Quando cita-se um meio-campista promissor, o nome de Frenkie de Jong que atualmente joga pelo Barcelona da Espanha e também atua pela Seleção Holandesa, deve ser levado em conta.

Frenkie de Jong nasceu em 12/05/1997 em Arkel, na Holanda. Antes de ser contratado pelo Barcelona, o jovem meia teve passagem por duas equipes do futebol holandês. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira de De Jong? Por quais clubes ele jogou? Quais feitos ele atingiu até aqui?

Juvenil

Vale ressaltar que Frenkie de Jong sempre teve o apoio dos pais que inclusive, já foram jogadores de futebol amador e é importante mencionar que o pai de de Jong jogou no time local, o ASV Arkel. Além disso, o avô de Frenkie também já foi um jogador de futebol amador.

Frenkie deu os seus primeiros passos no futebol no mesmo time que o pai, o ASV Arkel, entre os 4 e 5 anos de idade; entre os anos de 2001 e 2002. Posteriormente, quando completou 7 anos de idade – em 2004 -, seu pai concluiu que ele estava pronto para jogar um futebol mais competitivo e sendo assim, o levou para fazer testes em 2 clubes, Feyenoord e Willem II.

Embora fosse extremamente jovem naquela época, Frenkie escolheu instintivamente o Willem II. Essa escolha surpreendeu os seus familiares, considerando o fato que a maioria deles eram torcedores do Feyenoord.

Pode-se dizer que foi nos sistemas juvenis do Willem II que de Jong construiu e desenvolveu traços do seu atual estilo de jogo. Aos poucos, Frenkie foi queimando etapa por etapa das categorias de base do clube, inclusive surpreendeu Jos Bogers, um dos seus treinadores com o qual trabalhou no sistema juvenil do time de Tilburg (Willem II).

 

A Carreira de Frenkie de Jong em Números

 

Willem II

Categorias de Base

Como já foi dito acima, de Jong foi subindo de categoria no Willem II e de 2009 até 2014, atuou no RJO Willem II/RKC – categoria de base conjunta entre Willem II e RKC Waalwijk – até que no dia 1º de agosto de 2013, assinou o seu primeiro contrato profissional com o time de Tilburg. Um contrato no qual estendeu o seu vínculo com o clube até junho de 2016. Posteriormente, como jogador do Jong Willem II (equipe b do Willem II), de Jong foi integrado no primeiro time do clube, inclusive, fez parte da pré-temporada de inverno na Turquia da temporada 2014-15.

2014-15

Depois de jogar algumas partida da Beloften Eredivisie – Campeonato Holandês Sub-21 – e de assinar o seu primeiro contrato como profissional. Em 10 de maio de 2015, em jogo da 33ª rodada da Eredivisie (Campeonato Holandês), Jurgen Streppel, técnico do Willem II naquela época, promoveu a estreia de de Jong como profissional ao colocá-lo em campo aos 23 minutos da segunda etapa no lugar de Terell Ondaan. No primeiro jogo de de Jong como titular, os “Tricolores” – Willem II – venceram o ADO Den Haag por 1-0 no Koning Willem II Stadion (estádio do Willem II).

Ao término dessa temporada, Berry van Gool – um dos diretores do clube – lamentou que de Jong não tenha tido mais chances com o técnico do time principal do time de Tilburg. O PSV Eindhoven manifestou o interesse em contratar o jovem meio-campista, mas as negociações não avançaram.

  • Números de de Jong na sua 1ª Temporada no Willem II
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
16 *5 2 0 0 1224

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* Gols válidos pela Beloften Eredivisie

2015-16

Apesar de ter sido procurado por PSV Eindhoven e Feyenoord, de Jong resolveu aceitar a oferta de outro clube, o Ajax e sendo assim, assinou com o time de Amsterdã em 22 de agosto de 2015, um contrato válido até junho de 2019. Frenkie indiciou que uma entrevista com Marc Overmars, Dennis Bergkamp e Orlando Trustfull foi o fator decisivo para a sua ida a Amsterdã. No entanto, o Willem II queria 800 mil euros (cerca de 4,9 milhões de reais) pelo jovem meio-campista, mas o Ajax achou que pagar tudo isso na época seria demais. Em vez disso, os clubes chegaram a um acordo no qual de Jong podia ir a Amsterdã por um euro, mas o Willem II obteria uma porcentagem de revenda – de 10% – quando o Ajax o vendesse. Isso acabou por ser mais de 8,5 milhões de euros – cerca de 52,7 milhões de reais – em 2019 (quando De Jong foi para o FC Barcelona).

Após a sua chegada, o Ajax emprestou de Jong para o Willem II pela primeira vez por mais uma temporada. No entanto, de Jong mal conseguiu jogar pelo time de Tilburg porque o clube estava envolvido em uma luta contra o rebaixamento, e o estilo de jogo do jovem meia – frívolo – era considerado muito arriscado nessa situação. Além disso, Jurgen Streppel e Frenkie não se deram bem um com o outro, o que levou o técnico a se desculpar com ele anos depois. Vale ressaltar que de Jong só jogou duas partidas pelo time principal do Willem II na primeira metade dessa temporada.

Devido à falta de tempo de jogo com a camisa do Willem II, o Ajax trouxe de Jong de volta na janela de transferências de inverno.

Ao término dessa temporada, o Willem II terminou em 16º lugar e em decorrência disso, teve de disputar a permanência na Eredivisie – divisão de elite do futebol holandês – com alguns times da 2ª divisão e após 4 partidas de mata-mata, o time conseguiu se manter na 1ª divisão.

  • Números de de Jong na sua 2ª e última Temporada no Willem II
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
9 *2 0 0 0 640

* Gols válidos pela Beloften Eredivisie

 

Ajax

2015-16

De Jong sendo oficializado como o novo reforço do Ajax

Como já foi dito anteriormente, Frenkie de Jong era jogador do Ajax desde o dia 22 de agosto de 2015, mas para ganhar mais minutos em campo, o clube optou por emprestá-lo ao Willem II, porém ele jogou apenas duas partidas pelo time principal do Willem II. No total, só jogou por 53 minutos com a camisa do clube que o formou como atleta.

Em 15 de janeiro de 2016, em jogo da 20ª rodada da Eerste Divisie (2ª divisão do futebol holandês), Andries Ulderink – técnico do Jong Ajax naquela época – promoveu a estreia de Frenkie entre os titulares e logo no seu primeiro jogo pelo novo clube, deu passe para o gol de Danny Bakker na vitória por 3-1 sobre o Achilles ’29.

Em 25/01/2016, em jogo da 22ª rodada da Eerste Divisie, de Jong foi o principal destaque da vitória por 2-1 sobre o NAC Breda com um gol e assistência para o gol de Václav Černý .

Em 18/03/2016, em partida válida pela 32ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Holandês, o jovem meia de 18 anos fez o seu 2º e último tento nessa temporada na derrota por 2-1 ante o Jong PSV Eindhoven (time b do PSV).

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa do time de Amsterdã (Ajax), Frenkie de Jong atuou pelo Jong Ajax, onde disputou 15 partidas, fez 2 gols e proveu 3 assistências. Quanto ao Jong Ajax, terminou em 9º lugar na 2ª divisão do futebol holandês.

  • Números de de Jong na sua 1ª Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
15 *2 3 0 0 1290

* Gols válidos pela Eerste Divisie

2016-17

Peter Bosz, treinador que assumiu o comando do time principal do Ajax, após a saída de Frank de Boer, em maio de 2016, levou de Jong para os treinos da equipe principal do clube durante a pré-temporada.

Após o término da pré-temporada, de Jong voltou a jogar pelo Jong Ajax. Posteriormente, Bosz o relacionou para o jogo da 2ª fase da Copa KNVB diante do seu ex-clube, o Willem II, em 21/09/2016. Frenkie fez a sua estreia pelo time principal do Ajax nesse jogo, no qual entrou em campo aos 35 minutos do segundo tempo no lugar de Riechedly Bazoer. Quanto ao resultado dessa partida, goleada do Ajax por 5-0 sobre o Willem II. Cinco dias depois, em jogo pelo Jong Ajax na Eerste Divisie, de Jong marcou o seu primeiro tento nessa temporada na goleada por 7-0 sobre o FC Oss. Além do gol marcado, deu o passe para 1 dos 2 gols de Donny van de Beek.

Em 15/12/2016, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa KNVB, Peter Bosz o escalou pela primeira vez como titular, mas essa partida foi para se esquecer, pois os “Godenzonen” – Ajax – perderam por 2-1 para o Cambuur e acabaram eliminados do torneio.

Em 12 de fevereiro de 2017, em jogo da 22ª rodada da Eredivisie (1ª divisão do futebol holandês), Bosz o colocou em campo aos 43 minutos da segunda etapa no lugar de Lasse Schöne. Um jogo no qual o Ajax venceu o Sparta Rotterdam por 2-0 na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã.

Em 07/05/2017, em partida válida pela penúltima rodada (33ª) da 1ª divisão do Campeonato Holandês, Frenkie entrou em campo logo após o intervalo no lugar de Davy Klaassen e logo aos 2 minutos do segundo tempo, marcou o seu primeiro tento pelo time principal do Ajax. Ao término desse jogo, o Ajax venceu o Go Ahead Eagles por 4-0 na Johan Cruijff Arena. Na rodada seguinte do campeonato, de Jong jogou os 90 minutos da vitória por 3-1 sobre o seu ex-clube.

O fato de de Jong não ter disputado mais do que 4 jogos na liga principal naquela temporada, dos quais apenas 1 na equipe titular, foi porque Peter Bosz não achou que ele teve um bom aproveitamento em situações após perder a bola pelo Ajax. No final da temporada, De Jong recebeu o “Golden Bull” por maior talento na Primeira Divisão na temporada 2016/17. Além disso, o Ajax chegou à final da Europa League nesta temporada. A participação de de Jong neste torneio foi limitada a 4 ataques, incluindo alguns minutos na final perdida por 2-0 contra o Manchester United da Inglaterra.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa da equipe de Amsterdã, Frenkie De Jong disputou 42 jogos, sendo 11 pelo time principal, marcou 7 gols – 1 pelo time principal – e proveu 8 assistências. Quanto ao Ajax, além de ter sido finalista da UEFA Europa League, foi vice-campeão da Eredivisie e foi eliminado nas oitavas de final da Copa KNVB. Já o Jong Ajax, terminou em 2º lugar na 2ª divisão.

  • Números de de Jong na sua 2ª Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
42 *7 8 2 0 2918

* 7 gols dos quais 6 foram pela Eerste Divisie e 1 pela Eredivisie

2017-18

Após o término da temporada 2016-17, Peter Bosz deixou o comando do Ajax para comandar o Borussia Dortmund da Alemanha e com isso, o clube resolveu apostar numa solução caseira, um treinador que comandou o Jong Ajax na temporada anterior, trata-se de Marcel Keizer.

Sob o comando do novo treinador com o qual já havia trabalhado na temporada anterior, de Jong foi incluído em definitivo no time principal do Ajax nessa temporada e na estreia do novo técnico em 26 de julho de 2017, empate em 1-1 com o Nice da França fora de casa. No entanto, um empate em 2-2 no segundo confronto com o Nice na Johan Cruijff Arena em 02/08/2017, tirou os “Godenzonen” da fase de grupos dessa edição da UEFA Champions League (Liga dos Campeões). De Jong jogou os minutos finais desses 2 confrontos.

Em 20/08/2017, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, o camisa 21 dos “Godenzonen” – Frenkie de Jong – atuou como titular pela primeira vez nessa temporada e com ele atuando como titular, o time venceu o Groningen por 3-1 na Johan Cruijff Arena.

Em 25/10/2017, em confronto válido pela 3ª fase da Copa KNVB, o jovem meia ganhou mais uma chance entre os titulares e não decepcionou e além de marcar um dos gols da goleada por 4-1 sobre o ASV De Dijk, também proveu assistência para 1 dos 2 gols de Siem de Jong.

Em 26/11/2017, em jogo da 13ª rodada da Eredivisie, Frenkie entrou em campo logo após o intervalo no lugar de Deyovaisio Zeefuik e proveu assistências para 2 dos 3 gols de Justin Kluivert e também proveu assistência para o gol de Donny van de Beek. Isso resultou em uma goleada por 5-1 sobre o Roda JC.

Nos jogos do mês de dezembro, Keizer não escalou de Jong mais como meio-campista e ao invés disso, passou a escalá-lo como parceiro de zaga de Matthijs de Ligt. Porém, após a eliminação nas oitavas de final ante o Twente nos pênaltis causou a demissão de Marcel Keizer. No dia seguinte a eliminação, 21/12/2017, o clube anunciou que o novo treinador do Ajax seria Erik ten Hag. Em 22/12/2017, de Jong assinou um novo contrato com o time de Amsterdã, no qual estendeu o seu vínculo com o clube até junho de 2022.

Mesmo com a troca de treinador, de Jong ainda atuava como zagueiro em algumas partidas. O próprio jogador enfatizou que isso era temporário e que a sua maior ambição era se firmar como meio-campista centralizado.

Em 28 de fevereiro de 2018, nos treinos de preparação para o jogo contra o Vitesse na 26ª rodada da Eredivisie, de Jong sofreu uma séria lesão no tornozelo e em decorrência disso, perdeu o restante dos jogos dessa temporada.

Em suma, na sua 3ª temporada com a camisa da equipe de Amsterdã, Frenkie de Jong disputou 26 partidas, fez 1 gol e proveu 9 assistências. Quanto ao Ajax, foi vice-campeão dessa edição do Campeonato Holandês, chegou até as oitavas de final da Copa KNVB e não passou das fases pré-eliminatórias da Champions League e da Europa League.

  • Números de de Jong na sua 3ª Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
26 *1 9 2 0 1747

* Gol marcado na Copa KNVB

2018-19

Antes do início dessa temporada, de Jong já havia se recuperado da lesão que sofrerá em 28 de fevereiro de 2018. Nessa temporada, ele passou a atuar como um meio-campista que “ditava” o ritmo do jogo ao lado de Lasse Schöne.

Em 25/07/2018, no primeiro confronto da 2ª fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ten Hag o escalou como titular e com ele em campo, vitória por 2-0 sobre o Sturm Graz da Áustria em Amsterdã. No segundo confronto com o time austríaco, o camisa 21 atuou como titular novamente e o Ajax venceu mais uma vez, vitória por 3-1. Posteriormente, os “Godenzonen” passaram por mais duas equipes para se classificar para a fase de grupos da UEFA Champions League 2018-19, Standard Liège da Bélgica e Dínamo de Kiev da Ucrânia respectivamente.

Em 28/10/2018, em jogo da 10ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Feyenoord. Na rodada seguinte do campeonato, em 03/11/2018, Frenkie fez valer a “lei do ex” e fez o gol que definiu o resultado desse jogo, vitória dos “Godenzonen” por 2-0 sobre o Willem II.

Em 08/12/2018, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Holandês, o camisa 21 da equipe de Amsterdã marcou o seu terceiro tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Zwolle fora de casa.

Em 23/12/2018, em jogo da 17ª rodada da Eredivisie, de Jong marcou o seu 4º e último tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Utrecht em pleno Stadion Galgenwaard (estádio do FC Utrecht).

Nesse mesmo mês, dezembro de 2018, Frenkie foi eleito pela UEFA – entidade máxima do futebol europeu – para o time de revelações da Liga dos Campeões 2018-19, uma equipe formada por jovens jogadores que se destacaram nesse torneio nessa temporada. Além disso, de Jong recebeu a 92ª posição na lista dos 100 melhores jogadores de futebol do mundo. Esta lista (The Guardian 100 melhores jogadores de futebol do mundo em 2018) foi preparada por um painel de especialistas e publicada no jornal The Guardian. Drible e passe são elementos fortes em seu jogo. O próprio de Jong indicou que esperava melhorar outras partes do jogo, como o chute de longa distância, o passe em profundidade e o número de assistências e gols.

Em 5 de maio de 2019, em confronto válido pela final da Copa KNVB, o Ajax venceu o Willem II por 4-0 com de Jong em campo e com isso, o jovem meia de 21 anos conquistou o seu primeiro título desde que assinou com o time de Amsterdã em agosto de 2015.

Ao mesmo tempo, parecia haver uma boa chance de ele jogar a final da Liga dos Campeões contra o seu futuro clube, o Barcelona. O Ajax venceu a partida fora na semifinal contra o Tottenham por 1-0 e o Barcelona venceu o jogo em casa contra o Liverpool por 3-0. No entanto, o Ajax perdeu o segundo confronto por 3-2 em plena Johan Cruijff Arena e o Barcelona por 4-0 em Anfield e sendo assim, os 2 times acabaram eliminados no segundo confronto das semifinais da Liga dos Campeões. Posteriormente, a UEFA o elegeu como um dos 20 melhores jogadores da temporada da Champions League, e – seguindo Clarence Seedorf e Wesley Sneijder por ele – o elege como o melhor meio-campista da temporada.

Em 15/05/2019, foi anunciado que de Jong havia ganho o Prêmio Johan Cruijff, o prêmio de Talento do Ano na Eredivisie. No mesmo dia, o Ajax se tornou campeão nacional, então de Jong se despediu do Ajax com a conquista de 2 títulos, Copa dos Países Baixos e Campeonato Holandês. Com base nas estatísticas, ele foi nomeado o jogador de melhor desempenho da temporada pela Eredivisie.

Em julho de 2019, de acordo com a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, Frenkie foi incluído entre os 10 melhores jogadores do mundo, que foram indicados ao Prêmio de Melhor Jogador Masculino da FIFA. A FIFA também o elegeu para a Equipe Mundial do Ano (Fifpro World 11).

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos “Godenzonen”, Frenkie de Jong disputou 52 jogos, fez 4 gols e proveu 4 assistências. Quanto ao Ajax, além de ter sido o campeão da Eredivisie e da Copa KNVB, chegou até a semifinal da UEFA Champions League.

  • Números de de Jong na sua 4ª e última Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
52 *4 4 3 0 4411

* Gols válidos pela Eredivisie

Títulos que conquistou pelo Ajax

  • Eredivisie 2018-19
  • Copa KNVB 2018-19
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de de Jong com a camisa do Ajax
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 11 meses por MaximalFootball

 

Barcelona

2019-20

Em janeiro de 2019, de Jong assinou um contrato com o Barcelona da Espanha, um contrato que passaria a ser válido a partir do dia 1º de julho do mesmo ano. Frenkie de Jong se tornou o 20º jogador holandês a assinar com o clube catalão (Barcelona).

Frenkie de Jong sendo apresentado como o mais novo reforço do Barcelona ao lado do presidente do clube, Josep Maria Bartomeu

O Fútbol Club Barcelona pagou 75 milhões de euros por de Jong (cerca de 465,1 milhões de reais), mas vale ressaltar que esse valor pode chegar em 86 milhões de euros (mais 68,2 milhões de reais) a metas atingidas pelo jogador. Isso fez dele o jogador mais caro da história da Eredivisie de todos os tempos, e – se todas as metas forem atingidas – aproximadamente o mesmo preço que o jogador de futebol holandês mais caro de todos os tempos, Virgil van Dijk. O Ajax teve que transferir mais de 8,5 milhões de euros para o Willem II e 5 milhões para o RKC Waalwijk a partir da taxa de transferência em conexão com a porcentagem de revenda e a contribuição de solidariedade.

Em 16/08/2019, na estreia do Barcelona nessa edição da La Liga (Campeonato Espanhol), Ernesto Valverde – até então treinador do time – promoveu a estreia de de Jong como titular, porém a estreia do jovem meia holandês pelo novo clube foi para se esquecer, derrota por 1-0 ante o Athletic Bilbao.

Em 14/09/2019, em jogo da 4ª rodada da La Liga, o novo camisa 21 do clube catalão – de Jong – marcou o seu primeiro gol pelo clube na goleada por 5-2 sobre o Valencia no Camp Nou, estádio do Barcelona. Além do gol marcado, também contribuiu com assistência para o gol de Ansu Fati.

Se o meio-campista Sergio Busquets não estiver alinhado no time, de Jong geralmente joga em sua posição. Quando Busquets está em campo, Frenkie joga à esquerda ou à direita no meio-campo. Portanto, ele não tem posição fixa no time e geralmente joga mais alto em campo do que estava acostumado a jogar no Ajax.

No final do mês de outubro, Valverde indica que de Jong acrescenta muito ao jogo do Barcelona e, portanto, já é um jogador muito importante para o clube, enquanto provavelmente poderia melhorar ainda mais. Ainda convém lembrar que nesse mesmo mês, outubro de 2019, a famosa revista esportiva France Football anuncia que de Jong está entre os 30 jogadores indicados para o prêmio FIFA Ballon d’Or. Ele termina na 11ª posição.

Em dezembro, o The Guardian coloca de Jong na 10ª posição da lista dos 100 melhores jogadores masculinos do mundo, na qual ele era o número 92 no ano anterior. De Jong estabelece o objetivo de marcar mais gols e dar assistências, e afirma: Eu ainda tenho que ter a vontade real de marcar.

Após a eliminação na semifinal da Supercopa da Espanha, Ernesto Valverde foi demitido do cargo de treinador do Barcelona e com a saída dele, no mesmo dia o clube anunciou o nome do novo técnico, trata-se de Quique Setién.

Em 9 de fevereiro de 2020, em jogo da 23ª rodada da La Liga, o jovem meia holandês marcou o seu segundo tento nessa temporada na vitória por 3-2 sobre o Real Bétis no Benito Villamarín (estádio do Bétis).

Até aqui, Frenkie de Jong marcou 2 gols e proveu 4 assistências em 37 partidas disputadas.

  • Números de de Jong na sua 1ª e atual Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
37 *2 4 3 1 **2919

* Gols válidos pela La Liga

** a temporada 2019-20 estava em andamento, porém devido à pandemia do COVID-19 (Coronavírus), essa temporada está momentaneamente suspensa

  • O vídeo abaixo mostra os gols e as assistências de de Jong com a camisa do Barcelona
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 2 meses atrás por FCBfanclub

 

Números de de Jong na Seleção Holandesa

 

Holanda

Seleções de Base

Assim como muitos outros grandes jogadores, de Jong também teve passagens pelas seleções de base de seu país. Ele fez a sua estreia com a camisa da “Laranja mecânica” – Seleção Holandesa – sub-15 em 24 de maio de 2012. Uma estreia para se esquecer, pois a  Holanda perdeu para a Alemanha por 3-2.

Em 2014, ele fez a sua estreia pela seleção sub-18. De Jong jogou um total de 5 jogos pela Seleção sub-18. Um ano depois (2015), Frenkie foi convocado para a disputa da Euro Sub-19, torneio realizado na Grécia. Apesar de uma estreia com vitória por 1-0 sobre a Rússia, a Holanda sofreu um revés na rodada seguinte e na última, o empate em 1-1 com a Espanha acabou causando a eliminação dos holandeses ainda na fase de grupos dessa competição.

Em 2016, de Jong voltou a jogar pela seleção sub-19 da Holanda, eliminatórias para a disputa da Euro sub-19 de 2017. Desta vez, esse campeonato foi realizado na Alemanha. No entanto, ele decidiu não participar deste edição da Euro sub-19 para poder se concentrar totalmente na preparação do clube Ajax. Ainda no mesmo ano, atuou pela seleção sub-20 dos Países Baixos.

Em 24 de março de 2017, Frenkie fez a sua estreia pela seleção sub-21 na qual o time venceu a Finlândia por 2-0. No total, ele jogou 6 partidas pela seleção sub-21.

Seleção Principal

Em 22 de agosto de 2018, Ronald Koeman – técnico que comanda a Seleção Holandesa atualmente – anunciou a lista de jogadores convocados para o amistoso contra o Peru e também para a estreia na Liga das Nações da UEFA e o nome de Frenkie estava presente nessa lista.

Em 06/09/2018, no amistoso contra a Seleção Peruana, de Jong entrou em campo logo após o intervalo no lugar de Georginio Wijnaldum e aos 15 minutos da segunda etapa, deu o passe para Memphis Depay marcar o seu primeiro gol na partida e antes do término do jogo, Depay marcou o gol que definiu o resultado dessa partida, triunfo da Holanda por 2-1 sobre o Peru. Após o jogo, foi revelado que de Jong teve uma taxa de conclusão de passes de 100% (21 passes), isso tudo só no segundo tempo. Tendo impressionado Koeman logo na estreia, desde então vem atuando como titular nos jogos da “Laranja Mecânica”.

Liga das Nações da UEFA A

Em 09/09/2018, na estreia da Holanda nessa competição, de Jong atuou como titular, porém no seu primeiro jogo como titular os holandeses foram derrotados pela Seleção Francesa por 2-1. De Jong foi visto como um trunfo para a equipe nacional holandesa por seus colegas jogadores, analistas de futebol e principalmente por Koeman, e, portanto, manteve-se como titular no time.

Apesar de ter perdido para a França na estreia, a Holanda se recuperou e venceu os 2 jogos seguintes, uma dessas vitórias foi sobre a França, por 2-0 e por fim, na última rodada da fase de grupos da Liga das Nações da UEFA A, a Holanda empatou em 2-2 com a Alemanha e mesmo tendo somado o mesmo número de pontos que a Seleção Francesa, levaram vantagem nos gols a favor e saldo de gols e com isso, a “Laranja Mecânica” se classificou para a fase de mata-mata dessa competição.

Na semifinal, vitória por 3-1 sobre a Inglaterra na prorrogação e por conseguinte, enfrenta Portugal na final e apesar do revés por 1-0 ante os portugueses, de Jong foi eleito como o melhor meia da Liga das Nações da UEFA 2018-19.

  • Desempenho de de Jong na Liga das Nações da UEFA 2018-19
Pd Gm A CA CV Mj
6 0 1 0 0 551

Eliminatórias da Euro 2020

Depois de ser a vice-campeã da Liga das Nações da UEFA, o foco da Holanda passou a ser a classificação para a Euro 2020 e com uma goleada por 4-0 na estreia das Eliminatórias, a Seleção Holandesa já deixava claro que era uma forte candidata a obter essa vaga no grupo C.

Em 6 de setembro de 2019, um ano após a sua estreia pela Seleção Principal da Holanda, de Jong marcou o seu primeiro tento pela “Laranja Mecânica” na vitória por 4-2 sobre a Alemanha na 5ª rodada das Eliminatórias da Eurocopa.

Em 16/11/2019, em partida válida pela 9ª rodada da Eliminatórias, a Holanda empatou em 0-0 com a Irlanda do Norte e com isso, se classificou para a Euro 2020.

Ao término das Eliminatórias, a Holanda somou 19 pontos em 10 rodadas – 6 vitórias, 1 empate e uma derrota – e sendo assim, obteve vaga direta nessa edição da Eurocopa.

Neste instante, devido à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), a Euro 2020 que se iniciaria em junho desse ano, foi adiada para junho de 2021.

  • O vídeo abaixo mostra a atuação de de Jong no jogo contra a Alemanha, ao qual marcou um dos gols da vitória da Seleção Neerlandesa
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 8 meses por NWCOMPS

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
13 1 3 1 0 1281

Prêmios individuais

  • Jogador Jovem do Ano da Eerste Divisie: 2016–17
  • Jogador do mês da Eredivisie: Dezembro de 2018, Fevereiro de 2019
  • Jogador do ano da Eredivisie: 2018–19
  • Equipe ideal da Eredivisie: 2018–19
  • Revelação do Futebol Neerlandês do Ano: 2018–19
  • Seleção da UEFA Champions League: 2018–19
  • Seleção da Liga das Nações da UEFA: 2018–19
  • Melhor Meia do Ano da UEFA: 2018–19
  • FIFPro World XI: 2019
  • Equipe do Ano da UEFA: 2019

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi detalhado nessa matéria pode-se concluir que Frenkie de Jong é um meia versátil. Pode atuar tanto como meia ofensivo como meia defensivo e também já chegou a atuar como zagueiro.

Assim como seu contemporâneo e parceiro no meio-campo de Barcelona, ​​Arthur Melo, a visão de Jong foi elogiada por sua capacidade de driblar em espaços estreitos, controle da posse de bola e passes decisivos. Um passador natural, de Jong teve uma precisão de passe de 91,4%, em todas as competições, durante sua última temporada com o Ajax. Um extraordinário leitor de jogos, ele costuma fazer jogadas ofensivas pelo meio.

E para vocês? Frenkie de Jong pode chegar ainda mais longe na sua carreira? Ele será o “dono” do meio-campo do Barcelona e da Seleção Holandesa?

 
Ofertas de Uniformes de Futebol: https://amzn.to/36vetfs
Ofertas de Chuteiras e Acessórios: https://amzn.to/35n4JoA
Ofertas de Quadros Decorativos de Futebol: https://amzn.to/3ngWHDy
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui