Imagem retirada do site oficial da Premier League

Quando cita-se um dos jogadores brasileiros mais promissores desse momento, o nome de Gabriel Martinelli que atualmente joga pelo Arsenal da Inglaterra e que também vem sendo observado por Tite – técnico da Seleção Brasileira -, deve ser levado em conta.

Gabriel Teodoro Martinelli Silva nasceu em 18/06/2001 em Guarulhos, cidade que se localiza na região metropolitana de São Paulo. Antes de jogar pelo Arsenal, Martinelli teve passagem nas divisões de base do Corinthians e depois fez a sua estreia como profissional no Ituano. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira de Martinelli? Quais feitos atingiu até aqui aos 19 anos de idade? Até onde ele ainda pode chegar?

 

Juvenil e Categorias de Base

 

Quando criança, Gabriel Martinelli não se interessava muito pelos estudos, pois só gostava de jogar futebol. Por temerem que o sonho de Gabriel não se concretizasse, os seus pais foram atrás de uma educação mais formal para o filho por meio de aulas particulares.

Antes de começar a jogar futebol, Martinelli jogou futsal no ano de 2010, quando tinha apenas 9 anos de idade  jogando pelas divisões de base do Corinthians, onde atuou na maioria do tempo na equipe de futsal, até 2014. Assim como um outro jogador brasileiro que joga na Europa atualmente – Philippe Coutinho – desenvolveu muitas das habilidades que tem hoje e enquanto atuou pela equipe de futsal do Corinthians, Gabriel Martinelli fez 66 gols só na Divisão Especial do Campeonato Metropolitano e outros 56 na Série Ouro do Estadual – 122 no total.

Já no ano seguinte, se dividiu entre o futsal e o futebol, atuando nos times sub-11: marcou 20 vezes nas quadras e outras 11 nos gramados. A partir de 2012, os campos passaram a ser sua prioridade e, até 2014, no sub-11, sub-13 e alguns jogos já no sub-15 do Corinthians, Gabriel somou mais 48 gols – totalizando 202.

Veja Também!  Onde assistir Brasil x Chile Futebol AO VIVO - Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete 2021

Depois disso, Gabriel Martinelli ingressou no futebol e visando um projeto que poderia levá-lo para o futebol inglês, seguiu rumo ao time sub-15 do Ituano. Ele se mudou para o clube em 2015, depois de testes no Manchester United da Inglaterra e no Barcelona da Espanha.

Em 2015, ainda em adaptação da transição do futsal para o futebol, Martinelli marcou apenas 4 gols em 23 partidas pelo sub-15 do Ituano. No ano seguinte, agora adaptado ao futebol, marcou 15 tentos em 19 partidas.

Por fim, jogou pelo time sub-17 do Galo de Itu – Ituano – no ano de 2017 e teve outro ótimo desempenho, 17 gols em 25 partidas disputadas. Ainda é importante mencionar que em 04/11/2017, Martinelli assinou o seu primeiro contrato profissional com o clube, até o mês de outubro do ano de 2022.

Em 2018, jogou a Copa São Paulo de Futebol Juniores e também fez a sua estreia como profissional. Na estreia do Ituano na Copa São Paulo de Futebol Juniores de 2018 – em 3 de janeiro -, Martinelli marcou 1 dos gols da goleada por 4-0 sobre o Santa Cruz de Alagoas. O Galo rubro-negro – Ituano – somou 6 pontos em 3 rodadas – duas vitórias e uma derrota – e com essa campanha, terminou em 2º lugar no grupo 16 e com isso, se classificou para a fase de mata-mata do torneio, contudo logo no primeiro jogo da fase de mata-mata contra o Vitória-BA, derrota por 4-1 e sendo assim, o Ituano estava eliminado desta edição da Copa São Paulo.

 

Resumo da Carreira de Gabriel Martinelli

 

Veja Também!  Onde assistir Saint-Gilloise x Leuven Futebol AO VIVO - Campeonato Belga 2021

 

A Carreira de Gabriel Martinelli em Números

 

Ituano

ad

2018

 

  • Números de Gabriel Martinelli na sua 1ª Temporada no Ituano
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2018
 21 *5 1599

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 5 gols dos quais 4 foram pela Copa FPF e 1 pela Copa São Paulo de Futebol Juniores

2019

 

  • Números de Gabriel Martinelli na sua 2ª e última Temporada no Ituano
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2019
 18 *12 1 1426

* 12 gols dos quais 6 foram pelo Campeonato Paulista e os outros 6 pela Copa São Paulo de Futebol Juniores

  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Martinelli com a camisa do Ituano
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 10 de julho de 2019 por Full

 

Arsenal

2019-20

  • Números de Gabriel Martinelli na sua 1ª e atual Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
 26 *10 4 2 **1463

* 10 gols dos quais 4 foram pela Copa da Liga Inglesa, 3 pela Premier League e 3 pela UEFA Europa League

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols e assistências de Martinelli com a camisa do Arsenal até aqui
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 9 de abril de 2020 por Filip’s Arsenal

 

Números de Gabriel Martinelli na Seleção Brasileira

 

Brasil

Shirt badge/Association crest

Seleções de Base

O bom desempenho de Gabriel Martinelli com a camisa do Ituano fez com que André Jardine – técnico das seleções de base do Brasil – o convocasse para os jogos da Seleção Sub-18. Em abril de 2019, Jardine convocou Martinelli para mais jogos da Seleção Brasileira Sub-18.

Veja Também!  Onde assistir Flamengo x Fluminense Futebol AO VIVO - Campeonato Carioca Feminino 2021

Essa, porém, não foi a única experiência do jovem atacante com a Amarelinha. Em maio de 2019, a CBF decidiu encorpar os treinos da Seleção Principal durante o período pré-Copa América e chamou 10 jovens e dentre estes jovens, o destaque era Gabriel Martinelli, que teve a oportunidade de bater uma bola com ao lado de Neymar, Gabriel Jesus, Casemiro, Richarlison e companhia.

Depois de um início arrasador no Arsenal da Inglaterra, em 25 de outubro de 2019, André Jardine convocou Martinelli para os jogos da Seleção Brasileira Sub-23 para a disputa do Torneio de Tenerife, na Espanha. Vale destacar que ele é o caçula desse time, contudo o atacante de 18 anos tem dupla nacionalidade e recentemente foi procurado pela Itália para disputar a Eurocopa Sub-19.

Em 16/12/2019, Gabriel Martinelli foi convocado para o Pré-Olímpico, na Colômbia, que acontecerá em janeiro de 2020. No entanto, a pedido do Arsenal, no qual Martinelli vem sendo um dos destaques do time, acabou sendo cortado do torneio.

Seleção Principal

De acordo com Alexandre Lozetti do site do Globo Esporte, Juninho Paulista, coordenador da Seleção Brasileira e ex-presidente do Ituano, foi visitar Martinelli e disse pessoalmente ao atleta que ele está no radar de Adenor Leonardo Bachi, Tite, e o jovem jogador de 19 anos atualmente disse ao GE que a sua preferência é pela Amarelinha, Seleção Brasileira.

Prêmios individuais

  • Revelação do Campeonato Paulista: 2019
  • Melhor Jogador do Interior do Campeonato Paulista: 2019
  • Seleção do Campeonato Paulista: 2019


  Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  


Ofertas de Uniformes de Futebol: https://amzn.to/36vetfs
Ofertas de Chuteiras e Acessórios: https://amzn.to/35n4JoA
Ofertas de Quadros Decorativos de Futebol: https://amzn.to/3ngWHDy
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui