Quando cita-se um dos melhores meias-atacantes da atualidade é inevitável não mencionar o nome de Eden Hazard que atualmente joga pelo Real Madrid da Espanha e também joga pela seleção da Bélgica.

Eden Michael Hazard nasceu em 07/01/1991 em La Louvière, na Bélgica. Antes de jogar pelo Chelsea, o seu primeiro clube como jogador profissional foi o Lille da França, porém o que mais se sabe sobre a carreira de Eden Hazard? Quais feitos ele atingiu até aqui?

Juvenil

Apesar de ter nascido em La Louvière, Eden passou a sua infância na cidade de Braine-le-Comte. Tanto o seu pai quanto a sua mãe, já foram jogadores de futebol, inclusive, o pai de Eden Hazard passou a maior parte de sua carreira em nível semi-profissional com a equipe do La Louvière na segunda divisão do futebol belga. Thierry Hazard costumava jogar como meio-campo defensivo – como volante -, agora a mãe de Eden – Carine Hazard – jogou como atacante na primeira divisão do futebol feminino da Bélgica e parou de jogar quando estava grávida de 3 meses de Eden.

Eden Hazard vestindo a camisa do Royal Stade Brainois

Eden Hazard começou a sua carreira jogando futebol na sua cidade natal, no clube Royal Stade Brainois. Ele passou 5 anos no clube antes de ir para o AFC Tubize e jogando por este time – Tubize -, ainda criança, ele despertou a atenção dos olheiros do Anderlecht – clube belga – e do Lille da França. Os pais de Hazard chegaram a um consenso: a França ofereceria melhores condições de desenvolvimento ao garoto.

 

A Carreira de Eden Hazard em Números

 

Lille

Categorias de Base

Aos 14 anos de idade, no ano de 2005, Eden e a família mudaram-se para Lille, na França e lá, ele e os irmãos intensificaram uma relação com o novo país.

Num tempo em que a Bélgica não possuía uma geração de jogadores capaz de atrair torcedores e essa foi uma das razões pela qual Hazard fez de Zinedine Zidane o seu espelho. Certo tempo depois, já adaptado as categorias de base do Lille Olympique Sporting Club Métropole a França não era nada estranha aos garotos da família. A ponto de os primeiros companheiros de clube sequer desconfiarem que Eden era, na verdade, um belga. Foram dois anos na base do clube francês até a estreia no profissional no ano de 2007.[1]

2007-08

Em 28 de maio de 2007, Hazard assinou o seu primeiro contrato profissional com o Lille, um contrato válido por 3 anos. No início da temporada 2007-08, ele foi promovido para a equipe de reservas no amador Championnat de France, o 4º nível do futebol francês, embora ele ainda jogasse pela equipe sub-18 do Lille.

Eden Hazard fez a sua estreia pelo amador em 01/09/2007, em uma partida do campeonato contra o Racing Club de France, aparecendo como substituto no segundo tempo, quanto ao jogo, os “Les Dogues” – Lille – perderam por 3-1.

Depois de passar a maior parte do mês de outubro e no início do mês de novembro  jogando com a equipe sub-18 do clube, em 14/11/2007, devido a ausência de vários jogadores – eles estavam servindo as suas seleções -, Hazard foi convocado para o time principal pelo técnico Claude Puel – atualmente ele é o técnico do Leicester da Inglaterra – para participar de um torneio amistoso contra o Club Brugge da Bélgica em 16 de novembro.

Em 24/11/2007, em partida válida pela 15ª rodada da Ligue 1 (Campeonato Francês), Eden Hazard fez a sua estreia como jogador profissional ao entrar no lugar do atacante Nicolas Fauvergue aos 33 minutos do segundo tempo, porém mesmo com a sua entrada no jogo, o Lille perdeu por 2-0 para o Nancy.

Hazard voltou a atuar pela equipe reserva do Lille e passou o mês de dezembro jogando por esta equipe. Posteriormente, em 12 de janeiro de 2008, em jogo da 20ª rodada da Ligue 1, ele ganhou mais uma chance de atuar pela equipe principal ao entrar no lugar de Nicolas Plestan aos 31 minutos da segunda etapa e por pouco os “Les Dogues” não perderam para o Metz, mas no último minuto de jogo, Yohan Cabaye empatou a partida e com isso, Lille e Metz ficaram no empate em 1-1. No jogo seguinte diante do Sochaux, ele entrou novamente como um substituto, desta vez no lugar de Kevin Mirallas aos 39 minutos do segundo tempo. Quanto ao jogo, o LOSC – Lille – e o Sochaux ficaram no empate em 1-1.

Em 26/01/2008, em jogo da 23ª rodada do Campeonato Francês, Hazard fez a sua última aparição na equipe principal do Lille nesta temporada ao substituir o atacante Ludovic Obraniak aos 44 minutos da segunda etapa. Quanto ao jogo, mesmo sendo o mandante, o Lille ficou no empate em 0-0 com o Paris Saint-Germain.

Após a partida contra o Paris Saint-Germain, ele voltou a atuar pelo amador do clube francês e ao mesmo tempo, ele também atuava pela equipe reserva na 4ª divisão e pela equipe sub-18 na Coupe Gambardella.

Em 17/05/2008, Eden Hazard marcou o seu primeiro gol pelo amador no triunfo por 3-2 sobre o Vitré. Após 11 partidas e 1 marcado, ele ajudou a equipe reserva a terminar o campeonato na 5ª colocação, vale ressaltar que esta foi a primeira entre as equipes reserva dos clubes profissionais a jogar no grupo.

  • Números de Eden Hazard na sua 1ª Temporada no Lille
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
 4  0  0 33

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2008-09

Para a temporada 2008-09, Hazard recebeu a camisa de número 26 depois de jogar a temporada anterior com a camisa de número 33. Com a saída de Claude Puel, quem assume o comando do Lille é Rudi Garcia e este novo técnico promoveu Eden Hazard para a equipe principal do LOSC.

Em 14 de setembro de 2008, em jogo da 5ª rodada da Ligue 1 diante do Sochaux, o camisa 26 fez a sua primeira aparição nesta temporada ao substituir o volante Florent Balmont aos 18 minutos do segundo tempo, mas não mudou muito o panorama do jogo e com isso, as duas equipes ficaram no empate em 1-1. Seis dias – 20/09/2008 – depois de jogar a sua 1ª partida nesta temporada, em mais uma partida válida pela Ligue 1, Hazard entrou no jogo aos 28 minutos do segundo tempo e ele e o atacante brasileiro Túlio de Melo – ex-Chapecoense e ex-Sport – fizeram os gols da vitória do Lille por 3-2 sobre o Auxerre. Este foi o primeiro gol da carreira de Eden Hazard.

Em 24/09/2008, em partida válida pela 3ª fase da Copa da Liga Francesa, pela primeira vez desde que passou a jogar pela equipe principal do LOSC, Eden Hazard fez o seu primeiro jogo como titular diante do Montpellier e mesmo com ele em campo, as duas equipes ficaram no empate em 2-2 e tiveram de decidir a vaga para a próxima fase desta competição nos pênaltis e o Lille levou a pior e perdeu por 4-2 nas penalidades e com isso, os “Les Dogues” estavam eliminados da Copa da Liga Francesa.

Mesmo tendo iniciado a sua primeira partida como titular em um jogo da Copa da Liga Francesa, o camisa 26 seguia sendo um dos jogadores reservas da equipe no Campeonato Francês. Em 15/11/2008, em jogo da 14ª rodada da Ligue 1, o técnico Rudi Garcia o escalou como titular pela 1ª vez em uma partida do Campeonato Francês e ele não decepcionou e marcou o primeiro gol do Lille no triunfo por 3-0 sobre o Saint-Étienne. Este foi o segundo tento dele como profissional. Com estas atuações, 3 dias após o jogo contra o Saint-Ètienne, o Lille lhe ofereceu uma prorrogação de contrato por mais 3 anos, estendendo o vínculo dele com o clube até o ano de 2012.

Depois de voltar a frequentar o banco, em 23 de janeiro de 2009, em partida válida pela 2ª fase da Copa da França, Hazard voltou a ser escalado entre os titulares e ele novamente deu “conta do recado”, pois marcou um dos gols na vitória por 3-0 sobre o Dunkerque. Pouco mais de duas semanas depois, ele voltou a iniciar uma partida entre os titulares e com um gol aos 43 minutos do segundo tempo, Hazard foi decisivo no triunfo por 3-2 sobre o Sochaux sendo que no primeiro tempo, os “Les Dogues” saíram para o intervalo com uma desvantagem de 2-0.

Em 22/02/2009, em jogo da 25ª rodada da Ligue 1, o camisa 26 proveu a sua 1ª assistência da carreira como profissional ao dar o passe para Stéphane Dumont marcar o segundo tento do Lille na partida e sacramentar a vitória por 2-1 sobre o Monaco.

Nas oitavas de final da Copa da França em 04/03/2009, Eden Hazard foi o destaque no triunfo por 3-2 sobre o Lyon porque além de ter feito um gol neste jogo, ele deu os passes para os gols de Michel Bastos – atualmente joga no Sport – e de Nicolas Fauvergue.

Em 26/04/2009, em jogo da 33ª rodada da Ligue 1, o camisa 26 marcou o seu último tento nesta temporada, mas diferentemente das outras vezes em que ele iniciou uma partida entre os titulares, desta vez o Lille perdeu por 2-1 para o Olympique de Marselha. Ainda convém lembrar que nos últimos 10 jogos do Campeonato Francês, Hazard começou entre os titulares em 8 jogos e contribuiu para a equipe terminar o campeonato na 5ª posição; o que resultou na qualificação do Lille para a recém-criada UEFA Europa League. Após a temporada, ele foi nomeado o Melhor Jogador do Ano da União Nacional de Futebolistas Profissionais (UNFP), tornando-se o primeiro jogador internacional a conquistar esta honra.

  • Números de Eden Hazard na sua 2ª Temporada no Lille
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
 35 *6  4  1 1698

* 6 gols dos quais 4 foram pela Ligue 1 e 2 pela Copa da França

2009-10

Após o fim da temporada 2008-09, começou a circular na mídia muitas especulações sobre a disponibilidade de Hazard no mercado de transferências. Mesmo com o presidente do Lille, Michel Seydoux, ter afirmado que o belga queria permanecer no clube por pelo menos mais uma temporada, vários clubes demonstraram interesse em contratá-lo. Entre estes clubes estavam os ingleses Arsenal e Manchester United, a Internazionale da Itália, além dos espanhóis Barcelona e Real Madrid. Além disso, Zinedine Zidane recomendou pessoalmente o jogador ao último clube, o Real Madrid.

Eden Hazard iniciou a temporada 2009-10 com o “pé direito” ao marcar um dos gols da vitória do LOSC por 2-0 sobre o Sloboda Uzice da Sérvia em partida válida pela 3ª fase das eliminatórias para a UEFA Europa League em 30 de julho de 2009. Ainda convém lembrar que este foi o primeiro tento dele em competições europeias. Posteriormente, do banco ele viu o Lille vencer o segundo confronto pelo mesmo placar (2-0) e com isso, os “Les Dogues” avançaram para a fase seguinte desta competição.

Em 27/08/2009, no segundo confronto da última rodada de play-off da Liga Europa, Hazard entrou no decorrer do jogo (aos 17 minutos do segundo tempo) e ele marcou um dos gols do triunfo do Lille por 4-2 sobre o Genk da Bélgica. Por ter vencido o primeiro confronto contra os belgas por 2-1 fora de casa e com um placar agregado de 6-3, o clube francês se classificou para a fase de grupos da UEFA Europa League 2009-10.

Em 22/10/2009, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, o camisa 26 entrou na partida aos 29 minutos da segunda etapa no lugar de Ludovic Obraniak e 10 minutos depois de substituí-lo, ao receber a bola na ala esquerda, Hazard passou pelo meio-campo, driblando seis defensores da Genoa antes de chegar na área e marcar o terceiro gol dos “Les Dogues” neste jogo e este gol selou o resultado da partida; vitória do Lille por 3-0 sobre a equipe italiana.

Em 20/12/2009, em jogo da 18ª rodada da Ligue 1, Hazard foi o principal destaque na vitória por 3-0 sobre o Le Mans porque além de marcar um dos 3 gols do Lille neste jogo, ele proveu assistências para os gols de Chejdou e de Gervinho respectivamente. Três dias depois, em mais uma partida da Ligue 1, ele marcou um dos gols na goleada por 4-0 sobre o Nancy e além disso, ele deu o passe para Gervinho marcar um dos seus 2 tentos neste jogo.

Em 30 de janeiro de 2010, em jogo da 22ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 26 marcou o único gol do jogo e com isso, o Lille levou a melhor e saiu vitorioso do “Derby du nord”; o clássico entre o Lille e o Lens, 2 times da região norte da França. Este triunfo ajudou o LOSC a alcançar a estabilidade na Ligue 1, mantendo-o na disputa por uma vaga na UEFA Champions League 2010-11 e além disso, o clube precisava de uma vitória após duas eliminações; eliminado nos pênaltis pelo Colmar na Copa da França e eliminado pelo Olympique de Marselha na Copa da Liga Francesa. Cinco dias depois da vitória por 1-0 sobre o Lens, Eden Hazard e Lille chegaram a um acordo sobre a prorrogação do contrato do belga que manteria o jogador no clube francês até o ano de 2014.

Em 11/03/2010, no primeiro confronto das oitavas de final da UEFA Europa League diante do Liverpool da Inglaterra, Hazard voltou a ser decisivo ao marcar o único gol da vitória do Lille sobre os ingleses. No entanto, uma semana depois, o clube francês sofreu a sua 3ª eliminação em competições de mata-mata nesta temporada ao perder para o Liverpool no Anfield Road pelo placar de 3-0.

Em 21/03/2010, em jogo da 29ª rodada da Ligue 1, o camisa 26 marcou o seu último tento nesta temporada, mas mesmo assim, o Lille perdeu para o Bordeaux; 3-1. Uma semana depois, em mais uma partida válida pela Ligue 1, pela primeira vez na sua carreira, o belga deu passes para 3 gols dos Les Dogues na goleada por 4-1 sobre o Montpellier e os contemplados com os passes de Hazard foram os seguintes jogadores: Gervinho, Pierre-Alain Frau e Larsen Touré respectivamente. Por suas impressionantes exibições no mês de março, Hazard recebeu o prêmio de Jogador do Mês da UNFP.

Eden Hazard ganhou o prêmio de Jogador Jovem da Temporada 2009-10

Em 09/05/2010, Hazard foi premiado com o troféu de Jogador Jovem do Ano da UNFP pela 2ª temporada consecutiva. Ele se tornou o primeiro jogador desde a criação deste troféu no ano de 1994 a ganhar o prêmio por duas vezes seguidas. Porém, Eden Hazard perdeu o prêmio de Jogador do Ano, concedido ao atacante do Lyon Lisandro López; atacante argentino com passagem pelo Internacional e que atualmente joga pelo Racing da Argentina.

  • Números de Eden Hazard na sua 3ª Temporada no Lille
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 52 *10  13  4 3718

* 10 gols dos quais 5 foram pela Ligue 1, 4 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Liga Francesa

2010-11

Assim como ocorreu na temporada anterior, o técnico Rudi Garcia escalou Hazard nos primeiros jogos da Ligue 1 como titular, bem como nos jogos da UEFA Europa League.

Em 29 de agosto de 2010, em jogo da 4ª rodada da Ligue 1, o belga marcou o seu primeiro gol nesta temporada e com isso, ele evitou a derrota do Lille diante do Nice em pleno Stadium Nord Lille Métropole – estádio do Lille -, em outras palavras, o LOSC e o Nice ficaram no empate em 1-1.

No final do mês de setembro, Hazard começou a lutar contra a inconsistência e em decorrência disso, o técnico Rudi Garcia o colocou no banco em um esforço para “permitir-lhe (Hazard) respirar e reconhecer que ele podia dar muito mais ao clube”. Posteriormente, o camisa 26 apareceu como substituto na derrota por 2-1 para o Sporting de Portugal na Liga Europa e novamente como substituto nas 3 partidas seguintes do Campeonato Francês contra Toulouse, Montpellier e Lyon respectivamente. Pouco tempo depois, o próprio Hazard reconheceu e ele admitiu que esta inconsistência o afetou e deu a seguinte declaração: “Os dois primeiros meses foram um pouco difíceis. Eu não diria que comecei a duvidar de minhas habilidades, mas definitivamente passei por um período realmente irregular”.

Em 07/10/2010, o técnico da seleção belga naquela época, Georges Leekens, citou o recente período deste período de inconsistência de Hazard no banco de reservas do Lille e disse que o jogador precisava trabalhar mais, fisicamente e mentalmente, para recuperar o mesmo rendimento que ele teve na temporada anterior. Garcia respondeu aos comentários de Leekens no dia seguinte afirmando que ele achava que ele estava sendo “excessivo” e que “Eden tinha apenas 19 anos” e ainda podia “fazer progressos em todas as áreas”.

Este ocorrido, fortaleceu o camisa 26 do clube francês e em 27/10/2010, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Francesa, ele voltou a ser escalado entre os titulares e ele correspondeu e foi um dos principais destaques na goleada por 4-1 sobre o Caen ao marcar um dos 4 tentos do triunfo dos Les Dogues e não foi só isso, ele também deu o passe para o gol de Gervinho neste jogo.

Em 07/11/2010, em jogo da 12ª rodada do Campeonato Francês, Hazard marcou um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Stade Brest. Duas semanas depois, em mais uma partida válida pela Ligue 1, o belga foi um dos destaques no triunfo por 2-1 sobre o Monaco ao dar os passes para os 2 gols do Lille neste jogo; assistências para os gols de Frau e de Obraniak. Com esta vitória sobre a equipe monegasca, o Lille assumiu a liderança da Ligue 1, porém no jogo seguinte os “Les Dogues” empataram em 1-1 com o Bordeaux e com isso, caiu para a 2ª posição e só ficou como vice-líder por uma rodada, pois a goleada por 6-3 sobre o Lorient recolocou o Lille na liderança do Campeonato Francês.

No primeiro jogo do Lille no ano de 2011 – em 05/01/2011 -, o camisa 26 marcou um dos tentos da vitória do LOSC por 3-1 sobre o Forbach em confronto válido pela 1ª fase da Copa da França. Dez dias depois, desta vez em partida válida pela Ligue 1, o belga deu os passes para os gols do triunfo do Lille por 2-0 sobre o Nice. Os contemplados com os passes do belga foram Gervinho e Moussa Sow.

Em 19/01/2011, em jogo da 21ª rodada da Ligue 1, Eden Hazard marcou o seu terceiro tento do campeonato na vitória por 3-0 sobre o Nancy.

Em 04/03/2011, oficiais do Lille confirmaram que Hazard havia acrescentado mais um ano ao seu contrato. O novo contrato estendeu o seu vínculo com o clube até o ano de 2015. Dois dias depois, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Francês, com um chute de fora da área que atingiu a velocidade de 95 Km/h, ele marcou o seu gol na vitória dos Les Dogues por 2-1 sobre o Olympique de Marselha em pleno Orange Vélodrome, estádio do Olympique de Marselha. Uma semana depois, em mais um jogo da Ligue 1, Hazard foi um dos principais destaques no triunfo por 2-1 sobre o Valenciennes ao marcar um dos 2 gols do Lille na partida e além disso, ele deu o passe para o outro gol do seu time neste jogo, gol de Moussa Sow.

Em 02/04/2011, em jogo da 29ª rodada da Ligue 1, este dia foi especial para o belga porque além de ter jogado a sua partida de número 100 com a camisa do LOSC, ele ainda marcou um gol na vitória por 3-1 sobre o Caen. Vale ressaltar que esta vitória deixou o Lille com 8 pontos de vantagem no topo da tabela. Por suas atuações no mês de março, Hazard foi eleito o Jogador do Mês da UNFP pela 2ª vez em sua carreira.

Em 19/04/2011, em partida válida pela semifinal da Copa da França, o camisa 26 marcou o primeiro gol do Lille na vitória por 2-0 sobre o Nice e com este triunfo, os “Les Dogues” se classificaram para a final da Copa da França 2010-11; convém lembrar que esta foi a primeira aparição do clube numa final de Copa da França desde a temporada 1954-55.

Em 07/05/2011, em jogo da 34ª rodada do Campeonato Francês, Hazard marcou o único gol da vitória do Lille sobre o Nancy em pleno Stade Marcel-Picot, estádio da equipe adversária. Apesar do ocorrido no início da temporada, quando ele foi criticado pelo técnico da seleção da Bélgica (Georges Leekens), o técnico do Lille provou que estava certo, confiou no jovem camisa 26 e ele deu a volta por cima e com estas atuações, 3 dias após o triunfo sobre o Nancy, ele foi indicado ao prêmio de Jogador do Ano da UNFP da Ligue 1 pela segunda temporada consecutiva.

Na final da Copa da França 2010-11 diante do Paris Saint-Germain – em 14/05/2011 -, Hazard ficou em campo por 89 minutos quando o Lille derrotou o PSG por 1-0 no Stade de France, palco da final da Copa do Mundo FIFA de 1998. Pela primeira vez desde a temporada 1953-54, o clube conquistou o seu primeiro título depois de muitos anos. Uma semana após este feito, o LOSC e o PSG voltaram a se enfrentar, mas desta vez pela Ligue 1 e com um empate em 2-2 entre as duas equipes, o Lille também se sagrou campeão da Ligue 1 2010-11. Esta foi a primeira vez que o clube conquistou 2 títulos na mesma temporada, isso não acontecia desde a temporada 1945-46.

Veja Também!  Como assistir Alavés x Getafe Futebol AO VIVO - Campeonato Espanhol 2020

Os títulos da Ligue 1 e da Copa da França foram as duas primeiras honras na carreira de Hazard. No dia seguinte a conquista do título do Campeonato Francês, o belga pode não ter ganhado o prêmio de Melhor Jogador do ano da UNFP, mas ele foi recompensado com um lugar na equipe do ano da organização pela 2ª temporada consecutiva.

  • Números de Eden Hazard na sua 4ª Temporada no Lille
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
 54 *12  14  2 4110

* 12 gols dos quais 7 foram pela Ligue 1, 3 pela Copa da França e 1 pela Copa da Liga Francesa

  • O vídeo abaixo mostra os top 5 gols de Eden Hazard jogando pelo Lille na Temporada 2010-11
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 31 de maio de 2011 por bapt59390

2011-12

Antes do início da temporada 2011-12, Eden Hazard mudou o número da sua camisa, antes ele vestia a camisa de número 26 e a partir desta temporada, ele passa a usar a de número 10. No primeiro jogo do Lille na temporada 2011-12 – em 27/07/2011 – contra o Olympique de Marselha na disputa do título da Supercopa da França 2011, o belga deu o passa para Balmont inaugurar o placar da partida e aos 12 minutos da segunda etapa, ele marcou o segundo gol dos “Les Dogues” na partida e com isso, vitória parcial por 2-0, no entanto os “Les Olympiens” reagiram e venceram o Lille pelo placar de “5-4”.

Em 20 de agosto de 2011, em jogo da 3ª rodada da Ligue 1, o novo camisa 10 do LOSC proveu a sua 1ª assistência no campeonato na vitória por 2-1 sobre o Caen fora de casa e o contemplado com o passe de Hazard foi Benoît Pedretti.

Em 10/09/2011, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Francês, pela primeira vez na sua carreira, Hazard marcou um doblete – ocorre quando um jogador marca 2 gols na mesma partida – no triunfo do Lille por 3-1 sobre o Saint-Ètienne. Quatro dias depois, o Lille fez a sua estreia na fase de grupos da UEFA Champions League jogando no seu estádio – Stade Nord Lille Métropole – diante do CSKA Moscou da Rússia, mas mesmo sendo o mandante, o time francês não venceu a equipe russa; as duas equipes ficaram no empate em 2-2.

Em 17/09/2011, em jogo da 6ª rodada da Ligue 1, o belga cruzou a bola na cabeça de Pedretti para ele marcar o gol dele na partida e além disso, ele fez o seu numa cobrança de pênalti aos 33 minutos do segundo tempo, mas mesmo com esta atuação do camisa 10, o Lille e o Sochaux ficaram no empate em 2-2, mesmo este jogo sendo no Stade Nord Lille Métropole. Três dias depois, em mais uma partida do Campeonato Francês, Hazard marcou o gol que evitou a derrota dos “Les Dogues” diante do Bordeaux fora de casa, em outras palavras, o Lille e o Bordeaux ficaram no empate em 1-1.

Depois de passar por um jejum de 2 meses e meio sem marcar gols, em 03/12/2011, em jogo da 16ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 pôs um fim nesta seca ao sair do banco aos 11 minutos da segunda etapa para substituir Joe Cole e em uma cobrança de pênalti, ele marcou um dos gols da vitória por 3-2 sobre o Ajaccio em pleno Stade François-Coty, estádio da equipe adversária.

Em 21/12/2011, no último jogo antes da pausa do Campeonato Francês – a pausa do inverno -, em jogo válido pela 19ª rodada da Ligue 1, Hazard marcou um dos gols 4 gols do seu time no empate em 4-4 com o Nice. Convém lembrar que depois de marcar o seu gol neste jogo, Hazard o comemorou homenageando Molami Bokoto, um ex-jogador da academia de juniores do Lille que morreu um dia antes.

No primeiro jogo do LOSC após a pausa de inverno, em 7 de janeiro de 2012, o camisa 10 marcou um dos gols na goleada por 6-0 sobre o Chantilly em confronto válido pela 1ª fase da Copa da França.

Em 28/01/2012, em partida válida pela 21ª rodada da Ligue 1, Hazard converteu um pênalti na vitória por 3-0 sobre o Saint-Ètienne. Pouco mais de duas semanas depois, em mais um jogo da Ligue 1, o belga marcou um gol diante do Bordeaux, mas mesmo com o Lille jogando bem perdeu por 5-4 para o FCGB (Bordeaux).

Após a eliminação na Copa da França diante do Valenciennes, o Lille passou a ter foco total no Campeonato Francês, pois os “Les Dogues” também já haviam sido eliminados na Copa da Liga Francesa pelo Lyon e em 03/03/2012, em partida válida pela 26ª rodada da Ligue 1, pela segunda vez na sua carreira, Hazard marcou 2 gols em uma partida, no empate em 2-2 com o Auxerre.

Em 18/03/2012, em jogo da 28ª rodada do Campeonato Francês, o LOSC goleou a equipe que o eliminou da Copa da França – Valenciennes – por 4-0 e o camisa 10 foi o principal destaque deste triunfo; além de marcar um tento neste jogo, ele proveu assistências para os gols de Chedjou e de Túlio de Melo. Seis dias depois, Hazard converteu um pênalti e deu o passe para o gol de Dimitri Payet na vitória por 3-0 sobre o Évian.

Em 01/04/2012, em jogo da 30ª rodada da Ligue 1, o belga converteu um pênalti e proveu mais uma assistência, para o gol de Payet na vitória por 2-1 sobre o Toulouse. Duas semanas depois – em 15/04/2012 – ele voltou a ser um dos destaques do LOSC ao marcar um gol na goleada por 4-1 sobre o Ajaccio. Além de ter marcado um gol nesta partida, ele também se destacou com uma assistência neste jogo, para o gol de Gianni Bruno.

Em 21/04/2012, em confronto válido pela 33ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 deu o passe para Rio Mavuba marcar o primeiro gol do Lille na partida e pouco antes do intervalo do jogo, ele marcou o seu tento e com isso, os “Les Dogues” derrotaram o Dijon por 2-0.

Em 28/04/2012, pela 3ª temporada consecutiva, Hazard foi indicado novamente ao prêmio de Jogador do Ano da UNFP. Um dia depois, em jogo da 34ª rodada do Campeonato Francês, Hazard converteu a sua 9ª penalidade nesta temporada e com isso, o Lille venceu o Paris Saint-Germain por 2-1. Duas semanas depois de ser indicado ao prêmio de Jogador do Ano, ele finalmente foi eleito o Jogador do Ano da UNFP e com isso, ele se tornou o segundo jogador na história dos prêmios na Ligue 1 depois do ex-atacante português Pauleta do Paris Saint-Germain. Ele também foi incluído na equipe do ano pela terceira temporada consecutiva.

Hazard com o prêmio de Jogador do Ano da UNFP

Em 20/05/2012, em partida válida pela última rodada da Ligue 1 2011-12, Hazard fez o seu último jogo com a camisa do Lille, coincidentemente, contra o Nancy, clube contra o qual ele fez a sua estreia como profissional. Na partida, Hazard marcou o seu primeiro hat-trick da carreira e o LOSC derrotou o Nancy pelo placar de 4-1.

  • O vídeo abaixo mostra o primeiro e o último gol que Hazard marcou com a camisa do Lille na Ligue 1, Campeonato Francês
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 18 de março de 2018 por Football Times TV

Ao final desta temporada, Eden Hazard foi o artilheiro do Lille na Ligue 1 2011-12 com 20 gols marcados em 38 jogos, na disputa pela artilharia do campeonato ele só ficou atrás de Olivier Giroud do Montpellier – atualmente joga pelo Chelsea da Inglaterra – e do meia brasileiro Nenê do Paris Saint-Germain – atualmente joga pelo Fluminense -, cada um dos 2 últimos fez 21 gols no campeonato. Porém, convém lembrar que Hazard foi o jogador que mais proveu assistências na Ligue 1 2011-12, 15 assistências. Quanto ao Lille, terminou o campeonato na 3ª colocação e com isso, se classificou para a rodada de play-off da UEFA Champions League 2012-13.

  • Números de Eden Hazard na sua 5ª e última Temporada no Lille
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
 49 *22  22  3 4193

* 22 gols dos quais 20 foram pela Ligue 1, 1 pela Supercopa da França e 1 pela Copa da França

Títulos que conquistou no Lille

  • Ligue 1 2010-11
  • Copa da França 2010-11
  • O vídeo abaixo mostra os gols que Eden Hazard marcou jogando pelo Lille na temporada 2011-12 na Ligue 1 e não é só isso, este vídeo também mostra todas as assistências que ele proveu na Ligue 1 2011-12
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 29 de maio de 2012 por Brasfut164

Chelsea

2012-13

Eden Hazard sendo apresentado como o mais novo reforço do Chelsea

Em 28 de maio de 2012, Eden Hazard acertou a sua transferência para o então campeão da UEFA Champions League 2011-12, o Chelsea da Inglaterra. Hazard era disputado por outros clubes ingleses, tais como o Manchester City e o Manchester United. Uma semana depois, em 04/06/2012, ele foi oficialmente apresentado como o novo reforço dos Blues – Chelsea -, inclusive, o próprio clube inglês anunciou a contratação do belga no seu site. Estima-se que o Chelsea desembolsou 32 milhões de libras (o equivalente a 165 milhões de reais) para contar com o meia belga no seu plantel.

Ao assinar com o seu novo clube, Hazard disse ao site oficial do clube: “Estou feliz de finalmente chegar aqui. É um clube maravilhoso e mal posso esperar para começar”. Hazard ganhou a camisa de número 17 que foi usada anteriormente pelo português José Bosingwa. Em 18/07/2012, Hazard fez sua estreia pelo Chelsea no primeiro amistoso de pré-temporada do clube contra o Seattle Sounders dos Estados Unidos.

Em 12 de agosto de 2012, Eden Hazard fez a sua estreia pelo Chelsea em partidas oficiais em jogo que valia título, a FA Community Shield – Supercopa da Inglaterra – contra o Manchester City, ao qual os Blues perderam por 3-2. Uma semana depois, ele foi novamente escalado entre os titulares na estreia do Chelsea na Premier LeagueCampeonato Inglês – diante do Wigan, ao qual os Blues venceram por 2-0 e apesar de não ter feito gols nesta partida, o belga deu o passe para o gol de Branislav Ivanovic e sofreu o pênalti que logo depois foi convertido por Frank Lampard.

Em 22/08/2012, em jogo da 3ª rodada da Premier League, o belga fez a sua estreia no Stamford Bridge – estádio do Chelsea – diante do Reading, ao qual os Blues venceram por 4-2. Hazard não marcou nenhum dos 4 gols do Chelsea nesta partida, mas proveu assistências para os gols de Gary Cahill e de Ivanovic e sofreu o pênalti que foi convertido por Frank Lampard. Três dias depois, em mais um jogo da Premier League, ele marcou o seu primeiro tento com a camisa do seu novo clube no triunfo por 2-0 sobre o Newcastle e além disso, deu o passe para Fernando Torres marcar o gol dele nesta partida.

Em 19/09/2012, o camisa 17 fez a sua estreia na UEFA Champions League pelo Chelsea no primeiro jogo da equipe na fase de grupos desta competição contra a Juventus da Itália no Stamford Bridge e Hazard não decepcionou e deu o passe para Oscar marcar um dos seus gols no empate em 2-2 com a equipe italiana.

Em 06/10/2012, em jogo da 7ª rodada do Campeonato Inglês, o belga fez o seu segundo gol com a camisa dos Blues na goleada por 4-1 sobre o Norwich City.

Em 31/10/2012, em partida válida pelas oitavas-de-finais da Copa da Liga Inglesa, Eden Hazard salvou os Blues da eliminação diante do Manchester United ao converter um pênalti sofrido por Ramires aos 49 minutos do segundo tempo e empatar o jogo em 3-3 e com isso, o jogo teve de ser decidido na prorrogação. No tempo extra, Hazard deu o passe para Ramires marcar o gol dele no jogo e com este tento, o Chelsea venceu os Red Devils – Manchester United – por 5-4 e se classificou para as quartas-de-finais da EFL Cup (Copa da Liga Inglesa).

Em 17/11/2012, em jogo da 12ª rodada da Premier League, o camisa 17 voltou a marcar um gol pelo Campeonato Inglês depois de ficar sem marcar gols por 4 rodadas, no entanto, mesmo com o gol dele nesta partida, o Chelsea perdeu por 2-1 para o West Bromwich.

Após marcar este tento diante dos Baggies – West Bromwich -, Hazard só voltou a marcar um gol pelo seu novo clube em 19/12/2012, em confronto válido pelas quartas-de-finais da Copa da Liga Inglesa diante do Leeds, ao qual os Blues golearam os “Whites” – Leeds – por 5-1. Além de marcar um dos 5 tentos do Chelsea nesta partida, ele deu o passe para o centroavante espanhol Fernando Torres marcar o gol dele neste jogo. Quatro dias depois, em jogo da 18ª rodada da Premier League, o belga marcou um dos gols na goleada por 8-0 sobre o Aston Villa no Stamford Bridge.

Em 12 de janeiro de 2013, em jogo da 22ª rodada da Premier League, o camisa 17 marcou um dos gols na goleada por 4-0 sobre o Stoke City fora de casa, convém lembrar que os Blues infligiram a 1ª derrota dos “Potters” – Stoke City – nesta temporada no Bet365 Stadium, estádio dos Potters. No jogo seguinte da Premier League, ele marcou o segundo gol do Chelsea no empate em 2-2 com o Southampton em pleno Stamford Bridge.

Em 23/01/2013, no segundo jogo da semifinal da Copa da Liga Inglesa, Hazard foi expulso aos 35 minutos da segunda etapa no empate em 0-0 com o Swansea por um comportamento antidesportivo; ele chutou uma bola em um jogador da equipe adversária quando este estava deitado no gramado. Por ter perdido o primeiro confronto por 2-0 em pleno Stamford Bridge, os Blues foram eliminados da EFL Cup. Quanto ao belga, ele pegou uma suspensão de 3 jogos.

Em 09/02/2013, o camisa 17 fez o seu primeiro jogo após a suspensão em partida válida pela 26ª rodada da Premier League e que retorno, pois além de marcar um dos gols na goleada por 4-1 sobre o Wigan, ele também deu o passe para o gol de Frank Lampard nesta partida.

Em 21/02/2013, no segundo jogo da fase intermediária da UEFA Europa League, Hazard saiu do banco aos 23 minutos da segunda etapa para substituir Oscar e também para marcar um gol no final do jogo que salvou o Chelsea da derrota para o Sparta Praga da República Tcheca em pleno Stamford Bridge, em outras palavras, os ingleses e os tchecos ficaram no empate em 1-1. Por ter vencido o primeiro confronto lá na República Tcheca por 1-0, os Blues se classificaram para às oitavas-de-finais deste torneio.

Em 10/03/2013, em partida válida pelas quartas de final da Copa da Inglaterra, Hazard saiu do banco aos 7 minutos da segunda etapa no lugar de Victor Moses, quando ele entrou na partida o Manchester United estava vencendo o Chelsea por 2-0 e 7 minutos depois de entrar no jogo, ele marcou o gol que diminui a vantagem dos Red Devils na partida e pouco tempo depois, Ramires empatou o jogo e com isso, as duas equipes teriam de jogar mais uma vez. Posteriormente, o Chelsea venceu o “replay” – segundo jogo – por 1-0.

Uma semana após o empate em 2-2 com os Red Devils na FA Cup (Copa da Inglaterra), desta vez, em jogo da 30ª rodada da Premier League (em 17/03/2013), o camisa 17 foi o principal destaque na vitória por 2-0 sobre o West Ham ao marcar um dos 2 gols dos Blues neste jogo e além disso, ele proveu assistência para Frank Lampard marcar o seu gol de número 200 pelo Chelsea. Como consequência, ele foi nomeado “The man of the match” (o jogador da partida).

Em 21/04/2013, em jogo da 34ª rodada da Premier League, Hazard marcou o seu último tento na Premier League 2012-13 ao converter uma cobrança de pênalti no empate em 2-2 com o Liverpool no Anfield Road, estádio dos Reds (Liverpool).

Em 11/05/2013, em jogo da penúltima (37ª) rodada da Premier League, o belga deu passes para Frank Lampard marcar um doblete na vitória por 2-1 sobre o Aston Villa em pleno Villa Park e com estes 2 gols nesta partida, Lampard chegou ao seu gol de número 203 com a camisa dos Blues e com isso, ele ultrapassou Bobby Tambling e se tornou o jogador com mais gols na história do Chelsea. No entanto, neste mesmo jogo, Hazard sofreu uma lesão e por este motivo, não pôde jogar a final da UEFA Europa League 2012-13 diante do Benfica de Portugal, ao qual os Blues venceram por 2-1.

Eden Hazard terminou a sua 1ª temporada no Chelsea com 13 gols marcados em 62 jogos disputados e além disso, ao lado de Santi Cazorla do Arsenal, ele foi o jogador que mais proveu assistências na Premier League 2012-13, ficando atrás apenas de seu companheiro de clube, o meio-campo espanhol Juan Mata. Quanto ao clube londrino, terminou a Premier League na 3ª colocação e com isso, iria disputar a fase de grupos da UEFA Champions League 2013-14.

  • Números de Eden Hazard na sua 1ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
 62 *13  24  3 1 4523

* 13 gols dos quais 9 foram pela Premier League, 2 pela Copa da Liga Inglesa, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Inglaterra

2013-14

Um dos primeiros jogos do Chelsea na temporada 2013-14 foi contra o Bayern de Munique da Alemanha na disputa pelo título da Supercopa da UEFA – decisão entre o campeão da Liga dos Campeões e o campeão da Liga Europa -, onde Hazard teve um grande desempenho no empate em 2-2 com a equipe alemã, pois marcou o segundo gol dos Blues na prorrogação, no entanto com a persistência do empate, os 2 clubes tiveram de decidir o título na disputa por pênaltis e os alemães levaram a melhor e venceram esta disputa por 5-4.

Em 6 de outubro de 2013, em jogo da 7ª rodada da Premier League, o belga marcou o seu primeiro gol neste campeonato na vitória por 3-1 sobre o Norwich City no Carrow Road, estádio da equipe adversária. Na rodada seguinte do Campeonato Inglês, ele marcou 2 gols na goleada por 4-1 sobre o Cardiff e além disso, deu o passe para Samuel Eto’o marcar o gol dele neste jogo.

Em 22/10/2013, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o camisa 17 marcou um dos gols na vitória por 3-0 sobre o Schalke 04 em Gelsenkirchen na Alemanha. Ainda pelo mês de outubro, Eden Hazard foi incluído na lista de 23 jogadores para o prestigiado prêmio FIFA Ballon d’Or, concedida ao jogador que é eleito o melhor jogador de futebol do ano.

Em 09/11/2013, em jogo da 11ª rodada da Premier League, o belga evitou a derrota dos Blues ao converter um pênalti no último minuto de jogo e com isso, os Blues empataram com o West Bromwich em 2-2 e além disso, ele também deu o passe para Eto’o marcar o gol dele nesta partida.

Em 04/12/2013, em jogo da 14ª rodada do Campeonato Inglês, Hazard marcou um doblete na vitória por 4-3 sobre o Sunderland no Stadium of Light, estádio da equipe adversária.

Em 26/12/2013, em mais um jogo da Premier League (18ª rodada), o camisa 17 marcou o único gol da vitória do Chelsea sobre o Swansea. Três dias depois, na rodada seguinte da Premier League, Hazard marcou um dos tentos do triunfo dos Blues por 2-1 sobre o Liverpool.

Em 11 de janeiro de 2014, em jogo da 21ª rodada da Premier League, Hazard marcou um dos gols da vitória por 2-0 sobre o Hull City fora de casa. O seu primeiro gol após a virada do ano e o seu 11º tento na temporada 2013-14.

Em 03/02/2014, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Inglês, mesmo não marcando o gol do triunfo sobre o Manchester City, José Mourinho foi só elogios a Hazard e o treinador português deu a seguinte declaração após o jogo: “Eu continuo dizendo que ele tem que melhorar. Ele precisa ter os pés no chão. Ronaldo e Messi são Ronaldo e Messi. Eden Hazard é provavelmente o melhor jogador jovem do mundo com pernas para ir lá, mas temos de dar tempo para ele”.

Cinco dias após o triunfo sobre o Manchester City no Etihad Stadium (08/02/2014), em mais um jogo válido pela Premier League, Hazard marcou o seu primeiro hat-trick pelos Blues na vitória por 3-0 sobre o Newcastle.

Em 02/04/2014, no primeiro confronto das quartas de final da UEFA Champions League diante do Paris Saint-Germain, o camisa 17 marcou o seu último tento nesta temporada, um jogo no qual os ingleses perderam para os franceses por 3-1, mas vale ressaltar que este gol de Hazard foi de suma importância para o Chelsea porque no segundo confronto entre as duas equipes, o clube londrino venceu por 2-0 e se classificou para a fase seguinte da Liga dos Campeões 2013-14. Posteriormente, os Blues foram eliminados pelo Atlético de Madrid da Espanha nas semifinais.

Em 27/04/2014, Hazard ganhou o prêmio de Jovem Jogador do Ano da PFA, mas ele foi apenas o segundo colocado nesta disputa, pois quem levou este prêmio foi Luis Suárez, centroavante do Liverpool. Em maio de 2014, Eden Hazard foi eleito o Jogador do Ano do Chelsea em sua 2ª temporada no Stamford Bridge.

  • Números de Eden Hazard na sua 2ª Temporada no Chelsea
Veja Também!  Assistir Corinthians x Vitória Futebol AO VIVO – Campeonato Brasileiro Feminino
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
 49 *17  10  2 3943

* 17 gols dos quais 14 foram pela Premier League, 2 pela UEFA Champions League e 1 pela Supercopa da UEFA

2014-15

Com a saída de Juan Mata para o rival Manchester United em janeiro de 2014, a camisa de número 10 foi dada a Eden Hazard antes do início da temporada 2014-15.

Em 23 de agosto de 2014, em jogo da 2ª rodada da Premier League, o belga fez o seu primeiro gol nesta temporada no triunfo por 2-0 sobre o Leicester.

Depois de ter marcado um gol contra o Leicester, o novo camisa 10 dos Blues só voltou a marcar um tento em 05/10/2014, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Inglês ao converter um pênalti sofrido pelo brasileiro Ramires na vitória por 2-0 sobre o Arsenal. Além dos 3 pontos e da manutenção da liderança, o Chelsea não perde um jogo desde o começo desta temporada. Quanto ao Hazard, esta foi a 16ª vez em que ele bateu um pênalti e o converteu e com isso, ele se tornou o único jogador da Europa com 100% de aproveitamento em 16 penalidades.

Em 21/10/2014, em confronto válido pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o novo camisa 10 dos Blues marcou um doblete na goleada por 6-0 sobre o Maribor da Eslovênia. Convém lembrar que um dos 2 gols que marcou neste jogo foi em uma cobrança de pênalti.

Em 05/11/2014, diante do mesmo Maribor, mas jogando lá na Eslovênia, as duas equipes ficaram no empate em 1-1, mas vale ressaltar que aos 40 minutos da segunda etapa, Hazard teve a chance de marcar um gol e fazer com que os Blues saíssem de lá com mais 3 pontos, no entanto, este pênalti foi defendido por Jasmin Handanović.

Em 03/12/2014, em jogo da 14ª rodada da Premier League, o belga marcou um dos gols no triunfo dos Blues por 3-0 sobre o Tottenham. Com a conquista de mais 3 pontos, o Chelsea seguia invicto por no Campeonato Inglês e na temporada, no entanto, na rodada seguinte do campeonato, o Chelsea perdeu para o Newcastle por 2-1. Apesar da derrota, o clube londrino seguia absoluto na liderança da Premier League 2014-15, mas a invencibilidade dos Blues nesta temporada acabou com esta derrota.

Em 13/12/2014, em jogo da 16ª rodada da Premier League, Hazard marcou o seu 2º gol de cabeça em toda a sua carreira na vitória por 2-0 sobre o Hull City e além de ter marcado um tento neste jogo, ele deu o passe para o centroavante Diego Costa marcar o gol dele neste jogo. Este gol foi uma surpresa para muitos, inclusive para Mourinho que afirmou: “…fiquei surpreso, mas muito bom gol!”

No primeiro dia do ano de 2015 – 01/01/2015 – o Chelsea entrava em campo para enfrentar o Tottenham em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Inglês e mesmo com o camisa 10 marcando um dos gols do Chelsea neste jogo, os Blues perderam para os Spurs – Tottenham – por 5-3 e como na rodada anterior o Chelsea empatou com o Southampton em 1-1 no Stamford Bridge, os Blues perderam a liderança por pelo menos uma rodada para o Manchester City.

Em 12/02/2015, Eden Hazard assinou um novo contrato com o Chelsea por mais 5 anos e meio e logo depois de assinar, o belga disse: “Eu assinei um novo contrato e estou muito feliz porque estou jogando por um dos melhores clubes do mundo”.

Em 01/03/2015, o camisa 10 jogou os 90 minutos da final da Copa da Liga Inglesa 2014-15 e o Chelsea venceu o Tottenham por 2-0 e com isso, pela 5ª vez, os Blues se sagravam campeões da EFL Cup. Três dias após a conquista deste título, o Chelsea já entrava em campo novamente para enfrentar o West Ham em jogo da 28ª rodada da Premier League e Hazard marcou o único gol da vitória dos Blues nesta partida.

Em 18/04/2015, em jogo da 33ª rodada da Premier League, o belga foi o principal destaque na vitória por 1-0 sobre o Manchester United porque marcou o gol do triunfo com um passe de calcanhar do Oscar (ex-Internacional e ex-São Paulo) e ele também foi eleito “the man of the match”. As atuações do camisa 10 ao longo da temporada 2014-15 não passou desapercebida pelo técnico Mourinho que o elegeu como “um dos três melhores jogadores do mundo”.

Em 26/04/2015, Hazard foi reconhecido como o melhor jogador da temporada entre seus pares, ganhando o Jogador do Ano da PFA. Uma semana depois – em 03/05/2015 – ele o único tento da vitória do Chelsea sobre o Crystal Palace depois de ver o goleiro Julián Speroni defender o seu pênalti, mas como o arqueiro deu o rebote, o belga aproveitou e marcou o gol e com isso, depois da temporada 2009-10, os Blues enfim voltavam a ser campeões de uma edição da Premier League.

Após o fim da temporada, em 26/05/2015, Hazard foi eleito o Jogador do Ano do Chelsea pelo segundo ano consecutivo. Existem apenas 4 outros jogadores que conseguiram este feito; Juan Mata, Frank Lampard, Ray Wilkins e John Hollins.

  • Números de Eden Hazard na sua 3ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
 52 *19  13  3 4441

* 19 gols dos quais 14 foram pela Premier League, 3 pela UEFA Champions League e 2 pela Copa da Liga Inglesa

2015-16

De todas as temporadas atuando pelo Chelsea, pode-se dizer que esta foi a mais difícil para Eden Hazard porque na estreia dos Blues na fase de grupos da Liga dos Campeões em 16 de setembro de 2015, logo no início da partida ele teve a chance de abrir o placar, no entanto, ele perdeu o pênalti diante do Maccabi Tel-Aviv de Israel. Porém, mesmo com essa chance de gol perdida, o clube londrino goleou a equipe israelense por 4-0.

Em 27/10/2015, em confronto válido pela 4ª rodada da Copa da Liga Inglesa, o Chelsea e o Stoke City empataram em 1-1 no tempo regulamentar e o empate persistiu na prorrogação e em decorrência disso, as duas equipes tiveram de decidir a vaga para a fase seguinte nos pênaltis e todos os outros jogadores do Chelsea que bateram os seus pênaltis o converteram, mas a última penalidade foi batida por Hazard foi defendida pelo goleiro Jack Butland e com isso, os Blues perderam para os Potters por 5-4 nas penalidades e assim sendo, estavam eliminados da EFL Cup.

As coisas não estavam fáceis para o camisa 10, ele ficou sem marcar gols por 2.358 minutos, no total ele ficou 30 partidas sem marcar sequer 1 gol até que no dia 31 de janeiro de 2016 em uma partida válida pela 4ª rodada da Copa da Inglaterra, ele pôs um fim nesta seca ao converter um pênalti na goleada por 5-1 sobre o MK Dons. Ainda convém lembrar que este foi o gol de número 50 do belga com a camisa do Chelsea.

Em fevereiro de 2016, começaram a circular algumas especulações de que Hazard iria se transferir para o Paris Saint-Germain e o próprio jogador se manifestou a respeito disso quando ele disse que seria difícil dizer “não” ao clube parisiense, mas convém lembrar que ele tinha assinado um longo contrato com o clube londrino e apesar das críticas por causa desta declaração, em 21/02/2016, em jogo da 5ª rodada da FA Cup (Copa da Inglaterra), o camisa 10 marcou um dos gols na goleada por 5-1 sobre o Manchester City e além disso, ele proveu assistências para 2 gols neste jogo, para o gol de Diego Costa e de Willian. Após este gol e uma lesão no quadril, ele ficou por mais 2 meses sem marcar gols.

Em 23/04/2016, em jogo da 35ª rodada da Premier League, Hazard retornou aos gramados e marcou 2 gols na goleada dos Blues por 4-1 sobre o Bournemouth em pleno Vitality Stadium. Logo após o jogo, o técnico interino Guus Hiddink insistiu e conseguiu convencer Hazard a permanecer no Chelsea, pelo menos até a próxima temporada. Na rodada seguinte do Campeonato Inglês, depois de passar o primeiro tempo no banco, o belga entrou na partida no início do segundo tempo no lugar de Pedro e nos últimos minutos de jogo, ele marcou o gol que igualou o placar e consequentemente evitou a derrota do Chelsea ante o Tottenham no Stamford Bridge, as duas equipes empataram em 2-2 e com este tropeço dos Spurs, o Leicester foi o campeão da Premier League 2015-16.

Em 11/05/2016, em um jogo adiado da Premier League (jogo da 30ª rodada), Hazard marcou o seu último tento nesta temporada no empate em 1-1 com o Liverpool no Anfield Road.

  • Números de Eden Hazard na sua 4ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
 43 *6  8  2 3079

* 6 gols dos quais 4 foram pela Premier League e 2 pela Copa da Inglaterra

2016-17

Em 15 de agosto de 2016, na estreia do Chelsea na temporada 2016-17, jogo da 1ª rodada da Premier League, Hazard marcou o seu primeiro gol nesta temporada ao converter um pênalti na vitória dos Blues por 2-1 sobre o West Ham. Além disso, o belga alcançou um total de 81 toques durante todo o jogo e este desempenho lhe rendeu o prêmio “The Man of the Match” (o homem do jogo).

Em 27/08/2016, em jogo da 3ª rodada da Premier League, Hazard marcou um dos gols do triunfo por 3-0 sobre o Burnley e assim como na 1ª rodada do Campeonato Inglês, ele ganhou novamente o prêmio “Man of the Match”. Com o fim das votações para eleger o melhor jogador do mês de agosto em 5 de setembro, o belga recebeu o maior número de votos (41%) pelo prêmio de Jogador do Mês da Premier League, mas quem realmente foi eleito o Melhor Jogador do mês de agosto do campeonato foi Raheem Sterling do Manchester City, ele foi o escolhido por um painel da Premier League.

Em 15/10/2016, em jogo da 8ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 10 marcou um dos gols da vitória por 3-0 sobre o Leicester e ao final deste jogo, ele e o Diego Costa dedicaram os seus tentos deste jogo a mãe de Willian, cuja mãe havia morrido no início daquela semana.

Em 23/10/2016, em partida válida pela 9ª rodada da Premier League, Hazard marcou um dos gols na goleada por 4-0 sobre o time do seu ex-treinador (José Mourinho), o Manchester United. Ao marcar o seu 4º tento na Premier League 2016-17, ele acabará de igualar o mesmo número de gols que marcou no Campeonato Inglês da temporada anterior. Três dias após o confronto contra os Red Devils, o camisa 10 dos Blues teve outra grande atuação ao marcar o primeiro gol do Chelsea na partida aos 6 minutos da primeira etapa e deu o passe para Diego Costa marcar o segundo gol do clube londrino no triunfo por 2-0 sobre o Southampton. Esta foi a primeira vez que ele marcou gols em 3 jogos consecutivos da Premier League.

Em 05/11/2016, em jogo da 11ª rodada da Premier League, o belga foi o principal destaque na goleada por 5-0 sobre o Everton ao marcar um doblete nesta partida e como consequência, ele foi eleito “The Man of the Match”. Duas semanas depois após este jogo – 18/05/2016 -, Eden Hazard foi eleito o melhor jogador do mês de outubro da Premier League.

Em 26/12/2016, em jogo da 18ª rodada do Campeonato Inglês, Hazard converteu um pênalti na vitória por 3-0 sobre o Bournemouth e com a conquistas de mais 3 pontos, este era o 12º triunfo consecutivo na Premier League e além disso, o belga chegava a uma marca com este tento, pois este gol foi o seu 50º gol pela Premier League e com isso, ele se tornou o 6º jogador do clube a conseguir este feito.

Em 5 de abril de 2017, em jogo da 31ª rodada da Premier League, o camisa 10 do Chelsea marcou os 2 gols do triunfo por 2-1 sobre o Manchester City no Stamford Bridge. Na rodada seguinte do campeonato, ele marcou um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Bournemouth no Vitality Stadium.

Em 20/04/2017, Hazard foi escolhido pela PFA Team of the Year – Seleção do Ano da Premier League – pela 4ª vez em suas cinco temporadas no Chelsea. Dois dias após ser um dos escolhidos a integrar o “time da temporada 2016-17 do Campeonato Inglês”, o belga saiu do banco aos 16 minutos do segundo tempo para marcar um dos gols do triunfo por 4-2 sobre o Tottenham na semifinal da Copa da Inglaterra e além de ter feito um gol nesta partida, ele deu o passe para Matic marcar o gol dele neste jogo.

Em 21/05/2017, em partida válida pela última rodada da Premier League, o camisa 10 marcou o seu último tento nesta temporada na goleada por 5-1 sobre o Sunderland. Em suma, Hazard teve um desempenho melhor nesta temporada e o Chelsea foi o campeão da Premier League 2016-17 e como recompensa, os comandados de Antonio Conte estavam classificados para a fase de grupos da UEFA Champions League 2017-18.

  • Números de Eden Hazard na sua 5ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
 43 *17  7  3 3373

* 17 gols dos quais 16 foram pela Premier League e 1 pela Copa da Inglaterra

2017-18

Antes do início desta temporada, Eden Hazard sofreu uma lesão em um dos treinamentos com a seleção de seu país. A recuperação para esta lesão era entre 6 e 8 semanas e em decorrência disso, ele perdeu toda a pré-temporada e as primeiras rodadas da Premier League.

Em 25 de agosto de 2017, Hazard jogou a sua primeira partida após se recuperar da lesão, jogando pela equipe sub-23 dos Blues por 75 minutos.

Em 18/10/2017, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o belga marcou os seus primeiros gols na temporada no empate em 3-3 com a Roma no Stamford Bridge, ao qual ele marcou 2 dos 3 gols do Chelsea neste jogo. Dez dias depois, desta vez em um jogo da Premier League, o camisa 10 marcou o único gol do triunfo sobre o Bournemouth. Vale ressaltar que este foi o primeiro tento de Hazard na Premier League 2017-18.

Em 18/11/2017, em jogo da 12ª rodada do Campeonato Inglês, o belga marcou o seu segundo doblete nesta temporada na goleada por 4-0 sobre o West Bromwich no “The Hawthorns”, estádio dos Baggies (West Bromwich).

Em 02/12/2017, em jogo da 15ª rodada da Premier League, o camisa 10 marcou o seu terceiro doblete nesta temporada na vitória dos Blues por 3-1 sobre o Newcastle.

Em 3 de janeiro de 2018, em jogo da 22ª rodada do Campeonato Inglês, Hazard converteu um pênalti no empate em 2-2 com o Arsenal no Emirates Stadium, estádio da equipe rival.

Em 20/01/2018, em partida válida pela 24ª rodada da Premier League, o belga marcou o seu quarto doblete nesta temporada na goleada por 4-0 sobre o Brighton em pleno Falmer Stadium, estádio do Brighton. Ainda convém lembrar que ao marcar 2 tentos neste jogo, Hazard chegou ao seu 100º gol da sua carreira como profissional.

Em 12/02/2018, em jogo da 27ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 10 marcou o seu quinto e último doblete nesta temporada no triunfo dos Blues por 3-0 sobre o West Bromwich no Stamford Bridge.

Em 14/04/2018, em partida válida pela 34ª rodada da Premier League, Hazard marcou o seu último tento na Premier League 2017-18 na vitória por 3-2 sobre o Southampton fora de casa.

Eden Hazard segurando o troféu da Copa da Inglaterra 2017-18

Na final da FA Cup – Copa da Inglaterra – em 19/05/2018, Hazard foi derrubado por Phil Jones na grande área e o árbitro da partida marcou o pênalti e o próprio camisa 10 bateu e fez o gol que deu o título da Copa da Inglaterra 2017-18 para os Blues. Pela 8ª na sua história, o Chelsea se sagrava campeão da FA Cup.

  • Números de Eden Hazard na sua 6ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
 52 *17  13  3 3084

* 17 gols dos quais 12 foram pela Premier League, 3 pela UEFA Champions League, 1 pela Copa da Inglaterra e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2018-19

Em 26 de agosto de 2018, em jogo da 3ª rodada da Premier League, Hazard marcou o seu primeiro gol nesta temporada ao converter uma penalidade na vitória por 2-1 sobre o Newcastle em pleno St. James’ Park.

Em 15/09/2018, em jogo da 5ª rodada do Campeonato Inglês, o belga marcou um hat-trick na goleada por 4-1 sobre o Cardiff.

Em 26/09/2018, em partida válida pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa, Hazard saiu do banco aos 11 minutos do segundo tempo e nos último minutos de jogo, marcou o gol da vitória dos Blues por 2-1 sobre o Liverpool no Anfield Road. Este foi o sexto gol dele em 7 partidas disputadas. Com este triunfo o clube londrino avançava para a fase seguinte desta competição.

Diante do mesmo Liverpool, mas desta vez em um confronto da 7ª rodada da Premier League, o camisa 10 marcou o gol do Chelsea no empate em 1-1 com os Reds no Stamford Bridge.

Em 16/12/2018, em jogo da 17ª rodada da Premier League, Hazard foi o principal destaque no triunfo por 2-1 sobre o Brighton ao marcar 1 gol e além disso, ele também deu o passe para Willian marcar o gol dele nesta partida. Três dias depois, desta vez em um confronto válido pelas quartas-de-finais da Copa da Liga Inglesa, o belga saiu do banco aos 16 minutos do segundo tempo no lugar de Ross Barkley para marcar o gol da vitória dos Blues sobre o Bournemouth.

Em 26/12/2018, em jogo da 19ª rodada da Premier League, o camisa 10 marcou um doblete em uma partida na qual o Chelsea venceu o Watford por 2-1 e não foi só isso, além de ter sido o destaque dos Blues neste triunfo, ele chegou a uma marca, pois o seu primeiro gol no jogo foi o seu tento de número 100 com a camisa dos Blues e o seu 150º gol da carreira.

Em 24 de janeiro de 2019, no segundo confronto da semifinal da Copa da Liga Inglesa contra o Tottenham, Hazard marcou um dos gols do triunfo dos Blues por 2-1 nessa partida. Como o Chelsea devolveu o placar do primeiro confronto, as duas equipes tiveram de decidir a vaga para a final nos pênaltis e os Blues levaram a melhor e venceram por 4-2 e com isso, se classificaram para a final dessa edição da Copa da Liga Inglesa. Posteriormente, Chelsea e Manchester City decidiram o título e após 120 minutos de um empate em 0-0, os Cityzens levaram a melhor nas penalidades e venceram por 4-3.

Em 02/02/2019, em jogo da 25ª rodada da Premier League, o belga marcou o seu 3º doblete nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Huddersfield Town.

Em 08/04/2019, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 10 dos Blues marcou o seu 4º e último doblete nessa temporada e assim sendo, os Blues venceram o West Ham por 2-0.

Em 09/05/2019, no segundo confronto da semifinal da UEFA Europa League contra o Eintracht Frankfurt no Stamford Bridge, Hazard foi um dos destaques da partida ao prover a assistência para o gol de Ruben Loftus-Cheek no empate em 1-1 com a equipe alemã no tempo regulamentar e com a persistência do empate na prorrogação, as duas equipes tiveram de definir o finalista desse torneio nos pênaltis e quis o destino que o belga fosse o último a bater o pênalti dos Blues e ele converteu a sua penalidade e com isso, os Blues derrotaram o Eintracht Frankfurt por 4-3 na disputa por pênaltis e assim sendo, se classificou para a final da UEFA Europa League 2018-19.

Posteriormente, o Chelsea venceu o Arsenal por 4-1 na final da UEFA Europa League 2018-19 no Azerbaijão e com isso, se sagrou campeão desse torneio pela 2ª vez na sua história. A trajetória dos Blues rumo a conquista desse título foi assim> na fase de grupos, o Chelsea jogou contra o Fehérvár da Hungria, PAOK da Grécia e BATE Borisov de Belarus e após 6 rodadas, o time inglês conseguiu somar 16 pontos – 5 vitórias e 1 empate – e com uma campanha quase perfeita, se classificou para a fase de mata-mata desse torneio.

Na fase de 16 avos, o Chelsea enfrentou o Malmö da Suécia e com um placar agregado de 5-1 – vitórias por 2-1 e 3-0 respectivamente – se classificou para a fase seguinte.

Nas oitavas de final, os Blues enfrentaram o Dínamo de Kiev da Ucrânia e com um placar agregado de 8-0 – vitórias por 3-0 e 5-0 respectivamente – seguiu adiante nessa competição.

Nas quartas de final, o Chelsea enfrentou o Slavia Praga da República Checa e diferentemente dos 2 confrontos anteriores, dessa vez a equipe inglesa não encontrou facilidade, mas conseguiu passar com um placar agregado de 5-3; vitórias por 1-0 e 4-3 respectivamente.

Na semifinal, os Blues enfrentaram o Eintracht Frankfurt da Alemanha e após 2 empates em 1-1, as duas equipes decidiram a vaga para a final nos pênaltis e o time inglês levou a melhor e venceu essa disputa por 4-3.

Em 29/05/2019, o Estádio Nacional de Baku no Azerbaijão foi o palco de uma final inglesa (entre Arsenal e Chelsea) e com uma grande atuação de Hazard que marcou 2 gols na goleada por 4-1 sobre os Gunners e que também proveu assistência para o gol de Pedro, o Chelsea se sagrou campeão da UEFA Europa League 2018-19. Após a partida, o belga deu indícios de que essa era a sua última partida com a camisa dos Blues.

Veja Também!  Como assistir Real Betis x Real Madrid Futebol AO VIVO – Campeonato Espanhol

 

Eden Hazard segurando o troféu da UEFA Europa League 2018-19

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos Blues, Eden Hazard disputou 52 jogos, fez 21 gols – 16 tentos só pela Premier League o que fez dele o 8º maior goleador do campeonato – e proveu 15 assistências; o belga foi o líder em assistências da Premier League 2018-19. Quanto ao Chelsea, além de ter sido o campeão dessa edição da UEFA Europa League, foi o vice-campeão da Copa da Liga Inglesa, terminou o Campeonato Inglês em 3º lugar e foi eliminado nas oitavas-de-finais da Copa da Inglaterra.

  • Números de Eden Hazard na sua 7ª e última Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
 52 *21  17  2 3878

* 21 gols dos quais 16 foram pela Premier League, 3 pela Copa da Liga Inglesa e 2 pela UEFA Europa League

Títulos que conquistou no Chelsea

  • UEFA Europa League 2012-13 e 2018-19
  • Premier League 2014-15 e 2016-17
  • Copa da Inglaterra 2017-18
  • Copa da Liga Inglesa 2014-15
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Eden Hazard marcou com a camisa do Chelsea
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 5 meses atrás por DaniStudio 10 HD – House Of Goals

 

Real Madrid

Real Madrid

2019-20

Em 7 de junho de 2019, o Real Madrid da Espanha anunciou em seu site oficial que a contratação de Eden Hazard estava oficializada para a temporada 2019-20 e assim sendo, o belga assinou com o time espanhol até 30/06/2024 por uma taxa inicialmente relatada de aproximadamente 100 milhões de euros (cerca de 454 milhões de reais), mas vale ressaltar que essa taxa pode chegar a 146,1 milhões de euros devido a taxas adicionais.

Eden Hazard sendo apresentado como o mais novo reforço do Real Madrid

Em 13/06/2019, Hazard foi formalmente apresentado como o mais novo reforço dos “Blancos” – Real Madrid – para pouco mais de 50 mil fãs no estádio Santiago Bernabéu. Hazard se tornou o jogador mais caro do Real Madrid depois de Gareth Bale, que assinou um contrato de 101 milhões de euros em 2013. Ainda convém lembrar que se algumas das variáveis for atingidas, o belga se tornará o jogador mais caro da história do Real Madrid. Hazard foi apresentado no Bernabéu sem número na camisa, como Luka Jović no dia anterior. Depois de usar a camisa de número 10 no Chelsea e na seleção da Bélgica há vários anos, admitiu em sua conferência de imprensa que havia pedido a Luka Modrić o número da camisa no Real Madrid, mas o croata não a cedeu.

Quase dois meses depois da apresentação de Eden Hazard, o Real Madrid confirmou em seu site que o belga usaria a lendária camisa de número 7, número usado por lendas do clube: Cristiano Ronaldo, Raúl González e Emilio Butragueño.

Ao assinar com os merengues (Real Madrid), Hazard deu a seguinte declaração para a mídia: “Eu sonhei com isso desde pequeno, sempre apoiei o Real Madrid. Depois fui para a França e a Inglaterra e usar essa camisa agora é uma verdadeira honra.” Ele também descreveu Zidane como um fator determinante em sua mudança para o Real Madrid, porque ele sempre foi um admirador dele.

Em 14/09/2019, em jogo da 4ª rodada da La Liga (Campeonato Espanhol), Zidane promoveu a estreia de Hazard ao colocá-lo em campo aos 15 minutos do segundo tempo no lugar de Casemiro. Quanto ao resultado do jogo, vitória dos merengues por 3-2 sobre o Levante. Três dias depois em mais uma partida válida pela La Liga, dessa vez Zidane promoveu a estreia do novo camisa 7 entre os titulares e mesmo sem gol ou assistência dele, o Real Madrid venceu o Sevilla em pleno Ramón Sánchez Pizjuan – estádio do Sevilla – por 1-0.

Em 05/10/2019, em jogo da 8ª rodada da La Liga, Hazard marcou o seu primeiro e único tento até aqui pelo seu novo clube na vitória por 4-2 sobre o Granada e além do gol marcado, deu o passe para o gol de Modrić.

Devido à uma lesão no pé direito, Hazard está fora de ação e em decorrência disso, até aqui jogou apenas 13 partidas, fez 1 gol e proveu 4 assistências.

  • Números de Eden Hazard na sua 1ª e atual Temporada no Real Madrid
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
 13 *1  4  1 **984

* Gol válido pela La Liga

** esta temporada está em andamento

 

Números de Eden Hazard na Seleção Belga

 

Bélgica

Seleções / BÉLGICA

Seleções de Base

Eden Hazard jogou pelas seleções sub-15, sub-16, sub-17 e sub-19 da Bélgica. Ele era constantemente convocado para jogar pela seleção sub-17 e não foi por acaso que ele jogou 17 partidas nesta categoria. Pela seleção sub-17 ele marcou 2 gols e as atuações dele no Campeonato Europeu sub-17 de 2007 e a joia da base do Lille impressionou a mídia e os treinadores da Bélgica e isso lhe rendeu uma comparação com a lenda Enzo Scifo, um meio-campo que além de atuar pela seleção belga, também jogou por times como Anderletch, Auxerre e Monaco.

Pela seleção sub-19, ele jogou 11 partidas e atuando por esta categoria ele marcou 6 gols e proveu duas assistências.

Seleção Principal

Em 18 de novembro de 2008, o garoto de 17 anos de idade, mas que já atuava pela seleção sub-19 da Bélgica – Eden Hazard – foi convocado pelo técnico René Vandereycken para o amistoso contra a seleção de Luxemburgo, mas convém lembrar que antes de fazer a sua estreia pela seleção da Bélgica, ele foi cortejado por oficiais da Federação Francesa de Futebol que procuraram o jogador e tentaram convencê-lo a jogar pela seleção da França, pois ele era elegível para obter a cidadania francesa por morar no país a algum tempo.

Hazard não aceitou esta oferta e deu a seguinte declaração sobre isso: “Por causa da minha presença na França por sete anos, eu me sinto 99% belga e 1% francês, mas a ideia da cidadania francesa nunca passou pela minha cabeça”.

Assim sendo, em 19/11/2008, ele fez a sua estreia pela seleção belga no amistoso contra a seleção de Luxemburgo aos 22 minutos do segundo tempo, quando entrou no lugar de Wesley Sonck, mas o panorama do jogo não mudou e os belgas e os luxemburgueses ficaram no empate em 1-1. Na sua estreia pela seleção principal da Bélgica, Hazard se tornou o 8º jogador mais jovem na história do futebol belga a estrear pela seleção, com 17 anos e 316 dias.

Em 12 de agosto de 2009, depois de jogar 3 vezes consecutivas substituindo algum jogador, o técnico Franky Vercauteren deu uma oportunidade a joia do Lille e o escalou entre os titulares em um amistoso contra a República Tcheca e ele deu o passe para o zagueiro Jan Vertonghen marcar o único gol dos “Diabos Vermelhos” – Bélgica – no jogo contra a seleção tcheca e mesmo com a vantagem no placar, posteriormente a República Tcheca virou o jogo e venceu a Bélgica por 3-1.

Após a demissão de Vercauteren, quem assumiu o comando da seleção belga foi o técnico Dick Advocaat. Sob o comando de Advocaat, Hazard tornou-se titular na equipe e, em 14/11/2009, ele jogou uma partida completa – por 90 minutos – pela primeira vez na sua carreira em um amistoso contra a Hungria, ao qual ele proveu assistências para os gol de Marouane Fellaini e de Thomas Vermaelen.

Com a saída de Advocaat em maio de 2010, quem assume o comando da Bélgica é Georges Leekens e após jogar as 3 primeiras partidas sob o novo comando como titular, Leekens o colocou no banco e justificou isso dizendo que escala o time de acordo com o desempenho dos atletas nas suas respectivas ligas nacionais e naquele momento, Hazard estava passando por um período ruim no Lille. Depois de jogar duas partidas como substituto – contra a Turquia e a Áustria nas Eliminatórias para a Euro 2012 -, em 17 de novembro de 2010, em um amistoso contra a Rússia, Hazard voltou a ser titular e foi um dos destaques na vitória por 2-0 sobre os russos ao dar o passe para Romelu Lukaku fazer o primeiro gol do jogo.

Em 7 de outubro de 2011, quase 3 anos após a estreia de Hazard pela seleção principal da Bélgica, a joia do Lille marcou o seu primeiro gol com a camisa da seleção belga na goleada por 4-1 sobre o Cazaquistão. Esta vitória colocou a Bélgica na segunda posição do grupo na fase de qualificação para o UEFA EURO 2012, com a equipe precisando de uma vitória sobre a Alemanha em 11 de outubro para garantir um lugar nos playoffs. No jogo contra a Alemanha, Hazard jogou a partida toda, mas mesmo com ele em campo, a Bélgica não conseguiu conquistar um lugar no Campeonato Europeu, perdendo por 3-1 para os alemães em Düsseldorf.

Copa do Mundo FIFA de 2014

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014, Hazard jogou 10 dos 9 jogos e marcou 2 gols nas 9 partidas, na vitória por 2-0 sobre a Macedônia fora de casa e na vitória por 1-0 sobre a mesma seleção no estádio Rei Balduíno em Bruxelas, capital da Bélgica.

Em 13 de maio de 2014, Eden Hazard foi um dos convocados para a disputa da Copa do Mundo FIFA 2014 que realizar-se-ia no Brasil e na estreia dos “Diabos Vermelhos” nesta Copa do Mundo diante da seleção da Argélia, Hazard deu o passe para o gol de Dries Mertens, o gol da vitória por 2-1 sobre os argelinos em Belo Horizonte. No jogo da 2ª rodada da fase de grupos desta Copa do Mundo, o camisa 10 da seleção belga – Eden Hazard – deu o passe para Divock Origi marcar o único gol da vitória sobre a seleção da Rússia. Com este resultado, a Bélgica estava classificada para a fase de mata-mata da Copa do Mundo FIFA de 2014. No último jogo da fase de grupos, a seleção belga venceu a Coreia do Sul por 1-0.

A seleção adversária da Bélgica nas oitavas de final era a seleção dos Estados Unidos e após um empate em 0-0 no tempo regulamentar, os belgas venceram os norte-americanos por 2-1 na prorrogação. No entanto, nas quartas de final, a Bélgica perdeu por 1-0 para a Argentina e com isso, os “Diabos Vermelhos” estavam eliminados da Copa do Mundo FIFA de 2014.

  • Desempenho de Eden Hazard na Copa do Mundo FIFA de 2014
Pd Gm A CA CV Mj
 5  2  1 368

Euro 2016

Em 7 de junho de 2015, pela primeira vez na sua carreira, Hazard foi o capitão da seleção da Bélgica em um amistoso devido a suspensão do capitão e zagueiro Vincent Kompany e quis o destino que isso fosse em um jogo contra a França no Stade de France. O camisa 10 da Bélgica marcou um dos tentos da seleção belga neste jogo, porém não foi o suficiente, pois os franceses venceram os belgas por 4-3.

Em 10/10/2015, no penúltimo jogo da Bélgica nas Eliminatórias da Euro 2016, pela 3ª partida consecutiva – marcou gols na vitória por 3-1 sobre a Bósnia e Herzegovina e também o único gol da vitória sobre o Chipre – ele marcou 1 tento na goleada por 4-1 sobre a Andorra e poderia ter feito mais um se ele não tivesse errado uma cobrança de pênalti aos 33 minutos da segunda etapa, mas o que vale é que a Bélgica voltou a disputar uma Eurocopa pela primeira vez desde que co-sediou a UEFA Euro 2000.

Em 13 de junho de 2016, a Bélgica fez a sua estreia pela Euro 2016 – realizada na França -, mas esta foi uma estreia para se esquecer, pois os “Diabos Vermelhos” perderam para a seleção da Itália por 2-0. Na 2ª rodada da fase de grupos da Eurocopa, ele deu o passe para o centroavante Romelu Lukaku fazer um dos seus 2 gols na vitória por 3-0 sobre a Irlanda. No último jogo da fase de grupos da Euro 2016, ele deu o passe para Radja Nainggolan fazer o único tento da vitória sobre a Suécia e com a conquista de mais 3 pontos, a seleção belga estava classificada para a fase de mata-mata da Euro 2016.

Devido à ausência do zagueiro Kompany, Hazard foi o escolhido para ser o capitão da Bélgica para as finais da UEFA Euro 2016. Nas oitavas-de-finais desta Eurocopa, ele marcou um dos gols na goleada por 4-0 sobre a Hungria e além disso, ele deu o passe para o atacante Michy Batshuayi fazer o gol dele neste jogo.

Nas quartas de final, a Bélgica enfrentou o País de Gales e logo aos 13 minutos da primeira etapa, Hazard deu o passe para Radja Nainggolan marcar o seu gol e com isso, a seleção belga começou o jogo vencendo os galeses, no entanto, os belgas levaram a virada e perderam esta partida pelo placar de 3-1 e como consequência, a Bélgica estava eliminada da Euro 2016 e pouco tempo depois desta eliminação, o técnico Marc Wilmots foi demitido do cargo de treinador da seleção da Bélgica.

  • Desempenho de Eden Hazard na Euro 2016
Pd Gm A CA CV Mj
 5 1  4  0 441

Copa do Mundo FIFA de 2018

Com a saída de Marc Wilmots, quem assume o comando da seleção da Bélgica é o técnico Roberto Martínez e o novo treinador decidiu que Eden Hazard seria o capitão daquele instante em diante. A seleção belga não encontrou dificuldades em se classificar para a Copa do Mundo FIFA de 2018 que realizar-se-ia na Rússia, pois terminaram as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na liderança – com 28 pontos – e 9 pontos a frente da seleção que terminou na 2ª colocação, a Grécia (19 pontos). No quesito gols nas Eliminatórias, o novo capitão da Bélgica – Hazard – marcou 6 gols e assim sendo, ele só ficou atrás do centroavante Romelu Lukaku que marcou 11 gols.

Em 18 de junho de 2018, a Bélgica fez a sua estreia na Copa do Mundo FIFA de 2018 diante do Panamá e os belgas levaram a melhor e venceram os panamenhos por 3-0. Apesar de não ter feito um dos 3 gols neste jogo, Hazard deu o passe para Lukaku marcar um dos seus 2 gols neste jogo. Na rodada seguinte, o camisa 10 marcou um doblete na goleada por 5-2 sobre a Tunísia. Convém lembrar que um dos gols de Hazard diante da Tunísia foi de pênalti e ele o marcou aos 6 minutos do primeiro tempo e com isso, ele se tornou o jogador que marcou o 2º gol mais rápido da seleção belga na história das Copas do Mundo. Na última partida da Bélgica na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2018, o técnico Roberto Martínez optou por poupá-lo e mesmo sem ele e outros jogadores, a Bélgica venceu a Inglaterra por 1-0 e terminou esta fase na liderança do grupo H.

O adversário da Bélgica nas oitavas de final era o Japão e depois de levar 2 gols logo no início da segunda etapa, Roberto Martínez fez duas alterações e a tática funcionou, pois um dos substitutos (Marouane Fellaini) marcou um dos gols da vitória por 3-2 sobre os japoneses e o jogador que proveu a assistência para o gol de Fellaini neste jogo foi Eden Hazard. Com esta virada, a Bélgica se tornou a primeira equipe em 52 anos a reverter uma desvantagem de 2-0 no placar para vencer uma partida eliminatória na Copa do Mundo.

Nas quartas de final, a Bélgica enfrentou o Brasil e além de vencer por 2-1, neste jogo Hazard estabeleceu um recorde da Copa do Mundo para dribles completados em qualquer jogo de Copa do Mundo desde 1966, com uma taxa de sucesso de 100% em 10 dribles.

Hazard celebrando o gol que marcou no triunfo por 2-0 sobre a Inglaterra

Na semifinal, um jogo apertado, a Bélgica foi derrotada por 1-0 pela França com um gol de cabeça do zagueiro Samuel Umtiti.

Na disputa do 3º lugar diante da seleção da Inglaterra, Hazard marcou um dos gols na vitória da Bélgica por 2-0 sobre os ingleses e com isso, a Bélgica fez a sua melhor campanha da história em Copas do Mundo.

No final da Copa do Mundo de 2018, em 15 de julho, o Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (TSG) selecionou Eden Hazard como o 2º melhor jogador do torneio, concedendo-lhe a Bola de Prata. Além de seus dribles, ele marcou 3 gols e proveu duas assistências no total.

  • Desempenho de Eden Hazard na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj
 6 3  2  1 540

Liga das Nações da UEFA A

Com uma campanha de sucesso na última Copa do Mundo, a Federação Belga de Futebol manteve o técnico Roberto Martínez no cargo de treinador da seleção da Bélgica e Hazard continua como o capitão da equipe e na estreia da Bélgica na Liga das Nações da UEFA, ele marcou um dos gols na vitória por 3-0 sobre a Islândia.

Apesar da estreia com vitória, a Bélgica perdeu a vaga para a fase de mata-mata desse torneio na última rodada, quando só precisava empatar com a Suíça e acabou perdendo por 5-2.

  • Desempenho de Eden Hazard na Liga das Nações da UEFA 2018-19
Pd Gm A CA CV Mj
 4 1  0  0 344

Eliminatórias da Euro 2020

Logo na estreia da Bélgica nas Eliminatórias da Eurocopa de 2020 em 21 de março de 2019, Eden Hazard marcou um doblete na vitória por 3-1 sobre a Rússia. Três dias depois, em partida válida pela 2ª rodada do grupo I, o camisa 10 da Bélgica chegou a marca de 100 partidas com a camisa da seleção belga e ele celebrou essa ocasião marcando o primeiro gol da vitória da Bélgica por 2-0 sobre o Chipre.

Em 16/11/2019, em partida válida pela penúltima (9ª) rodada das Eliminatórias, outra grande atuação do camisa 10 da Bélgica que fez 2 gols, culminou numa goleada por 4-1 sobre a Rússia e além do doblete, deu o passe para o gol de seu irmão nessa partida; Thorgan Hazard.

Ao término das Eliminatórias, a Bélgica fez uma campanha impecável na qual somou 30 pontos – 10 vitórias – em 10 rodadas e com isso, se classificou para a Euro 2020.

  • O vídeo abaixo mostra 30 dos 32 gols que Eden Hazard marcou com a camisa da seleção da Bélgica
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há 5 meses atrás por Goat Football

Total

Pd Gm A CA CV Mj
106 32 33 3 7627
Prêmios Individuais
  • Melhor jogador jovem da Ligue 1: 2008–09, 2009–10
  • Equipe ideal da Ligue 1: 2009–10, 2010–11, 2011–12
  • Melhor jogador da Ligue 1: 2010–11, 2011–12
  • Jogador do mês da Ligue 1: Março de 2010, Março de 2011, Março de 2012, Abril de 2012
  • Troféu Bravo: 2011
  • 58° Melhor Jogador do Ano de 2012 (The Guardian)
  • Líder de assistências da Premier League: 2013
  • Equipe do Ano PFA da Premier League: 2012–13, 2013–14, 2014–15, 2016–17
  • Jogador Jovem do Ano da PFA: 2014
  • Jogador do Ano do Chelsea: 2014, 2015, 2017
  • Melhor jogador da partida da Copa do Mundo de 2014: Bélgica 1–0 Rússia
  • Futebolista Inglês do Ano da PFA: 2014–15
  • Futebolista Inglês do Ano da FWA: 2014–15
  • 13° Melhor Jogador do Ano de 2015 (The Guardian)
  • Líder de assistências da Eurocopa: 2016
  • Jogador do Mês da Premier League: Outubro de 2016 e Outubro de 2018
  • 35° Melhor Jogador do Ano de 2016 (The Guardian)
  • 61° Melhor Jogador do Ano de 2016 (Marca)
  • Time do Ano da UEFA: 2017
  • Melhor jogador da partida da Copa do Mundo de 2018: Bélgica 5–2 Tunísia, Bélgica 3–2 Japão, Bélgica 2–0 Inglaterra
  • Bola de Prata da Copa do Mundo: 2018
  • Líder de assistências da Copa do Mundo: 2018
  • FIFA World XI: 2018 e 2019
  • Atleta Belga do Ano: 2018
  • Melhor jogador da final da Liga Europa da UEFA: 2019
  • Líder em assistências da Premier League 2018-19 (15 assistências)
  • Equipe Ideal da Liga Europa da UEFA: 2018–19

Considerações Finais

Com base em todos os dados e números analisados até aqui, pode-se concluir que Eden Hazard joga como meio-campo ou como meia-atacante e desde o início da sua carreira, ele já era visto como um jogador promissor. Sob o comando de Rudi Garcia no Lille, Hazard costumava ter um papel na formação 4-3-3 da equipe; ele trocava de flanco regularmente, porque ele podia usar os dois pés. Com as saídas de Gervinho e de Yohan Cabaye do Lille, Garcia colocou ele para jogar no setor de criação, em outras palavras, ele passou a jogar como um meio-campo central. Dois dos traços exemplares mais comuns de Hazard são o seu ritmo e a sua habilidade técnica.

No Chelsea, Hazard amadureceu como jogador e assim sendo, ele passou a jogar principalmente como um meio-campista esquerdo. A sua transformação em um dos melhores jogadores do mundo foi destacado na temporada 2014-15; durante esta temporada ele ganhou vários prêmios e recebeu elogios de especialistas e de muitos treinadores e dentre eles, o treinador José Mourinho que deu a seguinte declaração: “Ele já é um jogador de topo e a sua evolução tem sido fantástica. Ainda é muito jovem e pode tornar-se no melhor jogador do mundo”.

E para vocês? Eden Hazard é um dos melhores jogadores do mundo? Ele ainda será eleito o melhor jogador do mundo nos próximos anos?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui