Quando cita-se um dos melhores jogadores que nasceu nos anos 2000, o nome de Jadon Sancho que atualmente joga pelo Borussia Dortmund da Alemanha e também atua pela seleção da Inglaterra, deve ser levado em conta.

Jadon Malik Sancho nasceu em 25/03/2000 em Camberwell, na Inglaterra. Apesar dos 19 anos de idade, ele é muito promissor, pois já é um dos titulares na equipe pela qual ele atua. Porém, além desse feito, por onde ele atuou antes de começar a sua carreira como profissional no Borussia Dortmund? Quais feitos ele atingiu até aqui no início de sua carreira como jogador de futebol?

Juvenil

Como já foi dito acima, Sancho nasceu em Camberwell – distrito sul de Londres – de pais trinitários (oriundos de Trinidad e Tobago). Foi criado em Kennington e desde pequeno, ele e Reiss Nelson – atualmente joga pelo Hoffenheim da Alemanha – moravam próximos um do outro e além disso, os 2 já jogaram torneios juvenis juntos.

Aos 7 anos de idade, Sancho passou a jogar pelo Watford. Devido a problemas com a locomoção de Londres para Watford, ele se mudou para a acomodação fornecida pelo clube e começou a frequentar a escola Harefield Academy como pensionista, aos 11 anos de idade.

Aos 14 anos de idade, Sancho se mudou para a cidade de Manchester, pois um dos clubes da cidade – o Manchester City – o comprou por uma taxa inicial de 66 mil libras (o equivalente a 340 mil reais), mas este valor podia chegar a 500 mil libras caso ele atingisse algumas metas. Sancho continuou a impressionar nos treinos e nos jogos da equipe juvenil do Manchester City e foi um dos 3 jogadores que o presidente do Manchester City, Khaldoon Al Mubarak, disse em questão de tempo estaria atuando pela equipe principal do time.

Em julho de 2017, Jadon Sancho foi omitido da equipe do Manchester City na pré-temporada devido a uma disputa sobre as garantias de tempo de jogo em um novo contrato. No entanto, posteriormente relatou-se que Sancho estava tentando forçar um afastamento dos Cityzens (Manchester City).

 

A Carreira de Jadon Sancho em Números

 

Borussia Dortmund

Categorias de Base

Antes de se transferir para o Borussia Dortmund da Alemanha, Sancho atuou nas categorias de base do Manchester City e em 35 partidas com a camisa dos Cityzens, ele marcou 20 gols e proveu 8 assistências e além disso, foi um dos destaques na conquista da Premier League (Campeonato Inglês) da categoria sub-18. Apesar disso, em 31 de agosto de 2017, o Borussia Dortmund anunciou a contratação de Sancho. Estima-se que o clube alemão tenha desembolsado 8 milhões de euros (o equivalente a 44,1 milhões de reais) para contratá-lo.

Algum tempo depois, Sancho afirmou que se sentia confiante em se mudar para o exterior devido a uma experiência anterior onde ele se mudou de Watford para Manchester.

2017-18

Depois de atuar nas categorias de base do Borussia Dortmund onde ele marcou 4 gols em 12 jogos disputados, em 21 de outubro de 2017, em jogo válido pela 9ª rodada da Bundesliga (Campeonato Alemão), aos 39 minutos da segunda etapa, o técnico Peter Bosz tirou Maximilian Philipp e colocou Sancho no seu lugar e com isso, ele fez a sua estreia no time principal do Borussia Dortmund e assim sendo, ele se tornou o primeiro jogador inglês a disputar uma partida da Bundesliga pela equipe de Dortmund. Quanto ao jogo, os “Aurinegros” – Borussia Dortmund – e o Eintracht Frankfurt empataram em 2-2.

Em 14 de janeiro de 2018, em jogo da 18ª rodada da Bundesliga, pela primeira vez desde que assinou com a equipe alemã, Sancho iniciou uma partida entre os titulares e ele quase marcou o seu primeiro gol como profissional, pois acertou a trave. Quanto ao resultado da partida, o Borussia Dortmund e o Wolfsburg empataram em 0-0.

Em 21/04/2018, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Alemão, o jovem de 18 anos marcou o seu primeiro gol como profissional na goleada por 4-0 sobre o Bayer Leverkusen e além do gol marcado nesse jogo, proveu assistência para o gol de Philipp e para um dos 2 gols de Marco Reus nessa partida.

Em suma, na sua 1ª temporada como jogador profissional, Jadon Sancho disputou 12 partidas, fez 1 gol e proveu 4 assistências. Quanto a equipe de Dortmund, terminou o Campeonato Alemão em 4º lugar.

  • Números de Sancho na sua 1ª Temporada no Borussia Dortmund
PdGmACACVMj na temporada 2017-18
 21*5 7 11400
Veja Também!  Jogos Olímpicos de Tóquio já têm nova data oficial

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 5 gols dos quais 3 foram pela UEFA Youth League, 1 pela A-Junioren Bundesliga West e 1 pela Bundesliga

2018-19

Com a saída de Peter Bosz do comando do Borussia Dortmund, quem assume a equipe é Lucien Favre e na sua estreia como técnico do time em 20 de agosto de 2018, Sancho não iniciou a partida entre os titulares, mas quando entrou em campo deu o passe para Marco Reus marcar o segundo gol dos “Schwarzgelben” – Borussia Dortmund – no triunfo por 2-1 sobre o Greuther Fürth na prorrogação em partida válida pela 1ª fase da Copa da Alemanha.

Em 26/09/2018, em jogo da 5ª rodada da Bundesliga, o camisa 7 – Sancho – do Borussia Dortmund marcou o seu primeiro tento nessa temporada na goleada por 7-0 sobre o Nuremberg e além do gol marcado, deu o passe para Julian Weigl marcar o seu tento nessa partida. Observação: Sancho entrou no lugar de Jacob Bruun Larsen aos 29 minutos do segundo tempo, em outras palavras, ele fez 1 gol e proveu uma assistência em apenas 16 minutos.

Em outubro de 2018, Jadon Sancho assinou um novo contrato com a equipe de Dortmund e assim sendo, ele estendeu o seu vínculo com o time alemão até o ano de 2022.

Em 20/10/2018, em jogo da 8ª rodada da Bundesliga, o camisa 7 iniciou a partida entre os titulares e marcou o primeiro gol da goleada por 4-0 sobre o Stuttgart em plena Mercedes-Benz Arena, estádio do Stuttgart. Na rodada seguinte do Campeonato Alemão, marcou os gols do Borussia Dortmund no empate em 2-2 com o Hertha Berlim e com um total de 3 gols e uma assistência em 3 partidas, Sancho foi eleito o “Jogador do mês de outubro” da Bundesliga 2018-19. Ainda convém lembrar que em 24/10/2018, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), Sancho marcou o seu primeiro tento nesse torneio na goleada por 4-0 sobre o Atlético de Madrid da Espanha.

Em 9 de fevereiro de 2019, em jogo 21ª rodada da Bundesliga, Sancho marcou o primeiro gol do Borussia Dortmund no empate em 3-3 com o Hoffenheim e além do gol marcado nessa partida, deu o passe para Mario Götze marcar o gol dele no jogo. Com o gol marcado nesse jogo, Sancho se tornou o jogador mais jovem de todos os tempos a marcar oito gols em uma única temporada da Bundesliga, quebrando o recorde anteriormente ocupado por Christian Wück.

Em 24/02/2019, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Alemão, o camisa 7 marcou um dos gols na vitória por 3-2 sobre o Bayer Leverkusen e além do gol marcado nesse jogo, deu o passe para Dan-Axel Zagadou marcar o seu gol no jogo. Com o gol marcado nessa partida, Jadon Sancho quebrou um recorde de Lukas Podolski para se tornar o jogador mais jovem a marcar nove gols na Bundesliga, com 18 anos e 336 dias.

Em 13/04/2019, em jogo da 29ª rodada da Bundesliga, Sancho marcou o seu 2º doblete nessa temporada e com isso, vitória do time de Dortmund por 2-1 sobre o Mainz 05. Na rodada seguinte em 21/04/2019, o inglês marcou o primeiro gol da goleada por 4-0 sobre o Freiburg fora de casa.

Em 18/05/2019, em partida válida pela última rodada do Campeonato Alemão, o camisa 7 do BVB marcou o seu último tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Borussia Mönchengladbach.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa da equipe de Dortmund, Jadon Sancho disputou 43 partidas, fez 13 gols e proveu 19 assistências, das quais 18 destas na Bundesliga 2018-19, o que fez dele o líder em assistências do campeonato. Quanto ao Borussia Dortmund, terminou o Campeonato Alemão como o vice-campeão, ficou atrás apenas do Bayern de Munique, e foi eliminado nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League e da Copa da Alemanha.

  • Números de Sancho na sua 2ª Temporada no Borussia Dortmund
PdGmACACVMj na temporada 2018-19
 43*13 19 32967

* 13 gols dos quais 12 foram pela Bundesliga e 1 pela UEFA Champions League

2019-20

Logo no primeiro jogo do Borussia Dortmund nessa temporada em 3 de agosto de 2019, Sancho foi decisivo na conquista do título da Supercopa da Alemanha ao dar o passe para Paco Alcácer abrir o placar logo no início do segundo tempo e aos 24 minutos da segunda etapa, marcou o seu tento nessa partida e com isso, vitória por 2-0 sobre o Bayern de Munique.

Veja Também!  TOP 10 - Assista os 10 gols mais bonitos da carreira de Cristiano Ronaldo

Na estreia do BVB nessa edição da Bundesliga em 17/08/2019, o camisa 7 foi destaque novamente e além de marcar o seu 2º tento nessa temporada na goleada por 5-1 sobre o Augsburg, também contribuiu com um passe para 1 dos 2 gols de Alcácer. Na rodada seguinte, repetiu o desempenho da partida anterior no triunfo por 3-1 sobre o Colônia. Ainda nesse mesmo mês – agosto de 2019 -, Sancho assinou um novo contrato com a equipe de Dortmund no qual estendeu o seu vínculo com o clube até junho de 2022.

Em 22/09/2019, em jogo da 5ª rodada da Bundesliga, o ponta inglês marcou o seu 4º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Eintracht Frankfurt no Signal Iduna Park.Resultado de imagem para jadon sancho 2019-20 borussia dortmund

Após o gol marcado contra o Eintracht Frankfurt, Sancho só voltou a balançar as redes em 22/11/2019 numa partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Alemão, ao qual o Borussia Dortmund e o Paderborn empataram em 3-3. Nos 4 jogos seguintes do BVB no campeonato nacional, 5 gols do ponta inglês; 1 na vitória por 2-1 sobre o Hertha Berlin, 2 gols e uma assistência na goleada por 5-0 sobre o Fortuna Düsseldorf, 1 gol e uma assistência na goleada por 4-0 sobre o Mainz 05 e 1 gol e uma assistência no empate em 3-3 com o RB Leipzig.

Em 1º de fevereiro de 2020, em jogo da 20ª rodada da Bundesliga, o camisa 7 do BVB marcou o seu 15º tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Union Berlin e além do tento marcado, deu o passe para o gol de Axel Witsel.

Até aqui, Sancho é o 3º maior goleador do campeonato com 14 tentos, está atrás apenas de Robert Lewandowski do Bayern de Munique (25 gols) e de Timo Werner do RB Leipzig (21 gols). Além disso, ele e Thomas Müller do Bayern de Munique são os jogadores que mais proveram assistências na Bundesliga 2019-20 nesse momento.

  • Números de Sancho na sua 3ª e atual Temporada no Borussia Dortmund
PdGmACACVMj na temporada 2019-20
 35*17 19 1**2791
    * 17 gols dos quais 14 foram pela Bundesliga, 2 pela UEFA Champions League e 1 pela Supercopa da Alemanha
    ** a temporada 2019-20 estava em andamento, mas está momentaneamente suspensa em decorrência da pandemia do COVID-19 (Coronavírus)
Títulos que conquistou no Borussia Dortmund

  • Supercopa da Alemanha de 2019
  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Sancho com a camisa do Borussia Dortmund na temporada atual (2018-19)
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 18 de março de 2020 por Goal Zone

 

Números de Sancho na Seleção Ingle

 

Inglaterra

Seleções de Base

Assim como outros grandes jogadores, Sancho teve passagem pelas seleções de base de seu país, no caso dele, atuou pelas seleções sub-16, sub-17 e sub-19 da Inglaterra.

Em maio de 2017, Sancho fez parte do time sub-17 da Inglaterra que chegou até a final do Campeonato Europeu Sub-17 e além disso, foi eleito o melhor jogador do torneio por suas atuações.

Em setembro do mesmo ano (2017), o técnico Steve Cooper convocou Jadon Sancho para a disputa da Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2017, mas o Borussia Dortmund não queria cede-lo para a seleção de base da Inglaterra e assim sendo, depois de muitas negociações, as duas partes – o clube alemão e a federação inglesa de futebol – chegaram a um acordo  onde ele estaria disponível para a etapa inicial da competição, mas a sua participação não foi garantida para a fase de mata-mata desta edição da Copa do Mundo Sub-17.

Em 08/10/2017, na estreia da Inglaterra no Mundial Sub-17, Sancho marcou 2 gols na goleada por 4-0 sobre o Chile e além dos 2 gols marcados, deu o passe para o gol de Callum Hudson-Odoi nessa partida. Três dias depois, em mais um jogo válido pela fase de grupos desse Mundial Sub-17, ele marcou um dos gols da vitória por 3-2 sobre o México e além do gol marcado, deu o passe para Phil Foden marcar o seu gol nessa partida. No último jogo da seleção inglesa na fase de grupos, Sancho jogou a sua última partida nesse Mundial Sub-17 na goleada por 4-0 sobre o Iraque e como o combinado, Sancho teve de se reapresentar ao seu clube, o Borussia Dortmund.

Posteriormente, mesmo sem poder contar com Jadon Sancho, a Inglaterra foi a campeã da Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2017 na Índia ao bater a Espanha por 5-2 na final.

Veja Também!  Messi anunciou que elenco Barcelona aceitou a redução de 70% do salário

Antes da sua estreia pela seleção principal da Inglaterra, Sancho disputou as Eliminatórias do Campeonato Europeu Sub-19 de 2018 e nestas Eliminatórias, nos 5 jogos que disputou, fez 2 gols e proveu 4 assistências e a seleção inglesa terminou em 1º no grupo 8 e com isso, obteve a classificação para a disputa do Campeonato Europeu Sub-19 de 2018.

Seleção Principal

Após o início da temporada 2018-19, em 04/10/2018, o técnico da seleção principal da Inglaterra – Gareth Southgate – convocou Sancho pela primeira vez e assim sendo, em 12/10/2018, em partida válida pela Liga das Nações da UEFA, aos 33 minutos da segunda etapa, Sancho substituiu Sterling, porém mesmo com a entrada dele em campo, a Inglaterra e a Croácia ficaram no empate em 0-0.

Em 22 de março de 2019, em partida válida pelas Eliminatórias da Euro 2020, pela primeira vez em sua carreira, Sancho iniciou uma partida entre os titulares pela seleção de seu país e ele não decepcionou, pois deu o passe para um dos 3 gols de Raheem Sterling na goleada por 5-0 sobre a República Checa.

Liga das Nações da UEFA A

Após a sua estreia pela seleção principal da Inglaterra em 12/10/2018 em uma partida da Liga das Nações da UEFA, na rodada seguinte do torneio Sancho viu do banco o “English Team” – Seleção Inglesa – vencer a Espanha por 3-2 e por fim, jogou os últimos 17 minutos da vitória por 2-1 sobre a Croácia na última rodada da fase de grupos e com 7 pontos somados em 3 jogos, a Inglaterra terminou na liderança do grupo 4 e avançou para a fase de mata-mata desse torneio.

Em 6 de junho de 2019, a Inglaterra jogou a semifinal dessa competição contra a Holanda e perdeu por 3-1 na prorrogação. Nesse jogo, o ponta do Borussia Dortmund jogou pela segunda vez como titular, a primeira vez em um jogo oficial.

Com a derrota ante a seleção holandesa na semifinal, os ingleses tiveram de se contentar com a disputa do 3º lugar contra a Suíça, ao qual as duas seleções empataram em 0-0 no tempo regulamentar e com a persistência do empate, tiveram de definir o 3º lugar nos pênaltis onde o “English Team” levou a melhor e venceu por 6-5. Convém lembrar que Sancho converteu a 3ª penalidade dessa disputa.

  • Desempenho de Sancho na Liga das Nações da UEFA 2019-20
PdGmACACVMj
4104

Eliminatórias da Euro 2020

Após uma boa estreia nas Eliminatórias do “English Team” com uma goleada por 5-0 sobre a República Checa, Sancho marcou os seus primeiros 2 tentos pela seleção principal inglesa na vitória por 5-3 sobre Kosovo em 10/09/2019.

Ao término das Eliminatórias da Euro 2020, a Inglaterra somou 21 pontos em 8 jogos – 7 vitórias e uma derrota – e com isso, terminou na liderança do grupo A e sendo assim, a Seleção Inglesa se classificou para a Eurocopa de 2020.

Títulos que conquistou com a Inglaterra

  • Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2017
  • O vídeo abaixo mostra os 2 primeiros gols de Sancho com a camisa da Seleção Inglesa
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 6 meses por England

Total

PdGmACACVMj
1124568
Prêmios individuais
  • Equipe do torneio do Campeonato Europeu Sub-17 de 2017
  • Jogador de ouro do Campeonato Europeu Sub-17 de 2017
  • 60 jovens promessas do futebol mundial de 2017 (The Guardian)
  • 83º melhor jovem do ano de 2017 (FourFourTwo)
  • Jogador do Mês da Bundesliga: Outubro de 2018
  • Gol do mês da Bundesliga: Fevereiro de 2019
  • Seleção da Bundesliga: 2018–19
  • Seleção VDV (associação de futebol profissional da Alemanha): 2018–19
  • Goal.com NxGn: 2019

Considerações Finais

Com base em todos os números analisados e expostos até aqui pode-se concluir que mesmo com 19 anos de idade, Jadon Sancho é um jogador com um futuro promissor, pois aos 18 anos e 336 dias, já quebrou 2 recordes no Campeonato Alemão – 9 gols aos 18 anos – e além disso, é ótimo em situações de um para um e graças a isso, consegue deixar os companheiros de equipe em condições de fazer gols e não é por acaso que ele está passando a ser conhecido como o rei das assistências. Ainda convém lembrar que ele é o jogador que mais proveu assistências na Bundesliga 2018-19 e atualmente, é o líder em assistência da atual edição da Bundesliga (2019-20).

E para vocês? Jadon Sancho será o futuro da seleção inglesa? Ele ainda é uma promessa ou já é uma realidade?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta