Quando cita-se um dos melhores atacantes belgas da atualidade, o nome de Dries Mertens que atualmente joga pelo Napoli da Itália e que também é presença constante nos jogos da Seleção Belga, deve ser levado em conta.

Dries Mertens nasceu em 06/05/1987 em Leuven, na Bélgica. Antes de jogar pelo Napoli, o atacante de 1,69 metros de altura iniciou a sua carreira como profissional em um clube que disputava a 3ª divisão do futebol belga, mas por outro lado, teve passagens pelas categorias de base de 2 grandes clubes do futebol belga. Porém, o que mais se sabe sobre Mertens? Por quais clubes ele jogou? Quais feitos atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

Época em que Mertens atuava nas categorias de base do Anderlecht

Dries Mertens é filho de Herman e Marijke Mertens. Vale destacar que o seu pai era um ex-ginasta e professor de esportes no ensino médio. Ele até foi um campeão belga.

Aos 4 anos de idade, em 1991, Dries e o irmão, Jeroen Mertens, ingressaram nas categorias juvenis do Stade Leuven. Depois disso, ele jogou dos 11 aos 18 nas categorias de base do Anderlecht. Ele jogou lá junto com o Sven Kums. Mertens acabou sendo dispensado do último clube por causa da sua estatura e também pelo aspecto físico. Em 2005, ele ingressou nas categorias de base do KAA Gent, onde passou a ser observado por Etienne De Wispelaere.

 

A Carreira de Dries Mertens em Números

 

Gent

Categorias de Base

Assim que ingressou nas categorias de base do Gent em 2003, Mertens passou a jogar pelo time B do clube. Dois anos depois, Dries Mertens começou a reviver o que passou no Anderlecht, ele não detinha a confiança dos membros do clube por causa da sua estatura e do aspecto físico e por essa razão, chegou-se a um consenso no clube que ele não seria utilizado pela equipe principal do Gent e como consequência, emprestaram ele para o Eendracht Aalst, um clube que disputava a 3ª divisão do futebol belga naquela época.

 

Eendracht Aalst

2005-06

Na temporada 2005-06, De Wispelaere, o mesmo treinador com o qual Mertens trabalhou nas categorias de base do Gent, tornou-se treinador do Eendracht Aalst e com isso, pediu o empréstimo do jovem atacante de 18 anos. Quando chegou ao novo clube, Mertens chegou para atuar por menos 6 meses em um time que estava em meio a disputa da III Division, 3ª divisão do futebol belga.

Além de Mertens, o Eendracht Aalst também obteve o empréstimo de mais 2 jogadores do Gent, Steve De Ridder e Ludovic Buysens. Aos poucos, Mertens foi conquistando o seu espaço no clube da 3ª divisão e no fim dessa temporada, disputou 14 partidas e marcou 4 tentos na sua 1ª temporada como profissional. Ainda convém lembrar que Dries Mertens foi eleito o melhor jogador do Eendracht Aalst nessa temporada.

  • Números de Mertens na sua 1ª e única Temporada no Eendracht Aalst
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2005-06
14 *4 ? ? ? ?

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* Gols válidos pela Division III

 

AGOVV

2006-07

Após o fim do empréstimo ao Eendracht Aalst, Mertens retornou ao Gent e isso não foi tudo, ele voltou a atuar pela equipe b do time belga. O treinador Georges Leekens não o viu em Dries Mertens e além disso, o Gent voltou a citar a sua estatura e aspecto físico como uma barreira para integrá-lo ao time principal e em virtude disso, Mertens teve que tentar a sorte em outro lugar.

Como ainda era muito jovem, o atleta precisava de mais minutos em campo e sendo assim Gunther Jacob, o seu agente, foi procurar por um clube na Holanda. Posteriormente, o Gent concordou em emprestar Mertens para o AGOVV Apeldoorn, um clube que disputava a 2ª divisão naquela época, por recomendação do técnico Ted van Leeuwen. No novo clube, se reencontrou com Sherjill McDonald, que ele conhecia desde os tempos do Anderlecht. O futebol na Holanda é mais voltado para pessoas de pés leves, e oportunidades são dadas aos jovens. Mertens deu um passo para trás para avançar dois depois.

Em 11 de agosto de 2006, na estreia do AGOVV na Eerste Divisie (2ª divisão do futebol holandês), Rini Coolen – técnico do AGOVV naquela época – promoveu a estreia de Mertens entre os titulares e além disso, ele jogou os 90 minutos da vitória por 3-1 sobre o Cambuur.

Em 22/09/2006, em jogo da 8ª rodada da Eerste Divisie, o jovem atacante de 19 anos marcou o seu primeiro tento pelo novo clube na vitória por 3-0 sobre o Den Bosch.

Em 24/11/2006, em partida válida pela 18ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Holandês, Mertens marcou o seu 2º e último tento nessa temporada na derrota por 2-1 ante o Fortuna Sittard.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa do clube de Apeldoorn, Dries Mertens disputou 35 partidas e fez 2 gols. Quanto ao AGOVV, terminou na última colocação do Campeonato, mas como naquela época só haviam duas divisões de clubes profissionais na Holanda, o clube acabou permanecendo na 2ª divisão.

  • Números de Mertens na sua 1ª Temporada no AGOVV
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2006-07
35 *2 7 2833

* Gols válidos pela Eerste Divisie

2007-08

Após o fim do empréstimo, o AGOVV Apeldoorn decidiu bancar a permanência de Mertens no clube e sendo assim, desembolsou 46 mil euros (cerca de 276,9 mil reais) para contar com o jovem atacante belga até meados do ano de 2010.

Em 24 de agosto de 2007, em jogo da 3ª rodada da Eerste Divisie, Mertens marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o RBC Roosendaal. Na rodada seguinte em 27/08/2007, marcou o primeiro gol do triunfo por 2-1 sobre o FC Volendam.

Em 07/09/2007, em partida válida pela 6ª rodada da 2ª divisão do campeonato holandês, o jovem atacante belga foi um destaque a parte na goleada sofrida por 6-2 ante o RKC Waalwijk com 1 gol e assistência para o tento de Christian Kabeya. Nos 2 jogos seguintes do AGOVV no campeonato, o jovem atacante de 20 anos marcou 2 tentos; gol na derrota por 5-2 ante o Fortuna Sittard e na vitória por 4-3 sobre o Haarlem.

Após o revés por 5-1 ante o SC Veendam na 9ª rodada da Eerste Divisie, Rini Coolen foi demitido do cargo de treinador do time e com a saída dele, a equipe de Apeldoorn agiu rápido e trouxe John van den Brom para comandar o time e na estreia do novo técnico, vitória por 3-1 sobre o Helmond Sport na 10ª rodada.

Em 05/10/2007, em jogo da 11ª rodada da Eerste Divisie, Mertens marcou o seu primeiro doblete nessa temporada – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – na goleada por 4-1 sobre o MVV Maastricht.

Após os 2 gols marcados na 11ª rodada da 2ª divisão do futebol holandês, o jovem atacante belga ficou sem balançar as redes por 9 rodadas e pôs fim a esse jejum em 14/12/2007 diante do mesmo MVV Maastricht na 21ª rodada e marcou mais um doblete contra esse time e com isso, o AGOVV venceu essa partida por 3-2.

Em 15 de fevereiro de 2008, em jogo da 28ª rodada da Eerste Divisie, Mertens marcou o seu primeiro hat-trick da carreira – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – na goleada por 5-0 sobre o SC Veendam no Sportpark Berg en Bos, estádio da equipe de Apeldoorn.

Em 18/04/2008, em partida válida pela última rodada (38ª) da Eerste Divisie, o jovem atacante belga marcou o 4º gol da goleada do AGOVV por 5-1 sobre o FC Omniworld em Apeldoorn.

Esta temporada do AGOVV ficou marcada pelas atuações de Mertens, Christian Kabeya – era visto como o maior talento do time naquela época -, Nacer Chadli e Ruud ter Heide.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa do time de Apeldoorn, Dries Mertens disputou 39 partidas, fez 15 gols e proveu 6 assistências. Quanto ao AGOVV, terminou a 2ª divisão do Campeonato Holandês em 16º lugar e chegou até as oitavas de final da Copa KNVB, Copa dos Países Baixos.

  • Números de Mertens na sua 2ª Temporada no AGOVV
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
39 *15 6 3 3362

* Gols válidos pela Eerste Divisie

2008-09

Na estreia do AGOVV nessa edição da Eerste Divisie em 8 de agosto de 2008, Mertens marcou o primeiro gol da vitória por 2-1 sobre o Helmond Sport. Na rodada seguinte do campeonato, em 15/08/2008, o jovem atacante belga marcou o único gol da vitória sobre o Dordrecht no Sportbank Berg en Bos.

Em 29/08/2008, em jogo da 4ª rodada da Eerste Divisie, o atacante belga de 21 anos marcou o seu primeiro doblete nessa temporada, mas mesmo com uma ótima performance dele, o AGOVV foi derrotado pelo Excelsior, perdeu por 3-2. Na rodada seguinte do campeonato, Mertens marcou o seu 5º tento nessa temporada no empate em 3-3 com o FC Eindhoven.

Em 11/11/2008, em confronto válido pela 3ª fase da Copa KNVB, o atacante belga teve outra grande atuação com 1 gol e uma assistência, para o gol de Jeremy Bokila, mas mesmo assim, o AGOVV perdeu para o Dordrecht por 3-2 e sendo assim, foi eliminado do torneio.

Em 20 de fevereiro de 2009, em partida válida pela 27ª rodada da 2ª divisão do campeonato holandês, Mertens marcou o seu 10º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o SC Veendam.

Em 10/04/2009, em jogo da 34ª rodada da Eerste Divisie, o atacante belga marcou os seus 2 últimos tentos pela equipe de Apeldoorn na vitória por 3-0 sobre o FC Omniworld.

No final dessa temporada, Mertens venceu foi o vencedor do prêmio ‘Gouden Stier’ (Melhor talento da Eerste Divisie).

Em 25/05/2009, Mertens anunciou a sua intenção de deixar o clube e o motivo, clubes da Eredivisie – 1ª divisão do futebol holandês – tinham interesse em contratá-lo.

Em suma, na sua última temporada com a camisa da equipe de Apeldoorn, Dries Mertens disputou 37 partidas, fez 14 gols e proveu 8 assistências. Quanto ao AGOVV, terminou em 11º lugar na 2ª divisão do Campeonato Holandês e foi eliminado na 3ª fase da Copa KNVB.

  • Números de Mertens na sua 3ª e última Temporada no AGOVV
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
37 *14 8 5 3236

* 14 gols dos quais 13 foram pela Eerste Divisie e 1 pela Copa KNVB

  • O vídeo abaixo mostra um dos gols de Mertens com a camisa do AGOVV
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 11 anos atrás por Coen

 

Utrecht

2009-10

Mertens sendo apresentado como o mais novo reforço do Utrecht

Depois que Mertens anunciou a sua intenção de sair do AGOVV Apeldoorn ao término da temporada 2008-09, o FC Utrecht desembolsou 600 mil euros (cerca de 3,5 milhões de reais) para contratar o atacante belga, um contrato de 5 temporadas com opção de extensão por mais duas temporadas. Vale ressaltar que Mertens escolheu o Utrecht ao invés de AZ Alkmaar, porque ele poderia ter mais minutos em campo jogando lá e além disso, também sabe-se que tanto o jogador quanto o clube já estavam apalavrados desde o mês de março (de 2009).

Em 1º de agosto de 2009, na estreia do Utrecht nessa edição da Eredivisie, Ton du Chatinier – técnico do FC Utrecht naquela época -, promoveu a estreia de Mertens entre os titulares e no primeiro jogo dele pelo novo clube, vitória por 1-0 sobre o RKC Waalwijk.

Em 16/08/2009, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, o novo camisa 11 do Utreg – Utrecht – marcou os seus primeiros 2 gols pelo clube no empate em 2-2 com o VVV-Venlo no Stadion Galgenwaard (estádio do FC Utrecht).

Em 20/09/2009, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Holandês, Mertens marcou o seu 3º tento pelo novo clube e sendo assim, vitória por 1-0 sobre o ADO Den Haag fora de casa.

Após o gol marcado na 7ª rodada da Eredivisie, o atacante belga passou por uma longa seca de gols, a qual ele pôs um fim em 20 de fevereiro de 2010 em jogo da 24ª rodada da Eredivisie quando marcou o gol que definiu o resultado dessa partida, vitória do “Utreg” por 2-0 sobre o NAC Breda.

Em 28/03/2010, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Holandês, o novo camisa 11 do Utrecht marcou o seu 5º tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o RKC Waalwijk.

Em 02/05/2010, em jogo da última rodada da Eredivisie (34ª), Mertens marcou o primeiro gol do “Utreg” no empate em 2-2 com o Vitesse.

Ao término da fase de pontos corridos da Eredivisie, o Utrecht somou 53 pontos – 14 vitórias, 11 empates e 9 derrotas – e terminou em 7º lugar no campeonato nacional e sendo assim, conquistou a chance de disputar a última vaga restante da UEFA Europa League e logo no primeiro jogo da 1ª fase desse mini-torneio em 06/05/2010, o atacante belga celebrou o seu 23º aniversário provendo assistência para o gol de Nana Asare na vitória por 3-1 sobre o Groningen. No segundo confronto entre essas duas equipes, mais uma vitória do Utrecht, dessa vez por 2-0.

No primeiro jogo da final desse mini-torneio em 13/05/2010, Mertens marcou o seu último tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Roda JC e na segunda partida entre essas duas equipes, o Utrecht venceu novamente, dessa vez por 4-1 e com outra ótima atuação do atacante belga que proveu assistências para os 2 gols de Jacob Mulenga.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa do “Utreg”, Dries Mertens disputou 39 partidas, fez 7 gols e proveu 10 assistências, sendo 4 nos jogos mais decisivos do clube nessa temporada e por ter sido um dos principais destaques do time na classificação a fase pré-eliminatória da UEFA Europa League, o atacante belga recebeu o troféu “David di Tommaso” no final da temporada, aos olhos dos torcedores, ele considerado o jogador mais valioso da temporada do FC Utrecht. Dries Mertens terminou em 2º lugar, depois de Luis Suárez (Ajax) na eleição do Futebolista Holandês do Ano. Por isso, ele recebeu a “Chuteira de Prata”. O pódio terminou com Demy De Zeeuw (Ajax) em terceiro.

  • Números de Mertens na sua 1ª Temporada no Utrecht
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
39 *7 10 3 3373

* 7 gols dos quais 6 foram pela Eredivisie e 1 pelos Play-offs da UEFA Europa League

2010-11

No primeiro confronto da 2ª fase pré-eliminatória da UEFA Europa League em 15 de julho de 2010, Mertens marcou o gol que definiu o resultado dessa partida, vitória por 4-0 sobre o FK Tirana da Albânia no Stadion Galgenwaard. Posteriormente, as duas equipes empataram em 1-1 no segundo confronto e com um placar agregado de 5-1, o time holandês se classificou para a fase seguinte.

Em 29/07/2010, no primeiro confronto da 3ª fase pré-eliminatória da Europa League, o camisa 11 do Utrecht marcou o único gol da vitória sobre o FC Luzern da Suíça no Stadion Galgenwaard. Mesmo jogando fora de casa no segundo jogo, o Utrecht venceu por 3-1 e com um placar agregado de 4-1, o time holandês se classificou para a última fase pré-eliminatória desse torneio.

No início do mês de agosto de 2010, Mertens estendeu o seu contrato com o FC Utrecht até o junho de 2014.

Em 15/08/2010, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, o atacante belga foi um dos destaques da vitória por 3-1 sobre o NAC Breda com 1 tento e uma assistência, para 1 dos 2 gols de Ricky van Wolfswinkel. Na rodada seguinte do campeonato em 22/08/2010, o camisa 11 do Utrecht marcou o segundo gol da vitória por 3-0 sobre o Willem II.

Em 26/08/2010, no segundo confronto da última fase pré-eliminatória da UEFA Europa League, Mertens foi um dos destaques da goleada por 4-0 sobre o Celtic da Escócia no Stadion Galgenwaard com assistência para o gold e Barry Maguire e também sofreu pênalti que foi convertido por Ricky van Wolfswinkel. Como a equipe holandesa havia perdido o primeiro confronto por 2-0 e venceu o segundo por 4-0, obteve a classificação para a fase de grupos da UEFA Europa League 2010-11.

Após o gol marcado diante do Willem II na 3ª rodada da Eredivisie, Mertens só voltou a balançar as redes em 24/10/2010 em jogo da 10ª rodada da Eredivisie, ao qual marcou 1 gol e proveu assistência para o gol de Jacob Mulenga na goleada por 4-1 sobre o Vitesse em pleno Gelredome, estádio do Vitesse.

Em 29 de janeiro de 2011, foi anunciado que o Ajax, após a saída de Luis Suárez, estava interessado em contratar Dries Mertens. Um dia depois, o FC Utrecht rejeitou uma primeira investida do Ajax por um dos seus principais craques.

Em 12/02/2011, em jogo da 23ª rodada da Eredivisie, o camisa 11 do Utrecht marcou o seu primeiro e único doblete nessa temporada no empate em 3-3 com o Willem II.

Em 15/05/2011, em partida válida pela última rodada do Campeonato Holandês, o atacante belga teve a sua melhor atuação na sua despedida do clube, quando marcou um hat-trick e proveu assistência para um dos 2 gols de van Wolfswinkel na goleada por 5-1 sobre o AZ Alkmaar no Stadion Galgenwaard.

Veja Também!  Como assistir Millwall x Burnley Futebol AO VIVO - Copa da Liga Inglesa 2020

Antes da abertura da janela de transferências de verão, tanto o Ajax quanto o Anderlecht estavam interessados na contratação de Mertens, mas o valor da taxa de transferência a ser paga pelo atacante belga era muito alta. Posteriormente, o PSV Eindhoven também manifestou interessa em ter Mertens em seu plantel. O FC Utrecht recusou a primeira oferta de mais de 10 milhões de euros pela dupla Dries Mertens e Kevin Strootman.

Em suma, na sua 2ª e última temporada com a camisa do “Utreg”, Dries Mertens disputou 47 partidas, fez 14 gols e proveu 24 assistências, sendo 13 destas nessa edição da Eredivisie, o que o tornou o 3º jogador com mais assistências do campeonato ao lado de Balázs Dzsudzsák do PSV e ficando atrás apenas de Dušan Tadić do Groningen (17 assistências) e de Wesley Verhoek do ADO Den Haag (14 assistências). Quanto ao Utrecht, terminou em 9º lugar no Campeonato Holandês, chegou até a semifinal da Copa KNVB e terminou em último lugar (4º) no grupo K da UEFA Europa League.

  • Números de Mertens na sua 2ª e última Temporada no Utrecht
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
47 *14 24 5 3956

* 14 gols dos quais 10 foram pela Eredivisie, 2 pela fase pré-eliminatória da UEFA Europa League, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa KNVB

  • O vídeo abaixo mostra 11 dos 21 gols de Mertens com a camisa do Utrecht
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 12 de setembro de 2019 por FC Utrecht

 

PSV Eindhoven

2011-12

Mertens sendo apresentado como o mais novo reforço do PSV Eindhoven

Em 28 de junho de 2011, o PSV Eindhoven chegou a um acordo com o FC Utrecht. Mertens e Strootman eram agora jogadores do PSV. Estima-se que a equipe de Eindhoven tenha desembolsado 13 milhões de euros (cerca de 78,4 milhões de reais) para ter os 2 jogadores em seu plantel. Vale ressaltar que os 2 jogadores também tinham passagens pelas seleções da Bélgica e da Holanda. Ambos assinaram contrato por 5 temporadas com o PSV Eindhoven. Quanto a Mertens, recebeu a camisa de número 14 e com a saída de Balázs Dzsudzsák para o Anzhi Makhachkala da Rússia, o atacante belga era visto como o substituto ideal do jogador húngaro.

Em 07/08/2011, na estreia do PSV nessa edição da Eredivisie, Fred Rutten – técnico da equipe de Eindhoven naquela época – escalou Mertens entres os titulares, uma estreia para se esquecer, pois o PSV foi derrotado pelo AZ Alkmaar pelo placar de 3-1. Na rodada seguinte do campeonato, em 13/08/2011, o atacante belga marcou o seu primeiro gol pelo novo clube e com isso, vitória por 1-0 sobre o RKC Waalwijk.

Em 21/08/2011, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, o novo camisa 14 do time dos “Boeren” – PSV Eindhoven – seguiu marcando gols, fez o primeiro gol da vitória por 3-0 sobre o ADO Den Haag e proveu assistências para os outros 2 gols, gols de Georginio Wijnaldum e de Ola Toivonen respectivamente. Na rodada seguinte do campeonato, em 28/08/2011, o atacante belga marcou um hat-trick na goleada por 6-1 sobre o Excelsior no Philips Stadion, estádio do PSV. Além de ter feito 3 gols, também contribuiu com assistência para 1 dos 2 gols de Toivonen.

Em 24/09/2011, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Holandês, Mertens foi o principal destaque da goleada por 7-1 sobre o Roda JC com 4 gols marcados e com a marca de 11 gols nos 7 primeiros jogos dessa edição da Eredivisie, Mertens já havia superado o total de tentos marcados na temporada passada pelo FC Utrecht. Isso indicou o seu desenvolvimento e ajuste extremamente rápidos no novo clube. Ele foi caracterizado como um jogador que não apenas joga futebol por si mesmo, mas também por seu clube e seus colegas de time.

Após o hat-trick marcado diante do Roda JC na 7ª rodada da Eredivisie, o atacante belga passou por uma seca de gols, a qual ele pôs um fim em 26/10/2011, em confronto válido pela 3ª fase da Copa KNVB, marcou o terceiro gol da vitória por 3-0 sobre o FC Lisse no Philips Stadion.

Em 26/11/2011, em jogo da 14ª rodada da Eredivisie, o camisa 14 dos “Boeren” marcou o 2º gol da goleada por 6-1 sobre o Groningen e também deu o passe para Strootman deixar o dele nesse jogo.

Em 27/12/2011, o jornal esportivo espanhol Marca publicou uma lista das 20 maiores revelações da primeira metade da temporada 2011-12. Havia também espaço para um belga nessa lista: Dries Mertens. Ele foi acompanhado por Toni Kroos (Bayern de Munique), Robert Lewandowski (Borussia Dortmund) e Olivier Giroud (Montpellier), entre outros.

Em 23 de fevereiro de 2012, no segundo confronto da fase de 16 avos da UEFA Europa League, o atacante belga foi um dos destaques da goleada por 4-1 sobre o Trabzonspor da Turquia ao marcar de pênalti o primeiro gol do seu time na partida. Com um placar agregado de 6-2 – o PSV venceu o primeiro jogo na Turquia por 2-1 -, a equipe holandesa se classificou para as oitavas de final, onde acabou eliminada pelo Valencia da Espanha.

Após a derrota por 3-1 ante o NAC Breda em 11/03/2012, Fred Rutten foi demitido do cargo de treinador do PSV e enquanto o clube não encontrava outro treinador, Phillip Cocu assumiu o comando da equipe até o restante da temporada.

Em 18/03/2012, em jogo da 26ª rodada da Eredivisie, o camisa 14 dos “Boeren” marcou o seu 2º e último doblete nessa temporada na goleada por 5-1 sobre o Heerenveen no Philips Stadion.

Em 08/04/2012, em partida válida pela final da Copa KNVB, Mertens marcou de cabeça o segundo gol da vitória por 3-0 sobre o Heracles Almelo. Esse gol custou os dois dentes da frente, isso ocorreu em decorrência da disputa de bola com o Remko Pasveer, goleiro do Heracles Almelo. O PSV se sagrou campeão dessa competição pela 9ª vez na sua história, a última vez que o clube havia conquistado o título da Copa dos Países Baixos foi na temporada 2004-05.

Em 06/05/2012, em jogo da última rodada dessa edição da Eredivisie, o atacante belga celebrou o seu 25º aniversário marcando um dos gols da vitória por 3-1 sobre o Excelsior fora de casa.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos “Boeren”, Dries Mertens disputou 49 partidas, fez 27 gols – 21 destes marcados na Eredivisie 2011-12, o que fez dele o 4º maior goleador do campeonato, ficando atrás apenas de Bas Dost do Heerenveen (32 gols) e de Luuk de Jong do Twente e Sanharib Malki do Roda JC, ambos marcaram 25 tentos cada um – e proveu 22 assistências, sendo 14 destas também na Eredivisie 2011-12, o que fez dele o 4º jogador com mais assistências no campeonato, ficando atrás apenas de Luciano Narsingh do Heerenveen (20 assistências) e de Christian Eriksen do Ajax e Ola Johson do Twente (cada um deles proveu 15 assistências).

Quanto ao PSV Eindhoven, além de ter sido campeão da Copa KNVB, terminou o Campeonato Holandês em 3º lugar e chegou até as oitavas de final da UEFA Europa League.

  • Números de Mertens na sua 1ª Temporada no PSV Eindhoven
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
49 *27 22 9 4126

* 27 gols dos quais 21 foram pela Eredivisie, 3 pela UEFA Europa League e 3 pela Copa KNVB

2012-13

Com a conquista do título da Copa KNVB 2011-12 e uma melhora no desempenho da equipe, a diretoria do PSV Eindhoven optou por efetivar Cocu no comando do clube.

Em 5 de agosto de 2012, na decisão da Supercopa dos Países Baixos, Mertens foi um dos destaques do triunfo por 4-2 sobre o Ajax com passe para 1 dos 2 gols de Ola Toivonen e com isso, a equipe de Eindhoven se sagrou campeão dessa competição pela 9ª vez na sua história.

Em 26/08/2012, em jogo da 3ª rodada da Eredivisie, o atacante belga marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Groningen fora de casa. Além do tento marcado, ele também contribuiu com assistência para o gol de Atiba Hutchinson.

Em 30/09/2012, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Holandês, o camisa 14 dos “Boeren” marcou o seu único hat-trick nessa temporada na goleada por 6-0 sobre o VVV-Venlo em pleno Covebo Stadion (estádio do VVV-Venlo).

Em 04/10/2012, em confronto válido pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, Mertens marcou o segundo gol da vitória por 3-0 sobre o Napoli da Itália e também proveu assistência para o zagueiro Marcelo marcar o 3º tento da equipe holandesa.

Em 03/11/2012, em jogo da 11ª rodada da Eredivisie, o atacante belga marcou o primeiro gol da goleada por 4-0 sobre o Heracles Almelo no Philips Stadion. Nos 2 jogos seguintes do time na Eredivisie, 2 gols e duas assistências do camisa 14, 1 gol e uma assistência na goleada por 5-1 sobre o Heerenveen e 1 gol e uma assistência na goleada por 6-1 sobre o ADO Den Haag.

Em 2 de fevereiro de 2013, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Holandês, Mertens teve outra grande atuação, fez 2 gols e proveu duas assistências, para os gols de Jeremain Lens e Jürgen Locadia, na goleada por 7-0 sobre o ADO Den Haag no Philips Stadion. Nos 2 jogos seguintes do PSV no campeonato nacional, 2 gols do camisa 14, no empate em 2-2 com o Vitesse e no triunfo por 2-1 sobre o seu ex-time, o FC Utrecht.

Em 16/03/2013, em jogo da 27ª rodada da Eredivisie, o atacante belga marcou o seu 15º tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o RKC Waalwijk. Além do gol marcado, proveu assistência para o gol de Georginio Wijnaldum.

Em 09/05/2013, em confronto válido pela final da Copa KNVB, Mertens jogou até os 40 minutos da segunda etapa, quando foi substituído por Memphis Depay. Diferentemente da temporada anterior, quando o PSV foi o campeão dessa competição, dessa vez foi derrotado por 2-1 pelo AZ Alkmaar na final e sendo assim, o clube de Eindhoven teve de se contentar com o vice-campeonato. Três dias depois, em jogo da última rodada da Eredivisie, o camisa 14 do PSV marcou o seu último tento pelo clube na derrota por 3-1 ante o Twente.

Pode-se dizer que no PSV, Mertens se tornou um jogador altamente produtivo em duas temporadas, o que foi importante em termos de gols e assistências. Vale destacar que o atacante belga fez duas boas temporadas pelo time, embora tenha sido mais produtivo na 1ª temporada. Ele costumava jogar como atacante no flanco esquerdo e na sua 2ª temporada pelo clube, ganhou um competidor nessa posição, trata-se de Memphis Depay.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos “Boeren”, Dries Mertens disputou 39 partidas, fez 18 gols – 16 desses pela Eredivisie 2012-13, o que fez dele o 6º maior goleador do campeonato – e proveu 21 assistências, sendo 17 destas na Eredivisie 2012-13 e com isso, se tornou o jogador líder em assistências no campeonato. Quanto ao PSV Eindhoven, além de ter sido campeão da Supercopa dos Países Baixos, foi vice-campeão da Copa KNVB e do Campeonato Holandês e terminou em 3º lugar na fase de grupos da UEFA Europa League.

  • Números de Mertens na sua 2ª e última Temporada no PSV Eindhoven
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
39 *18 21 2 3220

* 18 gols dos quais 16 foram pela Eredivisie, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa KNVB

Títulos que conquistou pelo PSV Eindhoven

  • Supercopa dos Países Baixos de 2012
  • Copa KNVB 2011-12
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Mertens com a camisa do PSV Eindhoven
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 28 de abril de 2020 por MartinhoProductions

 

Napoli

2013-14

Mertens sendo apresentado como o mais novo reforço do Napoli

Em 24 de junho de 2013, foi anunciado que o Napoli da Itália havia pago 9,5 milhões de euros (cerca de 57,3 milhões de reais) para tirá-lo do PSV, uma quantia relativamente baixa devido ao seu desempenho pela equipe de Eindhoven (em comparação: Strootman saiu pelo dobro desse valor para a Roma da Itália). Ainda convém lembrar que o valor da negociação pode chegar a € 10.000.000 por meio de bônus de desempenho. Mertens assinou um contrato de 5 temporadas com o clube italiano, onde foi jogar sob o comando de Rafa Benítez. Além de Mertens, José Callejón, Pablo Armero, Gonzalo Higuaín e Raúl Albiol, entre outros, foram atraídos pelo presidente da equipe napolitana, Aurelio De Laurentiis.

Assim como no PSV, determinou-se que Mertens jogaria no flanco esquerdo do Napoli no sistema tático 4-2-3-1 de Benítez. Em 25 de agosto de 2013, na estreia dos “Gli Azzurri” – Napoli – nessa edição da Serie A (Campeonato Italiano), Benítez colocou o atacante belga em campo aos 26 minutos da segunda etapa no lugar de Marek Hamšík, o autor de 2 gols na vitória por 3-0 sobre o Bologna.

Em 14/09/2013, em jogo da 3ª rodada da Serie A, Mertens foi escalado entre os titulares pela primeira vez no novo clube e na sua estreia como titular, vitória do Napoli por 2-0 sobre a Atalanta no Stadio San Paolo, estádio da equipe napolitana.

Em 30/10/2013, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Italiano, o novo camisa 14 da equipe napolitana – Mertens – atuou como titular e marcou o seu primeiro tento pelo clube na vitória por 2-1 sobre a Fiorentina fora de casa.

Após o gol marcado na Fiorentina na 10ª rodada, o atacante belga só voltou a balançar as redes em jogo da 16ª rodada da Serie A, ao qual o Napoli venceu a Internazionale por 4-2 no San Paolo.

Em 6 de janeiro de 2014, em jogo da 12ª rodada da Serie A, Mertens marcou o seu primeiro doblete pelo novo clube e sendo assim, vitória por 2-0 sobre a Sampdoria. Na rodada seguinte, em 12/01/2014, o camisa 14 da equipe napolitana jogou marcou o seu 5º tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Hellas Verona em pleno Marcantonio Bentegodi, estádio do time de Verona.

Em 30/03/2014, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Italiano, o atacante belga entrou em campo aos 33 minutos do segundo tempo no lugar de Marek Hamšík e 3 minutos depois, marcou o gol que definiu o resultado da partida, vitória do Napoli por 2-0 sobre a Juventus.

Em 03/05/2014, a final da Copa da Itália foi disputada entre Napoli e Fiorentina no Stadio Olimpico di Roma e aos 18 minutos da segunda etapa, Mertens entrou em campo no lugar de Hamšík e nos minutos finais, o atacante belga marcou o gol que definiu o resultado da partida, vitória dos “Gli Azzurri” por 3-1 e com isso, conquistaram o título desse torneio pela 9º vez na história.

Em 18/05/2014, em jogo da última rodada (38ª) dessa edição da Serie A, o camisa 14 ganhou a chance de iniciar entre os titulares e foi o principal destaque da goleada por 5-1 sobre o Hellas Verona no San Paolo com 2 gols e duas assistências, para o gol de José Callejón e para 1 dos 2 gols de Duván Zapata.

Mertens costumava ser escalado como ponta esquerda, mas às vezes também como atacante. Notavelmente, Mertens quase não jogou partidas inteiras pelo Napoli nessa temporada. Em média, ele ficou em campo por 55 minutos.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa do time da cidade de Nápoles, Dries Mertens disputou 47 partidas, fez 13 gols e proveu 12 assistências. Quanto ao Napoli, além de ter sido o campeão da Copa da Itália, terminou em 3º lugar no Campeonato Italiano, terminou em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões e com isso, ganhou vaga automática na fase de mata-mata da Europa League e nessa última, chegou até as oitavas de final.

  • Números de Mertens na sua 1ª Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
47 *13 12 5 2600

* 13 gols dos quais 11 foram pela Serie A e 2 pela Copa da Itália

2014-15

Em 19 de agosto de 2014, no primeiro jogo do Napoli nessa temporada, uma decisão pela frente porque se tratava do primeiro confronto da fase pré-eliminatória da UEFA Champions League, Mertens jogou os últimos 30 minutos do empate em 1-1 com o Athletic Bilbao da Espanha no San Paolo. No segundo confronto entre as duas equipes em 27/08/2014, jogo no qual o atacante belga atuou como titular, o time espanhol venceu a equipe italiana por 3-1 e com isso, o Napoli teria de disputar uma vaga na Europa League.

Em 18/09/2014, na estreia da equipe napolitana na fase de grupos da UEFA Europa League, o camisa 14 marcou os seus primeiros 2 gols nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Sparta Praga da República Checa.

Após os 2 tentos marcados na estreia do Napoli na Europa League, o atacante belga só voltou a balançar as redes em 11/12/2014, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Europa League, a qual o Napoli venceu o Slovan Bratislava da Eslováquia por 3-0. Além de ter feito um gol com o passe de Hamšík, ele retribui e deu o passe para o mesmo fazer o dele nesse jogo.

Veja Também!  Como assistir Fulham x Sheffield Wednesday Futebol AO VIVO - Copa da Liga Inglesa 2020

Em 18/12/2014, em jogo da 16ª rodada da Serie A, Mertens marcou o seu primeiro tento no campeonato no triunfo por 2-0 sobre o Parma no San Paolo. Quatro dias depois, o Napoli e a Juventus jogaram a decisão da Supercopa da Itália no estádio Jassim Bin Hamad em Doha, no Catar, e pode-se dizer que foi um jogo e tanto. No tempo regulamentar, empate em 1-1. Na prorrogação, empate em 2-2 e com a persistência da igualdade no placar, a definição do campeão saiu nos pênaltis. Apesar da penalidade de Mertens ter sido defendida por Gianluigi Buffon, o Napoli levou a melhor nessa disputa e venceu por 6-5 e sendo assim, a equipe napolitana se sagrou campeã dessa competição pela 2ª vez na sua história.

Em 8 de fevereiro de 2015, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Italiano, o camisa 14 dos “Gli Azzurri” marcou o seu 5º tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre a Udinese.

Em 23/04/2015, no segundo confronto das quartas de final da UEFA Europa League, Mertens marcou o segundo gol do empate em 2-2 com o Wolfsburg da Alemanha no San Paolo. Por ter vencido o primeiro jogo na Alemanha por 4-1, a equipe italiana se classificou para a semifinal. Posteriormente, o time napolitano foi eliminado pelo Dnipro Dnipropetrovsk da Ucrânia e com isso, foi eliminado do torneio.

Em 18/05/2015, em jogo da 36ª rodada da Serie A, o atacante belga marcou os seus últimos 2 tentos nessa temporada na vitória por 3-2 sobre o Cesena. Além dos 2 gols, também proveu assistência para o gol de Manolo Gabbiadini no San Paolo.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa do time de Nápoles, Dries Mertens disputou 49 partidas, fez 10 gols e proveu 12 assistências. Vale ressaltar que por muitas vezes, ele teve que se contentar com um papel como substituto. Lorenzo Insigne, cria da base do Napoli, geralmente jogava em sua posição favorita. Quanto ao Napoli, além de ter sido campeão da Supercopa da Itália, terminou em 5º lugar no Campeonato Italiano, chegou até as semifinais da UEFA Europa League e da Copa da Itália.

Antes da abertura da janela de transferências de verão em junho, Mertens esteve explicitamente vinculado a uma transferência para a Internazionale, onde sucederia Xherdan Shaqiri, que havia ido para o Stoke City da Inglaterra. No entanto, o Napoli não estava disposto a vendê-lo naquele instante.

  • Números de Mertens na sua 2ª Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
49 *10 12 7 1 3058

* 10 gols dos quais 6 foram pela Serie A e 4 pela UEFA Europa League

2015-16

Com a saída de Rafa Benítez do comando do Napoli ao término da temporada 2014-15, o Napoli resolveu apostar as suas fichas em Maurizio Sarri e na estreia do novo treinador em 23 de agosto de 2015 na primeira rodada dessa edição da Serie A, Mertens iniciou entre os titulares na derrota por 2-1 ante o Sassuolo. Posteriormente, o que acontecia sob o comando de Benítez passou a se repetir, Mertens voltou a frequentar o banco de reservas, mas por outro lado, nos jogos da Europa League, ele costumava ter mais chances entre os titulares.

Em 17/09/2015, na estreia do Napoli na fase de grupos da UEFA Europa League, o atacante belga marcou os seus 2 primeiros tentos nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Club Brugge da Bélgica no San Paolo. Além dos 2 gols, também deu o passe para o gol de Marek Hamšík. Na rodada seguinte desse torneio, em 01/10/2015, o camisa 14 do Napoli marcou o seu 3º tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Legia Varsóvia da Polônia fora de casa.

Em 28/10/2015, em jogo da 10ª rodada da Serie A, Mertens entrou em campo aos 20 minutos da segunda etapa no lugar de Lorenzo Insigne e 15 minutos depois marcou o gol que selou o resultado desse jogo, vitória por 2-0 sobre o Palermo.

Após a constatação de uma lesão muscular na coxa no início do mês de novembro, o camisa 14 do Napoli ficou de fora dos gramados até o fim desse mesmo mês.

Em 06/12/2015, em jogo da 15ª rodada da Serie A, já recuperado, Mertens jogou os últimos 25 minutos da derrota por 3-2 ante o Bologna.

Em 10/12/2015, em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da Europa League, o atacante belga marcou o seu 2º doblete nessa temporada na goleada por 5-2 sobre o Legia Varsóvia no San Paolo. Além dos 2 gols, também contribuiu com assistência para o gol de José Callejón. Posteriormente, o Napoli foi eliminado na fase de 16 avos da Europa League pelo Villareal da Espanha.

Em 19 de abril de 2016, em jogo da 34ª rodada da Serie A, Mertens ganhou uma chance de iniciar entre os titulares e foi o principal destaque da goleada por 6-0 sobre o Bologna no San Paolo com 3 gols e uma assistência, para 1 dos 2 gols de Manolo Gabbiadini.

Nessa edição da Serie A, Mertens só iniciou entre os titulares em 6 partidas, enquanto que entrou no decorrer dos jogos nas outras 28 partidas. Como foi dito acima, o belga foi mais utilizado entre os titulares nos jogos da UEFA Europa League.

Em suma, em sua 3ª temporada com a camisa do time de Nápoles, Dries Mertens disputou 40 partidas, fez 11 gols e proveu 7 assistências. Quanto ao Napoli, foi o vice-campeão dessa edição da Serie A, chegou até as quartas de final da Copa da Itália e foi eliminado na 1ª fase mata-mata da UEFA Europa League.

  • Números de Mertens na sua 3ª Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
40 *11 7 8 1 1682

* 11 gols dos quais 5 foram pela UEFA Europa League, 5 pela Serie A e 1 pela Copa da Itália

2016-17

Com a saída de Gonzalo Higuaín para a Juventus, o clube agiu rápido e trouxe um jogador que atuava no futebol holandês, trata-se de Arkadiusz Milik.

Na estreia do Napoli nessa edição da Serie A, em 21 de agosto de 2016, Sarri colocou Mertens no lugar de Insigne aos 8 minutos do segundo tempo e não demorou muito para ele marcar 2 gols e evitar a derrota do seu time nessa partida, empate em 2-2 com o Pescara no Adriatico, estádio da equipe adversária. A atuação do atacante belga fez com que Sarri o escalasse como titular na partida seguinte do campeonato, a qual o Napoli venceu o Milan por 4-2 no San Paolo.

Em 28/09/2016, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o camisa 14 atuou como titular e marcou o seu 2º doblete nessa temporada no triunfo por 4-2 sobre o Benfica de Portugal.

Após a confirmação da lesão de Milik, Sarri foi obrigado a improvisar e sendo assim, passou a escalar Mertens entre os titulares e além disso, desempenhou uma nova função para ele no ataque, a de centroavante e segundo o técnico, ele escolheu o belga para jogar nessa função por causa de suas características: agilidade, velocidade e objetividade.

Em 19/10/2016, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o belga marcou o seu primeiro gol na nova função na derrota por 3-2 ante o Besiktas da Turquia em pleno San Paolo. Uma semana depois, em jogo da 10ª rodada do Campeonato Italiano, o camisa 14 dos “Gli Azzurri” marcou o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre o Empoli.

O início não foi fácil, mas Mertens teve que se acostumar com seu novo papel, no qual ele não tinha mais a visão geral e o tempo como estava acostumado à esquerda por todos esses anos. Mas, o melhor ainda estava por vir.

Em 11/12/2016, em jogo da 16ª rodada da Serie A, o belga marcou o seu primeiro hat-trick nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Cagliari fora de casa. Nos 2 jogos seguintes, 5 gols do camisa 14 da equipe napolitana; 4 gols na vitória por 5-3 sobre o Torino no San Paolo e 1 gol no empate em 3-3 com a Fiorentina no Artemio Franchi. Deste ponto em diante, Mertens foi visto de maneira diferente na Itália.

Em 4 de fevereiro de 2017, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Italiano, Mertens marcou o seu 3º e último hat-trick nessa temporada na goleada por 7-1 sobre o Bologna em pleno Stadio Renato Dall’Ara. Além dos 3 tentos marcados, deu o passe para um dos gols de Marek Hamšík. Nessa partida, 2 jogadores marcaram hat-tricks, Mertens e Hamšík.

Em 04/03/2017, em jogo da 27ª rodada da Serie A, o camisa 14 dos “Gli Azzurri” marcou o seu 3º doblete nessa temporada e sendo assim, vitória por 2-1 sobre a Roma fora de casa. Nos 2 jogos seguintes do campeonato, 2 gols do belga; nas vitórias por 3-0 sobre o Crotone e por 3-2 sobre o Empoli respectivamente.

Em 06/05/2017, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Italiano, Mertens celebrou o seu 30º aniversário marcando um doblete na vitória por 3-1 sobre o Cagliari. Nos 3 jogos seguintes do campeonato, o camisa 14 do Napoli marcou mais 4 tentos; 1 gol e uma assistência na goleada por 5-0 sobre o Torino, 2 gols e uma assistência na vitória por 4-1 sobre a Fiorentina e 1 gol no triunfo por 4-2 sobre a Sampdoria.

Dries Mertens encerrou essa temporada como o vice-artilheiro da Serie A 2016-17 com um total de 28 gols em 38 rodadas, ficando atrás apenas de Edin Džeko que fez 1 gol a mais que o belga (29). No entanto, Mertens jogou 2 jogos a menos. Após uma temporada fantástica, Mertens assinou uma extensão de contrato de duas temporadas até meados de 2020. O novo contrato incluiria um aumento salarial de até 4 milhões de euros por ano, além de uma cláusula de transferência superior a 30 milhões de euros (cerca de 182,6 milhões de reais) que entraria em vigor após a próxima temporada.

Quanto ao Napoli, terminou em 3º lugar no Campeonato Italiano, chegou até a semifinal da Copa da Itália e foi eliminado nas oitavas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Mertens na sua 4ª Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
46 *34 12 7 3215

* 34 gols dos quais 28 foram pela Serie A, 5 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Itália

2017-18

No primeiro jogo do Napoli nessa temporada, uma decisão pela frente. Em 16 de agosto de 2017, no primeiro confronto da fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a equipe napolitana jogou contra o Nice da França no San Paolo e Mertens iniciou essa temporada sendo decisivo, marcou o primeiro gol na vitória por 2-0 sobre a equipe francesa e sofreu o pênalti que foi convertido por Jorginho. No segundo confronto entre ambas as equipes em 22/08/2017, o Napoli repetiu o placar do primeiro confronto e se classificou para a fase de grupos da UEFA Champions League 2017-18.

Em 27/08/2017, em jogo da 2ª rodada da Serie A, o camisa 14 dos “Gli Azzurri” marcou o seu 2º tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre a Atalanta. Além de ter feito 1 gol, também deu o passe para Marko Rog fazer o gol dele no jogo.

Em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Italiano em 10/09/2017, o atacante belga marcou o segundo gol da vitória por 3-0 sobre o Bologna fora de casa. Na rodada seguinte do campeonato, em 17/09/2017, o camisa 14 do time napolitano marcou o seu primeiro e único hat-trick nessa temporada na goleada por 6-0 sobre o Benevento no San Paolo.

Em 25/10/2017, em jogo da 10ª rodada da Serie A, Mertens marcou o seu primeiro doblete nessa temporada no triunfo por 3-2 sobre o Genoa fora de casa. Ainda convém lembrar que há exatamente 1 ano atrás, Sarri encontrou uma nova função para o belga, centroavante, e desde que passou a atuar nessa posição, foi um dos “camisas 9” mais decisivos do futebol europeu. A cada 66 minutos, ele marcou um gol ou proveu uma assistência. Nesse período, ele se saiu melhor do que jogadores de destaque como Harry Kane (74 minutos) e Edinson Cavani (76 minutos).

Em 21 de janeiro de 2018, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Italiano, o camisa 14 dos “Gli Azzurri” marcou o único gol da vitória sobre a Atalanta fora de casa. Nos 3 jogos seguintes do Napoli no campeonato, o belga fez mais 4 gols; 2 gols na vitória por 3-1 sobre o Bologna, 1 gol no triunfo por 2-0 sobre o Benevento e 1 gol na goleada por 4-1 sobre a Lazio.

Em 06/05/2018, em jogo da 36ª rodada da Serie A, o belga celebrou o seu 31º aniversário marcando o seu último tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Torino no San Paolo.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa do time de Nápoles, Dries Mertens disputou 49 partidas, fez 22 gols – 18 destes pela Serie A 2017-18, o que fez dele o 5º maior goleador do campeonato, ficando atrás apenas de Mauro Icardi da Internazionale e Ciro Immobile da Lazio (cada um deles marcou 29 gols), Paulo Dybala da Juventus (22 gols) e de Fabio Quagliarella da Sampdoria (19 gols) – e proveu 12 assistências. Quanto ao Napoli, foi vice-campeão dessa edição do Campeonato Italiano, chegou até as quartas de final da Copa da Itália, terminou em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões e em seguida, caiu na 1ª fase de mata-mata da UEFA Europa League.

  • Números de Mertens na sua 5ª Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
49 *22 12 7 3807

* 22 gols dos quais 18 foram pela Serie A, 2 pela UEFA Champions League, 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League e 1 pela Copa da Itália

2018-19

Após o fim da temporada 2017-18, Maurizio Sarri aceitou a oferta do Chelsea e sendo assim, deixou o comando do Napoli e com a saída dele, a equipe napolitana contratou um treinador com um currículo invejável, trata-se de Carlo Ancelotti.

Em 25 de agosto de 2018, em jogo da 2ª rodada da Serie A, Mertens entrou em campo aos 18 minutos do segundo tempo no lugar de Marek Hamšík e marcou o gol que definiu o resultado do jogo, vitória do Napoli por 3-2 sobre o Milan no San Paolo.

Em 29/09/2018, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Italiano, o camisa 14 dos “Gli Azzurri” marcou o único gol da derrota por 3-1 ante a Juventus no Allianz Stadium (estádio da Juve).

Em 20/10/2018, em jogo da 9ª rodada da Serie A, o atacante belga marcou o seu 3º tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre a Udinese. Além do gol marcado, deu o passe para o gol de Marko Rog. Posteriormente, o camisa 14 do Napoli marcou 5 gols em 3 partidas; 1 gol no empate em 2-2 com o Paris Saint-Germain da França na fase de grupos da Liga dos Campeões, gol no empate em 1-1 com a Roma e por fim, marcou um hat-trick na goleada por 5-1 sobre o Empoli.

Em 28/11/2018, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Mertens marcou o seu primeiro doblete nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Estrela Vermelha da Sérvia. Vale ressaltar que ele atingiu uma marca nesse jogo, chegou ao seu 100º gol pelo clube.

Em 14 de abril de 2019, em jogo da 32ª rodada da Serie A, o camisa 14 dos “Gli Azzurri” chegou a marca de 200 jogos pelo clube e para celebrar essa ocasião, proveu assistência para o gol de Kalidou Koulibaly na vitória por 3-1 sobre o Chievo Verona fora de casa.

Em 28/04/2019, em jogo da 34ª rodada da Serie A, Mertens marcou o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre o Frosinone e com isso, igualou-se a Diego Maradona e chegou a marca de 81 gols pelo Napoli na Serie A.

Em 25/05/2019, em partida válida pela última rodada do Campeonato Italiano, o atacante belga marcou o seu último tento nessa temporada na derrota por 3-2 ante o Bologna.

Em suma, em mais uma temporada pelo time de Nápoles, Dries Mertens disputou 47 partidas, fez 19 gols – 16 destes pela Serie A 2018-19, o que fez dele o 6º maior goleador do campeonato ao lado de Andrea Petagna do SPAL, Francesco Caputo do Empoli e Leonardo Pavoletti do Cagliari – e proveu 12 assistências, sendo 11 pela Serie A 2018-19, o que o tornou no líder em assistências do campeonato ao lado de Papu Gómez da Atalanta.

Quanto ao Napoli, foi vice-campeão do Campeonato Italiano, terminou em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões e na sequência, ganhou vaga automática na fase de mata-mata da Europa League, onde chegou até as quartas de final. Além disso, também chegou até as quartas de final da Copa da Itália.

  • Números de Mertens na sua 6ª Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
47 *19 12 2 3016
Veja Também!  Como assistir Iranduba x Corinthians Futebol AO VIVO – Campeonato Brasileiro Feminino 2020

* 19 gols dos quais 16 foram pela Serie A e 3 pela UEFA Champions League

2019-20

Antes do início dessa temporada, Mertens decidiu cumprir o último ano de seu contrato com o Napoli, apesar do grande interesse de outros clubes por ele. Sua motivação era se tornar o maior goleador da história do clube, um recorde que até então pertence a Marek Hamšík, jogador eslovaco que marcou 121 gols pelo clube.

Na estreia do Napoli nessa edição da Serie A, em 24 de agosto de 2019, Mertens marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 4-3 sobre a Fiorentina no Artemio Franchi.

Em 14/09/2019, em jogo da 3ª rodada da Serie A, o atacante belga marcou o seu primeiro doblete nessa temporada e com isso, vitória por 2-0 sobre a Sampdoria no San Paolo. Três dias depois, na estreia do Napoli na fase de grupos da Liga dos Campeões, ele marcou 1 dos gols da vitória por 2-0 sobre o Liverpool da Inglaterra.

Em 29/09/2019, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Italiano, o camisa 14 dos “Gli Azzurri” marcou o primeiro gol da vitória por 2-1 sobre o Brescia no San Paolo.

Em 23/10/2019, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Mertens marcou o seu 2º doblete nessa temporada na vitória por 3-2 sobre o Red Bull Salzburg da Áustria fora de casa. Além dos 2 tentos marcados, proveu assistência para o gol de Lorenzo Insigne. Com os gols marcados nessa partida, chegou a marca de 115 gols e com isso, ultrapassou Diego Maradona e passou a ser o 2º maior artilheiro da história do Società Sportiva Calcio Napoli.

Após uma sequência de resultados ruins no Campeonato Italiano, Carlo Ancelotti foi demitido do cargo de treinador do Napoli, a demissão dele foi anunciada no dia 10/12/2019, no dia seguinte o clube anunciou que o novo treinador do time seria Gennaro Gattuso.

Em 25 de fevereiro de 2020, no primeiro confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões, o atacante belga marcou o único gol no empate em 1-1 com o Barcelona da Espanha no San Paolo e com isso, chegou a marca de 121 gols e igualou-se a Marek Hamšík.

Até aqui, Dries Mertens marcou 12 gols e proveu 6 assistências em 29 partidas disputadas.

  • Números de Mertens na sua 7ª e atual Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
29 *12 6 4 **1787

* 12 gols dos quais 6 foram pela UEFA Champions League e 6 pela Serie A

** a temporada 2019-20 estava em andamento, mas devido à pandemia do Covid-19 (Coronavírus), essa temporada está momentaneamente suspensa

Títulos que conquistou pelo Napoli

  • Supercopa da Itália de 2014
  • Copa da Itália 2013-14
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Mertens marcou com a camisa do Napoli até aqui
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 14 de março de 2020 por Goal Zone

 

Números de Mertens na Seleção Belga

 

Bélgica

Seleções / BÉLGICA

Seleções de Base

Antes da sua estreia como atleta profissional, Dries Mertens teve passagem pela Seleção Sub-17 da Bélgica no ano de 2004, onde disputou apenas 4 jogos.

Seleção Principal

Em 1º de outubro de 2010, Georges Leekens – técnico da seleção principal da Bélgica naquela época -, convocou Mertens pela primeira vez para o jogos das Eliminatórias da Eurocopa de 2012, jogos contra o Cazaquistão e a Áustria respectivamente. Apesar de não ter jogado essas duas partidas, Mertens fez a sua estreia pela seleção principal da Bélgica em um amistoso contra a Finlândia em 9 de fevereiro de 2011, ao qual as duas seleções empataram em 1-1. Ainda convém lembrar que ele não atuou como titular, pois entrou em campo aos 14 minutos da segunda etapa no lugar de Nacer Chadli.

Em 10/08/2011, em um amistoso contra a Eslovênia, Mertens teve a primeira chance de iniciar uma partida entre os titulares, mas mesmo recebendo essa oportunidade, ele não a aproveitou, porém a seleção adversária também não converteu as suas chances em gol e sendo assim, esse amistoso acabou empatado em 0-0.

Eliminatórias da Euro 2012

Mertens só jogou 4 das 10 rodadas das Eliminatórias da Euro 2012. Em duas dessas 4 partidas, proveu duas assistências, uma em cada partida; na goleada aplicada por 4-1 sobre o Cazaquistão e na derrota por 3-1 ante a Alemanha.

Ao término das Eliminatórias, a Bélgica somou 15 pontos em 10 rodadas –  4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas – e sendo assim, terminou em 3º lugar no grupo A, ficando atrás da Alemanha – 30 pontos – que obteve vaga direta para a competição e da Turquia – 17 pontos – que teve a chance de disputar a repescagem, mas acabou perdendo a vaga para a Croácia.

Após o empate em 1-1 com a Grécia em amistoso realizado em 29 de fevereiro de 2012, Georges Leekens acabou sendo demitido do cargo de treinador da Seleção Belga e com a saída dele é Marc Wilmots é quem assume o comando dos “Diabos Vermelhos” (Seleção Belga).

Em 15/08/2012, em um amistoso contra a Holanda, Mertens entrou em campo aos 22 minutos da segunda etapa no lugar de Nacer Chadli e mudou a partida, com a entrada dele a Bélgica virou e venceu o jogo por 4-2 com 1 tento marcado por ele. Além disso, Mertens teve participação em 2 gols, proveu assistências para os gols de Romelu Lukaku e de Jan Vertonghen.

  • O vídeo abaixo mostra os gols do amistoso entre a Bélgica e a Holanda em 15/08/2012
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 13 de novembro de 2012 por Red Devils Cartel

Copa do Mundo FIFA de 2014

Depois de marcar o seu primeiro tento com a camisa da Seleção Belga, Mertens foi um dos destaques do time na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 quando atuou como titular e proveu assistências para os gols da vitória por 2-0 sobre o País de Gales, gols de Vincent Kompany e de Jan Vertonghen.

Ao término das Eliminatórias, a Bélgica somou 26 pontos em 10 rodadas – 8 vitórias e 2 empates – e com tal campanha, terminou na liderança do grupo A e se classificou para a Copa do Mundo FIFA de 2014 que realizar-se-ia no Brasil.

Em 13 de maio de 2014, Marc Wilmots anunciou a lista final de jogadores convocados para essa edição da Copa do Mundo e o nome de Mertens estava presente nessa lista.

Em 07/06/2014, no último amistoso disputado pela Bélgica antes do início do torneio, Mertens marcou o único gol da vitória sobre a Tunísia. Dez dias após esse amistoso, a Bélgica estreou na fase de grupos dessa edição da Copa do Mundo com vitória por 2-1 sobre a Argélia. Convém lembrar que o camisa 14 da Seleção Belga – Mertens – entrou logo após o intervalo no lugar de Nacer Chadli e foi o autor do 2º gol dos belgas nessa partida. Nas duas rodadas seguintes, atuou como titular; vitórias por 1-0 sobre a Rússia e sobre a Coreia do Sul. Com 9 pontos somados em 3 rodadas, a Bélgica terminou na liderança do grupo H e se classificou para a fase de mata-mata do torneio.

Nas oitavas de final, a Bélgica enfrentou os Estados Unidos e mesmo tendo mais posse de bola e mais chutes a gol, os belgas não contavam com a grande atuação de Tim Howard – goleiro da seleção norte-americana – e com isso, as duas seleções empataram em 0-0 no tempo regulamentar. Na prorrogação, a história foi diferente e dessa vez Howard não conseguiu mais defender os chutes dos belgas e sendo assim, vitória da Bélgica por 2-1. Mertens jogou até os 15 minutos da segunda etapa, quando foi substituído por Kevin Mirallas.

Nas quartas de final, o camisa 14 dos “Diabos Vermelhos” jogou os últimos 30 minutos da derrota por 1-0 ante a Argentina no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, e com isso, o sonho de conquistar o primeiro título de uma Copa do Mundo foi adiado para 2018.

  • O vídeo abaixo mostra os gols de Bélgica 2-1 Argélia na 1ª rodada da fase de grupos dessa edição da Copa do Mundo
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 18 de abril de 2018 por FIFATV

  • Desempenho de Mertens na Copa do Mundo FIFA de 2014
Pd Gm A CA CV Mj
5 1 270

Euro 2016

Após a eliminação diante da Argentina na Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil, a Seleção Belga “virou a chave” e o novo foco passava a ser a classificação para a Euro 2016 na França.

Na estreia da Bélgica nas Eliminatórias da Eurocopa em 10/10/2014, Mertens marcou o seu primeiro doblete com a camisa da seleção de seu país na goleada por 6-0 sobre a Andorra.

Em 13 de outubro de 2015, na última rodada das Eliminatórias, o camisa 14 da Bélgica marcou o primeiro gol da vitória por 3-1 sobre Israel. Com um total de 23 pontos somados em 10 rodadas – 7 vitórias, 2 empates e uma derrota -, a Bélgica terminou na liderança do grupo B e sendo assim, obteve vaga direta para a Euro 2016.

Na estreia da Bélgica nessa edição da Eurocopa em 13 de junho de 2016, Mertens jogou os últimos 28 minutos da derrota por 2-0 ante a Itália. Posteriormente, o camisa 14 da Seleção Belga jogou o segundo tempo das vitórias por 3-0 sobre a Irlanda e por 1-0 sobre a Suécia respectivamente. Com um total de 6 pontos somados em 3 rodadas, a Bélgica terminou em 2º lugar no grupo E e se classificou para a fase de mata-mata do torneio.

Nas oitavas de final, Mertens atuou como titular, um jogo no qual a Bélgica venceu a Hungria por 4-0. Na fase seguintes, quartas de final, o camisa 14 dos “Diabos Vermelhos” só jogou os últimos 15 minutos da derrota por 3-1 ante o País de Gales e com esse revés, o sonho de conquistar esse título pela 1ª vez, foi adiado para 2020.

  • Desempenho de Mertens na Euro 2016
Pd Gm A CA CV Mj
5 158

Copa do Mundo FIFA de 2018

Após a eliminação ante a seleção do País de Gales na Euro 2016 na França, Marc Wilmots foi demitido do cargo de treinador da Bélgica e com a saída dele, a Real Associação Belga de Futebol resolveu apostar as suas fichas em Roberto Martínez.

Na estreia da Bélgica nas Eliminatórias para a próxima edição da Copa do Mundo de 2018, em 06/09/2016, Mertens viu do banco a goleada por 6-0 sobre o Chipre.

Em 10/10/2016, em partida válida pela 3ª rodada das Eliminatórias, o camisa 14 da Seleção Belga atuou como titular e marcou o 4º gol da goleada por 6-0 sobre Gibraltar. Na rodada seguinte, em 13/11/2016, ele marcou um doblete na goleada por 8-1 sobre a Estônia. Além de ter feito 2 gols, também contribuiu com assistência para o gol de Eden Hazard.

Em 9 de junho de 2017, em confronto válido pela 6ª rodada das Eliminatórias, Mertens marcou o primeiro gol do triunfo por 2-0 sobre a Estônia. Na rodada seguinte, em 31/08/2017, jogou o primeiro tempo da goleada por 9-0 sobre Gibraltar e foi um dos destaques dessa partida com 1 gol e duas assistências, para 1 dos 3 gols de Thomas Meunier e para o gol de Axel Witsel. Com 5 gols marcados em 10 rodadas, Mertens foi o 3º maior goleador da Seleção Belga nas Eliminatórias, ficando atrás apenas de Romelu Lukaku (11 gols) e de Eden Hazard (6 gols).

Ao término das Eliminatórias, a Bélgica somou 28 pontos em 10 rodadas – 9 vitórias e 1 empate – e com tal campanha, terminou na liderança do grupo H e consequentemente, se classificou para a Copa do Mundo FIFA de 2018 que realizar-se-ia na Rússia.

Quando anunciou a lista final de jogadores convocados para a disputa da Copa do Mundo de 2018 no mês de maio desse mesmo ano (2018), Roberto Martínez incluiu o nome de Mertens nessa lista e na estreia da Bélgica na fase de grupos desse torneio em 18/06/2018, o camisa 14 dos “Diabos Vermelhos” atuou como titular e marcou o primeiro gol da vitória por 3-0 sobre o Panamá. Na rodada seguinte, atuando como titular novamente, deu o passe para 1 dos 2 gols de Lukaku na goleada por 5-2 sobre a Tunísia.

Com a classificação praticamente garantida, Martinéz optou por descansar muitos dos jogadores considerados titulares, dentre eles Mertens que jogou apenas os últimos 5 minutos da vitória por 1-0 sobre a Inglaterra na última rodada da fase de grupos e com um total de 9 pontos em 3 rodadas, a Bélgica terminou em 1º lugar no grupo G.

Nas oitavas de final, a Bélgica enfrentou o Japão e depois de sair atrás do placar, Martínez fez algumas alterações no time, dentre essas, sacou Mertens aos 20 minutos da segunda etapa para colocar Marouane Fellaini no seu lugar e ele foi um dos autores do gol da vitória de virada dos belgas por 3-2 sobre os japoneses.

Nas quartas de final, Mertens viu do banco a Bélgica vencer o Brasil por 2-1 e seguir adiante no torneio.

Na semifinal, a Seleção Belga jogou contra a França, Martínez colocou o camisa 14 em campo no lugar de Mousa Dembélé aos 15 minutos da segunda etapa, mas mesmo assim a Seleção Francesa levou a melhor nesse duelo e venceu por 1-0 e com isso, a Bélgica teve de se contentar com a disputa do 3º lugar.

Na disputa do 3º lugar em 14/07/2018, a Gazprom Arena em São Pertersburgo foi o palco dessa decisão entre Inglaterra e Bélgica, Mertens jogou os últimos 30 minutos da vitória da Seleção Belga por 2-0. Com o 3º lugar obtido nessa Copa do Mundo, essa foi a melhor campanha da história da Bélgica no torneio.

  • O vídeo abaixo mostra os gols de Bélgica 3-0 Panamá na fase de grupos dessa edição da Copa do Mundo
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de um ao atrás por FIFATV

  • Desempenho de Mertens na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj
6 1 1 297

Liga das Nações da UEFA A

Após a ótima campanha na Copa do Mundo FIFA de 2018, o foco da Seleção Belga passou a ser a Liga das Nações da UEFA. Na estreia do time nessa competição em 11/09/2018, o camisa 14 atuou como titular e proveu assistência para 1 dos 2 gols de Lukaku na vitória por 3-0 sobre a Islândia. No jogo seguinte da Bélgica nessa competição, deu o passe para 1 dos gols de Lukaku na vitória por 2-0 sobre a Suíça.

Apesar de ter vencido a Islândia novamente, dessa vez por 2-0, a Bélgica perdeu por 5-2 para a Suíça na última rodada da Liga das Nações da UEFA e mesmo tendo somado o mesmo número de pontos que a Seleção Suíça, a Seleção Belga ficou atrás nos critérios de desempate – gols a favor e saldo de gols – e como consequência, estava eliminada da competição.

  • Desempenho de Mertens na Liga das Nações da UEFA 2018-19
Pd Gm A CA CV Mj
4 2 345

Eliminatórias da Euro 2020

Em 8 de junho de 2019, em jogo da 3ª rodada das Eliminatórias da Euro 2020, o camisa 14 da Seleção Belga foi um dos principais destaques da vitória por 3-0 sobre o Cazaquistão com 1 gol e uma assistência, para o gol de Timothy Castagne.

Em 06/09/2019, em confronto válido pela 5ª rodada das Eliminatórias, Mertens entrou em campo aos 10 minutos da segunda etapa no lugar de Divock Origi e 2 minutos depois marcou o seu gol na goleada por 4-0 sobre San Marino.

Ao término das Eliminatórias da Euro 2020, a Bélgica somou 30 pontos em 10 rodadas – venceu todas as partidas que disputou – e com isso, além de ter terminado na liderança do grupo I, obteve vaga direta na Eurocopa de 2020.

Devido à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), a Euro 2020 que se iniciaria em junho desse ano (2020), foi adiada para junho de 2021.

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
90 18 27 6 5004

Prêmios individuais

  • Jogador da temporada 2005-06 da III Division
  • Bola de Ouro da Eerste Divisie 2008
  • Troféu “David di Tommaso” 2010
  • 90º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)
  • O Jogador do Ano do Futebol Belga de 2016
  • Equipe Ideal da Serie A: 2016-17

Considerações Finais

Com base em todos os números apresentados nessa matéria pode-se dizer que Dries Mertens é um jogador versátil, rápido e ágil. Ele é conhecido por sua capacidade de marcar e criar gols, e é capaz de chegar ao final dos passes ou criar espaço para si mesmo ou para os seus companheiro de time. O seu papel preferido em campo é jogar pelo flanco esquerdo, mas se necessário também pode jogar no flanco direito ou até mesmo como centroavante cumprindo o papel de falso 9. Vale ressaltar que atuando como falso 9, a sua média de gols aumentou consideravelmente.

E para vocês? Mertens é o melhor ou um dos melhores atacantes do futebol europeu nesse momento?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui