Quando cita-se um dos melhores atacantes da atualidade, Marcus Rashford que joga pelo Manchester United da Inglaterra e que também atua pela Seleção Inglesa, deve ser levado em conta.

Marcus Rashford nasceu em 31/10/1997 em Manchester, na Inglaterra. Antes do sucesso de Rashford no time principal do Manchester United, o garoto se destacou nas categorias de base do Fletcher Moss Rangers e do próprio United. Porém, o que mais se sabe sobre ele? Quais feitos a joia do United obteve até aqui?

Juvenil

Filho de Robert e Melanie Rashford, Marcus tocou numa bola de futebol pela primeira vez quando tinha apenas 2 anos de idade e sempre “batia uma bola” com os seus irmãos, fosse no jardim, na garagem, em qualquer lugar da casa.

Aos 5 anos de idade, em 2003, Rashford ingressou nas categorias de base do Fletcher Moss Rangers. O menino começou a atuar como goleiro e citou um ex-goleiro do United – Tim Howard – como seu ídolo. Posteriormente, ele passou uma semana treinando com o Manchester City antes de ingressar no sistema acadêmico do Manchester United aos sete anos de idade – em 2005 -, em meio a interesses de Everton e Liverpool. Ele creditou a seus irmãos por ajudá-lo na decisão de ingressar nas categorias de base do Manchester United.

 

A Carreira de Marcus Rashford em Números

 

Manchester United

Categorias de Base

Na época em que ingressou nas categorias de base dos Red Devils – Manchester United -, Rashford atuava em outra posição e não mais como goleiro e enquanto crescia, Marcus admitiu que o jogador que ele tentava imitar era o atacante brasileiro Ronaldo Fenômeno, depois de assisti-lo marcar um hat-trick pelo Real Madrid nas quartas de final da Champions LeagueLiga dos Campeões – na primeira partida que assistiu ao vivo em Old Trafford (estádio do Manchester United). Sobre Ronaldo, Rashford disse: “Eu cresci assistindo muito a ele e seus jogos. Ele sempre jogava livre e com vontade. Não importava onde ele estava jogando, ele jogava despreocupado e ia lá e se expressava. Quando você faz isso, isso é quando você joga o seu melhor futebol.”

Rashford disse que Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney eram jogadores do Manchester United que ele idolatrava em sua juventude, por tê-los visto ingressar no time desde pequenos e assistido muitos de seus jogos ao vivo. Além disso, Rashford disse o seguinte sobre CR7: “não há maior inspiração no futebol!“. Posteriormente, Rashford começou sua própria carreira profissional.

Em 2012, Marcus Rashford fez parte do time sub-15 do Manchester United, que terminou em 2º lugar no 23º torneio anual da Marveld. Em 2014, o famoso jornal “The Guardian” o nomeou como a melhor perspectiva do Manchester United no Next Generation 2014, dizendo que seu “estilo futebolístico total lhe dava uma chance de ir até o fim”. Em outras palavras, que ele podia chegar no profissional e se destacar.

2015-16

Depois de se destacar em algumas partidas da UEFA Youth League – Liga dos Campeões Sub-20 -, Rashford foi relacionado pela primeira vez por Louis van Gaal – técnico do Manchester United nessa época – para o jogo do dia 21 de novembro de 2015, jogo válido pela 13ª rodada da Premier League (Campeonato Inglês), ao qual o United venceu o Watford por 2-1.

Em 25 de fevereiro de 2016, no segundo confronto da fase de 16 avos da UEFA Europa League contra o Midtjylland da Dinamarca, Rashford foi relacionado para jogar entre os titulares de última hora após Anthony Martial se lesionar durante o aquecimento e no seu primeiro jogo como profissional, o jovem atacante marcou 2 gols na goleada por 5-1 sobre o time dinamarquês no Old Trafford. Com um placar agregado a favor de 6-3 – o United perdeu o primeiro jogo por 2-1 -, o clube inglês avançou para a fase seguinte deste torneio. Os gols de Rashford fizeram dele o artilheiro mais jovem do Manchester United em competições europeias, batendo um recorde anteriormente detido por George Best, e que mais tarde foi quebrado por Mason Greenwood na temporada 2019-20.

Rashford fez sua estreia na Premier League contra o Arsenal em 28/02/2016 – jogo válido pela 27ª rodada do campeonato nacional -, o jovem atacante de 18 anos marcou seu 2º doblete consecutivo – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – no triunfo por 3-2 sobre os Gunners (Arsenal). Além dos 2 tentos marcados, proveu assistência para o gol de Ander Herrera. Também é importante mencionar que Rashford se tornou o 3º artilheiro mais jovem do United na história da Premier League, depois de Federico Macheda e Danny Welbeck, após os gols marcados contra os Gunners.

Em 20/03/2016, em jogo da 31ª rodada da Premier League, o camisa 39 dos Red Devils – Rashford – marcou o único gol do “Derbi de Manchester” – nome dado ao clássico entre Manchester City e Manchester United – e com isso, o United venceu o rival no Etihad Stadium pela primeira vez desde 2012. Com apenas 18 anos e 141 dias, Rashford deixou sua marca como o artilheiro mais jovem em um clássico de Manchester na era da Premier League.

Durante o replay das quartas de final da Copa da Inglaterra contra o West Ham em 13/04/2016, Rashford marcou um fantástico gol na vitória por 2–1 sobre a equipe londrina e sendo assim, os Red Devils avançaram à semifinal.

Em 17/05/2016, em partida válida pela última rodada desta edição do Campeonato Inglês, o camisa 39 dos Red Devils marcou seu último tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Bournemouth no Old Trafford. Quatro dias depois, o Manchester United e o Crystal Palace disputaram o título da Copa da Inglaterra, ao qual Rashford entrou em campo aos 28 minutos do segundo tempo no lugar de Ashley Young e após um empate em 1-1 no tempo regulamentar, Jesse Lingard marcou o gol da vitória dos Red Devils na prorrogação e com isso, o clube se sagrou campeão desta competição pela 12ª vez na sua história.

Marcus Rashford encerrou sua 1ª temporada como profissional com 8 gols em 18 partidas, apesar de ter estreado apenas em fevereiro, além de ter vencido o Jimmy Murphy Young Player of the Year. Quanto ao Manchester United, além de ter sido campeão da FA Cup – Copa da Inglaterra -, terminou em 5º lugar no Campeonato Inglês e foi eliminado nas oitavas-de-finais da UEFA Europa League e da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Rashford na sua 1ª Temporada no Manchester United
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
31 *12 2 1 0 2101

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 12 gols dos quais 5 foram pela Premier League, 3 pela UEFA Youth League, 2 pela UEFA Europa League, 1 pela Copa da Inglaterra e 1 pela Premier League Sub-21

2016-17

Após o fim da temporada 2015-16, Louis van Gaal não teve seu contrato renovado e com a saída do treinador holandês, o Manchester United resolveu apostar suas fichas em um técnico português, José Mourinho.

Antes do início desta temporada, Rashford ganhou uma nova numeração, ele vestia a camisa de número 39 na temporada anterior e nessa passou a usar a camisa de número 19.

Em 7 de agosto de 2016, na estreia do novo técnico – na decisão da FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra) -, Rashford jogou os últimos 20 minutos da vitória por 2-1 sobre o Leicester.

Em 27/08/2016, em jogo da 3ª rodada da Premier League, o novo camisa 19 dos Red Devils entrou em campo aos 26 minutos do segundo tempo no lugar de Juan Mata e 21 minutos depois, antes do apagar das luzes, fez o gol da vitória do time sobre o Hull City.

Pela 5ª rodada do Campeonato Inglês, em 18/09/2016, Rashford atuou como titular e marcou o único tento do United no revés por 3-1 ante o Watford. Três dias depois, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa, o jovem atacante de 18 anos entrou em campo aos 10 minutos da segunda etapa no lugar de Fosu-Mensah e deu o passe para Ander Herrera fazer o segundo gol dos Red Devils na partida e em seguida, fez o gol que fechou o placar da partida; vitória do United por 3-1 sobre o Northampton Town.

Em 24/09/2016, em jogo da 6ª rodada da Premier League, Rashford iniciou entre os titulares e marcou o terceiro gol dos Red Devils na goleada por 4-1 sobre o Leicester no Old Trafford.

Em 24/10/2016, Marcus Rashford foi eleito o vice-campeão no prêmio Golden Boy de melhor jogador europeu com menos de 21 anos de idade, o jogador eleito o campeão foi o português Renato Sanches.

Após o gol marcado contra o Leicester na 6ª rodada da Premier League, Rashford passou por uma longa “seca de gols” que teve fim em 7 de janeiro de 2017 em partida válida pela 3ª rodada da Copa da Inglaterra, a qual fez 2 gols na goleada por 4-0 sobre o Reading.

Em 26/02/2017, Rashford conquistou seu 3º troféu pelo clube após a vitória por 3-2 sobre o Southampton na final da Copa da Liga Inglesa. Vale ressaltar que ele jogou os últimos 13 minutos desta decisão.

Pela 33ª rodada do Campeonato Inglês, em 16/04/2017, Rashford foi um dos destaques do triunfo por 2-0 sobre o Chelsea ao marcar o primeiro gol dos Red Devils na partida. Rashford foi o principal destaque da vitória por 2-1 sobre o Anderlecht da Bélgica – segundo confronto válido pelas quartas de final da Europa League – ao dar o passe para Henrikh Mkhitaryan abrir o placar e na prorrogação, fez o gol que classificou os Red Devils para a fase seguinte.

Em 04/05/2017, no primeiro confronto da semifinal da Europa League contra o Celta de Vigo da Espanha, o camisa 19 do United marcou o único gol da vitória do time fora de casa. Por conseguinte, proveu assistência para o gol de Marouane Fellaini no empate em 1-1 com o time espanhol no Old Trafford e com um placar agregado de 2-1 a favor, o Manchester United se classificou para a final da UEFA Europa League 2016-17. A trajetória dos Red Devils rumo a conquista do título desta competição foi assim> após o sorteio dos grupos, definiu-se que o Manchester United integraria o grupo A juntamente com o Feyenoord da Holanda, Zorya Luhansk da Ucrânia e do Fenerbahçe da Turquia. Ao final da fase de grupos, o time inglês somou 12 pontos – 4 vitórias e duas derrotas – e com tal campanha, terminou em 2º lugar e se classificou para a fase de mata-mata deste torneio.

Na fase de 16 avos, os Red Devils enfrentaram o Saint-Étienne da França e com uma vantagem de 4-0 no placar agregado – vitórias por 3-0 e 1-0 respectivamente -, classificaram-se para a fase seguinte.

Nas oitavas de final, o United enfrentou o Rostov da Rússia e com uma vitória por 1-0 no primeiro confronto e um empate em 1-1 no segundo, seguiu adiante no torneio.

Nas quartas de final, o Manchester United enfrentou o Anderlecht da Bélgica e após o empate em 1-1 no primeiro confronto, este placar se repetiu no segundo confronto no Old Trafford, mas com o gol de Rashford na prorrogação, os Red Devils se classificaram para a fase seguinte.

Na semifinal, o United enfrentou o Celta de Vigo da Espanha e após uma vitória por 1-0 no Balaídos – estádio do time espanhol -, as duas equipes empataram em 1-1 no Old Trafford e com a vantagem no placar agregado, os Red Devils se classificaram para a final desta edição da Europa League.

Em 24/05/2017, a Friends Arena em Estocolmo, na Suécia, foi o palco da final entre Ajax da Holanda e Manchester United da Inglaterra e com gols de Paul Pogba e de Henrikh Mkhitaryan, o time inglês venceu esta decisão – por 2-0 – e sagrou-se campeão da UEFA Europa League 2016-17. Vale ressaltar que Rashford jogou como titular e ficou em campo até os 39 minutos da segunda etapa, quando foi substituído por Anthony Martial.

Rashford e Lingard celebrando a conquista do título da UEFA Europa League 2016-17

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Red Devils, Marcus Rashford disputou 53 partidas, fez 11 gols e proveu 7 assistências. Quanto ao Manchester United, além de ter sido campeão da Europa League, da Copa da Liga Inglesa e da Supercopa da Inglaterra, terminou em 6º lugar no Campeonato Inglês e foi eliminado nas quartas de final da Copa da Inglaterra.

  • Números de Rashford na sua 2ª Temporada no Manchester United
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
53 *11 7 3 0 3068

* 11 gols dos quais 5 foram pela Premier League, 3 pela Copa da Inglaterra, 2 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2017-18

No primeiro jogo do Manchester United nessa temporada, em 8 de agosto de 2017, Rashford entrou no lugar de Jesse Lingard logo após o intervalo e proveu assistência para o gol de Romelu Lukaku no revés por 2-1 ante o Real Madrid da Espanha na decisão da Supercopa da UEFA. Cinco dias após a derrota para o time espanhol, o Manchester United estreou com uma goleada por 4-0 sobre o West Ham na Premier League. O camisa 19 foi um dos destaques ao dar o passe para 1 dos 2 gols de Lukaku.

Em 26/08/2017, em jogo da 3ª rodada da Premier League, Rashford entrou em campo aos 22 minutos da segunda etapa no lugar de Mata e 3 minutos depois, fez o primeiro gol da vitória do United por 2-0 sobre o Leicester no Old Trafford. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 09/09/2017, o camisa 19 iniciou entre os titulares e de cabeça, marcou o primeiro gol dos Red Devils no empate em 2-2 com o Stoke City fora de casa.

Na estreia do Manchester United na fase de grupos desta edição da Champions League em 12/09/2017, o jovem jogador de 19 anos entrou em campo aos 32 minutos da segunda etapa no lugar de Juan Mata e 7 minutos depois, fez o gol que selou o resultado desta partida; vitória do United por 3-0 sobre o Basel da Suíça no Old Trafford. Vale mencionar que esta é foi a 6ª vez que Rashford marcou um tento em sua estreia numa competição.

Em 20/09/2017, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa, o camisa 19 dos Red Devils marcou um doblete na goleada por 4-1 sobre o Burton Albion. Além de ter feito 2 gols, também deu o passe para o gol de Martial.

Em 23/10/2017, Rashford ficou em 3º lugar no prêmio Golden Boy 2017, atrás do vencedor Kylian Mbappé e de Ousmane Dembélé.

Em 26 de janeiro de 2018, em confronto válido pela 4ª rodada da Copa da Inglaterra, o camisa 19 dos Red Devils marcou seu 10º tento na temporada na goleada por 4-0 sobre o Yeovil Town.

Pela 30ª rodada do Campeonato Inglês em 10/03/2018, Rashford marcou seu 2º e último doblete nessa temporada e sendo assim, o Manchester United venceu o Liverpool por 2-1.

Em 13/05/2018, em jogo da última rodada (38ª) desta edição da Premier League, o camisa 19 do United encerrou essa temporada marcando o único gol da vitória sobre o Watford no Old Trafford.

Em suma, na sua 3ª temporada com a camisa dos Red Devils, Marcus Rashford disputou 52 jogos, fez 13 gols e proveu 10 assistências. Quanto ao Manchester United, foi vice-campeão do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e da Supercopa da UEFA, chegou às quartas de final da Copa da Liga Inglesa e caiu nas oitavas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Rashford na sua 3ª Temporada no Manchester United
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
52 *13 10 7 0 2676

* 13 gols dos quais 7 foram pela Premier League, 3 pela UEFA Champions League, 2 pela Copa da Liga Inglesa e 1 pela Copa da Inglaterra

2018-19

Com a saída de Zlatan Ibrahimović, aceitou a oferta de jogar no Los Angeles Galaxy dos Estados Unidos, Marcus Rashford passa a ser o dono da camisa 10 que pertencia ao jogador sueco, Ibrahimović.

Em 2 de setembro de 2018, em jogo da 4ª rodada da Premier League, Rashford levou o primeiro cartão vermelho da carreira depois de bater de frente com Phil Bardsley. Quanto ao resultado do jogo, vitória do United por 2-0 sobre o Burnley no Turf Moor. Posteriormente, a FA – Federação Inglesa de futebol – deu um gancho de duas partidas para o atleta de 20 anos.

Pela 7ª rodada do Campeonato Inglês, em 29/09/2018, o novo camisa 10 dos Red Devils marcou seu primeiro tento nessa temporada no revés por 3-1 ante o West Ham no London Stadium.

Em 03/11/2018, em jogo da 11ª rodada da Premier League, Rashford entrou em campo aos 11 minutos do segundo tempo no lugar de Juan Mata e nos acréscimos, marcou o gol que fechou o placar do jogo; vitória do United por 2-1 sobre o Bournemouth.

Em 08/12/2018, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Inglês, o atacante de 21 anos foi um dos destaques da goleada por 4-1 sobre o Fulham no Old Trafford ao marcar 1 dos gols e também, ao contribuir com assistências para os tentos marcados por Ashley Young e Juan Mata. Quatro dias depois, em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 10 entrou em campo aos 12 minutos da segunda etapa no lugar de Fred e nos minutos finais, usou a cabeça para marcar o único gol do time no revés por 2-1 ante o Valencia da Espanha fora de casa. Apesar do resultado, o Manchester United se classificou para a fase de mata-mata do torneio.

Após o revés por 3-1 ante o Liverpool em 16/12/2018 – jogo válido pela 17ª rodada da Premier League -, José Mourinho não resistiu a pressão e foi demitido do cargo de treinador do United e enquanto procurava outro técnico, Ole Gunnar Solskjær assumiu o comando do time interinamente. Na rodada seguinte da Premier League, em 22/12/2018, Rashford iniciou entre os titulares e marcou seu 5º tento na temporada na goleada por 5-1 sobre o Cardiff fora de casa.

Em 30/12/2018, em jogo da 20ª rodada da Premier League, Rashford marcou o terceiro gol da goleada por 4-1 sobre o Bournemouth no Old Trafford. Além do tento marcado, proveu assistência para 1 dos 2 gols marcados por Paul Pogba. Posteriormente, o camisa 10 dos Red Devils marcou 3 tentos nas 3 rodadas seguintes da Premier League; vitórias por 2-0, 1-0 e 2-1 sobre Newcastle, Tottenham e Brighton respectivamente.

Em 2 de fevereiro de 2019, Rashford foi anunciado como o jogador do mês do Manchester United do mês de janeiro, além de ganho o prêmio de gol do mês do United por seu tento marcado contra o Tottenham. No dia seguinte ao anúncio, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 10 marcou o único gol da vitória sobre o Leicester no King Power Stadium. É importante mencionar que esta foi sua 100ª partida pelo clube e também se tornou o segundo jogador mais jovem, depois de Ryan Giggs, a atingir esta marca pelo clube. Seu desempenho impressionante em janeiro lhe rendeu seu primeiro título de Jogador do Mês da Premier League, tornando-se o primeiro jogador do United desde Ibrahimović em dezembro de 2016, a ganhar este prêmio.

Pelo segundo confronto das oitavas de final da Champions League em 06/03/2019, Rashford foi um dos destaques da vitória por 3-1 sobre o Paris Saint-Germain da França fora de casa com um 1 gol e assistência para 1 dos 2 tentos marcados por Romelu Lukaku. Esta foi uma vitória heróica, pois os Red Devils foram derrotados por 2-0 pelo time francês em pleno Old Trafford no primeiro confronto e com o critério do gol fora de casa, classificaram-se para a quartas de final. Posteriormente, o Manchester United foi eliminado pelo Barcelona da Espanha na fase seguinte.

Em 30/03/2019, em jogo da 32ª rodada da Premier League, o camisa 10 do United marcou seu último tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o Watford. Neste mesmo dia, Ole Gunnar Solskjær foi efetivado como novo treinador do Manchester United.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Red Devils, Marcus Rashford disputou 47 partidas, fez 13 gols e proveu 9 assistências. Quanto ao Manchester United, terminou em 6º lugar no Campeonato Inglês, foi eliminado nas quartas-de-finais da UEFA Champions League e da Copa da Inglaterra e caiu na 1ª fase de mata-mata da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Rashford na sua 4ª Temporada no Manchester United
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
47 *13 9 6 1 3291

* 13 gols dos quais 10 foram pela Premier League, 2 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Inglaterra

2019-20

Em 1º de julho de 2019, Rashford assinou um novo contrato de 4 temporadas com o Manchester United, mantendo-o no clube até junho de 2023, com a opção de prorrogação por mais uma temporada.

Na estreia dos Red Devils nesta edição da Premier League, em 11/08/2019, o camisa 10 marcou um doblete na goleada por 4-0 sobre o Chelsea no Old Trafford.

Em 14/09/2019, em jogo da 5ª rodada da Premier League, Rashford marcou o único gol da vitória sobre o Leicester.

Após o gol marcado contra os Foxes – Leicester -, o jogador de 21 anos só voltou a balançar as redes em 20/10/2019 em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Inglês, a qual o “North West Derby” – nome dado ao clássico entre Liverpool e Manchester United – terminou em empate em 1-1. Com este resultado, o United pôs fim a uma sequência de vitórias do Liverpool de 17 partidas. Na rodada seguinte do Campeonato Inglês – em 27/10/2019 -, Rashford foi um dos destaques da vitória por 3-1 sobre o Norwich com 1 gol e assistência para o gol de Anthony Martial. Vale ressaltar que o camisa 10 dos Reds poderia ter feito mais um gol, senão tivesse um pênalti defendido por Tim Krul.

Em 30/10/2019, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa, Rashford marcou seu 2º doblete na temporada e sendo assim, o United venceu o Chelsea por 2-1 e se garantiu na fase seguinte deste torneio.

Pela 13ª rodada do Campeonato Inglês em 24/11/2019, o camisa 10 dos Red Devils marcou seu 10º tento nessa temporada no empate em 3-3 com o Sheffield United. Além do gol marcado, proveu assistência para o gol de Mason Greenwood.

Em 04/12/2019, em jogo da 15ª rodada da Premier League, Rashford marcou seu 3º doblete nessa temporada e sendo assim, vitória do United por 2-1 sobre os Spurs – Tottenham – no Old Trafford.

Em 11 de janeiro de 2020, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 10 dos Red Devils marcou seu 4º e último doblete nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Norwich. Quatro dias depois, no replay da 3ª rodada da Copa da Inglaterra, Rashford entrou em campo aos 19 minutos da segunda etapa, contudo teve de dar lugar a Lingard 16 minutos depois. Posteriormente, foi constatado que o camisa 10 dos Red Devils sofreu uma lesão na lombar, o que fez com que ele ficasse de fora dos gramados por um bom tempo.

Com a paralisação da Premier League após a disputa da 29ª rodada – em 07/03/2020 – devido à pandemia de COVID-19 (Novo Coronavírus), o campeonato passou por um hiato de 3 meses e com isso, Rashford conseguiu se recuperar a tempo para jogar as últimas rodadas da Premier League e a fase final da Europa League.

Em 04/07/2020, em jogo da 33ª rodada da Premier League, o camisa 10 dos Red Devils marcou seu 20º tento nessa temporada na goleada por 5-2 sobre o Bournemouth no Old Trafford.

Pela 36ª rodada do Campeonato Inglês em 16/07/2020, Rashford marcou seu último tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Crystal Palace fora de casa. Além de ter feito 1 gol, deu o passe para o gol de Anthony Martial.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Red Devils, Marcus Rashford disputou 44 partidas, fez 22 gols – 17 tentos marcados na Premier League 2019-20, o que fez dele o 8º maior goleador do campeonato ao lado de Anthony Martial, seu companheiro de ataque, e de Raúl Jiménez do Wolverhampton – e proveu 11 assistências. Quanto ao Manchester United, terminou em 3º lugar no Campeonato Inglês e chegou às semifinais da UEFA Europa League, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Rashford na sua 5ª Temporada no Manchester United
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
44 *22 11 4 0 3473

* 22 gols dos quais 17 foram pela Premier League, 4 pela Copa da Liga Inglesa e 1 pela UEFA Europa League

2020-21

Em 22 de setembro de 2020, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa, Rashford entrou em campo aos 34 minutos da segunda etapa no lugar de Odion Ighalo e 9 minutos depois, fez o segundo gol da vitória por 3-0 sobre o Luton Town, seu primeiro gol nessa temporada. Quatro dias depois, em jogo da 3ª rodada da Premier League, o camisa 10 do United fez o segundo gol do triunfo por 3-2 sobre o Brighton no AMEX Stadium.

Pela 5ª rodada da Premier League, em 17/10/2020, Rashford foi um dos destaques da goleada por 4-1 sobre o Newcastle com 1 gol e assistências para os gols de Bruno Fernandes e de Aaron Wan-Bissaka. Três dias depois, o Manchester United estreou na fase de grupos da Liga dos Campeões com vitória por 2-1 sobre o Paris Saint-Germain da França fora de casa. Vale destacar o desempenho de Rashford nessa partida, marcou o gol que selou o resultado do jogo.

Em 28/10/2020, em confronto válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Champions League, o camisa 10 do United entrou em campo aos 18 minutos do segundo tempo no lugar de Mason Greenwood e marcou um hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – na goleada por 5-0 sobre o RB Leipzig da Alemanha.

Esta foi a primeira vez que Rashford fez 3 gols, além disso este foi o segundo hat-trick já marcado por um substituto do United, após Solskjær tê-lo feito na Premier League 1998-99 e foi o mais rápido dos 5 hat-tricks marcados por um substituto na história da competição. Marcus Rashford se tornou o 6º jogador do Manchester United a marcar 3 gols na Liga dos Campeões. Ele foi o primeiro jogador a conseguir tal feito na Liga dos Campeões desde que Robin van Persie fez isso contra o Olympiacos da Grécia na fase eliminatória da temporada 2013–14, e o primeiro na fase de grupos da competição desde Michael Owen na temporada 2009–10.

Até aqui, Marcus Rashford marcou 7 tentos e proveu duas assistências em 10 partidas disputadas.

  • Números de Rashford na sua 6ª e atual Temporada no Manchester United
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2020-21
10 *7 2 1 0 **689

* 7 gols dos quais 4 foram pela UEFA Champions League, 2 pela Premier League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

** a temporada 2020-21 está em andamento

Títulos que conquistou pelo Manchester United

  • UEFA Europa League: 2016-17
  • Copa da Inglaterra: 2015-16
  • Copa da Liga Inglesa: 2016-17
  • FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra): 2016
  • O vídeo abaixo mostra 62 dos 74 gols que Rashford marcou com a camisa do Manchester United até aqui
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 22 de janeiro de 2020 por best football videos

 

Números de Rashford na Seleção Inglesa

 

Inglaterra

Seleções de Base

Em 2012, Rashford foi convidado para fazer parte dos treinos da seleção sub-16 da Inglaterra. Posteriormente, foi selecionado para jogar no Victory Shield contra a seleção sub-16 da Irlanda do Norte em setembro e contra a seleção sub-16 do País de Gales no mês seguinte, outubro de 2012.

Três semanas depois de fazer sua estreia pelo time principal do Manchester United no início de 2016, Rashford fez sua primeira aparição pela seleção sub-20 da Inglaterra e apesar do revés por 2-1 ante o Canadá, teve participação no único gol da Seleção Inglesa; proveu assistência para o gol de Kasey Palmer.

Apesar de já ter feito sua estreia como profissional no início do ano (2016), Rashford foi convocado para a seleção inglesa sub-21 pela primeira vez em agosto do mesmo ano para um jogo em setembro contra a seleção sub-21 da Noruega. Ele marcou um hat-trick na goleada por por 6-1 sobre os noruegueses no seu único jogo pelo time sub-21.

Seleção Principal

As atuações de Rashford em sua primeira temporada como profissional levaram a pedidos para que ele fizesse parte da Seleção Inglesa na Euro 2016, que realizar-se-ia na França. O técnico das categorias de base do Manchester United, Nicky Butt, rejeitou essa possibilidade, considerando-as prematuras e possivelmente prejudiciais para o desenvolvimento do jogador. No entanto, em 16 de maio de 2016, Rashford foi selecionado para fazer parte do elenco preliminar de 26 jogadores de Roy Hodgson – técnico da seleção principal da Inglaterra nesta época – para a disputa deste torneio. Ele se tornou parte da Seleção Inglesa da Euro 2016 menos de 4 meses depois de fazer sua estreia no United.

Em 27/05/2016, Roy Hodgson promoveu a estreia de Rashford pela seleção principal da Inglaterra como titular no amistoso contra a Austrália. Na sua estreia pela Seleção Inglesa, a joia do Manchester United marcou o primeiro gol da Seleção Inglesa no triunfo por 2-1 sobre a Seleção Australiana e com isso, tornou-se o mais jovem jogador a marcar um tento pela Seleção Inglesa em sua estreia e o 3º mais jovem no geral . O estreante mais jovem a atingir tal feito foi Tommy Lawton em 1938.

Euro 2016

Na estreia da Seleção Inglesa na fase de grupos desta edição da Eurocopa, em 11/06/2016, Rashford viu do banco o empate em 1-1 com a Rússia. Na rodada seguinte, a joia do United jogou os últimos 17 minutos da vitória por 2-1 sobre o País de Gales. Tendo feito sua estreia pela seleção principal da Inglaterra em uma competição oficial aos 18 anos e 229 dias de idade, Rashford se tornou o jogador inglês mais jovem a conseguir tal feito, superando um recorde que pertencia a Wayne Rooney na Euro 2004 por 4 dias.

Na última rodada da fase de grupos, em 20/06/2016, Rashford viu do banco o empate em 0-0 com a Eslováquia. Com um total de 5 pontos somados em 3 rodadas, a Inglaterra terminou em 2º lugar no grupo B e consequentemente, se classificou para a fase de mata-mata da Euro 2016.

Nas oitavas de final, a Inglaterra enfrentou a Islândia e perdendo o jogo por 2-1, aos 41 minutos da segunda etapa, Hodgson colocou Rashford em campo no lugar de Wayne Rooney, mas mesmo com esta alteração, a “English Team” – Seleção Inglesa – não conseguiu o empate e como consequência, acabou eliminado da Eurocopa.

  • Desempenho de Rashford na Euro 2016
Pd Gm A CA CV Mj
2 0 0 0 0 21

Copa do Mundo FIFA de 2018

A eliminação nas oitavas de final da Euro 2016 culminou com a demissão de Roy Hodgson e com a saída dele, Sam Allardyce assumiu o comando da Seleção Inglesa e devido à uma grande polêmica, comandou o “English Team” na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e depois acabou sendo demitido e com isso, Gareth Southgate assume o comando da Seleção da Inglaterra.

Em 4 de setembro de 2017, em partida válida pela 8ª rodada das Eliminatórias, Rashford jogou como titular pela primeira vez sob o comando de Southgate e não decepcionou; deu o passe para o gol de Eric Dier e fez o gol que fechou o placar da partida, vitória da Inglaterra por 2-1 sobre a Eslováquia.

Com um total de 26 pontos somados em 10 rodadas – 8 vitórias e 2 empates -, a Seleção Inglesa terminou na liderança do grupo F e como consequência, se classificou para a Copa do Mundo FIFA de 2018 que realizar-se-ia na Rússia. Aos poucos, Rashford estava se destacando no Manchester United e com isso, também estava cavando seu espaço entre os titulares da Seleção Inglesa e por esta razão, Southgate o convocou para a disputa da Copa do Mundo.

Em 7 de junho de 2018, no último amistoso antes do início da Copa, Rashford jogou os 90 minutos e fez o primeiro gol do triunfo por 2-0 sobre a Costa Rica.

Em 18/06/2018, a Inglaterra fez sua estreia na fase de grupos da Copa do Mundo contra a Tunísia e o camisa 19 – Rashford – jogou os últimos 22 minutos de um jogo no qual os ingleses venceram por 2-1. Na rodada seguinte, Rashford viu do banco a goleada por 6-1 sobre o Panamá. Na última rodada da fase de grupos, com a classificação para as oitavas-de-finais já assegurada, Southgate optou por mandar um time misto a campo e com isso, o camisa 19 da Seleção Inglesa ganhou a oportunidade de mostrar serviço, contudo a Bélgica levou a melhor e venceu por 1-0 e com isso, a Inglaterra terminou em 2º lugar no grupo H, mas ainda assim se classificou para a fase de mata-mata da Copa do Mundo FIFA de 2018.

Nas oitavas de final, a Inglaterra enfrentou a Colômbia e após um empate em 1-1 no tempo regulamentar, Rashford entrou em campo aos 8 minutos do segundo tempo da prorrogação no lugar de Kyle Walker, no entanto o placar foi o mesmo e como consequência, houve disputa por pênaltis e após a cobrança de Harry Kane, o camisa 19 foi o segundo a cobrar e a converter sua penalidade e com isso, a Seleção Inglesa levou a melhor e venceu por 4-3 e sendo assim, classificou-se para a fase seguinte da Copa.

Nas quartas de final, a Seleção Inglesa enfrentou a Suécia e Rashford jogou os minutos finais de um jogo no qual a Inglaterra venceu por 2-0. Na semifinal, o “English Team” enfrentou a Croácia e o camisa 19 entrou em campo aos 29 minutos da segunda etapa no lugar de Raheem Sterling, contudo as duas seleções empataram em 1-1 no tempo regulamentar e na prorrogação, com um gol de Mario Mandžukić, a Seleção Croata venceu por 2-1 e como consequência, os ingleses tiveram de se contentar com a disputa do 3º lugar.

Na disputa do 3º lugar, a Inglaterra reencontrou a Bélgica e assim como ocorre na fase de grupos, os belgas levaram a melhor e venceram novamente, desta vez pelo placar de 2-0. Esta foi a primeira vez desde 1990 que a Seleção Inglesa faz uma boa campanha numa disputa de Copa do Mundo.

  • Desempenho de Rashford na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj
6 0 0 0 0 211

Liga das Nações da UEFA A 2018-19

Em 08/09/2018, na estreia da Inglaterra na fase de grupos da Liga das Nações da UEFA, Rashford iniciou a partida entre os titulares e fez o único gol da Inglaterra na derrota por 2-1 diante da Espanha. Três dias depois, a joia do Manchester United fez o único gol da vitória do “English Team” no amistoso contra a Suíça.

Pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga das Nações, Rashford jogou como titular novamente e foi um dos destaques da vitória por 3-2 sobre a Espanha com 1 gol e assistência para 1 dos 2 tentos marcados por Sterling. O último jogo da fase de grupos da Liga das Nações em 18/11/2018, a Inglaterra obteve uma vitória por 2–1 sobre a Croácia e com isso, os ingleses terminaram na liderança do grupo 4 e como consequência, se classificou para a fase de mata-mata deste torneio.

Na semifinal, Rashford inaugurou o placar da partida, no entanto a Holanda empatou e na prorrogação, virou e venceu a Inglaterra por 3-1 e com isso, os ingleses tiveram de se contentar com a disputa do 3º lugar.

Em 9 de junho de 2019, a Inglaterra enfrentou a Suíça e com um empate em 0-0 no tempo regulamentar, houve prorrogação e com a persistência do empate, disputa por pênaltis na qual os ingleses levaram a melhor e venceram por 6-5.

  • Desempenho de Rashford na Liga das Nações da UEFA 2018-19
Pd Gm A CA CV Mj
5 3 1 0 0 389

Eliminatórias da Euro 2020

Paralelamente a disputa da fase final da Liga das Nações da UEFA, a Inglaterra jogou duas partidas pelas Eliminatórias da Euro 2020, as quais venceu por 5-0 e 5-1 República Checa e Montenegro respectivamente. Rashford não jogou essas partidas devido à uma lesão no tornozelo.

Posteriormente, Rashford foi um dos principais destaques das 3 últimas rodadas das Eliminatórias ao marcar 3 tentos; nas goleadas por 7-0, 6-0 e 4-0 sobre Bulgária, Montenegro e Kosovo respectivamente. Contra a Seleção Kosovar, além de ter feito 1 gol, contribuiu com assistência para o gol de Harry Kane. Com um total de 21 pontos – 7 vitórias e uma derrota -, a Inglaterra terminou na liderança do grupo A e com isso, classificou-se para a disputa da Eurocopa de 2020*.

* Estava programado para a Euro 2020 se iniciar em junho de 2020, mas devido à pandemia do Novo Coronavírus, o início deste torneio foi adiado para junho de 2021.

Liga das Nações da UEFA A 2020-21

Em 11 de outubro de 2020, na estreia da Seleção Inglesa na fase de grupos desta edição da Liga das Nações da UEFA, a joia do Manchester United fez de pênalti o primeiro gol do triunfo por 2-1 sobre a Bélgica. Na rodada seguinte, jogou boa parte da partida na qual a Dinamarca venceu a Seleção Inglesa por 1-0.

  • Desempenho de Rashford na Liga das Nações da UEFA 2020-21
Pd Gm A CA CV Mj
2 1 0 0 0 162
  • O vídeo abaixo mostra 10 dos 11 gols de Rashford com a camisa da Seleção Inglesa
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 31 de maio de 2020 por Corinthian Productions

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
40 11 6 1 0 2012

Prêmios individuais

  • 89º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)
  • 3º melhor jovem do ano de 2017 (FourFourTwo)
  • Jogador do Mês da Premier League: Janeiro de 2019
  • Equipe Ideal da UEFA Europa League 2019-20

Outros

  • Membro da Ordem do Império Britânico

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi apresentado nesta matéria pode-se concluir que Marcus Rashford é um jogador rápido e direto, e frequentemente se move para posições centrais para criar chances de gol e por esta razão, faz muitos gols e também é capaz de dar passes para gols. Seu atual técnico no United, Ole Gunnar Solskjær, recebeu o crédito de aprimorá-lo como jogador e ajudá-lo a amadurecer, dando-lhe liberdade como um ponta, algo que ele não tinha experimentado anteriormente.

Os principais atributos de Rashford também incluem sua habilidade de driblar e sua habilidade de finalização “implacável”, que foi comparada à um ex-atacante do United, Ruud van Nistelrooy, um jogador que o ex-técnico da base do United, Paul McGuinness, o aconselhou a estudar enquanto eles trabalharam juntos na academia do clube.

E para vocês? Marcus Rashford já é uma realidade ou ele ainda pode render mais do que já está rendendo?

 
Ofertas de Uniformes de Futebol: https://amzn.to/36vetfs
Ofertas de Chuteiras e Acessórios: https://amzn.to/35n4JoA
Ofertas de Quadros Decorativos de Futebol: https://amzn.to/3ngWHDy
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui