Quando cita-se um dos melhores meias da atualidade, o nome de Georginio Wijnaldum que atualmente joga pelo Liverpool da Inglaterra e pela Seleção Holandesa, deve ser levado em conta.

Georginio Gregion Emile Wijnaldum nasceu em 11/11/1990 em Roterdã, nos Países Baixos (Holanda). Antes de jogar pelo Liverpool, Wijnaldum iniciou sua carreira como profissional no clube mais tradicional da sua cidade, Feyenoord. Porém, o que mais se sabe sobre ele? Por quais clubes atuou até aqui? Quais feitos atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

Wijnaldum nasceu e foi criado em Roterdã, sul da Holanda. Quando ele tinha 6 anos de idade, seus pais, ambos descendentes de afro-surinameses, se divorciaram, resultando na mudança de sua mãe para Amsterdã, capital do país. No entanto, Wijnaldum decidiu ficar em Rotterdã e sendo assim, foi morar com sua avó, onde viveu pelo resto de sua infância.

A princípio, Wijnaldum não demonstrava interesse por futebol e até aquele instante, não jogava futebol e também não assistia a jogos deste esporte pela TV. Sua ambição era se tornar ginasta ou acrobata. Isso mudou quando um de seus primos pediu-lhe que fosse ao dia de estreia do Sparta Rotterdam com ele; deste ponto em diante, foi convidado para fazer testes na academia de jovens deste clube e aos poucos, começou a se apaixonar pelo futebol.

Além de Georginio, seus irmãos – Giliano Wijnaldum e Rajiv van La Parra – também são jogadores de futebol. O primeiro joga pelo Sparta Rotterdam e o segundo, assinou recentemente com o UD Logroñés, clube que disputa a 2ª divisão do futebol espanhol. Também é importante mencionar que Wijnaldum era anteriormente conhecido como Georginio Boateng, mas após o divórcio de sua mãe, ele adotou seu nome de solteira (Wijnaldum).

Na ponta esquerda, Georginio Wijnaldum e na direita, Kevin Strootman

Aos 7 anos de idade, Georginio Wijnaldum ingressou nas categorias de base do Sparta Rotterdam, onde se desenvolveu e ganhou 2 títulos de campeonato em suas duas primeiras temporadas. Logo Ajax, PSV e Feyenoord mostraram interesse pelo jovem, mas ele recusou todas as ofertas e deu a seguinte declaração: “Não assistia futebol na TV e não conhecia nenhum dos primeiros jogadores do Sparta ou de nenhum dos melhores clubes. Eu só conhecia os verdadeiros jogadores famosos da Oranje – Seleção Holandesa -, por isso as ofertas não me impressionaram muito. Divertia-me no Sparta, queria ficar ”. 

Depois de jogar pelo Sparta Rotterdam por 7 temporadas e de representar a seleção da Holanda em vários escalões juvenis, Wijnaldum decidiu aceitar uma nova oferta do Feyenoord. Ele estava convencido de que jogar por este clube era melhor para seu desenvolvimento como jogador de futebol e acreditava na visão do Feyenoord.

 

A Carreira de Georginio Wijnaldum em Números

 

Feyenoord

Categorias de Base

Em 2004, época em que ainda tinha 13 anos de idade, Wijnaldum ingressou nas categorias de base do Feyenoord e sendo assim, fez parte de uma geração de sucesso das categorias de base do clube, que viria a lançar ele, Leroy Fer e Luís Pedro. Wijnaldum se destacou como um talento excepcional.

Em janeiro de 2007, algumas semanas após completar 16 anos, Wijnaldum foi convidado para os treinos da equipe principal do Feyenoord em Belek, Turquia, por Erwin Koeman, técnico que comandava o time de Roterdã – Feyenoord – nesta época.

2006-07

Em 7 de abril de 2007, Erwin Koeman relacionou Wijnaldum para o jogo contra o Groningen que realizar-se-ia no dia seguinte. Vale ressaltar que o treinador o relacionou para o jogo porque Royston Drenthe e Danny Buijs estavam suspensos e Sebastián Pardo, Theo Lucius e Nicky Hofs estavam lesionados. No dia seguinte – 08/04/2007 -, em jogo da 31ª rodada da Eredivisie (Campeonato Holandês), Koeman promoveu a estreia do jovem meia como titular e esta foi uma estreia para se esquecer, pois o Groningen aplicou uma goleada de 4-0 sobre o Feyenoord em pleno “De Kuip” (estádio do Feyenoord). Com 16 anos e 148 dias, ele foi o estreante mais jovem de todos os tempos do Feyenoord.

Na rodada seguinte do Campeonato Holandês, em 15/04/2007, Georginio entrou no lugar de Timothy Derijck logo após o intervalo, mas mesmo com esta tentativa de mudar o rumo da partida, o Feyenoord foi derrotado por 4-1 pelo Heracles Almelo fora de casa.

Em 22/04/2007, em jogo da penúltima rodada – 33ª – da Eredivisie, Wijnaldum jogou os 90 minutos do empate em 1-1 com o NEC Nijmegen no De Kuip.

Após o empate com o NEC Nijmegen, o jovem meia de 16 anos foi autorizado a ficar com a seleção sub-17 da Holanda por um mês.

ad

Devido às suas boas atuações na seleção sub-17 da Holanda em um período em que o Feyenoord como um todo teve um desempenho ruim, o jovem meia de 16 anos chamou a atenção de alguns dos grandes clubes do escalão europeu, dentre estes: Real Madrid, Liverpool, Chelsea e Everton.

Em suma, em sua 1ª temporada como profissional, Georginio Wijnaldum disputou 3 partidas. Quanto ao Feyenoord, terminou em 7º lugar no Campeonato Holandês,

  • Números de Wijnaldum na sua 1ª Temporada no Feyenoord
PdGmACACVMj na temporada 2006-07
30000224

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2007-08

Após o término da temporada 2006-07, Erwin Koeman não teve seu contrato renovado com o Feyenoord e com a saída dele, Bert van Marwijk assume o comando do time de Roterdã.

Em 26 de agosto de 2007, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, Wijnaldum entrou no lugar de Nuri Sahin aos 30 minutos da segunda etapa e jogou o restante de um jogo no qual o Feyenoord venceu o NAC Breda por 5-0 no De Kuip.

Pela 13ª rodada do Campeonato Holandês, em 02/12/2007, o jovem meia de 17 anos fez sua estreia entre os titulares nessa temporada e no seu primeiro jogo como titular, fez o gol que fechou o placar desta partida, seu primeiro gol como profissional; goleada dos “Trots van Zuid” – Feyenoord – por 6-0 sobre o Heracles Almelo no De Kuip. Na rodada seguinte, em 09/12/2007, Wijnaldum fez sua última partida como titular nessa temporada, partida na qual VVV-Venlo e Feyenoord empataram em 0-0.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos “Trots van Zuid”, Georginio Wijnaldum disputou 12 partidas e marcou 1 tento. Quanto ao Feyenoord, foi campeão da Copa KNVB e terminou em 6º lugar no Campeonato Holandês.

  • Números de Wijnaldum na sua 2ª Temporada no Feyenoord
PdGmACACVMj na temporada 2007-08
12*1000323

* Gol marcado na Eredivisie

2008-09

Mesmo com a conquista do título da Copa KNVB – Copa dos Países Baixos -, Bert van Marwijk não permaneceu no comando do Feyenoord e com a saída dele, Gertjan Verbeek assume o comando do time.

Em 23 de agosto de 2008, na decisão da Supercopa dos Países Baixos, Wijnaldum iniciou entre os titulares e jogou os 90 minutos do revés por 2-0 ante o PSV Eindhoven.

Pelo segundo confronto da última fase pré-eliminatória da Copa da UEFA contra o Kalmar da Suécia, em 02/10/2008, o jovem meia de 17 anos marcou seu primeiro tento nesta temporada na vitória por 2-1 sobre o time sueco fora de casa. Apesar de ter perdido o primeiro confronto por 1-0 em Roterdã, pelo critério do gol fora de casa, a equipe holandesa se classificou para a fase de grupos da Copa da UEFA 2008-09. Posteriormente, o Feyenoord perdeu os 4 jogos da fase de grupos e com isso, ficou de fora da fase mata-mata deste torneio.

Em 02/11/2008, em jogo da 9ª rodada da Eredivisie, Wijnaldum marcou seu 2º tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Roda JC em pleno Parkstad Limburg Stadion. Além do gol marcado, proveu assistências para os gols de Leroy Fer e de Roy Makaay.

Pouco antes do reinício da Eredivisie e da Copa KNVB, mais precisamente em 14 de janeiro de 2009, Gertjan Verbeek foi demitido e com isso, Leon Vlemmings, até então técnico interino, assume o comando do time de Roterdã até o fim desta temporada.

Em 01/03/2009, em jogo da 25ª rodada da Eredivisie, o jovem meia de 18 anos marcou seu 3º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Vitesse no De Kuip. Cinco dias depois, o jovem meia prorrogou seu contrato com o clube de Roterdã até junho de 2012. Na rodada da Eredivisie, em 08/03/2009, Wijnaldum marcou o primeiro gol do triunfo por 2-1 sobre o NAC Breda fora de casa.

Pela penúltima rodada desta edição da Eredivisie, em 03/05/2009, Wijnaldum marcou seu 5º e último tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Utrecht fora de casa.

Em suma, em sua 3ª temporada com a camisa dos “Trots van Zuid”, Georginio Wijnaldum disputou 45 partidas, fez 5 gols e proveu 8 assistências. Quanto ao Feyenoord, foi vice-campeão da Supercopa dos Países Baixos, terminou em 7º lugar no Campeonato Holandês, foi eliminado nas oitavas de final da Copa KNVB e caiu na fase de grupos da Copa da UEFA.

  • Números de Wijnaldum na sua 3ª Temporada no Feyenoord
PdGmACACVMj na temporada 2008-09
45*58303671

* 5 gols dos quais 4 foram pela Eredivisie e 1 pela Copa da UEFA

2009-10

Tendo comandado o Feyenoord até o fim da temporada 2008-09, Leon Vlemmings não foi efetivado e sendo assim, o clube de Roterdã foi atrás de outro treinador e sendo assim, trouxe Mario Been para comandar o time.

A temporada 2009-10 teve um início tempestuoso para Wijnaldum, pois lesionou-se logo na estreia do time nesta edição da Eredivisie e não regressou à equipa titular do novo treinador – Mario Been – após a sua recuperação. Devido às suspensões de Sekou Cissé e Jon Dahl Tomasson, Wijnaldum passou a ter mais minutos em campo.

Em 3 de outubro de 2009, em jogo da 9ª rodada da Eredivisie, Wijnaldum entrou em campo aos 32 minutos da segunda etapa no lugar de Andwelé Slory e 13 minutos depois, fez o gol que fechou o placar do jogo; vitória do time de Roterdã por 3-0 sobre o RKC Waalwijk no De Kuip. Deste ponto em diante, o meia de 18 anos retomou a titularidade e se firmou no time comandado por Mario Been.

Pelas oitavas de final da Copa KNVB, em 22/12/2009, Georginio marcou o único gol da vitória do Feyenoord sobre o AZ Alkmaar.

Em 31 de janeiro de 2010, em jogo da 20ª rodada da Eredivisie, Wijnaldum marcou o gol do time de Roterdã no empate em 1-1 com o Ajax no De Kuip.

Pela 24ª rodada do Campeonato Holandês em 21/02/2010, o meia de 19 anos marcou o primeiro gol do empate em 2-2 com o ADO Den Haag.

Em 14/04/2010, em jogo da 32ª rodada da Eredivisie, Wijnaldum marcou seu 5º e último tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Sparta Rotterdam no De Kuip.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos “Trots van Zuid”, Georginio Wijnaldum disputou 38 partidas, fez 5 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Feyenoord, foi vice-campeão da Copa KNVB, perdendo para o Ajax na final, e terminou em 4º lugar no Campeonato Holandês.

  • Números de Wijnaldum na sua 4ª Temporada no Feyenoord
PdGmACACVMj na temporada 2009-10
38*52103051

* 5 gols dos quais 4 foram pela Eredivisie e 1 pela Copa KNVB

2010-11

Em 22 de agosto de 2010, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, Wijnaldum marcou seu primeiro tento nessa temporada no empate em 1-1 com o Heracles Almelo fora de casa. Na rodada seguinte, o camisa 25 do clube de Roterdã – Wijnaldum – marcou de pênalti o último gol da goleada por 4-0 sobre o Vitesse no De Kuip.

Pela 11ª rodada do Campeonato Holandês em 27/10/2010, Georginio marcou seu primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – como profissional na goleada por 4-0 sobre o VVV-Venlo.

Ainda pelo mesmo ano (2010), o nome de Wijnaldum estava entre os 100 maiores talentos do mundo desta época. Esta lista, publicada pela revista espanhola Don Balón, contém uma coleção das maiores promessas mundiais do momento. Essa lista também incluiu o nome de jogadores como Mario Balotelli, Alexandre Pato, Theo Walcott e também a 2 compatriotas de Wijnaldum; Luc Castaignos e Ricky van Wolfswinkel.

Em 27 de fevereiro de 2011, em jogo da 25ª rodada da Eredivisie, o jovem meia de 20 anos marcou seu primeiro hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou 4 gols numa mesma partida – na goleada por 5-1 sobre o Groningen. Vale destacar que ele marcou 4 dos 5 tentos marcados pelo Feyenoord nesse jogo.

Pela 31ª rodada do Campeonato Holandês em 17/04/2011, Wijnaldum marcou seu 2º doblete nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o Willem II no De Kuip. Posteriormente, o camisa 25 da equipe de Roterdã encerrou sua passagem no clube marcando 3 gols nas duas partidas seguintes do campeonato; 2 gols na vitória por 3-1 sobre o PSV Eindhoven e 1 gol no revés por 3-2 ante o VVV-Venlo.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos “Trots van Zuid”, Georginio Wijnaldum disputou 37 partidas, fez 14 gols e proveu uma assistência. Quanto ao Feyenoord, terminou em 10º lugar no Campeonato Holandês, caiu na 1ª fase da Copa KNVB e foi eliminado ainda na fase pré-eliminatória da UEFA Europa League.

  • Números de Wijnaldum na sua 5ª e última Temporada no Feyenoord
PdGmACACVMj na temporada 2010-11
37*141203236

* Gols marcados na Eredivisie

Títulos que conquistou pelo Feyenoord

  • Copa KNVB: 2007-08
  • O vídeo abaixo mostra 10 dos 25 gols que Wijnaldum marcou com a camisa do Feyenoord
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 11 de abril de 2019 por Feyenoord

 

PSV Eindhoven

2011-12

Georginio Wijnaldum sendo apresentado como novo reforço do PSV Eindhoven

Em 4 de julho de 2011, o PSV Eindhoven chegou a um acordo com o Feyenoord, após o Twente também ter demonstrado interesse na contratação de Wijnaldum. A transferência envolveu um valor de 5 milhões de euros (cerca de 31,8 milhões de reais). Em sua despedida, Wijnaldum doou uma quantia substancial para os amigos do Feyenoord para apoiar a academia de jovens do Sportcomplex Varkenoord, como um agradecimento pela educação recebida. Na apresentação para a imprensa, ele posou com sua avó, que mostrou a nova camisa do jogador nascido em Roterdã.

Depois de se destacar na pré-temporada, em 7 de agosto de 2011, na estreia do PSV nesta edição da Eredivisie, Fred Rutten promoveu a estreia de Wijnaldum o escalando entre os titulares, porém esta foi uma estreia para se esquecer, pois o AZ Alkmaar venceu o PSV por 3-1.

Em 21/08/2011, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, o jovem meia de 20 anos marcou seu primeiro tento pelo novo clube na vitória por 3-0 sobre o ADO Den Haag. Além do gol marcado, contribuiu com assistência para o tento marcado por Dries Mertens. Quatro dias depois, pelo segundo confronto da fase pré-eliminatória da Europa League contra o SV Ried da Áustria, o novo camisa 10 do PSV – Wijnaldum – marcou o terceiro gol da goleada por 5-0 sobre o time austríaco e proveu assistência para o tento marcado por Jeremain Lens. Com um placar agregado de 5-0 a favor – empate em 0-0 no primeiro confronto -, os Boeren – PSV Eindhoven – se classificaram para a fase de grupos da UEFA Europa League 2011-12.

Pela 6ª rodada do Campeonato Holandês em 18/09/2011, Wijnaldum marcou seu 3º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Ajax no Philips Stadion (estádio do PSV). Três dias depois, em confronto válido pela 2ª fase da Copa KNVB, o novo camisa 10 do PSV marcou o segundo gol da goleada por 8-0 sobre o VVSB e contribuiu com assistência para 1 dos 2 gols de Zakaria Labyad.

Em 20/10/2011, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Europa League, o jovem atleta de 20 anos marcou o único gol da vitória sobre o Hapoel Tel Aviv de Israel fora de casa.

Em 19/11/2011, em jogo da 13ª rodada da Eredivisie, Wijnaldum marcou seu primeiro doblete nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o De Graafschap fora de casa.

Pela 17ª rodada do Campeonato Holandês em 18/12/2011, o camisa 10 do PSV marcou seu 10º tento nessa temporada na goleada por 5-1 sobre o Heerenveen em pleno Abe Lenstra Stadion (estádio do Heerenveen).

Após os reveses por 6-2 para o Twente em 4 de março de 2012 – jogo da 24ª rodada da Eredivisie – e por 3-1 ante o NAC Breda na rodada seguinte – em 11/03/2012 -, Fred Rutten foi demitido do cargo de treinador do PSV e com a saída dele, Phillip Cocu, até então técnico interino, assume o comando do time até o fim desta temporada.

Em 21/03/2012, em confronto válido pela semifinal da Copa KNVB, Wijnaldum marcou o segundo gol da vitória por 3-1 sobre o Heerenveen e com este resultado, o PSV se classificou para a final da Copa KNVB 2011-12. Posteriormente, em 08/04/2012, a equipe de Eindhoven venceu o Heracles Almelo por 3-0 na final e com isso, o camisa 10 celebrou seu primeiro título pelo novo clube.

Em 06/05/2012, em partida válida pela última rodada desta edição da Eredivisie, o camisa 10 dos “Boeren” encerrou esta temporada marcando o gol que fechou o placar da partida; vitória do PSV por 3-1 sobre o Excelsior no Woudestein.

Nessa temporada (2011-12), Wijnaldum disputou quase todas as partidas. Porém, estava insatisfeito com uma coisa, ele geralmente era escalado como um ala direito e sua posição predileta era atuar atrás dos atacantes, posição que era frequentemente ocupada por Ola Toivonen.

Em suma, em sua 1ª temporada com a camisa dos “Boeren”, Georginio Wijnaldum disputou 50 partidas, fez 14 gols e proveu 9 assistências. Quanto ao PSV Eindhoven, além de ter sido campeão da Copa KNVB, terminou em 3º lugar no Campeonato Holandês e foi eliminado nas oitavas de final da UEFA Europa League.

  • Números de Wijnaldum na sua 1ª Temporada no PSV Eindhoven
PdGmACACVMj na temporada 2011-12
50*149204177

* 14 gols dos quais 8 foram pela Eredivisie, 4 foram pela UEFA Europa League e 2 pela Copa KNVB

2012-13

Após o fim da temporada 2011-12, Phillip Cocu voltou a ser técnico auxiliar e sendo assim, o clube foi atrás de outro treinador e chegou-se a um consenso que Dick Advocaat seria o novo técnico do PSV para esta temporada.

Logo no início, o novo treinador deixou claro que queria usar Wijnaldum na posição que ele se sentia mais a vontade, atuando atrás dos atacantes, contudo ele teria de disputar a titularidade com Ola Toivonen.

Em 5 de agosto de 2012, na decisão da Supercopa dos Países Baixos, Advocaat colocou Wijnaldum em campo no lugar de Toivonen aos 29 minutos da segunda etapa e 20 minutos depois, o camisa 10 marcou o gol que selou o resultado desta decisão; vitória do PSV por 4-2 sobre o Ajax e sendo assim, os “Boeren” iniciavam esta temporada celebrando a conquista da Supercopa dos Países Baixos 2012.

Em 18/08/2012, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, Wijnaldum entrou em campo aos 33 minutos do segundo tempo no lugar de Ola Toivonen e 8 minutos depois, fez o gol que fechou o placar do jogo; goleada do PSV por 5-0 sobre o Roda JC no Philips Stadion.

Pelo segundo confronto da última fase pré-eliminatória da Europa League contra o Zeta Golubovac de Montenegro, em 30/08/2012, o camisa 10 iniciou entre os titulares e marcou um hat-trick na goleada por 9-0 sobre a equipe montenegrina. Com um placar agregado de 14-0 a favor – o PSV havia vencido o primeiro confronto por 5-0 -, a equipe holandesa se classificou para a fase de grupos da Europa League 2012-13.

Apesar de ter sido titular e ter aproveitado a chance de iniciar entre os titulares contra o time de Montenegro, Georginio Wijnaldum ainda não tinha a preferência de Dick Advocaat e além de ter de disputar a titularidade pela posição que gosta de atuar com Toivonen, com a chegada de Luciano Narsingh que atuava na ala direita, o atleta de 21 anos acabou amargando o banco. No entanto, com uma grave lesão sofrida por Ola Toivonen em um jogo da Seleção Sueca em outubro, o camisa 10 retomou a titularidade e agarrou esta chance.

Em 17/11/2012, em jogo da 13ª rodada da Eredivisie, Wijnaldum marcou seu 10º tento nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o ADO Den Haag em pleno Cars Jeans Stadion. Além do tento marcado, deu o passe para o gol de Kevin Strootman.

Em 26 de janeiro de 2013, em jogo da 20ª rodada da Eredivisie, o camisa 10 do PSV marcou seu primeiro doblete nessa temporada na goleada por 5-1 sobre o Heracles Almelo no Erve Asito (estádio do Heracles). Além de ter feito 2 gols, também contribuiu com assistência para o gol de Mertens. Posteriormente, nas 3 rodadas seguintes, Georginio marcou 4 gols: 2 tentos na goleada por 7-0 sobre o ADO Den Haag, 1 no empate em 2-2 com o Vitesse e mais 1 no triunfo por 2-1 sobre o Utrecht respectivamente.

Pela 27ª rodada do Campeonato Holandês em 16/03/2013, o camisa 10 dos “Boeren” marcou seu último tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o RKC Waalwijk no Philips Stadion.

Em suma, em sua 2ª temporada com a camisa dos “Boeren”, Georginio Wijnaldum disputou 45 partidas, fez 20 gols – 14 destes marcados na Eredivisie 2012-13, o que fez dele o 8º maior goleador do campeonato ao lado de Jacob Mulenga do Utrecht – e proveu 8 assistências. Quanto ao PSV Eindhoven, foi campeão da Supercopa dos Países Baixos, vice-campeão do Campeonato Holandês e da Copa KNVB e foi eliminado na fase de grupos da UEFA Europa League.

  • Números de Wijnaldum na sua 2ª Temporada no PSV Eindhoven
PdGmACACVMj na temporada 2012-13
45*208403125

* 20 gols dos quais 14 foram pela Eredivisie, 4 pela UEFA Europa League, 1 pela Supercopa dos Países Baixos e 1 pela Copa KNVB

2013-14

Após o fim da temporada 2012-13, Dick Advocaat deixou o comando do PSV para treinar o AZ Alkmaar e desta vez, optou-se por efetivar Phillip Cocu, até então técnico auxiliar, no comando do PSV Eindhoven.

Antes do início desta temporada, Cocu anunciou que Wijnaldum era o preferido dele para jogar atrás dos atacantes e sendo assim, Ola Toivonen teve de se contentar com o banco. Também é importante mencionar que após a aposentadoria de Mark van Bommel e com a saída de Kevin Strootman para a Roma da Itália, o jogador de 22 anos foi nomeado capitão do time.

Em 30 de julho de 2013, no primeiro confronto da 3ª fase pré-eliminatória da UEFA Champions LeagueLiga dos Campeões – contra o Zulte Waregem da Bélgica, o camisa 10 do PSV deu o passe para o gol de Memphis Depay na vitória por 2-0 sobre a equipe belga no Philips Stadion. No segundo confronto na semana seguinte, o time holandês venceu por 3-0 e com um placar agregado de 5-0 a favor, se garantiu na última fase pré-eliminatória. No entanto, após um empate em 1-1 com o Milan da Itália no primeiro confronto, o PSV perdeu o segundo confronto por 3-0 e como consequência, ficou de fora da fase de grupos da Champions League 2013-14.

Na estreia do PSV nessa edição da Eredivisie, em 03/08/2013, Wijnaldum seu primeiro tento nessa temporada no triunfo por 3-2 sobre o ADO Den Haag fora de casa. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 10/08/2013, o camisa 10 dos “Boeren” marcou seu primeiro e único doblete na temporada na goleada por 5-0 sobre o NEC Nijmegen no Philips Stadion.

Pela 6ª rodada do Campeonato Holandês em 14/09/2013, Wijnaldum marcou seu 4º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Twente no Philips Stadion. Alguns dias depois, constatou-se que Georginio Wijnaldum havia sofrido uma lesão nas costas, lesão que lhe custou a maior parte desta temporada.

Em 10 de fevereiro de 2014, em partida válida pela 26ª rodada da Jupiler League – Campeonato Holandês Sub-21 -, Georginio Wijnaldum ensaiou um retorno e mesmo jogando só 1 dos 2 tempos, fez 1 dos gols da vitória por 3-0 sobre o Helmond Sport. Após este jogo, chegou-se a um consenso que ele ainda não estava totalmente recuperado e sendo assim, ficou mais um tempo sob os cuidados do departamento médico.

Em 29/03/2014, em jogo da 30ª rodada da Eredivisie, Cocu colocou Wijnaldum em campo logo após o intervalo no lugar de Stijn Schaars, contudo no retorno do meia ao time principal do PSV, derrota por 3-2 para o Groningen no Philips Stadion. Posteriormente, o camisa 10 dos “Boeren” jogou as 4 rodadas seguintes do campeonato nacional e um jogo pelo time sub-21, onde fez 1 gol.

Em suma, em sua 3ª temporada com a camisa dos “Boeren”, Georginio Wijnaldum disputou 17 partidas, fez 6 gols e proveu uma assistência. Quanto ao PSV Eindhoven, terminou em 4º lugar no Campeonato Holandês, foi eliminado na 3ª fase da Copa KNVB e caiu na fase de grupos da UEFA Europa League depois de não se classificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

  • Números de Wijnaldum na sua 3ª Temporada no PSV Eindhoven
PdGmACACVMj na temporada 2013-14
17*61101369

* 6 gols dos quais 4 foram pela Eredivisie e 2 pela Jupiler League

2014-15

Após sua participação na Copa do Mundo, Wijnaldum voltou ao PSV em forma para a disputa desta temporada. O seu contrato com o PSV ainda vigorava nessa altura por mais uma temporada apenas e sendo assim, ele e o clube, então, prorrogaram o contrato dele em agosto de 2014 até meados de 2018. Também convém lembrar que sob o comando de Cocu, Wijnaldum foi mantido como capitão da equipe.

Em 16 de agosto de 2014, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, o camisa 10 dos “Boeren” marcou seus 2 primeiros tentos nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o NAC Breda no Philips Stadion.

Após o gol marcado na 2ª rodada da Eredivisie, Wijnaldum só voltou a balançar as redes em 26/10/2014 em jogo da 10ª rodada deste campeonato, entrou em campo aos 18 minutos da segunda etapa no lugar de Adam Maher e 28 minutos depois, fez o gol que fechou o placar da partida; goleada do PSV por 5-0 sobre o Utrecht no Galgenwaard (estádio do Utrecht). Três dias depois, em confronto válido pela 3ª fase da Copa KNVB, o meia de 23 anos entrou em campo logo após o intervalo no lugar de Marcel Ritzmaier e marcou seu 2º doblete na temporada na goleada por 5-1 sobre o Almere City. Além dos 2 gols marcados, deu o passe para 1 dos 2 gols de Jürgen Locadia.

Em 06/12/2014, em jogo da 15ª rodada da Eredivisie, o camisa 10 do PSV marcou seu 3º doblete nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Dordrecht fora de casa. Na rodada seguinte, em 14/12/2014, Georginio marcou seu 10º tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Twente no Philips Stadion.

Em 4 de abril de 2015, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Holandês, Wijnaldum foi um dos destaques da goleada por 5-0 sobre o Twente fora de casa com 1 gol e assistência para 1 dos 2 tentos marcados por Depay. Na rodada seguinte do campeonato, em 10/04/2015, o camisa 10 dos “Boeren” marcou o primeiro gol da vitória por 3-1 sobre o Zwolle no Philips Stadion.

Pela última rodada desta edição da Eredivisie, em 17/05/2015, o capitão encerrou essa temporada, e também a sua passagem pelo PSV, marcando de cabeça o gol que selou o resultado da partida; vitória do PSV por 3-2 sobre o ADO Den Haag no Carls Jeans Stadion. Com o tento marcado nesse jogo, Wijnaldum chegou a marca de 14 gols na Eredivisie 2014-15 e com isso, igualou seus recordes pessoais anteriores, aos quais marcou esta mesma quantidade de gols na Eredivisie 2010-11 e 2012-13. Um dia depois, o jornal diário De Telegraaf o proclamou Jogador da temporada 2014-15.

Em suma, em sua última temporada com a camisa dos “Boeren”, Georginio Wijnaldum disputou 44 partidas, fez 18 gols – 14 destes gols marcados na Eredivisie 2014-15, o que fez dele o 7º maior goleador do campeonato ao lado de Adnane Tighadouini do NAC Breda – e proveu 6 assistências. Quanto ao PSV Eindhoven, foi campeão da Eredivisie, chegou às oitavas de final da Copa KNVB e caiu na fase de 16 avos da UEFA Europa League.

  • Números de Wijnaldum na sua 4ª e última Temporada no PSV Eindhoven
PdGmACACVMj na temporada 2014-15
44*186103702

* 18 gols dos quais 14 foram pela Eredivisie, 2 pela UEFA Europa League e 2 pela Copa KNVB

Títulos que conquistou pelo PSV

  • Eredivisie: 2014-15
  • Maspalomas Cup: 2015
  • Copa KNVB: 2011-12
  • Supercopa dos Países Baixos: 2012
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Wijnaldum com a camisa do PSV Eindhoven
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 8 de março de 2017 por MartinhoProductions

 

Newcastle

2015-16

Georginio Wijnaldum sendo apresentado como novo reforço do Newcastle United

Em 11 de julho de 2015, Wijnaldum juntou-se ao Newcastle United da Inglaterra em um contrato de 5 temporadas, por uma taxa de transferência de 14,5 milhões de libras (cerca de 103,1 milhões de reais) e com tal quantia, o meia holandês se tornou a assinatura mais cara da propriedade de Mike Ashley, presidente do clube.

Em 09/08/2015, na estreia do Newcastle nessa edição da Premier League (Campeonato Inglês), Steve McClaren – técnico do Newcastle nessa época – promoveu a estreia de Wijnaldum entre os titulares e logo no seu primeiro jogo pelo novo clube, marcou de cabeça um dos gols do empate em 2-2 com o Southampton no St James’ Park (estádio do Newcastle).

Em 26/09/2015, em jogo da 7ª rodada da Premier League, o meia holandês marcou seu 2º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Chelsea no St James’ Park.

Pela 9ª rodada do Campeonato Inglês em 18/10/2015, Wijnaldum marcou 4 gols na goleada por 6-2 sobre o Norwich e consequentemente, tornou-se apenas o segundo jogador dos Magpies – Newcastle – a marcar mais de 3 gols em uma única partida da Premier League.

Em 06/12/2015, em jogo da 15ª rodada da Premier League, o novo camisa 5 dos Magpies – Wijnaldum – foi eleito “the man of the match”, homem do jogo, da vitória por 2-0 sobre o Liverpool, pois marcou 1 gol e forçou o zagueiro da equipe adversária – Martin Škrtel – a fazer um gol contra.

Em 12 de janeiro de 2016, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Inglês, Wijnaldum marcou o primeiro gol do Newcastle no empate em 3-3 com o Manchester United no St James’ Park. Quatro dias depois, na rodada seguinte do campeonato nacional, foi o principal destaque da vitória por 2-1 sobre o West Ham com 1 gol e assistência para o tento marcado por Ayoze Pérez.

Após o revés para o Bournemouth em 05/03/2016 – jogo válido pela 29ª rodada da Premier League -, Steve McClaren foi demitido e com a saída dele, o Newcastle resolveu apostar suas fichas em um técnico espanhol, trata-se de Rafa Benítez.

Em 15/05/2016, em jogo da última rodada (38ª) desta edição da Premier League, o meia holandês marcou um doblete na goleada por 5-1 sobre o Tottenham no St James’ Park, contudo os Magpies dependiam de combinações de resultados, o que não ocorreu e como consequência, foram rebaixados para a Championship (2ª divisão do futebol inglês).

Em suma, em sua única temporada com a camisa dos “Magpies”, Georginio Wijnaldum disputou 40 partidas, fez 11 gols – foi o artilheiro da equipe nessa temporada – e proveu 5 assistências. Quanto ao Newcastle, terminou em 18º no Campeonato Inglês e sequer chegou às oitavas-de-finais da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Wijnaldum na sua 1ª e única Temporada no Newcastle
PdGmACACVMj na temporada 2015-16
40*115103347

* Gols marcados na Premier League

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Wijnaldum com a camisa do Newcastle
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 19 de julho de 2016 por Newcastle United Videos

 

Liverpool

2016-17

Wijnaldum sendo apresentado como novo reforço do Liverpool

Em 22 de julho de 2016, Wijnaldum retornou a Premier League. Ele assinou um contrato de 5 temporadas com o Liverpool por um valor inicial de 23 milhões de libras (cerca de 163,6 milhões de reais) com mais £ 2 milhões (14,2 milhões de reais) em metas atingidas. Wijnaldum recebeu a camisa de número 5.

Em 14/08/2016, na estreia do Liverpool nessa edição da Premier League, Jürgen Klopp – técnico do Liverpool – promoveu a estreia do holandês entre os titulares e no seu primeiro jogo pelo novo clube, proveu assistência para o gol de Adam Lallana na vitória por 4-3 sobre o Arsenal.

Em 06/11/2016, em jogo da 11ª rodada da Premier League, Wijnaldum marcou seu primeiro tento com a camisa dos Reds – Liverpool – na goleada por 6-1 sobre o Watford no Anfield Road (estádio do Liverpool).

Pela 19ª rodada do Campeonato Inglês em 31/12/2016, o novo camisa 5 dos Reds marcou o gol da vitória do time sobre o Manchester City e com isso, os comandados de Klopp abriram 4 pontos de diferença sobre o 3º colocado do campeonato naquele momento.

Em 31 de janeiro de 2017, em jogo da 23ª rodada da Premier League, Wijnaldum marcou seu 3º tento nessa temporada no empate em 1-1 com o Chelsea em Anfield.

Pela 27ª rodada do Campeonato Inglês em 04/03/2017, Wijnaldum selou a vitória dos Reds sobre os Gunners – Arsenal – por 3-1 com uma finalização à queima-roupa nos acréscimos. Na rodada seguinte, em 12/03/2017, o meia holandês marcou o primeiro gol do triunfo por 2-1 sobre o Burnley em Anfield.

Na última rodada dessa edição da Premier League, em 21/05/2017, o camisa 5 dos Reds encerrou essa temporada marcando o primeiro gol da vitória por 3-0 sobre o Middlesbrough. Além do tento marcado, proveu assistência para o gol de Lallana.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos Reds, Georginio Wijnaldum disputou 42 jogos, fez 6 gols e proveu 11 assistências, sendo 9 pela Premier League 2016-17, o que fez dele o 6º jogador com mais assistências no campeonato ao lado de Mesut Özil do Arsenal, Pedro Rodríguez do Chelsea e de Wilfried Zaha do Crystal Palace. Quanto ao Liverpool, terminou em 4º lugar no Campeonato Inglês, chegou à semifinal da Copa da Liga Inglesa e foi eliminado na 4ª rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de Wijnaldum na sua 1ª Temporada no Liverpool
PdGmACACVMj na temporada 2016-17
42*611303338

* Gols marcados na Premier League

2017-18

Em 28 de outubro de 2017, em jogo da 10ª rodada da Premier League, Wijnaldum marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o recém-promovido Huddersfield Town no Anfield Road.

Após o gol marcado contra o Huddersfield Town, o holandês só voltou a balançar as redes no dia 2 de maio de 2018, no segundo confronto da semifinal da Liga dos Campeões contra a Roma da Itália, ao qual o time italiano venceu os Reds por 4-2 fora de casa. Apesar do revés, a equipe inglesa havia vencido o primeiro confronto por 5-2 e com a vantagem de 7-6 no placar agregado, se classificou para a final da UEFA Champions League 2017-18. Seu gol também fez com que o Liverpool quebrasse o recorde da competição para o maior número de gols marcados em uma única campanha, com o clube chegando a marca de 46 tentos, ultrapassando o recorde de 45 tentos que pertencia ao Barcelona.

Em 26/05/2018, o Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, foi o palco da final entre Liverpool e Real Madrid da Espanha, jogo no qual o camisa 5 dos Reds jogou os 90 minutos da derrota por 3-1 para o time espanhol.

Em suma, em sua 2ª temporada com a camisa dos Reds, Georginio Wijnaldum disputou 50 partidas, fez 2 gols e proveu 4 assistências. Quanto ao Liverpool, além de ter sido vice-campeão da UEFA Champions League, terminou em 4º lugar no Campeonato Inglês e sequer chegou às oitavas-de-finais da Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Wijnaldum na sua 2ª Temporada no Liverpool
PdGmACACVMj na temporada 2017-18
50*24103600

* 2 gols dos quais 1 foi marcado na Premier League e o outro na UEFA Champions League

2018-19

Em 15 de setembro de 2018, em jogo da 5ª rodada da Premier League, Wijnaldum marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Tottenham no Wembley, em Londres.

Pela 7ª rodada do Campeonato Inglês em 29/09/2018, o holandês chegou a marca de 100 partidas com a camisa dos Reds no empate em 1-1 com o Chelsea no Stamford Bridge (estádio do Chelsea).

Após o gol marcado contra o Tottenham na 5ª rodada da Premier League, o camisa 5 dos Reds só voltou a balançar as redes em 9 de fevereiro de 2019 em jogo da 26ª rodada do campeonato, ao qual o Liverpool venceu o Bournemouth em Anfield por 3-0.

Em 14/04/2019, em jogo da 34ª rodada da Premier League, Wijnaldum entrou em campo aos 21 minutos da segunda etapa no lugar de Naby Keïta no triunfo por 2-0 sobre os Blues – Chelsea – em Anfield e com isso, chegou a marca de 100 jogos na Premier League. Na rodada seguinte do campeonato, em 21/04/2019, o holandês marcou seu 3º tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Cardiff fora de casa.

Em 07/05/2019, no segundo confronto da semifinal da Liga dos Campeões contra o Barcelona da Espanha, o camisa 5 dos Reds entrou em campo logo no início do segundo tempo no lugar de Andrew Robertson e foi um dos principais destaques da goleada por 4-0 sobre a equipe espanhola em Anfield ao marcar 2 tentos e com isso, o Liverpool se classificou para a final e posteriormente, bateu o Tottenham e se sagrou campeão desta competição pela 6ª vez na sua história.

A trajetória do Liverpool rumo ao título da UEFA Champions League 2018-19 foi assim> após o sorteio dos grupos, definiu-se que os Reds integrariam o grupo C ao lado de Paris Saint-Germain da França, Napoli da Itália e Estrela Vermelha da Sérvia. Ao final da fase de grupos, o Liverpool somou 9 pontos em 3 rodadas – 3 vitórias e 3 derrotas – e apesar do Napoli ter feito o mesmo número de pontos, a equipe inglesa havia feito mais gols que o time italiano e sendo assim, se classificou para a fase de mata-mata.

Nas oitavas de final, o Liverpool enfrentou o Bayern de Munique da Alemanha e após um empate em 0-0 no primeiro confronto, em Anfield, os Reds foram até a Allianz Arena e venceram por 3-1 e com isso, seguiram adiante na competição.

Nas quartas de final, o Liverpool enfrentou o Porto de Portugal e com um placar agregado de 6-1 a favor – vitórias por 2-0 e 4-1 respectivamente -, se classificou para a fase seguinte.

Na semifinal, os Reds enfrentaram o Barcelona da Espanha e após um revés por 3-0 no Camp Nou, contando com uma grande atuação de Wijnaldum, a equipe inglesa venceu o time espanhol por 4-0 em Anfield e se classificou para a final da UEFA Champions League 2018-19.

Em 01/06/2019, o Estádio Wanda Metropolitano em Madri, na Espanha, foi o palco de uma final inglesa – Liverpool x Tottenham – e com gols de Mohamed Salah e de Divock Origi, os Reds venceram por 2-0 e se sagraram campeões desta edição da Liga dos Campeões.

Os compatriotas Georginio Wijnaldum e Virgil van Dijk com o troféu da UEFA Champions League 2018-19

Em suma, em sua 3ª temporada com a camisa dos Reds, Georginio Wijnaldum disputou 47 partidas, fez 5 gols e proveu uma assistência. Quanto ao Liverpool, além de ter sido campeão da Liga dos Campeões, foi vice-campeão do Campeonato Inglês e foi eliminado antes das oitavas-de-finais da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Wijnaldum na sua 3ª Temporada no Liverpool
PdGmACACVMj na temporada 2018-19
47*51403705

* 5 gols dos quais 3 foram pela Premier League e 2 pela UEFA Champions League

2019-20

Em 28 de setembro de 2019, em jogo da 7ª rodada da Premier League, Wijnaldum marcou seu primeiro tento nessa temporada e sendo assim, o Liverpool venceu o recém-promovido Sheffield United por 1-0.

Em 05/11/2019, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 5 dos Reds marcou seu 2º tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Genk da Bélgica no Anfield Road.

Em 02/12/2019, Georginio Wijnaldum foi eleito o 26º lugar nas pesquisas para o prêmio Ballon d’Or 2019. Dois dias depois, em jogo da 15ª rodada da Premier League, o holandês marcou seu 3º tento nessa temporada na vitória por 5–2 no “Merseyside Derby”, nome dado ao clássico entre Everton e Liverpool. Com este resultado, os Reds a invencibilidade para 32 jogos na Premier League; acrescentando os resultados obtidos na temporada anterior.

Pela 27ª rodada do Campeonato Inglês, em 24 de fevereiro de 2020, Wijnaldum marcou de cabeça o primeiro gol da vitória por 3-2 sobre o West Ham em Anfield.

Em 11/03/2020, no segundo confronto das oitavas de final contra o Atlético de Madrid da Espanha, o camisa 5 dos Reds marcou de cabeça o único gol da vitória no tempo regulamentar, contudo o time espanhol virou na prorrogação e venceu esta partida por 3-2 e com isso, o foco do Liverpool passava a ser a conquista do título do Campeonato Inglês, algo que não ocorria há 30 anos. No entanto, devido à pandemia de COVID-19 (Novo Coronavírus), a Premier League, a Liga dos Campeões e a maioria dos campeonatos ao redor do mundo foram paralisados e após um hiato de 3 meses, no primeiro jogo do Liverpool após a paralisação, empate em 0-0 com o Everton em 21/06/2020.

Pela penúltima rodada (37ª) dessa edição do Campeonato Inglês em 22/07/2020, o meia holandês marcou seu 6º e último tento nessa temporada na vitória por 5-3 sobre o Chelsea em Anfield. Vale ressaltar que o Liverpool já havia conquistado o título há 6 rodadas atrás e sendo assim, após um jejum de 30 anos, o time se sagrou campeão nacional.

Em suma, em sua 5ª temporada na Inglaterra, Georginio Wijnaldum disputou 47 partidas e marcou 6 tentos. Quanto ao Liverpool, além de ter sido campeão inglês, foi campeão da Supercopa da UEFA e do Mundial Interclubes da FIFA, foi vice-campeão da FA Community Shield – Supercopa da Inglaterra -, foi eliminado nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa e caiu nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League e da Copa da Inglaterra.

  • Números de Wijnaldum na sua 4ª Temporada no Liverpool
PdGmACACVMj na temporada 2019-20
47*60003674

* 6 gols dos quais 4 foram pela Premier League e 2 pela UEFA Champions League

2020-21

Até aqui, Wijnaldum disputou 16 partidas e não marcou tentos e também não proveu assistências. Quanto ao Liverpool, lidera o grupo D da Champions League e a Premier League 2020-21.

  • Números de Wijnaldum na sua 5ª e atual Temporada no Liverpool
PdGmACACVMj na temporada 2020-21
160010*1191

* A temporada 2020-21 está em andamento

Títulos que conquistou pelo Liverpool

  • UEFA Champions League: 2018-19
  • Supercopa da UEFA: 2019
  • Mundial Interclubes da FIFA: 2019
  • Premier League: 2019-20
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Wijnaldum marcou com a camisa do Liverpool até aqui
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 9 de novembro de 2020 por LFC Media Center

 

Números de Wijnaldum na Seleção Holandesa

 

Holanda

Netherlands national football team - Wikipedia

Seleções de Base

Em 2004, Wijnaldum vestiu pela primeira vez a camisa da Seleção Holandesa, sub-15, e marcou 2 tentos em 4 partidas disputadas.

Em 2007, Wijnaldum atuou pela seleção sub-17 quando ainda não tinha esta idade e até mesmo disputou esta edição da Euro Sub-17 na Bélgica. Ao lado de jogadores como Leroy Fer, Género Zeefuik e Daley Blind, a Holanda conseguiu vencer a Islândia (3-0) e empatar com a Bélgica (2-2). A equipe perdeu por 3-2 para a Inglaterra e em decorrência disso, a Holanda foi eliminada na fase de grupos e não se classificou para a Copa do Mundo Sub-17, torneio realizado na Coreia do Sul.

Posteriormente, o jogador formado nas categorias de base do Feyenoord atuou pela seleção sub-19 e mesmo tendo boas atuações, onde fez 6 gols em 17 partidas disputadas, a Holanda não se classificou para a Euro 2008, torneio realizado na República Checa, e para a Euro 2009, torneio realizado na Ucrânia.

Ainda pelo ano de 2009, Wijnaldum fez sua estreia pela seleção sub-21 e encerrou sua passagem por lá em 2013, quando a Holanda disputou a Eurocopa deste mesmo ano e foi eliminada pela Itália na semfinal. No total, Georginio disputou 24 partidas e fez 10 gols pela seleção sub-21.

Seleção Principal

Johan Neeskens convocou Wijnaldum em 12 de novembro de 2008 para jogar uma partida de exibição pela Holanda B. No entanto, ele teve que desconvocar o jogador devido a uma lesão no tornozelo.

Em 30 de maio de 2011, Bert van Marwijk – técnico da seleção principal dos Países Baixos – convocou Wijnaldum pela primeira vez. Durante uma viagem de treino da Laranja Mecânica – Seleção Holandesa – para a América do Sul, ele foi o substituto de Wesley Sneijder, que teve de ser desconvocado devido a uma lesão na panturrilha. Wijnaldum não fez sua estreia pela seleção principal da Holanda nesses amistosos, aos quais empatou em 0-0 e 1-1 com Brasil e Uruguai respectivamente.

Em 02/09/2011, em partida válida pela 7ª rodada das Eliminatórias da Euro 2012, Wijnaldum entrou em campo aos 41 minutos da segunda etapa no lugar de Kevin Strootman e 4 minutos depois, fez o gol que fechou o placar da partida; massacre holandês por 11-0 sobre a seleção de San Marino.

Posteriormente, Wijnaldum não jogou as últimas 3 partidas da Seleção Holandesa nas Eliminatórias, mas mesmo sem a joia do Feyenoord jogar, a “Laranja Mecânica” somou 27 pontos em 10 rodadas – 9 vitórias e uma derrota – e com tal campanha, terminou na liderança do grupo E e se classificou para a Eurocopa 2012 que realizar-se-ia em 2 países, Polônia e Ucrânia. No entanto, Wijnaldum jogou apenas 1 dos 6 amistosos da seleção principal da Holanda e além de ter ficado de fora da disputa da Euro 2012, durante as partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, que ocorreram entre os anos de 2012 e 2013, ele passou a jogar pela seleção sub-21 e não mais pela seleção principal.

  • O vídeo abaixo mostra o primeiro gol de Wijnaldum com a camisa da seleção principal da Holanda
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 11 de janeiro de 2012 por OnsOranje

Copa do Mundo FIFA de 2014

Após a eliminação na fase de grupos da Euro 2012, Bert van Marwijk foi demitido do cargo de treinador da Seleção Holandesa e com isso, a Real Associação Neerlandesa de Futebol – entidade máxima do futebol holandês – resolveu apostar suas fichas em Louis van Gaal para o comando da “Orange”.

Apesar de ter disputado apenas 1 amistoso até então e de ter ficado de fora das Eliminatórias da Copa do Mundo, em 5 de maio de 2014, van Gaal convocou Wijnaldum para uma série de amistosos visando a preparação para a disputa da Copa do Mundo que realizar-se-ia no Brasil, ele jogou os 90 minutos do empate em 1-1 com o Equador e o segundo tempo da vitória por 2-0 sobre o País de Gales.

Em 13/06/2014, na estreia da Holanda na fase de grupos dessa edição da Copa do Mundo, Wijnaldum jogou os últimos 30 minutos da goleada por 5-1 sobre a Espanha na Arena Fonte Nova, em Salvador. Vale ressaltar que até então, a Seleção Espanhola era a atual campeã mundial. Cinco dias depois, na rodada seguinte dessa fase, jogou os últimos 12 minutos do triunfo por 3-2 sobre a Austrália no Estádio Beira-rio, em Porto Alegre.

Na última rodada da fase de grupos, em 23/06/2014, Georginio jogou os 90 minutos da vitória por 2-0 sobre o Chile na Arena Corinthians, em São Paulo. Deste jogo em diante, Wijnaldum não saiu mais do time. Com um total de 9 pontos somados em 3 rodadas, a “Laranja Mecânica” terminou na liderança do grupo B e com isso, se garantiu na fase de mata-mata.

Nas oitavas de final, a Holanda enfrentou o México na Arena Castelão – em Fortaleza – e venceu por 2-1 no tempo regulamentar.

Na fase seguinte (quartas de final), a Seleção Holandesa enfrentou a Costa Rica na Arena Fonte Nova e após 120 minutos de um empate em 0-0, a definição para a seleção classificada para a fase seguinte saiu nos pênaltis, onde os holandeses levaram a melhor e venceram por 4-3 e sendo assim, seguiram adiante no torneio.

Na semifinal, a “Laranja Mecânica” jogou contra a Argentina e assim como ocorreu na partida anterior, houve um empate em 0-0 no tempo regulamentar e na prorrogação e como consequência, mais uma disputa por pênaltis, mas desta vez a seleção adversária levou a melhor e venceu por 4-2 e com isso, os holandeses tiveram de se contentar com a disputa do 3º lugar.

Na disputa do 3º lugar, a Holanda enfrentou a seleção anfitriã – Brasil – no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A Seleção Holandesa se despediu desta Copa com uma vitória por 3-0. Vale destacar que Wijnaldum marcou o último gol da Seleção Holandesa nesta vitória sobre a Seleção Brasileira.

  • Desempenho de Wijnaldum na Copa do Mundo FIFA de 2014
PdGmACACVMj
71000550
  • O vídeo abaixo mostra os melhores lances de Wijnaldum no jogo no qual a Holanda venceu o Brasil por 3-0 e terminou em 3º lugar na Copa do Mundo FIFA de 2014
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 17 de maio de 2015 por Rayted Are

 

Eliminatórias da Euro 2016 e da Copa do Mundo FIFA de 2018

Após o 3º lugar na Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil, van Gaal aceitou a oferta para treinar o Manchester United e com isso, a Real Associação Neerlandesa de Futebol foi em busca de um novo treinador, Guus Hiddink.

Em 12 de junho de 2015, em partida válida pela 6ª rodada das Eliminatórias da Euro, Wijnaldum entrou em campo aos 18 minutos da segunda etapa no lugar de Robin van Persie e 4 minutos depois, marcou o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre a Letônia. Pouco mais de duas semanas após este jogo, Guus Hiddink e a KNVB – Real Associação Neerlandesa de Futebol – chegaram a um consenso e ele deixou o cargo e com a saída dele, Danny Blind, até então auxiliar, assume o comando da Seleção Holandesa.

Em 10/10/2015, em jogo da penúltima rodada das Eliminatórias da Euro, Wijnaldum iniciou entre os titulares e marcou 1 dos gols do triunfo por 2-1 sobre o Cazaquistão. No entanto, a Holanda somou apenas 13 pontos em 10 rodadas – 4 vitórias, 1 empate e 5 derrotas – e com esta campanha, terminou em 4º lugar no grupo A, o que fez com que a “Laranja Mecânica” ficasse de fora da repescagem e também da disputa da Eurocopa de 2016.

O revés por 2-0 ante a Bulgária em 25 de março de 2017, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, culminou com a demissão de Danny Blind do comando da Seleção Holandesa e após a saída dele, Dick Advocaat assume o comando.

Em 09/06/2017, em jogo da 6ª rodada das Eliminatórias da Copa, Wijnaldum marcou seu único tento nas Eliminatórias na goleada por 5-0 sobre Luxemburgo.

Ao término das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018, a Holanda terminou em 3º lugar no grupo A com um total de 19 pontos somados em 10 rodadas – 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas – e apesar de ter os mesmos números de pontos que a Suécia, levava desvantagem em outros critérios e consequentemente, a Holanda ficou de fora da repescagem e também da disputa da Copa do Mundo.

Liga das Nações da UEFA A 2018-19

Após o fracasso em não classificar a Holanda para a Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia, Dick Advocaat deixou o cargo de treinador da Seleção Holandesa e desta vez, a KNVB resolveu apostar suas fichas em Ronald Koeman.

No primeiro jogo do novo treinador, a Holanda fez sua estreia na fase de grupos da Liga das Nações da UEFA em 9 de setembro de 2018 com derrota por 2-1 para a França. Na rodada seguinte, em 13/10/2018, Wijnaldum marcou o gol que fechou o placar da partida; vitória por 3-0 sobre a Alemanha.

Em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos, em 16/11/2018, o camisa 8 da “Laranja Mecânica” – Wijnaldum – marcou o primeiro gol do triunfo por 2-0 sobre a França. Por conseguinte, com um empate em 2-2 com a Alemanha na última rodada da fase de grupos, a Holanda terminou na liderança do grupo 1 e sendo assim, se classificou para a fase de mata-mata deste competição.

Na semifinal, a Holanda enfrentou a Inglaterra e após o empate em 1-1 no tempo regulamentar, houve prorrogação onde a “Laranja Mecânica” venceu a Seleção Inglesa por 3-1. Posteriormente, a Seleção Holandesa jogou contra Portugal na final e perdeu por 1-0 e com isso, teve de se contentar em ser a vice-campeã de uma competição recém-criada.

  • Desempenho de Wijnaldum na Liga das Nações da UEFA 2018-19
PdGmACACVMj
62020539

Eliminatórias da Euro 2020

Paralelamente a fase final da Liga das Nações da UEFA 2018-19, a Holanda estreou nas Eliminatórias da Euro 2020, em 21 de março de 2019, com goleada por 4-0 sobre Belarus. Wijnaldum foi um dos destaques deste jogo com 1 gol e também sofreu o pênalti que foi convertido por Memphis Depay. Três dias depois, na rodada seguinte das Eliminatórias, o camisa 8 da “Laranja Mecânica” proveu assistência para o gol de Depay no revés por 3-2 ante a Alemanha.

Depois de folgar por duas rodadas, a Holanda enfrentou a Alemanha na 5ª rodada das Eliminatórias, em 06/09/2019, e com 1 gol de Wijnaldum, mais assistência para o gol de Donyell Mallen, vitória por 4-2 sobre os alemães. Três dias depois, o camisa 8 da Seleção Holandesa marcou de cabeça um dos gols da goleada por 4-0 sobre a Estônia.

Pela 8ª rodada das Eliminatórias, em 13/10/2019, Georginio Wijnaldum marcou os gols do triunfo por 2-1 sobre Belarus. Na última rodada das Eliminatórias, em 19/11/2019, o camisa 8 da Seleção Holandesa marcou um hat-trick na goleada por 5-0 sobre a Estônia. Por coincidência, nesse mesmo jogo em que fez 3 gols, ele capitaneou a Seleção Holandesa pela primeira vez na sua carreira.

Ao término das Eliminatórias, a Holanda somou 19 pontos em 10 rodadas – 6 vitórias, 1 empate e uma derrota – e com tal pontuação, ficou em 2º lugar no grupo C, atrás apenas da Alemanha e com isso, se classificou para a Eurocopa de 2020*.

* A Euro 2020 se iniciaria em junho deste ano, mas devido à pandemia do Novo Coronavírus, este torneio teve seu início adiado para junho de 2021

  • O vídeo abaixo mostra o hat-trick marcado por Wijnaldum na goleada sobre a Estônia
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 19 de novembro de 2019 por Esporte Interativo

 

Liga das Nações da UEFA 2020-21

Após a confirmação de que Koeman seria o novo técnico do Barcelona, a KNVB agiu rápido e anunciou Frank de Boer como o novo treinador da Seleção Holandesa.

Na estreia da Holanda, e do novo treinador, na fase de grupos desta edição da Liga das Nações da UEFA, em 4 de setembro de 2020, Wijnaldum jogou os 90 minutos da vitória por 1-0 sobre a Polônia. Três dias depois, na rodada seguinte, derrota para a Itália pelo placar de 1-0.

Após os empates em 1-1 e 0-0 com Bósnia e Herzegovina e Itália respectivamente, em jogo da 5ª rodada da fase de grupos, em 15/11/2020, o camisa 8 e capitão da Seleção Holandesa – Wijnaldum – marcou um doblete na vitória por 3-1 sobre a Bósnia. Na rodada seguinte, última da fase de grupos, Georginio marcou 1 gol e sofreu o pênalti que foi convertido por Memphis Depay no triunfo por 2-1 sobre a Polônia.

Com um total de 11 pontos somados em 6 rodadas, a Holanda terminou em 2º lugar no grupo 1, um ponto atrás da Itália, e como apenas o primeiro colocado se classifica para a fase de mata-mata, deu adeus à esta competição.

  • Desempenho de Wijnaldum na Liga das Nações da UEFA 2020-21
PdGmACACVMj
63110514

 

  • O vídeo abaixo mostra os 2 gols marcados por Wijnaldum na vitória da Holanda por 3-1 sobre a Bósnia e Herzegovina
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 15 de novembro de 2020 por Cola Bleue

TOTAL

PdGmACACVMj
70216505078

Prêmios individuais

  • Rotterdam Talent of The Year: 2007
  • Equipe do torneio do Campeonato Europeu Sub-21 de 2013
  • Futebolista Neerlandês do Ano: 2014–15
  • Seleção da UEFA Champions League: 2018–19
  • Equipe do torneio da Liga das Nações da UEFA: 2018–19
  • Indicado ao Ballon d’Or 2019 – (26° lugar)

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi abordado nesta matéria pode-se concluir que Georginio Wijnaldum marca mais tentos pela Seleção Holandesa, mais do que no Liverpool, porque ele atua na posição que mais se sente a vontade, um meia que joga atrás dos atacantes, pois nesta posição fez muitos gols na última temporada em que atuou pelo Feyenoord, em duas temporadas pelo PSV e na única temporada em que jogou pelo Newcastle. Já no Liverpool, desempenha outra função, joga como volante, e por esta razão não marca tantos gols com a camisa dos Reds, mas cumpre essa função muito bem.

E para vocês? Georginio Wijnaldum é um dos maiores meias da atualidade? Ele merece oportunidade de jogar como meia no Liverpool ou do jeito que está já é o bastante?


  Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
Ofertas de Uniformes de Futebol: https://amzn.to/36vetfs
Ofertas de Chuteiras e Acessórios: https://amzn.to/35n4JoA
Ofertas de Quadros Decorativos de Futebol: https://amzn.to/3ngWHDy
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui