Manchester United custou 89,3 milhões de libras (cerca de 437 milhões de reais) aos cofres do clube inglês e assim, superou um recorde que pertencia a Gareth Bale – o Real Madrid pagou cerca de 80 milhões de libras para ter o galês em seu elenco.

Em 19/08/2016, Pogba fez a sua reestreia pelo Manchester United em partida válida pela segunda rodada da Premier League, a qual os Red Devils venceram o Southampton por 2-0. Duas rodadas após este jogo, o Manchester United enfrentou o Manchester City em 10/09/2016, ao qual os Red Devils perderam por 2-1 em pleno Old Trafford e por se tratar de um “derby”, a derrota gerou consequências e em uma delas, Pogba foi criticado por Jamie Carragher. Em resposta a esta e as demais críticas, em 24/09/2016, em jogo válido pela sétima rodada do campeonato inglês, o camisa 6 dos Red Devils marcou o seu primeiro gol na temporada 2016-17 na goleada por 4-1 sobre o atual campeão da Premier League naquela época, o Leicester.

Em 20 de outubro de 2016, em partida válida pela fase de grupos da Europa League 2016-17, pela primeira vez na carreira desde o seu regresso ao Manchester United, o francês marcou 2 gols em uma única partida na goleada por 4-1 sobre o Fenerbahçe da Turquia.

Em 26/01/2017, na segunda partida da semifinal da Copa da Liga Inglesa, apesar da derrota por 2-1 para o Hull City, Pogba marcou o seu gol neste jogo, entretanto, como o Manchester United venceu o primeiro jogo da semifinal por 2-0, os Red Devils estavam classificados para a final da Copa da Liga Inglesa, competição na qual o Manchester United bateu o Southampton na final e pela quinta vez na história do clube, o Manchester United era o Campeão da EFL Cup.

Antes da decisão da Europa League 2016-17 contra o Ajax, em 21/05/2017, em jogo válido pela última rodada da Premier League, Pogba teve uma grande atuação contra o Crystal Palace na vitória por 2-0 dos Red Devils, pois ele deu o passe para o primeiro gol da partida e ainda por cima fez o segundo gol do jogo e por conseguinte em 24/05/2017, os Red Devils estavam em mais uma final, desta vez na final da Europa League 2016-17 e um dos jogadores responsáveis pela conquista de mais um título do Manchester United nesta temporada foi Paul Pogba que marcou o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre o Ajax e com isso, pela primeira vez na história do clube, o Manchester United era o campeão da Europa League. Esta foi a primeira conquista de uma competição da UEFA após um jejum de 9 anos (UEFA Champions League 2007-08).

Pogba com o troféu da Europa League 2016-17.

Os números de Paul Pogba na sua primeira temporada no Manchester United após a sua saída em 03/08/2012: disputou 51 partidas; fez 9 gols, dos quais 5 foram pela Premier League, 3 pela Europa League e 1 pela Copa da Liga Inglesa; proveu 6 assistências; levou 10 cartões amarelos e esteve em campo por 4350 minutos na temporada 2016-17.

2017-18

A temporada 2017-18 mal começou e em 13 de agosto de 2017, em partida válida pela primeira rodada da Premier League, Pogba fez o último gol da vitória por 4-0 sobre o West Ham e logo na rodada seguinte, mais precisamente em 19/08/2017, o camisa 6 marcou um dos tentos da goleada por 4-0 sobre o Swansea e além do gol, o francês ainda proveu uma assistência para o gol de Anthony Martial. Paul Pogba estava fazendo uma boa temporada até aquele instante, no entanto, um problema muscular na coxa o afastou dos gramados. Portanto, até este momento, Pogba fez 3 gols e proveu 10 assistências em 26 partidas.

Os números de Paul Pogba na sua segunda e atual temporada no Manchester United: disputou 26 partidas; fez 3 gols sendo que todos eles foram pela Premier League; proveu 10 assistências; levou 3 cartões amarelos; levou 1 cartão vermelho e esteve em campo por 2076 minutos até este instante.

Títulos que conquistou no seu retorno ao Manchester United:

  • Europa League 2016-17
  • Copa da Liga Inglesa 2016-17

O vídeo abaixo mostra os gols que Paul Pogba marcou e as assistências que ele proveu com a camisa do Manchester United

 

França

Seleções de Base

Paul Pogba integrou as Seleções de Base da França desde o sub-16 e o primeiro treinador a convocá-lo para defender a Seleção francesa foi Guy Ferrier. Fez a sua estreia pela Seleção da França em 23 de setembro de 2008 contra o País de Gales, jogo no qual a França venceu pelo placar de 4-2. Em 31 de janeiro de 2009, ele marcou o seu primeiro gol com a camisa da Seleção francesa na final da Copa do Egeu 2009 contra a Noruega. O gol deu à França a vantagem de 1-0 no placar e o time ganhou o jogo por 2-1 e com isso, a Seleção francesa era a campeã da Copa do Egeu de 2009.

Pogba foi o capitão da equipe que foi campeã da Copa do Mundo FIFA sub-20 de 2013. Naquele torneio realizado na Turquia, ele jogou todas as partidas, exceto a partida da terceira rodada da fase de grupos contra a Seleção da Espanha, a qual ele foi poupado por opção do treinador. Além de liderar a Seleção francesa até a conquista do torneio, ele foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo FIFA sub-20 de 2013.

Veja Também!  Como assistir AO VIVO Borussia Dortmund x Werder Bremen
Troféu da Copa do Mundo FIFA sub-20 de 2013.

Seleção Principal da França

Em 22 de março de 2013, o jovem que completara 20 anos de idade há uma semana foi presenteado; fez a sua estreia pela Seleção Principal da França em um jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014 contra a Seleção da Geórgia e ainda convém lembrar que ele jogou esta partida desde o início, em outras palavras, ele jogou uma partida por 90 minutos. Quatro dias após a sua estreia pela Seleção Principal da França, ele também iniciou o jogo seguinte – contra a Espanha – entre os titulares em mais um jogo válido pelas Eliminatórias, porém esta foi uma partida para se esquecer, pois o jovem de 20 anos levou um amarelo aos 31 minutos do segundo tempo e 2 minutos depois ele levou o cartão vermelho e ainda por cima, a França perdeu este jogo pelo placar de 1-0.

Em 10/09/2013, em mais uma partida válida pelas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo FIFA de 2014 contra a Seleção da Bielorrússia, pela primeira na carreira desde que passou a integrar a Seleção principal do seu país, Pogba marcou um dos gols da vitória por 4-2 sobre os bielorrussos. Estes foram os primeiros passos de Pogba na Seleção Principal da França.

Copa do Mundo FIFA de 2014

Em 6 de junho de 2014, Pogba foi convocado por Didier Deschamps para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2014 e logo em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos deste Mundial, ele sofreu o pênalti que foi convertido por Karim Benzema e assim sendo, a França estreou nesta edição da Copa do Mundo vencendo a Seleção da Honduras por 3-0. Apesar de começar o jogo seguinte no banco, Pogba entrou aos 18 minutos do segundo tempo no lugar do atacante Olivier Giroud e no minuto seguinte, o jovem de 20 anos deu o passe para mais um gol de Karim Benzema na Copa do Mundo FIFA de 2014 e por conseguinte, os Les Bleus – França – venceram a Seleção da Suíça por 5-2. Em 30/06/2014, em jogo válido pelas oitavas-de-final desta competição, Pogba fez o primeiro gol do triunfo da Seleção francesa por 2-0 sobre a Nigéria e além disso, o jovem de 21 anos foi eleito o melhor jogador da partida. Como consequência, os “Les Bleus” estavam classificados para as quartas-de-final, mas desta vez, a Seleção adversária era a Alemanha – posteriormente a campeã desta Copa do Mundo FIFA de 2014 – e mesmo jogando de igual para igual, os “Les Bleus” perderam por 1-0 e assim sendo, davam adeus a Copa do Mundo. Pogba foi eleito o melhor jogador jovem deste Mundial.

O desempenho de Paul Pogba na Copa do Mundo FIFA de 2014: disputou 5 partidas; fez 1 gol, proveu duas assistências; levou 1 cartão amarelo e esteve em campo por 354 minutos.

Euro 2016

Em maio de 2016, Pogba foi mais uma vez convocado por Didier Deschamps para a disputa de uma competição, desta vez para a disputa da Euro 2016 que era de extrema importância para a Seleção francesa, pois o país sede da Euro 2016 era a França. Embora esperava-se muito de Pogba – principalmente pelo o que ele jogou na Juventus – logo na primeira partida da fase de grupos da Euro 2016 contra a Romênia, a qual os “Les Bleus” venceram por 2-1 em 10/06/2016, vale ressaltar que apesar das críticas que ele recebeu após esta partida que ele não jogou na posição em que ele mais prefere jogar, no entanto, no jogo seguinte – segunda rodada da fase de grupos da Euro 2016 – contra a Seleção da Albânia, Didier Deschamps optou por deixá-lo no banco, mas logo no início do segundo tempo, Pogba entrou no lugar de Anthony Martial e a França venceu a Albânia por 2-0 sendo que os 2 gols da vitória francesa foram marcados após os 44 minutos do segundo tempo. Em 26/06/2016, em partida válida pelas oitavas-de-final da Euro 2016, a Seleção francesa saiu atrás do placar contra a Irlanda devido a um pênalti cometido por Pogba e novamente mais críticas para cima de Pogba, o que levou um ex-jogador da Seleção da Inglaterra – Gary Lineker – a fazer a seguinte pergunta no seu twitter: “Pogba é o jogador mais superestimado do mundo?”. Ainda assim, a França contou com os 2 gols de Antoine Griezmann para vencer este jogo e se classificar para as quartas-de-final desta competição.

Em 03/07/2016, em jogo válido pelas quartas-de-final da Euro 2016, a França teria pela frente a Seleção da Islândia no Stade de France e nesta partida Pogba respondeu os críticos com uma boa performance e marcou um dos tentos da vitória dos “Les Bleus” por 5-2 sobre a Islândia. Quatro dias após este jogo, desta vez em partida válida pela semifinal da Euro 2016, o camisa 15 da Seleção francesa voltou a ter uma boa atuação, desta vez o adversário da Seleção francesa era a campeã da Copa do Mundo FIFA de 2014, a Alemanha. No primeiro tempo deste confronto contra a Seleção alemã, Dider Deschamps optou por escalar Pogba como volante ao lado de Blaise Matuidi em uma formação de 4-2-3-1; com a entrada do volante N’Golo Kanté no segundo tempo, Pogba passou a jogar na posição que gosta – meia centralizado – e isso lhe deu mais liberdade tática e assim sendo, os 2 gols do triunfo francês sobre os alemães (vitória da França por 2-0) saíram no segundo tempo e o autor do passe para o segundo gol dos Les Bleus, marcado por Griezmann, foi Paul Pogba e por conseguinte, a França estava classificada para a final da Euro 2016 e a seleção adversária da vez era a Seleção de Portugal, entretanto, mesmo jogando esta Eurocopa em casa e com a torcida jogando ao seu lado, os franceses perderam para os portugueses por 1-0 na prorrogação.

O desempenho de Paul Pogba na Euro 2016: disputou 7 partidas; fez 1 gol; proveu uma assistência; levou 1 cartão amarelo e esteve em campo por 602 minutos.

Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018, a Seleção francesa não precisou disputar a repescagem para se classificar para a Copa do Mundo, pois terminou as Eliminatórias com 4 pontos de vantagem sobre o segundo colocado do grupo, a Seleção da Suécia. Pogba marcou 2 gols em 7 partidas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018 e com a vaga para o Mundial da Rússia garantida, após o sorteio definiu-se que a França estaria no grupo C, juntamente com as Seleções da Austrália, Dinamarca e Peru.

O vídeo abaixo mostra todos os gols de Paul Pogba com a camisa da Seleção da França.

Total

Partidas Gols Assistências CA CV Minutos em campo
 49  8 6 8 1 3828 minutos

CA – cartões amarelos e CV – cartões vermelhos

Prêmios individuais:

  • Equipe do torneio do Campeonato Europeu Sub-17 de 2010
  • Equipe do torneio do Campeonato Europeu Sub-19 de 2012
  • Bola de Ouro da Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2013
  • Golden Boy: 2013
  • Seleção do Campeonato Italiano: 2013-14
  • Troféu Bravo: 2014
  • Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo FIFA: 2014
  • Time do Ano da UEFA: 2015
  • FIFPro World XI: 2015
  • 17º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • 14º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)
  • Equipe do torneio da UEFA Europa League 2016–17
  • Melhor jogador da UEFA Europa League 2016–17

Considerações Finais

Em vista de todos os dados apresentados até aqui, pode-se concluir que Paul Pogba normalmente rende mais como meia do que como volante, pois os pontos fortes do francês que recentemente completou 25 anos de idade são a criação, os dribles, os passes e as bolas aéreas e por ter essas características como os seus principais pontos fortes, ele já foi comparado com um ex-meio campo da Seleção francesa, Patrick Vieira.

E para vocês? Pogba é um dos melhores meias da atualidade?



Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui