Quando cita-se um dos melhores centroavantes do leste europeu da atualidade, o nome de  Dušan Tadić que atualmente joga pelo Ajax da Holanda e pela seleção da Sérvia, deve ser levado em conta.

Dušan Tadić nasceu em 20/11/1988 em Bačka Topola, na Sérvia. Antes de jogar no Ajax, Tadić já era conhecido no futebol holandês por ter jogado em duas equipes. Porém, por quais clubes ele atuou além do Ajax? Quais feitos o meio-campista sérvio obteve até aqui?

Juvenil

Antes de dar os seus primeiros passos no futebol convém falar sobre os pais de Tadić que moravam em uma fazenda na cidade de Bačka Topola, mas apesar de ter passado a sua infância numa fazenda, Tadić não pretendia ser agricultor e com isso, viu o futebol como uma válvula de escape e assim sendo, aprimorou as suas habilidades entre os jovens do clube de sua cidade natal, conhecido como AIK Bačka Topola. Ele teve uma agradável experiência de infância no clube e continuou sendo o melhor jogador da equipe em todas as faixas etárias.

Posteriormente, seguiu o seu sonho de se tornar jogador de futebol e assim sendo, em 2002 mudou-se para Novi Sad – cidade da província de Voivodina e além disso, também é a segunda cidade mais populosa da Sérvia depois de Belgrado – para integrar as categorias de base do Vojvodina.

 

A Carreira de Dušan Tadić em Números

 

Vojvodina

Categorias de Base

Como já foi dito acima, Dušan Tadić chegou às categorias de base do Vojvodina em 2002 e após passagens com destaques pelas categorias sub-17 e sub-19 da equipe de Novi Sad, em 2006 assinou o seu primeiro contrato como profissional e assim sendo, também já passou a jogar pela equipe principal do Vojvodina.

2006-07

Na sua primeira temporada como profissional, Tadić foi promovido a equipe principal do Vojvodina por Milovan Rajevac e assim sendo, disputou 23 dos 32 jogos da equipe de Novi Sad na Meridian SuperLiga – Campeonato Sérvio – e jogou mais 5 partidas pela Copa da Sérvia, uma competição na qual o Vojvodina chegou à final e foi derrotado por 2-0 pelo Estrela Vermelha de Belgrado. Além disso, marcou 4 gols na sua 1ª temporada como profissional do Vojvodina.

Quanto a campanha do clube no Campeonato Sérvio, terminou em 3º lugar, ficando atrás apenas do Estrela Vermelha que também foi o campeão dessa edição do campeonato e do Partizan e com isso, obteve vaga para a fase pré-eliminatória da Copa da UEFA 2007-08. Além disso, esta foi a última vez em que a Meridian SuperLiga teve um formato no qual após vinte e duas rodadas, as equipes eram divididas em 2 grupos de 6 cada onde um grupo disputava o título e o outro a permanência na 1ª divisão e com isso, as 12 equipes teriam de jogar por 3 vezes em um formato de liga convencional.

  • Números de Tadić na sua 1ª Temporada no Vojvodina
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2006-07
 28 *4  ?  ? ?

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 4 gols dos quais 3 foram pela Meridian SuperLiga e 1 pela Copa da Sérvia

2007-08

Por estar atuando pela seleção sub-19 da Sérvia, Tadić perdeu o primeiro jogo do Vojvodina nessa temporada em 19 de julho de 2007; jogo que valia classificação para a última fase pré-eliminatória da Copa da UEFA, mas mesmo sem o jovem meia de 18 anos, a equipe de Novi Sad venceu o Hibernians de Malta por 5-1. No confronto seguinte, com ele em campo, nova vitória da equipe sérvia por 2-0. Posteriormente, o Vojvodina enfrentou o Atlético de Madrid da Espanha e não resistiu e perdeu os 2 confrontos; por 3-0 e 2-1 respectivamente.

Após a vitória por 2-1 sobre o Mladost, Milovan Rajevac deixou o comando do Vojvodina e para o seu lugar, o clube resolveu apostar as suas fichas em Ivan Brzić. Na rodada seguinte, o novo treinador fez o que o seu antecessor já vinha fazendo, escalou Tadić como titular no jogo contra o Estrela Vermelha, ao qual as duas equipes empataram em 1-1.

Em 2 de abril de 2008, em jogo da 23ª rodada da Meridian SuperLiga, o jovem meia de 19 anos marcou os seus primeiros gols (2 tentos) nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Hajduk Kula.

Em 26/04/2008, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Sérvio, Tadić marcou o primeiro gol da vitória por 3-2 sobre o FK Bežanija. Nas 3 rodadas seguintes do campeonato, o jovem meia de 19 anos marcou 1 tento em cada partida; na goleada por 5-0 sobre o Borac Čačak, na vitória por 3-1 sobre o Čukarički fora de casa e por fim, no triunfo por 2-0 sobre o Mladost.

Em 17/05/2008, em jogo da penúltima rodada (32ª) da Meridian SuperLiga, Tadić marcou o seu último tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Banat Zrenjanin.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa do “Stara Dama” – Vojvodina -, Dušan Tadić disputou 32 jogos, fez 7 gols e proveu 3 assistências. Quanto ao Vojvodina, terminou em 3º lugar no Campeonato Sérvio, caiu na 1ª fase da Copa da Sérvia e foi eliminado na 2ª fase pré-eliminatória da Copa da UEFA. Vale ressaltar que esta foi a última temporada em que o Banco Meridian teve direitos de patrocínio à SuperLiga, pois os direitos do Campeonato Sérvio foram comprados pela Jelen – marca de cerveja – e com isso, a partir da temporada 2008-09, a liga passou a ser conhecida como Jelen SuperLiga.

  • Números de Tadić na sua 2ª Temporada no Vojvodina
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
 32 *7  3  4 **2210

* Gols válidos pela Meridian SuperLiga

**conta-se apenas os minutos jogados na fase pré-eliminatória da Copa da UEFA e da Meridian Super

2008-09

Após o término da temporada 2007-08, Ivan Brzić deixou o comando da equipe de Novi Sad e para o seu lugar, o clube resolveu apostar as suas fichas em Dragoljub Bekvalac e na estreia do novo técnico em 17 de julho de 2008, no primeiro confronto da 1ª fase pré-eliminatória da Copa da UEFA contra o AZAL do Azerbaijão, Tadić jogou como titular na vitória por 1-0 sobre a equipe azerbaijana. No segundo confronto contra o clube do Azerbaijão, empate em 1-1 fora de casa e com isso, a Vojvodina se classificou para a fase seguinte da pré-eliminatória, porém a equipe sérvia não foi párea para o Hapoel Tel Aviv de Israel e com isso, só restava as disputas de 2 campeonatos nacionais, Jelen SuperLiga e Copa da Sérvia.

Em 20/09/2008, em jogo da 5ª rodada da Jelen SuperLiga, Tadić marcou os seus primeiros tentos nessa temporada e assim sendo, o Vojvodina bateu o Hajduk Kula por 2-0.

Em 06/12/2008, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Sérvio, o jovem meia de 20 anos marcou o seu segundo doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols num mesmo jogo – nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre a mesma equipe em que marcou os seus primeiros tentos nessa temporada, Hajduk Kula.

Após uma sequência ruim do Vojvodina no campeonato nacional, onde ficou 5 rodadas sem vencer, Dragoljub Bekvalak deixou o comando do time e para o seu lugar, o clube resolveu apostar no trabalho de Zoran Marić.

Em 4 de abril de 2009, em jogo da 23ª rodada da Jelen SuperLiga, Tadić marcou o seu 5º tento nessa temporada na vitória por 1-0 sobre o Napredak Kruševac. Quatro dias depois, em mais uma partida válida pela SuperLiga, o meia de 20 anos marcou um tento no empate em 4-4 com o Čukarički e além do tento marcado, deu passes para os gols de Dragan Mrđa e de Veseljko Trivunović.

Em 30/05/2009, na última rodada (33ª) do Campeonato Sérvio, Tadić marcou o seu último tento nessa temporada no empate em 2-2 com o FK Rad.

Em suma, em sua 3ª temporada com a camisa do “Stara Dama”, Dušan Tadić disputou 31 jogos, fez 9 gols – tornando-o no 5º maior goleador do campeonato nacional ao lado de Almani Moreira do Partizan e de Eugene Sepuya do Čukarički – e proveu 5 assistências. Quanto ao Vojvodina, foi o vice-campeão da Jelen SuperLiga 2008-09, ficando atrás apenas do Partizan, foi eliminado na 2ª fase pré-eliminatória da Copa da UEFA e caiu nas oitavas-de-finais da Copa da Sérvia. Na temporada seguinte, a 1ª divisão do Campeonato Sérvio passou a contar com 16 equipes e com isso, o campeonato passou a ter 30 rodadas.

  • Números de Tadić na sua 3ª Temporada no Vojvodina
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
 31 *9  5  4 2492

* Gols válidos pela Jelen SuperLiga

2009-10

Mesmo deixando o Vojvodina com o vice-campeonato nacional na temporada anterior, Zoran Marić deixou o comando do time e com isso, quem assumiu o comando foi Dragoslav Stepanović.

O potencial de Tadić nos grandes jogos europeus foi demonstrado na fase dessa edição da pré-eliminatória da UEFA Europa League, onde marcou um dos tentos da sua equipe na derrota por 4-2 ante o Austria Viena fora de casa. Com este revés, só restava ao Vojvodina novamente a disputa dos campeonatos nacionais.

Em 16/08/2009, na estreia da equipe de Novi Sad nessa edição da Jelen SuperLiga, o meia de 20 anos marcou o seu primeiro doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Hajduk Kula.

Em 29/08/2009, em jogo da 3ª rodada da Jelen SuperLiga, Tadić marcou o segundo gol do Vojvodina no triunfo por 3-1 sobre o Čukarički. Na rodada seguinte, fez o único gol do seu time no empate em 1-1 com o Smeredevo.

Em 31/10/2009, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Sérvio, o meia de 20 anos marcou o seu segundo doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Požarevac.

Em 3 de abril de 2010, em jogo da 22ª rodada da Jelen SuperLiga, Tadić marcou o primeiro tento da vitória da equipe de Novi Sad por 2-0 sobre o BSK Borča. Na rodada seguinte do campeonato sérvio, o meia de 21 anos marcou o primeiro tento do empate em 2-2 com o OFK Beograd.

Em 24/04/2010, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Sérvio, Tadić marcou o seu último tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Jagodina.

Em 16/05/2010, em jogo da última rodada (30ª) da Jelen SuperLiga, o meia sérvio de 21 anos foi um dos destaques da goleada por 7-0 sobre o Napredak Kruševac ao prover 3 assistências; para os 2 gols de Aleksandar Katai e para 1 dos 4 gols de Dragan Mrđa, o artilheiro da Jelen SuperLiga 2009-10.

Em suma, em sua última temporada com a camisa da equipe de Novi Sad, Dušan Tadić disputou 29 partidas, fez 11 gols e proveu 9 assistências. Quanto ao Vojvodina, terminou o Campeonato Sérvio em 5º lugar, foi eliminado na 1ª fase da UEFA Europa League e também foi o vice-campeão da Copa da Sérvia, sendo derrotado pelo Estrela Vermelha na final.

  • Números de Tadić na sua 4ª e última Temporada no Vojvodina
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 29 *11  9  6 2313

* 11 gols dos quais 10 foram pela Jelen SuperLiga e 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Europa League

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos gols de Tadic no Vojvodina e na seleção sub-21 da Sérvia
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 1º de julho de 2014 por Brandao FC

 

Groningen

2010-11

Tadić sendo apresentado como o mais novo reforço do Groningen

Em 8 de junho de 2010, Tadić assinou um contrato de 3 anos com o Groningen da Holanda e além disso, este contrato também continha uma opção de renovação por mais duas temporadas e para isso, o clube holandês teve de desembolsar 1,23 milhões de euros (cerca de 5,7 milhões de reais). Henk Veldmate – um dos olheiros do Groningen – ficou muito satisfeito com a aquisição do jovem jogador sérvio e deu a seguinte declaração: “Tadić é um jogador que se encaixa no perfil desse clube. Ele é um jogador jovem e talentoso, que pode se desenvolver ainda mais no FC Groningen.” Ainda convém lembrar que Tadić também ficou feliz com essa transferência para a equipe holandesa. Ele escolheu o Groningen, apesar das sondagens de clubes da Alemanha, Espanha, Rússia e Itália.

Em 08/08/2010, na estreia dos “Trots van het Noorden” – Groningen – nessa edição da Eredivisie (Campeonato Holandês), Pieter Huistra – técnico do Groningen naquela época – promoveu a estreia do sérvio como titular e logo no seu primeiro jogo pela sua nova equipe, proveu assistência para o gol de Tim Matavž no empate em 2-2 com o Ajax no Hitachi Capital Mobility Stadion, estádio do Groningen. Nos 2 jogos seguintes dos “Trots van het Noorden” na Eredivisie, assim como ocorreu na partida contra o Ajax, Tadić jogou bem, mas levou cartões amarelos no empate em 1-1 com o AZ Alkmaar e na vitória por 2-1 sobre o De Graafschap.

À medida que a temporada avançava, as coisas melhoravam cada vez mais e Tadić começou a se acostumar ao futebol jogado na Holanda e à maneira como os árbitros apitavam.

Em 18/12/2010, em jogo da 19ª rodada da Eredivisie, Tadić marcou o seu primeiro gol pelo seu novo clube no empate em 2-2 com o Excelsior.

Em 30 de janeiro de 2011, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Holandês, o sérvio marcou o seu primeiro doblete pela sua nova equipe na goleada por 4-1 sobre o Heerenveen e além dos 2 tentos marcados, proveu assistência para o gol do zagueiro Jonas Ivens. Na rodada seguinte, o camisa 10 do Groningen – Tadić – marcou um dos gols da goleada por 7-1 sobre o Willem II e além de fazer 1 gol nessa partida, proveu 3 assistências; para o gol de Andreas Granqvist, Fredrik Stenman e para 1 dos 3 gols marcados por Tim Matavž.

Em 24/04/2011, em jogo da 32ª rodada da Eredivisie, Tadić marcou o seu último tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o NEC Nijmegen.

Em sua primeira temporada com a camisa do Groningen, o sérvio formou uma dupla notável no lado esquerdo do ataque do time com o sueco Fredrik Stenman e quando foi perguntado sobre o sérvio, Stenman deu a seguinte declaração: “Dušan traz alguns pontos extras. Ele é um jogador inteligente. Ele pode segurar a bola e, se eu passar por ele, ele consegue jogá-la na hora certa”. Isso também é aparente nas muitas assistências de Tadić em sua primeira temporada com a camisa dos “Trots van het Noorden”.

A mídia também via que a combinação Stenman-Tadić à esquerda era muito eficaz durante as partidas. Muitos acreditam que o lado esquerdo de Groningen era talvez um dos melhores lados esquerdos da Eredivisie naquela temporada, mas especialmente o próprio Tadić se destacando por seus passes perfeitos.

Na sua primeira temporada no Groningen, Tadić tornou-se imediatamente o jogador com mais assistências (17) da Eredivisie na temporada 2010/2011 e marcou 7 gols. Ele também jogou em todos os 34 jogos da liga com a camisa dos “Trots van het Noorden”. Ao todo, Tadić chegou a vinte e duas assistências em todos os jogos (incluindo os play-offs da UEFA Europa League 2011-12) nesta temporada e para se ter uma ideia, o sérvio empatou em números de assistências nessa temporada com Lionel Messi do Barcelona da Espanha e ficou atrás apenas de Mesut Özil do Real Madrid da Espanha que proveu 24 assistências, em outras palavras, foi um dos 3 jogadores que mais deu passes para gols na Europa nessa temporada.

Veja Também!  Como assistir Kindermann x Ferroviária Futebol AO VIVO – Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16 2019

Quanto ao Groningen, terminou o Campeonato Holandês em 5º lugar, porém não obteve a vaga para a UEFA Europa League 2011-12 porque perdeu a vaga para o ADO Den Haag nos play-offs e chegou até as quartas-de-finais da Copa KNVB (Copa dos Países Baixos).

  • Números de Tadić na sua 1ª Temporada no Groningen
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
 41 *7  22  4 3674

* Gols válidos pela Eredivisie

2011-12

Em 31 de agosto de 2011, o FC Twente, outra equipe que disputa a Eredivisie, fez uma oferta ao Groningen para ter Tadić em seu plantel, mas a oferta foi rejeitada. Após a transferência de Tim Matavž para o PSV Eindhoven, a saída de outro grande jogador era inaceitável. Além disso, Fredrik Stenman também havia saído do clube pouco antes do término da temporada passada e com isso a bem-sucedida parceria Tadić-Stenman que encantou na temporada 2010-11 chegou ao fim.

Em 17/09/2011, em jogo da 6ª rodada da Eredivisie, o sérvio marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Excelsior. Na rodada seguinte, além de fazer 1 dos gols da vitória por 3-2 sobre o De Graafschap fora de casa, o camisa 10 dos “Trots van het Noorden” também deu o passe para 1 dos 2 gols de David Teixeira.

Em 30/10/2011, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Holandês, Tadić marcou o seu 3º tento nessa temporada na goleada por 6-0 sobre o Feyenoord e além do tento marcado, como era costume também para um gol, tento marcado por Hyun-jun Suk. Após a partida, foi eleito “The man of the Match” (homem do jogo).

Em 10 de março de 2012, em jogo da 25ª rodada da Eredivisie, o sérvio marcou o único tento do Groningen na derrota por 3-1 ante o Vitesse. Na rodada seguinte, o camisa 10 foi novamente o responsável pelo único tento da sua equipe na derrota por 3-1 ante o Utrecht.

Em 02/05/2012, em jogo da penúltima (33ª) rodada da Eredivisie, Tadić marcou o seu último tento nessa temporada no empate em 1-1 com o NAC Breda no seu último jogo pelo Groningen no Hitachi Capital Liberty Stadion.

Em suma, na sua segunda e última temporada com a camisa dos “Trots van het Noorden”, Dušan Tadić disputou 35 partidas, fez 7 gols e proveu 10 assistências. Quanto ao Groningen, terminou o Campeonato Holandês em 14º lugar e não passou da 2ª fase da Copa KNVB.

  • Números de Tadić na sua 2ª e última Temporada no Groningen
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
 35 *7  10 2 3170

* Gols válidos pela Eredivisie

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores lances de Tadic com a camisa do Groningen
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 28 de fevereiro de 2012 por melisza04

 

Twente

2012-13

Tadić sendo apresentado como o mais novo reforço do FC Twente

Em 10 de abril de 2012, foi anunciado que Tadić havia assinado com o Twente em uma transferência na qual a equipe de Enschede – Twente – desembolsou 7,7 milhões de euros (cerca de 35,6 milhões de reais) para tirá-lo do Groningen e assim sendo, o atleta sérvio assinou um contrato por 3 temporadas com o seu novo clube em 08/05/2012, um contrato que ainda tinha uma opção de renovação por mais duas temporadas.

Em 05/07/2012, no primeiro confronto da 1ª fase pré-eliminatória da UEFA Europa League contra o Santa Coloma da Andorra, Steve McClaren promoveu a estreia do novo camisa 10 do time – Dušan Tadić – ao colocá-lo na partida logo após o intervalo no lugar de Joshua John e aos 18 minutos da segunda etapa, o sérvio marcou o seu primeiro tento pelo seu novo clube na goleada por 6-0 sobre a equipe andorrense. No segundo confronto entre as duas equipes na semana seguinte, Tadić sequer foi relacionado por McClaren, mas mesmo sem o novo camisa 10, mais uma vitória, dessa vez por 3-0 fora de casa.

No primeiro confronto da 2ª fase da pré-eliminatória da UEFA Europa League contra o FC Inter Turku da Finlândia em 19/07/2012 no De Grolsche Veste – estádio do Twente -, o sérvio foi escalado como titular pela primeira vez e usando a cabeça no segundo tempo dessa partida, marcou o gol do empate em 1-1 com a equipe finlandesa. No segundo jogo entre as duas equipes na semana seguinte, Tadić foi um dos destaques da goleada do Twente por 5-0 fora de casa ao prover assistências para o gol de Glynor Plet e para 1 dos 2 gols de Leroy Fer. Com este resultado, o Twente se classificou para a última fase pré-eliminatória dessa competição e com um placar agregado de 4-0 – duas vitórias por 2-0 – sobre o Mladá Boleslav da República Checa, a equipe de Enschede se classificou para a última fase pré-eliminatória da UEFA Europa League 2012-13.

Quis o destino que a equipe adversária do Twente na estreia dessa edição da Eredivisie em 12/08/2012 fosse o Groningen e o sérvio fez valer a “lei do ex” e marcou o seu primeiro doblete nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o seu ex-time e além dos 2 gols marcados, também proveu assistências para os 2 gols de Nacer Chadli.

Em 30/08/2012, no segundo confronto da última fase pré-eliminatória da UEFA Europa League contra o Bursaspor da Turquia, o novo camisa 10 foi um dos responsáveis pela classificação do Twente a fase de grupos da UEFA Europa League 2012-13 ao dar um passe para Felipe Gutiérrez marcar o segundo gol da equipe no tempo regulamentar e posteriormente, deu o passe para Leroy Fer marcar o gol da goleada por 4-1 sobre a equipe turca na prorrogação e com esse resultado, o FC Twente enfim se classificou para a fase de grupos desse torneio.

Em 23/09/2012, em jogo da 6ª rodada da Eredivisie, o novo camisa 10 dos “Tukkers” – Twente – marcou o único gol da vitória sobre o Heerenveen.

Em 28/10/2012, em jogo da 10ª rodada da Eredivisie, Tadić marcou o único gol da vitória do Twente sobre o RKC Waalwijk. Na rodada seguinte, foi um dos destaques da vitória por 3-0 sobre o Feyenoord ao fazer um dos 3 gols e além disso, também deu o passe para o gol de Nacer Chadli.

Em 25/11/2012, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Holandês, o sérvio marcou de pênalti o primeiro gol do Twente no empate em 2-2 com Zwolle e além do tento marcado, proveu assistência para o gol de Luc Castaignos. Na rodada seguinte em 01/12/2012, o novo camisa 10 da equipe de Enschede marcou um dos gols do triunfo por 2-0 sobre o Den Haag.

Em 06/12/2012, em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, Tadić marcou o único gol do Twente na derrota por 3-1 ante o Helsinborg da Suécia em pleno De Grolsch Veste. Com apenas 4 pontos somados em 6 rodadas, a equipe de Enschede não obteve a classificação para a fase de mata-mata da UEFA Europa League 2012-13.

Em 3 de fevereiro de 2013, em jogo da 21ª rodada da Eredivisie, o camisa 10 do Twente marcou o seu segundo e último doblete nessa temporada na derrota por 4-2 ante o Utrecht em pleno De Grolsch Veste. Na semana seguinte, em mais uma partida válida pela Eredivisie, o sérvio marcou o único tento do seu time no empate em 1-1 com o Zwolle fora de casa.

Em 17/03/2013, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Holandês, Tadić marcou o segundo tento da equipe de Enschede no triunfo por 3-0 sobre o seu ex-clube – o Groningen – e além de fazer 1 gol nesse jogo, também proveu assistências para os gols de Leroy Fer e de Luc Castaignos.

Em 26/05/2013, no segundo confronto da final dos Play-offs da Europa League contra o Utrecht, o camisa 10 marcou o seu último tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre a equipe adversária fora de casa. No entanto, o Utrecht havia vencido o Twente em pleno De Grolsch Veste por 2-0 no jogo de ida e com isso, a equipe de Enschede ficou de fora da UEFA Europa League 2013-14.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos “Tukkers”, Dušan Tadić disputou 51 jogos, fez 16 gols – foi o 2º maior goleador do time nessa temporada, atrás apenas do belga Nacer Chadli – e proveu 22 assistências; foi o 2º maior provedor de passes assistências na Eredivisie 2012-13, ficando atrás apenas de Dries Mertens do PSV Eindhoven. Quanto ao Twente, terminou o Campeonato Holandês em 6º lugar, foi eliminado na 3ª fase da Copa da KNVB e só somou 4 pontos na fase de grupos da UEFA Europa League 2012-13 e por isso, terminou em último lugar (4º) no grupo L.

  • Números de Tadić na sua 1ª Temporada no Twente
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
 51 *16  22  7 4342

* 16 gols dos quais 12 foram pela Eredivisie, 2 pela fase pré-eliminatória da UEFA Europa League, 1 pela UEFA Europa League e 1 pelos play-offs da Europa League

2013-14

Depois de receber muitas críticas dos torcedores, Steve McClaren pediu para deixar o comando do Twente em 26 de fevereiro de 2013. Após a sua saída, Alfred Schreuder assumiu o comando do time, porém desde o mês de abril do mesmo ano (2013), Michel Jansen assumiu o comando da equipe de Enschede.

Em 11/08/2013, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, Tadić marcou os seus 2 primeiros tentos nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Feyenoord em pleno De Kuip – estádio do Feyenoord – e além dos gols que fez nessa partida, também proveu assistências para os gols de Kyle Ebecilio e de Luc Castaignos. Na rodada seguinte, marcou um dos gols da goleada por 6-0 sobre o Utrecht no De Grolsch Veste e como era rotina, também proveu assistências para 1 dos 2 gols de Castaignos e para 1 dos 2 gols de Quincy Promes.

Em 21/09/2013, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Holandês, o camisa 10 do Twente marcou o seu 4º tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Heracles Almelo fora de casa. Na rodada seguinte em 29/09/2013, o sérvio fez valer a “lei do ex” novamente e marcou um dos gols da goleada por 5-0 sobre o Groningen.

Em 10/11/2013, em jogo da 13ª rodada da Eredivisie, pela primeira vez desde a sua chegada ao Twente em maio de 2012, Tadić capitaneou o time. Quanto ao resultado do jogo, empate em 1-1 com o Zwolle fora de casa. Na rodada seguinte em 24/11/2013, o sérvio marcou de pênalti o segundo gol da equipe de Enschede na goleada por 5-2 sobre o NAC Breda e além do gol marcado, deu o passe para 1 dos 2 gols de Quincy Promes.

Em 12 de fevereiro de 2014, em jogo da 20ª rodada da Eredivisie, o sérvio fez valer a “lei do ex” novamente e marcou o único gol da sua equipe no empate em 1-1 com o Groningen no Hitachi Capital Mobility Stadion. Três dias depois, em mais um jogo válido pela Eredivisie, o camisa 10 do Twente capitaneou o time e marcou um dos gols do triunfo por 2-0 sobre o Vitesse.

Em 27/04/2014, em jogo da penúltima rodada (33ª) da Eredivisie, Tadić marcou o seu segundo e último doblete nessa temporada na goleada por 5-2 sobre o NEC Nijmegen e além dos 2 tentos marcados nessa partida, também proveu assistências para os gols de Wout Brama e de Jesús Corona. Seis dias depois, no último jogo do sérvio com a camisa do Twente no De Grolsch Veste, marcou o seu último tento por esse clube no empate em 2-2 com o Zwolle.

Em suma, na sua 2ª e última temporada com a camisa dos “Tukkers”, Dušan Tadić disputou 34 partidas, fez 16 gols, todos marcados na Eredivisie 2013-14 o que o tornou no 4º maior goleador do campeonato, ficando atrás apenas de Alfreð Finnbogason do Heeerenveen (29 gols), Graziano Pellè do Feyenoord (23 gols) e de Aron Jóhannsson do AZ Alkmaar (17 gols) e além disso, também foi o líder em assistências dessa edição do campeonato, proveu 14 assistências em 34 rodadas. Quanto ao Twente, terminou em 3º lugar no Campeonato Holandês e foi eliminado ainda na 2ª fase da Copa KNVB.

  • Números de Tadić na sua 2ª e última Temporada no Twente
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
 34 *16  14  3 3039

* Gols válidos pela Eredivisie

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Tadic no Twente
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 8 de julho de 2014 por FCTwenteTV

 

Southampton

2014-15

Tadić sendo apresentado como o mais novo reforço do Southampton

Tadić se tornou a primeira contratação do novo técnico do Southampton – o holandês Ronald Koeman – em 8 de julho de 2014, assinando um contrato por 4 temporadas. Apesar do valor da transferência não ser revelado, estima-se que o clube inglês tenha desembolsado 10,9 milhões de libras (cerca de 58,6 milhões de reais) para contar com o sérvio em seu elenco.

Em 17/08/2014, na estreia dos Saints – Southampton – nessa edição da Premier League (Campeonato Inglês), Koeman promoveu a estreia de Tadić entre os titulares e o sérvio não decepcionou e proveu a assistência para o gol de Nathaniel Clyne, o único gol da sua nova equipe na derrota por 2-1 ante o Liverpool.

Em 23/09/2014, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa, o novo camisa 11 dos Saints – Tadić – marcou o seu primeiro gol nessa temporada de pênalti na vitória por 2-1 sobre o Arsenal em pleno Emirates Stadium – estádio do Arsenal – e com isso, o Southampton se classificou para a fase seguinte desse torneio.

Em 18/10/2014, em jogo da 8ª rodada da Premier League, o sérvio marcou o seu segundo gol pelo seu novo clube na goleada por 8-0 sobre o Sunderland e além de marcar 1 tento nessa partida, também proveu assistências para o gol de Jack Cork, um dos 2 gols de Graziano Pellè e para o gol de Victor Wanyama.

Em 13/12/2014, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Inglês, Tadić teve a chance de colocar os Saints na liderança do placar aos 15 minutos da segunda etapa, porém teve o seu pênalti defendido por Tom Heaton e 13 minutos depois, Ashley Barnes fez o gol da vitória do Burnley.

Em 1º de janeiro de 2015, em jogo da 20ª rodada da Premier League, o camisa 11 dos Saints marcou 1 dos gols da vitória por 2-0 sobre o Arsenal no St Mary’s Stadium, estádio do Southampton. Na rodada seguinte em 11/01/2015, Koeman optou por descansar o sérvio, mas como precisava de uma vitória, o colocou em campo aos 18 minutos do segundo tempo no lugar de Eljero Elia e em apenas 6 minutos em campo, marcou o único gol da vitória dos Saints sobre o Manchester United em pleno Old Trafford e com esse resultado, o clube subiu para a 3ª colocação naquele momento. Ainda convém lembrar que esta foi a 1ª vitória do Southampton sobre o Manchester United como visitante desde o ano de 1988.

Em 15/03/2015, em jogo da 29ª rodada da Premier League, Tadić marcou o seu 5º e último tento nessa temporada no empate em 1-1 com o Chelsea no Stamford Bridge, em Londres.

Veja Também!  Como assistir Sporting x Moreirense Futebol AO VIVO – Campeonato Português

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos Saints, Dušan Tadić disputou 37 partidas, fez 5 gols e proveu 9 assistências. Quanto ao Southampton, terminou o Campeonato Inglês em 7º lugar e com isso, obteve vaga para a fase pré-eliminatória da UEFA Europa League e além disso, chegou até as quartas-de-finais da Copa da Liga Inglesa e foi eliminado na 4ª rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de Tadić na sua 1ª Temporada no Southampton
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
 37 *5  9  2 2555

* 5 gols dos quais 4 foram pela Premier League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2015-16

No primeiro jogo do Southampton nessa temporada em 30 de julho de 2015, Tadić marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Vitesse da Holanda em confronto válido pela 3ª fase pré-eliminatória da UEFA Europa League. Posteriormente, no segundo jogo entre essas duas equipes, os Saints venceram o Vitesse fora de casa por 2-0 e com isso, se classificaram para a última fase pré-eliminatória desse torneio. Na fase seguinte, o Southampton enfrentou o Midtjylland da Dinamarca e com um empate em 1-1 no jogo de ida e uma derrota por 1-0 no segundo confronto, os Saints não se classificaram para a fase de grupos da UEFA Europa League 2015-16.

Em 30/08/2015, em jogo da 4ª rodada da Premier League, o camisa 11 dos Saints marcou o seu primeiro doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Norwich City.

Em 26/09/2015, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Inglês, o sérvio marcou o seu 4º tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Swansea no St Mary’s Stadium.

Em 07/11/2015, em jogo da 12ª rodada da Premier League, Tadić marcou o único gol da vitória do Southampton sobre o Sunderland em pleno Stadium of Light (estádio do Sunderland).

Em 13 de janeiro de 2016, em jogo da 21ª rodada da Premier League, Koeman optou por descansar o camisa 11, mas aos 26 minutos do segundo tempo, entrou no lugar de Sadio Mané e 2 minutos depois, marcou o seu 6º tento na temporada e assim sendo, o Southampton venceu o Watford por 2-0. Três dias depois, em mais uma partida válida pela Premier League, o sérvio saiu do banco aos 18 minutos da segunda etapa para entrar no lugar de Mané novamente e 9 minutos depois, marcou o último gol da vitória dos Saints por 3-0 sobre o West Bromwich.

Em 23/04/2016, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Inglês, Tadić marcou o seu segundo e último doblete nessa temporada no triunfo por 4-2 sobre o Aston Villa em pleno Villa Park. Na rodada seguinte do campeonato em 01/05/2016, o sérvio foi um dos destaques do triunfo por 4-2 sobre o Manchester City no St Mary’s Stadium ao prover 3 assistências: duas assistências nos 3 gols de Sadio Mané e assistência para o gol de Shane Long. Com 3 assistências pela 2ª vez em uma partida de Premier League, Tadić se tornou o 4º jogador da história do campeonato a dar 3 ou mais assistências em mais de 1 jogo da Premier League.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Saints, Dušan Tadić disputou 40 partidas, fez 9 gols e proveu 14 assistências; 12 assistências pela Premier League 2015-16, o que o tornou no 3º jogador que mais proveu assistências no campeonato ao lado de Dimitri Payet do West Ham, atrás apenas de Mesut Özil do Arsenal (19 assistências) e de Christian Eriksen do Tottenham (13 assistências). Quanto ao Southampton, terminou o Campeonato Inglês em 6º lugar e com isso, obteve vaga para a fase de grupos da UEFA Europa League 2016-17 e além disso, chegou até as quartas-de-finais da Copa da Liga Inglesa, foi eliminado na 3ª rodada da Copa da Inglaterra e não obteve classificação para a fase de grupos da UEFA Europa League 2015-16.

  • Números de Tadić na sua 2ª Temporada no Southampton
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
 40 *9  14  3 2606

* 9 gols dos quais 8 foram pela Premier League e 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Europa League

2016-17

Com a saída de Ronald Koeman do comando do Southampton depois de aceitar o convite para assumir o comando do Everton, os Saints foram rápidos e anunciaram a contratação de Claude Puel e no primeiro jogo do novo treinador nessa temporada em 13 de agosto de 2016 em partida válida pela 1ª rodada da Premier League, Tadić foi escalado entre os titulares e o Southampton e o Watford empataram em 1-1 no St Mary’s Stadium.

Em 25/09/2016, em jogo da 6ª rodada da Premier League, o camisa 11 dos Saints marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o West Ham fora de casa.

Em 22 de janeiro de 2017, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Inglês, Tadić marcou o seu segundo tento nessa temporada no triunfo por 3-0 sobre os Foxes (Leicester).

Em 04/03/2017, em jogo da 27ª rodada da Premier League, o sérvio marcou o seu terceiro e último tento nessa temporada na vitória por 4-3 sobre o Watford em pleno Vicarage Road e além do gol marcado, deu passes para os 2 gols de Nathan Redmond.

Em suma, na sua 3ª temporada com a camisa dos Saints, Dušan Tadić disputou 44 partidas, fez 3 gols e proveu 8 assistências. Quanto ao Southampton, terminou o Campeonato Inglês em 8º lugar, foi vice-campeão da Copa da Liga Inglesa, foi eliminado na fase de grupos da UEFA Europa League e chegou até a 4ª fase da Copa da Inglaterra.

  • Números de Tadić na sua 3ª Temporada no Southampton
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
 44 *3  8  5 3107

* Gols válidos pela Premier League

2017-18

Com a 8ª colocação na Premier League 2016-17, o Southampton não obteve vaga tanto para a fase de grupos quanto para a fase pré-eliminatória da UEFA Europa League e além disso, Claude Puel deixou o comando da equipe após o fim da temporada passada e para o seu lugar, os Saints resolveram apostar as suas fichas em Mauricio Pellegrino e logo na estreia do novo treinador em 12 de agosto de 2017, empate em 0-0 com o Swansea no St Mary’s Stadium. Na rodada seguinte em 19/08/2017, Tadić marcou o seu primeiro tento nessa temporada no triunfo por 3-2 sobre o West Ham.

Em 26/11/2017, em jogo da 13ª rodada da Premier League, o camisa 11 dos Saints marcou o seu segundo tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Everton e além do gol marcado, proveu assistência para 1 dos 2 gols de Charlie Austin nessa partida.

Em 26/12/2017, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Inglês, o sérvio entrou em campo aos 18 minutos da segunda etapa no lugar de Nathan Redmond e 19 minutos depois, marcou o segundo e último gol dos Saints na goleada sofrida por 5-2 ante o Tottenham.

Em 17 de fevereiro de 2018, em confronto válido pelas oitavas-de-finais da Copa da Inglaterra, Tadić marcou o segundo gol dos Saints no triunfo por 2-1 sobre o West Bromwich fora de casa e com isso, se classificaram para a fase seguinte. Posteriormente, o Southampton foi eliminado pelo Chelsea na semifinal desse torneio.

Em março de 2018, após uma sequência de resultados ruins, Mauricio Pellegrino não resistiu a pressão e foi demitido do cargo de treinador do Southampton e para o seu lugar, o clube resolveu apostar as suas fichas em Mark Hughes.

Em 14/04/2018, em jogo da 34ª rodada da Premier League, o camisa 11 dos Saints marcou o primeiro gol da sua equipe na derrota por 3-2 ante o Chelsea em pleno St Mary’s Stadium. Duas semanas depois – em 28/04/2018 -, em jogo da 36ª rodada da Premier League, o sérvio marcou os gols do triunfo dos Saints por 2-1 sobre o Bournemouth. Esses 2 gols marcados diante dos Cherries (Bournemouth), foram os últimos de Tadić com a camisa do Southampton.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos Saints, Dušan Tadić disputou 41 jogos, fez 7 gols e proveu 4 assistências. Quanto ao Southampton, terminou o Campeonato Inglês em 17º lugar, quase que o clube cai para a 2ª divisão do futebol inglês, chegou até a semifinal da Copa da Inglaterra e caiu na 2ª fase da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Tadić na sua 4ª e última Temporada no Southampton
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
 41 *7  4  4 3190

* 7 gols dos quais 6 foram pela Premier League e 1 pela Copa da Inglaterra

  • O vídeo abaixo mostra 23 dos 24 gols de Tadic com a camisa do Southampton
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 31 de outubro de 2019 por AGC Productions

 

Ajax

2018-19

Tadić sendo apresentado como o mais novo reforço do Ajax

Em junho de 2018, o Southampton e o Ajax chegaram a um acordo com relação a contratação de Tadić e assim sendo, a equipe de Amsterdã – Ajax – desembolsou 11,4 milhões de euros (cerca de 53,2 milhões de reais) para ter o jogador sérvio em seu plantel. Além disso, o valor dessa contratação poderia chegar a 13,7 milhões de euros com base em variáveis.

Em 25 de julho de 2018, no primeiro confronto da 2ª fase pré-eliminatória da UEFA Champions League – Liga dos Campeões – contra o Sturm Graz da Áustria, Erik ten Hag promoveu a estreia do sérvio ao colocá-lo em campo aos 21 minutos do primeiro tempo no lugar de Lasse Schöne. Quanto ao resultado da partida, vitória do Ajax por 2-0 sobre o time austríaco em Amsterdã. No segundo confronto entre as duas equipes em 01/08/2018, Tadić iniciou a partida entre os titulares e marcou o seu primeiro gol pelo seu novo clube na vitória por 3-1 sobre o Sturm Graz fora de casa e com isso, o Ajax se classificou para a próxima fase eliminatória dessa competição.

Em 07/08/2018, no primeiro confronto da 3ª fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões contra o Standard Liège da Bélgica, o novo camisa 10 do Ajax – Tadić – marcou o seu segundo tento nessa temporada no empate em 2-2 com o time belga fora de casa e além do gol marcado, também proveu assistência para o gol de Klaas-Jan Huntelaar. Posteriormente, os “Godenzonen” – Ajax – venceram o Standard Liège por 3-0 na Arena Johan Cruijff em Amsterdã.

Em 18/08/2018, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, Tadić marcou o único gol da vitória do Ajax sobre o VVV-Venlo fora de casa.

Em 22/08/2018, no primeiro confronto da última fase pré-eliminatória da UEFA Champions League contra o Dínamo de Kiev da Ucrânia, o sérvio marcou um dos gols do triunfo por 3-1 sobre a equipe ucraniana e além do tento marcado, deu o passe para o gol de Donny van de Beek. No segundo confronto entre as duas equipes em 28/08/2018, Dínamo de Kiev e Ajax empataram em 0-0 e com isso, a equipe holandesa se classificou para a fase de grupos da UEFA Champions League 2018-19. Além disso, nos 3 jogos seguintes dos “Godenzonen” nessa temporada, Tadić fez 3 gols em 3 partidas; na goleada por 5-0 sobre o Emmen, na goleada por 4-0 sobre o Vitesse fora de casa e no triunfo por 3-0 sobre o Groningen.

Em 27/11/2018, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o camisa 10 do Ajax marcou o seu primeiro doblete nessa temporada e assim sendo, os “Godenzonen” venceram o AEK Atenas da Grécia por 2-0. Na rodada seguinte da fase de grupos da Liga dos Campeões em 12/12/2018, o sérvio marcou o seu segundo doblete nessa temporada no empate em 3-3 com o Bayern de Munique da Alemanha na Arena Johan Cruijff em Amsterdã.

Em 20 de janeiro de 2019, em jogo da 18ª rodada da Eredivisie, Tadić marcou o seu terceiro doblete da temporada no empate em 4-4 com o Heerenveen e além de ter feito 2 gols nessa partida, também perdeu um pênalti e contribuiu com a assistência para o gol de Huntelaar.

Em 17/02/2019, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Holandês, o sérvio marcou mais um doblete, dessa vez na goleada por 5-0 sobre o NAC Breda.

Em 05/03/2019, no segundo confronto das oitavas-de-finais da Liga dos Campeões contra o Real Madrid da Espanha que foi o vencedor das 3 edições anteriores desse torneio, o camisa 10 do Ajax teve uma grande atuação na goleada da equipe de Amsterdã sobre o time espanhol fora de casa ao marcar o terceiro gol do seu time nessa partida e além do tento marcado, proveu assistências para os gols de Hakim Ziyech e de David Neres. O mais impressionante é que o Real Madrid havia vencido o primeiro confronto por 2-1 na Arena Johan Cruijff e ainda vale ressaltar que o desempenho do sérvio no segundo jogo fez com que ele se tornasse o 9º jogador a receber uma nota 10 do jornal de futebol francês “L’Equipe”. A contratação de Tadić foi vista por alguns especialistas como a maior razão para a melhoria do Ajax na temporada 2018-19.

Em 10/03/2019, em jogo da 24ª rodada da Eredivisie, o sérvio marcou o seu 5º doblete nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Fortuna Sittard e além dos 2 tentos marcados, contribuiu com uma assistência para 1 dos 2 gols de David Neres. Três dias depois, em mais uma partida válida pela Eredivisie, o camisa 10 do Ajax marcou um dos gols da vitória por 2-1 sobre o Zwolle na Arena Johan Cruijff.

Em 13/04/2019, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Holandês, Tadić marcou o seu 6º doblete nessa temporada na goleada por 6-2 sobre o Excelsior e de praxe, deu o passe para 1 dos 3 gols de Klaas-Jan Huntelaar.

Em 23/04/2019, em jogo da 32ª rodada da Eredivisie, o sérvio marcou o seu 7º doblete nessa temporada na vitória por 4-2 sobre o Vitesse e além dos 2 tentos marcados, deu o passe para o gol de Hakim Ziyech. Com os 4 gols marcados sobre o Vitesse, o Ajax garantiu a sua posição como o primeiro time holandês da história a marcar 160 gols em todas as competições em uma única temporada.

Em 08/05/2019, no segundo confronto da semifinal contra o Tottenham na Arena Johan Cruijff, o camisa 10 do Ajax deu o passe para Ziyech marcar o segundo gol da sua equipe nessa partida, porém de forma surpreendente, a equipe inglesa conseguiu reverter a desvantagem de 2-0 no placar e venceu o Ajax por 3-2 e com isso, se classificou para a final da UEFA Champions League 2018-19.

Em 12/05/2019, quatro dias após a eliminação na Liga dos Campeões diante do Tottenham, o Ajax estava em campo novamente para jogar contra o Utrecht em partida válida pela 33ª rodada da Eredivisie e contando com uma grande atuação do sérvio que marcou o seu 8º doblete da temporada, os “Godenzonen” venceram essa partida por 4-1 e na última rodada do campeonato em 15/05/2019, Tadić marcou os seus últimos 2 gols nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o De Graafschap fora de casa.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos “Godenzonen”, Dušan Tadić disputou 56 partidas, fez 38 gols – 28 tentos marcados só na Eredivisie 2018-19, o que o tornou no artilheiro do campeonato ao lado de Luuk de Jong – e também proveu 24 assistências; 13 assistências na Eredivisie 2018-19 e com isso, foi o líder em assistências do campeonato ao lado de Hakim Ziyech, seu companheiro de clube. Quanto ao Ajax, foi o campeão dessa edição do Campeonato Holandês e também foi o campeão da Copa KNVB e além disso, chegou até a semifinal da UEFA Champions League 2018-19.

  • Números de Tadić na sua 1ª Temporada no Ajax
Veja Também!  Como assistir Sampdoria x Parma Futebol AO VIVO – Campeonato Italiano 2019/20
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
 56 *38  24  6 4797

* 38 gols dos quais 28 foram pela Eredivisie, 6 pela UEFA Champions League, 3 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League e 1 pela Copa KNVB

2019-20

Após a saída de Matthijs de Ligt que assinou para jogar pela Juventus da Itália, Tadić herdou a braçadeira de capitão e no seu primeiro jogo nessa temporada em 27 de julho de 2019, o Ajax venceu o PSV Eindhoven por 2-0 e com isso, a equipe de Amsterdã se sagrou campeã dessa edição da Supercopa dos Países Baixos; título decidido em jogo único pelo campeão da Eredivisie e da Copa KNVB.

Em 03/08/2019, na estreia dos “Godenzonen” nessa edição da Eredivisie, o novo capitão da equipe marcou o seu primeiro gol nessa temporada no empate em 2-2 com o Vitesse fora de casa. Três dias depois, mas dessa vez em jogo válido pela UEFA Champions League, segundo confronto da 3ª fase pré-eliminatória do torneio, o sérvio marcou o seu primeiro doblete doblete da temporada no triunfo por 3-2 sobre o PAOK da Grécia na Arena Johan Cruijff. Ainda convém lembrar que no primeiro confronto entre as duas equipes, houve um empate em 2-2 e com isso, o Ajax se classificou para a última fase pré-eliminatória dessa competição.

Em 28/08/2019, no segundo confronto da última fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões contra o APOEL Nicosia do Chipre, Tadić marcou o segundo gol da vitória por 2-0 do Ajax sobre a equipe cipriota. Como as duas equipes haviam empatado em 0-0 no primeiro confronto, a equipe de Amsterdã se classificou para a fase de grupos da UEFA Champions League 2019-20.

Até aqui, Tadić disputou 24 partidas, fez 10 gols e proveu 14 assistências sendo que só 11 foram pela Eredivisie 2019-20 e nesse momento, o sérvio é o líder em assistências do campeonato holandês.

  • Números de Tadić na sua 2ª e atual Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
 24 *10  14  2 **2082

* 10 gols dos quais 7 foram pela Eredivisie e 3 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League

Títulos que conquistou no Ajax

  • Eredivisie 2018-19
  • Copa KNVB 2018-19
  • Supercopa dos Países Baixos de 2019
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols e as assistências de Tadic com a camisa do Ajax na temporada 2018-19
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 2 de junho de 2019 por AFC Ajax

 

 

Números de Tadić na seleção da Sérvia

 

Sérvia

Seleções de Base

Assim como muitos outros grandes jogadores, Dušan Tadić teve passagens pelas seleções de base de seu país e assim sendo, era membro regular das equipes sub-19 e sub-21 da Sérvia, disputando os jogos do Campeonato Europeu sub-19 de 2007 e também os jogos do Campeonato Europeu Sub-21 de 2009. Ele também representou a Sérvia nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008.

Olimpíadas Pequim de 2008

A Sérvia conseguiu se classificar para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim na China e quando anunciou a lista dos jogadores convocados para a disputa desse torneio, Miroslav Đukić – técnico da seleção sérvia naquela época – incluiu o nome de Tadić.

Na estreia da seleção sérvia nessas Olimpíadas em 7 de agosto, Tadić iniciou a partida entre os titulares. Quanto ao resultado dessa partida, empate em 1-1 com a Austrália. Na rodada seguinte, a jovem revelação do Vojvodina viu o primeiro tempo do banco, mas aos 16 minutos do segundo tempo, entrou no lugar do volante Ljubomir Fejsa, porém não foi o suficiente para mudar o rumo da partida e assim sendo, a Sérvia perdeu para a Costa do Marfim por 4-2. Por fim, na última rodada da fase de grupos dos Jogos Olímpicos, Tadić só entrou em campo aos 40 minutos da segunda etapa no lugar de Zoran Tošić e novamente, a Sérvia foi derrotada, dessa vez pelo placar de 2-0 ante a Argentina que viria a ser a campeã dessa edição das Olimpíadas e com isso, sequer se classificou para a fase de mata-mata.

  • Desempenho de Tadić nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008
Pd Gm A CA CV Mj
3 134

Seleção Principal

Tadić foi convocado pela primeira vez para um jogo da seleção principal da Sérvia por Radomir Antić e assim sendo, em 14 de dezembro de 2008, em um amistoso contra a Polônia, Tadić iniciou essa partida entre os titulares, porém foi um jogo para se esquecer, pois a seleção polonesa venceu esse amistoso por 1-0.

Após a sua primeira convocação para a seleção principal da Sérvia em dezembro de 2008, Tadić ficou um bom tempo sem jogar pela seleção e assim sendo, só voltou a ser convocado em 2010 por Radovan Ćurčić para um amistoso contra a Japão, ao qual iniciou entre os titulares e contribuiu com um passe para 1 dos 2 gols de Dragan Mrđa. Posteriormente, Tadić ficou mais um tempo sem jogar pela seleção sênior da Sérvia, somente em 2012 é que ganhou mais uma chance com Ćurčić em um amistoso contra a Armênia, ao qual a Sérvia venceu por 2-0.

Em abril de 2012, Radovan Ćurčić deixou o comando da seleção sérvia e com isso, Siniša Mihajlović passou a ser o técnico das “Águias Brancas” (seleção da Sérvia). Sob o comando do novo treinador, Tadić foi convocado para o amistoso contra a França em 31/05/2012 e iniciou essa partida entre os titulares, porém os franceses levaram a melhor e venceram esse amistoso por 2-0.

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014

Em 08/09/2012, a Sérvia fez a sua estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014 jogando contra a Escócia e mesmo com a entrada de Dušan Tadić no lugar de Darko Lazović aos 13 minutos da segunda etapa, a Sérvia e a Escócia empataram em 0-0. Três dias depois, na rodada seguinte das Eliminatórias, Mihajlović escalou Tadić entre os titulares e ele não decepcionou e marcou o seu primeiro gol pela seleção principal da Sérvia na goleada por 6-1 sobre o País de Gales e ainda convém lembrar que além de ter feito 1 gol nesse jogo, também contribuiu com uma assistência para o gol de Filip Đuričić.

Em 6 de fevereiro de 2013, em um amistoso contra a seleção do Chipre, Tadić marcou o seu primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – com a camisa da seleção sérvia e assim sendo, vitória por 3-1 sobre os cipriotas.

Ao término da fase de grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014, a Sérvia somou 14 pontos – 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas – e ficou em 3º lugar no grupo A e com isso, não se classificou para essa edição da Copa do Mundo.

Eliminatórias da Euro 2016

Após o fim das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014, Siniša Mihajlović deixou o comando das “Águias Brancas” e momentaneamente, Ljubinko Drulović assumiu o comando da seleção. Depois de 4 jogos, dos quais a Sérvia venceu a Irlanda e a Jamaica, empatou com o Panamá e perdeu para o Brasil. Vale ressaltar que no triunfo por 2-1 sobre a seleção jamaicana, Tadić marcou o primeiro gol da Sérvia nessa partida.

Antes do início das Eliminatórias da Euro 2016, a federação sérvia anunciou que o holandês Dick Advocaat seria o técnico da seleção sérvia e na estreia do novo treinador em 11 de outubro de 2014, Tadić foi um dos destaques do time ao prover a assistência para o gol de Zoran Tošić no empate em 1-1 com a Armênia na estreia das Eliminatórias da Eurocopa de 2016.

Após a derrota por 2-1 ante Portugal na 4ª rodada das Eliminatórias, Advocaat foi demitido do cargo de treinador da Sérvia e para o seu lugar, a federação sérvia resolveu apostar em um velho conhecido, trata-se de Radovan Ćurčić que já havia comandado a seleção da Sérvia entre 2011 e 2012. Apesar da troca de treinadores, as “Águias brancas” só somaram 4 pontos – uma vitória, 1 empate e 5 derrotas – e com isso, terminou em 4º lugar no grupo I e em decorrência disso, ficou de fora da Euro 2016.

Copa do Mundo FIFA de 2018

Após a má campanha nas Eliminatórias da Euro 2016, Ćurčić não resistiu a pressão e foi demitido do cargo de treinador da seleção sérvia e para o seu lugar, a federação sérvia resolveu apostar as suas fichas em Slavoljub Muslin e na estreia do novo técnico em 25 de maio de 2016 contra o Chipre, uma ótima atuação de Tadić que deu o passe para Aleksandar Mitrović abrir o placar e depois fez o segundo gol da vitória por 2-1 sobre a seleção cipriota.

Na estreia da Sérvia nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018 em 05/09/2016, mais uma vez uma grande atuação de Tadić que fez 1 dos gols do empate em 2-2 com a Irlanda e além do tento marcado no jogo, também proveu a assistência para o gol de Filip Kostić. Nos 2 jogos seguintes das Eliminatórias, 2 gols de Tadić; 1 gol e duas assistências na vitória por 3-0 sobre a Moldávia e mais uma vez, 1 gol e duas assistências no triunfo por 3-2 sobre a Áustria.

No fim dessa edição das Eliminatórias, Tadić marcou 4 tentos e proveu 7 assistências e com isso, foi um dos jogadores mais consistentes da equipe e por conta do empenho do time nas Eliminatórias, a Sérvia somou 21 pontos – 6 vitórias, 3 empates e uma derrota – e com isso, terminou em 1º lugar no grupo D, o que fez com que a seleção sérvia se classificasse para a Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia sem a necessidade de disputar a repescagem. Apesar de ter sido bem-sucedido sob o comando da seleção sérvia, Muslin não foi mantido no cargo de treinador da Sérvia e com a sua saída, quem assumiu o comando do time foi Mladen Krstajić.

Na estreia do novo treinador em 10 de novembro de 2017 em um amistoso contra a China, Tadić iniciou entre os titulares e deu o passe para Adem Ljajić marcar o gol dele na vitória das “Águias Brancas” por 2-0.

Em junho de 2018, Krstajić anunciou a lista de 23 jogadores que iriam disputar a Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia e obviamente que o nome de Dušan Tadić estava nessa lista.

Posteriormente, a seleção sérvia fez a sua estreia na fase de grupos nessa edição da Copa do Mundo contra a Costa Rica em 17/06/2018 e com Tadić de titular, a seleção sérvia venceu esse jogo por 1-0. Na rodada seguinte, o camisa 10 da seleção da Sérvia – Tadić – proveu a assistência para Mitrović por o seu time em vantagem no placar, no entanto a Sérvia levou a virada e assim sendo, a Suíça venceu essa partida por 2-1. Por fim, na última rodada dessa fase de grupos, a Sérvia enfrentou o Brasil e perdeu por 2-0 e com isso, a seleção sérvia estava eliminada da Copa do Mundo FIFA de 2018.

  • Desempenho de Tadić na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj
3 1 263

Liga das Nações da UEFA C

Na estreia da Sérvia na Liga das Nações da UEFA em 07/09/2018 diante da Lituânia, o camisa 10 da seleção sérvia marcou o único gol da vitória da sua equipe. Três dias depois, em mais uma partida válida por essa competição, empate em 2-2 com a Romênia.

Nas partidas contra Montenegro e Romênia em 11/10/2018 e 14/10/2018 respectivamente, Tadić capitaneou o time pela primeira vez na sua carreira. Quanto aos resultados desses 2 confrontos; vitória por 2-0 sobre Montenegro e empate em 0-0 com a Romênia.

Em 17/11/2018, na penúltima rodada da Liga das Nações da UEFA C, o camisa 10 foi um dos destaques do triunfo por 2-1 sobre Montenegro ao prover assistência para o gol de Adem Ljajić. Por fim, viu do banco a seleção sérvia vencer a Lituânia por 4-1 na última rodada dessa competição.

Com o término dessa competição em 1º lugar nesse grupo, a Sérvia conseguiu a promoção para a Liga das Nações da UEFA B.

  • O vídeo abaixo mostra o gol marcado por Tadić na vitória por 1-0 sobre a Lituânia
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 7 de setembro de 2018 por Sports and Leisure

  • Desempenho de Tadić na Liga das Nações da UEFA 2018-19
Pd Gm A CA CV Mj
5 1 1 1 450

Eliminatórias da Euro 2020

Na estreia da seleção sérvia nas Eliminatórias da Eurocopa em 25 de março de 2019, Tadić marcou o único gol das “Águias Brancas” no empate em 1-1 com Portugal.

Em 07/06/2019, em partida válida pela 3ª rodada das Eliminatórias da Euro 2020, a Sérvia foi goleada por 5-0 pela Ucrânia. Três dias depois, o camisa 10 deu o passe para 1 dos 2 gols de Mitrović na goleada por 4-1 sobre a Lituânia, porém mesmo com um bom resultado na última partida, o peso da goleada sofrida pela seleção ucraniana foi maior e em decorrência disso, Mladen Krstajić foi demitido e para o seu lugar, a federação sérvia resolveu apostar em Ljubiša Tumbaković e na estreia do novo técnico em 07/09/2019, derrota para Portugal por 4-2.

Devido à uma lesão, Tadić não jogou o primeiro confronto contra Luxemburgo e contra a Lituânia e no seu regresso à seleção em 14/11/2019, deu o passe para 1 dos 2 gols de Aleksandar Mitrović. Três dias depois, em partida válida pela última rodada das Eliminatórias do grupo B da Euro 2020, foi o destaque do seu time no empate em 2-2 com a Ucrânia ao marcar de pênalti o primeiro gol da Sérvia e na mesma partida, proveu assistência para o gol de Mitrović. Ao término das Eliminatórias, a Sérvia somou 14 pontos – 4 vitórias, 2 empates e duas derrotas – e com isso, terminou em 3º lugar, ficando atrás da Ucrânia que somou 20 pontos e Portugal que somou 17 pontos. Por ter terminado em 3º lugar na fase de grupos das Eliminatórias, a Sérvia terá de disputar uma vaga para a Euro 2020 com Escócia, Israel e Noruega.

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
67 16 22 3 4841
Prêmios individuais
  • Líder em assistências da Eredivisie 2010-11, 2013-14 e 2018-19
  • Equipe Ideal da Eredivisie 2013-14 e 2018-19
  • Melhor Jogador Sérvio do ano de 2016
  • Seleção da UEFA Champions League 2018-19
  • Nomeado para o Prêmio do FIFA Ballon d’Or
Artilharias
  • Eredivisie 2018-19 (28 gols)

Considerações Finais

Com base em todos os números apresentados até aqui pode-se concluir que Dušan Tadić é um jogador que se destaca por sua boa técnica, versatilidade e também é excelente em criação de jogadas e de oportunidades de gols e por este motivo, não é por acaso que ele foi o líder em assistências da Eredivisie 2010-11, 2013-14 e 2018-19 e até este momento, é o líder em assistências da atual edição da Eredivisie.

E para vocês? Dušan Tadić é um dos principais meias ou pontas da atualidade?

Data: Quarta-feira, 27 de novembro de 2019

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui