Quando cita-se um dos melhores centroavantes da atualidade, o nome de Luis Suárez que atualmente joga pelo Barcelona da Espanha e pela seleção do Uruguai, deve ser levado em conta.

Luis Alberto Suárez Díaz nasceu em 24/01/1987 em Salto, no Uruguai. O primeiro clube da carreira de “Luisíto Suárez” foi o Nacional de Montevidéu. Porém, por quais clubes ele jogou? Quais feitos ele atingiu até aqui?

Juvenil

Suárez viveu os primeiros anos de sua vida no bairro Cerro da cidade de Salto e por lá ele deu os seus primeiros passos no futebol em clube chamado Deportivo Artigas. Aos 7 anos de idade, ele e a família se mudaram para a capital do Uruguai, Montevidéu, mais precisamente no bairro de La Comercial. Não obstante, ele também passou a frequentar a escola e continuou a jogar futebol, mas desta vez pelo Urreta FC, no bairro de La Blanqueada.

Luis Suárez tem 6 irmãos, dos quais 4 são jogadores profissionais de futebol: o mais velho – Paolo Suárez -, se naturalizou salvadorenho – de El Salvador – e atualmente joga pelo A.D Isidro Metapán; Maximiliano Suárez joga pela Universidad O&MFC da República Dominicana, enquanto Denis Suárez joga pelo Club Oriental de Football do Uruguai.

 

A Carreira e os Números de Luis Suárez nos clubes em que jogou

 

Nacional-URU

Categorias de Base

Aos 14 anos de idade, Suárez passou a jogar pelas categorias de base do Nacional, um dos maiores clubes do Uruguai. Com o passar do tempo, Luis Suárez foi se destacando na equipe, no entanto, ele começou a apresentar problemas disciplinares, o que levou o seu treinador naquela época – em 2003 – a repreendê-lo e dizer que ele só jogaria a partir do momento que ele começasse a jogar futebol seriamente.

2004-05

Em 3 de maio de 2005, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América diante do Junior Barranquilla da Colômbia, Suárez fez a sua estreia como profissional em uma partida na qual o Nacional precisava vencer e dependia de uma combinação de resultados para se classificar para a fase de mata-mata desta competição, no entanto, o time colombiano levou a melhor e venceu a equipe uruguaia pelo placar de 3-2.

  • Números de Luis Suárez na sua 1ª Temporada no Nacional-URU
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2004-05
 1  0  0 14

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2005-06

Em 10/09/2005, em partida válida pelo “Torneo Apertura” – 1º turno do Campeonato Uruguaio -, Luis Suárez marcou o seu primeiro gol da carreira. Quase 1 ano depois de sua estreia como profissional, Suárez se estabeleceu entre os titulares do time. No início de sua carreira, “Luisito” não era um dos principais jogadores do Nacional, já que além dele o clube também contava com Bruno Fornaroli e Tomás Eirea, que estavam em um nível melhor que Luis.

Em 22 de junho de 2006, no primeiro confronto entre o campeão do Apertura – Rocha – e do Clausura – Nacional -, Suárez marcou um dos gols na goleada do Nacional por 4-1 sobre o Rocha em pleno estádio municipal Doctor Mario Sobrero. Três dias depois, Luis marcou um dos gols em novo triunfo do Nacional, desta vez por 2-0 no estádio Parque Central em Montevidéu.

Suárez estava sendo observado por “scouts” (olheiros) do Groningen da Holanda quando eles estavam no Uruguai para observar outro jogador. O jogo analisado era entre o Nacional e o Defensor e nesta partida, Suárez marcou 2 gols. Depois de assistir apenas a esta partida, estes scouts se aproximaram de Suárez e disseram que queriam comprá-lo, e ao término da temporada 2005-06, o Groningen pagou ao Nacional 800 mil euros (o equivalente a 3 milhões de reais). Suárez ficou emocionado por ir para a Europa porque sua então namorada, e agora esposa, Sofía Balbi, havia se mudado para Barcelona; eles mantiveram um relacionamento de longa distância por um ano e ele queria se aproximar dela.

  • Números de Luis Suárez na sua 2ª e última Temporada no Nacional-URU
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2005-06
 34 *12  4  1 ?

* 12 gols dos quais 10 foram pelo Campeonato Uruguaio e 2 pela Copa Artigas

Títulos que conquistou no Nacional-URU

  • Campeonato Uruguaio 2005-06
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Luis Suárez marcou com a camisa do Nacional-URU
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 29 de janeiro de 2017 por laabdon comuy

Groningen

2006-07

Luis Suárez tinha apenas 19 anos quando foi contratado pelo Groningen. Inicialmente, Suárez se deparou com muitas dificuldades porque ele não sabia falar holandês e ele também não sabia falar inglês e por esta razão, ele não jogou na equipe principal assim que chegou, pois ele precisava se adaptar ao jogo holandês. Seu companheiro de equipe e colega uruguaio, Bruno Silva, o ajudou a se estabelecer na Holanda. Mesmo assim, não demorou muito para Luis Suárez fazer a sua estreia com a camisa do seu novo clube, pois em 20 de agosto de 2006, na estreia do Groningen na Eredivisie – Campeonato Holandês -, ele substituiu o sul-africano Glen Salmon aos 43 minutos do segundo tempo em um jogo no qual o “exército verde e branco” (Groningen) venceu o Feyenoord por 3-0.

Em 14/09/2006, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da UEFA diante do Partizan da Sérvia, Luis Suárez entrou no jogo aos 28 minutos da segunda etapa no lugar de Koen van de Laak e nos acréscimos, ele marcou o segundo tento do Groningen na partida, no entanto, mesmo com o primeiro gol do uruguaio pelo seu novo clube, o Groningen perdeu para a equipe sérvia por 4-2. Posteriormente, no segundo confronto, o Groningen venceu por 1-0, porém não obteve a classificação para a fase seguinte, pois o Partizan levou a melhor no placar agregado; 4-3 para o Partizan. Três dias depois, desta vez em partida válida pela 4ª rodada da Eredivisie, o técnico Ron Jans o escalou pela primeira vez entre os titulares e Luis Suárez não decepcionou, pois deu o passe para o gol de Stefano Seedorf (primo de Clarence Seedorf) para ele marcar o gol da vitória do Groningen neste jogo.

Em 01/10/2006, em jogo da 6ª rodada da Eredivisie, Suárez marcou o seu primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols num mesmo jogo – pelo seu novo clube no triunfo por 4-3 sobre o Vitesse. Duas semanas depois, ele marcou um dos gols do “exército verde e branco” na derrota por 3-2 diante do Ajax. Com o passar do tempo, Luis Suárez estava se adaptando bem ao novo clube e além disso, ele se dedicou bastante para aprender a falar holandês e com isso, ele ganhou o respeito dos companheiros de equipe por seus esforços em aprender um novo idioma.

Em 21 de janeiro de 2007, em jogo da 21ª rodada da Eredivisie, o atacante uruguaio marcou o seu segundo doblete da temporada na derrota por 3-2 diante do Vitesse. Uma semana depois, em mais uma partida válida pelo Campeonato Holandês, Suárez marcou um dos tentos do Groningen em mais uma derrota por 3-2, desta vez para o Ajax. Apesar da sequência de ter feito 3 gols em 2 jogos no mês de janeiro, Luisito teve problemas disciplinares, pois levou cartões amarelos nas duas partidas recentes e com isso, como ele já havia levado cartão em um jogo do mês anterior, ele não jogou a 23ª rodada diante do Heerenveen por estar suspenso devido ao 3º cartão amarelo, mas convém lembrar que na rodada seguinte, ele marcou um dos gols no triunfo do “exército verde e branco” por 2-0 diante do Excelsior.

Em 17/05/2007, no primeiro confronto para decidir quem se classificaria para os play-offs da Copa da UEFA diante do Utrecht, Luis Suárez marcou o seu último doblete da temporada em um jogo onde o Groningen venceu o Utrecht por 2-0. Posteriormente, as duas equipes se enfrentaram novamente e mais uma vez, o “exército verde e branco” levou a melhor e venceu por 2-1 sendo que nesta partida, Suárez marcou o seu último tento com a camisa do Groningen.

O Ajax viu potencial em Suárez e ofereceu 3,5 milhões de euros (o equivalente a 14,9 milhões de reais) ao Groningen, mas a primeira oferta do clube da capital holandesa – Ajax – foi rejeitada. Posteriormente, o Ajax aumentou a oferta e com isso conseguiu convencer o Groningen a liberar o uruguaio.

  • Números de Luis Suárez na sua 1ª e única Temporada no Groningen
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2006-07
 37 *15  7  9 2929

* 15 gols dos quais 10 foram pela Eredivisie, 3 pelos playoffs da Copa da UEFA, 1 pela Copa da UEFA e 1 pela Copa KNVB

  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Luis Suárez com a camisa do Groningen
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 3 de junho de 2007 por turancenl

Ajax

2007-08

Em 9 de agosto de 2007, o Groningen e o Ajax chegaram a um acordo e para contratar o atacante uruguaio, o clube de Amsterdã – Ajax – teve de desembolsar 7,5 milhões de euros (o equivalente a 31,8 milhões de reais). Suárez assinou um contrato de 5 anos com o clube de Amsterdã.

Em 15/08/2007, Luis Suárez fez a sua estreia pelo seu novo clube na fase de qualificação da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), frente ao Slavia Praga da República Tcheca e apesar do jogo ter sido na Arena Johann Cruijff, o Ajax perdeu para a equipe tcheca por 1-0. Posteriormente, o clube de Amsterdã perdeu para o Slavia Praga por 2-1 fora de casa e com isso, o Ajax teve de se contentar com uma vaga nos play-offs da Copa da UEFA. Quatro dias depois do primeiro jogo do Ajax nesta temporada, o clube de Amsterdã fez a sua estreia na Eredivisie 2007-08 e assim sendo, o técnico Henk ten Cate escalou o uruguaio entre os titulares novamente e além de marcar um dos gols na goleada por 8-1 sobre o De Graafschap, ele também proveu 3 assistências nesta partida; para 2 gols de Hedwiges Maduro e 1 gol de Klaas-Jan Huntelaar.

Em 26/08/2007, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, Luis Suárez marcou o seu primeiro doblete desta temporada na goleada do Ajax por 4-1 sobre o Heerenveen. Na rodada seguinte, o novo camisa 16 dos “De Gondezonen” – Ajax – fez valer “a lei do ex” e marcou um dos gols no empate em 2-2 com o Groningen, o clube pelo qual ele jogou na temporada anterior.

Em 23/09/2007, em jogo da 5ª rodada do Campeonato Holandês, Luis Suárez marcou o seu segundo doblete da temporada no triunfo por 3-2 sobre o AZ Alkmaar.

Em 16 de janeiro de 2008, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa KNVB diante do NAC Breda, o uruguaio marcou 2 gols, no entanto, mesmo assim, o Ajax foi eliminado da competição, pois perdeu pelo placar de 4-2.

Em 16/03/2008, em jogo da 29ª rodada da Eredivisie, Luis Suárez marcou o seu primeiro hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – na goleada por 4-1 sobre o Willem II.

Em 10/05/2008, no primeiro confronto contra o Twente visando uma vaga na fase de qualificação para a UEFA Champions League 2008-09, Suárez marcou o seu último tento nesta temporada, no entanto, mesmo com o gol do uruguaio nesta partida, os “De Gondozonen” perdeu este jogo pelo placar de 2-1. Posteriormente, as duas equipes voltaram a se enfrentar e ficaram no empate em 0-0 e com isso, o Ajax teve de se contentar com uma vaga na Copa da UEFA.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa do Ajax, Luis Suárez disputou 44 partidas, marcou 22 tentos e proveu 14 assistências. Suárez foi o 3º maior goleador da Eredivisie 2007-08 com 17 gols, ficando atrás apenas do seu companheiro de equipe Klaas-Jan Huntelaar (33 gols) e de Blaise N’kufo do Twente (22 gols).

  • Números de Luis Suárez na sua 1ª Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
 44 *22  14  8 3317

* 22 gols dos quais 17 foram pela Eredivisie, 2 pelos play-offs da Copa da UEFA, 2 pela Copa KNVB e 1 pelos play-offs da UEFA Champions League

2008-09

Com a saída do técnico Henk ten Cate após o término da temporada 2007-08, o Ajax contratou Marco van Basten para o lugar dele. O novo treinador do clube de Amsterdã notou a importância de Suárez em muitos dos gols marcados pelo Ajax, mas van Basten também ficou estarrecido com o número de cartões recebidos pelo uruguaio.

Em 18 de setembro de 2008, no primeiro confronto pela fase de play-off da Copa da UEFA diante do Borac Cacak da Sérvia, o camisa 16 marcou o seu primeiro tento nesta temporada na goleada por 4-1 sobre a equipe da Sérvia e além de ter feito 1 gol nesta partida, ele deu um passe para Miralem Sulejmani marcar o seu único tento neste jogo. Dez dias depois, mas desta vez em partida válida pela 4ª rodada da Eredivisie, Suárez marcou o seu primeiro tento neste campeonato no triunfo por 3-0 sobre o Vitesse.

Em 02/10/2008, no segundo confronto diante do Borac Cacak da Sérvia, o Ajax também venceu o segundo confronto, mas com um placar “menos elástico” (2-0) e um dos autores dos 2 tentos da equipe holandesa na partida foi Luis Suárez. Com um placar agregado de 6-1, os “De Gondozonen” se classificaram para a fase de grupos da Copa da UEFA 2008-09.

Em 21/12/2008, em jogo da 16ª rodada da Eredivisie, o camisa 16 marcou o seu primeiro doblete desta temporada na goleada por 6-0 sobre o De Graafschap em pleno De Vijverberg, estádio da equipe adversária. Uma semana depois, em mais uma partida válida pelo Campeonato Holandês, Luis Suárez não marcou nenhum tento no triunfo por 3-0 sobre o Den Haag, mas convém lembrar que ele proveu 3 assistências; para os 3 tentos do argentino Darío Cvitanich na partida.

Em 15 de março de 2009, em jogo da 27ª rodada do Campeonato Holandês, Suárez marcou o seu último doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o De Graafschap. Nos 2 jogos seguintes do Ajax na Eredivisie 2008-09, o uruguaio marcou 2 tentos; na vitória por 3-0 sobre o NAC Breda e no triunfo por 2-1 sobre o Roda JC.

Em 12/04/2009, em jogo da 30ª rodada da Eredivisie, o camisa 16 marcou o seu único hat-trick desta temporada na goleada por 7-0 sobre o Willem II. Na rodada seguinte, foi a vez do Ajax ser goleado; perdeu por 6-2 para o PSV Eindhoven, mas mesmo com este revés, Suárez marcou o seu gol nesta partida.

Em 26/04/2009, em partida válida pela 32ª rodada da Eredivisie, Luis Suárez marcou o seu último tento nesta temporada no empate em 1-1 com o AZ Alkmaar na Arena Johann Cruijff; um gol que evitou a derrota do Ajax diante dos seus torcedores, mas convém lembrar que a equipe de Amsterdã poderia ter vencido esta partida se o uruguaio tivesse convertido uma cobrança de pênalti aos 20 minutos da segunda etapa.

Em suma, o Ajax chegou até as oitavas de final da Copa da UEFA, foi eliminado na 3ª fase da Copa KNVB e ficou em 3º lugar na Eredivisie 2008-09. Quanto a Luis Suárez, ele foi o artilheiro do clube de Amsterdã nesta temporada e o vice-artilheiro do Campeonato Holandês desta temporada com 22 gols, ficando atrás apenas de Mounir El Hamdaoui, do AZ Alkmaar. Suárez também foi eleito o “Jogador do Ano do Ajax”.

  • Números de Luis Suárez na sua 2ª Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
 43 *28  19  12 3806

* 28 gols dos quais 22 foram pela Eredivisie, 5 pela Copa da UEFA e 1 pela Copa KNVB

2009-10

Antes do início da temporada 2009-10, houve uma mudança no comando do Ajax, em outras palavras, com a saída de Marco van Basten quem assume o cargo de treinador do clube de Amsterdã é Martin Jol e além desta, houve outra mudança; o zagueiro Thomas Vermaelen foi comprado pelo Arsenal da Inglaterra e com isso, Jol teve de dar a braçadeira de capitão para outro jogador e o escolhido foi Luis Suárez.

Em 8 de agosto de 2009, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, Suárez marcou o seu primeiro hat-trick desta temporada na goleada por 4-1 sobre o RKC Waalwijk. Na rodada seguinte, o uruguaio marcou um doblete na derrota por 4-3 diante do PSV Eindhoven.

Em 20/08/2009, no primeiro confronto da última fase de play-off da Liga Europa – UEFA Europa League – diante do Slovan Bratislava da Eslováquia, o camisa 16 marcou 4 gols na goleada por 5-0 sobre a equipe eslovaca. Posteriormente, o Ajax venceu o segundo confronto na Eslováquia por 2-1 e com um placar agregado de 7-1, o clube de Amsterdã ratificou a sua vaga para a fase de grupos desta competição.

Em 20/09/2009, em jogo da 7ª rodada da Eredivisie, o Ajax venceu o VVV-Venlo por 4-0 em pleno De Koel, estádio da equipe adversária, e pela terceira vez nesta temporada, mais um hat-trick de Luis Suárez; ele marcou os 4 gols do Ajax nesta partida.

Em 04/10/2009, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Holandês, o uruguaio evitou a derrota da equipe de Amsterdã ao fazer os 2 gols do time no empate em 2-2 com o Roda JC.

Em 25/10/2009, em jogo da 11ª rodada da Eredivisie, o camisa 16 marcou mais um doblete nesta temporada; desta vez no triunfo por 4-2 diante do AZ Alkmaar.

Em 23/12/2009, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa KNVB, mais um hat-trick de Luis Suárez; ele marcou 6 gols em uma partida com uma das maiores goleadas da história do Ajax: 14-1 diante do WHC Wezep e além de ter marcado 6 tentos nesta partida, ele também proveu uma assistência para um dos 2 tentos de Ismail Assti neste jogo.

Em 3 de fevereiro de 2010, em jogo da 21ª rodada da Eredivisie, mais um hat-trick do uruguaio; ele marcou todos os tentos do Ajax na goleada por 4-0 sobre o Roda JC.

Em 28/02/2010, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Holandês, o camisa 16 marcou um doblete na goleada por 4-0 sobre o Utrecht e além disso, ele também deu o passe para Dennis Rommedahl marcar o gol dele neste jogo. Três semanas depois, em confronto válido pela 28ª rodada da Eredivisie, Luis Suárez marcou mais um doblete; desta vez no triunfo por 5-1 sobre o RKC Waalwijk fora de casa e além de ter feito 2 gols nesta partida, ele colocou a bola na cabeça Siem de Jong para ele marcar o gol dele neste jogo.

Em 11/04/2010, em jogo da 31ª rodada da Eredivisie, o uruguaio marcou o seu último hat-trick desta temporada na goleada por 7-0 sobre o VVV-Venlo na Arena Johann Cruijff.

Em 02/05/2010, na última rodada (34ª) da Eredivisie 2009-10, Suárez marcou um doblete  na vitória por 4-1 sobre o NEC Nijmengen em pleno Gofferstadion (estádio do NEC Nijmengen). Quatro dias depois, no segundo confronto da final da Copa KNVB diante do Feyenoord, o uruguaio marcou um doblete e com isso o Ajax venceu esta partida por 4-1 e com isso a equipe de Amsterdã foi a campeã da Copa KNVB 2009-10 com um placar agregado de 6-1; o Ajax já havia vencido o primeiro confronto por 2-0.

Ao término desta temporada, Luis Suárez foi o artilheiro da Eredivisie 2009-10 com 35 gols marcados em 33 jogos e o artilheiro da equipe na temporada com 49 gols marcados em 48 partidas disputadas. Foi eleito Jogador do Ano do Ajax pelo segundo ano seguido e ele também foi eleito o “Jogador de Futebol Holandês da temporada 2009-10”. Quanto aos “De Gondozonen”, terminaram o Campeonato Holandês na 2ª colocação e como consequência, obtiveram ao menos a vaga para a fase qualificatória para a Liga dos Campeões 2010-11.

  • Números de Luis Suárez na sua 3ª Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 48 *49  24  12 4101

* 49 gols dos quais 35 foram pela Eredivisie, 8 pela Copa KNVB, 4 pelos play-offs da UEFA Europa League e 2 pela UEFA Europa League

2010-11

Após o fim da temporada anterior, Luis Suárez não teve muito tempo para descansar, mas foi por um bom motivo, pois ele foi um dos principais destaques da seleção do Uruguai na Copa do Mundo FIFA de 2010 e logo no seu primeiro jogo com a camisa do Ajax nesta temporada – em 28 de julho de 2010 – diante do PAOK da Grécia na 3ª fase qualificatória da UEFA Champions League 2010-11, o uruguaio chegou ao seu 100º gol com a camisa dos “Godenzonen”, porém a equipe holandesa só ficou no empate em 1-1 com a equipe grega. Isso o colocou em um seleto grupo de elite de jogadores, incluindo Johan Cruyff, Marco van Basten e Dennis Bergkamp, como um dos jogadores que marcou 100 ou mais gols com a camisa do Ajax.

No entanto, três dias após esta partida, o Ajax enfrentou o Twente em um confronto onde o vencedor seria o campeão da Johan Cruijff Schaal (Supercopa dos Países Baixos) e pela primeira vez na sua carreira, ele recebeu um cartão vermelho e o Twente venceu os “Gondezonen” por 1-0.

Em 04/08/2010, o Ajax e o PAOK se enfrentaram novamente, mas desta vez o confronto ocorreu em Salônica, na Grécia, e o camisa 16 marcou um dos tentos no empate em 3-3 com a equipe grega e além de ter feito 1 gol neste jogo, ele também deu o passe para Siem de Jong marcar o gol dele nesta partida e com o critério do gol fora de casa, o Ajax se classificou para a fase seguinte. Na fase seguinte, os “Godenzonen” enfrentaram o Dínamo Kiev da Ucrânia e com um placar agregado de 3-2 – Suárez marcou um dos gols na vitória por 2-1 sobre a equipe ucrânia no segundo confronto -, a equipe de Amsterdã se classificou para a fase de grupos da UEFA Champions League 2010-11.

Em 29/08/2010, em jogo da 4ª rodada da Eredivisie, Luis Suárez marcou o seu último hat-trick com a camisa da equipe de Amsterdã na goleada por 5-0 sobre o De Grafschaap. Na rodada seguinte, o camisa 16 marcou ambos os gols no triunfo do Ajax por 2-0 sobre o Willem II.

Em 11/11/2010, em confronto válido pela 4ª fase da Copa KNVB, o uruguaio marcou o seu último tento com a camisa dos “Gondezonen” na vitória por 3-0 sobre o BV Veendam. Apesar do início desta temporada não ser como foi o da temporada anterior onde Luis Suárez marcou mais gols, as coisas caminhavam bem, porém em 20/11/2010, em jogo da 15ª rodada da Eredivisie, ao qual o Ajax e o PSV Eindhoven ficaram no empate em 0-0, Suárez “mordeu” o volante Otman Bakkal da equipe adversária. O Ajax o suspendeu por duas partidas e o multou em uma quantia não revelada, que o clube se prontificou em doar para uma “boa causa”. Além disso, a KNVB – Federação Holandesa de Futebol – aumentou a suspensão de Suárez para 7 jogos do campeonato nacional. Posteriormente, por meio das suas redes sociais, o uruguaio se desculpou por suas ações.

  • Números de Luis Suárez na sua 4ª e última Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
 24 *12  11  10 1 2112

* 12 gols dos quais 7 foram pela Eredivisie, 3 pelos play-offs da UEFA Champions League, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa KNVB

Títulos que conquistou no Ajax

  • Eredivisie 2010-11
  • Copa KNVB 2009-10
  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Luis Suárez com a camisa do Ajax
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 28 de janeiro de 2011 por AFC Ajax

Liverpool

2010-11

Enquanto cumpria a sua suspensão pelo Ajax, o clube holandês estava em contato com outros europeus interessados em Suárez. Em 28 de janeiro de 2011, o Ajax aceitou uma oferta de 22,8 milhões de libras (o equivalente a 116,2 milhões de reais) do Liverpool da Inglaterra. Apesar de sair do clube enquanto estava suspenso, o clube holandês promoveu um evento de despedida para ele. Mesmo com a saída de Luis Suárez, posteriormente o Ajax se sagrou campeão da Eredivisie 2010-11 e o clube o presenteou com uma medalha de campeão. Enquanto ele estava no Ajax, Luis Suárez marcou 111 gols em 159 jogos.

Veja Também!  Como assistir Barcelona x Valladolid AO VIVO - Espanhol 2018/19
Luis Suárez ao lado de Kenny Dalglish e de Andy Carroll

Em 31/01/2011, Suárez assinou um contrato de 5 anos e meio com o Liverpool até 2016, e foi a contratação mais cara do clube até a chegada de Andy Carroll (35 milhões de libras) algumas horas depois. Suárez solicitou a camisa de número 7, mas na época não percebeu que havia sido usada por lendas dos Reds (Liverpool), como o seu novo técnico Kenny Dalglish e além dele, Kevin Keegan também vestiu a camisa de número 7.

Em 02/02/2011, o uruguaio fez a sua estreia pelo seu novo clube em partida válida pela 25ª rodada da Premier League – Campeonato Inglês – diante do Stoke City no Anfield Road (estádio do Liverpool), a qual o Liverpool venceu por 2-0 e neste jogo, o novo camisa 7 dos Reds entrou no jogo aos 18 minutos da segunda etapa no lugar do lateral esquerdo Fábio Aurélio – ex-Grêmio e ex-São Paulo – para marcar o 2º gol do Liverpool na partida. Apesar de ele não ter sido o titular neste jogo, não demorou muito para ele ser escalado entre os titulares.

Em 09/05/2011, em jogo da 36ª rodada da Premier League, Luis Suárez marcou o seu 4º e último tento com a camisa dos Reds nesta temporada na goleada por 5-2 sobre o Fulham em pleno Craven Cottage (estádio do Fulham).

Luis Suárez foi um dos melhores jogadores do Liverpool durante a segunda metade da temporada e ajudou o Liverpool a ir do 12º lugar no campeonato inglês em meados de janeiro para terminar o campeonato na 6ª colocação. Em 13 jogos disputados pelo seu novo clube, o uruguaio marcou 4 gols e proveu 5 assistências.

  • Números de Luis Suárez na sua 1ª Temporada no Liverpool
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
 13 *4  5  2 1101

* Gols válidos pela Premier League

2011-12

Na estreia do Liverpool na Premier League 2011-12 – em 13 de agosto de 2011 -, Luis Suárez perdeu um pênalti aos 6 minutos do primeiro tempo, mas 6 minutos depois de desperdiçar a oportunidade de abrir o placar, o uruguaio se redimiu e fez o primeiro e único tento dos Reds na partida, a qual o Liverpool e o Sunderland ficaram no empate em 1-1 no Anfield Road. Na rodada seguinte, o novo camisa 7 dos Reds marcou um dos gols no triunfo por 2-0 sobre o Arsenal no Emirates Stadium. Convém lembrar que esta foi a primeira vitória do Liverpool sobre o Arsenal fora de casa depois de 11 anos.

Em 01/10/2011, em jogo da 7ª rodada da Premier League, Luis Suárez jogou o seu primeiro dérbi contra o Everton, um equipe com a qual o Liverpool compartilha a sua maior rivalidade junto com o Manchester United, e no seu primeiro “Merseyside derby” – clássico entre Liverpool e Everton -, o uruguaio marcou um dos gols na vitória por 2-0 sobre o rival.

Por falar em Manchester United, duas semanas depois em partida válida pela 8ª rodada da Premier League, a qual as duas equipes ficaram no empate em 1-1 no Anfield. A nota triste deste jogo fica por conta de uma polêmica envolvendo o Luis Suárez e o lateral esquerdo francês Patrice Evra, pois ele foi acusado de proferir insultos racistas, mas apesar disso, o Liverpool manifestou apoio ao uruguaio, porém posteriormente – em 20/12/2011 -, a Federação Inglesa de Futebol (FA) decidiu suspendê-lo por um total de 8 jogos e ainda por cima, ele foi multado em 40 mil libras.

Em 26/10/2011, em confronto válido pelas oitavas-de-finais da Copa da Liga Inglesa diante do Stoke City, o camisa 7 marcou os 2 gols dos Reds no triunfo por 2-1 sobre a equipe adversária e com este resultado, o Liverpool se classificou para as quartas de final da EFL Cup (Copa da Liga Inglesa). Devido a suspensão imposta pela Federação Inglesa de Futebol, Suárez não pôde jogar as duas partidas das semifinais diante do Manchester City; a partida das quartas de final diante do Chelsea, o uruguaio não jogou porque o técnico Sir Kenny Dalglish optou por preservá-lo e assim sendo, ele viu os Reds derrotar os Blues (Chelsea) por 2-0.

Em 6 de fevereiro de 2012, em partida válida pela 24ª rodada da Premier League diante do Tottenham, Suárez retornou aos gramados após cumprir a suspensão, no entanto, mesmo com ele em campo, os Reds e os Spurs – Tottenham – ficaram no empate em 0-0. Na rodada seguinte, no reencontro com Patrice Evra – Liverpool e Manchester United se enfrentaram -, mais um desentendimento entre os 2 atletas antes do início do jogo. Após o confronto, os Red Devils – Manchester United – levou a melhor e venceu os Reds por 2-1, mas apesar da derrota, Suárez marcou o “gol de honra” do Liverpool nesta partida.

Em 19/02/2012, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra, Luis Suárez marcou o seu primeiro tento nesta competição na goleada por 6-1 sobre o Brighton. Paralelamente a disputa da FA Cup – Copa da Inglaterra – e da Premier League, o Liverpool se encontrava na final da EFL Cup – Copa da Liga Inglesa – após uma semana sobre a goleada sobre o Brighton – em 26/02/2012 – e o adversário da final era o Cardiff. No tempo regulamentar, as duas equipes ficaram no empate em 1-1 e o uruguaio foi decisivo ao dar o passe para o zagueiro Martin Skrtel marcar o gol dele nesta partida. Na prorrogação um empate em 2-2 e com a persistência do empate, o campeão da EFL Cup teve de ser decidido nas penalidades e os Reds levaram a melhor e venceram a disputa por pênaltis por 3-2 e como resultado, o Liverpool era o campeão da EFL Cup 2011-12.

Em 18/03/2012, em confronto válido pelas quartas de final da Copa da Inglaterra diante do Stoke City, o camisa 7 marcou um dos gols da vitória por 2-1 e com isso, os Reds avançaram para a semifinal da FA Cup.

Em 04/04/2012, na semifinal da Copa da Inglaterra contra o Everton, um dos maiores rivais do Liverpool, Luis Suárez mostrou ser decisivo novamente e marcou um dos gols do triunfo dos Reds por 2-1 nesta partida. Posteriormente, em 05/05/2012, o Liverpool enfrentou o Chelsea no estádio do Wembley em Londres e perdeu para os Blues pelo placar de 2-1.

Em 28/04/2012, em jogo da 36ª rodada da Premier League, o camisa 7 marcou o seu único hat-trick nesta temporada; vitória do Liverpool por 3-0 sobre o Norwich City. Estes foram os seus últimos tentos desta temporada.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Reds, o uruguaio disputou 39 partidas, marcou 17 gols e proveu 10 assistências. Quanto ao Liverpool, foi o campeão da EFL Cup, vice-campeão da FA Cup e terminou o Campeonato Inglês em 8º lugar.

  • Números de Luis Suárez na sua 2ª Temporada no Liverpool
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
 39 *17  10  6 3254

* 17 gols dos quais 11 foram pela Premier League, 3 pela Copa da Inglaterra e 3 pela Copa da Liga Inglesa

2012-13

Por ter terminado a Premier League em 8º lugar na temporada anterior, o Liverpool teve de jogar duas partidas contra o Gomel de Belarus para obter a classificação para a fase seguinte da UEFA Europa League 2012-13. No primeiro confronto entre as duas equipes em 2 de agosto de 2012, Luis Suárez não jogou por estar defendendo o seu país nas Olimpíadas e mesmo sem ele em campo, os Reds venceram esta partida por 1-0 fora de casa. No segundo confronto – em 09/08/2012 – entre as duas equipes no Anfield, o uruguaio estava presente e foi um dos destaques no triunfo por 3-0 mesmo sem gols, pois proveu duas assistências neste jogo; para o gol de Fabio Borini e de Steven Gerrard respectivamente.

Em 26/08/2012, em jogo da 2ª rodada da Premier League, o camisa 7 marcou o seu primeiro tento desta temporada no empate em 2-2 com o Manchester City. Quatro dias depois, o Liverpool enfrentou o Heart of Midlothian da Escócia pela segunda vez – no primeiro confronto vitória para os Reds por 1-0 – e neste jogo, Luis Suárez foi suma importância, pois marcou o gol que evitou a derrota dos Reds em pleno Anfield Road – as duas equipes ficaram no empate em 1-1 – e com este resultado, o Liverpool se classificou para a fase de grupos da UEFA Europa League 2012-13.

Em 29/09/2012, em partida válida pela 6ª rodada da Premier League, o uruguaio marcou o seu primeiro hat-trick desta temporada na goleada por 5-2 sobre o Norwich City em pleno Carrow Road, estádio dos “Canaries” (Norwich). Curiosamente, o primeiro hat-trick que Luis Suárez marcou na Premier League foi contra o próprio Norwich City na temporada anterior.

Em 28/10/2012, em jogo da 9ª rodada do Campeonato Inglês, Suárez marcou um dos gols no empate em 2-2 com o Everton. Nas duas rodadas seguintes, o uruguaio fez gols no empate em 1-1 com o Newcastle no Anfield Road e também no empate em 1-1 com o Chelsea no Stamford Bridge, estádio dos Blues. Três dias depois, o camisa 7 marcou o único tento dos Reds na derrota por 3-1 diante do Swansea nas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa, competição na qual o Liverpool se sagrou campeão da temporada passada

Em 17/11/2012, em jogo da 12ª rodada da Premier League, Luis Suárez marcou o seu primeiro doblete desta temporada na vitória por 3-0 sobre o Wigan.

Em 30/12/2012, em partida válida pela 20ª rodada da Premier League, o camisa 7 marcou o seu segundo doblete nesta temporada no triunfo por 3-0 sobre o Queens Park Rangers. Três dias depois, em mais um jogo do Campeonato Inglês, ele marcou outro doblete, desta vez na vitória por 3-0 sobre o Sunderland e não foi só isso, ele ainda deu o passe para Raheem Sterling marcar o gol dele nesta partida. Com ambos os dobletes, Suárez chegou a marca de 15 gols em 21 rodadas, tornando-se o jogador uruguaio com mais gols em uma temporada de Premier League, um recorde que pertencia ao ex-jogador uruguaio Gustavo Poyet, que marcou 11 gols na temporada 1998-99 e 2000-01 com o Chelsea.

Em 27 de janeiro de 2013, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra diante do Oldham Athletic, uma eliminação de forma surpreendente, pois os Reds enfrentaram um clube que disputava a 3ª divisão do futebol inglês e mesmo com um dos gols do time sendo marcado pelo camisa 7, os Reds perderam por 3-2 e foram eliminados da FA Cup 2012-13.

Em 21/02/2013, no segundo confronto da fase de dezesseis avos da UEFA Europa League 2012-13, o Liverpool partiu para cima do Zenit da Rússia e venceu a equipe russa por 3-1 no tempo regulamentar e convém lembrar que 2 dos 3 gols dos Reds nesta partida foram marcados por Luis Suárez. No entanto, mesmo com este resultado positivo, o Liverpool foi eliminado pela 3ª vez nesta temporada de uma competição de mata-mata, pois a equipe inglesa havia perdido o primeiro confronto por 2-0 e pelo critério do gol fora de casa, o Zenit São Petersburgo se classificou para as oitavas de final desta edição da UEFA Europa League.

Em 02/03/2013, em jogo da 28ª rodada da Premier League, o uruguaio marcou o seu segundo hat-trick desta temporada na goleada por 4-0 sobre o Wigan em pleno DW Stadium (estádio do Wigan). Com o seu 2º hat-trick na Premier League 2012-13, o camisa 7 chegou ao seu 21º gol em 28 rodadas e assim sendo, ele se tornou o terceiro jogador na história do Liverpool a marcar mais de 20 gols em uma temporada (antes dele, Robbie Fowler e Fernando Torres chegaram a esta marca).

Na rodada seguinte – em 10/03/2013 -, os Reds chegaram a marca de 12 jogos de invencibilidade e também a 5ª vitória consecutiva; venceram o Tottenham por 3-2 sendo que um dos 3 tentos do Liverpool nesta partida foi marcado por Suárez e além disso, ele também sofreu o pênalti que foi convertido por Gerrard. Com mais um tento nesta partida, o uruguaio chegou a marca de 50 gols com a camisa do Liverpool desde a sua contratação na segunda metade da temporada 2010-11.

Em 21/04/2013, em jogo da 34ª rodada da Premier League, Luis Suárez marcou um tento – o seu último gol nesta temporada – e proveu uma assistência – para o gol de Daniel Sturridge – no empate em 2-2 com o Chelsea no Anfield Road, porém neste mesmo jogo, o uruguaio mordeu o sérvio Branislav Ivanović; esta foi a segunda vez que ele mordeu um adversário. Para a sorte do camisa 7, nenhum dos árbitros da partida viram o que ocorreu e ele ficou até o último minuto em campo e conseguiu evitar a derrota dos Reds. No entanto, a FA o acusou de conduta violenta e ele foi multado em uma soma não revelada pelo clube. Posteriormente, Ivanović não aceitou o pedido de desculpas de Suárez e assim sendo, o uruguaio aceitou a acusação, mas negou a alegação da FA de que a punição padrão de 3 partidas era claramente insuficiente para sua ofensa.

Por sua vez, a Federação Inglesa decidiu punir o camisa 7 dos Reds por 10 jogos e ele não recorreu desta punição e com isso, os membros da FA quiseram enviar uma “mensagem de que tais comportamentos deploráveis ​​não têm lugar no futebol”.

Em 31/05/2013, Suárez manifestou a sua vontade de sair dos Reds na janela de transferências de verão e ele também citou a excessiva atenção da mídia sobre sua família como motivo para querer sair.

Em suma, deixando esta polêmica de lado pelo menos por enquanto, nesta temporada, Luis Suárez disputou 44 partidas onde ele fez 30 gols e proveu 13 assistências e além disso, ele foi o vice-artilheiro da Premier League 2012-13 com 23 gols, ficando atrás apenas de Robin van Persie do Manchester United que marcou 26 gols. Quanto ao Liverpool, terminou a Premier League desta temporada em 7º lugar e não teve um bom desempenho nas outras competições que disputou.

  • Números de Luis Suárez na sua 3ª Temporada no Liverpool
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
 44 *30  13  11 3720

* 30 gols dos quais 23 foram pela Premier League, 4 pela UEFA Europa League, 2 pela Copa da Inglaterra e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2013-14

Como já foi dito anteriormente, Luis Suárez manifestou a sua vontade de deixar os Reds antes do início desta temporada e eis que em 6 de agosto de 2013, o Arsenal faz uma oferta de 40 milhões de libras para tirar o uruguaio do Liverpool e logo em seguida, os Reds recusam a oferta. No dia seguinte, Suárez disse aos jornais britânicos “The Guardian” e “The Telegraph” que ele queria mesmo sair do clube e que ele havia assinado um contrato com o clube no qual ele seria liberado caso o Liverpool não obtivesse a classificação para a UEFA Champions League 2013-14. Ainda no mesmo dia, o treinador dos Reds, Brendan Rodgers, disse que o Liverpool não quebrou nenhuma promessa a Suárez e que o jogador mostrou “total desrespeito” pelo clube e em decorrência disso, Rogers o afastou do elenco e ele passou a treinar separado do grupo.

Em 08/08/2013, 2 dias após a recusa desta proposta, o dono do Liverpool – John W. Henry – veio a público para afirmar que ele não iria permitir a saída de Suárez do clube naquele instante e ainda deu a seguinte declaração: “É um absurdo vender o Suárez para o Arsenal. Não o venderíamos para qualquer outra equipe da Europa porque não temos tempo para contratar um outro atacante para repor a saída dele. Todos os clubes já se mexeram nesta janela de transferências e assim sendo, não haveria tempo para repor a saída dele. De modo que não se pode vender o Luis e tampouco poderíamos vendê-lo para o Arsenal.”

Em 13/08/2013 em sua estadia no Japão, para disputar um amistoso contra a seleção do mesmo país, Suárez declarou ao diário uruguaio “El Observador” que ele estava pensando em permanecer no Liverpool por causa do apoio dos torcedores nas últimas semanas. Além disso, ele manifestou uma possível extensão de contrato com a equipe inglesa. Após o amistoso diante do Japão, ele retornou para a Inglaterra para conversar com o técnico Brendar Rodgers sobre a sua situação.

Finalmente, em 16/08/2013, Luis Suárez foi reintegrado ao treinos com o elenco depois de se desculpar com o treinador e também depois de se desculpar com os companheiros de elenco.

Após o término da suspensão imposta pela Federação Inglesa de Futebol, em 25/09/2013, o camisa 7 dos Reds retornou aos gramados em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa diante do Manchester United, ao qual o Liverpool perdeu por 1-0. Quatro dias depois, desta vez em partida válida pela 6ª rodada da Premier League, o uruguaio marcou o seu primeiro doblete desta temporada no triunfo por 3-1 sobre o Sunderland como visitante. Suárez dedicou os 2 tentos que marcou nesta partida para Benjamin, o filho recém-nascido do camisa 7 dos Reds.

Em 05/10/2013, em jogo da 7ª rodada da Premier League, o segundo de Suárez neste campeonato, o uruguaio marcou um dos tentos da vitória por 3-1 sobre o Crystal Palace. Este foi o primeiro gol dele no Anfield desde que marcou na última vez em 21 de abril do mesmo ano; 2013. Na rodada seguinte diante do Newcastle, Luis Suárez chegou a marca de 100 jogos com a camisa do Liverpool e mesmo sem marcar nenhum gol no empate em 2-2 com os Magpies (Newcastle), ele sofreu o pênalti que foi convertido por Steven Gerrard e proveu assistência para o gol de Daniel Sturridge nesta partida.

Em 26/10/2013, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Inglês, o uruguaio marcou o seu primeiro hat-trick nesta temporada na goleada por 4-1 sobre o West Bromwich.

Em 09/11/2013, em jogo da 11ª rodada da Premier League, o camisa 7 marcou o seu segundo doblete da temporada na goleada por 4-0 sobre o Fulham. Na rodada seguinte, em mais uma partida válida pela Premier League, Suárez jogou o dérbi contra o Everton e marcou um dos gols no empate em 3-3 com o rival e além de ter feito um gol nesta partida, ele também deu o passe para Philippe Coutinho marcar o gol dele neste jogo.

Em 04/12/2013, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Inglês, o uruguaio marcou o seu segundo hat-trick da temporada na goleada por 5-1 sobre o Norwich City e além de ter feito 4 gols nesse jogo, ele também deu o passe para Sterling marcar o gol dele nesta partida. Nas 3 rodadas seguintes da Premier League, o camisa 7 marcou 6 gols; 2 gols na vitória por 4-1 sobre o West Ham, 2 gols na goleada por 5-0 sobre o Tottenham e mais 2 gols no triunfo por 3-1 sobre o Cardiff respectivamente. No jogo contra os Spurs, pela primeira vez desde que assinou com os Reds, Luis Suárez foi o capitão do Liverpool nesta partida. E com o seu doblete neste mesmo jogo, ele se tornou o jogador uruguaio com mais gols na história da Premier League com 55 gols, superando Gustavo Poyet.

Além de se tornar o jogador uruguaio que mais marcou gols atuando pela Premier League, ele também se tornou o primeiro jogador a marcar 2 ou mais gols em 4 jogos consecutivos e isso fez de Suárez o jogador com mais gols em um mês, superando os 8 gols marcados pelo jogador australiano Mark Viduka. Em dezembro de 2013, ele foi eleito o melhor jogador do ano pela Federação de Apoiadores de Futebol (FSF), onde mais de 500.000 torcedores da Inglaterra e do País de Gales votam para determinar o vencedor e ainda neste mesmo mês de dezembro, Luis Suárez assinou um novo contrato com o Liverpool, que o manteria em Anfield até o ano de 2018 e além disso, ele também foi eleito o “Jogador do mês” de dezembro da Premier League.

Em 1 de janeiro de 2014, em jogo da 20ª rodada da Premier League, o camisa 7 marcou um dos gols na vitória por 2-0 sobre o Hull City. Ao marcar um tento nesta partida, o uruguaio se tornou o primeiro jogador do Liverpool a fazer 20 ou mais gols no campeonato inglês por duas temporadas consecutivas desde Robbie Fowler nas temporadas 1994-95 e 1995-96. Além disso, ele superou o recorde de Kevin Phillips como o jogador que precisou de menos jogos para alcançar esta marca de 20 gols. Phillips marcou 20 gols na temporada 1999-00 com 21 jogos disputados, enquanto Luis Suárez alcançou esta marca com uma diferença de 6 jogos.

Ainda convém lembrar que Luis Suárez também igualou a um recorde que pertencia a Andy Cole que por coincidência, marcou o seu 20º gol no Campeonato Inglês no dia 1 de janeiro – de 1994 -, mas isso foi depois dos 20 jogos em uma temporada e 42 partidas.

Em 12/01/2014, em jogo da 21ª rodada do Campeonato Inglês, o uruguaio marcou um doblete na vitória por 5-3 sobre o Stoke City no Bet365 Stadium – estádio do Stoke City – e além de ter feito 2 gols nesta partida, ele deu o passe para Daniel Sturridge marcar o gol dele neste jogo.

Em 28/01/2014, em partida válida pela 23ª rodada da Premier League, em um clássico diante do Everton no Anfield, Suárez marcou um dos gols da goleada por 4-0 sobre o rival e além de ter feito 1 gol neste jogo, ele também proveu uma assistência; para o gol de Steven Gerrard.

Depois de marcar 1 gol no Everton no final do mês de janeiro, o camisa 7 ficou por 4 rodadas sem balançar as redes até que em 01/03/2014, em jogo da 28ª rodada da Premier League, Luis Suárez jogou a sua partida de número 100 pelo Campeonato Inglês com a camisa do Liverpool e para celebrar esta ocasião, o uruguaio marcou um dos gols no triunfo por 3-0 sobre o Southampton como visitante e além de ter feito 1 gol, ainda nesta mesma partida ele proveu deu o passe para Raheem Sterling marcar o gol dele no jogo e ele também sofreu o pênalti que foi convertido por Gerrard.

Com o gol marcado diante do Southampton, Luis Suárez quebrou mais um recorde, pois como consequência ele se tornou o jogador sul-americano com mais gols marcados em uma temporada da Premier League, superando 2 jogadores argentinos: Carlos Tevez e Sergio Agüero, que marcaram 23 gols cada um nas temporadas 2009-10 e 2011-12, respectivamente.

Em 16/03/2014, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 7 foi decisivo ao marcar o terceiro gol dos Reds no triunfo por 3-0 sobre o Manchester United em pleno Old Trafford. Seis dias depois, em mais um jogo da Premier League, o uruguaio marcou o seu terceiro e último hat-trick nesta temporada na goleada por 6-3 sobre o Cardiff. Com estes 3 tentos diante do clube do País de Gales – Cardiff -, Suárez igualou uma marca – de 28 gols – que era ostentada por Robbie Fowler como o maior artilheiro dos Reds numa única temporada de Premier League.

Em 30/03/2014, em jogo da 32ª rodada da Premier League, Luis Suárez marcou um dos gols na goleada por 4-0 sobre o Tottenham no Anfield Road e com isso, ele superou o Robbie Fowler como o artilheiro da Premier League em uma única temporada.

Em 11/04/2014, Suárez e Gerrard, seu companheiro de equipe, foram eleitos os “melhores Jogadores do mês de Março” da Premier League; esta era a segunda vez que o uruguaio ganhava este prêmio nesta mesma temporada.

Em 18/04/2014, o camisa 7 do Liverpool foi um dos 6 jogadores escolhidos para concorrer ao prêmio de Jogador PFA 2013-14; o melhor jogador da Premier League 2013-14. Dois dias depois de ser um dos escolhidos para disputar tal prêmio, em mais um jogo válido pelo Campeonato Inglês – 35ª rodada -, o uruguaio marcou o seu 30º tento no campeonato na vitória por 3-2 sobre o Norwich como visitante. Luis Suárez se tornou o primeiro jogador do Liverpool a chegar a esta marca nesta competição e o 7º jogador da história da Premier League a marcar pelo menos 30 gols numa única temporada e assim sendo, a ordem cronológica é a seguinte: Andy Cole, Alan Shearer, Kevin Phillips, Thierry Henry, Cristiano Ronaldo e Robin van Persie.

Em 05/05/2014, em jogo da penúltima (37ª) rodada da Premier League, Luis Suárez marcou o seu último gol da temporada e também com a camisa dos Reds no empate em 3-3 com o Crystal Palace. Assim sendo, ele foi o artilheiro do time nesta temporada e também o artilheiro da Premier League 2013-14.

Ao final da temporada, juntamente com Cristiano Ronaldo que jogava pelo Real Madrid da Espanha, Suárez ganhou a “chuteira de ouro” da temporada 2013-14. Quanto ao Liverpool, fez uma boa campanha no Campeonato Inglês terminando em 2º lugar, atrás apenas do Manchester City, no entanto, nas outras duas competições que disputou, os Reds foram eliminados de forma precoce; caiu nas oitavas-de-finais da FA Cup diante do Arsenal e acabou eliminado ainda na 3ª fase da EFL Cup.

  • Números de Luis Suárez na sua 4ª e última Temporada no Liverpool
Veja Também!  Saiba mais sobre San Lorenzo x Newell's Old Boys - Campeonato Argentino
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
 37 *31  19  6 3249

* Gols válidos pela Premier League

Títulos que conquistou no Liverpool

  • Copa da Liga Inglesa 2011-12
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Luis Suárez marcou com a camisa do Liverpool
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 5 de março de 2018 por SP6

Barcelona

2014-15

Luis Suárez sendo apresentado como o mais novo reforço do Barcelona

Em 11 de julho de 2014, Luis Suárez e Barcelona chegaram a um acordo e assim sendo, o uruguaio assinou um contrato com o clube catalão – Barcelona – por 5 temporadas por uma taxa de transferência não revelada. No entanto, segundo o site “Football Leaks”, o Barcelona desembolsou 82,3 milhões de euros (o equivalente a 355 milhões de reais) e isso fez dele uma das contratações mais caras na história do futebol mundial. O clube catalão deu a ele a camisa de número 9 para a temporada 2014-15.

Luis Suárez assinou com um novo clube, mas devido a punição por ter mordido o zagueiro Giorgio Chiellini na Copa do Mundo FIFA de 2014 – Uruguai x Itália na fase de grupos desta Copa do Mundo, ele foi suspenso. Esta era a 3ª vez que ele era punido pelo mesmo incidente. Como parte da suspensão, o centroavante uruguaio foi banido de todas as “atividades relacionadas ao futebol”, incluindo os treinamentos do Barcelona, ​​por 4 meses (até 26/10/2014). Ele também foi proibido de entrar em qualquer estádio, mesmo como espectador, durante este mesmo período.

Em 24/07/2014, Suárez e os seus advogados entraram com uma apelação no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) e pediram que esta suspensão fosse reduzida. As partes foram ouvidas em uma audiência que ocorreu nos escritórios da CAS em Lausanne, na Suíça, em 08/08/2014. Seis dias depois, o CAS confirmou a proibição imposta pela FIFA contra Suárez, que permaneceu suspenso do futebol por 4 meses, além de uma suspensão de 9 partidas em partidas internacionais (jogos da seleção do Uruguai), a primeira das quais foi disputada no jogo das oitavas de final contra a Colômbia na Copa do Mundo FIFA de 2014. No entanto, o CAS removeu a proibição de “atividades relacionadas ao futebol” do jogador e ele também foi autorizado a treinar com o Barcelona. Como resultado, Suárez foi proibido de participar da Copa América de 2015.

O CAS permitiu que Suárez disputasse as partidas amistosas e assim sendo, ele fez a sua estreia com a camisa do seu novo clube em 18/08/2014 contra o Club León do México no Camp Nou, substituindo Rafinha nos últimos 14 minutos de uma eventual goleada por 6-0 no Torneio Joan Gamper. Os atacantes Lionel Messi e Neymar já haviam sido substituídos quando Suárez entrou em campo.

O uruguaio fez a sua estreia em jogos oficiais pelo seu novo clube em 25/10/2014, diante do Real Madrid e a partir daí, Messi, Suárez e Neymar passaram a formar o badalado trio MSN, porém na estreia do novo camisa 9 da equipe catalã, derrota por 3-1 nesta edição do “El Clásico” (Clássico entre Barcelona e Real Madrid).

O badalado trio MSN

Embora o novo camisa 9 da equipe blaugrana – Barcelona – tenha dado o passe para Neymar marcar o único tento do Barça na partida, ele foi substituído aos 24 minutos da segunda etapa pelo Pedro (atualmente joga pelo Chelsea).

Em 25/11/2014, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Luis Suárez marcou o seu primeiro gol com a camisa do seu novo clube na goleada por 4-0 sobre o APOEL Nicosia do Chipre. Na rodada seguinte desta competição – em 10/12/2014 -, a última, o uruguaio marcou o seu segundo tento com a camisa do Barça no triunfo por 3-1 sobre o Paris Saint-Germain e além de ter feito 1 gol nesta partida, ele também deu o passe para Messi marcar o gol dele nesta partida.

Em 20/12/2014, em jogo da 16ª rodada da La Liga – Campeonato Espanhol -, o camisa 9 marcou o seu primeiro gol neste campeonato na goleada por 5-0 sobre o Córdoba.

Em 11 de janeiro de 2015, em partida válida pela 18ª rodada da La Liga, Luis Suárez marcou um dos tentos na vitória por 3-1 sobre o Atlético de Madrid e além de ter feito 1 gol neste jogo, o uruguaio também deu o passe para Neymar marcar o gol dele nesta partida.

Em 24/02/2015, no primeiro confronto das oitavas-de-finais da UEFA Champions League 2014-15, o uruguaio marcou os 2 gols do Barcelona no triunfo por 2-1 sobre o Manchester City no Etihad Stadium, na Inglaterra.

Em 04/03/2015, no segundo confronto da semifinal da Copa do Rei contra o Villareal, o camisa 9 marcou um dos gols do triunfo por 3-1 e no placar agregado, o Barça venceu o Villareal por 6-2 e com isso, se classificou para a final da Copa do Rei 2014-15. Quatro dias depois, desta vez em jogo válido pela 26ª rodada da La Liga, Suárez marcou o seu segundo doblete pelo seu novo clube na goleada por 6-1 sobre o Rayo Vallecano e não foi só isso, além dos 2 gols marcados nesta partida, ele sofreu um pênalti que foi convertido por Messi.

Em 22/03/2015, em jogo da 28ª rodada do Campeonato Espanhol, Luis Suárez marcou um dos gols da vitória por 2-1 sobre o rival Real Madrid no Camp Nou, estádio do Barcelona. Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico do Barça naquela época – Luis Enrique – elogiou Suárez, dizendo: “Muito poucos jogadores podem marcar um gol como ele fez, e é por isso que o contratamos. Ele pode decidir jogos. Ele é um artilheiro, que precisa de muito pouco para finalizar para o gol. “

Em 08/04/2015, em jogo da 30ª rodada da La Liga, o camisa 9 marcou o seu terceiro doblete nesta temporada na goleada por 4-0 sobre o Almería. Uma semana depois, em 15/04/2015, no primeiro confronto das quartas de final da UEFA Champions League, o uruguaio marcou o seu quarto doblete nesta temporada no triunfo por 3-1 sobre o Paris Saint-Germain em Paris, na França.

Em 28/04/2015, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Espanhol, Luis Suárez marcou o seu quinto e último doblete desta temporada na goleada por 6-0 sobre o Getafe e além de ter feito 2 gols neste jogo, ele proveu duas assistências – para um dos gols de Messi e 1 gol de Neymar – e além disso, ele também sofreu um pênalti que foi convertido por Messi. Quatro dias depois – em 02/05/2015 -, o uruguaio marcou um hat-trick na goleada por 8-0 sobre o Córdoba e além dos 3 gols neste jogo, o camisa 9 deu o passe para Messi marcar um dos seus 2 gols nesta partida.

Em 06/06/2015, na final da UEFA Champions League 2014-15 diante da Juventus da Itália, Luis Suárez foi um dos jogadores fundamentais na conquista deste título e para chegar até aqui, o Barcelona fez o seguinte trajeto> na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Barcelona fez 15 pontos – 5 vitórias e 1 empate – em um grupo que contava com o Ajax da Holanda, Paris Saint-Germain da França e o APOEL Nicosia do Chipre.

Nas oitavas de final, o adversário do Barcelona foi o Manchester City da Inglaterra, como já foi dito anteriormente, Suárez marcou os 2 gols da vitória por 2-1 no primeiro confronto. Posteriormente, o Barça venceu a equipe inglesa novamente por 1-0 no Camp Nou e com um placar agregado de 3-1, a equipe catalã se classificou para a fase seguinte.

Nas quartas de final, o Barcelona enfrentou o PSG novamente. No primeiro confronto entre as duas equipes, com 2 gols do camisa 9, o Barça venceu por 3-1. No segundo confronto, novo triunfo da equipe catalã por 2-0 e com um placar agregado de 5-1, o Barcelona se classificou para a semifinal da UEFA Champions League 2014-15.

Na semifinal, o Barça enfrentou o Bayern de Munique da Alemanha. No primeiro confronto entre as duas equipes, o Barcelona venceu por 3-0 e no segundo confronto, o Bayern venceu a equipe catalã por 3-2 e com um placar agregado de 5-3, o Barcelona se classificou para a final da Liga dos Campeões.

Em 06/06/2015, na final desta edição da UEFA Champions League, Suárez marcou um dos gols na vitória por 3-1 sobre a Juventus no Olympiastadion em Berlim, na Alemanha. Pela 5ª vez na história do clube, o Barcelona era o campeão da Liga dos Campeões.

Luis Suárez segurando o troféu da UEFA Champions League 2014-15

Em suma, na sua 1ª temporada como jogador do Barcelona, o uruguaio disputou 43 partidas, marcou 25 gols e proveu 23 assistências. Além disso, o camisa 9 foi o 9º maior goleador da La Liga 2014-15, o 3º jogador que mais proveu assistências neste campeonato com 14 assistências, ficando atrás apenas de Lionel Messi (18 assistências) e de Cristiano Ronaldo (16 assistências). O badalado trio MSN, marcou 122 gols nesta temporada, convém lembrar que esta foi a maior margem de gols marcados por um trio de atacantes. Quanto ao Barcelona, foi campeão de tudo o que disputou nesta temporada; Liga dos Campeões, Copa do Rei e Campeonato Espanhol.

  • Números de Luis Suárez na sua 1ª Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
 43 *25  23  7 3532

* 25 gols dos quais 16 foram pela La Liga, 7 pela UEFA Champions League e 2 pela Copa do Rei

2015-16

Em 11 de agosto de 2015, no primeiro jogo do Barcelona nesta temporada, um jogo que valia título – decisão da Supercopa da UEFA -, Luis Suárez marcou um dos gols no triunfo por 5-4 sobre o Sevilla e além de ter feito um gol nesta partida, ele também deu o passe para o brasileiro Rafinha marcar o gol dele neste jogo. No dia seguinte, ele foi escolhido um dos 3 finalistas para concorrer ao Prêmio de Melhor Jogador da Europa da temporada 2014-15.

Em 26/09/2015, em jogo da 6ª rodada da La Liga, o uruguaio marcou o seu primeiro doblete nesta temporada na vitória por 2-1 sobre o Las Palmas.

Em 25/10/2015, em partida válida pela 9ª rodada da La Liga, o camisa 9 marcou o seu primeiro hat-trick desta temporada na vitória por 3-1 sobre o Eibar. Seis dias depois, em mais um jogo válido pela La Liga, Suárez marcou um dos gols no triunfo por 2-0 sobre o Getafe como visitante. Este foi o 11º gol do uruguaio na temporada e o seu 300º gol da carreira.

Em 21/11/2015, em jogo da 12ª rodada do Campeonato Espanhol, Luis Suárez marcou um doblete na vitória por 4-0 sobre o Real Madrid. Três dias depois, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o camisa 9 marcou outro doblete, desta vez na goleada por 6-1 sobre a Roma da Itália e além dos 2 gols no jogo, ele também deu o passe para um dos 2 gols de Leo (Messi) neste jogo.

Em 17/12/2015, na semifinal do Mundial Interclubes da FIFA 2015 contra o Guangzhou Evergrande da China, o uruguaio marcou todos os gols do Barça no triunfo por 3-0 sobre a equipe chinesa. Com esta vitória, o clube blaugrana se classificou para a final desta competição. Três dias depois, o Barcelona e o River Plate da Argentina decidiram o título deste Mundial Interclubes e com 2 gols de Suárez, o Barcelona venceu a equipe argentina por 3-0. Pela 3ª vez na história do clube, o Barcelona era o campeão de uma edição de um Mundial Interclubes. Suárez terminou o torneio como artilheiro com 5 gols em apenas 2 jogos e também foi eleito o melhor jogador do torneio.

Em 30/12/2015, em jogo da 17ª rodada da La Liga, o camisa 9 marcou mais um doblete, desta vez na goleada por 4-0 sobre o Real Bétis.

Em 17 de janeiro de 2016, em jogo da 20ª rodada do Campeonato Espanhol, Luis Suárez marcou um hat-trick na goleada por 6-0 sobre o Athletic Bilbao e ele não parou por aí, pois mesmo marcando 3 gols neste jogo, ele deu o passe para Neymar marcar o gol dele no jogo e também sofreu um pênalti que foi convertido por Messi.

Em 03/02/2016, no primeiro confronto válido pela semifinal da Copa do Rei, o uruguaio marcou outro hat-trick, desta vez na goleada por 7-0 sobre o Valencia e além de ter feito 4 gols nesta partida, ele também deu o passe para Leo marcar um dos seus 3 gols no jogo.

Em 14/02/2016, em jogo da 24ª rodada da La Liga, o camisa 9 marcou mais um hat-trick; 3 tentos na goleada por 6-1 sobre o Celta de Vigo e como senão bastasse, ele deu passes para os gols de Ivan Rakitić e de Neymar respectivamente.

Em 20/04/2016, em partida válida pela 34ª rodada da La Liga, Suárez fez 4 gols na goleada por 8-0 sobre o Deportivo La Coruña e além disso, ele também proveu 3 assistências; para o gol de Rakitić e para o gol de Messi neste jogo. Três dias depois, em mais uma partida válida pela La Liga, o uruguaio repetiu o feito e marcou 4 tentos na goleada por 6-0 sobre o Sporting Gijón e com isso, Luis Suárez se tornou o primeiro jogador da história da La Liga a marcar 4 gols em 2 jogos consecutivos.

Em 30/04/2016, em jogo da 36ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 9 marcou um dos gols na vitória por 2-0 sobre o Real Bétis em pleno Benito Villamarín – estádio do Bétis – e como resultado de mais um gol marcado neste campeonato, Suárez tornou-se o segundo jogador da história do clube a atingir a marca de 35 gols em uma única temporada.

Em 08/05/2016, em partida válida pela penúltima (37ª) rodada da La Liga, Luis Suárez marcou um doblete na goleada por 5-0 sobre o Espanyol e além dos 2 gols marcados no jogo, ele também deu o passe para Neymar marcar o gol dele na partida. Na rodada seguinte, a última do campeonato, o uruguaio marcou mais um hat-trick; marcou todos os gols do triunfo por 3-0 sobre o Granada e chegou a marca de 40 gols na La Liga 2015-16 e como consequência, ele foi o ganhador do Troféu Pichichi e não parou por aí, além deste troféu, Luis Suárez ganhou outro prêmio individual, tornou-se o primeiro jogador desde o ano de 2009 a conquistar tanto o Pichichi quanto a “Chuteira de Ouro”, além de Lionel Messi e de Cristiano Ronaldo.

Em suma, 14 de seus gols aconteceram em seus últimos 5 jogos da temporada. Suárez também liderou a liga em assistências, empatado em 16 com o seu companheiro de equipe, Messi, tornando-se o primeiro jogador a liderar o Campeonato Espanhol em gols e também em assistências.

Em 22/05/2016, na final da Copa do Rei diante do Sevilla, ao qual o Barcelona venceu por 2-0, o uruguaio sofreu uma lesão. O clube confirmou após a partida que Suárez havia sofrido uma contusão no tendão do joelho direito e provavelmente perderia pelo menos parte da próxima Copa América Centenário, em outras palavras, esta lesão impediu que ele voltasse a jogar uma competição com a seleção uruguaio após a suspensão da Copa do Mundo FIFA de 2014. O badalado trio MSN terminou a temporada com 131 gols marcados e assim sendo, o trio superou a marca da temporada anterior.

  • Números de Luis Suárez na sua 2ª Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
 53 *59  24  10 4766

* 59 gols dos quais 40 foram pela La Liga, 8 pela UEFA Champions League, 5 pelo Mundial Interclubes da FIFA, 5 pela Copa do Rei e 1 pela Supercopa da UEFA

2016-17

No primeiro jogo do Barcelona na temporada 2016-17, em 14 de agosto de 2016, no primeiro confronto da decisão da Supercopa da Espanha, Luis Suárez marcou 1 dos gols na vitória por 2-0 diante do Sevilla. Posteriormente, o Barça venceu o Sevilla novamente, desta vez por 3-0 e com isso, logo no começo desta temporada, o Barcelona já a iniciava com a conquista de um título.

Em 20/08/2016, na estreia da equipe catalã na La Liga, o uruguaio marcou um hat-trick na goleada por 6-2 sobre o Real Bétis.

Em 10/09/2016, em jogo da 3ª rodada da La Liga, Luis Suárez jogou a sua partida de número 100 com a camisa do Barcelona, no entanto, mesmo esta sendo uma ocasião especial, além do camisa 9 não marcar gols neste jogo, o Barcelona foi derrotado pelo placar de 2-1 para o Alavés em pleno Camp Nou. Embora ele não tenha marcado gol nesta partida, convém lembrar que Suárez reivindicou a distinção de marcar mais gols e assistências em seus primeiros 100 jogos na Espanha do que Cristiano Ronaldo e Messi; Suárez contribuiu com 88 gols e 43 assistências em seus primeiros 100 jogos pelo Barcelona, ​​contra os 95 gols e 29 assistências de Ronaldo, e 41 gols e 14 assistências de Messi.

Em 13/09/2016, o Barcelona fez a sua estreia na fase de grupos da UEFA Champions League e neste jogo, Luis Suárez marcou 2 gols na goleada por 7-0 sobre o Celtic da Escócia e além dos 2 tentos marcados no jogo, ele ainda contribuiu com um passe para Messi marcar um dos seus 3 gols na partida. Quatro dias depois, mas desta vez em partida válida pela 4ª rodada da La Liga, o camisa 9 marcou um dos gols na goleada por 5-1 sobre o Leganés como visitante e além de ter feito 1 gol neste jogo, ele contribuiu novamente ao prover duas assistências na partida; para um dos 2 gols de Messi e para o gol de Neymar.

Em 18/12/2016, em jogo da 16ª rodada da La Liga, Luis Suárez marcou o seu segundo doblete na temporada na goleada por 4-1 sobre o Espanyol e como era praxe, ele também contribuiu com uma assistência neste jogo; deu o passe para Leo marcar o seu gol na partida.

Em 11 de janeiro de 2017, no segundo confronto das oitavas de final da Copa do Rei, o uruguaio marcou um dos tentos da vitória por 3-1 sobre o Athletic Bilbao e com um placar agregado de 4-3 – o Barcelona perdeu o primeiro confronto por 2-1 -, o Barça se classificou para a fase seguinte desta competição. Três dias depois, mas desta vez em partida válida pela 18ª rodada da La Liga, o camisa 9 marcou um doblete na goleada por 5-0 sobre o Las Palmas.

Em 07/02/2017, no segundo confronto da semifinal da Copa do Rei contra o Atlético de Madrid, Suárez marcou o gol do Barcelona no empate em 1-1 com o time colchonero – Atlético de Madrid -, no entanto, ele levou um segundo cartão amarelo por uma suposta falta sobre o Koke e isso fez com que ele fosse impedido de jogar a final da Copa do Rei 2016-17. Em uma entrevista após a partida, Suárez discordou do cartão. Quanto ao primeiro embate entre estas duas equipes, o Barcelona venceu por 2-1 em pleno Vicente Calderón, estádio do time colchonero. Quatro dias depois, mas desta vez em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Espanhol, o uruguaio marcou um doblete na goleada por 6-0 sobre o Alavés e além dos 2 tentos no jogo, ele também proveu duas assistências; para o gol de Neymar e de Rakitić respectivamente.

Em 01/03/2017, em jogo da 25ª rodada da La Liga, o camisa 9 marcou o seu quinto doblete da temporada na goleada por 6-1 sobre o Sporting Gijón.

Em 29/04/2017, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, Luis Suárez marcou o seu último doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o Espanyol. Nas 3 rodadas seguintes do campeonato, o uruguaio marcou 3 gols; 1 gol na vitória por 4-1 sobre o Villareal no Camp Nou, 1 gol no triunfo por 4-1 sobre o Las Palmas fora de casa e na última rodada da La Liga 2016-17, vitória por 4-2 sobre o Eibar.

Em suma, Luis Suárez disputou 51 partidas, fez 37 gols e proveu 17 assistências nesta temporada sendo que ele foi o vice-artilheiro da La Liga 2016-17 com 29 gols, ficando atrás apenas de Lionel Messi que marcou 37 gols e além disso, ele também foi o 2º jogador que mais proveu assistências na La Liga 2016-17, o uruguaio proveu 14 assistências, ficando atrás apenas de Neymar que proveu 15 assistências.

  • Números de Luis Suárez na sua 3ª Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
 51 *37  17  13 1 4302

* 37 gols dos quais 29 foram pela La Liga, 4 pela Copa do Rei, 3 pela UEFA Champions League e 1 pela Supercopa da Espanha

2017-18

Devido a uma lesão no joelho, Suárez perdeu alguns jogos no início desta temporada, mas no seu retorno aos gramados em 9 de setembro de 2017, em jogo da 3ª rodada da La Liga, ele marcou um dos gols na goleada por 5-0 sobre o Espanyol.

Em 23/09/2017, em jogo da 6ª rodada da La Liga, o uruguaio marcou um dos gols na vitória por 3-0 sobre o Girona em pleno Municipal de Montilivi (estádio do Girona).

Em 14/10/2017, em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 9 evitou a derrota diante do Atlético de Madrid no novo estádio da equipe, o Wanda Metropolitano. Em outras palavras, as duas equipes ficaram no empate em 1-1.

Em 18/11/2017, em jogo da 12ª rodada da La Liga, Luis Suárez marcou o seu primeiro doblete da temporada no triunfo por 3-0 sobre o Leganés como visitante.

Em 17/12/2017, em partida válida pela 16ª rodada da La Liga, o uruguaio marcou o seu segundo doblete na temporada na goleada por 4-0 sobre o Deportivo La Coruña. Menos de uma semana depois, em mais um jogo válido pela La Liga, o camisa 9 marcou um dos tentos no triunfo por 3-0 sobre o rival Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, estádio dos “Los Blancos” (Real Madrid).

Em 14 de janeiro de 2018, em jogo da 19ª rodada da La Liga, o camisa 9 marcou um doblete no triunfo por 4-2 sobre o Real Sociedad como visitante e além disso, ele também deu o passe para o volante Paulinho fazer o gol dele nesta partida. Na rodada seguinte, em 21/01/2018, outro doblete, desta vez na goleada por 5-0 sobre o Bétis em pleno Benito Villamarín e além dos 2 gols marcados neste jogo, o uruguaio também contribuiu com mais 2 gols ao prover assistências para um dos 2 tentos de Messi no jogo e para Rakitić marcar o gol dele nesta partida.

Em 24/02/2018, em jogo da 25ª rodada do Campeonato Espanhol, Luis Suárez marcou o seu primeiro e único hat-trick da temporada na goleada por 6-1 sobre o Girona e além de fazer 3 gols na partida, o camisa 9 também deu passes para um dos 2 gols de Messi e para o brasileiro Philippe Coutinho marcar o gol dele no jogo.

Em 31/03/2018, em partida válida pela 30ª rodada da La Liga, o uruguaio e Leo impediram a derrota do Barcelona diante do Sevilla no estádio Ramón Sánchez Pizjuan aos 43 minutos e aos 44 minutos da segunda etapa respectivamente, em outras palavras, as duas equipes ficaram no empate em 2-2.

Em 14/04/2018, em jogo da 32ª rodada da La Liga, Suárez marcou um dos gols no triunfo por 2-1 contra o Valencia e com isso, ele ajudou a equipe catalã a garantir a mais longa sequência de invencibilidade (39 jogos) na história da La Liga. Uma semana depois, mais precisamente em 21/04/2018, o Barcelona e o Sevilla decidiram o título da Copa do Rei 2017-18 e com uma goleada por 5-0, o Barça levou a melhor e este triunfo contou com 2 gols de Luis Suárez.

Em 06/05/2018, em jogo da 36ª rodada do Campeonato Espanhol, o Barcelona empatou em 2-2 com o Real Madrid e como resultado, o clube catalão ampliou a sua invencibilidade no campeonato, com Suárez e Messi marcando os gols do Barça, antes de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale empatarem para o Real. Uma semana depois, em partida válida pela penúltima rodada (37ª) da La Liga, o uruguaio marcou o seu último tento nesta temporada na derrota por 5-4 para o Levante.

Em suma, nesta temporada, Luis Suárez disputou 51 partidas, marcou 31 gols e proveu 18 assistências. O uruguaio foi o 3º maior goleador da La Liga 2017-18 com 25 gols em 38 rodadas, ficando atrás apenas de Messi (34 gols) e de Cristiano Ronaldo (26 gols). Além de ter sido um dos jogadores que mais marcou gols no campeonato, ao lado de Messi e de Pablo Fornals do Villareal, ele foi o jogador que mais proveu assistências (12).

  • Números de Luis Suárez na sua 4ª Temporada no Barcelona
Veja Também!  AO VIVO Monaco x Nantes em tempo real
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
 51 *31  18  13 4447

* 31 gols dos quais 25 foram pela La Liga, 5 pela Copa do Rei e 1 pela UEFA Champions League

2018-19

Em 2 de setembro de 2018, em partida válida pela 3ª rodada da La Liga, Luis Suárez marcou os seus primeiros gols na temporada na goleada por 8-2 sobre o Huesca e além dos 2 gols marcados no jogo, o camisa 9 também deu o passe para o francês Ousmane Dembélé marcar o gol dele na partida. Uma semana depois, em mais um jogo da La Liga, o uruguaio marcou um dos gols no triunfo por 2-1 sobre o Real Sociedad no Anoeta, estádio do Sociedad. Convém lembrar que esta era a 4ª vitória do Barça em 4 rodadas da La Liga 2018-19.

Em 28/10/2018, em jogo da 10ª rodada da La Liga, Luis Suárez marcou um hat-trick na goleada por 5-1 sobre o Real Madrid e com isso, Suárez se tornou o único jogador do Barcelona (depois de Messi) a marcar um hat-trick no “El Clasico” na La Liga desde Romário em 1994. Seis dias após a vitória sobre o rival Real Madrid, em mais um jogo do Campeonato Espanhol, o uruguaio marcou um doblete no triunfo por 3-2 sobre o Rayo Vallecano.

Em 13 de janeiro de 2019, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 9 marcou o seu terceiro doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o Eibar e além dos 2 gols marcados neste jogo, Suárez também deu o passe para Messi marcar o gol dele na partida.

Até aqui, Luis Suárez marcou 15 gols em 26 partidas e assim sendo, ele é o vice-artilheiro da La Liga 2018-19, no momento só está atrás do seu companheiro de clube: Lionel Messi.

  • Números de Luis Suárez na sua 5ª e atual Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
 26 *15  7  4 **2133

* Gols válidos pela La Liga

** esta temporada ainda está em andamento

Títulos que conquistou no Barcelona até aqui

  • La Liga 2014-15, 2015-16 e 2017-18
  • Copa do Rei 2014-15, 2015-16, 2016-17 e 2017-18
  • Supercopa da Espanha 2016 e 2018
  • UEFA Champions League 2014-15
  • Supercopa da UEFA 2015
  • Mundial Interclubes da FIFA 2015
  • O vídeo abaixo mostra 100 dos 166 gols que Luis Suárez marcou com a camisa do Barcelona
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 11 de janeiro de 2017 por Wouva

Os Números de Luis Suárez na seleção do Uruguai

 

Uruguai

Seleções de Base

Antes de jogar pela seleção principal do Uruguai, Suárez jogou pelas seleções de base do seu país e a primeira convocação dele foi para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2007, mas o seu clube naquela época, Groningen, não o liberou para jogar pela seleção de base do Uruguai. Mas, ele foi liberado para jogar as finais do torneio e marcou 2 gols em 4 jogos. Seus gols aconteceram em um empate na fase de grupos contra a Espanha e nas oitavas de final contra os Estados Unidos, mas a seleção norte-americana venceu a seleção uruguaia por 2–1 e com isso, os uruguaios foram eliminados do torneio.

Seleção Principal

Suárez fez a sua estreia pela seleção principal do Uruguaio em 12 de setembro de 2007, em um amistoso contra a seleção da África do Sul, ao qual as duas seleções ficaram no empate em 0-0. O “Pistolero” – Luis Suárez – jogou entre os titulares desde o início da partida.

Em 13/10/2007, o técnico Óscar Tabárez escalou o Suárez entre os titulares em jogo válido pela 1ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2010 e logo no seu primeiro jogo importante com a camisa da seleção “celeste”, ele marcou um dos gols na goleada por 5-0 sobre a Bolívia; este foi o primeiro gol de Suárez com a camisa da seleção uruguaia. Além deste tento, o “Pistolero” marcou mais 4 gols nas Eliminatórias.

Copa do Mundo FIFA de 2010

Pouco antes do início da Copa do Mundo da FIFA de 2010 na África do Sul, o técnico Óscar Tabárez divulgou a lista dos 23 convocados para a disputa desta Copa e o nome de Luis Suárez estava nesta lista. Na estreia da seleção uruguaia na Copa, empate em 0-0 com a França. No segundo jogo do Uruguai na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2010, vitória por 3-0 sobre a seleção anfitriã, a África do Sul, e 2 dos 3 gols da seleção uruguaia teve a participação de Suárez; sofreu o pênalti que foi convertido por Diego Forlán e depois proveu a assistência para o gol do lateral Álvaro Pereira (já jogou pelo São Paulo). Na última rodada da fase de grupos, Suárez marcou o único gol da vitória do Uruguai sobre o México e com isso, a “seleção celeste” se classificou para a fase de mata-mata desta Copa.

Nas oitavas de final, o Uruguai enfrentou a Coreia do Sul e com Luis Suárez inspirado, venceu a seleção sul-coreana por 2-1; os 2 gols da seleção uruguaia na partida foram marcados pelo camisa 9 (Luis Suárez). Após o jogo, ele foi eleito “o melhor jogador da partida”. Esta vitória colocou o Uruguai nas quartas de final pela primeira vez desde a Copa do Mundo de 1970.

Nas quartas de final, o Uruguai enfrentou Gana, o placar foi um empate em 1-1 no tempo regulamentar e este empate persistiu na prorrogação. No final do tempo extra, em um chute de uma cobrança de falta, Suárez bloqueou o chute de Stephen Appiah na linha do gol. No entanto, no lance seguinte, em uma cabeçada na bola de Dominic Adiyiah ele “defendeu” este chute com as mãos e por isso ter acontecido dentro da grande área, além do árbitro assinalar o pênalti para a seleção ganesa, Suárez foi expulso da partida. Porém, Asamoah Gyan acertou o travessão na cobrança de pênalti e Suárez, que tinha parado para assistir, comemorou antes de descer pelo túnel. Posteriormente, o Uruguai venceu a disputa por pênaltis pelo por 4-2 e avançou para as semifinais da Copa do Mundo FIFA de 2010.

Após a partida na qual o Uruguai venceu Gana nos pênaltis, Suárez disse: “Eu fiz a defesa do torneio!”. Além disso, ele também disse que não havia outra alternativa e que agiu por instinto e faria de novo se isso ajudasse a sua equipe a vencer. O técnico da seleção de Gana, Milovan Rajevac, já tinha uma outra visão e disse que o que houve foi uma “injustiça” e que Suárez foi considerado um vilão e um trapaceiro. Outros o viam como um herói. Devido à suspensão automática que acompanha o cartão vermelho, Suárez não pôde jogar a semifinal contra a Holanda.

Na semifinal contra a seleção holandesa, a ausência do camisa 9 foi sentida e o Uruguai perdeu o jogo pelo placar de 3-2 e com esta derrota, a seleção uruguaia teve de se contentar com a disputa do 3º lugar.

Na disputa do 3º lugar, o Uruguai contou com o retorno de Suárez para enfrentar a Alemanha, mas mesmo com o retorno dele, a seleção “celeste” perdeu por 3-2, mas convém lembrar que um dos gols do Uruguai nesta partida contou com a participação do camisa 9 que deu o passe para Edinson Cavani marcar o gol dele na partida.

  • Desempenho de Luis Suárez na Copa do Mundo FIFA de 2010
Pd Gm A CA CV Mj nesta Copa do Mundo
6 3 3 1 543

Copa América 2011

Logo após o término da Copa do Mundo FIFA de 2010, onde a seleção uruguaia terminou em 4º lugar, a equipe começou a ser preparada para a disputa da Copa América 2011, competição que seria realizada na Argentina. O primeiro jogo após a Copa do Mundo era um amistoso contra a Angola em agosto de 2010, no entanto, Suárez não foi convocado por motivos pessoais. Dois meses depois, a seleção uruguaia fez uma pequena turnê pelo continente asiático para enfrentar as seleções da Indonésia e da China. O Uruguai venceu os 2 amistosos sem dificuldades, pois contra a Indonésia, goleada por 7-1 com um hat-trick do camisa 9 e contra a China, vitória por 4-0.

No último jogo (amistoso) do ano de 2010, mesmo com Luis Suárez jogando, o Uruguai perdeu para o Chile pelo placar de 2-0.

No início do ano de 2011, Luis perdeu os 2 primeiros jogos da preparação para a Copa América contra a Estônia e contra a Irlanda, por causa de uma contração muscular, mas ele voltou para jogar os últimos 3 jogos antes do início da Copa América; contra as seleções da Alemanha, da Holanda e da Estônia. Destes 3 jogos, Suárez só marcou em um deles; no empate em 1-1 com a Holanda. Nos outros 2 jogos, aos quais o Uruguai perdeu para a Alemanha por 2-1 e venceu a Estônia por 3-0.

No sorteio do ano anterior, definiu-se que a seleção “celeste” estaria no grupo C juntamente com as seleções do Chile, do Peru e do México. Na estreia do Uruguai nesta Copa América, Suárez marcou o gol que impediu a derrota da seleção uruguaia na estreia da fase de grupos desta Copa América, em outras palavras, as duas seleções empataram em 1-1. Na partida seguinte, o camisa 9 deu o passe para Álvaro Pereira marcar o único tento do Uruguai no jogo; empate em 1-1 com o Chile. No último jogo da fase de grupos, a seleção uruguaia venceu o México por 1-0 e com 5 pontos conquistados, a seleção “celeste” terminou esta fase em 2º lugar e assim sendo, se classificou para a fase de mata-mata desta competição.

Nas quartas de final, o Uruguai enfrentou a seleção anfitriã – a Argentina – e com um empate em 1-1 no tempo regulamentar e a persistência do empate na prorrogação, a vaga para a fase seguinte teve de ser decidida nos pênaltis. Suárez foi o segundo jogador do Uruguai a bater e ele converteu a sua penalidade e o Uruguai venceu a Argentina por 5-4 na disputa por pênaltis e com isso, a seleção uruguaia avançou para a semifinal desta Copa América.

Na semifinal, o Uruguai enfrentou uma das seleções com as quais jogou na fase de grupos – o Peru – e nesta partida, Luis Suárez foi o principal destaque ao marcar os gols da vitória por 2-0 sobre a seleção peruana e com isso, a “celeste” se classificou para a final da Copa América 2011.

Na final diante do Paraguai, ao lado de Diego Forlán, Suárez foi um dos destaques do triunfo por 3-0 sobre a seleção paraguaia porque além de ter feito 1 gol neste jogo, ele também deu o passe para um dos 2 gols de Forlán na partida. A recompensa pelas atuações foi reconhecida e assim sendo, Luis Suárez foi eleito pela CONMEBOL – Confederação sul-americana de Futebol – o melhor jogador desta Copa América. Ele também ganhou a “Bola de Prata” pelos 4 gols marcados ao longo do torneio, superado apenas pelo peruano Paolo Guerrero, que marcou 5 gols.

Luis Suárez beijando o troféu da Copa América 2011
  • Desempenho de Luis Suárez na Copa América 2011
Pd Gm A CA CV Mj nesta Copa América
6 4 2 2 550

Olimpíadas Londres 2012

Em 9 de julho de 2012, mesmo com 25 anos de idade – a idade máxima para disputar os jogos olímpicos é de 23 anos, mas o técnico pode convocar no máximo 3 jogadores acima dos 23 -, Suárez foi um dos convocados do time olímpico do Uruguai e ele não foi o único, o seu companheiro de equipe do Liverpool, Sebastián Coates, também foi um dos convocados para competir nos Jogos Olímpicos. No primeiro amistoso antes do início dos Jogos Olímpicos contra o Chile, Suárez marcou 3 gols para o Uruguai, que reverteu uma desvantagem de 2-0 e venceu este amistoso por 6-4.

Por ser um dos 3 jogadores mais velhos do time, o técnico Óscar Tabárez deu a braçadeira de capitão para Luis Suárez. Depois de uma vitória por 2-1 na estreia sobre os Emirados Árabes Unidos com o atacante do Liverpool dando o passe para Nicolás Lodeira marcar o gol dele no jogo, nas duas partidas seguinte, derrota por 2-0 para Senegal e derrota por 1-0 para a Grã Bretanha e com isso, o Uruguai deu adeus às chances de conquistar uma medalha nesta edição dos Jogos Olímpicos.

  • Desempenho de Luis Suárez nas Olimpíadas 2012
Pd Gm A CA CV Mj nas Olimpíadas
3 1 1 270

Copa das Confederações FIFA de 2013

Por ser o atual campeão da Copa América, o Uruguai disputou a Copa das Confederações FIFA de 2013 no Brasil e como era de se esperar, Luis Suárez foi um dos convocados pelo técnico Óscar Tabárez para a disputa deste torneio. Logo na estreia do Uruguai nesta Copa das Confederações diante da Espanha, o camisa 9 marcou o único gol da seleção uruguaia na partida que perdeu para a seleção espanhola por 2-1. Na partida seguinte, vitória por 2-1 sobre a Nigéria e na última rodada da fase de grupos desta Copa das Confederações, Suárez saiu do banco para entrar no lugar de Gastón Ramírez e marcou um doblete na goleada por 8-0 sobre o Taiti e com os 2 gols marcados nesta partida, ele se tornou o maior artilheiro da história da seleção uruguaia com 35 gols, superando Diego Forlán.

Na semifinal, o Uruguai enfrentou a seleção anfitriã – o Brasil – e diferentemente dos últimos 2 jogos, aos quais venceu, desta vez o Uruguai perdeu por 2-1 e com isso, teve de se contentar com a disputa do 3º lugar.

Na disputa do 3º lugar, o Uruguai enfrentou a Itália e após o empate em 2-2 no tempo regulamentar e na prorrogação, a seleção italiana levou a melhor na disputa por pênaltis e venceu por 3-2.

  • Desempenho de Luis Suárez na Copa das Confederações FIFA de 2013
Pd Gm A CA CV Mj nesta Copa das Confederações
5 3 1 403

Copa do Mundo FIFA de 2014

Luis Suárez foi o artilheiro das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014 com 11 gols marcados em 18 rodadas e a melhor partida do camisa 9 com a camisa da seleção uruguaia nestas Eliminatórias foi em 11/11/2011, a qual ele marcou todos os gols da goleada por 4-0 sobre o Chile. O Uruguai terminou em 5º lugar nas Eliminatórias e em decorrência disso, teve de disputar a repescagem contra uma seleção do continente asiático – a Jordânia – em novembro de 2013 e logo no primeiro confronto, a seleção uruguaia levou a melhor e venceu por 5-0. No segundo confronto, os uruguaios jogaram para o “gasto” e empataram em 0-0 com a Jordânia e assim sendo, o Uruguai se classificou para a Copa do Mundo FIFA de 2014 que realizar-se-ia no Brasil.

Pouco menos de 1 mês antes do início da Copa do Mundo, em 22/05/2014, Suárez passou por uma cirurgia de emergência no joelho esquerdo. Ele ficou confinado a uma cadeira de rodas por um tempo e em decorrência disso, começaram a surgir rumores de que ele não poderia jogar a Copa do Mundo, mas ele conseguiu se recuperar a tempo. Por segurança, no primeiro jogo da seleção uruguaia na Copa do Mundo FIFA de 2014, Óscar Tabárez poupou o camisa 9 na estreia e sem ele em campo, o Uruguai perdeu por 3-1 para a Costa Rica. Na partida seguinte, Tabárez o escalou entre os titulares e ele não decepcionou; marcou os gols da seleção uruguaia no triunfo por 2-1 sobre a Inglaterra na Arena Corinthians em São Paulo.

Na última partida do Uruguai na fase de grupos desta Copa do Mundo em 24/06/2014, o Uruguai precisava de uma vitória para avançar para a fase de mata-mata, já a Itália só precisava de um empate.

Durante o jogo entre Uruguai e Itália, por volta dos 34 minutos do segundo tempo, Suárez entrou em confronto com o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, enquanto esperava por uma cruzamento. No entanto, os replays mostraram que Suárez mordeu ombro do defensor italiano (Chiellini mostrou marcas de mordida) e na progressão da jogada, o atacante uruguaio caiu com as mão sobre o rosto. O incidente controverso fez manchetes em todo o mundo. Os jogadores italianos protestaram com o árbitro mexicano Marco Antonio Rodríguez por não penalizar Suárez pela mordida, o Uruguai ganhou um escanteio e marcou e com isso, a seleção uruguaia venceu a seleção italiana por 1-0 e com isso, se classificou para a fase de mata-mata da Copa do Mundo FIFA de 2014.

  • Desempenho de Luis Suárez na Copa do Mundo FIFA de 2014
Pd Gm A CA CV Mj nesta Copa do Mundo
2 2 178

Suspensão

Dois dias após o jogo contra a Itália, o Comitê Disciplinar da FIFA baniu Suárez por 9 partidas com a seleção do Uruguai, com efeito imediato, o que significa que ele não participaria mais da Copa do Mundo. A proibição o afastou da Copa América de 2015 também. Foi o “gancho” mais longo da história da Copa do Mundo, superando a suspensão de 8 jogos dada ao italiano Mauro Tassotti por ter quebrado o nariz do espanhol Luis Enrique na Copa do Mundo de 1994. Além disso, ele também foi proibido de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol (incluindo entrar em qualquer estádio) por 4 meses e multado em 100 mil francos suíços. Sete membros da FIFA revisaram os lances do incidente a partir de 34 ângulos de câmera e rejeitaram a defesa de Suárez de que a mordida foi resultado de uma colisão acidental.

Sem poder contar com um dos seus principais jogadores para a fase de mata-mata desta Copa do Mundo, nas oitavas de final contra a Colômbia, o Uruguai perdeu por 2-0 no Maracanã e assim sendo, o sonho de conquistar a Copa do Mundo pela 3ª vez na história, foi adiado para a Copa do Mundo FIFA de 2018.

Ainda convém lembrar que a AUF (Associação uruguaia de Futebol) tentou apelar desta decisão, no entanto, sem sucesso. Para Chiellini, o jogador que foi mordido chamou esta suspensão de “excessiva” enquanto o sindicato dos jogadores internacionais, FIFPro, pediu que Suárez “recebesse todo o apoio de que precisasse” e que “o foco deve ser na reabilitação e tratamento ” de Suárez.

Seis dias após o incidente, em 30 de junho, Suárez pediu desculpas a Chiellini através do Twitter e jurou nunca repetir o incidente.

Apesar de estar suspenso, isso não o impedia de se transferir para outro clube e em 11/07/2014, o Barcelona anunciou a contratação de Luis Suárez. Dias antes da transferência, o pedido de desculpas de Suárez a Chiellini foi elogiado por vários indivíduos do clube catalão. O presidente do Barcelona, ​​Josep Maria Bartomeu, disse que o pedido de desculpas era “honroso”, o diretor esportivo Andoni Zubizarreta acolheu Suárez e disse que ele era “humilde o suficiente para admitir um erro”, enquanto a outra nova contratação do Barcelona, Ivan Rakitić, elogiou o “caráter e força” de Suárez.

Copa América Centenário 2016

Em 25 de março de 2016, depois de mais de um ano sem vestir o manto “celeste”, Suárez voltou a jogar pela seleção uruguaia em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018 e no seu retorno, ele marcou um dos gols do Uruguai no empate em 2-2 com o Brasil. Posteriormente, ele foi um dos 23 jogadores convocados para a Copa América Centenário 2016, porém em 22/05/2016, na final da Copa do Rei 2015-16, ele saiu de campo lesionado, mas mesmo assim, Óscar Tabárez manteve o nome de Suárez na lista dos 23 jogadores. Apesar de ter permanecido no time, ele não jogou os 2 primeiros jogos do Uruguai nesta Copa América; derrotas por 3-1 para o México na estreia e outra derrota por 1-0 para a Venezuela, o que resultou em uma eliminação na fase de grupos deste torneio.

Luis Suárez foi mais uma vez deixado no banco de reservas no último jogo do Uruguai nesta Copa América, ao qual a seleção uruguaia venceu a Jamaica por 3-0 em 14/06/2016.

  • Desempenho de Luis Suárez na Copa América Centenário
Pd Gm A CA CV Mj nesta Copa América
00

Copa do Mundo FIFA de 2018

Como já foi dito acima, no primeiro jogo do “Pistolero” após o término da suspensão, ele marcou um dos gols do Uruguai no empate em 2-2 com o Brasil e além deste tento, ele marcou mais 4 gols nas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018 e o melhor jogo dele nesta edição das Eliminatórias foi em 11 de outubro de 2017 contra a Bolívia, nesta partida o camisa 9 marcou um doblete – 2 gols – na vitória por 4-2 sobre a seleção boliviana. Quanto a seleção uruguaia, terminou as Eliminatórias em 2º lugar, ficando atrás apenas do Brasil.

Em março de 2018, na preparação para a disputa da Copa do Mundo na Rússia, o Uruguai foi o campeão da Copa da China, e em um dos jogos deste torneio, Suárez marcou o seu 50º gol com a camisa da seleção uruguaio ao converter um pênalti contra a República Tcheca nas semifinais, um jogo no qual o Uruguai venceu por 2-0.

Em 15/06/2018, na estreia do Uruguai na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2018, vitória por 1-0 sobre o Egito. Na rodada seguinte, uma ocasião especial para Suárez – o seu 100º jogo com a camisa da seleção “celeste” – e assim sendo, o camisa 9 a celebrou marcando o gol do triunfo do Uruguai sobre a Arábia Saudita. No último jogo do Uruguai na fase de grupos desta Copa do Mundo, Suárez marcou um dos gols na vitória por 3-0 sobre a seleção anfitriã – a Rússia – e com isso, a seleção uruguaia se classificou para a fase de mata-mata desta Copa do Mundo.

Nas oitavas de final, o Uruguai enfrentou Portugal e levou a melhor e venceu por 2-0. Convém lembrar que o camisa 9 foi o autor da assistência para o primeiro gol de Cavani nesta partida; Cavani fez os 2 gols da seleção uruguaia nesta partida. No entanto, neste mesmo jogo, o autor dos 2 tentos se lesionou e na fase seguinte da competição, quartas de final, o Uruguai perdeu para a França pelo placar de 2-0 e com isso, a seleção “celeste” deu adeus ao sonho de conquistar o seu 3º título de Copa do Mundo.

  • Desempenho de Luis Suárez na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj nesta Copa do Mundo
5 2 1 450

 

Títulos que conquistou pela seleção do Uruguai

  • Copa América 2011
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Luis Suárez marcou pela seleção do Uruguai até aqui
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 2 de outubro de 2018 por AmanecerBuho

Total

Pd Gm A CA CV Mj
106 55 28 15 1 8580
Prêmios individuais
  • Maior artilheiro da história da Seleção Uruguaia de Futebol (45 gols)
  • Melhor jogador da Copa América: 2011
  • Bota de ouro da UEFA: 2013–14, 2015–16
  • LaLiga World Player da La Liga de 2015–16
  • Trofeo Pichichi: 2015–16
  • Futebolista do Ano pela PFA: 2013–14
  • Equipe do Ano da PFA: 2012–13, 2013–14
  • Troféu EFE: 2014–15
  • Melhor Jogador da Copa do Mundo de Clubes FIFA: 2015
  • FIFPro World XI: 2016
  • Jogador do ano no Campeonato Holandês: 2009–10
  • Jogador do ano do Ajax: 2008–09, 2009–10
  • Melhor Jogador da Inglaterra 2013
  • 3º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • 5º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)
  • Melhor jogador da partida da Copa do Mundo de 2018: Uruguai 1–0 Arábia Saudita, Uruguai 3–0 Rússia

Artilharias

  • Eredivisie 2009–10 (35 gols)
  • Copa KNVB 2009–10 (8 gols)
  • Premier League 2013–14 (31 gols)
  • Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014 (11 gols)
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2015 (5 gols)
  • La Liga de 2015–16 (40 gols)
  • Copa del Rey de 2015–16 (5 gols)

Considerações Finais

Com base em todos os dados e números analisados até aqui pode-se concluir que Luis Suárez é um jogador com uma “habilidade técnico notável”, pois cria chances de gols, faz gols e ele também deixa os companheiros frente a frente com o goleiro adversário. Não é por acaso que Harry Redknapp disse que ele pode jogar em qualquer posição no ataque; seja como centroavante, como ou atrás como segundo atacante.

O técnico Óscar Tabárez, chamou Suárez de “um grande atacante, um jogador de elite entre os atacantes do mundo”. Kenny Dalglish, seu ex-treinador na época em que ele jogou no Liverpool disse que “ele é inteligente e teve uma formação fantástica no Ajax”. O ex-atacante do Liverpool John Aldridge disse que as suas habilidades permitem que ele fique em posição de marcar e escapar dos defensores.

Além de Redknapp, Tabárez e de Dalglish, outro treinador que elogiou Suárez foi Marco van Basten, mas com algumas ressalvas, pois disse que ele é imprevisível e isso o torna especial, mas o relacionamento entre os 2 era tenso por causa da tendência que ele tinha em levar cartões, às vezes desnecessários.

E para vocês? Luis Suárez é um dos melhores atacantes do mundo? Ele é um verdadeiro 9?



Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.