Quando cita-se um dos meio-campistas mais promissores para o futuro, o nome de Houssem Aouar que atualmente joga pelo Lyon da França e que pode vir a atuar pela Seleção Francesa em breve, deve ser levado em conta.

Houssem Aouar nasceu em 30/06/1998 em Lyon, na França. Antes de jogar pelo time principal do Lyon, Aouar jogou no juvenil e nas categorias de base do clube e é monitorado por outros grandes clubes do futebol europeu neste instante. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira de Aouar? Quais feitos o jovem jogador de 22 anos recém-completados atingiu até aqui?

Juvenil

Houssem Aouar sendo apresentado como novo reforço do time sub-13 do Lyon em 2009

Um grande fã de Zinedine Zidane desde muito pequeno, Houssem Aouar deu os seus primeiros passos no futebol no ano de 2006, aos 8 anos de idade, quando ingressou nas categorias de base do AC Villeurbanne e atuou por essa equipe até o ano de 2009, quando foi chamado para fazer testes no Olympique Lyonnais – Lyon – e depois de passar nos testes, ingressou nas categorias de base do novo clube. Aos poucos, Aouar foi se destacando nos times sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19 do Lyon até que no ano de 2017, fez a sua estreia como profissional.

 

A Carreira de Houssem Aouar em Números

 

Lyon

Categorias de Base

Como já foi dito acima, Aouar ingressou nas categorias de base do Lyon no ano de 2009 e depois de se destacar nos times sub-13 e sub-15 do clube, aos 16 anos – em 2014 – de idade foi coroado campeão francês com o time sub-17. É importante mencionar que Aouar foi o autor do primeiro gol do Lyon na vitória por 3-1 sobre o Paris Saint-Germain na final. Posteriormente, o jovem meio-campista marcará 27 gols e proverá 15 assistências em sua temporada na equipe sub-17, ótimas atuações que não passaram despercebidas e que lhe permitiram jogar pelo time sub-19 do Lyon, isso aos 16 anos e 3 meses de idade.

Em 2016, ele foi vice-campeão da Ligue 1 Sub-19 (Campeonato Francês sub-19) com o clube e em parceria com o meia-atacante Rhône, marcou 11 tentos em 19 partidas disputadas.

2016-17

Em julho de 2016, Aouar assinou o seu primeiro contrato profissional com o Lyon no qual estendeu o seu vínculo com o clube por 3 temporadas. Durante a temporada 2016-17, Bruno Génésio – técnico do time naquela época – integrou Aouar ao time principal dos “Les Gones” – Lyon -, mas ainda assim, o jovem meia de 18 anos ainda não havia feito a sua estreia pelo profissional do clube, mas no dia 16 de fevereiro de 2017, Génésio promoveu a estreia de Aouar entre os profissionais quando o colocou em campo aos 39 minutos da segunda etapa no lugar de Sergi Darder, jogo no qual o Lyon venceu o AZ Alkmaar da Holanda no AFAS Stadion – estádio da equipe holandesa – no primeiro confronto da fase de 16 avos da Europa League.

Em 23/02/2017, no segundo confronto da fase de 16 avos contra o time holandês, Génésio o colocou em campo aos 18 minutos do segundo tempo no lugar de Maxwel Cornet e 24 minutos depois, Aouar marcou o seu primeiro gol como profissional, o sexto do Lyon na goleada por 7-1 sobre o AZ Alkmaar no Groupama Stadium (estádio do Lyon).

Em 16/04/2017, em jogo da 33ª rodada da Ligue 1 (Campeonato Francês), Bruno Génésio promoveu a estreia do jovem meia de 18 anos entre os titulares contra o Bastia, contudo devido à incidentes no intervalo, a partida teve de ser interrompida e posteriormente, definiu-se que o Lyon era o vencedor do jogo e com isso, o clube foi premiado com mais 3 pontos no campeonato, apesar do resultado ter sido um empate em 0-0 após o fim do primeiro tempo.

Após o incidente no jogo contra o Bastia, Aouar jogou mais duas partidas da Ligue 1 nessa temporada.

Em suma, na sua primeiro temporada como profissional, Houssem Aouar disputou 5 partidas e marcou 1 tento. Quanto ao Lyon, foi vice-campeão da Supercopa da França, terminou em 4º lugar no Campeonato Francês, chegou até a semifinal da UEFA Europa League, foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Liga Francesa e caiu na 2ª fase da Copa da França.

  • Números de Aouar na sua 1ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
11 *4 1 676

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 4 gols dos quais 3 foram pela Youth Champions League e 1 pela UEFA Europa League

Veja Também!  Como assistir Queens Park Rangers x Sheffield Wednesday Futebol AO VIVO - Championship 2020

2017-18

Antes do início dessa temporada, ficou definido que Houssem Aouar passaria a ser o novo camisa 8 do Olympique Lyonnais, camisa que já foi usada por uma das lendas do clube, o brasileiro Juninho Pernambucano. Vale ressaltar que Aouar passou a ser o camisa 8 porque Corentin Tolisso, até então o jogador que usava esta camisa, foi jogar no Bayern de Munique da Alemanha.

Depois de jogar os minutos finais do empate em 0-0 com o Nantes e o revés por 2-0 ante o Paris Saint-Germain na Ligue 1, Bruno Génésio resolve dar uma chance para Aouar jogar como titular em 23 de setembro de 2017, em jogo da 7ª rodada do campeonato nacional, ao qual o novo camisa 8 dos “Les Gones” marcou o seu primeiro tento na temporada no empate em 3-3 com o Dijon no Groupama Stadium. Desta partida em diante, o jovem meia de 19 anos passou a jogar como titular.

Em 02/11/2017, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Europa League, Aouar marcou o seu 2º tento na temporada na vitória por 3-0 sobre o Everton da Inglaterra no Groupama Stadium. Três dias depois, ele foi titular na histórica goleada no dérbi contra o Saint-Étienne na 12ª rodada do Campeonato Francês, a qual proveu assistência para o gol de Memphis Depay em uma partida na qual o Lyon venceu por 5-0.

Em 10/12/2017, em jogo da 17ª rodada da Ligue 1, o novo camisa 8 do Lyon marcou o seu primeiro doblete da carreira – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – e sendo assim, triunfo do time por 2-1 sobre o Amiens fora de casa.

Em 17 de janeiro de 2018, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Francês, Aouar marcou o seu 5º tento na temporada na vitória por 2-0 sobre o Guingamp.

Em 12/05/2018, em jogo da penúltima rodada (37ª) da Ligue 1, o jovem meia de 19 anos marcou o seu último tento nessa temporada na derrota por 3-2 ante o Strasbourg fora de casa.

Ao término da sua 2ª temporada como profissional do Olympique Lyonnais, Houssem Aouar jogou 44 das 53 partidas do clube nessa temporada, ele integrou definitivamente os 11 titulares de Génésio. Sua versatilidade era muito apreciada, pois ele era capaz de jogar  tanto no lado esquerdo do ataque e como no meio-campo que era composto por Lucas Tousart e Tanguy Ndombele, embora esteja mais à vontade como meia-atacante, posição que era ocupada por Nabil Fekir naquela época. Quanto ao Lyon, terminou o Campeonato Francês em 3º lugar, chegou até as quartas de final da Copa da França e foi eliminado nas oitavas-de-finais da UEFA Europa League e da Copa da Liga Francesa.

  • Números de Aouar na sua 2ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
44 *7 6 2 3075

* 7 gols dos quais 6 foram pela Ligue 1 e 1 pela UEFA Europa League

2018-19

Com a 3ª colocação na Ligue 1 2017-18, o Lyon se classificou para a fase de grupos da Champions League (Liga dos Campeões), o torneio continental mais importante do futebol europeu e uma das maiores competições do mundo e sendo assim, em 19 de setembro de 2018, Aouar fez a sua estreia na fase de grupos diante do Manchester City da Inglaterra, jogo no qual a equipe francesa surpreendeu o time inglês e venceu o City em pleno Etihad Stadium por 2-1.

Em 23/09/2018, em jogo da 6ª rodada da Ligue 1, o camisa 8 dos “Les Gones” marcou o seu primeiro tento na temporada na vitória por 4-2 sobre o Olympique de Marselha no Groupama Stadium.

Em 29/09/2018, em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Francês, Aouar marcou o seu 2º tento na temporada no empate em 1-1 com o Nantes.

Em 27/10/2018, em jogo da 11ª rodada da Ligue 1, o jovem meia de 20 anos marcou de cabeça o primeiro gol do triunfo do Lyon por 2-1 sobre o Angers. Nas duas rodadas seguintes do campeonato nacional, mais 2 tentos do camisa 8 do Olympique Lyonnais; gols no empate em 1-1 com o Bordeaux no Groupama Stadium e na vitória por 4-2 sobre o Guingamp fora de casa.

Paralelamente a disputa da Ligue 1, o Lyon também disputava mais 3 campeonatos, dentre estes, a Liga dos Campeões, onde a equipe francesa obteve classificação para a fase de mata-mata do torneio e após um empate em 0-0 com o Barcelona da Espanha no primeiro confronto das oitavas de final, Aouar perdeu espaço no time titular em um momento crucial da temporada. Vale ressaltar que após o gol marcado contra o Monaco no Campeonato Francês na 18ª rodada, ainda na segunda metade do mês de dezembro, ele não balançou mais as redes desde então e com essa queda de rendimento, Génésio o deixou no banco no segundo confronto das oitavas contra o Barcelona, ao qual o time espanhol eliminou o Lyon do torneio com uma goleada de 5-1 no Camp Nou, estádio do time espanhol.

Veja Também!  Assistir Treze x Perilima Futebol AO VIVO - Amistoso TV13 Oficial 2020

Após a eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões, em 17 de março de 2019, em jogo da 29ª rodada da Ligue 1, Génésio voltou a escalar o camisa 8 entre os titulares e ele correspondeu marcando o seu 7º e último tento nessa temporada na vitória por 3-2 sobre o Montpellier no Groupama Stadium.

As boas atuações de Aouar com a camisa do Lyon nessa temporada renderam-lhe uma indicação para o troféu de melhor revelação da Ligue 1 pela segunda temporada consecutiva. Na continuidade de sua temporada 2017-2018, Aouar teve uma boa temporada, mas a maioria dos jornalistas considera que ele poderia ter feito mais, apesar de seus 7 gols e 7 assistências. No entanto, muitas pessoas consideram que ” É preciso levar em conta a instabilidade do clube dele nesta temporada (Bruno Génésio foi muito criticado pelos torcedores devido as más temporadas das duas estrelas do time, Nabil Fekir e Memphis Depay) para explicar o fato de Houssem Aouar não poder ter demonstrado todo o seu potencial.

Quanto ao Lyon, terminou em 3º lugar no Campeonato Francês, chegou até a semifinal da Copa da França, foi eliminado nas quartas de final da Copa da Liga Francesa e como já se sabe, caiu nas oitavas de final diante do Barcelona na UEFA Champions League.

  • Números de Aouar na sua 3ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
47 *7 11 3 3896

* Gols válidos pela Ligue 1

2019-20

O início da temporada atual – 2019-20 – é marcada pela mudança de treinador, com o brasileiro Sylvinho substituindo Bruno Génésio que aceitou a oferta para treinar o Beijing Guoan da China. O novo treinador chega acompanhado por um dos maiores ídolos da história do Lyon, Juninho Pernambucano que passaria a ser o novo diretor esportivo do clube.

Contudo, o Lyon teria de lidar com a perda de jogadores importantes que se transferiram para outros grandes clubes do futebol europeu, tais como Ferland Mendy, Tanguy Ndombele e Nabil Fekir. Em compensação, o clube também se movimentou e trouxe jogadores promissores como Joachim Andersen, Thiago Mendes e Jeff Reine-Adélaïde. Portanto, Aouar começa a temporada como titular confirmado e passa a ter mais responsabilidades, em especial na criação desde que o ex-craque da equipe, Nabil Fekir, se transferiu para o Real Bétis da Espanha.

Em 16 de agosto de 2019, em jogo da 2ª rodada da Ligue 1, Aouar foi um dos destaques da goleada por 6-0 sobre o Angers no Groupama Stadium com 1 gol e assistências para os 2 gols marcados por Depay.

Apesar de um início com vitórias nas duas primeiras rodadas da Ligue 1, o Lyon caiu de rendimento e depois de 4 derrotas e 3 empates no campeonato nacional, Sylvinho não resistiu a pressão e foi demitido no dia seguinte – 07/10/2019 – após o revés por 1-0 diante do Saint-Étienne na 9ª rodada. Com a saída de Sylvinho, Rudi Garcia é quem assume o comando do clube na semana seguinte.

Em 06/12/2019, em jogo da 17ª rodada da Ligue 1, o camisa 8 dos “Les Gones” marcou o seu 2º tento na temporada na goleada por 4-0 sobre o Nîmes fora de casa. Quatro dias depois, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Champions League, o jovem meia de 21 anos marcou o seu 3º tento na temporada, um gol magnífico, no empate em 2-2 com o RB Leipzig da Alemanha no Groupama Stadium. Com este resultado, o Lyon obteve vaga na fase de mata-mata da Champions League pela 2ª temporada consecutiva.

Com as baixas de Memphis Depay e do novato Jeff Reine-Adélaïde por lesões, ambos vítimas de ruptura do ligamento. Perante estas grandes perdas, Aouar teve algumas boas atuações, que no entanto foram insuficientes para permitir que a sua equipe encadeasse as vitórias. Antes da pausa do campeonato, algo que sempre ocorre entre os meses de dezembro e janeiro, o Olympique Lyonnais se encontrava em um 12º lugar na Ligue 1 2019-20, com apenas 7 vitórias em 19 jogos. Alguns jogadores são freqüentemente alvos das críticas dos torcedores, mostrando um clima de instabilidade reinando em todo o clube.

Veja Também!  Como assistir Valladolid x Barcelona Futebol AO VIVO – Campeonato Espanhol

Após o término da pausa de inverno, em 4 de janeiro de 2020, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da França, o camisa 8 dos “Les Gones” marcou o seu 4º tento na temporada na goleada por 7-0 sobre o Bourg-en-Bresse. Quatro dias depois, desta vez em partida válida pelas quartas de final da Copa da Liga Francesa, o jovem meia de 21 anos foi um dos principais destaques do triunfo por 3-1 sobre o Brest com 1 gol e assistência para o gol de Moussa Dembélé.

Estabelecendo-se cada vez mais no time, Aouar foi autor de gols importantes, um destes em 30/01/2020 em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da França, quando o camisa 8 saiu do banco para entrar no lugar de Rayan Cherki aos 39 minutos da segunda etapa e 9 minutos depois, marcou de pênalti o gol que definiu o resultado do jogo, vitória do Lyon por 2-1 sobre o Nice na Allianz Riviera e por conseguinte, o clube se classificou para a fase seguinte do torneio.

Em 12/02/2020, em confronto válido pelas quartas de final da Copa da França, Aouar foi o autor do único gol da vitória do Lyon sobre o Olympique de Marselha e como consequência, o clube seguiu adiante na competição. Posteriormente, o Olympique Lyonnais foi eliminado pelo Paris Saint-Germain na semifinal.

Em 26/02/2020, no primeiro confronto das oitavas de final da Champions League contra a Juventus da Itália, Aouar foi eleito “the man of the match” – homem da partida – na vitória do time francês por 1-0 sobre a equipe italiana. Convém lembrar que ele foi o autor do passe para o gol de Lucas Toursat.

Até aqui, Houssem Aouar marcou 9 tentos e proveu 7 assistências em 37 partidas disputadas e com o cancelamento do Campeonato Francês devido à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus) – bem no momento em que o Lyon estava se recuperando no campeonato -, o Lyon terminou em 7º lugar no campeonato e em decorrência disso, está fora da Liga dos Campeões 2020-21. Além disso, chegou até a semifinal da Copa da França e está classificado para a final da Copa da Liga Francesa e ainda segue vivo nesta edição da Liga dos Campeões.

  • Números de Aouar na sua 4ª e atual Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
37 *9 7 4 **2865

* 9 gols dos quais 3 foram pela Ligue 1, 3 pela Copa da França, 2 pela Copa da Liga Francesa e 1 pela UEFA Champions League

** a temporada 2019-20 foi cancelada na França, mas o Lyon ainda segue vivo na disputa da UEFA Champions League

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Aouar com a camisa do Lyon
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 28 de fevereiro de 2020 por WorldOfFootballHD

 

Números de Aouar na Seleção Francesa

 

França

Seleções de Base

Em 2 de novembro de 2017, após as boas atuações pelo Lyon sob o comando de Bruno Génésio, Aouar foi recompensado com uma convocação por Sylvain Ripoll para os jogos da Seleção Sub-21 da França. Aouar jogou duas partidas, contra a Bulgária e Eslovênia respectivamente.

Posteriormente, foi convocado para a disputa da Euro-21 de 2019, torneio realizado na Itália. Além de Aouar, mais 3 jogadores do Olympique Lyonnais foram convocados para a disputa deste torneio: Jeff Reine-Adélaïde, Jonathan Ikoné e até mesmo Moussa Dembélé. Apesar da França ter se saído bem na fase de grupos, acabou eliminada pela Espanha na semifinal. Depois de eliminar a França, a Espanha bateu a Alemanha na final e se sagrou campeã deste torneio.

Prêmios individuais

  • Nomeado para o Troféu UNFP de jogador revelação na Ligue 1 em 2018
  • 8º lugar no troféu Kopa 2018

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi apresentado nesta matéria pode-se concluir que Houssem Aouar é um meio-campista versátil e que se necessário, também atua como volante, como ala, ponta ou até mesmo como um meia-atacante. Outra coisa que o torna indispensável no Lyon é a sua visão de jogo. Contudo, será que ele ficará por mais tempo no Lyon?

E para vocês? Houssem Aouar é um dos jogadores que num futuro próximo irá jogar na Seleção principal da França? Aouar ficará por muito tempo no Lyon ou em breve outro grande time do escalão europeu irá tirá-lo do clube francês?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta