Quando cita-se um dos melhores goleiros da atualidade, o nome de Hugo Lloris que atualmente defende o Tottenham da Inglaterra e que também atua pela Seleção Francesa, deve ser levado em conta.

Hugo Hadrien Dominique Lloris nasceu em 26/12/1986 em Nice, na França. Antes de jogar pelo Tottenham, Lloris deu os seus primeiros passos como goleiro no CEDAC Cimiez. Porém, o que mais se sabe sobre Lloris? Por quais clubes já jogou? Quais feitos atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

Filho de uma mãe que era advogada e de um pai que era banqueiro e espanhol (catalão), Hugo Lloris nasceu na cidade mediterrânea de Nice, na França. Também é importante mencionar que Hugo tem um irmão – Gautier Lloris – e que ele atualmente joga pelo Auxerre, clube francês que está na 2ª divisão do futebol nacional. Outra coisa importante para se mencionar é que Hugo Lloris poderia ter seguido outra carreira, pois se destacava no tênis e praticou este esporte até os 13 anos de idade Ele estava entre os melhores jogadores de sua faixa etária, ocupando posição de destaque na classificação nacional do país antes de optar por se concentrar exclusivamente no futebol.

Lloris começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no CEDAC (Centre de Diffusion et d’Action Culturelle), um centro cultural local com sede no bairro de Cimiez, Nice. O centro cultural oferecia uma variedade de atividades, incluindo futebol. Lloris jogou em várias posições, como no ataque, antes de passar a atuar como goleiro após os treinadores perceberem que ele possuía qualidades impressionantes, como manuseio da bola e habilidades de recepção. Lloris se destacou na posição e chamou a atenção de Dominique Baratelli,  ex-goleiro do OGC Nice e da Seleção Francesa, que recomendou que Hugo Lloris ingressasse no ex-clube. Aos 10 anos, Lloris ingressou na academia de jovens de Nice.

 

A Carreira de Hugo Lloris em Números

 

Nice

Categorias de Base

Depois de ingressar nas categorias de base do OGC Nice em 1997, Lloris passou vários anos atuando na academia de juniores do clube até chegar a titularidade do time sub-17 na temporada 2003-04, mesma temporada que o Nice venceu o Championnat Nationaux des 18 ans, uma competição nacional da liga nacional para jogadores com menos de 18 anos .

Após o sucesso com a equipe sub-18 do Nice, Lloris foi promovido à equipe reserva do clube – Nice B – no Championnat de France (Campeonato Amador), 4ª divisão do futebol francês,  para a temporada 2004-05. Ele alternou a posição de goleiro titular com Hilaire Munoz e jogou 12 partidas pelo Nice B nessa temporada. Antes de ingressar no time principal do Nice, jogou mais 8 partidas pelo time B do clube na temporada 2005-06.

2005-06

Hugo Lloris foi designado pelo técnico Frédéric Antonetti como o goleiro titular da equipe na campanha da Copa da Liga Frances, à frente do favorito dos torcedores (e também nativo de Nice) Damien Gregorini. Sendo assim, Lloris fez sua estreia como profissional em 25 de outubro de 2005, aos 18 anos de idade, em confronto válido pela 2ª fase da Copa da Liga Francesa, ao qual o time venceu o Châteauroux por 2-0 na prorrogação. Logo na sua estreia, Lloris teve um “clean sheet”, não foi vazado.

Na fase seguinte da Copa da Liga Francesa – oitavas de final – em 20/12/2005, Lloris iniciou entre os titulares novamente e jogou os 90 minutos da vitória por 2-0 sobre o Sedan.

Depois de mais um “clean sheet”, o jovem arqueiro de 19 anos fez sua estreia como titular na Copa da França em 7 de janeiro de 2006. Na sua estreia como titular neste torneio, o Nice perdeu para o Brest por 3-0. Esta foi a primeira vez na carreira que Lloris saía de campo vazado.

Apesar da eliminação precoce na Copa da França, os “Les Aiglons” – Nice – seguiam vivos na Copa da Liga Francesa e em 17/01/2006, o Nice e o Bordeaux empataram em 1-1 no tempo regulamentar e com um gol de Florent Balmont, os “Les Aiglons” – Nice – venceram por 2-1 na prorrogação e se classificaram para a fase seguinte.

Na semifinal da Copa da Liga Francesa em 07/02/2006, o Nice venceu o Monaco por 1-0 no tempo regulamentar e avançou para a final desta competição, onde foi derrotado pelo Nancy por 2-1.

Em 18/03/2006, Lloris fez sua estreia em um jogo da Ligue 1 (31ª rodada do Campeonato Francês), ao qual o Nice venceu o Nancy por 1-0 no Stade du Ray (antigo estádio do Nice). Posteriormente, o jovem arqueiro de 19 anos jogou mais 4 partidas da Ligue 1 nessa temporada.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos “Les Aiglons”, Hugo Lloris disputou 11 partidas, sofreu 11 gols e obteve apenas 4 “clean sheets”; em média, sofreu 1 gol por partida. Quanto ao Nice, além de ter sido vice-campeão da Copa da Liga Francesa, terminou em 8º lugar no Campeonato Francês e caiu na 2ª fase da Copa da França.

ad
  • Números de Lloris na sua 1ª Temporada no Nice
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2005-06
11 11 4 0 0 1050

Pd – Partidas disputadas, Gs – Gols sofridos, Jssg – Jogos sem sofrer gols, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2006-07

Após as boas atuações da temporada passada, Hugo Lloris foi nomeado goleiro titular da equipe por Frédéric Antonetti e com isso, Damien Gregorini passou a ficar no banco de reservas e posteriormente, trocou o Nice pelo Nancy.

Na estreia do Nice nessa edição da Ligue 1 em 5 de agosto de 2006, revés por 1-0 para o Le Mans fora de casa.

Vale destacar que Lloris foi o arqueiro titular do Nice nessa temporada em todos os jogos da Ligue 1, exceto na última rodada do campeonato nacional.

Ao término dessa temporada, o Nice foi apenas o 16º lugar dessa edição do Campeonato Francês, apenas duas posições acima da zona de rebaixamento, mas por outro lado, apesar do clube não ter feito uma grande temporada, foi o quinto melhor time defensivo do campeonato, com Lloris sofrendo apenas 37 gols. Apenas os veteranos Grégory Coupet, Cédric Carrasso e Ulrich Ramé sofreram menos tentos que ele.

Em suma, em sua 2ª temporada com a camisa dos “Les Aiglons”, Hugo Lloris sofreu 37 gols em 37 partidas disputadas e obteve 13 “clean sheets”; média de 1 gol sofrido por partida.

  • Números de Lloris na sua 2ª Temporada no Nice
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2006-07
37 37 13 0 0 3330

2007-08

Na estreia do Nice nessa edição da Ligue 1 em 4 de agosto de 2007, derrota para o Caen por 1-0 fora de casa.

Em 02/09/2007, em jogo da 7ª rodada da Ligue 1, os “Les Aiglons” venceram o Lens por 1-0 no Stade du Ray. No dia seguinte, Lloris passou por uma bateria de exames, a qual constatou uma lesão no goleiro e em decorrência disso, ficou de fora dos gramados por 3 semanas.

Lloris retornou aos gramados em 06/10/2007, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Francês, a qual o Nice perdeu por 2-0 para o Le Mans e além disso, o arqueiro de 20 anos teve de dar lugar a Lionel Létzi – goleiro reserva – aos 27 minutos do segundo tempo porque sentiu a mesma lesão novamente.

Depois de ficar de fora dos gramados por pouco mais de 1 mês e meio, Lloris retornou aos gramados em 25/11/2007 em jogo da 15ª rodada da Ligue 1, ao qual o Nice venceu o Paris Saint-Germain por 2-1 no Stade du Ray.

Após o jogo contra o PSG, o goleiro de 20 anos não saiu mais do time e jogou até o restante dessa temporada, com o Nice terminando em 8º lugar no Campeonato Francês, o melhor resultado do clube na liga desde que terminou em 6º na temporada 1988-89. Lloris sofreu apenas 24 gols em 30 jogos e obteve 13 “clean sheets”; média de 0,8 gols sofridos por partida. Hugo Lloris contribuiu para uma defesa que sofreu apenas 30 gols no total durante a temporada, empatado com o Nancy, ambos os times foram os menos vazados do campeonato. As boas atuações de Lloris nessa temporada o levaram a ser procurado por vários grandes clubes europeus com a esperança de contratá-lo para o futuro e foi exatamente isso que ocorreu.

  • Números de Lloris na sua 3ª e última Temporada no Nice
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2007-08
30 24 13 2 0 2637
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Lloris na época em que defendeu a meta do Nice
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 15 de julho de 2018 por OGC Nice

 

Lyon

2008-09

Após outra temporada sólida com o Nice, surgiram especulações sobre onde Lloris jogaria na temporada seguinte. O arqueiro de 21 anos teve seu nome ligado ao clube francês Lyon, que queria que ele substituísse Grégory Coupet, ao Milan da Itália, que queria que ele substituísse o brasileiro Dida, e ao Tottenham da Inglaterra, que queria que Lloris substituísse Paul Robinson.

Após supostamente chegar a um acordo pessoal com o Milan, Lloris esnobou o clube italiano para fechar com o Lyon, sete vezes campeão da Ligue 1. O vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, declarou mais tarde que um acordo havia sido praticamente alcançado afirmando que o goleiro revelado pelo Nice era “praticamente nosso”, mas o acordo foi um obstáculo quando o goleiro do Milan, Christian Abbiati, recusou uma transferência para o Palermo. Lloris explicou sua decisão citando as ambições europeias do Lyon, onde teria mais minutos em campo, ao passo que pelo Milan, ele não foi garantido como goleiro titular.

Inicialmente, o valor da taxa de transferência não foi revelado, mas descobriu-se mais tarde que o goleiro revelado pelo Nice custou 8,5 milhões de euros (cerca de 54 milhões de reais). Ele recebeu prontamente a camisa de número 1 e também a posição de goleiro titular.

Em 2 de agosto de 2008, na decisão da Supercopa da França contra o Bordeaux, Lloris fez sua estreia pelo novo clube e após um empate em 0-0 no tempo regulamentar, este mesmo resultado persistiu na prorrogação e sendo assim, houve disputa por pênaltis e apesar do novo reforço ter defendido as penalidades de Fernando Cavenaghi e de Franck Jurietti, a equipe adversária venceu por 5-4 e com isso, sagrou-se campeã dessa edição da Supercopa da França.

Apesar do gosto amargo da estreia, Claude Puel – técnico do Lyon nessa época – escalou o arqueiro de 21 anos como titular novamente na estreia do clube na Ligue 1 em 10/08/2008, jogo no qual os “Les Gones” – Lyon – venceram o Toulouse por 3-0. Depois de estrear com um “clean sheet” no campeonato, o Lyon não sofreu gols nas 3 rodadas seguintes; empate em 0-0 com o Lorient, vitória por 2-0 sobre o Grenoble e triunfo por 1-0 sobre o Saint-Étienne.

Apesar de o Lyon ter perdido o título pela primeira vez em 7 temporadas, Hugo Lloris terminou a temporada sofrendo apenas 27 gols na Ligue 1 2008-09 e não sofreu gols em 16 partidas do campeonato e sendo assim, só não foi mais vazado que Cédric Carrasso, goleiro do Toulouse. Ainda assim Lloris foi, posteriormente, nomeado o melhor goleiro do campeonato e também nomeado para a Equipe do Ano. Ao todo, em sua 1ª temporada com a camisa dos “Les Gones”, Hugo Lloris disputou 46 partidas, sofreu 43 gols e obteve 20 “clean sheets”; média de 0,93 gols sofridos por partida.

Quanto ao Lyon, além de ter sido vice-campeão da Supercopa da França, terminou em 3º lugar no Campeonato Francês e foi eliminado nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), Copa da França e Copa da Liga Francesa.

  • Números de Lloris na sua 1ª Temporada no Lyon
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2008-09
46 43 20 1 0 2170

2009-10

Na temporada 2009-10, Lloris permaneceu como o goleiro titular do clube e abriu a nova campanha do time na Ligue 1 com 4 “clean sheets” nas primeiras 8 partidas do clube no campeonato; vitórias por 1-0, 3-0, 1-0 e 2-0 sobre Valenciennes, Auxerre, Lorient e Lens respectivamente. Por suas atuações no mês de setembro, Lloris recebeu o prêmio de Jogador do Mês da UNFP, tornando-se o primeiro goleiro desde Steve Mandanda em agosto de 2008 a receber o prêmio.

Lloris recebeu elogios da mídia por suas atuações contra o Liverpool da Inglaterra na Champions League. Na primeira partida, disputada em Anfield – estádio da equipe inglesa – em 20 de outubro de 2009 -, Lloris fez 4 defesas segurando o Liverpool a apenas um gol. Lyon venceu essa partida por 2–1. Na segunda partida contra o time inglês em 04/11/2009, no Stade Gerland (antigo estádio do Lyon), ele defendeu os chutes de Fernando Torres, Dirk Kuyt e Andriy Voronin no primeiro tempo, depois mostrou reflexos para impedir o gol do brasileiro Lucas Leiva no meio do segundo tempo. Embora o Lyon estivesse atrás do placar, a equipe empatou a partida 1-1 com um gol de Lisandro López nos acréscimos.

Em 08/11/2009, em jogo da 13ª rodada da Ligue 1, Lyon e Olympique de Marselha do goleiro Steve Mandanda protagonizaram um duelo eletrizante no qual as duas equipes empataram em 5-5 no Stade de Gerland. A maioria dos gols foram atribuídos à “defesa frouxa” exibida pelos 2 clubes conforme descrito pela mídia e pelo Claude Puel e Didier Deschamps, treinadores das duas equipes.

Em 20/12/2009, Lloris terminou em 3º lugar na votação para o prêmio de Jogador do Ano da França no Futebol de 2009, ficando atrás apenas de Nicolas Anelka e de Yoann Gourcuff.

Pelo primeiro confronto das oitavas de final da Champions League contra o Real Madrid da Espanha, em 16 de fevereiro de 2010, o camisa 1 do Lyon fez duas defesas na vitória do time por 1-0 sobre o time espanhol, fazendo uma defesa de ponta do dedo a um chute desviado de Cristiano Ronaldo aos 16 minutos da segunda etapa e produzindo uma defesa reflexa em um chute de Gonzalo Higuaín 3 minutos depois para manter o Lyon à frente no placar.

No segundo confronto contra o Real Madrid em 10/03/2010, o Lyon empatou em 1-1 com o time espanhol fora de casa e com isso, alcançou a classificação para as quartas de final dessa competição.

Em 02/05/2010, em jogo da 35ª rodada da Ligue 1, Lloris proveu assistência para o gol de Michel Bastos na vitória por 1-0 sobre o Montpellier fora de casa. Esta foi a primeira assistência de sua carreira. Uma semana depois, Lloris foi eleito, pela 2ª temporada consecutiva, o goleiro da temporada da Ligue 1.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos “Les Gones”, Hugo Lloris disputou 52 jogos, sofreu 48 gols e não foi vazado em 20 ocasiões; média de 0,92 gols sofridos por partida. Quanto ao Lyon, foi vice-campeão do Campeonato Francês, chegou à semifinal da UEFA Champions League, foi eliminado nas quartas de final da Copa da Liga Francesa e caiu na 2ª fase da Copa da França.

  • Números de Lloris na sua 2ª Temporada no Lyon
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2009-10
52 48 20 1 0 4680

2010-11

Antes do início da temporada 2010-11, Lloris foi nomeado para o prêmio de Goleiro da Temporada da UEFA Club no UEFA Club Football Awards, mas perdeu o prêmio para o goleiro cujo time foi o vencedor da Liga dos Campeões, o brasileiro Júlio César da Internazionale da Itália.

Na temporada 2010-11, Lloris teve um bom desempenho, apesar de ter sofrido o maior número de 40 gols na Ligue 1, já que o Lyon não conseguiu se sagrar campeão do campeonato pela 3ª temporada consecutiva. A temporada frustrante para o clube e para o próprio goleiro atingiu seu apogeu na 29ª rodada, em 3 de abril de 2011, após o empate em 2-2 com o ex-clube de Lloris, Nice. Vale ressaltar que o Olympique Lyonnais – Lyon – vencia a partida por 2-0 e levou o empate em 2 minutos e para piorar, isso ocorreu quando a partida estava para acabar. Após a conclusão da partida, um decepcionado Lloris, que já havia defendido um pênalti no jogo, fez uma declaração surpreendente com palavrões no vestiário da equipe, na qual questionou o desempenho geral da equipe.

Na rodada seguinte da Ligue 1, em 10/04/2011, vitória do Lyon por 3-0 sobre o Lens e esta foi a primeira vez que Lloris teve um “clean sheet” em mais de um mês, o goleiro refletiu sobre seus comentários após a partida contra o Nice, afirmando: “Foi uma reação humana. Houve muita frustração e tinha que sair. Era intolerável tomar um empate de 2–2 quando ganhávamos por 2–0.”

Em suma, em sua 3ª temporada com a camisa dos “Les Gones”, Hugo Lloris disputou 47 partidas, sofreu 55 gols e não foi vazado em apenas 14 jogos; média de 1,17 gols sofridos por partida. Quanto ao Lyon, terminou em 3º lugar no Campeonato Francês, foi eliminado nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League e Copa da Liga Francesa e caiu na 2ª fase da Copa da França.

  • Números de Lloris na sua 3ª Temporada no Lyon
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2010-11
47 55 14 0 0 4260

2011-12

Após o término da temporada 2010-11, Claude Puel não teve seu contrato renovado e com isso, o Lyon resolveu apostar suas fichas em Rémi Garde.

Em 21 de setembro de 2011, em jogo da 7ª rodada da Ligue 1, o camisa 1 dos “Les Gones” recebeu seu primeiro cartão vermelho da carreira após uma saída perigosa contra o Caen, o que resultou em pênalti e consequentemente, Benjamin Nivet converteu e com isso, o Caen venceu esse jogo por 1-0.

Apesar desta expulsão, Lloris teve um bom início de temporada 2011-12 e sendo assim, ele estendeu seu contrato com o clube por mais duas temporadas em 03/10/2011, que naquele instante o ligava ao Olympique Lyonnais até junho de 2015.

Durante esta temporada, o Lyon foi campeão da Copa da França, vice-campeão da Copa da Liga Francesa, terminou em 4º lugar no Campeonato Francês e chegou às oitavas de final da UEFA Champions League. Também é importante mencionar que Lloris foi o vencedor do troféu de melhor goleiro da UNFP na Ligue 1 pela 3ª vez na sua carreira. Quanto ao desempenho do camisa 1 do Lyon nessa temporada: disputou 53 partidas, sofreu 64 gols e obteve 12 “clean sheets”; média de 1,20 gols sofridos por partida.

  • Números de Lloris na sua 4ª Temporada no Lyon
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2011-12
53 64 12 0 1 4844

2012-13

No início da temporada 2012-13, é mencionada uma possível transferência de Hugo Lloris para clubes de fora da França. Esses rumores o ligavam a clubes como o Barcelona da Espanha, ​​Milan da Itália e ao Tottenham da Inglaterra. Apesar disso, ele começou essa temporada como titular do Lyon na Supercopa da França contra o Montpellier em 28 de julho de 2012, e após um empate em 2-2 no tempo regulamentar, esse empate persistiu na prorrogação e na disputa por pênaltis, defendeu as cobranças de Gaëtan Charbonnier e de Henri Bedimo e com isso, os “Les Gones” venceram por 4-2 e iniciaram essa temporada celebrando a conquista de um título.

Em 24/03/2012, em jogo da 3ª rodada da Ligue 1, Lloris defendeu as cores do Lyon pela última vez e na sua despedida do clube, empate em 1-1 com o Évian.

  • Números de Lloris na sua 5ª e última Temporada no Lyon
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2012-13
3 4 0 0 0 300

 

Títulos que conquistou pelo Lyon

  • Copa da França: 2011-12
  • Supercopa da França: 2012
  • O vídeo abaixo mostra algumas das melhores defesas executadas por Lloris com a camisa do Lyon
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 8 de junho de 2020 por Olympique Lyonnais

 

Tottenham

2012-13

Lloris assinou contrato com o Tottenham da Inglaterra em 31 de agosto de 2012 por 10 milhões de euros (cerca de 63,5 milhões de reais) + 5 milhões em variáveis, sendo assim, a negociação poderia chegar a € 15 milhões (R$ 95,3 milhões). Além disso, ficou estabelecido que o Lyon receberia 20% do lucro futuro da transferência do goleiro.

O arqueiro francês fez sua estreia pelo clube londrino – Tottenham – em 20/09/2012 em partida válida pela 1ª rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, a qual o Tottenham e a Lazio da Itália empataram em 0-0 no White Hart Lane (estádio do Tottenham).

Posteriormente, André Villas-Boas – técnico do Tottenham nessa época – promoveu a estreia de Lloris na Premier League em 07/10/2012, jogo da 7ª rodada do campeonato, ao qual os Spurs – Tottenham – venceram o Aston Villa por 2-0 no White Hart Lane. Sua aparição pôs fim à série de 310 jogos consecutivos do goleiro do Tottenham, Brad Friedel, como titular na Premier League. No início, o arqueiro francês disputou vaga com Brad e da 12ª rodada da Premier League em diante, não saiu mais do gol dos Spurs.

Depois de sofrer apenas 4 gols em 6 jogos, incluindo 3 clean sheets, no mês de dezembro, Lloris foi nomeado para o Jogador do Mês da Premier League, mas perdeu para Robin van Persie do Manchester United.

Em suma, na sua 1ª temporada na Inglaterra, Hugo Lloris disputou 33 partidas, sofreu 34 gols e saiu de campo sem ser vazado em 11 jogos; média de 1,03 gols sofridos por partida. Quanto ao Tottenham, terminou em 5º lugar no Campeonato Inglês, chegou às quartas de final da UEFA Europa League, foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa e não passou da 4ª rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de Lloris na sua 1ª Temporada no Tottenham
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2012-13
33 34 11 0 0 3030

2013-14

Antes do início desta temporada, começaram a circular rumores de que Lloris iria se transferir para o Monaco, mas o goleiro insistiu que havia deixado o Lyon para jogar no exterior.

Na estreia dos Spurs nessa edição da Premier League em 18 de agosto de 2013, vitória por 1-0 sobre o Crystal Palace fora de casa.

Em 03/11/2013, em jogo da 10ª rodada da Premier League, Lloris perdeu a consciência em uma colisão com Romelu Lukaku, mas permaneceu no jogo após o técnico André Villas-Boas determinar que ele “mostrou grande caráter e personalidade”. Quanto ao resultado do jogo, Tottenham e Everton empataram em 0-0. Após o jogo, a decisão do treinador português foi duramente criticada pela FIFA e também pelo sindicato dos jogadores, a FIFPro.

Pela 16ª rodada do Campeonato Inglês em 15/12/2013, o Tottenham sofreu uma goleada de 5-0 para o Liverpool em pleno White Hart Lane e após essa derrota vexatória, André Villas-Boas foi demitido e com isso, ficou estabelecido que Tim Sherwood, até então técnico interino, comandaria os Spurs até o fim desta temporada.

Durante a segunda parte da temporada, Lloris teve várias boas atuações, especialmente contra o Newcastle em 12 de fevereiro de 2014 – jogo válido pela 26ª rodada da Premier League -, jogo no qual o arqueiro francês fez 5 defesas decisivas na goleada por 4-0 sobre o Newcastle em pleno St James’ Park (estádio do Newcastle).

Em 19/04/2014, em jogo da 35ª rodada da Premier League, o goleiro francês teve outra boa atuação e defendeu um pênalti cobrado por Steve Sidwell na vitória por 3-1 sobre o Fulham no White Hart Lane.

Em suma, na sua 2ª temporada na Inglaterra, Hugo Lloris disputou 45 partidas, sofreu 58 gols e obteve 18 clean sheets; média de 1,28 gols sofridos por partida. Quanto ao Tottenham, terminou em 6º lugar no Campeonato Inglês, chegou às quartas de final da Copa da Liga Inglesa, caiu nas oitavas de final da UEFA Europa League e não passou da 3ª rodada da Copa da Inglaterra.

Em julho de 2014, logo após a Copa do Mundo de 2014, Hugo Lloris assinou uma prorrogação de contrato com o Tottenham até junho de 2019. Ele disse que a decisão foi tomada graças ao projeto do futuro técnico do clube, o argentino Mauricio Pochettino.

  • Números de Lloris na sua 2ª Temporada no Tottenham
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2013-14
45 58 18 2 0 4080

2014-15

Na temporada 2014-2015, o Tottenham foi derrotado na final da Copa da Liga Inglesa pelo Chelsea, revés por 2-0, e terminou na 5ª posição da Premier League. Durante a temporada, Lloris se destacou entre os melhores goleiros do mundo graças, em particular, às suas defesas de alta classe e suas atuações de alto nível contra o rival Arsenal e contra o Manchester United em setembro e dezembro de 2014. No jogo contra os Red Devils (Manchester United), o camisa 1 dos Spurs – Lloris – conseguiu 5 intervenções brilhantes no primeiro período, incluindo um chute curvo de Ashley Young (resultado final, empate em 0-0).
Em 23 de outubro de 2014, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Europa League contra o Asteras Tripolis da Grécia, os Spurs tiveram uma grande atuação e golearam a equipe grega por 5-1 com 3 gols de Harry Kane e 2 gols de Erik Lamela, contudo o goleiro francês foi expulso depois de derrubar Tasos Tsokanis, jogador da equipe adversária. Como Pochettino já havia realizado as 3 substituições, Harry Kane foi o escolhido para jogar no gol até o apito final.
Liderados pelo jovem atacante Kane, os Spurs voltam a se tornar grande na Inglaterra, conseguindo assim realizar várias façanhas, como a de vencer o futuro campeão do campeonato, Chelsea, no White Hart Lane com o placar de 5-3, em 1º de janeiro de 2015. Durante o jogo, Lloris fez uma grande defesa no chute de César Azpilicueta aos 30 minutos da segunda etapa.
Em 21 de março de 2015, em jogo da 30ª rodada da Premier League, o camisa 1 do Tottenham se machucou nos minutos iniciais do confronto contra o Leicester após um choque com um de seus companheiros de equipe, Kyle Walker. Essa lesão resultou em sua ausência pelos próximos 3 jogos do campeonato nacional e também pelas partidas da Seleção Francesa; jogos contra Brasil e Dinamarca.
No seu retorno aos gramados, em 25/04/2015 – confronto válido pela 34ª rodada da Premier League -, o goleiro francês jogou os 90 minutos do empate em 2-2 com o Southampton no White Hart Lane.
No final desta temporada, Lloris teve seu nome ligado a clubes como Paris Saint-Germain da França e ao Real Madrid da Espanha, embora o boato mais confiável fosse de que ele iria se transferir para o Manchester United em caso de saída de David de Gea. No entanto, Lloris decide continuar sua carreira no Tottenham, apesar de sua vontade de jogar na Liga dos Campeões, pois os Spurs terminaram em 5º lugar no Campeonato Inglês e com isso tiveram de se contentar com uma vaga na Europa League.
Em suma, na sua 3ª temporada na Inglaterra, Hugo Lloris disputou 44 partidas, sofreu 55 gols e obteve 13 clean sheets; média de 1,25 gols sofridos por partida. Quanto ao Tottenham, como já foi dito acima foi vice-campeão da Copa da Liga Inglesa, terminou em 5º lugar no Campeonato Inglês e sequer chegou às oitavas-de-finais da UEFA Europa League e da Copa da Inglaterra.
  • Números de Lloris na sua 3ª Temporada no Tottenham
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2014-15
44 55 13 0 1 3871

2015-16

Após a saída de Younès Kaboul em agosto de 2015, Hugo Lloris passa a ser em definitivo a braçadeira de capitão. Durante as férias de verão, ele machucou o pulso e em decorrência disso, perdeu o primeiro jogo da temporada contra o Manchester United em 08/08/2015, jogo no qual os Spurs estrearam com derrota por 1-0 no Old Trafford – estádio da equipe adversária – na 1ª rodada do campeonato. Na rodada seguinte do campeonato, em 15/08/2015, já recuperado, Lloris jogou os 90 minutos do empate em 2-2 com o Stoke City no White Hart Lane.

Ao longo da temporada, Lloris firma-se como um dos melhores goleiros da Premier League com defesas de tirar o fôlego, como na vitória sobre o Manchester City (4-1), todas as defesas contra o Crystal Palace (1-0) e no empate 1-1 em Anfield com o Liverpool, jogo no qual fez 7 defesas, repelindo com maestria os chutes de Philippe Coutinho e de Daniel Sturridge. Pela primeira vez desde a temporada 1989-90, o Tottenham encerrou esta temporada entre os 3 primeiros do campeonato nacional – Premier League -, ficando atrás apenas do Arsenal e do surpreendente Leicester que foi o campeão.

Na Europa League, depois de passar pela Fiorentina da Itália na fase de 16 avos, onde Lloris foi baixa no primeiro confronto devido a uma lesão, foi eliminado pelo Borussia Dortmund da Alemanha nas oitavas de final.

Em suma, em mais uma temporada na Inglaterra, Hugo Lloris disputou 47 partidas, sofreu 46 gols e obteve 15 clean sheets; média de 0,97 gols sofridos por partida. Quanto ao Tottenham, além do 3º lugar na Premier League e de ter chegado às oitavas de final da UEFA Europa League, foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Inglaterra e caiu na 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa.

Além das ótimas atuações com a camisa dos Spurs nessa temporada, suas ótimas atuações com a camisa da Seleção Francesa na Eurocopa renderam-lhe uma indicação para a Bola de Ouro 2016, um troféu para o melhor jogador do ano.

  • Números de Lloris na sua 4ª Temporada no Tottenham
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2015-16
47 46 15 0 0 4230

2016-17

Em dezembro de 2016, Hugo Lloris estendeu seu contrato com o clube londrino até junho de 2022, quando vários rumores o anunciavam como reforço do Paris Saint-Germain ou do Real Madrid. Na mesma temporada, o Tottenham terminou em 2º lugar na Premier League. No entanto, Lloris começou mal sua temporada ao se machucar logo na rodada de abertura do campeonato, ao qual o Tottenham empatou em 1-1 com o Everton e só voltou a jogar na 4ª rodada contra o Stoke City, jogo no qual os Spurs venceram por 4-0.

Ao longo da temporada, o goleiro francês apresenta um desempenho de altíssimo nível, como na vitória sobre o Manchester City (2-0) onde fez 4 defesas magníficas. Ele ficou sem sofrer gols em 15 jogos na Premier League 2015-16, mas por pouco não foi o vencedor do prêmio “Golden Gloves” – Luva de Ouro -, ficando atrás apenas de Thibaut Courtois do Chelsea, dono de 16 clean sheets.

Na Champions League 2016-17, Hugo Lloris fez uma grande partida contra o Bayer Leverkusen da Alemanha, onde fez uma defesa lendária ao envolver a bola na linha do gol. Ele também defendeu um pênalti de Radamel Falcao numa partida contra o Monaco e fez um total de 9 defesas durante a partida, mas apesar das ótimas atuações do arqueiro francês, o Tottenham foi eliminado na fase de grupos.

Em 2 de março de 2017, Lloris recebeu o troféu de melhor goleiro londrino do ano de 2016, vencendo seus principais rivais, como Thibaut Courtois e Petr Čech.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Spurs, Hugo Lloris disputou 43 partidas, sofreu 37 gols e obteve 17 clean sheets; média de 0,86 gols sofridos por partida. Quanto ao Tottenham, como já se sabe o clube londrino foi vice-campeão nacional. Além disso, depois do terminar em 3º lugar na fase de grupos da UEFA Champions League, caiu na fase de 16 avos da UEFA Europa League, chegou à semifinal da Copa da Inglaterra e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Lloris na sua 5ª Temporada no Tottenham
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2016-17
43 37 17 0 0 3815

2017-18

Hugo Lloris teve uma temporada 2017-18 mista. Começou muito bem e fez um bom jogo contra o Real Madrid na fase de grupos da Liga dos Campeões em 17 de outubro de 2017 , onde fez sete defesas decisivas, incluindo uma defesa no reflexo numa cabeçada de Karim Benzema e também várias defesas contra os chutes de Cristiano Ronaldo, que lhe renderam o prêmio de “melhor jogador da partida”. Quanto ao resultado desse jogo, as duas equipes empataram em 1-1 no Santiago Bernabéu (estádio do Real Madrid).

Em 22/10/2017, em jogo da 9ª rodada da Premier League, o goleiro francês teve um bom desempenho ao fazer 6 defesas, incluindo uma de mão trocada num chute de Philippe Coutinho e com a boa atuação dele, os Spurs venceram o Liverpool por 4-1. Ele também foi decisivo na vitória do Tottenham sobre o Real Madrid em Wembley (3-1) em 01/11/2017, mas se lesionou no final do jogo.

Apesar de ter feito uma boa fase de grupos, o Tottenham foi eliminado pela Juventus da Itália nas oitavas de final, apesar de várias defesas decisivas de Lloris durante os 2 confrontos, em particular em um chute cruzado de Federico Bernadeschi. No entanto, ele cometeu vários erros na Premier League durante a segunda metade da temporada, notadamente contra o Stoke City, Chelsea e o futuro campeão Manchester City, pelos quais recebeu várias críticas pouco antes do início da Copa do Mundo.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Spurs, Hugo Lloris disputou 43 partidas, sofreu 43 gols e obteve 16 clean sheets; média de 1 gol sofrido por partida. Quanto ao Tottenham, terminou em 3º lugar no Campeonato Inglês, chegou à semifinal da Copa da Inglaterra e foi eliminado nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League e Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Lloris na sua 6ª Temporada no Tottenham
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2017-18
43 43 16 1 0 3870

2018-19

Após as boas atuações de Lloris na Copa do Mundo, um Observatório de Futebol o elegeu como o melhor goleiro do mundo no ano de 2018. No entanto, após os jogos do mês de agosto, o goleiro sofreu uma tensão no músculo da coxa e em decorrência disso, não pôde jogar as partidas do mês de setembro.

No seu retorno aos gramados em 3 de outubro de 2018, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Champions League contra o Barcelona da Espanha, Lloris sofreu 4 gols incluindo uma falha numa saída de bola que lhe rendeu muitas provocações nas redes sociais. No mesmo mês, ele foi nomeado para a Bola de Ouro.

Em 24/10/2018, em confronto válido pela 3ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões contra o PSV Eindhoven da Holanda, o camisa 1 dos Spurs foi expulso pela 3ª vez na sua carreira, mas diferentemente de outra ocasião onde um jogador de linha teve de ir no gol, desta vez o técnico não havia feito as 3 substituições e com isso, Heung-min Son saiu e deu lugar a Michel Vorm. Quanto ao resultado do jogo, o Tottenham empatou em 2-2 com o time holandês fora de casa.

Em 10 de fevereiro de 2019, em jogo da 26ª rodada da Premier League, o camisa 1 dos Spurs defendeu um pênalti cobrado por Jamie Vardy e com isso, venceram o Leicester por 3-1 em Wembley, Londres.

Pela 29ª rodada do Campeonato Inglês em 02/03/2019, o goleiro francês defendeu o pênalti cobrado por Pierre-Emerick Aubameyang nos acréscimos e com isso, este “North London Derby” – nome dado ao clássico entre Arsenal e Tottenham – terminou empatado (1-1). Três dias depois, o Tottenham enfrentou o Borussia Dortmund da Alemanha – segundo confronto das oitavas de final da Champions League – e com uma ótima atuação de Lloris, segurou a vitória por 1-0 fora de casa e como havia vencido o primeiro confronto por 3-0, se garantiu na fase seguinte desta competição.

No primeiro jogo das quartas de final da Liga dos Campeões contra o Manchester City, em 09/04/2019, o arqueiro francês defendeu o pênalti cobrado por Sergio Aguero e com isso, os Spurs venceram esta partida por 1-0 no Totteham Hotspur Stadium (novo e atual estádio do clube). O jogo da volta, em 17/04/2019, foi antológico, Lloris sofreu 4 gols, mas ainda assim fez 3 defesas decisivas e apesar do time ter perdido (derrota por 4-3), seguindo o critério do gol fora de casa, o clube londrino avançou para a fase seguinte do torneio.

O Tottenham chegou à final da Champions League após uma incrível recuperação contra o Ajax da Holanda na semifinal. Depois de perder o primeiro confronto por 1-0 em Londres, os Spurs venceram a equipe holandesa em Amsterdã, na Holanda, por 3-2 graças a um hat-trick de Lucas Moura, incluindo um gol aos 51 minutos do segundo tempo, enquanto no intervalo, o Ajax vencia por 2-0. Nestes 2 confrontos, Lloris foi decisivo porque impediu Donny van de Beek de marcar 2 gols no jogo de ida e defendeu vários chutes dos holandeses no segundo jogo. No intervalo do jogo em Amsterdã, ele motiva novamente o elenco, pedindo-lhes “que não desistam de nada, mas que tentem de tudo”. Seu treinador, Mauricio Pochettino, declarou após o encontro: “Ele é o melhor goleiro do mundo”.

Na final contra o Liverpool, Lloris não conseguiu defender o pênalti cobrado por Mohamed Salah, pênalti assinalado logo no início do jogo e por conseguinte, o Tottenham perdeu este duelo por 2-0.

Em suma, em mais uma temporada na Inglaterra, Hugo Lloris disputou 44 partidas, sofreu 48 gols e obteve 16 clean sheets; média de 1,09 gols sofridos por partida. Quanto ao Tottenham, além de ter sido vice-campeão da UEFA Champions League, terminou em 4º lugar no Campeonato Inglês, chegou à semifinal da Copa da Liga Inglesa e caiu na 4ª rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de Lloris na sua 7ª Temporada no Tottenham
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2018-19
44 48 16 0 1 3949

2019-20

Em 17 de agosto de 2019, em jogo da 2ª rodada da Premier League, Lloris se destacou no confronto contra o Manchester City, ao qual as duas equipes empataram em 2-2, ao fazer 8 defesas durante o jogo, incluindo duas espetaculares nas tentativas de Oleksandr Zinchenko e Rodri.

Pela 4ª rodada do Campeonato Inglês em 01/09/2019, o camisa 1 dos Spurs fez mais defesas decisivas no empate em 2-2 com o Arsenal no Emirates Stadium e com isso, tornou-se o goleiro com mais defesas em agosto na Premier League (19 defesas).

Em 28/09/2019, em jogo da 7ª rodada da Premier League, o arqueiro francês cometeu um erro que custou 1 tento para o Southampton, mas após o erro ele se recuperou e compensou isso fazendo grandes intervenções no segundo tempo e com isso, os Spurs venceram os Saints – Southampton – por 2-1 no Tottenham Hotspur Stadium. Na rodada seguinte do campeonato, em 05/10/2019, Lloris machucou gravemente o cotovelo ao cair após tentar pegar a bola de um cruzamento de um jogador do Brigton e sem contar com o seu principal goleiro, o Tottenham perdeu este jogo por 3-0. Ele saiu do campo em uma maca com máscara de oxigênio. Ele foi então diagnosticado com uma luxação do cotovelo e como consequência, teria de ficar fora de ação até o final de 2019.

Em 07/11/2019, mais de um mês após sua lesão, Lloris foi operado para poder retornar aos gramados no início de 2020. Posteriormente, o arqueiro francês foi indicado para a Bola de Ouro 2019 pela 3ª vez em sua carreira e também foi indicado para a primeira edição do Troféu Yachine, que premia o melhor goleiro do ano 2019.

Em 19/11/2019, o Tottenham anunciou a demissão de Mauricio Pochettino, Daniel Levy – presidente do clube – tomou esta decisão em decorrência do mau desempenho do time nessa temporada e até então, o clube estava em 14º lugar na Premier League e no dia seguinte, foi anunciado que o português José Mourinho seria o novo treinador do time.

Hugo Lloris retornou aos gramados em 22 de janeiro de 2020, em jogo da 24ª rodada da Premier League, ao qual jogou os 90 minutos do triunfo por 2-1 sobre o Norwich.

Em 02/02/2020, durante a partida contra o Manchester City – válida pela 25ª rodada do Campeonato Inglês -, apenas 10 dias após seu retorno de lesão, Lloris fez uma grande partida ao defender um pênalti cobrado por İlkay Gündoğan e também ao fazer várias defesas na partida. Ele, portanto, participa amplamente da vitória do seu time por 2-0 sobre os Cityzens (Manchester City).

Pelo primeiro confronto das oitavas de final da Champions League contra o RB Leipzig da Alemanha em 19/02/2020, o camisa 1 dos Spurs foi eleito o melhor em campo mesmo com o revés por 1-0 ante a equipe alemã em pleno Tottenham Hotspur Stadium. No segundo confronto contra a equipe alemã, em 10/03/2020, Lloris teve uma atuação decepcionante, sendo culpado por 2 dos 3 gols adversários; o Leipzig venceu o Tottenham por 3-0 e com isso, despachou o time inglês da competição.

Após o jogo contra o RB Leipzig, tanto a Premier League, quanto a Champions League e a maioria dos campeonatos ao redor do mundo foram paralisados devido à pandemia de COVID-19 (Novo Coronavírus). Após um hiato de 3 meses, a Premier League retornou e no primeiro jogo após a paralisação – jogo da 30ª rodada -, o arqueiro francês teve uma grande atuação no empate em 1-1 com o Manchester United.

Hugo Lloris continua a ter atuações de ponta no restante desta temporada, fazendo uma intervenção crucial no tempo adicional da partida contra o Bournemouth ao passar sob os pés de Harry Wilson (partida na qual as duas equipes empataram em 0-0) e sendo decisivo em um North London Derby ao desviar um voleio de Pierre-Emerick Aubameyang horizontalmente (vitória por 2-1 dos Spurs).

Pela penúltima rodada (37ª) dessa edição da Premier League, em 19/07/2020, o camisa 1 do Tottenham fez um total de 6 defesas decisivas contra o Leicester (vitória por 3-0), em particular realizando uma defesa em um voleio de Ayoze Pérez.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Spurs, Hugo Lloris disputou 27 partidas, sofreu 37 gols e obteve apenas 6 clean sheets; média de 1,37 gols sofridos por partida. Quanto ao Tottenham, terminou em 6º lugar no Campeonato Inglês, foi eliminado nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League e Copa da Inglaterra e caiu na 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Lloris na sua 8ª Temporada no Tottenham
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2019-20
27 37 6 0 0 2348

2020-21

Em 29 de outubro de 2020, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Europa League, Lloris chegou a marca de 100 partidas em competições continentais e também se tornou o primeiro goleiro francês a chegar a este número. Porém, nessa ocasião especial, o Tottenham foi derrotado pelo Royal Antwerp da Bélgica pelo placar de 1-0.

Em 29/11/2020, em jogo da 10ª rodada da Premier League, Lloris teve uma grande atuação no empate em 0-0 com o Chelsea, ao qual fez um defesas impressionantes nos chutes de Mason Mount e de seu compatriota Olivier Giroud. Com este empate, o Tottenham conseguiu manter a liderança do campeonato nessa época. Atualmente, é o Liverpool que lidera o campeonato.

Até aqui, Hugo Lloris disputou 19 partidas, sofreu 19 gols e saiu de campo sem ser vazado em 5 ocasiões; média de 1 gol sofrido por partida.

  • Números de Lloris na sua 9ª e atual Temporada no Tottenham
Pd Gs Jssg CA CV Mj na temporada 2020-21
19 19 5 0 0 *1710
    * a temporada 2020-21 está em andamento
  • O vídeo abaixo mostra muitas das melhores defesas executadas por Lloris pelo Tottenham na Premier League
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 24 de fevereiro de 2020 por Tottenham Hotspur

 

Números de Lloris na Seleção Francesa

 

França

Seleções de Base

Assim como muitos outros grandes jogadores, Hugo Lloris teve passagem pelas seleções de base da França antes de jogar pela seleção principal. Em 11 de março de 2004, fez sua estreia pela seleção sub-18 num amistoso contra a Alemanha.

Posteriormente, jogou com a seleção sub-19 e fez parte da equipe vencedora da Eurocopa Sub-19 de 2005. Lloris apareceu em todas as 5 partidas que o time disputou na competição. Ele fez apenas 5 partidas pela seleção sub-21, principalmente por causa de seus compromissos pela seleção principal.

Em 11 de outubro de 2008, sob serviço da seleção sub-21 que estava tentando se classificar para a Eurocopa de 2009, o técnico Erick Mombaerts convocou Lloris para os 2 confronto contra a Alemanha, apesar de ele ter sido convocado para os jogos da seleção principal e ele havia jogado pela última vez nessa equipe em agosto de 2007. Lloris honrou a convocação e jogou o segundo confronto. Com a França a segundos de distância de uma vaga no torneio, por causa do empate de 1-1 no primeiro confronto, a Alemanha “deu o golpe de misericórdia” com um gol de Benedikt Höwedes nos minutos finais. A derrota por 1-0 eliminou a França da competição e também encerrou a passagem de Lloris pela seleção sub-21.

Seleção Principal

Lloris foi convocado pela primeira vez por Raymond Domenech – técnico da seleção principal da França – em 6 de fevereiro de 2008 para um jogo contra a Espanha. Em vez disso, ele jogou por uma seleção de base no amistoso contra a República Democrática do Congo, realizado na véspera do amistoso da Espanha. Depois de ser convocado para outros jogos nesse mesmo ano, ele finalmente estreou pelos “Les Bleus” – Seleção Francesa em 19/11/2008 em um amistoso contra o Uruguai, ao qual houve um empate em 0-0.

Em 9 de setembro de 2009, em jogo da 8ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, Lloris levou seu primeiro e único cartão vermelho defendendo a seleção de seu país contra a Sérvia, após uma falta sobre Nikola Žigić na área de pênalti, apesar dos replays mostrarem o contrário. Lloris voltou ao time em 14/10/2009, jogando os 90 minutos inteiros da vitória da Seleção Francesa por 3-1 sobre a Áustria.

Copa do Mundo FIFA de 2010

Ao término das Eliminatórias, a França somou 21 pontos em 10 rodadas – 6 vitórias, 3 empates e uma derrota – e com isso, terminou em 2º lugar no grupo G e como consequência, teria de passar pela repescagem para se classificar para a Copa do Mundo FIFA de 2010 que realizar-se-ia na África do Sul.

Lloris foi aplaudido pela mídia e pelos jogadores por seu desempenho nos 2 confrontos contra a Irlanda – vitória por 1-0 e empate em 1-1 na prorrogação – e apesar da dificuldade,  a França conquistou uma vaga na Copa do Mundo da FIFA 2010. O ex-goleiro da seleção nacional Grégory Coupet creditou seu desempenho como “fenomenal”, enquanto a mídia francesa o descreveu como “Saint Lloris”, que é uma brincadeira com o apelido do homólogo do Real Madrid Iker Casillas, considerado um dos melhores goleiros da Europa na época.

Em 11 de maio de 2010, Lloris foi um dos jogadores convocados para a equipe preliminar de 30 jogadores de Domenech para participar da Copa do Mundo de 2010, mais tarde sendo nomeado para o time final de 23 jogadores e por conseguinte, foi eleito por Domenech o goleiro titular da seleção.

Em 11/06/2010, na estreia da França na fase de grupos dessa edição da Copa do Mundo, empate em 0-0 com o Uruguai. Na rodada seguinte, revés por 2-0 para o México.

No jogo da última rodada da fase de grupos contra a seleção anfitriã, África do Sul, o goleiro cometeu um erro que resultou no gol de abertura para os donos da casa. Ele se redimiu mais tarde na partida, no entanto, ao fazer várias defesas para limitar as chances dos sul-africanos de passarem para as oitavas de final. A França perdeu a partida por 2–1 e consequentemente, a França estava eliminada da competição.

  • Desempenho de Lloris na Copa do Mundo FIFA de 2010
Pd Gs Jssg CA CV Mj
3 4 1 0 0 270

Euro 2012

Após a eliminação precoce na Copa do Mundo de 2010, Raymond Domenech foi demitido do cargo de treinador dos “Les Bleus” e para o seu lugar, a Federação Francesa de Futebol resolveu apostar suas fichas em Laurent Blanc.

Em 17/11/2010, Lloris foi o capitão da França, pela primeira vez, na vitória da equipe por 2–1 sobre a Inglaterra no Estádio de Wembley. Depois de liderar a França por mais 6 vezes em caráter interino, em 28 de fevereiro de 2012, ele foi nomeado capitão titular da seleção nacional pelo técnico Laurent Blanc antes do início da disputa da Euro 2012 que contaria com sede conjunta, Polônia e Ucrânia. Diferentemente da Copa do Mundo, onde a França teve de passar por uma repescagem, desta vez a França se classificou em 1º lugar do grupo 4.

Na estreia da França nessa edição da Eurocopa em 11/06/2012, empate em 1-1 com a Inglaterra. Na rodada seguinte da fase de grupos, vitória por 2-0 sobre a Ucrânia. Apesar de ter perdido para a Suécia na última rodada, por 2-0, os “Les Bleus” terminaram em 2º lugar no grupo D e com isso, se classificaram para a fase de mata-mata do torneio.

Nas quartas de final, a França enfrentou a Espanha e com um revés por 2-0, o sonho de ser tricampeã da Eurocopa foi adiado para 2016.

  • Desempenho de Lloris na Euro 2012
Pd Gs Jssg CA CV Mj
4 5 1 0 0 360

Copa do Mundo FIFA de 2014

Após a eliminação nas oitavas de final da Euro 2012, Laurent Blanc foi demitido e com a saída dele, Didier Deschamps assume o comando da Seleção Francesa.

Nas Eliminatórias, a França somou um total de 17 pontos em 10 rodadas – 5 vitórias, 2 empates e uma derrota – e com tal campanha, terminou em 2º lugar no grupo I, atrás apenas da Espanha. Na repescagem, os “Les Bleus” enfrentaram a Ucrânia e com um placar agregado de 3-2 a favor – revés por 2-0 e vitória por 3-0 respectivamente -, classificaram-se para a Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil.

Na estreia da França nessa edição da Copa do Mundo, em 15 de junho de 2014, vitória por 3-0 sobre Honduras no Estádio do Beira-rio, em Porto Alegre. Na rodada seguinte da fase de grupos cinco dias depois, goleada por 5-2 sobre a Suíça na Arena Fonte Nova, em Salvador. Na última rodada da fase de grupos, a França e o Equador empatara em 0-0 no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com um total de 7 pontos em 3 rodadas, a Seleção Francesa terminou na liderança do grupo E e sendo assim, se classificou para a fase de mata-mata dessa edição da Copa do Mundo.

Nas oitavas de final, a França enfrentou a Nigéria no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e venceu por 2-0. Na fase seguinte, quartas de final, mesmo com uma grande atuação de Lloris, a França perdeu para a Alemanha por 1-0 no Maracanã e com isso, deu adeus ao sonho da conquista do bicampeonato.

  • Desempenho de Lloris na Copa do Mundo FIFA de 2014
Pd Gs Jssg CA CV Mj
5 3 3 0 0 450

Euro 2016

Após a eliminação ante a seleção que viria a ser a campeã daquela edição da Copa do Mundo, Alemanha, já que era o país sede da Eurocopa de 2016, a França não disputou as Eliminatórias e sendo assim, usou os amistosos para se preparar para a disputa desta competição e teve um bom aproveitamento; 14 vitórias, 2 empates e 4 derrotas.

Na estreia da França nessa edição da Eurocopa, em 10 de junho de 2016, vitória por 2-1 sobre a Romênia. Na rodada seguinte da fase de grupos, vitória por 2-0 sobre a Albânia. Em 19/06/2016, na última rodada da fase de grupos, empate em 0-0 com a Suíça e com um total de 7 pontos somados em 3 rodadas, a França terminou na liderança do grupo A e com isso, classificou-se para a fase de mata-mata.

Nas oitavas de final, a França enfrentou a Irlanda e venceu por 2-1. Na fase seguinte, quartas de final, os “Les Bleus” enfrentaram a Islândia e passaram por cima com uma goleada de 5-2. Na semifinal, a Seleção Francesa enfrentou a Alemanha e venceu por 2-0 e com isso, garantiu vaga na final da Euro 2016.

Em 10/07/2016, o Stade de France – mesmo palco onde a França se sagrou campeã da Copa do Mundo de 1998 – foi o palco da final entre França e Portugal e após um empate em 0-0 no tempo regulamentar, a Seleção Portuguesa contou com um gol de Éder na prorrogação para se sagrar campeã dessa edição da Eurocopa.

  • Desempenho de Lloris na Euro 2016
Pd Gs Jssg CA CV Mj
7 5 3 0 0 660

Copa do Mundo FIFA de 2018

Em 2 de junho de 2017, Lloris fez sua 88ª partida pela Seleção Francesa em um amistoso contra o Paraguai, jogo no qual a França aplicou uma goleada de 5-0. Ao chegar a esse número de partida com a Seleção Francesa, Hugo Lloris ultrapassou Fabien Barthez como o goleiro com o maior número de partida pelos “Les Bleus”.

Depois de derrotar Bulgária e Belarus – por 1-0 e 2-1 respectivamente – em outubro deste mesmo ano (2017), a França chegou a um total de 23 pontos em 10 rodadas – 7 vitórias, 2 empates e uma derrota – e com tal campanha, terminou na liderança do grupo A e consequentemente, obteve vaga direta na Copa do Mundo FIFA de 2018 que realizar-se-ia na Rússia.

Na estreia da França na fase de grupos dessa edição da Copa do Mundo, em 16 de junho de 2018, vitória por 2-1 sobre a Austrália. Na rodada seguinte da fase de grupos, Lloris chegou a marca de 100 jogos pela Seleção Francesa e celebrou essa ocasião especial com uma vitória do time por 1-0 sobre o Peru. Com a vaga para o mata-mata praticamente garantida, Didier Deschamps optou por poupar muitos jogadores para o jogo da última rodada da fase de grupos contra a Dinamarca, dentre eles o goleiro que chegou a marca de 100 jogos pela seleção, e do banco de reservas, o camisa 1 dos “Les Bleus” viu a França e a Dinamarca empatarem em 0-0.

Nas oitavas de final, a França enfrentou a Argentina e as duas seleções travaram um grande embate, no qual os franceses levaram a melhor e venceram por 4-3 e sendo assim, seguiram adiante no torneio.

Nas quartas de final, a Seleção Francesa enfrentou outra seleção sul-americana – Uruguai – e com uma defesa importante de Lloris na cabeçada de Martin Caceres, os franceses venceram este duelo por 2-0.

Na semifinal, os “Les Bleus” enfrentaram a Bélgica e venceram por 1-0 e consequentemente, classificaram-se para a final da Copa do Mundo FIFA de 2018.

Em 15/07/2018, o Luzhniki Stadium, em Moscou, foi o palco da final entre França e Croácia e por ser o capitão do time, Lloris ergueu o troféu da Copa do Mundo após um trinfo por 4-2 dos franceses. Pela 2ª vez na sua história, a Seleção Francesa se sagrou campeã de uma edição de Copa do Mundo.

  • Desempenho de Lloris na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gs Jssg CA CV Mj
6 6 3 0 0 540

Liga das Nações da UEFA A 2018-19

Depois de ficar de fora dos 2 primeiros jogos desta competição devido à uma grave lesão, Lloris jogou os 90 minutos da vitória por 2-1 sobre a Alemanha na 4ª rodada da fase de grupos, disputada em 16/10/2018.

Na última rodada da fase de grupos, em 16/11/2018, o camisa 1 da Seleção Francesa fez um recorde de 9 defesas contra a Holanda, porém isso não foi o suficiente e com a derrota por 2-1 nesse jogo, a França ficou de fora da fase de mata-mata desta competição.

  • Desempenho de Lloris na Liga das Nações da UEFA 2018-19
Pd Gs Jssg CA CV Mj
2 3 0 0 0 180

Eliminatórias da Euro 2020

Após a eliminação na fase de grupos da Liga das Nações da UEFA, a Seleção Francesa focou na disputa das Eliminatórias da Euro 2020. Antes da grave lesão no cotovelo, Lloris jogou 6 partidas das Eliminatórias, as quais a França venceu 5 e perdeu apenas uma partida. Na ausência de Lloris, Steve Mandanda assumiu a titularidade no gol dos “Les Bleus” e nas 4 partidas restantes, 3 vitórias e 1 empate e sendo assim, com um total de 25 pontos, a Seleção Francesa terminou em 1º lugar no grupo H e obteve vaga direta na Euro 2020*.

* A Euro 2020 teria início em junho do mesmo ano, mas devido à pandemia do Novo Coronavírus, o início desse torneio foi adiado para junho de 2021

Liga das Nações da UEFA A 2020-21

Na estreia da França na fase de grupos dessa edição da Liga das Nações da UEFA, em 5 de setembro de 2020, contando com Lloris, já recuperado de lesão, os franceses venceram a Suécia por 1-0. Três dias depois, na rodada seguinte da fase de grupos, triunfo por 4-2 sobre a Croácia.

Posteriormente, nas 4 rodadas seguintes; empate em 0-0 com Portugal, vitórias por 2-1, 1-0 e 4-2 sobre Croácia, Portugal e Suécia respectivamente e com 16 pontos somados em 6 rodadas, a França se classificou para a fase de mata-mata desta competição.

  • Desempenho de Lloris na Liga das Nações da UEFA 2020-21
Pd Gs Jssg CA CV Mj
6 5 3 1 0 540

 

Títulos que conquistou pela Seleção Francesa

  • Euro Sub-19: 2005
  • Copa do Mundo FIFA de 2018
  • O vídeo abaixo mostra as defesas executadas por Lloris na Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 24 de novembro de 2018 por schatz_stopper

TOTAL

Pd Gs Jssg CA CV Mj
120 97 54 2 1 10779

Prêmios individuais

  • Melhor goleiro da Ligue 1: 2008–09, 2009–10, 2011–12
  • Equipe de Ano Ligue 1: 2008–09, 2009–10, 2011–12
  • Jogador do mês UNFP: abril de 2008, setembro de 2009
  • 40º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • 39º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi apresentado nessa matéria pode-se concluir que Hugo Lloris é descrito como um goleiro que “possui reflexos brilhantes e boa tomada de decisão” e é “um adversário formidável em situações de um para um”. Lloris também “comanda bem sua área”. Seu estilo de jogo, e em particular sua velocidade ao sair de sua linha para antecipar os adversários, o levou a ser descrito como um goleiro-varredor na mídia.

E para vocês? Hugo Lloris é um dos melhores goleiros da atualidade?


  Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
Ofertas de Uniformes de Futebol: https://amzn.to/36vetfs
Ofertas de Chuteiras e Acessórios: https://amzn.to/35n4JoA
Ofertas de Quadros Decorativos de Futebol: https://amzn.to/3ngWHDy
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui