Quando cita-se um dos melhores jogadores de futebol da atualidade é inevitável não se referir a Mohamed Salah que atualmente joga pelo Liverpool da Inglaterra e também é o principal destaque da Seleção de seu país, Egito.

Mohamed Salah Ghaly nasceu em 15/06/1992 em Nagrig, no Egito. Na temporada 2017-18 e 2018-19, ele quebrou recordes com a camisa do Liverpool e pensar que Salah quase teve a sua carreira prejudicada por causa do incidente no Campeonato Egípcio 2012-13, porém o que mais se sabe sobre a carreira de Mohamed Salah? Por quais clubes ele jogou? Quais feitos o egípcio atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

Antes de se tornar jogador profissional, Mohamed Salah enfrentava 9 horas diárias de viagem para realizar o seu sonho. O egípcio já se declarou fã de jogadores como Ronaldo, Francesco Totti e de Zinedine Zidane, seus 3 principais ídolos. Para ser um grande jogador de futebol no Egito era uma tarefa “quase impossível” por se tratar de um país sem tradição neste esporte. Salah sabia que para realizar o seu sonho ele teria de desbravar “o caminho das pedras”, em outras palavras, um caminho árduo e antes de se tornar jogador do Al-Mokawloon, ele teve passagens por Ittihad Basyoun e Othmason Tanta.

 

Os Números de Mohamed Salah e os clubes em que jogou

 

Al-Mokawloon

Categorias de Base

Mohamed Salah assinou o seu primeiro contrato profissional aos 14 anos de idade, no Al-Mokawloon. O centro de treinamento do clube, situado em Cairo – capital do Egito – ficava a quatro horas e meia de viagem de Nagrig, sua cidade-natal. Portanto, ele peregrinava por nove horas, cinco dias na semana, para ir e voltar dos treinos.

Diante desta maratona, obviamente os estudos ficaram em segundo plano, Salah obteve uma carta que o autorizava ficar apenas duas horas no colégio. Do contrário ele não chegaria aos treinos a tempo.

Observação: trecho retirado do site Globo Esporte

2009-10

Jogando pelo Al-Mokawloon desde as categorias de base, Salah já era visto como um jogador promissor e em 3 de maio de 2010, Salah fez a sua estreia como jogador profissional ao substituir Alaa Kamal aos 34 minutos do segundo tempo no empate em 1-1 com o Mansoura em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Egípcio. Mohamed Salah também jogou as duas partidas seguintes do campeonato nacional e também jogou duas partidas pela Copa Egito e em uma destas partidas, o jovem de apenas 17 anos deu um passe para o gol de Mohamed Samara e com isso, o Al-Mokawloon bateu o Masr El Makasa por 2-0 e se classificou para a fase seguinte da Copa do Egito, porém posteriormente, o Al-Mokawloon caiu nas quartas-de-finais ante o Harras Hodoud.

  • Números de Mohamed na sua 1ª Temporada no Al-Mokawloon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 5  1  0 93

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2010-11

Durante a temporada 2010-11, Mohamed Salah passou a ganhar mais minutos em campo e em 3 de dezembro de 2010, pela primeira vez desde que se tornou um jogador profissional, Salah jogou uma partida por 90 minutos em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Egípcio; o adversário era o El Masry e mesmo com o jovem de 19 anos ganhando a sua primeira chance como titular, as duas equipes empataram em 1-1. Na rodada seguinte da Premier League egípcia, mais precisamente em 25 de dezembro de 2010, pela primeira vez na sua carreira desde que se tornou profissional, Mohamed Salah marcou o seu primeiro gol na carreira no empate em 1-1 diante do Al Ahly.

Com grandes atuações, o jovem de 18 anos passou a ganhar mais espaço entre os titulares e por conseguinte em 02/05/2011, em jogo válido pela 19ª rodada da Premier League Egípcia, em seu retorno após defender a Seleção de seu país, Salah marcou um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Petrojet. Em 26/05/2011, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Egípcio, pela primeira vez na sua carreira Salah marcou um doblete – um jogador marca 2 tentos num único jogo – na vitória de 2-0 sobre o Smouha. Apesar das atuações de Salah, o Al-Mokawloon não fez uma boa campanha no campeonato nacional.

  • Números de Mohamed Salah na sua 2ª Temporada no Al-Mokawloon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
 24 *5  2  1 1676

* 5 gols dos quais 4 foram pelo Campeonato Egípcio e 1 pela Copa Egito

2011-12

Mohamed Salah seguiu se destacando no Al-Mokawloon e em 23 de outubro de 2011, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Egípcio, ele marcou o seu primeiro gol nesta temporada no empate em 1-1 diante do Smouha. Em 22/12/2011, o jovem de 19 anos voltou a marcar mais um gol, porém isso não evitou a derrota por 3-2 ante o Harras Hodoud. Nas 3 rodadas seguintes do Campeonato Egípcio, Salah marcou um tento em cada jogo e em 09/01/2012, em jogo válido pela 13ª rodada da Premier League Egípcia, pela segunda vez na carreira Salah marcou um doblete, desta vez na goleada por 4-1 sobre o El Dakhlia.

A carreira de Mohamed Salah estava deslanchando, porém após o desastre no Estádio Port Said em fevereiro de 2012, um incidente que causou a morte de 74 pessoas, a Premier League Egípcia parou e todos os jogos subsequentes foram adiados. Em março de 2012, a Federação Egípcia de Futebol anunciou a sua decisão de cancelar o restante da temporada. Os campeonatos do país foram suspensos por 2 anos em decorrência da tragédia, deixando jogadores de futebol sem calendário. Salah entre eles.

E agora o que seria da carreira de Mohamed Salah?

  • Números de Mohamed Salah na sua 3ª e última Temporada no Al-Mokawloon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
 15 *7  3  1 1318

Salah marcou estes 7 gols em jogos válidos pelo Campeonato Egípcio

  • O vídeo abaixo mostra os 12 gols que Mohamed Salah marcou com a camisa do Al-Mokawloon do Egito
  • O vídeo abaixo foi publicado no YouTube em 27 de junho de 2017 por The Football Story

Basel

2012-13

Após o desastre de Port Said, o Basel, clube suíço, organizou um amistoso com a Seleção Sub-23 do Egito e esta era a oportunidade que os suíços tanto esperavam, pois já estavam monitorando Salah há algum tempo. Esta partida aconteceu no dia 16 de março de 2012 no estádio Rankhof em Basileia, na Suíça. Mesmo entrando no segundo tempo da partida, Salah marcou 2 gols e assim sendo, a Seleção Sub-23 do Egito derrotou o Basel pelo placar de 4-3. Os dirigentes do clube suíço convidaram Salah a permanecer lá para uma semana de treinamento e em 10 de abril de 2012, o jovem egípcio foi anunciado como a mais nova contratação do clube suíço, ele assinou um contrato de 4 anos com o Basel a partir de 15/06/2012.

Em 8 de agosto de 2012, Salah jogou a sua primeira partida oficial com a camisa do Basel em partida válida pela rodada de play-off – fase qualificatória – da UEFA Champions League diante do Molde FK da Noruega, Salah entrou aos 34 minutos do segundo tempo no lugar de Gilles Yapi e o clube suíço e o norueguês ficaram no empate em 1-1. Quatro dias depois desta partida, Salah ganhou a oportunidade de estrear pela Super League – Campeonato Suíço – entre os jogadores titulares e em jogo válido pela 5ª rodada do campeonato nacional, Salah mostrou serviço e apesar de não ter feito um gol ou dado uma assistência, ele sofreu o pênalti que foi convertido por Marco Streller e assim sendo, o Basel derrotou o Thun pelo placar de 3-1.

Em 18 de agosto do mesmo ano, em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Suíço, Salah marcou o seu primeiro gol com a camisa do Basel na vitória de 2-0 sobre o Lausanne-Sport. Ainda convém lembrar que além de marcar um gol neste jogo, ele também deu o passe para mais um gol de Marco Streller. Em 15/09/2012, em partida válida pela 1ª fase da Copa da Suíça, Salah marcou um dos gols na goleada por 6-1 sobre o Amriswil. Em 29/09/2012, em jogo válido pela 11ª rodada da Super League, o jovem egípcio marcou o seu segundo tento no campeonato suíço no empate em 1-1 com o Lausanne-Sport fora de casa.

Em 9 de dezembro do mesmo ano, em partida válida pelas oitavas-de-finais da Copa da Suíça, pela primeira vez desde que passou a ser jogador do Basel, Salah marcou o seu primeiro doblete na vitoria por 3-2 sobre o Locarno, partida que teve de ser decidida na prorrogação.

Em 11 de abril de 2013, no segundo jogo das quartas-de-finais da Europa League 2012-13, o jovem egípcio marcou um dos gols no empate em 4-4 com o Tottenham da Inglaterra, partida decidida nos pênaltis com o Basel levando a melhor e vencendo por 4-1. Três dias depois, em partida válida pela 27ª rodada da Super League, Salah marcou o um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Zurich, o seu último tento no campeonato suíço nesta temporada.

Em 02/05/2013, no segundo jogo da semifinal da Liga Europa diante do Chelsea da Inglaterra, Salah abriu o placar para o Basel, porém no segundo tempo, os ingleses viraram o placar e venceram a partida por 3-1 e como o clube suíço já havia perdido o primeiro jogo por 2-1, o clube suíço estava eliminado da Liga Europa. Apesar de ter sido eliminado da Europa League 2012-13, o Basel foi o campeão da Super League 2012-13 e também o vice-campeão da Copa da Suíça.

  • Números de Mohamed Salah na sua 1ª Temporada no Basel
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
 50 *10  11  2 2873

* 10 gols dos quais 5 foram pela Super League, 3 pela Copa Suíça e 2 pela Liga Europa

2013-14

No início da temporada 2013-14, o Basel estava disputando uma classificação para a fase de grupos da UEFA Champions League 2013-14 e pela 3ª fase de eliminatórias desta competição os suíços teriam de enfrentar o Maccabi Tel Aviv de Israel e no segundo jogo entre as duas equipes em 6 de agosto de 2013, Mohamed Salah marcou um dos gols no empate em 3-3 com os israelenses fora de casa, mas como o clube suíço havia vencido a primeira partida pelo placar de 1-0, o Basel estava classificado para a última fase qualificatória da Liga dos Campeões. Na fase seguinte desta competição, o Basel teria de enfrentar o Ludogorets da Búlgaria em solo búlgaro e o clube suíço contou com 2 gols de Salah para vencer o Ludogorets por 4-2 e no jogo da volta, nova vitória por 2-0 e com isso, o Basel estava classificado para a fase de grupos da UEFA Champions League 2013-14.

Em 18/09/2013, em partida válida pela 1ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o Basel teria de enfrentar logo na estreia o Chelsea, o mesmo adversário que eliminou os suíços das semifinais da última Liga Europa, mas diferentemente do que aconteceu na temporada anterior, o clube suíço derrotou os Blues – Chelsea – em pleno Stamford Bridge sendo que Salah fez um dos gols da surpreendente vitória dos suíços pelo placar de 2-1 e não parou por aí, em 26/11/2013, o Basel enfrentou o Chelsea novamente pela fase de grupos da Liga dos Campeões, porém desta vez o clube suíço era o mandante e coincidentemente o único gol da vitória do Basel sobre o Chelsea foi marcado pelo egípcio.

Em 01/12/2013, em jogo válido pela 16ª rodada da Super League, Salah marcou 2 tentos, os seus 2 últimos gols com a camisa do Basel, no empate em 2-2 com o Young Boys. Em 14/12/2013, o egípcio fez a sua última partida com a camisa do Basel no empate em 1-1 com o Luzern e em 26 de janeiro de 2014, Salah foi anunciado como o novo reforço do Chelsea.

  • Números de Mohamed Salah na sua 2ª e última Temporada no Basel
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
 29 *10  6  3 2080

* 10 gols dos quais 5 foram pela UEFA Champions League, 4 pela Super League e 1 pela Copa Suíça

Veja Também!  Onde assistir Corinthians x Club Ñañas Futebol AO VIVO – Copa Libertadores Feminina 2019

Títulos que Mohamed Salah conquistou no Basel

Super League 2012-13

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Mohamed Salah com a camisa do Basel
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 5 de janeiro de 2016 por Eos Waool


Chelsea

2013-14

Mohamed Salah sendo apresentado como o mais novo reforço do Chelsea.

Em 23 de janeiro de 2014, o Chelsea chegou a um acordo com o Basel para trazer Mohamed Salah a Londres e para isso, o clube londrino teve de desembolsar um valor próximo a 11 milhões de libras (o equivalente a 55 milhões de reais) para ter o egípcio no seu elenco. Três dias depois – 26/01/2014 -, a transferência foi concluída e Salah passou a ser o primeiro egípcio a assinar com o clube de Stamford Bridge.

Em 8 de fevereiro de 2014, Salah fez a sua estreia pelo Chelsea em jogo válido pela 25ª rodada da Premier League, o egípcio entrou aos 33 minutos do segundo tempo no lugar de Willian e ao jogo, os Blues – Chelsea – venceram o Newcastle por 3-0.

Em 22 de março do mesmo ano, em partida válida pela 31ª rodada da Premier League (campeonato inglês), o egípcio marcou o seu primeiro gol pelo seu mais novo clube no “derby de Londres” (Arsenal X Chelsea), ao qual os Blues venceram os Gunners por 6-0. Em 05/04/2014, desta vez em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Inglês, Salah foi o “homem do jogo” na vitória por 3-0 sobre o Stoke City porque além de marcar um dos gols, ele teve participação nos outros 2 gols, pois sofreu o pênalti que foi convertido por Frank Lampard e deu o passe para o gol do brasileiro Willian.

  • Números de Mohamed Salah na sua 1ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
11 *2 2 1 544

Salah marcou estes 2 tentos em jogos válidos pela Premier League

2014-15

Antes do início da temporada 2014-15, o futuro de Salah no Chelsea parecia estar em cheque após o surgimento de rumores de que ele poderia ser forçado a voltar ao seu país para prestar serviço militar, mas a solução para isso foi rápida após uma reunião onde o então primeiro ministro Ibrahim Mahlab juntamente com o técnico da Seleção do Egito naquela época, Shawky Gharieb, decidiu-se que Salah não iria servir o Exército e assim sendo ele poderia continuar fazendo o que gosta; jogar futebol.

Eden Hazard abriu mão de ficar com a camisa de número 17 para ficar com a 10 e com isso, o egípcio também mudou a sua numeração; ele era o 15 e agora passou a ser o camisa 17 dos Blues, porém Salah raramente entrava em campo nesta temporada. Em uma destas vezes em que entrou em campo, em 28 de outubro de 2014 em jogo válido pelas oitavas-de-finais da Copa da Liga Inglesa, o egípcio deu o passe para o gol de Didier Drogba na vitória por 2-1 sobre o Shrewsbury Town, porém ainda assim, Salah não convenceu o técnico José Mourinho e além disso, o egípcio e o atacante alemão André Schurrle foram duramente criticados pelo treinador português.

Mohamed Salah continuava não tendo muitas oportunidades com José Mourinho, mas em 24 de janeiro de 2015, ele ganhou mais uma chance em partida válida pela quarta rodada da Copa da Inglaterra, apesar do egípcio ter provido uma assistência para o gol de Ramires, o Chelsea foi derrotado por 4-2 para o Bradford City. Salah estava jogando mais partidas da EFL Cup – Copa da Liga Inglesa – e da FA Cup – Copa da Inglaterra – do que a Premier League, onde jogou apenas 3 partidas e sem espaço no clube londrino, Salah foi emprestado para a Fiorentina da Itália.

  • Números de Mohamed Salah na sua 2ª e última Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
 8 2 337

 

  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Mohamed Salah no Chelsea
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 22 de dezembro de 2018 por CFCVideos

 

Fiorentina

2014-15

No dia 2 de fevereiro de 2015, o Chelsea confirmou que Mohamed Salah iria jogar pela Fiorentina, um empréstimo de 18 meses – 1 ano e 6 meses – que duraria até o fim da temporada 2015-16. Salah escolheu a camisa de número 74 em homenagem às vítimas do desastre do estádio Port Said em fevereiro de 2012. Seis dias após assinar com o clube italiano, o egípcio fez a sua partida de estreia em 8 de fevereiro de 2015 em partida válida pela 22ª rodada da Serie A – Campeonato Italiano -, ele entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo no lugar de Joaquín, quanto ao resultado da partida: vitória da Fiorentina sobre a Atalanta pelo placar de 3-2.

Em 14/02/2015, em jogo válido pela 23ª rodada da Serie A, pela primeira vez desde a sua chegada a Fiorentina, Salah começou a partida diante do Sassuolo entre os titulares e nesta mesma partida ele marcou um dos gols na vitória de 3-1 da Fiorentina e ele também deu o passe para o gol do atacante senegalês Khouma Babacar. Na rodada seguinte, o egípcio marcou mais tento no empate em 1-1 com o Torino. Quatro dias após esta partida, Salah marcou mais um tento na vitória por 2-0 da Fiorentina sobre o Tottenham da Inglaterra, desta vez em partida válida pela fase de mata-mata da Liga Europa e com isso, a “Viola” – Fiorentina – se classificou para as oitavas-de-finais desta competição.

Salah celebrando um de seus gols com a camisa da Fiorentina.

Em 01/03/2015, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Italiano, Mohamed Salah marcou o único gol na vitória da “Viola” sobre a Internazionale em pleno Giuseppe Meazza, estádio da equipe adversária. Quatro dias depois, pela quinta partida consecutiva, o egípcio mostrava o seu faro de gol e poder de decisão ao marcar os 2 gols na vitória da Fiorentina por 2-1 sobre a Juventus no primeiro jogo da semifinal da Copa da Itália, porém no segundo jogo da semifinal a Juventus vencer por 3-0 e acabou com as chances da Fiorentina disputar uma final desta competição.

Após essa sequência de gols em 5 partidas consecutivas, Salah marcou mais alguns tentos pela equipe de Florença e ao final da temporada o clube italiano teria ativado uma opção para tornar o empréstimo permanente, no entanto, o egípcio não quis permanecer na Fiorentina, porém ele permaneceu jogando na Itália, mas por outra equipe: a Roma.

  • Números de Mohamed Salah na sua 1ª e única Temporada na Fiorentina
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
 26 *9 4 1 1792

* 9 gols dos quais 6 foram pela Serie A, 2 pela Copa da Itália e 1 pela Liga Europa

  • O vídeo abaixo mostra 6 dos 9 gols de Mohamed Salah com a camisa da Fiorentina
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 5 de março de 2015 por Football

Roma

2015-16

Salah sendo apresentado como o mais novo reforço da Roma.

Em 6 de agosto de 2015, a Roma anunciou um acerto com Mohamed Salah, um empréstimo de 5 milhões de euros e com a opção de compra por 15 milhões de euros.

Em 22 de agosto do mesmo ano, Salah fez a sua partida de estreia pela Roma em jogo válido pela 1ª rodada da Serie A, jogo no qual a Roma e o Hellas Verona ficaram no empate em 1-1.

Em 20/09/2015, em partida válida pela 4ª rodada da Serie A, o egípcio marcou o seu primeiro gol pela Roma no empate em 2-2 com o Sassuolo. Salah voltou a marcar 2 tentos nos 2 jogos seguintes da Roma no Campeonato Italiano, derrota por 2-1 para a Sampdoria e na goleada por 5-1 sobre o Carpi.

Em 25/10/2015, em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Italiano, Salah voltou a pisar no gramado do estádio Artemio Franchi – estádio da Fiorentina – e ele fez valer a “lei do ex” – ocorre quando um jogador faz gol na sua ex-equipe – e marcou um dos gols da vitória da Roma por por 2-1 sobre a Fiorentina, porém neste mesmo jogo pela primeira e única vez na sua carreira, Salah levou um cartão vermelho no final da partida.

Nesta temporada o egípcio marcou 2 dobletes: nas goleadas por 5-0 sobre o Palermo na 26ª rodada na Serie A e posteriormente na goleada por 4-1 sobre a Fiorentina na 28ª rodada. Ainda convém lembrar que no final desta temporada, ele foi eleito o “Jogador da Temporada” na Roma, pois o egípcio foi o artilheiro da equipe da capital italiana na Serie A (14 gols).

  • Números de Mohamed Salah na sua 1ª Temporada na Roma
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
 42 * 15 9 1 1 3402

* 15 gols dos quais 14 foram pela Serie A e 1 pela UEFA Champions League

2016-17

Em 3 de agosto de 2016, a Roma tornou o acordo com o egípcio permanente e desta forma em 20/08/2016, Salah começou a temporada 2016-17 em jogo válido pela 1ª rodada do Campeonato Italiano, Salah marcou um dos gols na goleada por 4-0 sobre a Udinese e além disso, ele sofreu o pênalti que foi convertido por Diego Perotti.

Em 11/09/2016, em partida válida pela 3ª rodada da Serie A, o egípcio marcou o seu segundo tento na temporada na vitória da “Giallorossi” – Roma – sobre a Sampdoria por 3-2. Mohamed Salah seguiu marcando o seus gols com a camisa da Roma, mas em 6 de novembro de 2016 pela primeira vez na sua carreira como jogador profissional, o egípcio marcou os 3 gols – hat-trick – da vitória da Roma por 3-0 sobre o Bologna em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Italiano.

Salah seguiu tendo boas atuações com a camisa do clube da capital italiana, tais como no “Derby della Capitale” – Roma X Lazio – onde ele marcou 2 tentos na vitória do seu clube sobre a Lazio por 3-2 na semifinal da Copa da Itália, mais 2 tentos na goleada da Roma sobre o Pescara por 4-1 em partida válida pela 33ª rodada da Serie A onde e novamente mais 2 gols na vitória da Roma por 5-3 sobre o Chievo em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Italiano e assim sendo, Mohamed Salah encerrou a sua última temporada pelo clube da capital italiana com 19 gols e 15 assistências em 41 partidas.

  • Números de Mohamed Salah na sua 2ª Temporada na Roma
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
 41 *19 15 2 3185

* 19 gols dos quais 15 foram pela Serie A, 2 pela Liga Europa e 2 pela Copa da Itália

  • O Vídeo abaixo mostra os 34 gols de Mohamed Salah com a camisa da Roma
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 11 de janeiro de 2018 por Mostafa Mahmoud

 

Liverpool

2017-18

Salah sendo apresentado como o mais novo reforço do Liverpool.

Em 22 de junho de 2017, o egípcio assinou com o Liverpool por 42 milhões de euros (o equivalente a 180 milhões de reais), mais 8 milhões de euros, se tornando o jogador africano mais caro da história.

Em 12 de agosto do mesmo ano, em jogo válido pela rodada de abertura da Premier League, Salah marcou um dos gols no empate dos Reds – Liverpool – em 3-3 com o Watford. Onze dias depois, desta vez no segundo jogo da rodada de play-off da Liga dos Campeões, o egípcio marcou um dos gols da vitória dos Reds por 4-2 sobre o Hoffenheim da Alemanha (6-3 para o Liverpool no placar agregado). Quatro dias depois, o egípcio voltou a balançar as redes em partida válida pela 3ª rodada da Premier League na goleada por 4-0 sobre o Arsenal e além de marcar um dos tentos do triunfo do Liverpool, ele deu o passe para o gol de Daniel Sturridge. Com estas atuações, Salah foi eleito o jogador do mês de agosto pelos próprios torcedores do Liverpool.

Em 17 de outubro do mesmo ano, em partida válida pela 3ª rodada da UEFA Champions League, o egípcio marcou 2 gols na goleada por 7-0 sobre o Maribor da Eslovênia e também proveu uma assistência para o gol do brasileiro Roberto Firmino. Vale ressaltar que esta foi apenas a primeira vez que Salah marcou um doblete com a camisa do Liverpool e ele voltou a repetir este feito nas vitórias por 4-1 sobre o West Ham, 3-0 sobre o Southampton, 3-0 sobre o Stoke City, 2-1 sobre o Leicester e também no empate em 2-2 com o Tottenham.

Em 25/11/2017 em partida válida pela 12ª rodada da Premier League, Salah marcou o gol do Liverpool no empate em 1-1 com o Chelsea, seu ex-clube, e se recusou a comemorar o gol em respeito ao clube e também por conta do atentado terrorista em mesquita ao norte da península do Egito, um dia antes.

Veja Também!  Onde assistir Bulgária x Inglaterra Futebol AO VIVO no Esporte Interativo – Eliminatórias da Eurocopa 2020

Em 17/12/2017, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Inglês, Salah marcou um dos gols na goleada dos Reds por 4-0 sobre o Bournemouth e com este triunfo, o Liverpool se tornou o primeiro time na história da Premier League a vencer 4 partidas consecutivas fora de casa por uma margem de pelo menos 3 gols e além disso, o egípcio também se tornou o segundo jogador mais rápido a alcançar 20 gols em 36 partidas, atrás apenas de George Allan que alcançou a marca de 20 gols em 19 partidas em 1895.

Em 17 de março de 2018, em jogo válido pela 31ª rodada da Premier League, pela primeira vez na carreira, Salah marcou 4 gols na goleada por 5-0 sobre o Watford e ele também deu o passe para o gol do atacante brasileiro Roberto Firmino. Após essa façanha de marcar 4 gols numa única partida, o ex-capitão do Liverpool Steven Gerrard fez a seguinte afirmação: “estamos testemunhando o início da grandeza”.

Em 22/04/2018, Salah foi eleito o melhor jogador da Premier League 2017-18 e além disso, ele também foi incluído na “Equipe do Ano” da PFA – sigla em inglês, cujo significado é Associação de Futebolistas Profissionais – para a Premier League. Dois dias depois, o egípcio estava em campo novamente, mas desta vez jogando uma semifinal da UEFA Champions League diante da Roma e neste confronto os ingleses levaram a melhor e venceram esta partida por 5-2 sendo que 2 destes 5 tentos foram marcados pelo egípcio. Ao marcar mais estes 2 gols, Salah se tornou o 1º jogador da África a marcar 10 gols em uma única edição da Liga dos Campeões e ele também se tornou o primeiro jogador do Liverpool a marcar 10 tentos por esta competição.

No segundo confronto entre Liverpool e Roma, segundo jogo da semifinal, os italianos venceram os ingleses pelo placar de 4-2, no entanto isso não foi o suficiente para reverter o resultado da primeira partida e assim, os Reds iriam disputar o título da UEFA Champions League 2017-18.

Até aquele instante – primeiro jogo da semifinal da Liga dos Campeões -, Salah já havia marcado 43 gols numa única temporada e ao conseguir este feito, ele superou o recorde que pertencia a Roger Hunt que havia marcado 42 gols pelos Reds numa única temporada e isso fez dele o segundo maior artilheiro do Liverpool em uma única temporada, atrás apenas de Ian Rush.

Salah celebrando um de seus gols pela UEFA Champions League 2017-18.

Em 13/05/2018, em jogo válido pela última rodada da Premier League, o egípcio marcou um dos gols na goleada dos Reds por 4-0 sobre o Brighton e com isso, Mo Salah quebrava mais um recorde: se tornou o maior artilheiro de todos os tempos na Premier League ao marcar 32 gols em 38 partidas e com isso, ele também recebeu a “chuteira de ouro da Premier League”. Mo Salah foi o artilheiro da Premier League 2017-18 e assim, ele acabou com a hegemonia de Harry Kane, centroavante do Tottenham que foi o artilheiro do Campeonato inglês nas duas temporadas anteriores (2015-16 e 2016-17).

Em 26/05/2018, na final da Liga dos Campeões frente ao Real Madrid, Salah ficou em campo até os 30 minutos do primeiro tempo e depois disso ele teve de ser substituído, pois o egípcio lesionou o seu ombro esquerdo após uma dividida com o zagueiro Sergio Ramos e apesar de ter tentado continuar na partida a dor o impediu de seguir no jogo. Após a sua saída, o Liverpool não resistiu e após duas falhas do goleiro, o Real Madrid se sagrou campeão pela terceira vez seguida da UEFA Champions League.

Apesar de preocupação para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2018, a Federação egípcia afirmou que isso não afetaria a participação de Salah neste grande evento. Mo Salah encerrou a sua temporada no Liverpool com 44 gols e 16 assistências em 52 partidas.

  • Números de Mohamed Salah na sua 1ª Temporada no Liverpool
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
 52 *44 16 1 4119

* 44 gols dos quais 32 foram pela Premier League, 11 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Inglaterra

2018-19

Antes do início da temporada, em 2 de julho de 2018, Salah assinou um novo contrato de longo prazo com o Liverpool. O treinador Jürgen Klopp disse que a notícia foi importante como uma declaração de intenção em termos de status dos Reds no mundo do futebol em fazer Salah se comprometer ainda mais com o clube.

Na estreia do Liverpool na Premier League 2018-19, Salah marcou o seu primeiro gol da temporada e o primeiro gol dos Reds nesta temporada na goleada por 4-0 sobre o West Ham. Pouco mais de uma semana depois, em mais um jogo da Premier League, o egípcio não marcou gols no triunfo dos Reds por 2-0 sobre o Crystal Palace, mas teve participação nos 2 gols, pois sofreu o pênalti que foi convertido por James Milner e deixou Mané em condições de fazer o gol dele nesta partida.

Em 25/08/2018, em jogo da 3ª rodada da Premier League, Salah marcou o único gol da vitória do Liverpool sobre o Brighton.

Em 30/08/2018, Salah foi incluído na lista de 3 jogadores para o Melhor Jogador do Ano da UEFA, ficando em 3º lugar, e também foi incluído na lista dos 3 atacantes da temporada da UEFA e nesta última ele ficou em 2º lugar.

Em 03/09/2018, ele ficou em 3º como o Melhor Jogador da FIFA. Em meio a controvérsias e protestos online, Salah recebeu o prêmio FIFA Puskás de 2018, o gol da vitória no Anfield Road em seu primeiro “Merseyside Derby”.

Em 24/10/2018, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o camisa 11 dos Reds marcou 2 tentos na goleada por 4-0 sobre o Estrela Vermelha da Sérvia e o segundo gol de Salah na partida foi o seu 50º tento desde que assinou com o Liverpool. Com 50 gols em 65 jogos, ele é o jogador mais rápido da história dos Reds a chegar a esta marca. Três dias depois, mas desta vem em partida válida pela 10ª rodada da Premier League, o egípcio marcou 1 dos gols da goleada por 4-1 sobre o Cardiff no Anfield Road e não foi só isso, além de ter feito 1 gol nesse jogo, também contribuiu com assistências para o gol de Xherdan Shaqiri e 1 dos 2 tentos de Sadio Mané.

Em 08/12/2018, em jogo da 16ª rodada da Premier League, o camisa 11 marcou o seu primeiro e único hat-trick dessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Bournemouth em pleno Vitality Stadium (estádio do Bournemouth). Com este triunfo, os Reds assumiram a liderança da Premier League 2018-19. Três dias depois, mas desta vez em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o egípcio marcou o único gol da vitória do Liverpool sobre o Napoli da Itália e com este resultado, os Reds se classificaram para as oitavas-de-finais da UEFA Champions League 2018-19.

Em 21/12/2018, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Inglês, Salah marcou 1 dos gols do triunfo por 2-0 sobre o Wolverhampton. Nos 2 jogos seguintes do Liverpool no campeonato, Salah marcou 1 tento em cada jogo; 1 gol e uma assistência na goleada por 4-0 sobre o Newcastle e 1 gol e uma assistência na goleada por 5-1 sobre o Arsenal.

Em 19 de janeiro de 2019, em jogo da 23ª rodada da Premier League, o camisa 11 marcou o seu segundo doblete da temporada na vitória por 4-3 sobre o Crystal Palace e com isso, o egípcio chegou a marca de 50 gols na Premier League em 72 jogos disputados. Ao fazê-lo, ele se tornou o 4º jogador mais rápido a atingir esta marca, ao lado de Fernando Torres, e atrás apenas de Andy Cole, Alan Shearer e Ruud van Nistelrooy.

Em 09/02/2019, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Inglês, Salah marcou o terceiro tento dos Reds no triunfo por 3-0 sobre o Bournemouth no Anfield Road. Após esta partida, o egípcio amargou um “período de seca”, pois ficou por quase 2 meses sem balançar as redes.

Em 05/04/2019, em jogo da 33ª rodada da Premier League, o camisa 11 enfim pôs um fim ao jejum de gols e marcou o segundo gol dos Reds na vitória por 3-1 sobre o Southampton em pleno St. Mary’s Stadium (estádio do Southampton). Na rodada seguinte da Premier League, ele fez valer a “lei do ex” e marcou 1 dos gols do triunfo por 2-0 sobre o Chelsea. Com esta vitória diante dos Blues, o Liverpool chegou a sua 26ª vitória, a 2º maior número de vitória dos Reds em uma edição da primeira divisão do futebol inglês, após o recorde de 30 vitórias na temporada 1978-79.

Em 26/04/2019, em jogo da 36ª rodada da Premier League, o egípcio chegou a marca de 100 jogos disputados pela Premier League e para celebrar essa ocasião, marcou um doblete na goleada por 5-0 sobre o Huddersfield Town e além dos 2 gols marcados, deu o passe para o gol de Naby Keïta nesta partida. Ainda convém lembrar que nesse triunfo sobre o Huddersfield Town fez com que o camisa 11 quebrasse mais um recorde; tornou-se o jogador com mais gols em 100 partidas disputadas com a camisa dos Reds e assim sendo, superou Roger Hunt e Sam Raybould.

Em 01/06/2019, Salah marcou o primeiro gol do Liverpool na vitória por 2-0 sobre o Tottenham na final da UEFA Champions League 2018-19 no estádio Wanda Metropolitano em Madrid, na Espanha. Com esta vitória, o Liverpool conquistou o seu 6º título de Liga dos Campeões e a trajetória dos Reds até a final foi assim> na fase de grupos, o Liverpool jogou contra o Paris Saint-Germain da França, Napoli da Itália e Estrela Vermelha da Sérvia. Nessa fase, os Reds somaram 9 pontos e terminaram em 2º lugar, mas convém lembrar que o Napoli somou 9 pontos também, mas como a equipe inglesa fez 9 gols e a equipe italiana fez 7 gols, o Liverpool obteve a vaga para as oitavas-de-finais.

Nas oitavas-de-finais, o Liverpool enfrentou o Bayern de Munique da Alemanha e depois de empatar em 0-0 com a equipe alemã no Anfield Road, os Reds foram até a Allianz Arena e venceram o time alemão no seu estádio por 3-1 e assim, classificou-se para a fase seguinte.

Nas quartas-de-finais, o Liverpool enfrentou o Porto de Portugal e mesmo com a vitória por 2-0 no Anfield Road, a equipe inglesa se superou e venceu a equipe portuguesa no seu próprio estádio por 4-1. Convém lembrar que Salah marcou 1 dos gols dessa goleada sobre o Porto no Estádio do Dragão.

Na semifinal, o Liverpool enfrentou o Barcelona da Espanha e depois de sofrer uma derrota por 3-0 no Camp Nou, mesmo sem poder contar com Salah e com o Firmino, os Reds provaram o seu valor ao vencer a equipe espanhola no Anfield Road por 4-0 e com isso, os Reds se classificaram para a final da UEFA Champions League 2018-19.

Na final desta edição da Liga dos Campeões, o Liverpool bateu o Tottenham por 2-0 com um gol de Salah de pênalti aos 2 minutos do primeiro tempo. Este foi o segundo gol mais rápido de todos os tempos da final da Liga dos Campeões, mais lento apenas do que o de Paolo Maldini do Milan contra o próprio Liverpool na final da UEFA Champions League 2004-05.

Salah segurando o troféu da UEFA Champions League 2018-19

Em suma, na sua segunda temporada com a camisa dos Reds, Mohamed Salah disputou 52 jogos, fez 27 gols – 22 destes pela Premier League, tornando-o o artilheiro do campeonato ao lado de Sadio Mané e de Pierre-Emerick Aubameyang do Arsenal – e proveu 13 assistências. Quanto ao Liverpool, além de ter sido o campeão da Liga dos Campeões, foi o vice-campeão da Premier League 2018-19 e foi eliminado precocemente da Copa da Liga Inglesa e da Copa da Inglaterra.

  • Números de Salah na sua 2ª Temporada no Liverpool
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
 52 *27  13  2 4342
    * 27 gols dos quais 22 foram pela Premier League e 5 pela UEFA Champions League
Títulos que conquistou no Liverpool

  • UEFA Champions League 2018-19
  • O vídeo abaixo mostra os 44 gols de Mohamed Salah com a camisa do Liverpool na temporada 2017-18
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 14 de maio de 2018 por Azam Abdallah

 

Veja Também!  Onde assistir Guarani x Botafogo-SP Futebol AO VIVO - Campeonato Brasileiro Série B
Os Números de Mohamed Salah pela Seleção do Egito

 

Egito

Seleções de Base

Assim como muitos outros jogadores, antes de jogar pela Seleção Principal de seu país Salah também jogou pelas seleções de base do Egito e assim sendo, em 17 de abril de 2011, Salah fez a sua partida de estreia pela Seleção Sub-20 do Egito em partida válida pela 1ª rodada da fase de grupos da Copa das Nações Africanas Sub-20 e logo na sua estreia, Salah marcou um dos gols da vitória egípcia por 2-0 sobre o Lesoto.

Por falar em Copa das Nações Africanas Sub-20, o Egito terminou esta competição obtendo o 3º lugar e assim sendo, os “Faraós” – Egito – conseguiram se classificar para a Copa do Mundo Sub-20 FIFA de 2011 realizada na Colômbia e em 30/07/2011, o Egito estreou nesta competição enfrentando o Brasil e os egípcios conseguiram arrancar um empate em 1-1. Nos jogos seguintes, o Egito venceu Panamá por 2-0 e goleou a Áustria por 4-0 e neste último jogo, Salah deu o passe para o gol de Mohamed Ibrahim e com duas vitórias e um empate, os egípcios obtiveram a classificação para as oitavas-de-finais deste Mundial, no entanto, o Egito caiu nesta fase ao ser derrotado por 2-1 para a Argentina, mas apesar disso, Salah marcou o único gol dos Faraós nesta partida.

Olimpíadas Londres de 2012

O bom desempenho de Salah na Seleção Sub-20 o credenciou para a disputa das Olimpíadas de 2012 e em 26 de julho de 2012, assim como ocorreu na Copa do Mundo Sub-20 FIFA de 2011, o primeiro adversário do Egito nas Olimpíadas Londres de 2012 foi o Brasil, porém diferentemente do Mundial Sub-20 onde os egípcios arrancaram um empate contra a Seleção Brasileira, desta vez o Egito perdeu por 3-2, mas vale ressaltar que Salah fez um dos gols do Egito nesta partida. Nos 2 jogos seguintes, Salah fez os gols do Egito no empate em 1-1 com a Nova Zelândia e na vitória por 3-1 sobre Belarus. Já nas quartas-de-finais das Olimpíadas o Egito não teve o mesmo rendimento da fase de grupos e perdeu por 3-0 para o Japão e com isso, o Egito estava eliminado das Olimpíadas. Em suma, apesar da eliminação, Mohamed Salah marcou 3 gols em 4 partidas.

  • Desempenho de Salah nas Olimpíadas Londres 2012
Pd Gm A CA CV Mj nestas Olimpíadas
 4 3  0  0 283

Seleção Principal

Em 3 de setembro de 2011, Salah fez a sua estreia pela Seleção Principal de seu país em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa das Nações Africanas de 2012, porém esta foi uma estreia para se esquecer, pois os egípcios perderam para a Serra Leoa pelo placar de 2-1. Com esta derrota, o Egito já não tinha mais chances de se classificar para a Copa das Nações Africanas 2012 e assim sendo, jogaria a última partida destas Eliminatórias apenas para cumprir tabela e em 08/10/2011, em partida válida pela última rodada das Eliminatórias para a Copa das Nações Africanas 2012, o Egito enfrentou a Seleção de Níger e neste jogo, Salah marcou um dos gols da vitória egípcia por 3-0 sobre Níger.

Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014

Em 10 de junho de 2012, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014, Salah marcou o gol que selou a vitória do Egito por 3-2 sobre a Guinea.

Quase um ano depois, para ser mais exato em 9 de junho de 2013, em mais um jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, pela primeira vez na sua carreira, Salah marcou um hat-trick pela Seleção do Egito, isso ocorreu na vitória por 4-2 sobre a Seleção do Zimbábue e além de marcar 3 gols neste jogo, ele também deu o passe para o gol de Mohamed Aboutrika. Uma semana depois, em mais uma partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014 diante de Moçambique, Salah marcou o único gol da partida que deu a vitória aos egípcios. No jogo seguinte em 10/09/2013, Salah marcou mais um tento com a camisa da Seleção do Egito, desta vez na vitória por 4-2 sobre Guinea e com mais um triunfo, os egípcios só estavam a um jogo de classificar para a Copa do Mundo de 2014, bastava passar pela Seleção de Gana.

Em 15/10/2013, o Egito colocava em jogo a sua classificação para a Copa do Mundo de 2014, porém os egípcios foram “atropelados” e perderam para os ganeses pelo placar de 6-1 e com essa derrota, o Egito dificilmente reverteria tal desvantagem, mas mesmo assim os egípcios fizeram o que podiam e em 19/11/2013, o Egito enfrentou Gana novamente e venceu, mas apenas por 2-1 e convém lembrar que Salah deu o passe para o gol de Gedo, o segundo dos egípcios no jogo. Apesar do Egito não ter se classificado para a Copa do Mundo FIFA de 2014 que seria disputada no Brasil, pelo menos os egípcios contavam com 2 dos 3 artilheiros das Eliminatórias e são eles: Mohamed Salah, Mohamed Aboutrika – se aposentou em dezembro de 2013 – e o ganês Asamoah Gyan que atualmente joga pelo Kayserispor da Turquia.

Copa das Nações Africanas de 2017

O Egito não teve muitas dificuldades para se classificar para a Copa das Nações Africanas de 2017 realizada no Gabão e como já havia virado rotina, Salah estava entre os convocados da Seleção Egípcia para a disputa desta competição e em 25 de janeiro de 2017, em jogo válido pela 3ª rodada da Copa das Nações Africanas, o Egito decidiu a classificação para a fase seguinte desta competição contra a Seleção que o tirou da Copa do Mundo FIFA de 2014 – Gana -, porém desta vez os egípcios levaram a melhor e com o gol de Salah, os Faraós se classificaram para a próxima fase.

Nas quartas-de-finais, o Egito derrotou o Marrocos por 1-0, mas um dos jogos mais difíceis ainda estava por vir e em 01/02/2017, o Egito teria de passar pela Burkina Faso para disputar a final da Copa das Nações Africanas 2017 e esta partida foi disputada e Salah fez o gol dos egípcios, porém antes do final do jogo, Aristide Bancé empatou a partida e mesmo com a prorrogação, o placar não se movimentou mais e assim sendo, Egito e Burkina Faso tiveram de decidir a vaga para a final nos pênaltis e os egípcios levaram a melhor e venceram a disputa por pênaltis por 5-4 e Salah foi um dos jogadores que converteu o seu pênalti.

Em 05/02/2017, em jogo válido pela final da Copa das Nações Africanas de 2017, o Egito enfrentou o Camarões e mesmo com Salah provendo uma assistência para o gol de Mohamed Elneny, os egípcios não resistiram e perderam para a Seleção de Camarões por 2-1. Em suma, Salah marcou 2 gols e proveu duas assistências em 6 jogos.

  • Desempenho de Salah na Copa das Nações Africanas 2017
Pd Gm A CA CV Mj nesta Copa das Nações
 6 2  2  1 550

Copa do Mundo FIFA de 2018

Antes de se classificar para a Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia, os Faraós somaram 13 pontos – 4 vitórias, 1 empate e uma derrota – e conseguiram terminar na primeira colocação num grupo que contava com as seguintes Seleções: Congo, Gana e Uganda. Salah e Préjuce Nakolma da Seleção da Burkina Faso e atacante do Nantes da França terminaram as Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018 como os artilheiros com 5 tentos cada um. Dentre estes 5 gols que Salah marcou nas Eliminatórias 2 deles na vitória sobre o Congo por 2-1 em 10 de agosto de 2017, sendo que o último gol foi uma cobrança de pênalti que foi marcado no final do jogo e este gol foi o gol da classificação do Egito para a Copa do Mundo de 2018. Esta é a primeira vez depois de 1990 que os egípcios tem a chance de disputar uma Copa do Mundo.

Salah celebrando o gol da classificação do Egito para a Copa do Mundo FIFA de 2018.

Antes do início da Copa do Mundo FIFA de 2018, Salah lesionou o ombro esquerdo na final da UEFA Champions League 2017-18 e ele passou a ser dúvida e finalmente em 4 de junho de 2018, Mo Salah foi confirmado para a disputa da Copa do Mundo na Rússia.

Em 15/06/2018, Héctor Cuper – treinador da Seleção Egípcia – optou por poupar Salah e sem ele em campo, o Egito perdeu o primeiro jogo da Copa por 1-0 para o Uruguai. Na partida seguinte contra o país anfitrião – Rússia -, Salah jogou e marcou o único gol dos egípcios na partida, porém ainda assim, o Egito perdeu para os russos por 3-1 e assim sendo, na última rodada tanto o Egito quanto a Arábia Saudita só iriam cumprir tabela, mas mesmo contando com Salah que inclusive marcou o único gol da seleção egípcia nesta partida, o Egito perdeu por 2-1 para a Arábia Saudita e encerrou a sua participação nesta Copa sem ter marcado sequer 1 ponto.

  • Desempenho de Salah na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj nesta Copa
 2 2  0  0 180

Copa das Nações Africanas 2019

Em 8 de setembro de 2018, em partida válida pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa das Nações Africanas 2019, Mohamed Salah foi o destaque da goleada por 6-0 sobre Niger ao marcar 2 gols e além dos tentos marcados nessa goleada, contribuiu com assistências para os gols de Marwan Mohsen e de Salah Mohsen. Na rodada seguinte das Eliminatórias, marcou um dos gols do triunfo por 4-1 sobre a Suazilândia.

Ao final das Eliminatórias, o Egito somou 13 pontos e terminou em 2º lugar no grupo J, mas mesmo com o 2º lugar obteve a classificação para a Copa das Nações Africanas 2019.

Na estreia do Egito na fase de grupos da Copa das Nações Africanas, vitória por 1-0 sobre Zimbábue. Na rodada seguinte, com 1 gol de Salah, triunfo por 2-0 sobre a República Democrática do Congo e por fim, na última rodada da fase de grupos, com mais 1 gol dele, vitória por 2-0 sobre a Uganda e com isso, a seleção egípcia se classificou em 1º lugar no grupo para a fase de mata-mata da Copa das Nações Africanas 2019.

Nas oitavas-de-finais, o Egito enfrentou a África do Sul e com uma derrota por 1-0, deu adeus a chance de conquistar o seu 8º título desta competição.

  • Desempenho de Salah na Copa das Nações Africanas 2019
Pd Gm A CA CV Mj nessa Copa das Nações
 6 2  2  1 550

 

  • O vídeo abaixo mostra 39 dos 41 gols de Salah com a camisa da seleção egípcia
  • Este vídeo foi publicado em 16 de janeiro de 2019 por أسرار كرة القدم

Total

Pd Gm A CA CV Mj
67 41 22 3 5602
Prêmios individuais:
  • UAFA Golden Boy: 2012
  • Talento promissor do ano da CAF: 2012
  • Melhor jogador do Campeonato Suíço: 2013
  • Artilheiro da Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA CAF: 2014
  • Jogador do ano da Roma: 2015–16
  • Melhor jogador Árabe do ano pelo Globe Soccer Awards: 2016
  • Equipe do ano da CAF: 2016
  • Equipe do torneio do Campeonato Africano das Nações: 2017
  • 65º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • Futebolista Africano do Ano pela BBC: 2017
  • Jogador do mês da Premier League: Novembro de 2017, Fevereiro de 2018, Março de 2018
  • Futebolista Africano do Ano: 2017
  • Equipe do Ano PFA da Premier League: 2017–18
  • Futebolista Inglês do Ano da PFA: 2017–18
  • Futebolista Inglês do Ano pela FWA: 2017–18
Artilharias
  • Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014 (6 gols)
  • Premier League 2017-18 (32 gols) e 2018-19 (22 gols)
  • Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018 (5 gols)

Considerações Finais

Mohamed Salah é um jogador rápido, móvel e tático e soma-se a estas três características a velocidade, os dribles e o controle de bola. Salah joga como um ala no flanco direito, mas ele também joga como centroavante, meia-atacante e como segundo atacante. Essas habilidades já o fizeram ser reconhecido como “Messi egípcio” na mídia italiana.

E para vocês? Salah é um dos melhores jogadores do mundo? Ele será o segundo jogador africano a ganhar o prêmio de Melhor do Mundo?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui