Quando cita-se um dos melhores volantes brasileiros que atua no futebol europeu, o nome de Fernandinho que atualmente defende o Manchester City da Inglaterra e que também é presença constante na Seleção Brasileira, deve ser levado em conta.

Fernando Luiz Rosa nasceu em 04/05/1985 em Londrina, cidade do interior do estado do Paraná. Antes de jogar pelo Manchester City, Fernandinho deu os seus primeiros passos no futebol nas categorias de base do PSTC. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira de Fernandinho? Por quais clubes ele já jogou? Quais os feitos que atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

Fernandinho celebrando a festa junina ao lado dos pais

Fernando Luiz Rosa, ou simplesmente Fernandinho, deu os seus primeiros passos no futebol antes de completar 14 anos de idade, em 1999, no PSTC – centro de treinamento especializado em categorias de base e em formação de atletas da cidade de Londrina. Atualmente, a sede desse clube é em Cornélio Procópio e não mais em Londrina. Naquela época, o PSTC não possuía instalações próprias e sendo assim, treinavas as suas equipes na Universidade do Estado de Londrina (UEL).

Depois de conquistar o Campeonato Paranaense Juvenil e a Taça Londrina Juvenil e também ser o artilheiro de um desses torneios atuando como lateral-direito, no ano seguinte (2000), Fernandinho foi jogar num dos clubes mais tradicionais do estado do Paraná, o Athletico-PR.

 

A Carreira de Fernandinho em Números

 

Athletico-PR

Categorias de Base

Nos treinos do Athletico Paranaense, Fernandinho foi notado pelo estilo moderno de jogar, tanto nas laterais, como ala, no meio ou até mesmo no ataque. No ano em que o Furacão – Athletico-PR foi campeão do Brasileirão (2001), Fernando ainda não era jogador profissional, fazia parte apenas das categorias de base do clube, mas 2 anos depois (2003), faria a sua estreia como profissional.

2003

Em 6 de abril de 2003, em jogo válido pela 2ª rodada do Brasileirão (Campeonato Brasileiro), Vadão – técnico do Athletico naquela época – promoveu a estreia de Fernandinho como profissional ao colocá-lo em campo no lugar de Fabrício do segundo tempo de um jogo no qual o Furacão foi derrotado pelo Paraná por 3-0.

Em 27/04/2003, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fernandinho marcou o seu primeiro gol como profissional na goleada por 5-2 sobre o Criciúma.

Após o gol marcado diante do Criciúma na 6ª rodada, Fernandinho ficou um bom tempo sem balançar as redes e em 23/08/2003, em jogo da 28ª rodada do Brasileirão, iniciou a partida entre os titulares e logo no primeiro minuto de jogo inaugurou o placar e ao término do jogo, vitória por 3-1 sobre o Fortaleza na Arena da Baixada.

Em 13/09/2003, em confronto válido pela 30ª rodada do Brasileirão, o jovem meia de 18 anos marcou o único gol do Furacão na derrota por 4-1 ante o Cruzeiro em plena Arena da Baixada.

Em 19/10/2003, em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fernandinho iniciou entre os titulares novamente e logo aos 4 minutos da primeira etapa, inaugurou o placar, porém o Athletico-PR levou a virada e perdeu para o Santos por 3-2 na Vila Belmiro.

Por fim, em 09/11/2003, em jogo da 42ª rodada do Brasileirão, Fernandinho marcou o seu primeiro doblete da carreira – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – na vitória por 4-3 sobre o São Paulo na Arena da Baixada.

Em suma, na sua primeira temporada como profissional, Fernandinho disputou 31 jogos e fez 6 gols. Quanto ao Athletico-PR, terminou em 12º lugar no Campeonato Brasileiro, terminou em 6º lugar na classificação geral do Campeonato Paranaense e foi eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil.

  • Números de Fernandinho na sua 1ª Temporada no Athletico-PR
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2003
31 *6 ? 4 0 919

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* Gols válidos pelo Brasileirão

2004

Após o fim do Brasileirão 2003, Vadão deixou o comando do Athletico-PR e com a saída dele, foi Mário Sérgio é quem assumiu o comando do time e sob o comando desse treinador, o clube foi vice-campeão do Campeonato Paranaense de 2004.

Durante a disputa do Brasileirão, Mario Sérgio foi demitido e com a saída dele, o clube trouxe um treinador que seria fundamental na campanha do clube nesse Campeonato Brasileiro, trata-se de Levir Culpi.

Em 28 de julho de 2004, em jogo da 19ª rodada do Brasileirão, Fernandinho marcou o seu primeiro tento no campeonato na goleada por 4-0 sobre a Ponte Preta.

Após o gol marcado contra a Ponte Preta, Fernandinho viveu um jejum de gols no qual pôs um fim no Atletiba – nome dado ao clássico entre Athletico e Coritiba – disputado na 27ª rodada do Brasileirão em 29/08/2004, jogo no qual o Furacão venceu no Couto Pereira, estádio do Coritiba, de virada por 2-1. Quatro dias depois, em mais uma rodada do Brasileirão, o jovem de 19 anos marcou o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre o Guarani na Arena da Baixada.

Em 29/09/2004, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fernandinho marcou o seu 4º tento no campeonato no triunfo sobre o Vitória por 3-2 em pleno estádio do Barradão, em Salvador na Bahia. Pouco mais de uma semana depois, em mais uma rodada do campeonato, o jovem de 19 “versátil” de 19 anos marcou o terceiro gol do Furacão no empate em 3-3 com o Juventude em Caxias do Sul.

Em 28/11/2004, em jogo da 43ª rodada do Brasileirão, Fernandinho marcou o seu 2º doblete da carreira no empate em 3-3 com o Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa do Furacão, Fernandinho disputou 41 partidas pelo Brasileirão e marcou 9 tentos no campeonato e com isso, foi o 4º jogador do clube que mais marcou gols no Brasileirão de 2004, onde o time foi vice-campeão, ficando atrás apenas de Washington (34 gols), Jadson (14 gols) e Dagoberto (12 gols).

  • Números de Fernandinho na sua 2ª Temporada no Athletico-PR
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2004
**41 *9 ? **12 **0 **3690

* Gols válidos pelo Brasileirão

2005

Ao término do Brasileirão 2004, Levir Culpi deixou o comando do Athletico e com a saída dele, o clube resolveu apostar as suas fichas em Edinho que foi campeão do Estadual com o time.

Posteriormente, Edinho foi demitido e com a saída dele, Antônio Lopes assumiu o comando do time. Porém, essa era a última temporada de Fernandinho com a camisa do Furacão, mas ainda assim ele jogou a Copa Libertadores da América de 2005 pelo clube e marcou o seu último tento com a camisa do clube no primeiro confronto da semifinal diante do Chivas Guadalajara do México na Arena da Baixada, ao qual o Athletico venceu por 3-0. No segundo confronto, os 2 times empataram em 2-2 fora de casa e sendo assim, o Furacão se classificou para a final dessa edição do torneio pela primeira e única vez na sua história.

No total, Fernandinho marcou 16 gols em 3 anos com a camisa do Furacão, conquistou 3 títulos e após a derrota para o São Paulo na final da Libertadores, surgiu uma proposta do Shakhtar Donetsk da Ucrânia e o Athletico aceitou a oferta do clube ucraniano.

  • Números de Fernandinho na sua 3ª e última Temporada no Athletico-PR
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2005
**11 *1 ? **1 **0 **731

* Gol marcado na Copa Libertadores da América

**Observação: Encontra-se disponíveis as estatísticas do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e também da Copa Libertadores da América. Contudo, os dados dos Estaduais (Campeonato Paranaense) dos anos de 2004 e 2005 encontram-se indisponíveis.

Títulos que conquistou no Athletico-PR

  • Copa Sesquicentenário do Paraná 2003
  • Copa Paraná 2003
  • Campeonato Paranaense de 2005
  • O vídeo abaixo mostra o último gol de Fernandinho com a camisa do Athletico-PR
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há 8 anos atrás por Urutara

 

Shakhtar Donetsk

2005-06

No início do mês de julho de 2005, o Shakhtar Donetsk anunciou a contratação de Fernandinho. O clube ucraniano desembolsou 7,8 milhões de euros (47,5 milhões de reais) para ter o jovem de 20 anos que atuava como meia no Athletico-PR em seu plantel.

Em 30/07/2005, em jogo da 4ª rodada da Vyshcha Liha (Campeonato Ucraniano), Mircea Lucescu, técnico do Shakhtar naquela época, promoveu a estreia de Fernandinho ao colocá-lo em campo aos 27 minutos da segunda etapa no lugar do compatriota Jadson. Quanto ao jogo, vitória do Shakhtar Donetsk por 1-0 sobre o Kryvbas no RSK Olimpiyskyi, estádio do Shakhtar.

Em 20/08/2005, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Ucraniano, Lucescu escalou Fernandinho pela primeira vez como titular no primeiro jogo dele entre os titulares, goleada do Shakhtar Donetsk por 5-1 sobre o Metalist Kharkiv fora de casa.

Em 03/11/2005, em confronto válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa da UEFA, o jovem meia de 20 anos marcou o seu primeiro tento pelo novo clube no triunfo por 2-0 sobre o Stuttgart da Alemanha fora de casa.

Em 27/11/2005, em jogo da 17ª rodada da Vyshcha Liha, Fernandinho marcou o seu 2º e último tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Dnipro Dnipropetrovsk.

Fernandinho desempenhou um papel importante na conquista do título dos “Hirnyky” (Shakhtar Donetsk) no campeonato nacional dessa temporada.

Em suma, na sua 1ª Temporada com a camisa dos “Hirnyky”, Fernandinho disputou 32 jogos, fez 2 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Shakhtar Donestk, além de ter sido campeão da Vyshcha Liha, foi eliminado na primeira fase de mata-mata da Copa da UEFA.

  • Números de Fernandinho na sua 1ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2005-06
32 *2 2 6 1 1810

* 2 gols dos quais 1 foi pela Vyshcha Liha e 1 pela Copa da UEFA

2006-07

No primeiro jogo do Shakhtar Donetsk nessa temporada, em 17 de julho de 2006, Lucescu escalou Fernandinho entre os titulares na derrota por 2-0 ante o Dínamo de Kiev na decisão da Supercopa da Ucrânia.

Em 23/08/2006, no segundo confronto da fase pré-eliminatória da UEFA Champions League (Liga dos Campeões) contra o Legia Varsóvia da Polônia, o camisa 7 dos “Hirnyky” marcou o seu primeiro tento nessa temporada no triunfo por 3-2 sobre a equipe polonesa fora de casa. Como o Shakhtar também venceu o primeiro confronto, por 1-0, garantiu a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Em 31/10/2006, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Fernandinho marcou o seu 2º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Valencia da Espanha no RSK Olimpiyskyi.

Em 18/11/2006, em jogo da 15ª rodada da Vyshcha Liha, o camisa 7 dos “Hirnyky” foi um dos principais destaques da vitória por 3-0 sobre o Metalurh Zaporizhya ao prover assistências para os 3 gols do Brandão.

Em 22 de fevereiro de 2007, no segundo confronto da fase de 16 avos da Copa da UEFA, Fernandinho marcou o único gol da vitória do Shakhtar Donetsk sobre o Nancy da França fora de casa. Essa vitória sobre o Nancy na França garantiu a classificação do Shakhtar para a fase seguinte, pois no primeiro confronto na Ucrânia houve um empate em 1-1. Posteriormente, o Shakhtar Donetsk foi eliminado pelo time que viria a ser o campeão dessa edição desse torneio, o Sevilla da Espanha.

Em 03/03/2007, em jogo da 17ª rodada da Vyshcha Liha, o camisa 7 dos “Hirnyky” marcou o seu 4º e último tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Zorya Luhansk.

Em 27/05/2007, em confronto válido pela final da Copa da Ucrânia, Fernandinho esteve em campo na derrota por 2-0 diante do seu “carrasco” nessa temporada, o Dínamo de Kiev.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos “Hirnyky”, Fernandinho disputou 39 partidas, fez 4 gols e proveu 7 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, além de ter sido vice-campeão em todas as competições na Ucrânia, terminou em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões e com isso, herdou uma vaga na fase de mata-mata da Copa da UEFA, torneio no qual foi eliminado nas oitavas de final.

  • Números de Fernandinho na sua 2ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2006-07
39 *4 7 13 0 3125

* 4 gols dos quais 1 foi pela UEFA Champions League, 1 pela Copa da UEFA, 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League e 1 pela Vyshcha Liha

2007-08

Logo no primeiro jogo dessa temporada, em 10 de julho de 2007, o Shakhtar Donetsk teve de enfrentar o Dínamo de Kiev na decisão da Supercopa da Ucrânia e diferentemente da decisão da temporada passada, esse foi um jogo mais pegado onde Fernandinho proveu assistência para o gol de Oleksandr Hladkyy no empate em 2-2 no tempo regulamentar. Na prorrogação, esse empate persistiu e com isso, o campeão dessa edição da Supercopa da Ucrânia teve de ser decidido nos pênaltis e mesmo com o camisa 7 do Shakhtar convertendo a sua penalidade, o Dínamo levou a melhor e venceu por 4-2.

Em 11/08/2007, em jogo da 5ª rodada da Vyshcha Liha, Fernandinho marcou o seu primeiro tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o Vorskla. Na rodada seguinte do campeonato em 19/08/2007, ele marcou novamente na vitória por 3-1 sobre o Metalist Kharkiv.

Em 03/11/2007, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Ucraniano, o camisa 7 dos “Hirnyky” marcou o seu 3º tento nessa temporada na vitória por 1-0 sobre o Metalurh Donetsk.

Em 9 de março de 2008, em jogo da 20ª rodada da Vyshcha Liha, Fernandinho marcou o único gol da vitória sobre o Vorskla. Nos 2 jogos seguintes do Shakhtar no campeonato nacional, o camisa 7 marcou mais 2 gols; na vitória por 3-1 sobre o Metalist Kharkiv e na derrota por 3-2 ante o SK Tavriya.

Em 26/04/2008, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Ucraniano, o jovem meia brasileiro de 22 anos, foi um dos destaques da vitória por 4-2 sobre o Karpaty Lviv fora de casa com um gol e uma assistência, para o gol de Oleksandr Hladkyy. Nos 3 jogos seguintes dos “Hirnyky” no campeonato nacional, 3 gols de Fernandinho; nos triunfos por 1-0 sobre o Kryvbas, por 3-0 sobre o FC Kharkiv e por 4-1 sobre o Metalurh Donetsk respectivamente.

Paralelamente a disputa do Campeonato Ucraniano, mais precisamente em 07/05/2008, o Shakhtar Donetsk reeditou a final da Copa da Ucrânia contra o Dínamo de Kiev e diferentemente do que aconteceu na temporada passada, venceu por 2-0 e se sagrou campeão desse torneio.

Em suma, em sua 3ª temporada com a camisa dos “Hirnyky”, Fernandinho disputou 41 jogos, fez 12 gols – sendo 11 destes pela Vyshcha Liha e com isso, se tornou no 8º maior goleador do campeonato – e proveu 9 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, além de ter sido campeão da Copa da Ucrânia, também se sagrou campeão do Campeonato Ucraniano, foi vice-campeão da Supercopa da Ucrânia e terminou em último lugar no grupo D da UEFA Champions League.

  • Números de Fernandinho na sua 3ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
41 *12 9 9 1 3536

* 12 gols dos quais 11 foram pela Vyshcha Liha e 1 pela Copa da Ucrânia

2008-09

Assim como ocorreu nas duas temporadas anteriores, no primeiro jogo do Shakhtar Donetsk nessa temporada, em 15 de julho de 2008, mais uma decisão da Supercopa da Ucrânia contra o Dínamo de Kiev e após um empate em 1-1 no tempo regulamentar, esse mesmo placar persistiu na prorrogação e com isso, a definição do campeão saiu nos pênaltis onde Fernandinho foi o último a cobrar e também a converter a sua penalidade e sendo assim, vitória do Shakhtar por 4-2 na disputa por pênaltis. Essa foi a primeira vez que Fernandinho se sagrou campeão dessa competição desde que assinou com o clube em julho de 2005.

Em 27/07/2008, em jogo da 2ª rodada da Premier-Liha, Fernandinho marcou de cabeça o seu primeiro tento nessa temporada no empate em 1-1 com o Karpaty Lviv.

Após o gol marcado na 2ª rodada, o camisa 7 só voltou a balançar as redes em 31/08/2008, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Ucraniano, a qual o Shakhtar Donetsk e o Metalurh Zaporizhya empataram em 2-2.

Na estreia dos “Hirnyky” na fase de grupos da UEFA Champions League em 16/09/2008, Fernandinho marcou o seu 3º tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Basel da Suíça fora de casa.

Após o gol marcado contra o Basel na 1ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 7 dos “Hirnyky” só voltou a balançar as redes em 08/11/2008, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Ucraniano, a qual o Shakhtar Donetsk venceu o SK Tavriya por 2-0.

Em 09/12/2008, em jogo da última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Fernandinho marcou o terceiro gol do Shakhtar Donetsk no triunfo por 3-2 sobre o Barcelona da Espanha em pleno Camp Nou (estádio do time espanhol). Apesar de ter somado 9 pontos em 6 rodadas – 3 vitórias e 3 derrotas -, a equipe ucraniana não obteve a classificação para a fase de mata-mata desse torneio. Por outro lado, terminou em 3º lugar no grupo C e com isso, herdou vaga direta na fase de mata-mata da Copa da UEFA.

Trajetória do Shakhtar Donetsk rumo a conquista do título da Copa da UEFA 2008-09

Em 26 de fevereiro de 2009, no segundo confronto da fase de 16 avos da Copa da UEFA, Fernandinho evitou a derrota dos “Hirnyky” diante do Tottenham da Inglaterra em Londres ao marcar o gol do seu time aos 43 minutos da segunda etapa, em outras palavras, as duas equipes empataram em 1-1. Como o time ucraniano havia vencido o primeiro confronto por 2-0, seguiu adiante na competição.

Nas oitavas de final, o Shakhtar Donetsk enfrentou o CSKA Moscou da Rússia e depois de perder o primeiro confronto por 1-0 em solo russo, com um gol do camisa 7, venceu a equipe russa por 2-0 no RSK Olimpiyskyi e com isso, seguiu avançando no torneio.

Nas quartas de final, o Shakhtar Donetsk enfrentou o Olympique de Marselha da França e após um triunfo por 2-0 no primeiro confronto, assim como ocorreu nas duas fases anteriores, Fernandinho marcou um tento no segundo confronto, ao qual o time ucraniano venceu a equipe francesa por 2-1.

Na semifinal, os “Hirnyky” se depararam com um “velho conhecido”, o Dínamo de Kiev, e após um empate em 1-1 em Kiev com um gol de Fernandinho no primeiro confronto, o time de Donetsk venceu o segundo confronto por 2-1 e com isso, se classificou para a final da Copa da UEFA 2008-09.

Em 20/05/2009, o estádio Şükrü Saraçoğlu em Istambul, na Turquia, foi o palco da final entre Shakhtar Donetsk e Werder Bremen da Alemanha e após um empate em 1-1 no tempo regulamentar, a equipe ucraniana contou com um gol de Jadson para vencer o time alemão por 2-1 na prorrogação e sendo assim, pela primeira vez na sua história, o Shakhtar Donetsk se sagra campeão de uma edição da Copa da UEFA.

Jogadores do Shakhtar Donetsk celebrando a conquista do título da Copa da UEFA 2008-09

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos “Hirnyky”, Fernandinho disputou 42 jogos, fez 11 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, além de ter sido campeão da Copa da UEFA e da Supercopa da Ucrânia nessa temporada, foi vice-campeão do Campeonato Ucraniano e da Copa da Ucrânia.

  • Números de Fernandinho na sua 4ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
42 *11 2 6 2 3538

* 11 gols dos quais 5 foram pela Premier-Liha, 4 pela Copa da UEFA e 2 pela UEFA Champions League

2009-10

O início da temporada 2009-10 foi diferente, pois pela primeira vez desde que Fernandinho assinou com o Shakhtar, o clube não disputou o título da Supercopa da Ucrânia.

Em 29 de julho de 2009, no primeiro confronto da 3ª fase pré-eliminatória da UEFA Champions League, o camisa 7 marcou o seu primeiro tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Politehnica Timisoara da Romênia. Depois que o jogador brasileiro marcou o gol que evitou a derrota do time em Donetsk, com um empate em 0-0 na Romênia, os “Hirnyky” acabaram sendo eliminados da Liga dos Campeões devido ao critério do gol fora de casa.

Em 28/08/2009, na decisão da Supercopa da UEFA contra o Barcelona, o Shakhtar Donetsk fez todo o possível e jogou de igual para igual com o clube catalão, mas acabou derrotado com um gol de Pedro na prorrogação.

Em 20/09/2009, em jogo da 7ª rodada da Premier-Liha, Fernandinho marcou o seu 2º tento nessa temporada na vitória por 4-2 sobre o Arsenal Kiev.

Em 18/10/2009, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Ucraniano, Fernandinho foi um dos principais destaques na goleada por 5-1 sobre o Karpaty Lviv com 2 gols e assistência para 1 dos 2 gols de Luiz Adriano (atualmente joga no Palmeiras). Quatro dias depois, em confronto válido pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, o camisa 7 dos “Hirnyky” marcou de pênalti o primeiro gol da goleada por 4-0 sobre o Toulouse da França na Donbass Arena (novo estádio do Shakhtar).

Em 06/12/2009, em jogo da 16ª rodada da Premier-Liha, Fernandinho marcou de pênalti o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre o Kryvbas.

Em 24 de março de 2010, em confronto válido pela semifinal da Copa da Ucrânia, o camisa 7 dos “Hirnyky” marcou o único gol do Shakhtar Donetsk na derrota por 2-1 ante o Metalurh Donetsk. Ainda convém lembra que este também foi o último tento dele nessa temporada.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos “Hirnyky”, Fernandinho disputou 39 partidas, fez 8 gols e proveu 5 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, foi campeão do Campeonato Ucraniano, foi vice-campeão da Supercopa da UEFA, chegou na 1ª fase de mata-mata da Copa da UEFA e caiu na fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

  • Números de Fernandinho na sua 5ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
39 *8 5 6 0 3309

* 8 gols dos quais 4 foram pela Premier-Liha, 2 pela Copa da Ucrânia, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League

2010-11

No primeiro jogo do Shakhtar Donetsk nessa temporada, em 4 de julho de 2010, Fernandinho foi um dos destaques da goleada por 7-1 sobre o SK Tavriya com assistências para 1 dos 2 gols de Oleksandr Hladkyy e para um dos 2 gols de Luiz Adriano e sendo assim, o clube iniciou mais uma temporada como campeão da Supercopa da Ucrânia.

Em 18/07/2010, em jogo da 2ª rodada da Premier-Liha, o camisa 7 dos “Hirnyky” marcou de cabeça o seu primeiro tento nessa temporada no empate em 1-1 com o Metalurh Zaporizhya.

Em 07/08/2010, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Ucraniano, Fernandinho marcou o seu 2º tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Sevastopol. Além de ter feito um gol, também contribuiu com assistência para o gol de Luiz Adriano.

Em 10/09/2010, em jogo da 9ª rodada da Premier-Liha, Fernandinho sofreu uma grave lesão – fratura da tíbia – e em decorrência disso, teve de ser substituído ainda aos 26 minutos do primeiro tempo e sem contar com um dos seus melhores meias, o Shakhtar Donetsk perdeu para o Obolon Kiev por 1-0.

Após a constatação da gravidade dessa lesão, esperava-se que Fernandinho perdesse o restante dessa temporada, mas após longos 7 meses fora dos gramados, em 1º de abril de 2011, jogou os 90 minutos da vitória por 3-1 sobre o Illichivets Mariupol em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Ucraniano.

Em 17/04/2011, em jogo 25ª rodada da Premier-Liha, o camisa 7 dos “Hirnyky” marcou o seu último tento nessa temporada nos minutos finais do jogo e com isso, vitória por 2-1 sobre o SK Tavriya.

Em 25/05/2011, em confronto válido pela final da Copa da Ucrânia, Fernando Luiz jogou os 90 minutos do triunfo por 2-0 sobre o Dínamo de Kiev.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos “Hirnyky”, Fernandinho disputou 20 partidas, fez 3 gols e proveu 3 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, além de ter sido campeão da Copa da Ucrânia e da Supercopa da Ucrânia, também se sagrou campeão do Campeonato Ucraniano e além disso, chegou nas quartas de final da Liga dos Campeões.

  • Números de Fernandinho na sua 6ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
20 *3 3 8 0 1436

* Gols válidos pela Premier-Liha

2011-12

Em 5 de julho de 2011, primeiro jogo do Shakhtar Donetsk nessa temporada, Fernandinho marcou o único gol do time na derrota por 3-1 ante o Dínamo de Kiev e diferentemente do início da temporada anterior, dessa vez o time não iniciou a temporada celebrando a conquista de um título.

Em 31/07/2011, em jogo da 4ª rodada da Premier-Liha, o camisa 7 do Shakhtar marcou o seu segundo tento nessa temporada no empate em 1-1 com o Arsenal Kiev.

Em 13/08/2011, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Ucraniano, Fernandinho marcou o gol que definiu o resultado dessa partida, triunfo por 3-1 sobre o Dnipro Dnipropetrovsk em plena Dnipro-Arena.

Em 27/11/2011, em jogo da 18ª rodada da Premier-Liha, o camisa 7 dos “Hirnyky” marcou de pênalti o segundo gol da goleada por 5-0 sobre o Karpaty Lviv.

Em 27 de abril de 2012, em confronto válido pela semifinal da Copa da Ucrânia, Fernandinho marcou de pênalti o segundo gol da vitória por 4-3 sobre o Volyn Lutsk e com esse resultado, se classificou para a final desse torneio. Posteriormente, os “Hirnyky” enfrentaram o Metalurh Donetsk na final e venceram por 2-1 na prorrogação.

Em 02/05/2012, em jogo da 29ª rodada da Premier-Liha, o camisa 7 do Shakhtar marcou o seu último tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Metalist Kharkiv fora de casa.

No final da temporada, com o seu contrato vencendo, Fernandinho assinou um novo contrato com o Shakhtar Donetsk ao qual estendeu o seu vínculo com o clube até junho de de 2016.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos “Hirnyky”, Fernandinho disputou 32 jogos, fez 6 gols e proveu 11 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, apesar de ter iniciado a temporada como vice-campeão da Supercopa da Ucrânia, foi campeão da Copa da Ucrânia e do Campeonato Ucraniano. No entanto, terminou em último (4º) lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões e como consequência, também não obteve vaga para a fase de mata-mata da Copa da UEFA.

  • Números de Fernandinho na sua 7ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
32 *6 11 8 0 2650

* 6 gols dos quais 4 foram pela Premier-Liha, 1 pela Supercopa da Ucrânia e 1 pela Copa da Ucrânia

2012-13

No primeiro jogo do Shakhtar Donetsk nessa temporada, em 10 de julho de 2012, Fernandinho foi um dos destaques do time ao dar o passe para Douglas Costa definir o resultado do jogo, vitória por 2-0 sobre o Metalurh Donetsk e com isso, o Shakhtar iniciou mais uma temporada como o campeão da Supercopa da Ucrânia.

Em 29/07/2012, em jogo da 3ª rodada da Premier-Liha, o camisa 7 dos “Hirnyky” marcou o seu primeiro tento nessa temporada e sendo assim, vitória por 1-0 sobre o Kryvbas na Donbass Arena.

Em 23/09/2012, em confronto válido pela 3ª fase da Copa da Ucrânia, Fernandinho marcou o seu 2º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Dínamo de Kiev e após o fim do jogo, foi eleito o melhor jogador em campo.

Em 23/10/2012, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o camisa 7 do Shakhtar marcou o seu 3º tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o Chelsea da Inglaterra na Donbass Arena. Pouco mais de uma semana depois, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Ucrânia, em 31/10/2012, ele marcou o primeiro gol do time na vitória por 4-1 sobre o Hoverla Uzhhorod e com isso, os “Hirnyky” seguiram adiante nessa competição.

Em 22 de maio de 2013, em confronto válido pela final da Copa da Ucrânia, Fernandinho marcou o primeiro gol da vitória do Shakhtar por 3-0 sobre o Chernomorets Odessa e com isso, o clube conquistou o título dessa competição pela 3ª vez seguida. Vale ressaltar a importância desse jogo para o camisa 7, pois essa foi a última vez que ele jogou pelo clube.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos “Hirnyky”, Fernandinho disputou 36 partidas, fez 6 gols e proveu 10 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, foi campeão de todas as competições em solo ucraniano e chegou até as oitavas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Fernandinho na sua 8ª e última Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
36 *6 10 11 1 3027

* 6 gols dos quais 3 foram pela Copa da Ucrânia, 2 pela Premier-Liha e 1 pela UEFA Champions League

Títulos que conquistou pelo Shakhtar Donetsk

  • Copa da UEFA 2008-09
  • Premier-Liha 2005-06, 2007-08, 2009-10, 2010-11, 2011-12 e 2012-13
  • Copa da Ucrânia 2007-08, 2010-11, 2011-12 e 2012-13
  • Supercopa da Ucrânia de 2008, 2010 e 2012
  • O vídeo abaixo mostra 10 dos 52 gols que Fernandinho marcou com a camisa do Shakhtar Donetsk
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 15 de outubro de 2018 por FC Shakhtar Donetsk

 

Manchester City

2013-14

Fernandinho sendo apresentado como o mais novo reforço do Manchester City

No dia 6 de junho de 2013, Fernandinho se tornou a primeira contratação do Manchester City da Inglaterra da janela de transferências de verão, por uma taxa de 34 milhões de libras (cerca de 233,8 milhões de reais). Fernandinho assinou contrato com o time inglês por 4 temporadas e também acredita-se que ele tenha abrido mão de uma boa quantia de dinheiro para sair do Shakhtar Donetsk sendo que não queria mais jogar na Ucrânia.

Durante o tempo que passou no Shakhtar, o brasileiro vestiu a camisa de número 7, mas devido ao meia James Milner já ocupar esse número no City, Fernandinho teve que escolher outra. Posteriormente, Fernandinho lembrou-se de uma conversa com o filho, na qual o menino disse: “Meu pai é o novo número 25” e, portanto, Fernandinho resolveu escolher esse número.

Em 19/08/2013, na estreia do Manchester City nessa edição da Premier League (Campeonato Inglês), Manuel Pellegrini – técnico do City naquela época – promoveu a estreia de Fernandinho, como titular, e no primeiro jogo dele pelo novo clube, goleada por 4-0 sobre o Newcastle no Etihad Stadium, estádio dos Cityzens (Manchester City).

Em 14/12/2013, em jogo da 16ª rodada da Premier League, o novo camisa 25 dos Cityzens – Fernandinho – marcou os seus 2 primeiros tentos pelo novo clube na goleada por 6-3 sobre o Arsenal e com essa atuação, foi nomeado “The Man of the Match”; melhor jogador da partida.

Em 1º de janeiro de 2014, em jogo da 20ª rodada da Premier League, Fernandinho marcou o seu 3º tento nessa temporada no triunfo do City por 3-2 sobre o Swansea fora de casa.

Em 02/02/2014, Fernandinho sofreu uma lesão na coxa num treinamento e em decorrência disso, teve de ficar de fora dos gramados por duas semanas.

Em 02/03/2014, em confronto válido pela final da Copa da Liga Inglesa, o camisa 25 atuou como titular e com o triunfo dos Cityzens por 3-1 sobre o Sunderland, conquistou o seu primeiro título pelo novo clube.

Em 22/03/2014, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Inglês, Fernandinho marcou o seu 4º tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Fulham.

Em 16/04/2014, em jogo adiado da 26ª rodada da Premier League, o camisa 25 do City marcou o seu último tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Sunderland no Etihad Stadium.

Em 11/05/2014, em partida válida pela última rodada (38ª) do Campeonato Inglês, Fernandinho não iniciou entre os titulares, mas entrou em campo aos 24 minutos da segunda etapa no lugar de Edin Džeko em um jogo no qual o City venceu o West Ham por 2-0 e após e se sagrou campeão dessa edição da Premier League.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos Cityzens, Fernandinho disputou 46 partidas, fez 5 gols e proveu 5 assistências. Quanto ao Manchester City, além de ter sido campeão da Copa da Liga Inglesa e do Campeonato Inglês, chegou até as quartas de final da Copa da Inglaterra e caiu nas oitavas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Fernandinho na sua 1ª Temporada no Manchester City
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
46 *5 5 11 0 3621

* Gols válidos pela Premier League

2014-15

Na estreia do Manchester City nessa edição da Premier League, em 17 de agosto de 2014, Fernandinho entrou em campo aos 28 minutos da segunda etapa no lugar de Stevan Jovetić e nos minutos finais da partida deu o passe para Sergio Agüero definir o placar, vitória do City por 2-0 sobre o Newcastle em pleno St James’ Park (estádio do Newcastle).

Em 05/11/2014, partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 25 entrou em campo logo após o intervalo no lugar de Stevan Jovetić, porém aos 25 minutos do segundo tempo levou o segundo cartão amarelo e em decorrência disso levou o vermelho, o seu primeiro cartão vermelho pelo City, em seguida e teve de deixar o campo e antes do final da partida, Yaya Touré também foi expulso e com 2 jogadores a menos, derrota por 2-1 ante o CSKA Moscou da Rússia em pleno Etihad Stadium. Apesar desse revés, os Cityzens conseguiram se recuperar na competição e com dois triunfos nos 2 últimos jogos da fase de grupos, obtiveram a classificação para a fase de mata-mata.

Em 28/12/2014, em jogo da 19ª rodada da Premier League, Fernandinho marcou o seu primeiro tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Burnley no Etihad Stadium.

Em 10 de janeiro de 2015, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 25 marcou de cabeça o seu 2º tento nessa temporada no empate em 1-1 com o Everton.

Em 25/04/2015, em jogo da 34ª rodada da Premier League, Fernandinho marcou o seu último tento nessa temporada na vitória por 3-2 sobre o Aston Villa.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Cityzens, Fernandinho disputou 43 partidas, fez 3 gols e proveu 4 assistências. Quanto ao Manchester City, foi vice-campeão do Campeonato Inglês e da Supercopa da Inglaterra, foi eliminado nas oitavas-de-finais da Copa da Liga Inglesa e da UEFA Champions League e caiu antes das oitavas de final da Copa da Inglaterra.

  • Números de Fernandinho na sua 2ª Temporada no Manchester City
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
43 *3 4 10 1 2879

* Gols válidos pela Premier League

2015-16

Em 16 de agosto de 2015, em jogo da 2ª rodada da Premier League, Fernandinho marcou o gol que definiu o placar desse jogo, vitória por 3-0 sobre o Chelsea. Depois de quase duas semanas, em 29/08/2015, em jogo da 4ª rodada do campeonato nacional, o volante brasileiro marcou o seu segundo tento na vitória por 2-0 sobre o Watford.

Em 03/11/2015, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Fernandinho foi um dos principais destaques da vitória por 3-1 sobre o Sevilla da Espanha em pleno Ramón Sánchez Pizjuan com 1 tento e uma assistência para o gol de Raheem Sterling.

Em 27 de janeiro de 2016, no segundo confronto da semifinal da Copa da Liga Inglesa, o camisa 25 marcou o primeiro gol dos Cityzens na vitória por 3-1 sobre o Everton. Com um placar agregado de 4-3 – o Everton venceu o primeiro confronto por 2-1 -, o City se classificou para a final dessa competição.

Posteriormente, em 28/02/2016, no duelo da final da Copa da Liga Inglesa, o volante brasileiro marcou o gol do empate em 1-1 com o Liverpool no tempo regulamentar. Na prorrogação, esse mesmo placar persistiu e com isso, as duas equipes definiram o campeão nos pênaltis e apesar de Fernandinho ter sido o primeiro a cobrar e também o primeiro a perder, os Cityzens contaram com a falta de pontaria dos jogadores dos Reds – Liverpool – e sendo assim, venceram nos pênaltis por 3-1 e com isso, sagraram-se campeões dessa competição pela 4ª vez na sua história.

Em 06/04/2016, no primeiro confronto das quartas de final da Liga dos Campeões, o camisa 25 foi um dos destaques do empate em 2-2 com o Paris Saint-Germain na França com 1 gol e assistência para o gol de Kevin De Bruyne. No segundo confronto entre as duas equipes no Etihad Stadium em 12/04/2016, o Manchester City venceu por 1-0 e se classificou para a fase seguinte. No entanto, o adversário era o Real Madrid da Espanha que levou a melhor no placar agregado – 2-1 – e passou pelo City e na sequência se sagrou campeão desse torneio.

Em suma, na sua 3ª temporada com a camisa dos Cityzens, Fernandinho disputou 50 partidas, fez 6 gols e proveu 6 assistências. Quanto ao Manchester City, além de ter sido campeão da Copa da Liga Inglesa, terminou em 4º lugar no Campeonato Inglês, chegou até a semifinal da Liga dos Campeões e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Inglaterra.

  • Números de Fernandinho na sua 3ª Temporada no Manchester City
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
50 *6 6 12 0 4249

* 6 gols dos quais 2 foram pela UEFA Champions League, 2 pela Premier League e mais 2 pela Copa da Liga Inglesa

2016-17

Após o término da temporada 2015-16, Manuel Pellegrini não teve o seu contrato renovado pelo Manchester City, mesmo tendo levado o clube até a semifinal da Liga dos Campeões, mas em compensação, o clube trouxe um técnico de ponta, trata-se do espanhol Pep Guardiola.

Na estreia do novo treinador em 13 de agosto de 2016 em partida válida pela 1ª rodada do Campeonato Inglês, Fernandinho atuou como titular na vitória dos Cityzens por 2-1 sobre o Sunderland no Etihad Stadium.

Em 28/08/2016, em jogo da 3ª rodada da Premier League, o camisa 25 marcou o seu primeiro tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o West Ham.

Um mês depois de balançar as redes, em 28/09/2016, Fernandinho pôs fim a esse jejum no empate em 3-3 com o Celtic da Escócia no Celtic Park.

Em 21 de maio de 2017, em jogo da última rodada (38ª) da Premier League, o camisa 25 marcou o seu 3º e último tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Watford em pleno Vicarage Road (estádio do Watford).

O papel de Fernandinho no clube se tornou tão significativo que Pep Guardiola deu a seguinte declaração: “Se um time tem 3 Fernandinhos, certamente será campeão. Temos um, mas ele é rápido, é inteligente, é forte no jogo aéreo, pode jogar em outras posições. Quando ele vê o espaço, corre para lá imediatamente. Quando você precisa fazer uma correção, você só precisa de um jogador para desafiar, e ele está lá.”

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Cityzens, Fernandinho disputou 44 partidas, fez 3 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Manchester City, terminou 3º lugar no Campeonato Inglês, chegou até a semifinal da Copa da Inglaterra, foi eliminado nas oitavas-de-finais da Liga dos Campeões e da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Fernandinho na sua 4ª Temporada no Manchester City
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
44 *3 2 8 2 3683

* 3 gols dos quais 2 foram pela Premier League e 1 pela UEFA Champions League

2017-18

Em 14 de outubro de 2017, em jogo da 8ª rodada da Premier League, Fernandinho marcou o seu primeiro tento nessa temporada na goleada por 7-2 sobre o Stoke City no Etihad Stadium. Duas semanas depois, em jogo da 10ª rodada do campeonato nacional, o volante brasileiro marcou o seu 2º tento na temporada na vitória por 3-2 sobre o West Bromwich fora de casa. Além do gol marcado, proveu assistência para o gol de Leroy Sané.

Em 31 de janeiro de 2018, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 25 dos Cityzens marcou o seu 3º tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o West Bromwich no Etihad Stadium.

Em 25/02/2018, em confronto válido pela final da Copa da Liga Inglesa, Fernandinho esteve em campo até os 7 minutos do segundo tempo, quando foi substituído por Bernardo Silva porque se lesionou num lance com um jogador do Arsenal. Quanto ao resultado da partida, vitória dos Cityzens por 3-0 e sendo assim, o clube se sagrou campeão dessa competição pela 5ª vez na sua história. Posteriormente, o camisa 25 ficou fora de ação por duas semanas.

Em 29/04/2018, em jogo da 36ª rodada da Premier League, Fernandinho marcou o gol que definiu o resultado do jogo, goleada por 4-1 sobre o West Ham.

Em 09/05/2018, em jogo adiado da 31ª rodada da Premier League, o camisa 25 marcou o seu último tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Brighton no Etihad Stadium.

Assim como ocorreu na temporada anterior, Fernandinho desempenhou novamente um papel vital no meio-campo do City e em mais uma temporada com a camisa dos Cityzens, disputou 48 partidas, fez 5 gols e proveu 5 assistências. Quanto ao Manchester City, além de ter sido campeão da Copa da Liga Inglesa, também foi campeão da Premier League, foi eliminado nas quartas de final da UEFA Champions League e caiu nas oitavas de final da Copa da Inglaterra.

  • Números de Fernandinho na sua 5ª Temporada no Manchester City
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
48 *5 5 12 0 3990

* Gols válidos pela Premier League

2018-19

Após a saída de Yaya Touré, Fernandinho passou a ser o único meio-campista defensivo natural do Manchester City.

Em 20 de outubro de 2018, em jogo da 9ª rodada da Premier League, o camisa 25 marcou o seu único tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Burnley no Etihad Stadium. Além do gol, também contribuiu com assistência para o gol de Riyad Mahrez.

O brasileiro desempenhou um papel vital na exigente disputa pelo título da Premier League contra o Liverpool, iniciando todas as partidas do campeonato até que uma lesão na coxa o impediu de jogar contra o Crystal Palace e o Leicester em dezembro – 2 jogos que a equipe perdeu posteriormente.

No entanto, Fernandinho conseguiu voltar à boa forma a tempo de uma partida em casa, decisiva para a temporada, contra o rival Liverpool em 3 de janeiro de 2019, partida válida pela 21ª rodada da Premier League. Ele foi nomeado “o homem do jogo” depois de uma atuação muito elogiada no meio-campo que ajudou o City a vencer os Reds por 2-1. Sobre a performance, Phil McNulty, da BBC Sport, escreveu: “No centro de tudo estava o magnífico Fernandinho – um homem aparentemente insubstituível entre o elenco estelar do City -, ao apresentar uma masterclass de jogo controlado no meio-campo para equilibrar seu lado quando necessário”.

Em 24/02/2019, em confronto válido pela final da Copa da Liga Inglesa contra o Chelsea, Fernandinho sofreu uma lesão muscular na prorrogação e em decorrência disso, teve de “suar ainda mais” para permanecer em forma até o fim dessa temporada. Quanto ao resultado desse jogo, 120 minutos de um empate em 0-0 que culminou com a vitória do City por 4-3 na disputa por pênaltis. Na ausência do camisa 25, İlkay Gündoğan ocupou o seu lugar no meio-campo dos Cityzens durante a maioria dos jogos restantes, e a equipe teve uma sequência de 14 vitórias consecutivas que resultou no título da Premier League na última rodada.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa do City, Fernandinho disputou 42 jogos, fez 1 gol e proveu 3 assistências. Quanto ao Manchester City, foi campeão de todas as competições que disputou em solo inglês – Premier League, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa – e chegou até as quartas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Fernandinho na sua 6ª Temporada no Manchester City
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
42 *1 3 9 0 3374

* Gol válido pela Premier League

2019-20

Com a idade de Fernandinho se tornando uma preocupação para o clube, o Manchester City foi ao mercado e contratou Rodri do Atlético de Madrid na janela de transferências de verão. Por causa da nova aquisição no meio-campo, mais as excelentes atuações de Gündogan como volante no final da temporada anterior e a partida do zagueiro Vincent Kompany, Guardiola planejou usar Fernandinho como um zagueiro reserva durante toda a temporada.

Após a lesão do zagueiro Aymeric Laporte, Guardiola teve de confiar em Fernandinho para liderar a sua linha defensiva. Posteriormente, ele iniciou quase todos os jogos da Premier League como titular após a lesão de Laporte, com todas as suas aparições na temporada como um defensor centralizado.

Em 28 de janeiro de 2020, foi anunciado que Fernandinho havia assinado uma extensão de contrato de um ano com o clube e sendo assim, permanece como jogador do City até junho de 2021.

  • Números de Fernandinho na sua 7ª e atual Temporada no Manchester City
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
31 0 0 10 1 **2685

** a temporada 2019-20 estava em andamento, mas devido à pandemia de COVID-19 (Coronavírus), essa temporada está momentaneamente suspensa

Títulos que conquistou pelo Manchester City

  • Premier League 2013-14, 2017-18 e 2018-19
  • FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra) 2018
  • Copa da Inglaterra 2018-19
  • Copa da Liga Inglesa 2013-14, 2015-16, 2017-18 e 2018-19
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Fernandinho com a camisa do Manchester City na temporada 2018-19
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 28 de fevereiro de 2019 por -dn10HD

 

Números de Fernandinho na Seleção Brasileira

 

Brasil

Seleções de Base

Em 2003, Marcos Paquetá – técnico da Seleção Brasileira Sub-20 naquela época – convocou Fernandinho para a disputa dessa edição da Copa do Mundo Sub-20, torneio realizado nos Emirados Árabes Unidos, e apesar de ter sido o reserva do time em boa parte da competição, jogou a final como titular e marcou o único gol da vitória sobre a Espanha.

Seleção Principal

Em 10 de agosto de 2011, em um amistoso contra a Alemanha, Mano Menezes – técnico da Seleção Brasileira naquela época – promoveu a estreia de Fernandinho pela Seleção principal do Brasil, um jogo no qual os alemães levaram a melhor e venceram por 3-2. Ainda convém lembrar que Fernandinho foi escalado entre os titulares e ficou em campo até os 24 minutos da segunda etapa, quando foi substituído por Paulo Henrique Ganso.

Posteriormente, jogou mais 4 amistosos pela Seleção e apesar de não ter feito gols, proveu assistências nas vitórias por 1-0 sobre Gana e por 2-0 sobre o Egito.

Após a derrota para a Argentina em 22 de novembro de 2012, Mano Menezes foi demitido e com a saída dele, a CBF – Conferdação Brasileira de Futebol – trouxe Luiz Felipe Scolari, Felipão, de volta ao comando da Seleção, o mesmo treinador que havia conquistado o título da Copa do Mundo de 2002.

Copa do Mundo FIFA de 2014

As atuações de Fernandinho no Manchester City despertaram a atenção de Felipão e sendo assim, o treinador o convocou para o amistoso contra a África do Sul.

No seu retorno a Seleção Brasileira em 5 de março de 2014, Fernandinho marcou um dos gols da goleada por 5-0 sobre a África do Sul.

Em 07/05/2014, foi convocado para compor a Seleção Brasileira para essa edição Copa do Mundo que foi realizada no Brasil.

Fernandinho celebrando o gol marcado na vitória sobre a seleção de Camarões

Em 12/06/2014, Fernandinho viu do banco a estreia do Brasil nessa edição da Copa do Mundo, vitória por 3-1 sobre a Croácia na Arena Corinthians em São Paulo. Novamente do banco, viu o empate em 0-0 entre Brasil e México na Arena Castelão em Fortaleza na rodada seguinte. Já no último jogo da Seleção Brasileira na fase de grupos, ele entrou em campo logo após o intervalo no lugar do Paulinho e marcou o gol que definiu o resultado desse jogo em Brasília, goleada por 4-1 sobre Camarões e com isso, o Brasil terminou na liderança do grupo A.

Nas oitavas de final, Fernandinho iniciou a partida entre os titulares contra o Chile no estádio do Mineirão em Belo Horizonte, mas foi substituído aos 27 minutos da segunda etapa pelo Ramires. Quanto ao jogo, a Seleção Brasileira teve um jogo muito complicado, após um empate em 1-1 no tempo regulamentar, esse empate persistiu na prorrogação e com isso, o classificado para as quartas de final saiu nos pênaltis onde os brasileiros levaram a melhor e venceram por 3-2.

Nas quartas de final, Fernandinho jogou os 90 minutos da vitória por 2-1 sobre a Colômbia na Arena Castelão e com esse resultado, a Seleção Brasileira seguiu adiante.

Na semifinal, o camisa 5 – Fernandinho – jogou o primeiro tempo da derrota por 7-1 ante a Alemanha no estádio do Mineirão. Posteriormente, o camisa 5 jogou o segundo tempo da derrota por 3-1 ante a Holanda na disputa do 3º lugar no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

  • Desempenho de Fernandinho na Copa do Mundo FIFA de 2014
Pd Gm A CA CV Mj
5 1 0 1 0 297
  • O vídeo abaixo mostra os gols do jogo entre Brasil e Camarões na Copa do Mundo FIFA de 2014. Vale destacar que o 4º gol do Brasil foi marcado por Fernandinho.
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 10 de maio de 2019 por HQFootball

 

Copa América 2015

Após o 4º lugar na Copa do Mundo FIFA de 2014, Felipão foi demitido e para o seu lugar, a CBF resolveu apostar as suas fichas em Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido como Dunga. Mesmo com a troca no comando da “Seleção Canarinho”, Fernandinho seguiu sendo convocado para os jogos e como recompensa, foi convocado para a disputa da Copa América de 2015 que realizar-se-ia no Chile.

Em 14 de junho de 2015, o camisa 5 da Seleção Brasileira atuou como titular na estreia da fase de grupos da Copa América. Um jogo no qual o Brasil venceu o Peru por 2-1. Na partida seguinte, derrota por 1-0 ante a Colômbia e por fim, a Seleção Brasileira se redimiu da derrota do jogo anterior e venceu a Venezuela por 2-1 e mesmo com um revés, o Brasil terminou em 1º lugar no grupo C e com isso, se classificou para a fase de mata-mata da Copa América 2015.

Nas quartas de final, o Brasil enfrentou o Paraguai e após um empate em 1-1 no tempo regulamentar, houve a disputa por pênaltis e mesmo com o Fernandinho convertendo a sua penalidade, a Seleção Brasileira perdeu nas penalidades por 4-3 e como consequência, se adeus às chances de conquistar o seu 9º título desse torneio.

  • Desempenho de Fernandinho na Copa América 2015
Pd Gm A CA CV Mj
4 0 0 1 0 360

Copa do Mundo FIFA de 2018

Mesmo após a eliminação diante do Paraguai, a CBF manteve Dunga como técnico da Seleção Brasileira, porém Fernandinho perdeu espaço entre os titulares e posteriormente, perdeu espaço no time e com isso, sequer foi convocado para a disputa da Copa América Centenário em 2016. Após a eliminação na fase de grupos da Copa América Centenário, Dunga não resistiu a pressão e foi mandado embora. Com a demissão de Dunga, a CBF agiu rápido e anunciou Adenor Leonardo Bachi, técnico que é popularmente conhecido como Tite, como o novo treinador da Seleção Brasileira.

Durante as Eliminatórias, Fernandinho voltou a ser convocado para os jogos da Seleção Brasileira e jogou 8 partidas, sem contar os amistosos, e com a confiança de Tite, o camisa 25 do Manchester City foi convocado para a disputa da Copa do Mundo que realizar-se-ia na Rússia em 14 de maio de 2018.

Em 17/06/2018, na estreia do Brasil na fase de grupos dessa edição da Copa do Mundo, Fernandinho entrou em campo aos 15 minutos do segundo tempo no lugar de Casemiro, mas mesmo com essa e mais duas alterações, a Seleção Brasileira só ficou no empate em 1-1 com a Suíça. Na rodada seguinte, o camisa 17 da “Seleção Canarinho” – Fernandinho – jogou os últimos minutos da vitória por 2-0 sobre a Costa Rica. Na última rodada da fase de grupos, o camisa 17 entrou em campo aos 21 minutos do segundo tempo no lugar do autor do primeiro gol da vitória por 2-0 sobre a Sérvia, Paulinho. Com 7 pontos somados em 3 rodadas, o Brasil terminou na liderança do grupo E e sendo assim, se classificou para a fase de mata-mata do torneio.

Nas oitavas de final, Fernandinho jogou os últimos 10 minutos da vitória por 2-0 sobre o México. Com a suspensão de Casemiro devido ao 3º cartão amarelo, Fernandinho ganhou a chance de iniciar a partida das quartas de final contra a Bélgica como titular e o camisa 17 teve uma atuação para se esquecer e além disso, foi autor do gol contra que abriu o caminho para a Seleção Belga vencer essa partida por 2-1 e acabar com o sonho do hexacampeonato da Seleção Brasileira.

  • Desempenho de Fernandinho na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj
5 0 0 1 0 155

Copa América 2019

Após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo na Rússia, Fernandinho foi um dos principais alvos da crítica dos torcedores e da mídia e 4 dias após o revés diante da Bélgica, o Athletico-PR – clube pelo qual ele iniciou a sua carreira como atleta – divulgou no seu site oficial uma carta aberta defendendo o jogador das críticas. Em decorrência desses acontecimentos, Fernandinho optou por dar um tempo da Seleção Brasileira e inclusive, pediu para não ser convocado.[2]

Revigorado do período conturbado que viveu pós-Copa do Mundo, o jogador só não foi convocado para os amistosos contra o Panamá e República Checa em março de 2019 devido à uma lesão muscular, mas ainda assim, Tite bancou o atleta para a competição que realizar-se-ia no Brasil, a Copa América 2019.

Em maio, Tite anunciou a lista final dos jogadores convocados para a disputa dessa edição da Copa América e o nome de Fernandinho estava nessa lista.

Na estreia do Brasil na fase de grupos da Copa América em 15/06/2019, o camisa 17 atuou como titular e foi um dos destaques da “Seleção Canarinho” ao dar o passe para Everton Cebolinha definir o resultado do jogo, vitória por 3-0 sobre a Bolívia no estádio do Morumbi, em São Paulo. Na rodada seguinte, Fernandinho não iniciou entre os titulares, mas entrou em campo aos 12 minutos da segunda etapa no lugar de Casemiro em uma partida na qual Brasil e Venezuela empataram em 0-0 na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Após o empate com a Seleção Venezuelana, o camisa 17 teve um problema no joelho e por prevenção, Tite não o escalou para o jogo diante do Peru na Arena Corinthians, ao qual o Brasil venceu por 5-0 e com isso, terminou em 1º lugar no grupo A e se classificou para a fase de mata-mata do torneio.

Nas quartas de final, o Brasil enfrentou o Paraguai na Arena Grêmio, em Porto Alegre. Fernandinho sequer foi relacionado para o jogo devido à constatação de uma lesão no joelho e sem ele em campo, as duas seleções empataram em 0-0 no tempo regulamentar e nos pênaltis, a Seleção Brasileira levou a melhor e venceu por 4-3.

Na semifinal, Fernandinho viu do banco o Brasil vencer a Argentina por 2-0 no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Em 07/07/2019, o estádio do Maracanã no Rio de Janeiro foi o palco da final entre Brasil e Peru e o camisa 17 viu do banco a Seleção Brasileira vencer por 3-1 e se sagrar campeã de uma edição da Copa América pela 9ª vez na sua história.

Jogadores da Seleção Brasileira celebrando o título da Copa América 2019
  • Desempenho de Fernandinho na Copa América 2019
Pd Gm A CA CV Mj
2 0 1 0 0 123

 

Títulos que conquistou pelo Brasil

  • Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2003
  • Superclássico das Américas de 2014
  • Copa América 2019

 

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj 
 53 2  5  7 0 3051

Prêmios individuais

  • Melhor Jogador do Campeonato Ucraniano: 2007–08
  • 93º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • Equipe do Ano da PFA: Premier League de 2018–19

Considerações Finais

Com base nos dados apresentados aqui pode-se concluir que Fernandinho é um “coringa”, em outras palavras, um jogador que pode atuar em várias posições do campo e apesar de ter atuado como volante na maior parte da sua carreira, iniciou a sua carreira como lateral-direito, depois passou a jogar como meia, depois disso passou a atuar como volante e atualmente está atuando como zagueiro. Por essas razões Guardiola disse que Fernandinho “pode fazer tudo” e sempre que pode o elogia pela sua versatilidade, inteligência e também pelo jogo aéreo.

E para vocês? Fernandinho é/foi um dos melhores jogadores que atuou no futebol inglês? Você o considera um dos melhores volantes da atualidade?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

Deixe uma resposta