Quando cita-se um dos melhores atacantes holandeses da atualidade, o nome de Luuk de Jong que atualmente joga pelo Sevilla da Espanha e que também é presença constante nos jogos da Seleção Holandesa, deve ser levado em conta.

Luuk de Jong nasceu em 27/08/1990 em Aigle, na Suíça. Apesar de ter nascido em outro país, Luuk é filho de pais holandeses. Inclusive, de Jong iniciou sua carreira como jogador de futebol em um clube holandês, o De Graafschap. Porém, o que mais se sabe sobre Luuk de Jong? Por quais clubes atuou até aqui? Quais feitos atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

Da esquerda para a direita: Luuk de Jong aos 6 anos de idade e o mesmo na época em que atuava pelo Twente

Como já foi dito acima, Luuk de Jong nasceu na Suíça. Os pais do atacante – George de Jong e Loekie Raterink – jogavam vôlei neste país. Anos depois, seu pai também se tornou um treinador de vôlei na Suíça. Luuk de Jong viveu no país alpino – Suíça – até os 4 anos de idade e depois mudou-se para a Holanda. Seu irmão, Siem de Jong que também tornou-se jogador de futebol, tinha 6 anos nessa época. Como você só obtêm a nacionalidade suíça se morar naquele país até os 14 anos, De Jong só tem passaporte holandês. Ele cresceu em Achterhoek depois dos 4 anos de idade. Posteriormente, Luuk começou a jogar futebol na associação amadora DZC ’68.

Luuk de Jong foi admitido na academia de juniores do De Graafschap aos 10 anos de idade e depois, foi queimando as etapas necessárias para chegar aonde queria, tornar-se um jogador de futebol.

 

A Carreira de Luuk de Jong em Números

 

De Graafschap

Categorias de Base

Sabe-se que Luuk de Jong ingressou nas categorias de base do De Graafschamp em 2001 e depois de queimar todas as etapas necessárias, em abril de 2008, assinou seu primeiro contrato com o clube de Doetinchem, De Graafschap. Esse contrato era válido por 3 temporadas e sendo assim, estendeu seu vínculo com o clube até junho de 2011.

2008-09

Em 7 de novembro de 2008, em jogo da 10ª rodada da Eredivisie (Campeonato Holandês), Henk van Stee – técnico do De Graafschamp nessa época – promoveu a estreia de de Jong quando o colocou em campo aos 32 minutos da segunda etapa no lugar de Peter Jungschläger no revés por 2-0 ante o NAC Breda em pleno Stadion De Vijverberg (estádio do De Graafschap).

Em 17 de janeiro de 2009, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Holandês, van Stee escalou Luuk de Jong como titular pela primeira vez e na sua estreia como titular, deu o passe para Ben Sahar marcar o único gol da vitória do time da cidade de Doetinchem sobre o Willem II, em outras palavras, o De Graafschap venceu por 1-0.

Em 08/02/2009, em jogo da 22ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seu primeiro tento como profissional no empate em 2-2 com o Twente no Stadion De Vijverberg.

Desde o momento em que de Jong chegou a titularidade no De Graafschap, houve muito interesse no jovem atacante. Foi noticiado pela primeira vez que o Twente e o Heerenveen estariam interessados ​​no atacante, então com 18 anos. Posteriormente, também foi relatado que o Groningen queria trazer o atacante para o norte do país (Holanda). No entanto, Luuk indicou numa entrevista que estava conversando com 2 clubes: o FC Twente, o sc Heerenveen. Dias depois, também foi noticiado que o PSV e o Ajax estavam de olho no jovem atacante.

Em 07/03/2009, em jogo da 26ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seu 2º tento nessa temporada e sendo assim, o De Graafschap venceu o Heracles Almelo no De Vijverberg por 1-0. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 15/03/2009, o time de Doentinchem iria enfrentar o Ajax. Depois que, no início da temporada, o Ajax venceu o De Graafschamp por 6-0 em pleno De Vijverberg e os irmãos De Jong estiveram no banco de reservas durante todo o jogo e o clube de ambos estavam para se enfrentar. Ainda assim, isso não aconteceu, pois Siem estava se recuperando de uma lesão na clavícula. Luuk jogou como titular, mas não conseguiu evitar que o De Graafschap perdesse esse confronto por 3-0.

Em 11/04/2009, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Holandês, de Jong se machucou e teve de deixar o campo ainda aos 37 minutos do primeiro tempo. Sem contar com sua joia, o De Graafschap empatou em 2-2 com o NEC Nijmegen. Posteriormente, de Jong voltou a jogar nos play-offs que valia a permanência do clube na 1ª divisão. Apesar de um gol dele contra o RKC Waalwijk em 31/05/2009, jogo no qual o time de Doentinchem venceu por 2-1. No segundo confronto entre essas equipes, o De Graafschap perdeu 1-0 e com isso, o clube foi rebaixado para a 2ª divisão ao término dessa temporada.

  • Números de Luuk de Jong na sua 1ª e única Temporada no De Graafschap
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
19 *3 2 2 0 1273

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 3 gols dos quais 2 foram pela Eredivisie e 1 pelo play-off do rebaixamento

  • O vídeo abaixo mostra a estreia de Luuk de Jong como profissional
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 7 de novembro de 2016 pela FOX Sports

 

Twente

2009-10

 

Antes do fim da temporada 2008-09, enquanto ainda era jogador do De Graafschap, em 6 de abril de 2009 o Twente e o atacante – Luuk de Jong – haviam chegado a um acordo e sendo assim, os “Tukkers” – Twente – anunciaram que ele se apresentaria ao clube no final dessa temporada e que assinaria um contrato de 3 temporadas com opção de mais um ano. Além disso, também se sabe que essa transferência envolveu um montante de 850 mil euros (cerca de 5,6 milhões de reais).

Na primeira metade dessa temporada, de Jong não teve muito espaço no time comandado por Steve McClaren, mas em uma das poucas chances dadas pelo técnico, mais precisamente em 23 de setembro de 2009, em confronto válido pela 2ª fase da Copa KNVB, fez a sua estreia pelo novo clube depois de entrar no lugar de Dario Vujičević e no primeiro jogo com a camisa do Twente, deu o passe para o gol de Nikita Rukavytsya na goleada por 8-0 sobre o SC Joure.

Em 28/10/2009, em confronto válido pela 3ª fase da Copa KNVB, Luuk ganhou mais uma chance de iniciar entre os titulares e foi o principal destaque da vitória por 3-0 sobre o VV Capelle, pois marcou seu primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – da carreira. Na fase seguinte desse torneio – oitavas-de-finais – que ocorreu em 23/12/2009, de Jong marcou seu segundo e último doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Helmond Sport.

Em 25 de fevereiro de 2010, no segundo confronto da fase de 16 avos da Europa League, de Jong ganhou a oportunidade de iniciar entre os titulares e marcou o único gol do Twente no revés por 4-1 ante o Werder Bremen da Alemanha fora de casa e com um placar de 4-2 a favor – o time holandês venceu o primeiro confronto por 1-0 -, a equipe alemã seguiu adiante na competição. Três dias após a eliminação, o Twente entrou em campo para jogar contra o NEC Nijmegen em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Holandês, a qual Luuk marcou o primeiro gol da vitória dos Tukkers por 2-1 no De Grolsch Veste (estádio do Twente).

Em 10/04/2010, em jogo da 31ª rodada da Eredivisie, de Jong entrou em campo aos 21 minutos do segundo tempo no lugar de Kenneth Pérez e 25 minutos depois, fez o gol que selou o resultado do jogo; vitória do Twente por 2-0 sobre o Heerenveen no De Grolsch Veste.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos Tukkers, Luuk de Jong disputou 21 jogos, fez 7 gols e proveu 4 assistências. Quanto ao Twente, foi campeão do Campeonato Holandês, chegou até a semifinal da Copa KNVB e caiu na fase de 16 avos da UEFA Europa League.

  • Números de Luuk de Jong na sua 1ª Temporada no Twente
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
21 *7 4 1 0 870

* 7 gols dos quais 4 foram pela Copa KNVB, 2 pela Eredivisie e 1 pela UEFA Europa League

2010-11

Após o fim da temporada 2009-10, Steve McClaren deixou o comando do Twente e com a saída do técnico inglês, Michel Preud’homme – treinador belga – assume o comando dos Tukkers.

Na estreia do novo técnico em 31 de julho de 2010, decisão da Supercopa dos Países Baixos contra a equipe pela qual seu irmão jogava – Ajax -, Luuk marcou o único gol da vitória do Twente e com isso, conquistou seu 2º título como profissional.

Em 21/08/2010, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seu primeiro doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Vitesse fora de casa. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 29/08/2010, marcou seu 2º doblete da temporada na goleada por 4-0 sobre o Utrecht no De Grolsch Veste.

De Jong celebrando o gol marcado contra o Werder Bremen na Liga dos Campeões

Em 27/10/2010, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Holandês, o jovem atacante de 20 anos marcou seu 3º doblete nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Willem II fora de casa. Seis dias depois, em confronto válido pela 4ª rodada da fase de grupos da Champions League (Liga dos Campeões), de Jong marcou de cabeça seu primeiro gol nesse torneio na vitória por 2-0 sobre o Werder Bremen da Alemanha.

Em novembro desse ano (2010), Luuk de Jong estendeu o seu vínculo com o FC Twente até o ano de 2014.

Em 20/11/2010, em jogo da 15ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seu 10º tento nessa temporada na derrota por 2-1 ante o AZ Alkmaar em pleno De Grolsch Veste.

Em 21/12/2010, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa KNVB, Luuk marcou seu 4º doblete nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Vitesse. Além de ter feito 2 gols, também contribuiu com assistência para o gol de Nacer Chadli.

Em 27 de fevereiro de 2011, em jogo da 25ª rodada da Eredivisie, o jovem atacante de 20 anos marcou seu 15º tento nessa temporada no revés por 2-1 ante o AZ Alkmaar.

Em 10/03/2011, no primeiro confronto das oitavas de final da Europa League contra o Zenit da Rússia, de Jong marcou seu 5º e último doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o time russo no De Grolsch Veste. No segundo confronto entre as duas equipes, o Zenit venceu a equipe holandesa por 2-0, mas com a vantagem de 3-2 no placar agregado, o Twente seguiu adiante na competição. Posteriormente, o Twente foi eliminado pelo Villarreal da Espanha na fase seguinte.

Em 01/05/2011, em jogo da penúltima rodada (33ª) dessa edição da Eredivisie, o atacante de 20 anos marcou seu último tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Willem II no De Grolsch Veste. Uma semana depois, em confronto válido pela final da Copa KNVB, Luuk de Jong foi um dos destaques da vitória por 3-2 sobre o Ajax na prorrogação com assistências para os tentos marcados por Wout Brama e Theo Janssen. Com essa vitória, os Tukkers se sagraram campeões desse torneio pela 3ª vez na sua história.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Tukkers, Luuk de Jong disputou 49 partidas, fez 20 gols e proveu 16 assistências. Quanto ao Twente, além de ter sido campeão da Supercopa dos Países Baixos e da Copa KNVB, foi vice-campeão do Campeonato Holandês, terminou em 3º lugar na fase de grupos da UEFA Champions League e com isso, herdou vaga automática na fase de mata-mata da UEFA Europa League, onde chegou até as quartas de final.

  • Números de Luuk de Jong na sua 2ª Temporada no Twente
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
49 *20 16 5 0 3632

* 20 gols dos quais 12 foram pela Eredivisie, 3 pela UEFA Europa League, 3 pela Copa KNVB, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Supercopa dos Países Baixos

2011-12

Após o fim da temporada 2010-11, Michel Preud’homme aceitou o convite para ser treinador de um time da Arábia Saudita e com isso, deixou o comando do Twente e com a saída desse técnico, o clube resolveu apostar suas fichas em Co Adriaanse.

Em 30 de julho de 2011, de Jong foi um dos destaques da vitória por 2-1 sobre o Ajax ao sofrer o pênalti que foi convertido por Marc Janko. Assim como ocorreu na temporada anterior, o Twente iniciava essa temporada com a conquista do título da Supercopa dos Países Baixos.

Em 16/08/2011, no primeiro confronto da última fase pré-eliminatória da Champions League contra o Benfica de Portugal, o atacante de 21 anos marcou seu primeiro tento nessa temporada no empate em 2-2 com a equipe portuguesa no De Grolsch Veste. Posteriormente, o time português venceu o Twente por 3-1 em Lisboa – em Portugal – e com isso, o clube holandês ficou de fora da fase de grupos da UEFA Champions League 2011-12.

Em 20/08/2011, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, o camisa 9 dos Tukkers – Luuk de Jong – fez 1 gol na goleada por 5-1 sobre o Heerenveen fora de casa. Além do gol marcado, de Jong também sofreu o pênalti que foi convertido por Janko. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 27/08/2011, o atacante de 21 anos marcou seu primeiro doblete nessa temporada na vitória por 4-1 sobre o VVV-Venlo no De Grolsch Veste.

Em 18/09/2011, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Holandês, de Jong marcou seu 2º doblete nessa temporada na goleada por 5-2 sobre o ADO Den Haag. Três dias depois, em confronto válido pela 2ª fase da Copa KNVB, foi um dos destaques da goleada por 8-1 sobre o Zwaluwen com mais um doblete e assistências para o gol de Marc Janko e para 1 dos 4 gols marcados por Steven Berghuis.

Em 29/09/2011, em confronto válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Europa League, o camisa 9 dos Tukkers marcou seu 10º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Wisla Kraków da Polônia.

Após o fim da primeira metade dessa temporada, Co Adriaanse foi despedido e com a saída dele, o Twente optou por trazer um velho conhecido, trata-se de Steven McClaren.

Em 21 de janeiro de 2012, em jogo da 18ª rodada da Eredivisie, Luuk marcou seu 4º doblete nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o RKC Waalwijk. Além de ter feito 2 gols, também proveu assistência para o gol de Emir Bajrami. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 29/01/2012, de Jong marcou seu primeiro hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – da carreira na vitória por 4-1 sobre o Groningen no De Grolsch Veste.

Em 10/02/2012, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Holandês, o camisa 9 dos Tukkers marcou seu 5º doblete nessa temporada no revés por 3-2 ante o Heracles Almelo no De Grolsch Veste.

Em 14/04/2012, em jogo da 30ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seu 6º doblete nessa temporada e sendo assim, empate em 2-2 com o NAC Breda.

Em 02/05/2012, em partida válida pela penúltima rodada da Eredivisie, o atacante de 21 anos marcou seus 2 últimos tentos com a camisa do Twente na derrota por 4-3 ante o Heerenveen em pleno De Grolsch Veste.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos Tukkers, Luuk de Jong disputou 51 jogos, fez 32 gols – sendo 25 destes tentos marcados na Eredivisie 2011-12, o que fez dele o vice-artilheiro do campeonato ao lado de Sanharib Malki do Roda Jc e atrás apenas de Bas Dost do Heerenveen (32 gols) – e proveu 17 assistências. Quanto ao Twente, foi campeão da Supercopa dos Países Baixos, terminou em 6º lugar no Campeonato Holandês, caiu na fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões e com isso, herdou vaga na fase de grupos da UEFA Europa League, competição na qual chegou até as oitavas de final, mesma fase na qual foi eliminado na Copa KNVB.

  • Números de Luuk de Jong na sua 3ª e última Temporada no Twente
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
51 *32 17 4 0 4507

* 32 gols dos quais 25 foram pela Eredivisie, 4 pela UEFA Europa League, 2 pela Copa KNVB e 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League

Títulos que conquistou pelo Twente

  • Eredivisie 2009-10
  • Copa KNVB 2010-11
  • Supercopa dos Países Baixos 2010 e 2011
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Luuk de Jong com a camisa do Twente
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 14 de maio de 2012 por YRC1997TV

 

Borussia Mönchengladbach

2012-13

Luuk de Jong sendo apresentado como novo reforço do Borussia Mönchengladbach

Em 18 de julho de 2012, de Jong assinou contrato com o Borussia Mönchengladbach da Alemanha. Um contrato de 5 temporadas com uma taxa de 15 milhões de euros (cerca de 98,3 milhões de reais). Oito meses depois da transferência, Luuk de Jong afirmou que a Bundesliga – Campeonato Alemão – era “um ótimo lugar para se desenvolver como jogador”.

Em 18/08/2012, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da Alemanha, Lucien Favre – técnico do Gladbach nessa época – promoveu a estreia de de Jong como titular e o holandês foi um dos destaques da vitória por 2-0 sobre o Alemannia Aachen ao dar o passe para o gol de Juan Arango. Posteriormente, o Borussia Mönchengladbach foi eliminado pelo Fortuna Düsseldorf na fase seguinte.

Em 21/08/2012, no primeiro confronto da última fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o atacante holandês marcou seu primeiro tento pela nova equipe no revés por 3-1 ante o Dínamo de Kiev da Ucrânia. Vale ressaltar que ele fez o gol do lado errado, marcou seu primeiro gol contra da carreira. No segundo confronto entre as duas equipes, o Gladbach venceu a equipe ucraniana por 2-1, mas com a desvantagem de 4-3 no placar agregado, ficou de fora da fase de grupos da UEFA Champions League 2012-13.

Em 15/09/2012, em jogo da 3ª rodada da Bundesliga, de Jong marcou seu primeiro tento pelo novo clube no revés por 3-2 ante o Nuremberg no Stadion im Borussia-Park (estádio do Borussia Mönchengladbach).

Em 04/10/2012, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Europa League, o novo camisa 9 do Gladbach marcou seu 2º tento nessa temporada na derrota por 4-2 diante do Fenerbahçe da Turquia no Stadion im Borussia-Park. Três dias depois, o Borussia Mönchengladbach estava em campo novamente para jogar contra o Eintracht Frankfurt em jogo válido pela 7ª rodada da Bundesliga e de Jong marcou seu 3º tento nessa temporada e com isso, vitória do Gladbach por 2-0.

Em 25/10/2012, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Europa League, o atacante holandês ficou em campo até os 20 minutos do segundo tempo, quando teve de deixar o campo devido à uma lesão. Quanto ao resultado da partida, vitória do Borussia Mönchengladbach por 2-0 sobre o Olympique de Marselha da França.

Após o jogo contra o time francês, de Jong ficou sem poder jogar por 1 mês e meio até que no dia 06/12/2012, em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da Europa League, o novo camisa 9 do Gladbach entrou em campo aos 22 minutos da segunda etapa no lugar de Mike Hanke e 12 minutos depois, fez o gol que definiu o resultado da partida; vitória do time alemão por 3-0 sobre o Fenerbahçe da Turquia fora de casa. Com um total de 11 pontos somados em 6 rodadas – 3 vitórias, 2 empates e uma derrota -, o Gladbach se classificou para a fase de mata-mata da UEFA Europa League 2012-13.

Em 9 de fevereiro de 2013, em jogo da 21ª rodada da Bundesliga, de Jong marcou seu 5º tento nessa temporada no empate em 3-3 com o Bayer Leverkusen no Stadion im Borussia-Park.

Em 06/04/2013, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Alemão, o atacante holandês marcou seu último tento nessa temporada e com isso, o Gladbach venceu o Greuther Fürth por 1-0. No entanto, de Jong se desentendeu com Lucien Favre e em decorrência disso, o holandês foi parar no banco de reservas nas últimas rodadas do campeonato, entrando no decorrer dos jogos, mas ainda assim, ele reiterou que estava confiante de que poderia provar a si mesmo como o melhor atacante.

Em suma, na sua 1ª temporada na Alemanha, Luuk de Jong disputou 31 jogos, fez 8 gols e proveu 4 assistências. Quanto ao Borussia Mönchengladbach, terminou o Campeonato Alemão em 8º lugar, foi eliminado na fase de 16 avos da UEFA Europa League e caiu na 2ª fase da Copa da Alemanha.

  • Números de Luuk de Jong na sua 1ª Temporada no Borussia Mönchengladbach
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
31 *8 4 4 0 2023

* 8 gols dos quais 6 foram pela Bundesliga e 2 pela UEFA Europa League

2013-14

Em 4 de agosto de 2013, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da Alemanha, de Jong saiu do banco aos 25 minutos da segunda etapa para entrar no lugar de Lukas Rupp e mesmo com a entrada do atacante holandês, Borussia Mönchengladbach e Darmstadt empataram em 0-0 e com a persistência desse placar na prorrogação, houve decisão por pênaltis onde de Jong foi o segundo jogador do time a bater e para piorar, ele teve o seu pênalti defendido e como consequência, o Darmstadt venceu o Gladbach nas penalidades por 5-4 e seguiu adiante na competição.

Após a eliminação precoce na Copa da Alemanha, Luuk de Jong perdeu espaço entre os titulares e quando entrava em campo, era para jogar os finais das partidas e com apenas 14 jogos disputados na primeira metade dessa temporada, o Borussia Mönchengladbach resolveu emprestá-lo para o Newcastle da Inglaterra.

  • Números de Luuk de Jong na sua 2ª e última Temporada no Borussia Mönchengladbach
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
14 0 0 0 0 122

 

  • O vídeo abaixo mostra 1 dos 8 gols marcados por Luuk de Jong com a camisa do Borussia Mönchengladbach
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 7 de outubro de 2012 por bulistreamz

 

Newcastle

2013-14

Em 29 de janeiro de 2014, Luuk de Jong foi apresentado como novo reforço do Newcastle da Inglaterra, ficou estabelecido que ele jogaria pelo clube até o fim da temporada 2013-14.

Em 01/02/2014, em jogo da 24ª rodada da Premier League (Campeonato Inglês), Alan Pardew – técnico do Newcastle nessa época – promoveu a estreia do atacante holandês quando o colocou em campo logo após o intervalo no lugar de Sammy Ameobi, porém essa foi uma estreia para se esquecer, pois o Newcastle perdeu para o Sunderland por 3-0 em pleno St James’ Park (estádio do Newcastle). Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 08/02/2014, de Jong jogou os 90 minutos do revés por 3-0 ante o Chelsea fora de casa.

Em 19/04/2014, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Inglês, o holandês ganhou a chance de iniciar entre os titulares e deu o passe para Shola Ameobi marcar o único gol dos Magpies (Newcastle) na derrota por 2-1 ante o Swansea no St James’ Park. Além disso, de Jong teve de deixar o campo ainda aos 40 minutos da primeira etapa para dar lugar a Loïc Rémy devido à uma lesão.

Em maio de 2014, foi anunciado que de Jong voltaria ao Borussia Mönchengladbach depois de não ter marcado nenhum tento em 12 partidas pelo Newcastle.

  • Números de Luuk de Jong na sua 1ª e única Temporada no Newcastle
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
12 0 1 0 0 669

 

PSV Eindhoven

2014-15

Luuk de Jong sendo apresentado como novo reforço do PSV Eindhoven

Em 12 de julho de 2014, o PSV Eindhoven da Holanda anunciou a contratação de Luuk de Jong. O clube holandês desembolsou 5,5 milhões de euros (cerca de 36 milhões de reais) para contar com o atacante de 24 anos por 5 temporadas. O jogador passou a ganhar cerca de 1,4 milhões de euros (9,1 milhões de reais) por ano no PSV, metade do seu salário no Borussia Mönchengladbach. No entanto, o clube alemão também deu a de Jong um salário anual na saída, que foi pago a ele durante 3 anos.

Em 30/07/2014, no primeiro confronto da fase pré-eliminatória da Europa League contra o SKN St Pölten da Áustria, Philip Cocu – técnico do PSV nessa época – promoveu a estreia de de Jong como titular e ele não desapontou e marcou o único gol da vitória do time holandês sobre a equipe austríaca no Philips Stadion (estádio do PSV). No segundo confronto entre as duas equipes em 07/08/2014, o novo camisa 9 da equipe de Eindhoven marcou seu 2º tento nessa temporada no triunfo por 3-2 sobre o time austríaco fora de casa.

Em 31/08/2014, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, Luuk de Jong marcou seu 3º tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Vitesse no Philips Stadion. Posteriormente, nos 3 jogos seguintes do PSV, 3 tentos marcados por de Jong; na derrota por 3-1 ante o Zwolle na 4ª rodada da Eredivisie, na vitória por 1-0 sobre o Estoril de Portugal na fase de grupos da Europa League e na goleada por 4-0 sobre o Cambuur na 5ª rodada da Eredivisie.

Em 06/12/2014, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Holandês, o novo camisa 9 do PSV marcou seu 10º tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Dordrecht fora de casa.

Em 17/12/2014, em jogo da 17ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seu primeiro hat-trick nessa temporada na vitória por 4-3 sobre o Feyenoord no Philips Stadion.

Em 20 de janeiro de 2015, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa KNVB, o camisa 9 do time de Eindhoven marcou seu primeiro doblete nessa temporada no revés por 3-2 na prorrogação contra o Roda JC.

Em 13/02/2015, em jogo da 23ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seu 2º e último hat-trick nessa temporada no triunfo por 4-2 diante do AZ Alkmaar fora de casa. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 22/02/2015, o atacante de 24 anos marcou seu 20º tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Dordrecht no Philips Stadion.

Em 18/04/2015, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Holandês, de Jong marcou seu 2º e último doblete na temporada na goleada por 4-1 sobre o Heerenveen. Além dos 2 gols, também proveu assistência para o gol de Luciano Narsingh. Com este resultado, o clube se sagrou campeão da Eredivisie 2014-15, pois o PSV já não podia mais ser ultrapassado.

Em 17/05/2015, em jogo da última rodada da Eredivisie, o camisa 9 do PSV encerrou essa temporada com 1 gol e assistência para o tento marcado por Luciano Narsingh no triunfo por 3-2 sobre o ADO Den Haag fora de casa.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos Boeren – PSV Eindhoven -, Luuk de Jong disputou 45 partidas, fez 26 gols – sendo 20 destes tentos marcados na Eredivisie 2014-15, o que fez dele o vice-artilheiro do campeonato, ficando atrás apenas de Memphis Depay, um dos seus companheiros de clube – e proveu 14 assistências. Quanto ao PSV Eindhoven, foi campeão do Campeonato Holandês, chegou às oitavas de final da Copa KNVB e caiu na fase de 16 avos da UEFA Europa League.

  • Números de Luuk de Jong na sua 1ª Temporada no PSV Eindhoven
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
45 *26 14 1 0 3930

* 26 gols dos quais 20 foram pela Eredivisie, 2 pela UEFA Europa League, 2 pela fase pré-eliminatória da UEFA Europa League e 2 pela Copa KNVB

2015-16

Com a saída de Georginio Wijnaldum para o Newcastle da Inglaterra, Luuk de Jong passa a ser o capitão do PSV e logo na sua estreia como capitão na decisão da Supercopa dos Países Baixos em 2 de agosto de 2015, marcou um doblete na vitória por 3-0 sobre o Groningen e com isso, o PSV Eindhoven iniciava essa temporada celebrando a conquista de um título.

Na estreia do PSV nessa edição da Eredivisie em 11/08/2015, de Jong marcou seu 3º tento na temporada no empate em 2-2 com o ADO Den Haag.

Em 22/08/2015, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, o camisa 9 dos Boeren marcou o gol do time no empate em 1-1 com o Heerenveen.

Em 12/09/2015, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Holandês, de Jong marcou seu primeiro e único hat-trick nessa temporada na goleada por 6-0 sobre o Cambuur em pleno Cambuurstadion, estádio da equipe adversária.

Em 26/09/2015, em jogo da 7ª rodada da Eredivisie, o camisa 9 do PSV marcou seu 10º tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o NEC Nijmegen no Philips Stadion.

Em 03/11/2015, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Champions League, Luuk marcou seu primeiro tento nesse torneio com a camisa do PSV na vitória por 2-0 sobre o Wolfsburg da Alemanha.

Em 29/11/2015, em jogo da 14ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seu 2º doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o AZ Alkmaar no Philips Stadion.

Em 19/12/2015, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Holandês, o camisa 9 da equipe de Eindhoven marcou seu 20º tento nessa temporada no triunfo por 3-2 sobre o Zwolle.

Em 16 de abril de 2016, em jogo da 31ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seu 3º doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Roda JC fora de casa.

Em 01/05/2016, em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Holandês, Luuk marcou seu 30º tento na temporada na goleada por 6-2 sobre o Cambuur no Philips Stadion. Além de ter feito 1 gol, também deu passes para 1 dos gols marcados por Marco van Ginkel e para o gol de Gastón Pereiro. Na rodada seguinte do campeonato nacional em 08/05/2016, de Jong encerrou essa temporada marcando um doblete no triunfo por 3-1 sobre o Zwolle fora de casa. Vale ressaltar que o PSV chegava à última rodada do campeonato com o mesmo número de pontos que o Ajax que empatou em 1-1 com o De Graafschap e por ter vencido sua partida, a equipe de Eindhoven se sagrou campeã nacional pela 2ª temporada consecutiva.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Boeren, Luuk de Jong disputou 44 partidas, fez 32 gols – sendo 26 destes tentos marcados na Eredivisie 2015-16, o que fez dele o vice-artilheiro do campeonato, ficando atrás apenas de Vincent Janssen do AZ Alkmaar (27 gols) – e proveu 12 assistências. Quanto ao PSV Eindhoven, além de ter sido campeão do Campeonato Holandês e da Supercopa dos Países Baixos, chegou até as quartas de final da Copa KNVB e caiu nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

É importante mencionar que Luuk de Jong se tornou o primeiro jogador do PSV a marcar mais de 25 gols na Eredivisie em uma temporada desde Mateja Kežman na temporada 2002-03.

  • Números de Luuk de Jong na sua 2ª Temporada no PSV Eindhoven
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
44 *32 12 7 0 3849

* 32 gols dos quais 26 foram pela Eredivisie, 2 pela UEFA Champions League, 2 pela Supercopa dos Países Baixos e 2 pela Copa KNVB

2016-17

Em julho de 2016, Luuk de Jong estendeu seu contrato com o PSV até meados do ano de 2020. Em 31/07/2016, em confronto válido pela Supercopa dos Países Baixos, de Jong jogou os 90 minutos da vitória por 1-0 sobre o Feyenoord e com isso, pela 2ª temporada consecutiva, o PSV celebrava a conquista desse título.

Em agosto de 2016, o PSV Eindhoven obteve o empréstimo de Siem de Jong junto ao Newcastle por 1 ano e isso fez com que os irmão jogassem pelo mesmo clube pela primeira vez na carreira de ambos.

Em 20/08/2016, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, o camisa 9 do time de Eindhoven foi um dos destaques da goleada por 4-0 sobre o Zwolle com 1 gol e assistência para o tento marcado por Nicolas Isimat-Mirin.

Em 10/09/2016, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Holandês, de Jong marcou seu 2º tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o NEC Nijmegen. Além de ter feito 1 gol, proveu assistências para os gols marcados por Bart Ramselaar e Gastón Pereiro.

Em 24/09/2016, em jogo da 7ª rodada da Eredivisie, Luuk de Jong e Siem de Jong jogaram juntos pela primeira vez e nessa ocasião especial, Luuk marcou de cabeça o segundo gol da vitória por 3-1 sobre o Excelsior. Enquanto Luuk jogou os 90 minutos, o irmão entrou em campo aos 39 minutos do segundo tempo no lugar de Andrés Guardado. Quatro dias após o triunfo sobre o Excelsior, os Boeren estavam em campo novamente para jogar contra o Rostov da Rússia válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 9 foi o principal destaque do seu time no empate em 2-2 com a equipe russa com 1 gol e assistência para o gol de Davy Pröpper.

Após o gol marcado contra o Rostov na fase de grupos da Champions League, de Jong passou por uma “seca de gols”, a qual ele pôs um fim em 26/11/2016 em jogo da 14ª rodada da Eredivisie, ao qual fez o terceiro gol da vitória por 3-1 sobre o ADO Den Haag no Philips Stadion.

Em 11 de março de 2017, em jogo da 26ª rodada da Eredivisie, o camisa 9 do PSV marcou seu 9º e último tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Go Ahead Eagles fora de casa. Vale destacar que essa foi a temporada menos produtiva de de Jong desde a sua temporada de estreia como profissional pelo De Graafschap, mas ainda assim, o treinador Phillip Cocu manteve a confiança no atacante.

Em suma, na sua 3ª temporada com a camisa dos “Boeren”, Luuk de Jong disputou 39 partidas, fez 9 gols e proveu 9 assistências. Quanto ao PSV Eindhoven, terminou em 3º lugar no Campeonato Holandês, ficou em último lugar – 4º lugar – na fase de grupos da Liga dos Campeões e caiu na 2ª fase da Copa KNVB.

  • Números de Luuk de Jong na sua 3ª Temporada no PSV Eindhoven
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
39 *9 9 5 0 3388

* 9 gols dos quais 8 foram pela Eredivisie e 1 pela UEFA Champions League

2017-18

Antes do início da temporada 2017-18, de Jong entregou a braçadeira de capitão a Marco van Ginkel.

Em 27 de julho de 2017, no primeiro confronto da fase pré-eliminatória da Europa League contra o NK Osijek da Croácia, revés por 1-0 ante a equipe croata no Philips Stadion. No segundo confronto contra o time croata em 03/08/2017, Cocu optou por fazer algumas mudanças no time e em uma destas, sacou de Jong do time e colocou Jürgen Locadia como titular, mas ainda assim, o camisa 9 entrou em campo aos 19 minutos da segunda etapa no lugar de Steven Bergwijn, porém o NK Osijek repetiu o placar do primeiro confronto e se classificou para a fase de grupos da UEFA Europa League 2017-18. Como resultado, o PSV não se classificou para um torneio principal europeu naquela temporada pela primeira vez em 44 anos.

Pouco tempo depois após essa eliminação, Luuk de Jong deixou claro que estava aberto a uma transferência. Ele foi então vinculado ao Hannover 96 da Alemanha, clube recém-promovido à primeira divisão na temporada anterior, Crystal Palace da Inglaterra, onde Frank de Boer se tornou treinador e o Bordeaux da França. De Jong chegou a um acordo pessoal com Bordeaux em 27/08/2017, contudo o clube francês cancelou a transferência dois dias depois.

Como Philip Cocu escolheu começar a nova temporada com Locadia como o primeiro atacante, de Jong começou o ano como jogador reserva. Apesar disso, ele entrou em campo em 15 partidas nas primeiras 18 rodadas da Eredivisie e em um jogo ou outro, iniciava como titular.

Em 05/11/2017, em jogo da 11ª rodada da Eredivisie, o camisa 9 entrou em campo aos 22 minutos do segundo tempo no lugar de Steven Bergwijn e 5 minutos, marcou de cabeça o terceiro gol da vitória por 4-3 sobre o Twente no Philips Stadion.

Em 03/12/2017, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Holandês, de Jong entrou em campo logo após o intervalo no lugar de Steven Bergwijn e marcou o único gol da vitória sobre o Sparta Rotterdam.

Em 16/12/2017, em jogo da 17ª rodada da Eredivisie, o camisa 9 do PSV começou como titular e marcou seu primeiro e único doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o ADO Den Haag no Philips Stadion. Quatro dias depois, Luuk ganhou mais uma chance como titular e marcou o primeiro gol da goleada por 4-1 sobre o VVV-Venlo em confronto válido pelas oitavas de final da Copa KNVB. Posteriormente, o PSV Eindhoven foi eliminado pelo Feyenoord na fase seguinte.

Após a saída de Jürgen Locadia na janela de transferências de inverno no mês de janeiro, de Jong volta a ser o atacante titular do PSV Eindhoven.

Em 21 de janeiro de 2018, em jogo da 19ª rodada da Eredivisie, o camisa 9 dos Boeren foi o principal destaque do triunfo por 2-1 sobre o Heracles Almelo com 1 gol e assistência para o gol de Steven Bergwijn. O gol marcado por Luuk contra o Heracles Almelo foi o seu 100º tento no campeonato e com isso, se tornou o 62º jogador da história a atingir essa marca.

Em 03/02/2018, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Holandês, de Jong marcou seu único hat-trick nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Zwolle no Philips Stadion.

Em 17/02/2018, em jogo da 24ª rodada da Eredivisie, Luuk marcou seu 10º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Heerenveen.

Em 15/04/2018, em jogo da 31ª rodada da Eredevisie, de Jong marcou seu último tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Ajax no Philips Stadion. Devido à uma lesão que sofreu nesse jogo, o camisa 9 do PSV não pôde jogar os últimos 3 jogos do time no campeonato. É importante mencionar que o Ajax era o único time que podia tirar o título da Eredivisie do PSV, mas com esse resultado, os Boeren se sagraram campeões de mais uma edição do campeonato nacional.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Boeren, Luuk de Jong disputou 33 partidas, fez 13 gols e proveu 12 assistências. Quanto ao PSV Eindhoven, além de ter sido campeão do Campeonato Holandês, chegou as quartas de final da Copa KNVB e caiu na fase pré-eliminatória da UEFA Europa League.

  • Números de Luuk de Jong na sua 4ª Temporada no PSV Eindhoven
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
33 *13 12 2 0 2493

* 13 gols dos quais 12 foram pela Eredivisie e 1 pela Copa KNVB

2018-19

Em julho de 2018, Luuk de Jong estendeu seu contrato com o PSV até meados do ano de 2021. Além disso, Philip Cocu deixou o comando da equipe holandesa para ser técnico do Fenerbahçe da Turquia e com a saída deste técnico, o clube resolveu apostar suas fichas em Mark van Bommel. O novo treinador o elegeu como capitão novamente um mês depois.

Em 25 de agosto de 2018, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seus primeiros 2 gols nessa temporada e com isso, o PSV venceu o Zwolle fora de casa por 2-1. Quatro dias depois, no segundo confronto da última fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o camisa 9 dos Boeren foi o principal destaque da vitória por 3-0 sobre o BATE Borisov de Belarus no Philips Stadion com 1 gol e assistência para o tento marcado por Steven Bergwijn. Como o time holandês já havia vencido o primeiro confronto por 3-2, garantiu-se na fase de grupos da UEFA Champions League 2018-19.

Em 15/09/2018, em jogo da 5ª rodada da Eredivisie, o camisa 9 dos Boeren marcou seu 4º tento nessa temporada na goleada por 7-0 sobre o ADO Den Haag em pleno Carls Jean Stadion. Por conseguinte, Luuk marcou 5 gols nas 4 rodadas seguintes do campeonato nacional; 1 gol na vitória por 3-0 sobre o Ajax, 1 gol no triunfo por 2-0 sobre o NAC Breda fora de casa, 1 gol na vitória por 4-0 sobre o VVV-Venlo e 2 gols na goleada por 6-0 sobre o Emmen.

Em 24/10/2018, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Champions League, de Jong marcou seu 10º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Tottenham da Inglaterra.

Em 10/11/2018, em jogo da 12ª rodada da Eredivisie, o camisa 9 dos Boeren fez valer a “lei do ex” e marcou seu 3º doblete nessa temporada no triunfo por 4-1 sobre o De Graafschap no De Vijverberg. Além do gol marcado, deu o passe para o gol de Donyell Malen.

Em 07/12/2018, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Holandês, Luuk marcou o seu 4º doblete nessa temporada na goleada por 6-0 sobre o Excelsior no Philips Stadion.

Em 3 de fevereiro de 2019, em jogo da 20ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou o seu 100º gol com a camisa do PSV na goleada por 5-0 sobre o Fortuna Sittard. Além dessa marca, ele também marcou mais 2 tentos e este foi seu único hat-trick nessa temporada. Ainda convém lembrar que de Jong se tornou o 12º jogador da história do clube a chegar a marca de 100 gols. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 10/02/2019, o camisa 9 da equipe de Eindhoven marcou seu 5º doblete na temporada e sendo assim, empate em 2-2 com o Utrecht fora de casa.

Em 04/04/2019, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Holandês, o camisa 9 dos Boeren marcou seu último doblete nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Zwolle no Philips Stadion. Dez dias depois, em mais uma rodada do campeonato nacional, Luuk marcou seu 30º tento na temporada no triunfo por 2-1 sobre o De Graafschap.

Em 25/04/2019, em jogo da 32ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou seu último tento na temporada na vitória por 3-0 sobre o Willem II fora de casa.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos Boeren, Luuk de Jong disputou 43 partidas, fez 32 gols – sendo 28 destes tentos marcados na Eredivisie 2018-19, o que fez dele o artilheiro do campeonato ao lado de Dušan Tadić do Ajax – e proveu 10 assistências. Quanto ao PSV Eindhoven, foi o vice-campeão do Campeonato Holandês, terminou em último lugar na fase de grupos da UEFA Champions League e caiu na 2ª fase da Copa KNVB.

  • Números de Luuk de Jong na sua 5ª e última Temporada no PSV Eindhoven
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
43 *32 10 6 0 3891

* 32 gols dos quais 28 foram pela Eredivisie, 3 pela UEFA Champions League e 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League

Títulos que conquistou pelo PSV Eindhoven

  • Eredivisie 2014-15, 2015-16 e 2017-18
  • Supercopa dos Países Baixos 2015 e 2016
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols marcados por Luuk de Jong com a camisa do PSV Eindhoven
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 1º de julho de 2019 pelo PSV

 

Sevilla

2019-20

Luuk de Jong sendo apresentado como novo reforço do Sevilla

No dia 1º de julho de 2019, de Jong assinou um contrato com o Sevilla da Espanha até meados do ano de 2023. Ele era uma das novas 16 contratações feitas pelo clube espanhol nessa janela de transferências. O Sevilla pagou 15 milhões de euros (cerca de 97,9 milhões de reais) por ele ao PSV Eindhoven.

Na estreia dos Palanganas – Sevilla – nessa edição da La Liga (Campeonato Espanhol) em 18 de agosto de 2019, Julen Lopetegui, técnico do time, o escalou como titular e no primeiro jogo do atacante holandês, vitória por 2-0 sobre o Espanyol.

Depois de começar como titular em 7 dos 8 jogos do Sevilla no Campeonato Espanhol, Lopetegui colocou de Jong no banco e em 20/10/2019, em jogo da 9ª rodada do campeonato nacional, o novo camisa 19 dos Palanganas – Luuk de Jong – entrou em campo aos 27 minutos do segundo tempo no lugar de Nolito e 14 minutos depois, fez o único gol da vitória sobre o Levante no Ramón Sánchez Pizjuán (estádio do Sevilla).

Em 10/11/2019, em jogo da 13ª rodada da La Liga, de Jong ganhou a chance de iniciar entre os titulares no Dérbi da Andaluzia – nome dado ao clássico entre Real Bétis e Sevilla – e ele não decepcionou e marcou o gol que definiu o resultado desse jogo; vitória do Sevilla por 2-1 no Benito Villamarín, estádio do rival.

Em 12 de janeiro de 2020, em confronto válido pela 2ª fase da Copa do Rei, o novo camisa 19 dos Palanganas marcou seu 3º tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Escobedo.

Em 18/01/2020, em jogo da 20ª rodada da La Liga, o atacante holandês marcou o único tento do time no revés por 2-1 ante o Real Madrid fora de casa. Na rodada seguinte do campeonato em 25/01/2020, o camisa 19 do Sevilla marcou de cabeça o primeiro gol do time no triunfo por 2-0 sobre o Granada no Ramón Sánchez Pizjuán.

Em 07/03/2020, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol, de Jong marcou seu 6º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Atlético de Madrid fora de casa. Após essa rodada, a La Liga e a maioria dos campeonatos ao redor do mundo foram paralisados devido à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus) e depois de 3 meses de hiato, o Campeonato Espanhol retornou em 11/06/2020, um jogo no qual de Jong sofreu o pênalti que foi convertido por Lucas Ocampos na vitória por 2-0 sobre o Real Bétis.

Na reta final da UEFA Europa League 2019-20, Luuk de Jong foi um dos protagonistas na conquista de mais um título do Sevilla nesse torneio e a trajetória dos Palanganas rumo ao título foi assim> após o sorteio dos grupos, definiu-se que o Sevilla seria um dos integrantes do grupo A juntamente com o F91 Dudelange de Luxemburgo, APOEL Nicosia do Chipre e com o Qarabağ do Azerbaijão. Com um total de 15 pontos somados em 6 rodadas – 5 vitórias e uma derrota -, o Sevilla se classificou para a fase de mata-mata deste torneio.

Na fase de 16 avos, o Sevilla jogou contra a CFR Cluj da Romênia e no primeiro confronto contra a equipe romena, de Jong deu o passe para o gol de Youssef En-Nesyri no empate em 1-1 fora de casa. No segundo confronto contra o time romeno no Ramón Sánchez Pizjuán, empate em 0-0 e com o critério do gol fora de casa, o Sevilla seguiu adiante na competição.

Daqui em diante, apenas confrontos em jogos únicos em Colônia na Alemanha; nas oitavas de final, vitória por 2-0 sobre a Roma da Itália. Nas quartas de final, vitória por 1-0 sobre o Wolverhampton da Inglaterra. Na fase seguinte, mais uma equipe inglesa pela frente, o Manchester United, e nesse jogo, o camisa 19 do Sevilla entrou em campo aos 11 minutos do segundo tempo no lugar de Youssef En-Nesyri e 22 minutos depois, fez o gol que selou o resultado do jogo, vitória dos Palanganas por 2-1 sobre o time inglês e vaga para a final dessa edição da UEFA Europa League.

Na final, o Sevilla enfrentou a Internazionale da Itália e diferentemente do jogo anterior, dessa vez o atacante holandês começou como titular e foi um dos heróis do time espanhol e fez 2 gols no triunfo por 3-2 sobre a equipe italiana e sendo assim, o clube da Andaluzia se sagrou campeão desse torneio pela 6ª vez na sua história.

Luuk de Jong beijando o troféu da UEFA Europa League 2019-20

Em suma, na sua 1ª temporada na Espanha, Luuk de Jong disputou 46 partidas, fez 10 gols e proveu 4 assistências. Quanto ao Sevilla, além de ter sido o campeão da UEFA Europa League, terminou em 4º lugar no Campeonato Espanhol e foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Rei.

  • Números de Luuk de Jong na sua 1ª Temporada no Sevilla
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
46 *10 4 2 0 2703

* 10 gols dos quais 6 foram pela La Liga, 3 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa do Rei

Títulos que conquistou pelo Sevilla

  • UEFA Europa League 2019-20
  • O vídeo abaixo mostra 5 dos 10 gols marcados por Luuk de Jong com a camisa do Sevilla na temporada 2019-20
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 26 de janeiro de 2020 por Galaxy Games 10

 

Números de Luuk de Jong na Seleção Holandesa

 

Holanda

Seleções de Base

Antes de jogar pela seleção principal dos Países Baixos – Holanda -, Luuk de Jong teve passagem pelas seleções sub-19 e sub-21. Em 5 partidas disputadas pela seleção sub-19, marcou apenas 1 tento. Atuando pela seleção sub-21, marcou 5 gols em 17 partidas disputadas.

Seleção Principal

Luuk de Jong foi convocado para os jogos da seleção principal da Holanda pela primeira vez em 7 de fevereiro de 2011. Originalmente, de Jong foi um dos jogadores que estava na lista de espera naquela semana, mas após os cortes de Rafael van der Vaart, Nigel de Jong e de Robin van Persie, Bert van Marwijk – técnico da Seleção Holandesa nessa época – o relacionou para o amistoso contra a Áustria. Em 09/02/2011, de Jong viu do banco o primeiro tempo do amistoso contra a Seleção Austríaca e foi colocado em campo aos 30 minutos da segunda etapa no lugar de Dirk Kuyt e na sua estreia pela seleção principal da Holanda, vitória por 3-1 nesse amistoso. É importante mencionar que assim como de Jong, Kevin Strootman também fez sua estreia pela seleção nesse jogo.

Euro 2012

Em 06/09/2011, em partida válida pela 8ª rodada das Eliminatórias da Eurocopa, de Jong entrou em campo aos 22 minutos da segunda etapa no lugar de Klaas-Jan Huntelaar e nos minutos finais, fez o gol que definiu o resultado do jogo; vitória da Holanda por 2-0 sobre a Finlândia.

Ao fim das Eliminatórias da Euro 2012, a Holanda somou 27 pontos em 10 rodadas – 9 vitórias e uma derrota – e com tal campanha, terminou na liderança do grupo E e se garantiu na fase de grupos dessa edição do torneio que seria realizado em 2 países: Polônia e Ucrânia.

Apesar de ter jogado apenas duas partidas das Eliminatórias da Eurocopa, em 26 de maio de 2012, Bert van Marwijk incluiu o nome de Luuk de Jong na lista final dos jogadores que iriam disputar essa competição.

Na fase de grupos da Euro 2012, de Jong viu do banco a Holanda perder 3 jogos consecutivos; derrotas por 1-0 para a Dinamarca, por 2-1 ante a Alemanha e Portugal e como consequência, ficou de fora da fase de mata-mata desse torneio.

  • O vídeo abaixo mostra o primeiro gol marcado por Luuk de Jong na seleção principal da Holanda
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 7 de setembro de 2011 por KNVB_KW

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014

Após a eliminação precoce na Euro 2012, Bert van Marwijk foi despedido e para o seu lugar, a Real Associação de futebol dos Países Baixos resolveu apostar suas fichas em Louis van Gaal. Luuk de Jong perdeu espaço com o novo treinador porque depois de aparecer no banco de reservas nos 2 primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, passou a não ser mais convocado para os jogos da Seleção Holandesa.

Sem contar com de Jong, a Holanda terminou na liderança do grupo D com um total de 28 pontos somados, 11 pontos a frente da Romênia que foi a 2ª colocada do grupo e na Copa do Mundo realizada no Brasil, conseguiu chegar a semifinal e na sequência, venceu a seleção anfitriã por 3-0 e terminou em 3º lugar no torneio.

Eliminatórias da Euro 2016 e da Copa do Mundo FIFA de 2018

Após a Copa do Mundo, van Gaal deixou o comanda da Seleção Holandesa para treinar o Manchester United da Inglaterra e com isso, a Real Associação de futebol dos Países Baixos resolveu apostar suas fichas em Guus Hiddink que deu uma nova chance a de Jong e o convocou para 2 jogos das Eliminatórias da Eurocopa em novembro de 2014.

Em 5 de junho de 2015, de Jong voltou a jogar uma partida com a camisa da Laranja Mecânica, a qual jogou os últimos 12 minutos da derrota por 4-3 para os Estados Unidos.

Em 06/09/2015, em jogo da 8ª rodada das Eliminatórias da Eurocopa, Luuk jogou os últimos 16 minutos do revés por 3-0 ante a Turquia. Com um total de 13 pontos somados em 10 rodadas – 4 vitórias, 1 empate e 5 derrotas -, a Holanda terminou em 4º lugar no grupo A e consequentemente, ficou de fora da disputa da Euro 2016, torneio realizado na França. Além disso, Guus Hiddink deixou o comanda da Holanda em meio a disputa das Eliminatórias da Eurocopa e com a saída dele, Danny Blind assume o comanda da Seleção Holandesa.

Com a mudança de treinador, Luuk de Jong passou a receber mais oportunidades em meio a reformulação da “Laranja Mecânica” e em 7 amistosos realizados antes do início das Eliminatórias da Copa do Mundo, o atacante jogou 3 e marcou 2 gols em 2 destes amistosos: no revés por 3-2 ante a França e o gol do empate em 1-1 com a Irlanda. No entanto, perdeu espaço e jogou apenas 1 jogo das Eliminatórias.

Durante a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018, a Holanda trocou de treinador novamente em decorrência de maus resultados, porém mesmo com a troca no comando – sai Danny Blind e assume Dick Advocaat -, não conseguiu se classificar para o mundial que seria disputado na Rússia, pois terminou em 3º lugar no grupo A – atrás da França e da Suécia respectivamente – e com isso, ficou de fora da disputa da Copa do Mundo de 2018.

Liga das Nações da UEFA A

Em fevereiro de 2018, Ronald Koeman assume o comando da Seleção Holandesa e sendo assim, dá-se início a um novo projeto e com a mudança no comando da “Laranja Mecânica”, Luuk de Jong passa a receber mais chances. Na fase de grupos da Liga das Nações da UEFA, de Jong jogou os minutos finais de duas partidas e com um total de 7 pontos somados em 4 jogos – duas vitórias, 1 empate e uma derrota -, a Holanda terminou na liderança do grupo 1 e se classificou para a fase de mata-mata desse torneio.

Na semifinal, de Jong viu do banco a Holanda vencer a Inglaterra por 3-1 na prorrogação. Na final, o camisa 19 da Laranja Mecânica – Luuk de Jong – jogou os últimos 8 minutos do revés por 1-0 ante Portugal.

  • Desempenho de Luuk de Jong na Liga das Nações da UEFA 2018-19
Pd Gm A CA CV Mj
3 0 0 1 0 34

Eliminatórias da Euro 2020

Paralelamente a disputa da fase final da Liga das Nações da UEFA 2018-19, a Seleção Holandesa iniciava sua caminhada rumo a classificação na Euro 2020 e em 10 de outubro de 2019, em confronto válido pela 7ª rodada das Eliminatórias, Luuk de Jong entrou em campo aos 33 minutos da segunda etapa no lugar de Denzel Dumfries e 13 minutos depois, fez o segundo gol da vitória por 3-1 sobre a Irlanda do Norte.

Ao fim das Eliminatórias, a Holanda somou 19 pontos em 10 rodadas – 6 vitórias, 1 empate e uma derrota – e com isso, se classificou para a fase de grupos da Eurocopa de 2020*.

* A Euro 2020 se iniciaria em junho deste ano, mas como se sabe, devido à pandemia do Novo Coronavírus, o início da disputa deste torneio foi adiado para junho de 2021.

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
24 5 1 1 0 484

Prêmios individuais

  • Equipe da Eurocopa Sub-21 de 2013
  • Equipe ideal da Eredivisie: 2017–18 e 2018–19
  • Final da UEFA Europa League 2019-20: The Man of the Match (Homem do jogo)

Artilharia

  • Eredivisie 2018-19 (28 gols)

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi apresentado nesta matéria pode-se concluir que Luuk de Jong é um atacante com faro de gols e decisivo, pois marcou 2 tentos na final da UEFA Europa League 2019-20, a qual o Sevilla venceu a Internazionale por 3-2. Além disso, foi o vice-artilheiro da Eredivisie 2011-12, 2014-15 e 2015-16 e o artilheiro da Eredivisie 2018-19 ao lado de Dušan Tadić. Porém, ainda não mostrou mais do seu futebol fora do seu país natal.

E para vocês? Luuk de Jong irá mostrar e evoluir mais com a camisa do Sevilla e também com a camisa da Seleção Holandesa?

 
Ofertas de Uniformes de Futebol: https://amzn.to/36vetfs
Ofertas de Chuteiras e Acessórios: https://amzn.to/35n4JoA
Ofertas de Quadros Decorativos de Futebol: https://amzn.to/3ngWHDy
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui