Quando cita-se um dos melhores jogadores da atualidade, senão o melhor jogador da atualidade com menos de 20 anos de idade, obviamente refere-se a Kylian Mbappé que atualmente joga pelo Paris Saint-Germain da França e que também atua pela seleção da França.

Kylian Mbappé Lottin nasceu em 20/12/1998 em Bondy, na França. Atualmente, ele é considerado o jogador mais caro do mundo de uma perspectiva de valor de transferência pelo CIES (Centro de Estudos de Esportes Internacionais).

Mbappé começou a se destacar ainda muito jovem, pois no ano de 2015, quando ele ainda tinha 16 anos de idade, ele fez a sua estreia pelo profissional do Monaco. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira de Mbappé? Por quais clubes ele jogou? Quais feitos ele atingiu até aqui?

Juvenil

Kylian Mbappé nasceu na cidade de Bondy, região metropolitana de Paris. No entanto, o seu pai, Wilfried Mbappé, nasceu e passou a maior parte da vida dele no Camarões e além de ser um agente, ele também é técnico de futebol. Quanto a sua mãe, Fayza Lamari, é de origem argelina – da Argélia – e é uma ex-jogadora de handball. Kylian tem um irmão, cujo nome é Ethan Mbappé e que joga pela equipe sub-12 do PSG. Além disso, o irmão adotivo dele, Jirés Kembo Ekoko – joga pelo Bursaspor da Turquia -, também é um jogador profissional. Kylian Mbappé teve como seu ídolo o atacante português Cristiano Ronaldo na sua infância e adolescência.

Mbappé começou a sua carreira como jogador no AS Bondy, time comandado pelo seu pai, Wilfried. Além de ter sido treinado pelo seu pai, ele teve outro treinador no AS Bondy, Antonio Riccardi. Desde esta época ele já mostrava que tinha talento com a bola nos pés e por esta razão, Riccardi deu a seguinte declaração:

“A primeira vez que eu o treinei foi quando ele ainda tinha 6 anos de idade. Dava para notar que ele era diferente. Kylian podia fazer muito mais do que as outras crianças. os Seus dribles já eram fantásticos e ele era muito mais rápido do que os outros meninos. Ele foi o melhor jogador que eu já vi em 15 anos treinando aqui. Em Paris há muitos talentos, mas nunca vi um talento como ele. Ele era o que chamamos de ‘craque’ (o melhor).”

 

A Carreira de Kylian Mbappé em Números

 

Monaco

Categorias de Base

Depois de se destacar no juvenil do AS Bondy ele se mudou para a academia de Clairefontaine que é nada mais e nada menos do que o centro da federação francesa de futebol, cuja especialidade é treinar jogadores franceses. A academia é um dos 12 centros de elite distribuídos em toda a França que estão sob a supervisão da Federação Francesa de Futebol (FFF).

Mbappé e o seu ídolo de infância, Cristiano Ronaldo.

Kylian Mbappé voltou a impressionar e isso fez com que ele despertasse o interesse de clubes franceses e também dos seguintes clubes: Real Madrid da Espanha, Chelsea, Liverpool e Manchester City da Inglaterra e o Bayern de Munique da Alemanha. Inclusive, ele viajou com a mãe para Londres quando ainda tinha 11 anos de idade para fazer testes no Chelsea jogando uma partida pela equipe juvenil contra o Charlton Athletic. Porém, ele foi reprovado nos testes por causa da pouca aplicação defensiva, conforme revelou o ex-olheiro do clube inglês Serge Daniel Boga [1].

Mbappé se estabeleceu no Monaco e com isso, ele optou por assinar o seu primeiro contrato profissional com o clube monegasco no início do ano de 2016, acabando por assinar um contrato de 3 anos. “Este é o clube que me ajudou a crescer”, disse ele. “Eu me sinto bem aqui, e vou poder continuar dando novos passos adiante.” Coincidentemente, Mbappé começou a dar os seus primeiros passos na carreira no mesmo clube em que um outro grande ídolo francês iniciou a sua carreira, Thierry Henry.

2015-16

Mbappé fez a sua estreia no time principal do Monaco em 2 de dezembro de 2015 em jogo válido pela 16ª rodada da Ligue 1 (Campeonato Francês), ao qual os “Monegascos” – Monaco – ficaram no empate em 1-1 com o Caen. Ele entrou na partida aos 43 minutos da segunda etapa no lugar do lateral português Fabio Coentrão – atualmente joga pelo Rio Ave de Portugal – e com isso, com apenas 16 anos – e 347 dias -, ele se tornou o jogador mais jovem a estrear com a camisa do Monaco, assim batendo um recorde que pertencia a Thierry Henry que estreou com a camisa da equipe monegasca no ano de 1994.

Em 20 de fevereiro de 2016, em jogo da 27ª rodada da Ligue 1, o técnico Leonardo Jardim o colocou na partida aos 28 minutos do segundo tempo no lugar de Vágner Love (ex-Corinthians, Palmeiras e Flamengo) e nos minutos finais do jogo, Mbappé marcou o seu primeiro gol como profissional e assim sendo, o Monaco venceu o Troyes por 3-1; com apenas 17 anos e 62 dias, ele se tornou o jogador mais jovem a marcar um tento pela equipe principal na história do Monaco – mais uma vez superando Henry neste processo. Na rodada seguinte do Campeonato Francês, em confronto contra o Nantes, o garoto de 17 anos ganhou foi escalado por Leonardo Jardim pela primeira vez como titular, mas mesmo com ele iniciando entre os titulares, a equipe monegasca e o Nantes ficaram no empate em 0-0.

Em 06/03/2016, Mbappé assinou o seu primeiro contrato profissional, um contrato de 3 anos, vinculando-o ao Monaco até junho de 2019. Em uma entrevista à CNN, Vadim Vasilyev, vice-presidente do Monaco, o homem que desempenhou um papel fundamental na vinda de Mbappé a equipe monegasca convenceu o jovem de Bondy a assinar o seu primeiro contrato profissional com o clube da Ligue 1 e além disso, ele também afirmou que sabia desde cedo que Mbappé era um “fenômeno”.

Ao término desta temporada, o Monaco terminou a Ligue 1 na 3ª colocação e com isso, ganhou a chance de disputar os play-offs da Liga dos Campeões. Quanto a Kylian Mbappé, ele marcou apenas 1 gol e proveu duas assistências nas 14 partidas em que disputou na sua 1ª Temporada como jogador profissional.

  • Números de Mbappé na sua 1ª Temporada no Monaco
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
 14 *1  2  1 496

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* Gol válido pela Ligue 1

2016-17

Logo no início da temporada 2016-17, o treinador Leonardo Jardim escalou Mbappé entre os titulares na estreia da Ligue 1 diante do Guingamp – em 12/08/2016 -, no entanto, o garoto de 17 anos foi substituído ainda no final do primeiro tempo por Bernardo Silva devido a uma lesão. Ele só retornou aos gramados em 27 de setembro de 2016 em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, partida na qual o Monaco e o Bayer Leverkusen da Alemanha ficaram no empate em 1-1 no Stade Louis II, estádio da equipe monegasca.

Em 21/10/2016, em jogo da 10ª rodada da Ligue 1, Mbappé marcou o seu primeiro tento nesta temporada na goleada por 6-2 sobre o Montpellier e além de ter feito um gol nesta partida, ele sofreu um pênalti que foi convertido por Radamel Falcao e cruzou a bola na cabeça de Valère Germain para ele marcar o gol dele neste jogo.

Em 14/12/2016, em confronto válido pelas oitavas-de-finais da Copa da Liga Francesa, Mbappé marcou o seu primeiro hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols no mesmo jogo – da carreira na goleada do Monaco por 7-0 sobre o Rennes no Stade Louis II. Convém lembrar que este foi o primeiro hat-trick marcado por um jogador do Monaco em uma competição desde Sonny Anderson em 1997.

Em 11 de fevereiro de 2017, em jogo da 25ª rodada do Campeonato Francês, o jovem de 18 anos marcou o seu segundo hat-trick da carreira na goleada por 5-0 sobre o Metz e como consequência ele acabará de quebrar mais um recorde ao marcar 3 tentos neste jogo, pois ele se tornou o jogador mais jovem a marcar um hat-trick na Ligue 1 desde que Jérémy Ménez o fez jogando pelo Sochaux na temporada 2004-05.

Paralelamente a disputa da Ligue 1, o Monaco se encontrava nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League 2016-17 e em 21/02/2017, a equipe monegasca enfrentou o Manchester City da Inglaterra no Etihad Stadium – estádio da equipe inglesa – e Mbappé marcou um dos gols do Monaco neste jogo, porém a equipe monegasca perdeu por 5-3 para a equipe inglesa, mas por outro lado pode-se dizer que este não foi um resultado ruim, pois bastava uma vitória por 2-0 no Stade Louis II que o Monaco avançava para a fase seguinte.

Em 05/03/2017, em jogo da 28ª rodada da Ligue 1, Mbappé marcou 2 gols no primeiro tempo da vitória por 4-0 sobre o Nantes e com isso, ele se tornou o jogador mais jovem da Ligue 1 a chegar a marca de 10 gols nos últimos 30 anos. Seis dias depois deste triunfo diante do Nantes, em mais um jogo válido pelo Campeonato Francês, Mbappé marcou um dos gols da vitória por 2-1 sobre o Bordeaux e com este tento, ele chegou a marca de 7 gols nas suas últimas 4 partidas.

Veja Também!  Como assistir SpVgg Greuther Fürth x VfL Osnabrück Futebol AO VIVO - Campeonato Alemão 2ª Divisão 2020

No segundo confronto das oitavas-de-finais da Liga dos Campeões contra o Manchester City em 15/03/2017, Mbappé marcou um dos gols na vitória do Monaco por 3-1 sobre os Cityzens – Manchester City – e assim sendo, a equipe monegasca se classificou para as quartas-de-finais da UEFA Champions League 2016-17. Quatro dias após o triunfo diante do Manchester City, o jovem de 18 anos voltou a ser destaque na vitória por 3-0 sobre o Caen na 30ª rodada da Ligue 1 ao fazer 2 dos 3 tentos do Monaco neste jogo e além disso, ele sofreu o pênalti que foi convertido pelo volante brasileiro Fabinho no início do segundo tempo.

Em 12/04/2017, no primeiro confronto válido pelas quartas-de-finais da UEFA Champions League, Mbappé marcou 2 tentos na vitória do Monaco por 3-2 sobre o Borussia Dortmund da Alemanha em pleno Signal Iduna Park, estádio do clube alemão. No segundo confronto entre as duas equipes em 19/04/2017 no Stade Louis II, o jovem de 18 anos marcou 1 dos gols em mais um triunfo da equipe monegasca sobre os alemães, desta vez vitória por 3-1. Com um placar agregado de 6-3, o Monaco avançou para a fase seguinte desta competição e nas semifinais, a equipe monegasca enfrentou a Juventus e nos 2 confrontos diante da equipe italiana, o Monaco perdeu por 2-0 e 2-1 respectivamente e com isso, os “Les Rouge et Blanc” – Monaco – foram eliminados nas semifinais, mas convém lembrar que no segundo jogo no Stade Louis II, Mbappé marcou o único gol do Monaco nesta partida.

Em 17/05/2017, em jogo atrasado da 31ª rodada da Ligue 1, Mbappé marcou o seu último tento com a camisa do clube do principado de Mônaco na vitória por 2-0 sobre o Saint-Ètienne.

Ao término desta temporada, o clube monegasco acabou com a sequência de 4 títulos consecutivos do Paris Saint-Germain no Campeonato Francês e se sagrou como o campeão da Ligue 1 2016-17. Quanto ao jovem de 18 anos, ele marcou 26 gols e proveu 15 assistências em 44 jogos disputados.

  • Números de Mbappé na sua 2ª Temporada no Monaco
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
 44 *26  15  2 2663

* 26 gols dos quais 15 foram pela Ligue 1, 6 pela UEFA Champions League, 3 pela Copa da Liga Francesa e 2 pela Copa da França

2017-18

Antes de se transferir para o Paris Saint-Germain, Mbappé jogou duas partidas pelo Monaco no início da temporada 2017-18 e um destes jogos valia o título da Supercopa da França, ao qual a equipe monegasca foi derrotada pelo PSG pelo placar de 2-1.

Em 4 de agosto de 2017, Mbappé jogou a sua última partida como jogador do Monaco em um jogo no qual o Monaco venceu o Toulouse por 3-2.

  • Números de Mbappé na sua 3ª e última Temporada no Monaco
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
 2  0  0 146

 

Títulos que conquistou no Monaco

  • Ligue 1 2016-17
  • O vídeo abaixo mostra todos gols de Mbappé com a camisa do Monaco
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 23 de maio de 2017 por IbraAlliance

Paris Saint-Germain

Logo Paris Saint-Germain

2017-18

Mbappé ao lado do presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al Khelaïfi

Em 31 de agosto de 2017, Kylian Mbappé assinou com o Paris Saint-Germain por empréstimo até junho de 2018. Este empréstimo é acompanhado de uma opção de compra que, após o exercício, vincularia o jogador a Paris Saint-Germain até 30 de junho 2022. Estima-se que o valor seria de 180 milhões de euros (o equivalente a 770 milhões de reais), transformando-o na segunda maior transferência da história do futebol, ficando atrás apenas do seu companheiro de equipe, Neymar. Ele recebeu a camisa de número 29 na sua chegada à Paris.

Em 08/09/2017, em jogo da 5ª rodada da Ligue 1, Mbappé fez a sua estreia como jogador do Paris Saint-Germain e logo no seu primeiro jogo pelo seu novo clube, ele marcou o seu primeiro tento pelo PSG na goleada por 5-1 sobre o Metz em um lance no qual o lateral esquerdo da equipe adversária foi expulso por fazer uma falta no camisa 29. Além disso, Neymar e Cavani também marcaram gols neste jogo, um trio que ficaria conhecido como MCN. Quatro dias depois, este mesmo trio voltou a mostrar o seu poder de fogo e o clube parisiense – Paris Saint-Germain – goleou o Celtic da Escócia na estreia da UEFA Champions League 2017-18 por 5-0 sendo que Mbappé marcou um dos 5 gols do PSG nesta partida.

O trio MCN é composto por Mbappé, Cavani e Neymar

Em 04/11/2017, em jogo da 12ª rodada da Ligue 1, o camisa 29 marcou o seu primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols na mesma partida – no seu novo clube na goleada por 5-0 sobre o Angers e além de ter marcado 2 tentos neste jogo, ele também deu o passe para um dos 2 gols do Cavani.

Em 06/12/2017, na partida da última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Mbappé marcou o único gol do clube parisiense na derrota por 3-1 para o Bayern de Munique da Alemanha na Allianz Arena. Ainda convém lembrar que este foi o 10º tento do jovem de 18 anos na Liga dos Campeões e assim sendo, ele se tornou o jogador mais jovem da história desta competição a atingir esta marca, 18 anos e 11 meses. Vale ressaltar que mesmo com esta derrota na última rodada, o Paris Saint-Germain terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões na 1ª colocação do grupo B, no entanto, após o sorteio foi definido que o PSG iria enfrentar o Real Madrid da Espanha nas oitavas-de-finais, o atual bicampeão deste torneio. Posteriormente, o clube parisiense foi eliminado pelo clube espanhol.

Em 7 de janeiro de 2018, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da França, Mbappé marcou o seu segundo doblete nesta temporada na goleada por 6-1 sobre o Rennes e não foi só isso, ele proveu duas assistências nesta partida; para um dos gols de Neymar e para um dos gols de Di María.

Em 14/03/2018, em jogo da 31ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 29 marcou o seu terceiro doblete na temporada na vitória por 2-1 sobre o Angers e estes tentos marcados nesta partida, foram os últimos de Mbappé na Ligue 1 2017-18.

Em 18/04/2018, em partida válida pela semifinal da Copa da França, o jovem de 19 anos marcou o seu último doblete e últimos tentos desta temporada na vitória por 3-1 sobre o Caen. Com este triunfo, o PSG se classificou para a final da Copa da França e posteriormente, o clube parisiense venceu o Les Herbiens e se sagrou campeão desta competição e não parou por aí, o Paris Saint-Germain também foi campeão da Copa da Liga Francesa e da Ligue 1 2017-18. Quanto a Mbappé, na sua 1ª temporada no PSG, ele marcou 21 gols e proveu 15 assistências em 44 jogos disputados nesta temporada.

  • Números de Mbappé na sua 1ª Temporada no Paris Saint-Germain
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
 44 *21  15  3 1 3408

* 21 gols dos quais 13 foram pela Ligue 1, 4 pela UEFA Champions League e 4 pela Copa da França

2018-19

Antes do início da temporada atual, mais precisamente em julho de 2018, Mbappé passou a ser o dono da camisa número 7, antes ocupada por Lucas Moura que no início do ano se transferiu para o Tottenham da Inglaterra. Ostentando a hashtag # K7LIAN, Mbappé afirmou: “Continuo tentando progredir em campo e penso que, para mim, era o momento certo para mudar de número. Momento para afirmação. A camisa de número 7 é lendária a ponto de muitos grandes jogadores terem a usado. Espero ser capaz de fazer jus a este número em campo.”

Em 18 de agosto de 2018, em jogo da 2ª rodada da Ligue 1, Mbappé fez a sua estreia nesta temporada no segundo tempo da vitória por 3-1 sobre o Guingamp, um jogo no qual ele marcou 2 dos 3 tentos do PSG na partida nos últimos 10 minutos de jogo. Na rodada seguinte do Campeonato Francês, cada um dos integrantes do trio MCN marcou o seu gol no triunfo por 3-1 sobre o Angers e além de ter marcado um tento nesta partida, o novo camisa 7 deu o passe para o gol de Neymar.

Em 01/09/2018, em jogo da 4ª rodada da Ligue 1, o novo camisa 7 do clube parisiense marcou um dos tentos na vitória por 4-2 sobre o Nîmes, mas foi expulso pela primeira vez na carreira com um cartão vermelho direto no último minuto da partida porque ele e o meia do time adversário – Téji Savanier – se estranharam. Após o ocorrido, Mbappé foi suspenso pegou um gancho de 3 jogos.

Veja Também!  Pré-jogo – Saiba tudo sobre Borussia Dortmund x Bayern de Munique – Escalações e Histórico – Campeonato Alemão de 2019/20

Em 08/10/2018, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Francês, pela primeira vez na sua carreira, Mbappé marcou 4 gols num mesmo jogo aonde o Paris Saint-Germain goleou o Lyon por 5-0 e além de ter marcado 4 tentos nesta partida, ele também sofreu um pênalti que foi convertido pelo Neymar. Com mais um hat-trick na sua carreira, Mbappé se tornou o jogador mais jovem (19 anos e 9 meses) a fazer 4 gols em um jogo na Ligue 1 nas últimas 45 temporadas. Nas 3 rodadas seguintes da Ligue 1, o camisa 7 marcou 1 tento na goleada por 5-0 sobre o Amiens, marcou outro tento no triunfo por 2-0 sobre o Olympique de Marselha e marcou mais 1 tento na vitória por 2-1 sobre o Lille.

Em 03/12/2018, Mbappé foi o vencedor inaugural do Troféu Kopa, um prêmio concedido pela France Football ao melhor jogador do mundo com menos de 21 anos de idade.

Em 19 de janeiro de 2019, em jogo da 21ª rodada da Ligue 1, o novo camisa 7 do clube parisiense foi um dos 2 jogadores (o outro foi o Cavani) a marcar um hat-trick na goleada por 9-0 sobre o Guingamp e além dos 3 gols marcados, também proveu assistência para 1 dos 2 gols de Neymar nessa partida. Na rodada seguinte do campeonato em 27/01/2019, ele marcou 1 dos gols do triunfo por 4-1 sobre o Rennes e além de fazer 1 gol nesse jogo, deu o passe para Cavani marcar 1 dos seus 2 gols.

Em 12/02/2019, no primeiro confronto das oitavas-de-finais da Liga dos Campeões contra o Manchester United da Inglaterra, Mbappé foi um dos destaques do PSG ao fazer o segundo gol da vitória por 2-0 sobre o time inglês fora de casa. Apesar do Paris Saint-Germain ter conseguido um importante resultado contra o Manchester United no primeiro jogo, posteriormente perdeu para a equipe inglesa por 3-1 em pleno Parc des Princes e seguindo o critério do gol fora de casa, o time inglês seguiu adiante na competição.

Em 23/02/2019, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Francês, o “Donatello” – apelido de Mbappé – marcou o seu 2º doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Nîmes e com isso, atingiu mais um feito: tornou-se o jogador mais jovem a marcar 50 tentos na Ligue 1 (20 anos, 2 meses e 3 dias). Na rodada seguinte do campeonato em 02/03/2019, ele foi o autor dos gols da vitória por 2-1 sobre o Caen fora de casa. Nos 3 jogos seguintes do clube parisiense na Ligue 1, “Donatello” fez 3 gols; 1 gol na goleada por 4-0 sobre o Dijon, 1 gol na vitória por 3-1 sobre o Olympique de Marselha e o gol da vitória por 1-0 sobre o Toulouse.

Em 21/04/2019, em jogo da 33ª rodada da Ligue 1, Mbappé fez valer a “lei do ex” e marcou o seu 3º e último hat-trick nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Monaco no Parc des Princes. Seis dias depois, o Paris Saint-Germain e o Rennes decidiram o título da Copa da França e em um jogo pegado, as duas equipes empataram em 2-2 no tempo regulamentar até que aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação, o camisa 7 do PSG foi expulso e além disso, o seu time perdeu o título na disputa por pênaltis, a qual o Rennes venceu por 6-5. Devido à essa expulsão, Mbappé levou um gancho e com isso, ficou de fora dos gramados por 3 jogos.

Depois de cumprir a suspensão, o camisa 7 do clube parisiense voltou a campo em 18/05/2019, em jogo da 37ª rodada da Ligue 1, ao qual ele fez 2 gols na goleada por 4-0 sobre o Dijon no Parc des Princes. Na última rodada do campeonato em 24/05/2019, Mbappé marcou o único tento da sua equipe na derrota por 3-1 ante o Stade Reims.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa da equipe parisiense, Kylian Mbappé disputou 43 jogos, fez 39 gols – 33 tentos só pela Ligue 1, o que fez dele o artilheiro do campeonato – e proveu 17 assistências. Quanto ao Paris Saint-Germain, foi o campeão do Campeonato Francês pela 2ª vez seguida, campeão da Supercopa da França, vice-campeão da Copa da França, chegou até as quartas-de-finais da Copa da Liga Francesa e foi eliminado nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League.

  • Números de Mbappé na sua 2ª Temporada no Paris Saint-Germain
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
 43 *39 17  7 2 3504

* 39 gols dos quais 33 foram pela Ligue 1, 4 pela UEFA Champions League e 2 pela Copa da França

2019-20

No primeiro jogo do Paris Saint-Germain nessa temporada em 3 de agosto de 2019, Mbappé marcou o seu primeiro tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o Rennes e com isso, o clube parisiense já iniciou essa temporada com a conquista de mais um título, o da Supercopa da França de 2019.

Em 11/08/2019, na estreia do PSG nessa edição da Ligue 1, o camisa 7 da equipe parisiense marcou 1 dos gols da vitória por 3-0 sobre o Nîmes e além do tento marcado, proveu assistência para o gol de Di María.

Em 25/08/2019, em jogo da 3ª rodada da Ligue 1, Mbappé teve de deixar o campo aos 21 minutos da segunda etapa para dar lugar à Arthur Zagre devido à uma lesão. Quanto ao resultado desse jogo, goleada por 4-0 sobre o Toulouse.

No seu retorno aos gramados em 28/09/2019, entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo no lugar de Pablo Sarabia e 10 minutos depois deu o passe para Neymar marcar o gol da vitória do PSG sobre o Bordeaux. Apesar de ter se saído bem nesse jogo, Mbappé não pôde jogar as partidas seguintes devido à um problema na coxa.

Em 18/10/2019, já recuperado de lesão, Mbappé entrou em campo aos 38 minutos da segunda etapa no lugar de Sarabia e nesse curto espaço de tempo, conseguiu fazer 1 gol e dar o passe para o gol de Mauro Icardi na goleada por 4-1 sobre o Nice fora de casa em jogo da 10ª rodada do Campeonato Francês.

Em 22/10/2019, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o camisa 7 do PSG saiu do banco aos 7 minutos do segundo tempo e marcou o seu primeiro hat-trick nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Club Brugge da Bélgica e vale ressaltar que além dos 3 tentos marcados, também contribuiu com uma assistência para 1 dos 2 gols de Icardi. Com os 2 gols marcados diante da equipe belga, Mbappé se tornou o jogador mais jovem a marcar 15 gols nessa competição (20 anos e 306 dias).

Em 27/10/2019, em jogo da 11ª rodada da Ligue 1, Mbappé marcou o seu 1º doblete nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Olympique de Marselha.

Em 11/12/2019, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, “Donatello” foi um dos destaques da goleada por 5-0 sobre o Galatasaray da Turquia ao marcar o 4º gol da sua equipe no jogo e além disso, deu passes para os gols de Neymar e de Icardi e isso não foi tudo, ele também sofreu o pênalti que foi convertido por Cavani. Quatro dias depois, mas dessa vez em jogo válido pela 18ª rodada da Ligue 1, marcou o seu 2º doblete nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Saint-Étienne fora de casa e na rodada seguinte do campeonato em 21/12/2019, marcou mais um doblete e assim sendo, o PSG goleou o Amiens por 4-1.

  • Números de Mbappé na sua 3ª e atual Temporada no Paris Saint-Germain
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
 19 *18 9  1 **1305

* 18 gols dos quais 11 foram pela Ligue 1, 5 pela UEFA Champions League, 1 pela Supercopa da França e 1 pela Copa da Liga Francesa

** esta temporada ainda está em andamento

Títulos que conquistou no Paris Saint-Germain

  • Ligue 1 2017-18 e 2018-19
  • Copa da França 2017-18
  • Copa da Liga Francesa 2017-18
  • Supercopa da França de 2019
  • O vídeo abaixo mostra 50 dos 78 gols que Mbappé marcou com a camisa do PSG
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 4 de março de 2019 por MNCompsJR

Os Números de Mbappé na seleção da França

 

França

Seleções de Base

Assim como outros grandes jogadores, Mbappé também teve passagem pelas seleções de base do seu país e a primeira vez que ele jogou pela seleção francesa foi em 2014, quando atuou pela seleção sub-17. Dois anos depois (2016), ele foi convocado pelo técnico Ludovic Batelli para a disputa do Campeonato Europeu Sub-19 e mesmo com a derrota na estreia por 2-1 diante da Inglaterra, o até então jogador do Monaco marcou um gol na partida seguinte, a qual a França venceu a Croácia por 2-1 e no último jogo da fase de grupos deste torneio, ele marcou 2 tentos na goleada por 5-1 sobre a Holanda e com isso, a França se classificou para a fase de mata-mata do Campeonato Europeu Sub-19.

Veja Também!  Como assistir Erzgebirge Aue x Darmstadt 98 Futebol AO VIVO - Campeonato Alemão 2ª Divisão 2020

Na semifinal, a seleção francesa enfrentou Portugal e Mbappé marcou 2 tentos no triunfo por 3-1 sobre os portugueses e além disso, ele deu o passe para Ludovic Blas marcar o gol dele nesta partida. Com esta vitória, a França avançou para a final e não teve dificuldades para ser campeã; goleada por 4-0 sobre a Itália.

Seleção Principal

Mbappé foi convocado por Didier Deschamps pela primeira vez pela seleção principal para jogar uma partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018 contra a seleção de Luxemburgo e para um amistoso contra a Espanha em março de 2017.

Em 25 de março de 2017, diante de Luxemburgo, Mbappé entrou neste jogo aos 33 minutos da segunda etapa no lugar de Dimitri Payet. Quanto ao jogo, os franceses levaram a melhor e venceram os luxemburguenses por 3-1. Ao jogar os últimos 12 minutos de partida, ele se tornou o segundo jogador mais jovem (apenas atrás de Maryan Wisnieski) a se apresentar pela França aos 18 anos, 3 meses e 5 dias de idade.

Em 31/08/2017, em confronto válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Mbappé saiu do banco aos 30 minutos do segundo tempo para entrar no lugar de Olivier Giroud e nos últimos minutos de jogo, ele marcou o seu primeiro tento pela seleção principal e definiu o resultado da partida, vitória da França por 4-0 sobre a Holanda.

Em 27 de março de 2018, Mbappé marcou o seu primeiro doblete pela seleção francesa em um amistoso no qual a França venceu a Rússia pelo placar de 3-1.

Copa do Mundo FIFA de 2018

Em 17/05/2018, Mbappé foi convocado para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia e em 16/06/2018, a França fez a sua estreia na Copa diante da seleção da Austrália e levaram a melhor, venceram por 2-1. Ainda convém lembrar que o técnico Didier Deschamps escalou o camisa 10 – Mbappé – entre os titulares. Cinco dias depois, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2018, Mbappé marcou o único gol da vitória da seleção francesa sobre o Peru. Já no último jogo da França pela fase de grupos desta Copa do Mundo, Deschamps optou por poupar alguns jogadores do time titular, dentre eles o camisa 10, mas ainda assim, ele entrou na partida aos 33 minutos da segunda etapa no lugar de Ousamane Dembélé, porém não mudou o panorama do jogo e assim sendo, a França e a Dinamarca ficaram no empate em 0-0.

A França se classificou em 1º lugar no seu grupo (grupo B) e com isso enfrentou o segundo colocado do grupo A – a Argentina – nas oitavas-de-finais da Copa do Mundo FIFA de 2018 e o camisa 10 simplesmente “acabou” com o jogo, uma partida de reviravoltas na qual a França começou com a vantagem no placar e no início do segundo tempo a Argentina virou, mas Mbappé foi o melhor jogador em campo porque além de marcar o 3º e o 4º gol da seleção francesa no triunfo por 4-3 sobre os argentinos, ele sofreu um pênalti que foi convertido por Griezmann. Mbappé foi o segundo adolescente a marcar 2 tentos numa mesma partida de Copa do Mundo depois do Pelé em 1958.

Nas quartas-de-finais a França enfrentou a seleção do Uruguai e venceu pelo placar de 2-0. Na fase seguinte – semifinal -, a França encontrou mais dificuldades, mas venceu a Bélgica por 1-0 e com este triunfo nas semifinais, a seleção francesa se classificou para a final da Copa do Mundo FIFA de 2018.

Em 15/07/2018, a França e a Croácia jogaram a final da Copa do Mundo de 2018 e o autor do 4º e último tento na vitória dos franceses por 4-2 sobre os croatas foi justamente o camisa 10, Kylian Mbappé. Ao marcar um tento na final desta Copa do Mundo, ele se tornou o segundo adolescente, depois de Pelé, a marcar em uma final de Copa do Mundo e, com 4 gols no torneio, recebeu o prêmio de Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo FIFA de 2018. Pelé o parabenizou pelas mídias sociais e declarou “bem-vindo ao clube”. Além disso, pela segunda vez na história, a França era a campeã de uma edição de Copa do Mundo.

Mbappé segurando o troféu da Copa do Mundo FIFA de 2018
  • Desempenho de Mbappé na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj
 7 4  1  2 534
Títulos que conquistou pela França

  • Campeonato Europeu Sub-19 2016
  • Copa do Mundo FIFA de 2018
  • O vídeo abaixo mostra 8 dos 13 gols que Mbappé marcou com a camisa da seleção da França
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 7 de setembro de 2018 por Shawccer TV

Liga das Nações da UEFA A

Após a Copa do Mundo FIFA de 2018, Mbappé jogou 5 partidas pela seleção da França sendo que 4 delas eram válidas pela Liga das Nações da UEFA e ele marcou gols em duas destas 5 partidas; na vitória por 2-1 sobre a Holanda na 2ª rodada da fase de grupos da Liga das Nações da UEFA e em um amistoso contra a Islândia na qual ele marcou o gol que evitou a derrota da França ante a Islândia: empate em 2-2.

Apesar de ter obtido uma vitória contra a Holanda e contra a Alemanha, a França somou os mesmos 7 pontos que a seleção holandesa e só não se classificou para a fase de mata-mata desse torneio porque levou desvantagem em gols pró; a seleção holandesa marcou 8 gols e a francesa marcou apenas 4 gols.

  • Desempenho de Mbappé na Liga das Nações da UEFA 2018-19
Pd Gm A CA CV Mj 
 4 1  0  0 356

Eliminatórias da Euro 2020

Após a eliminação na fase de grupos da Liga das Nações da UEFA, o foco passou a ser a classificação para a Euro 2020 e na estreia da França nas Eliminatórias da Euro 2020 em 22 de março de 2019, Mbappé marcou o 4º gol da goleada por 4-1 sobre a Moldávia. Três dias depois, o camisa 10 da seleção francesa foi um dos destaques da vitória por 4-0 sobre a Islândia ao fazer 1 dos gols da sua seleção e além disso, proveu assistências para os gols de Samuel Umtiti e de Antoine Griezmann.

Em 11/06/2019, em jogo válido pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2020, Mbappé marcou o seu 100º gol da carreira na goleada por 4-0 sobre Andorra e além do tento marcado, deu o passe para o gol de Florian Thauvin.

Ao término das Eliminatórias, a França somou 25 pontos – 8 vitórias, 1 empate e uma derrota – em 10 rodadas e com isso, terminou em 1º lugar no grupo H e consequentemente, se classificou para a Euro 2020.

Total

Pd Gm A CA CV Mj 
 34 13  10  4 2395
Prêmios individuais
  • Equipe do torneio do Campeonato Europeu Sub-19 de 2016
  • Jogador do mês da Ligue 1: Abril de 2017, Março de 2018, Agosto de 2018
  • Melhor jogador jovem da Ligue 1: 2016–17, 2017–18
  • Equipe ideal da Ligue 1: 2016–17, 2017–18
  • Equipe ideal da Liga dos Campeões da UEFA: 2016–17
  • Time de revelações da Liga dos Campeões da UEFA: 2016–17
  • Golden Boy: 2017
  • 44º melhor jogador sub-21 de 2016 (FourFour)
  • 2º melhor jovem do ano de 2017 (FourFourTwo)
  • Melhor jogador da partida da Copa do Mundo de 2018: França 1–0 Peru, França 4–3 Argentina (Oitavas de final)
  • Time de revelações da Copa do Mundo de 2018 (The Guardian)
  • Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo FIFA: 2018
  • Troféu Kopa (France Football): 2018
  • Jogador Francês do Ano: 2018
  • FIFPro World XI: 2018 e 2019
  • Melhor jogador da Ligue 1: 2018–19
  • Onze de Bronze: 2019

Artilharias

  • Ligue 1 2018-19 (33 gols)

Considerações Finais

Mbappé foi descrito pelo técnico Arsène Wenger como um “enorme talento futebolístico” que “tem semelhanças com o Thierry Henry” e com base em todos os dados e números analisados até aqui pode-se concluir que Kylian Mbappé é um atacante versátil, um jogador que costuma jogar como ponta e é capaz de jogar em qualquer flanco, devido a sua habilidade com ambos os pés. Com tais habilidades, ele é capaz de criar chances de gols e além disso, ele também provê assistências para companheiros de equipe devido à sua visão. Mbappé é um jogador muito habilidoso, tem uma excelente capacidade na execução dos dribles, bem como a sua aceleração explosiva, agilidade, pés rápidos, criatividade quando detêm a posse de bola e também é um jogador capaz de “abrir” a defesa adversária com a sua velocidade.

Além de tudo isso, ele também foi elogiado por um ex-jogador da seleção francesa, Nicolas Anelka: “Ele me lembra o Ronaldo das Olimpíadas de 1996. Ele tem as características de um jogador de classe mundial e deve administrá-las adequadamente. Se ele seguir a carreira de Ronaldo” O Fenômeno “, ele será uma das lendas que fez história no esporte.” 

E para vocês? Kylian Mbappé será eleito o melhor jogador do mundo? Ele seguirá quebrando mais recordes?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui