Quando cita-se um dos melhores atacantes do futebol francês da atualidade, o nome de Moussa Dembélé que atualmente joga pelo Lyon da França e que já teve passagem pelas seleções de base da França, deve ser levado em conta.

Moussa Dembélé nasceu em 12/07/1996 em Pontoise, na França. Diferentemente da maioria dos jogadores, Dembélé iniciou a sua carreira futebolística como profissional fora do seu país, mais precisamente em uma equipe do futebol inglês. Porém, o que mais se sabe sobre Moussa Dembélé? Por quais clubes atuou até aqui? Quais feitos atingiu até aqui na sua carreira?

Juvenil

O antes e depois de Moussa Dembélé

Moussa Dembélé começou a jogar futebol quando tinha 6 anos de idade – no ano de 2002 – no US Cergy Clos e depois, ingressou nas categorias de base do Paris Saint-Germain em 2004. Dembélé obteve progresso em todas as faixas etárias em que atuou. É importante mencionar que ele venceu a Copa Internacional All Kass em 2012 em um time que contava com Kingsley Coman, Adrien Rabiot e Hervin Ongenda. Dembélé marcou um hat-trick na semifinal desta edição da All Kass.

Depois de 8 anos no clube, Moussa Dembélé decide deixar o PSG temendo não ter chances em um time que acabará de contratar Ezequiel Lavezzi e Zlatan Ibrahimović. Em 2012, ele deixou a França e ingressou nas categorias de base de um clube de Londres da Inglaterra.

 

A Carreira de Moussa Dembélé em Números

 

Fulham

Categorias de Base

Em 2012, Dembélé assinou com o Fulham da Inglaterra, aos 16 anos de idade. Posteriormente, tornou-se membro regular do time sub-18 de Fulham e venceu a Premier Academy League em sua primeira temporada no clube. Ele assinou seu primeiro contrato profissional com o Fulham em julho de 2013, um contrato válido até junho de 2015.

2013-14

Antes de fazer a sua estreia como jogador profissional, Dembélé foi um substituto não utilizado por Matin Jol – técnico do Fulham até então – em 23/11/2013, em jogo válido pela 12ª rodada da Premier League (1ª Divisão do futebol inglês), ao qual o clube londrino – Fulham – perdeu para o Swansea por 2-1. Na rodada seguinte do campeonato, em 30/11/2013, Moussa Dembélé fez a sua estreia como profissional quando entrou em campo aos 38 minutos da segunda etapa no lugar do lateral-esquerdo Kieran Richardson, contudo esta foi uma estreia para se esquecer, pois os “Cottagers” – Fulham – perderam para o West Ham por 3-0.

No dia seguinte após esse revés diante do West Ham (01/12/2013), Martin Jol foi anunciada a demissão de Martin Jol e com isso, o clube londrino optou por efetivar o até então auxiliar René Meulensteen. Após a derrota por 3-2 ante o Liverpool em pleno Craven Cottage (estádio do Fulham) na 26ª rodada da Premier League em 12 de fevereiro de 2014, Meulensteen não resistiu a pressão e acabou sendo demitido e com isso, o clube resolveu trazer um técnico com mais experiência, o alemão Felix Magath.

Em 30/03/2014, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Inglês, depois de notar o bom desempenho de Moussa Dembélé no time sub-21 dos “Cottagers”, Felix Magath optou por dar uma chance para o jovem francês iniciar entre os titulares, mas mesmo assim, perderam por 3-1 para o Everton em pleno Craven Cottage.

Em 07/04/2014, no segundo confronto da semifinal da FA Youth Cup (Copa da Inglaterra sub-18), Moussa Dembélé marcou todos os gols da vitória por 3-2 sobre o Reading e com um placar agregado de 5-4 – as duas equipes empataram em 2-2 no primeiro confronto -, o Fulham se classificou para a final da FA Youth Cup 2013-14. Posteriormente, Moussa Dembélé fez gols nos 2 jogos da final contra o Chelsea, porém isso não foi o suficiente e sendo assim, os Blues – Chelsea – foram os campeões desta edição da FA Youth Cup.

Em suma, na sua 1ª temporada como profissional, Moussa Dembélé disputou 3 partidas e apesar de não ter tido pouco espaço no time principal do Fulham, se destacou nos times de base do clube londrino, inclusive foi o responsável por classificar o time para a final da FA Youth Cup. Quanto ao Fulham, além de ter sido eliminado nas primeiras fases da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, terminou em 19º lugar na Premier League e com isso, foi rebaixado para a 2ª divisão do futebol inglês.

  • Números de Moussa Dembélé na sua 1ª Temporada no Fulham
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
12 *11 1 921

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 11 gols dos quais 6 foram pela Premier League Sub-21 e 5 pela FA Youth Cup

2014-15

Na estreia do Fulham nesta edição da Championship (2ª divisão do futebol inglês) em 9 de agosto de 2014, Moussa Dembélé ganhou a chance de iniciar entre os titulares, porém o time iniciou a campanha no campeonato com uma derrota por 2-1 ante o Ipswich Town.

Após o jogo contra o Ipswich Town, Moussa Dembélé não teve mais sequência como titular, mas ainda assim, às vezes iniciava alguns jogos como titular, porém após o revés por 5-3 ante o Nottingham Forest na 7ª rodada da Championship, Felix Magath foi demitido do cargo de treinador do clube londrino e com a saída dele, Kit Symons, até então técnico auxiliar, assume o comando do time.

Em 28/10/2014, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa, o atacante francês ganhou mais uma chance entre os titulares e marcou os seus 2 primeiros gols como profissional nessa partida, mas mesmo com ele se destacando, o Fulham perdeu para o Derby County por 5-2. Vale destacar que o Fulham chegou a estar vencendo esse jogo por 2-0 e além disso, o palco do jogo foi o Craven Cottage.

Após os 2 gols marcados diante do Derby County, Moussa Dembélé voltou a ser escalado entre os titulares em 05/11/2014, em jogo da 16ª rodada da Championship, ao qual o Fulham empatou em 2-2 com o Blackpool com assistência do atacante francês para o gol de Scott Parker.

Após o jogo contra o Blackpool, Moussa Dembélé só atuou como titular nos jogos da Copa da Inglaterra e depois disso, passou a atuar pelo time sub-21 do Fulham.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos “Cottagers”, Moussa Dembélé disputou 15 partidas, fez 2 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Fulham, terminou em 17º lugar na 2ª divisão do Campeonato Inglês, chegou até as oitavas de final da Copa da Liga Inglesa e caiu na 4ª rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de Moussa Dembélé na sua 2ª Temporada no Fulham
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
19 *3 2 905

* 3 gols dos quais 2 foram pela Copa da Liga Inglesa e 1 pela Premier League Sub-21

2015-16

Pode-se dizer que esta foi a temporada em que Moussa Dembélé se firmou entre os titulares do Fulham, mas vale ressaltar que no início da temporada, o atacante francês não iniciou as 3 primeiras rodadas da Championship como titular.

Em 25 de agosto de 2015, em confronto válido pela 2ª rodada da Copa da Liga Inglesa, o camisa 25 dos Cottagers – Moussa Dembélé – ganhou uma chance de iniciar entre os titulares e marcou o seu primeiro tento na temporada na vitória por 3-0 sobre o Sheffield United no Craven Cottage. Posteriormente, o Fulham foi eliminado pelo Stoke City na fase seguinte.

Em 13/09/2015, em jogo da 6ª rodada da Championship, Dembélé atuou como titular novamente e foi o principal destaque do triunfo por 2-1 sobre o Blackburn Rovers com 1 tento e assistência para o gol de Ross McCormack.

Em 25/09/2015, em partida válida pela 8ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Inglês, o atacante francês marcou o seu 3º tento na temporada na goleada por 4-0 sobre o Queens Park Rangers.

Após o gol marcado diante do Queens Park Rangers, o camisa 25 dos “Cottagers” passou por uma seca de gols, a qual pôs um fim em jogo da 12ª rodada da Championship em 21/10/2015, quando fez o gol do time no empate em 1-1 com o Leeds United no Craven Cottage. Nas duas rodadas seguintes da Championship, o francês marcou 2 dobletes – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida -, na vitória por 4-2 sobre o Reading no Craven Cottage e na goleada por 4-1 sobre o Bristol City fora de casa.

Veja Também!  NO MINUTO FINAL! Assistir ao gol de Marquinhos com passe de Neymar Atalanta 1 x 1 Paris Saint-Germain – Champions League

Depois de uma boa sequência de resultados, o Fulham voltou a decepcionar e após 2 reveses na Championship, o segundo por 5-2 para o Birmingham no Craven Cottage, Kit Symons acabou sendo demitido e enquanto o clube não encontrava outro técnico, Peter Grant assumiu o comando por algumas rodadas.

Em 08/12/2015, o Fulham anunciou Stuart Gray como o novo técnico do time e na estreia do novo treinador quatro dias depois de assumir o comando do clube londrino, Moussa Dembélé marcou o seu 10º tento na temporada no empate em 2-2 com o Brentford.

Três semanas depois, o Fulham ainda continuava na mesma, ora empatava, ora perdia, mesmo os jogos sendo no Craven Cottage e sendo assim, o clube foi atrás de um novo treinador, o sérvio Slaviša Jokanović.

Embora o novo técnico não conseguiu tirar o melhor do time logo no início, aos poucos foi dando “a sua cara” ao time e com isso, o Fulham foi melhorando a sua posição na tabela.

Em 2 de abril de 2016, em jogo da 39ª rodada da Championship, o camisa 25 dos “Cottagers” marcou o seu 15º tento na temporada na vitória por 2-1 sobre o MK Dons. Além do gol marcado, também contribuiu com assistência para o gol de Ross McCormack.

Em 19/04/2016, em partida válida pela 43ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Inglês, Dembélé marcou o seu último tento com a camisa do Fulham no empate em 1-1 com o Ipswich Town fora de casa.

Em suma, na sua última temporada na Inglaterra, Moussa Dembélé disputou 46 partidas, fez 17 gols – 15 destes na Championship 2015-16, o que fez dele o 8º maior goleador do campeonato ao lado de Chris Martin do Derby County e de Fernando Forestieri do Sheffield Wednesday – e proveu 7 assistências. Quanto ao Fulham, terminou em 20º lugar na Championship, duas posições acima da zona de rebaixamento, e foi eliminado na 3ª rodada da Copa da Inglaterra e na Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Moussa Dembélé na sua 3ª e última Temporada no Fulham
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
46 *17 7 4 3539

* 17 gols dos quais 15 foram pela Championship, 1 pela Copa da Inglaterra e 1 pela Copa da Liga Inglesa

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Moussa Dembélé marcou com a camisa do Fulham na 1ª metade da temporada 2015-16
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 21 de dezembro de 2015 por Womboose

 

Celtic

2016-17

Moussa Dembélé sendo apresentado como novo reforço do Celtic

Em 28 de junho de 2016, o Celtic da Escócia anunciou a contratação de Moussa Dembélé. É importante dizer que o atacante francês estava livre no mercado, em outras palavras, o Fulham não renovou o seu contrato e estando livre no mercado, o clube escocês ofereceu um contrato por 4 temporadas e o atacante francês aceitou a oferta.

Em 12/07/2016, data do seu 20º aniversário, Brendan Rodgers – técnico do Celtic naquela época – promoveu a estreia de Moussa Dembélé entre os titulares no jogo de ida da 2ª fase pré-eliminatória da Champions League (Liga dos Campeões), porém esta foi uma estreia para se esquecer, pois o Celtic foi derrotado pelo Lincoln Red Imps de Gibraltar por 1-0. No jogo da volta em 20/12/2016, jogando no seu estádio – Celtic Park – o times escocês se impôs e venceu a equipe gibraltina por 3-0 e com isso, seguia vivo na disputa por uma vaga na fase de grupos da UEFA Champions League 2016-17.

Em 03/08/2016, no segundo confronto da 3ª fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões contra o Astana do Cazaquistão, o atacante francês entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo no lugar de James Forrest e depois de sofrer um pênalti nos minutos finais da partida, ele mesmo partiu para a cobrança e converteu e com isso, o Celtic venceu o Astana por 2-1 e se classificou para a última fase pré-eliminatória da Champions League.

Em 10/08/2016, em partida válida pelas oitavas de final da Copa da Liga Escocesa, o novo camisa 10 do Celtic – Moussa Dembélé – marcou o seu primeiro doblete pelo novo clube na goleada por 5-0 sobre o Motherwell. Com este resultado, o Celtic avançou para a fase seguinte.

Em 17/08/2016, no primeiro confronto da última fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões, Dembélé entrou em campo aos 25 minutos da segunda etapa no lugar de Tom Rogic e em apenas 3 minutos em campo, fez o 4º gol do Celtic na goleada por 5-2 sobre o Hapoel Be’er-Sheva de Israel. Mesmo com um revés por 2-0 para a equipe israelense no segundo jogo, os “Bhoys” – Celtic – levaram a melhor no placar agregado, 5-4, e com isso, se classificaram para a fase de grupos da UEFA Champions League 2016-17.

Após o gol marcado contra o Hapoel Be’er-Sheva, Moussa Dembélé só voltou a balançar as redes em 10/09/2016 em jogo da 5ª rodada da Premiership (Campeonato Escocês), marcou o primeiro hat-trick da carreira no dérbi da Old Firm – nome dado ao clássico entre Celtic e Glasgow Rangers – desde Stevie Chalmers em 1966, e o primeiro jogador do Celtic a marcar um hat-trick em qualquer jogo contra Rangers desde Harry Hood em 1973. Ainda convém lembrar que o atacante francês marcou cada um dos 3 tentos de uma forma diferente; de cabeça, com o pé direito e com o pé esquerdo respectivamente.

Em 24/09/2016, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Escocês, o novo camisa 10 dos “Bhoys” marcou o seu 2º doblete na temporada na goleada por 6-1 sobre o Kilmarnock no Celtic Park. Quatro dias depois – 28/09/2016 -, em confronto válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Champions League, o atacante francês marcou o seu 3º doblete nessa temporada no empate em 3-3 com o Manchester City da Inglaterra.

Após as suas boas atuações pelo Celtic no campeonato nacional no mês de setembro, Moussa Dembélé foi eleito o “Jogador do Mês da Premiership”.

Em 23/10/2016, em confronto válido pela semifinal da Copa da Liga Escocesa, o atacante francês marcou o único gol da vitória do Celtic sobre o Rangers e com isso, o clube se classificou para a final deste torneio. Posteriormente, em 27/11/2016, final da Copa da Liga Escocesa, o camisa 10 dos “Bhoys” marcou o gol que definiu o placar da partida, vitória por 3-0 sobre o Aberdeen e com isso, se sagraram campeões deste torneio pela 16ª vez na sua história.

Na janela de transferências de inverno em janeiro de 2017, Dembélé teve o seu nome vinculado a uma mudança para o Chelsea da Inglaterra. Coincidentemente, ele foi fazer um tratamento de uma lesão no departamento médico do clube inglês em 31 de janeiro daquele ano (2017), último dia da janela de transferências. No entanto, o técnico do Chelsea, Antonio Conte, descartou os rumores, afirmando que nunca havia falado com o conselho dele sobre o atacante francês. Mais tarde naquele dia, Dembélé confirmou que iria permanecer no Celtic twittando uma foto de si mesmo comemorando um gol acima de uma imagem de Leonardo DiCaprio que interpretou Jordan Belfort no filme “O Lobo de Wall Street”.

No retorno de Moussa Dembélé aos gramados em 05/02/2017, em jogo da 24ª rodada da Premiership, Brendan Rodgers o colocou em campo aos 14 minutos do segundo tempo no lugar de Gary Mackay-Steven e 2 minutos depois, marcou de pênalti o primeiro dos 3 gols na goleada por 5-2 sobre o St Johnstone em pleno McDiarmid Park (estádio do St Johnstone). Vale destacar que um dos gols marcados contra o St Johnstone foi premiado como o gol mais bonito da Premiership 2016-17. Além disso, o gol também foi um dos escolhidos para concorrer no prestigioso Prêmio FIFA Ferenc Puskás, prêmio dado ao jogador que fez o gol que foi considerado o mais bonito do futebol mundial.

Veja Também!  Assistir ao gol de Hyuri que fez Atlético-GO 1 x 0 Flamengo Futebol AO VIVO – Campeonato Brasileiro 2020

Em 11/02/2017, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Escócia, o camisa 10 do Celtic marcou o seu 3º e último hat-trick nessa temporada na goleada por 6-0 sobre o Inverness Caledonian Thistle.

Em 25/02/2017, em jogo da 26ª rodada da Premiership, Moussa Dembélé marcou o seu 4º doblete na temporada e sendo assim, o Celtic venceu o Hamilton Academical por 2-0. Na rodada seguinte do campeonato nacional, o atacante francês marcou o seu 5º e último doblete na temporada na goleada por 4-0 sobre o Inverness Caledonian Thistle. Além dos 2 gols marcados, também contribuiu com assistência para o gol de Stuart Armstrong.

Em 05/03/2017, em partida válida pelas quartas de final da Copa da Escócia, o camisa 10 dos “Bhoys” marcou o seu último tento nessa temporada na vitória por 4-1 sobre o St Mirren.

Após a constatação de uma lesão na coxa, Moussa Dembélé ficou de fora dos últimos jogos do Celtic da segunda quinzena de abril até o fim da temporada, mas ainda assim, fez até então a sua melhor temporada da carreira.

Em suma, na sua 1ª temporada na Escócia, Moussa Dembélé disputou 49 partidas, fez 32 gols – 17 destes pela Premiership, o que fez dele o 3º maior goleador do campeonato, ficando atrás apenas de Lyam Boyce do Ross County (23 gols) e de seu companheiro de tim, Scott Sinclair (21 gols) respectivamente – e proveu 9 assistências. Quanto ao Celtic, foi campeão de todas as competições que disputou, salvo a UEFA Champions League na qual terminou em 4º lugar – última colocação – na fase de grupos e como consequência, sequer se classificou para a fase de mata-mata da UEFA Europa League.

  • Números de Moussa Dembélé na sua 1ª Temporada no Celtic
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
49 *32 9 4 3374

* 32 gols dos quais 17 foram pela Premiership, 5 pela Copa da Escócia, 5 pela Copa da Liga Escocesa, 3 pela UEFA Champions League e 2 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League

2017-18

Depois de jogar as duas partidas da 2ª fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões em julho de 2017, Moussa Dembélé sofreu uma lesão no tendão e em decorrência disso, ficou de fora dos gramados por cerca de 2 meses e meio. No seu retorno aos gramados em 16 de setembro de 2017, em jogo da 6ª rodada da Premiership, marcou o seu primeiro tento na temporada na goleada por 4-0 sobre o Ross County no Celtic Park.

Depois de balançar as redes na 6ª rodada do Campeonato Escocês, o camisa 10 do Celtic passou por um jejum de gols, ao qual pôs um fim em 21/10/2017, em confronto válido pela semifinal da Copa da Liga Escocesa, quando marcou o seu primeiro doblete na temporada no triunfo por 4-2 sobre o Hibernian. Quatro dias depois, em jogo da 11ª rodada da Premiership, o atacante francês foi o principal destaque da vitória por 3-0 sobre o Aberdeen com 2 gols e assistência para o gol de Kieran Tierney.

Em 26/11/2017, em partida válida pela final da Copa da Liga Escocesa, Dembélé marcou de pênalti o segundo gol dos “Bhoys” na vitória por 2-0 sobre o Motherwell e com isso, o Celtic se sagrava campeão desta competição pela 2ª temporada consecutiva.

Em 25 de fevereiro de 2018, em jogo da 28ª rodada da Premiership, o atacante francês marcou o seu 10º tento na temporada no triunfo por 2-0 sobre o Aberdeen. Além de ter feito 1 gol, também contribuiu com assistência para o gol de Kieran Tierney.

Em 03/03/2018, em confronto válido pelas quartas de final da Copa da Escócia, o camisa 10 do Celtic marcou o seu 3º e último doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Greenock Morton.

Em 06/05/2018, em partida válida pela 3ª rodada da fase final da Premiership, Moussa Dembélé marcou o seu último tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Heart of Midlothian.

Em 19/05/2018, na final desta edição da Copa da Escócia, o atacante francês foi um dos destaques da vitória por 2-0 sobre o Motherwell ao prover assistência para o gol de Olivier Ntcham.

Em suma, na sua 2ª temporada na Escócia, Moussa Dembélé disputou 39 partidas, fez 16 gols e proveu 9 assistências. Quanto ao Celtic, além da tríplice coroa doméstica – foi campeão de todas as competições em solo escocês -, terminou em 3º lugar na fase de grupos da UEFA Champions League 2017-18 e com isso, herdou vaga automática na fase de mata-mata da UEFA Europa League 2017-18, contudo foi eliminado logo na 1ª fase eliminatória deste torneio; na fase de 16 avos.

  • Números de Moussa Dembélé na sua 2ª Temporada no Celtic
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
39 *16 9 4 2411

* 16 gols dos quais 8 foram pela Premiership, 3 pela Copa da Escócia, 3 pela Copa da Liga Escocesa, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela fase final da Premiership

2018-19

Em 18 de julho de 2018, no segundo confronto da 2ª fase pré-eliminatória da Champions League, Moussa Dembélé marcou o seu último doblete com a camisa do Celtic na vitória por 3-0 sobre o Alashkert da Armênia. Como a equipe escocesa havia vencido o primeiro confronto pelo mesmo placar, avançou para a fase seguinte do torneio. Posteriormente, o Celtic passou pelo Rosenborg da Noruega na 3ª fase pré-eliminatória, porém caiu diante do AEK Atenas da Grécia na última fase pré-eliminatória e com isso, estava fora da fase de grupos da UEFA Champions League 2018-19.

Em 18/08/2018, em partida válida pela 2ª fase da Copa da Liga Escocesa, o atacante francês marcou o seu último tento com a camisa do Celtic no triunfo por 3-1 sobre o Partick Thistle.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do Celtic, Moussa Dembélé marcou 3 gols em 6 partidas disputadas.

  • Números de Moussa Dembélé na sua 3ª e última Temporada no Celtic
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
6 *3 369

* 3 gols dos quais 2 foram pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League e 1 pela Copa da Liga Escocesa

Títulos que conquistou pelo Celtic

  • Premiership 2016-17 e 2017-18
  • Copa da Escócia 2016-17 e 2017-18
  • Copa da Liga Escocesa 2016-17 e 2017-18
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Moussa Dembélé com a camisa do Celtic
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 23 de junho de 2020 por Celtic Goals

 

Lyon

2018-19

Moussa Dembélé sendo apresentado como novo reforço do Lyon

Em 31 de agosto de 2018, o Olympique Lyonnais da França, clube que é popularmente conhecido apenas como Lyon, anunciou a contratação de Moussa Dembélé. O clube francês desembolsou 22 milhões de euros (cerca de 132,2 milhões de reais) para contar com o atacante por 4 temporadas.

Em 15/09/2018, em jogo da 5ª rodada da Ligue 1 (Campeonato Francês), Bruno Génésio – técnico do Lyon naquela época – promoveu a estreia de Dembélé entre os titulares e no primeiro jogo pelo novo time, empate em 2-2 com o Caen no Stade Michel-d’Ornano (estádio do Caen).

Em 26/09/2018, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Francês, Moussa Dembélé marcou os seus primeiros 2 tentos pelo novo clube na vitória por 3-0 sobre o Dijon.

Em 02/10/2018, em confronto válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Champions League, o novo camisa 9 do Lyon – Moussa Dembélé – marcou o seu 3º tento na temporada no empate em 2-2 com o Shakhtar Donetsk da Ucrânia no Groupama Stadium (estádio do Lyon).

Em 19/10/2018, em jogo da 10ª rodada da Ligue 1, Moussa Dembélé marcou o seu 4º tento na temporada na vitória por 2-0 sobre o Nîmes no Groupama Stadium.

Após o gol marcado contra o Nîmes na 10ª rodada do Campeonato Francês, o novo camisa 9 dos “Les Gones” – Lyon – só voltou a balançar as redes em 01/12/2018, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Francês, ao qual o Lyon empatou em 2-2 com o Lille fora de casa.

Veja Também!  Narração Online Atlético-GO x Flamengo Futebol Ao Vivo Esporte Interativo tempo real - Campeonato Brasileiro Futemax

Em 20 de janeiro de 2019, em jogo da 21ª rodada da Ligue 1, Dembélé entrou em campo aos 13 minutos do segundo tempo no lugar de Bertrand Traoré e no último minuto do jogo, fez o gol que definiu o resultado deste “Derby du Rhône” – nome dado ao clássico entre Lyon e Saint-Étienne -, vitória do Olympique Lyonnais por 2-1 no Stade Geoffroy-Guichard (estádio do Saint-Étienne).

Em 03/02/2019, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 9 do Lyon marcou o seu 10º tento na temporada no triunfo por 2-1 sobre o Paris Saint-Germain no Groupama Stadium. Além do gol marcado, sofreu o pênalti que foi convertido por Nabil Fekir.

Em 03/03/2019, em jogo da 27ª rodada da Ligue 1, Moussa Dembélé marcou o seu 2º doblete na temporada na goleada por 5-1 sobre o Toulouse. Nas duas rodadas seguintes do campeonato nacional, o camisa 9 do Olympique Lyonnais marcou 3 tentos; os gols do empate em 2-2 com o Strasbourg fora de casa e 1 gol no triunfo por 3-2 sobre o Montpellier no Groupama Stadium. Suas atuações nos jogos do mês de março (5 gols sendo 2 dobletes) permitiu que ele fosse nomeado para o troféu de jogador do UNFP do mês. No entanto, Dembélé recebeu apenas 20% dos votos e sendo assim, essa conquista ficou com um atacante do Nice, Mario Balotelli.

Em 18/05/2019, em jogo da penúltima rodada (37ª) desta edição da Ligue 1, o camisa 9 dos “Les Gones” marcou o seu último tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Caen no Groupama Stadium.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos “Les Gones”, Moussa Dembélé disputou 46 partidas, fez 20 gols – 15 tentos marcados na Ligue 1 2018-19, o que fez dele o 5º maior goleador do campeonato ao lado de Neymar do Paris Saint-Germain e de Radamel Falcao do Monaco e atrás de Kylian Mbappé do Paris Saint-Germain (33 gols), Nicolas Pépé do Lille (22 gols), Edinson Cavani do Paris Saint-Germain (18 gols) e de Florian Thauvin do Olympique de Marselha (16 gols) – e proveu 6 assistências. Quanto ao Lyon, terminou em 3º lugar no Campeonato Francês, chegou até a semifinal da Copa da França, foi eliminado nas quartas de final da Copa da Liga Francesa e caiu nas oitavas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Moussa Dembélé na sua 1ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
46 *20 6 2 2842

* 20 gols dos quais 15 foram pela Ligue 1, 3 pela Copa da França, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Liga Francesa

2019-20

Após o fim da temporada 2018-19, Bruno Génésio aceitou a proposta do Beijing Guoan da China e sendo assim, deixou o comando do Lyon e com a saída dele, Sylvinho assume o comando do time.

Na estreia do Lyon nesta edição da Ligue 1 em 9 de agosto de 2019, Moussa Dembélé marcou de cabeça o primeiro gol do time na vitória por 3-0 sobre o Monaco no Stade Louis II (estádio do Monaco). Na rodada seguinte, em 16/08/2019, o camisa 9 dos “Les Gones” marcou o seu primeiro doblete nessa temporada na goleada por 6-0 sobre o Angers no Groupama Stadium.

Em 13/09/2019, em jogo da 5ª rodada da Ligue 1, Dembélé marcou o seu 2º doblete nessa temporada no empate em 2-2 com o Amiens fora de casa.

Após o revés por 1-0 no “Derby do Rhône” em 06/10/2019, a demissão de Sylvinho foi anunciada no dia seguinte e uma semana depois, Rudi Garcia assume o comando do Lyon. Vale ressaltar que o Lyon já não estava tendo um bom rendimento na Ligue 1 desde a 3ª rodada em diante sob o comando de Sylvinho.

Em 23/11/2019, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 9 dos “Les Gones” marcou o seu 10º tento na temporada no triunfo por 2-1 sobre o Nice.

Em 4 de janeiro de 2020, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da França, Moussa Dembélé marcou o seu 3º doblete nessa temporada na goleada por 7-0 sobre o Bourg-en-Bresse. Além dos 2 gols marcados no jogo, também deu o passe para o gol de Maxwel Cornet. Na fase seguinte desse torneio, em 18/01/2020, o camisa 9 dos “Les Gones” marcou o seu 15º tento nessa temporada no triunfo por 4-3 sobre o Nantes. Além de ter feito 1 gol, contribuiu com assistência para 1 dos 2 gols de Rayan Cherki.

Em 01/03/2020, em jogo da 27ª rodada da Ligue 1, Dembélé marcou o seu último doblete até aqui e sendo assim, o Lyon venceu o Saint-Étienne por 2-0. Na rodada seguinte, o Lyon jogou pela última vez nessa edição da Ligue 1 e após esse jogo, devido à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), o campeonato foi cancelado e com o término do campeonato, o time ficou em 7º lugar. Apesar do cancelamento da Ligue 1, a Copa da França, a Copa da Liga Francesa e a UEFA Champions League serão retomadas em breve. Vale ressaltar que o Lyon já está eliminado de 1 dos 3 torneios citados acima, foi eliminado pelo Paris Saint-Germain na semifinal da Copa da França.

Até aqui, Moussa Dembélé disputou 42 jogos, fez 22 gols – 16 tentos marcados na Ligue 1 2019-20, o que fez dele o 3º maior goleador do campeonato, atrás apenas de Kylian Mbappé do PSG e de Wissam Ben Yedder do Monaco, ambos com 18 gols cada um – e proveu 7 assistências.

  • Números de Moussa Dembélé na sua 2ª e atual Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
42 *22 7 4 **3309

* 22 gols dos quais 16 foram pela Ligue 1, 4 pela Copa da França e 2 pela Copa da Liga Francesa

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos gols que Moussa Dembélé marcou com a camisa do Lyon até aqui
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 11 de maio de 2020 por Olympique Lyonnais

 

Números de Moussa Dembélé na Seleção Francesa

 

França

Seleções de Base

Assim como muitos outros jogadores, Moussa Dembélé teve passagem pelas seleções de base de seu país, e sendo assim, fez parte da seleção sub-19 que chegou até a semifinal da Eurocopa Sub-19 de 2015, onde fez gols na fase de grupos do torneio, fez gols nas vitórias por 3-1 e 2-0 sobre a Ucrânia e Grécia respectivamente.

Ele estreou na seleção sub-21 em outubro de 2016, entrando como substituto no segundo tempo e marcando um dos gols da França em uma vitória por 5-1 sobre a Geórgia.

Em 13 de novembro de 2017, Dembélé só precisou de 11 minutos para marcar um hat-trick para a seleção sub-21 da França em uma vitória fora de casa por 3-1 sobre a Eslovênia. Vale ressaltar que este hat-trick marcado pelo atacante foi o mais rápido de um jogador em qualquer faixa etária das seleções de base da França nos últimos 15 anos.

Seleção Principal

Moussa Dembélé ainda não atuou pela seleção principal da França e sendo assim, como seus pais são de Mali, um país do continente africano, ele também é elegível para jogar por essa seleção, mas certamente, o atacante do Lyon deve estar no radar de Didier Deschamps, técnico da seleção principal da França.

Prêmios individuais

  • Jogador do mês da Scottish Premiership: setembro de 2016, fevereiro de 2017
  • Equipe do Ano PFA da Scottish Premiership: 2016–17

Considerações Finais

Com base em todos os números apresentados aqui pode-se concluir que Moussa Dembélé é um excelente finalizador e também é bom em jogadas aéreas, a sua média de gols na temporada 2016-17 pelo Celtic comprova isso, e isso tudo ainda com apenas 24 anos de idade.

E para vocês? Moussa Dembélé pode melhorar ainda mais? Ele deve sair do Lyon e ir para um outro clube do grande escalão europeu?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui