Quando cita-se um dos melhores jogadores de futebol do Brasil neste momento, o nome de Douglas Costa que atualmente joga pela Juventus da Itália e que também atua pela Seleção Brasileira, deve ser levado em conta.

Douglas Costa de Souza nasceu em 14/09/1990 em Sapucaia do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Antes de jogar pela Juventus, Douglas Costa iniciou sua carreira como profissional no Grêmio e em seguida, atuou por mais duas equipes antes de jogar pela equipe italiana. Porém, o que mais se sabe sobre Douglas Costa? Por quais clubes atuou? Quais feitos atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

Antes de jogar pelo Grêmio, Douglas deu os seus primeiros passos no futebol quando ingressou nas categorias de base do clube de sua cidade natal – Sapucaiense – em 1999 e quando completou 11 anos de idade, no ano de 2001, ingressou nas categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube que é popularmente conhecido como Grêmio.

Douglas Costa na época em que atuava pelo Sapucaiense

 

A Carreira de Douglas Costa em Números

 

Grêmio

Categorias de Base

Depois de ingressar nas categorias de base no Grêmio, Douglas Costa foi queimando etapas até chegar ao profissional do clube no ano de 2008, quando Celso Roth – técnico do Grêmio nessa época – o integrou ao time principal do clube.

2008

Em 4 de outubro de 2008, em jogo da 28ª rodada do Brasileirão (Campeonato Brasileiro), Douglas Costa fez a sua estreia como profissional e logo no seu primeiro jogo da carreira, o jovem atacante de 18 anos marcou um dos gols da vitória por 2-1 sobre o Botafogo no Olímpico (antigo estádio do Grêmio). Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 08/10/2008, Douglas Costa foi um dos destaques da vitória por 2-0 sobre o Santos com assistências para os gols de Richard Morales e de Soares respectivamente.

Posteriormente, Douglas Costa jogou mais duas partidas como titular e outras duas saindo do banco de reservas.

Em suma, na sua 1ª temporada como profissional, Douglas Costa disputou 6 partidas, fez 1 gol e proveu duas assistências. Quanto ao Grêmio, foi vice-campeão desta edição do Brasileirão, terminou em 5º lugar no Campeonato Gaúcho, foi eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil e caiu na 1ª fase da Copa Sul-Americana.

  • Números de Douglas Costa na sua 1ª Temporada no Grêmio
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2008
 6 *1  2  0 397

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* Gol marcado no Brasileirão

2009

Em 26 de fevereiro de 2009, na estreia do Grêmio na fase de grupos da Copa Libertadores da América, Douglas Costa entrou em campo aos 34 minutos da segunda etapa no lugar do zagueiro Léo, contudo mesmo com ele em campo, o “Tricolor Gaúcho” – Grêmio – e a Universidad de Chile empataram em 0-0 no Olímpico.

Posteriormente, devido à uma fissura do ligamento intra-articular, o jovem atacante de 18 anos ficou de fora dos gramados por cerca de um mês. Em 05/04/2009, após uma derrota no “Grenal” – nome dado ao clássico entre Grêmio e Internacional – no Campeonato Gaúcho, Celso Roth acabou demitido e com sua saída, o clube resolveu apostar suas fichas em Paulo Autuori. Apesar de jogar os minutos finais do segundo confronto das oitavas de final da Libertadores em 07/05/2009, Douglas Costa voltou a sentir dores e como consequência, ficou de fora dos gramados por mais um tempo.

Em junho, o Manchester United da Inglaterra tentou contratar Douglas Costa por um período de testes de 20 dias, antes de efetivar a compra do atacante. Contudo, o Grêmio rejeitou esta oferta.

Em 02/08/2009, em jogo da 16ª rodada do Brasileirão, livre de lesões, Douglas Costa fez sua estreia como titular no campeonato e contando com o jovem atacante de 18 anos entre os titulares, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 4-1 no Olímpico.

Na reta final do Brasileirão, Paulo Autuori passou a escalar Douglas Costa como titular, porém com um empate em 1-1 com o São Paulo no Olímpico em 04/11/2009, em jogo da 34ª rodada do Brasileirão, onde o atacante de 19 anos proveu assistência para o gol de Rafael Marques e a equipe adversária teve 2 jogadores expulsos, chegou-se a um consenso que Paulo Autuori não deveria ser mantido no cargo de treinador, pois Celso Roth conseguiu fazer o time render mais no ano anterior, e em decorrência da demissão de Autuori, Marcelo Rospide comandou o time até o fim do campeonato.

Pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 29/11/2009, Douglas Costa marcou seu 1º e último tento nesse ano na vitória por 4-2 sobre o Grêmio Barueri no Olímpico. Na rodada seguinte do campeonato em 06/12/2009, o jovem atacante de 19 anos foi um dos destaques do time no revés por 2-1 ante o Flamengo no Maracanã ao prover assistência para o gol de Roberson.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do “Imortal” – Grêmio -, Douglas Costa disputou 31 jogos, fez 1 gol e proveu 4 assistências. Quanto ao Grêmio, terminou em terminou em 8º lugar no Campeonato Brasileiro, foi vice-campeão gaúcho e chegou à semifinal da Copa Libertadores da América.

  • Números de Douglas Costa na sua 2ª e última Temporada no Grêmio
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2009
 31 *1  4  3 1253

* Gol marcado no Brasileirão

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols marcados por Douglas Costa com a camisa do Grêmio
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 29 de agosto de 2018 por Boleiragem Gols

 

Shakhtar Donetsk

2009-10

Em 10 de janeiro de 2010, Douglas assinou um contrato por 5 temporadas com o Shakhtar Donetsk da Ucrânia. O clube ucraniano desembolsou 6 milhões de euros (cerca de 37,3 milhões de reais) para contar com o futebol do jovem atacante de 19 anos.

A estreia de Douglas Costa pela nova equipe ocorreu em 18/02/2010, no primeiro confronto da fase de 16 avos da Europa League contra o Tottenham da Inglaterra, quando Mircea Lucescu – técnico do Shakhtar nessa época – o colocou em campo aos 30 minutos da segunda etapa no lugar de Jádson, porém esta foi uma estreia para se esquecer, pois a equipe inglesa venceu esse jogo por 2-1. Em 25/02/2010, no segundo confronto contra o Fulham, Douglas entrou em campo aos 8 minutos do segundo tempo no lugar de Willian e mesmo dando o passe para o gol de Jádson, o jogo acabou empatado em 1-1 e consequentemente, a equipe inglesa se classificou para a fase seguinte.

Pela 18ª rodada da Premier Liha – Campeonato Ucraniano – em 28/02/2010, Douglas Costa fez sua estreia como titular na vitória por 1-0 sobre o Vorskla na Donbass Arena (estádio do Shakhtar Donetsk).

Em 14/03/2010, em jogo da 20ª rodada da Premier Liha, o jovem atacante brasileiro de 19 anos marcou seu primeiro tento pelo novo clube no triunfo por 2-1 sobre o Metalist Kharkiv na Donbass Arena. Duas semanas depois – em 28/03/2010 – em jogo da 22ª rodada do campeonato nacional, Douglas Costa entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo no lugar de Jádson e nos acréscimos, fez o gol que fechou o placar do jogo; vitória do Shakhtar Donetsk por 3-1 sobre o Arsenal Kiev.

Após o gol marcado contra o Arsenal Kiev, Douglas Costa só voltou a balançar as redes em 25/04/2010, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Ucraniano, a qual iniciou entre os titulares e marcou o segundo gol da vitória por 3-0 sobre o Chernomorets Odessa na Donbass Arena. Na rodada seguinte do campeonato nacional, Douglas entrou em campo aos 17 minutos da segunda etapa no lugar de Ilsinho e nos minutos finais, marcou o gol que selou o resultado da partida; vitória do Shakhtar Donetsk por 2-0 sobre o Metalurh Zaporizhya fora de casa.

Em 09/05/2010, em jogo da última rodada (30ª) desta edição da Premier Liha, Douglas Costa atuou como titular e encerrou essa temporada marcando o terceiro gol da vitória por 3-2 sobre o Tavriya Simferopol.

Em suma, na sua 1ª temporada na Ucrânia, Douglas Costa disputou 15 partidas, fez 5 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, foi campeão do Campeonato Ucraniano, chegou à semifinal da Copa da Ucrânia e caiu na fase de 16 avos da UEFA Europa League.

  • Números de Douglas Costa na sua 1ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 15 *5  2  3 630

* Gols marcados na Premier Liha

2010-11

No primeiro jogo do Shakhtar Donetsk nessa temporada – decisão da Supercopa da Ucrânia – em 4 de julho de 2010, Douglas Costa iniciou essa temporada como titular do time e nesse jogo, proveu assistência para o gol de Jádson na goleada por 7-1 sobre o Tavriya Simferopol. Com este resultado, o Shakhtar Donetsk iniciava essa temporada celebrando a conquista de um título.

Em 30/07/2010, em jogo da 4ª rodada da Premier Liha, o camisa 20 do Shakhtar – Douglas Costa – marcou seu primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – da carreira na vitória por 3-1 sobre o Arsenal Kiev. Além de ter feito 2 gols, também proveu assistência para o gol marcado pelo compatriota Luiz Adriano. Na rodada seguinte do campeonato, em 07/08/2010, o jovem atacante de 19 anos marcou seu 3º tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Sevastopol na Donbass Arena.

Em 28/09/2010, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), Douglas Costa foi um dos principais destaques da vitória por 3-0 sobre o Braga de Portugal fora de casa com 1 gol e assistências para os 2 gols marcados por Luiz Adriano.

Após o gol marcado diante do Braga, o camisa 20 dos “Hinyrky” – Shakhtar Donetsk – só voltou a balançar as redes em 28/11/2010, em jogo da 19ª rodada da Premier Liha, ao qual marcou 1 dos gols da goleada por 4-0 sobre o Arsenal Kiev na Donbass Arena.

Em 16 de fevereiro de 2011, pelo primeiro confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões, Douglas Costa foi um dos destaques do triunfo por 3-2 sobre a Roma da Itália fora de casa com 1 gol e assistência para 1 dos 2 tentos marcados por Luiz Adriano. Posteriormente, o Shakhtar Donetsk venceu a equipe italiana na Donbass Arena por 3-0 no segundo confronto e com isso, classificou-se para a fase seguinte do torneio sendo eliminada pelo Barcelona da Espanha.

Pela 23ª rodada do Campeonato Ucraniano, em 01/04/2011, o jovem atacante brasileiro de 20 anos entrou em campo aos 22 minutos do segundo tempo no lugar de Alex Teixeira e nos acréscimos, fez o gol que definiu o resultado da partida; vitória dos “Hinyrky” por 3-1 sobre o Illichivets Mariupol.

Em suma, na sua 2ª temporada na Ucrânia, Douglas Costa disputou 42 jogos, fez 7 gols e proveu 11 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, foi campeão de todas as competições nacionais (Supercopa da Ucrânia, Copa da Ucrânia e Campeonato Ucraniano) e chegou às quartas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Douglas Costa na sua 2ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
 42 *7  11  6 2610

* 7 gols dos quais 5 foram pela Premier Liha e 2 pela UEFA Champions League

2011-12

Diferentemente da temporada anterior, o Shakhtar iniciou esta temporada com uma derrota por 3-1 ante o Dínamo de Kiev em 5 de julho de 2011 e como consequência, teve de se contentar como vice-campeão da Supercopa da Ucrânia. Vale ressaltar que Douglas Costa jogou os 90 minutos desta decisão.

Veja Também!  Assistir Portuguesa Santista x Santos Futebol AO VIVO FPF TV e Mycujoo - Campeonato Paulista Sub-20

Em 09/09/2011, em jogo da 9ª rodada da Premier Liha, o camisa 20 dos “Hinyrky” entrou em campo aos 16 minutos da segunda etapa no lugar de Dentinho e nos minutos finais, fez o gol que fechou o placar do jogo; goleada do Shakhtar por 5-1 sobre o Volyn Lutsk na Donbass Arena.

Pela 12ª rodada do Campeonato Ucraniano, em 02/10/2011, o jovem atacante de 21 anos marcou seu 2º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Zorya Luhansk na Donbass Arena.

Em 06/11/2011, em jogo da 16ª rodada da Premier Liha, Douglas Costa entrou em campo logo após o intervalo no lugar de Dentinho e a partida mal reiniciou e ele marcou um tento, o gol que selou o placar da partida: vitória do Shakhtar Donetsk por 2-0 sobre o Obolon Kiev fora de casa.

Em 27/11/2011, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Ucraniano, o camisa 20 dos “Hinyrky” marcou seu 4º tento na temporada de pênalti na goleada por 5-0 sobre o Kaparty fora de casa. Posteriormente, nas duas rodadas seguintes do campeonato nacional, mais 2 gols de Douglas: goleadas por 5-0 e 4-0 sobre o Arsenal Kiev e Kryvbas respectivamente.

Em 27 de abril de 2012, em confronto válido pela semifinal da Copa da Ucrânia, Douglas Costa entrou em campo aos 23 minutos do segundo tempo no lugar de Henrikh Mkhitaryan e novamente, marcou nos minutos finais o gol da vitória por 4-3 sobre o Volyn Lutsk. Posteriormente, em 06/05/2012, o camisa 20 do Shakhtar jogou parte da vitória por 2-1 sobre o Metalurg Donetsk na final e com isso, pela 2ª temporada consecutiva, os comandados de Mircea Lucescu sagravam-se campeões da Copa da Ucrânia.

Em suma, na sua 3ª temporada na Ucrânia, Douglas Costa disputou 37 partidas, fez 7 gols e proveu 3 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, além de ter sido campeão da Copa da Ucrânia, também foi campeão do Campeonato Ucraniano, vice-campeão da Supercopa da Ucrânia e por ter terminado em 4º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, ficou de fora do mata-mata das competições europeias.

  • Números de Douglas Costa na sua 3ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
 37 *7  3  5 1986

* 7 gols dos quais 6 foram pela Premier Liha e 1 pela Copa da Ucrânia

2012-13

No primeiro jogo do Shakhtar Donetsk nessa temporada – decisão da Supercopa da Ucrânia – em 10 de julho de 2012, Douglas Costa marcou o segundo gol da vitória por 2-0 sobre o Metalurg Donetsk e sendo assim, o Shakhtar iniciava essa temporada como o campeão da Supercopa da Ucrânia.

Após o gol marcado contra o Metalurg Donetsk na decisão da Supercopa da Ucrânia, Douglas Costa amargou um “jejum de gols”, ao qual pôs um fim em 03/11/2012, em jogo da 14ª rodada da Premier Liha, ao qual o Shakhtar venceu o Metalurh Zaporizhya por 2-0 na Donbass Arena.

Em 24/11/2012, em jogo da 19ª rodada da Premier Liha, o camisa 20 dos “Hinyrky” saiu do banco para entrar no lugar de Darijo Srna aos 10 minutos do segundo tempo e 7 minutos depois, fez o 4º gol da goleada por 5-1 sobre o Hoverla Uzhhorod.

Durante a fase de grupos desta edição da Liga dos Campeões, Douglas Costa atuou apenas por 3 partidas e vale ressaltar que ele entrou no decorrer destes jogos, totalizando 23 minutos jogados, com o Shakhtar terminando em 2º lugar no grupo E, atrás da Juventus, campeã italiana, enquanto eliminava o Chelsea, atual campeão da competição.

Pelo primeiro confronto das oitavas de final da Champions League, contra o Borussia Dortmund da Alemanha, em 13 de fevereiro de 2013, o atacante brasileiro de 22 anos entrou em campo aos 17 minutos da segunda etapa no lugar de Taison e 6 minutos depois, marcou o segundo gol do Shakhtar no empate em 2-2 com a equipe alemã na Donbass Arena. Posteriormente, o Borussia Dortmund venceu o time ucraniano por 3-0 na Alemanha e deixou o Shakhtar pelo caminho.

Em 01/03/2013, em jogo da 19ª rodada da Premier Liha, Douglas Costa atuou como titular e marcou seu 5º tento na temporada na goleada por 4-1 sobre o Volyn Lutsk.

Em 26/05/2013, em partida válida pela última rodada desta edição do Campeonato Ucraniano, o camisa 20 dos “Hinyrky” encerrou essa temporada com 1 gol e assistência para o tento marcado por Taison na goleada por 4-0 sobre o Metalurg Donetsk na Donbass Arena.

Em suma, em mais uma temporada na Ucrânia, Douglas Costa disputou 36 partidas, fez 7 gols e proveu 3 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, foi campeão de todas as competições nacionais (Supercopa da Ucrânia, Copa da Ucrânia e Campeonato Ucraniano) e foi eliminado nas oitavas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Douglas Costa na sua 4ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
 36 *7  3  1 1575

* 7 gols dos quais 5 foram pela Premier Liha, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Supercopa da Ucrânia

2013-14

Em 10 de julho de 2013, o Shakhtar Donetsk fez a sua estreia nessa temporada com uma vitória por 3-1 sobre o Chernomorets Odessa na decisão da Supercopa da Ucrânia e assim como ocorreu na temporada anterior, iniciava mais uma temporada como o campeão da Supercopa.

Em 28/07/2013, em jogo da 3ª rodada da Premier Liha, o camisa 20 dos “Hinyrky” marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Chernomorets Odessa na Donbass Arena.

Pelo confronto da 9ª rodada do Campeonato Ucraniano, em 13/09/2013, Douglas Costa marcou seu 2º tento nessa temporada no revés por 3-2 ante o Karpaty fora de casa.

Após o gol marcado contra o Karpaty, o brasileiro só voltou a balançar as redes em 27/11/2013, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a qual marcou um doblete na goleada por 4-0 sobre a Real Sociedad da Espanha. Além dos 2 tentos marcados, também proveu assistência para o gol de Luiz Adriano.

Em janeiro de 2014, Douglas Costa ajudou o Shakhtar a vencer a Supertaça United 2014, um torneio disputado entre os dois primeiros colocados dos Campeonatos Russo e Ucraniano, tornando-se o artilheiro do torneio ao lado de Darijo Srna.

Em 30/03/2014, em jogo da 23ª rodada da Premier Liha, o camisa 20 dos “Hinyrky” marcou seu 5º tento nessa temporada no triunfo por 4-2 sobre o Metalist Kharkiv fora de casa. Além do gol marcado, também contribuiu com assistências para os gols de Eduardo da Silva e Luiz Adriano.

Em confronto válido pela final da Copa da Ucrânia, em 15/05/2014, Douglas Costa marcou seu último tento nessa temporada no revés por 2-1 ante o Dínamo de Kiev.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos “Hinyrky”, Douglas Costa disputou 39 partidas, fez 7 gols e proveu 14 assistências, sendo 11 destas na Premier Liha, o que fez dele o jogador com mais assistências no campeonato. Quanto ao Shakhtar Donetsk, além de ser campeão do Campeonato Ucraniano e da Supercopa da Ucrânia, foi vice-campeão da Copa da Ucrânia, terminou em 3º lugar na fase de grupos da UEFA Champions League e sendo assim, herdou uma vaga na fase de mata-mata da UEFA Europa League, onde caiu logo na fase de 16 avos.

  • Números de Douglas Costa na sua 5ª Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
 39 *7  14  3 3043

* 7 gols dos quais 4 foram pela Premier Liha, 2 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Ucrânia

2014-15

Diferentemente das temporadas anteriores, onde atuou nas decisões da Supercopa da Ucrânia, Douglas Costa não jogou na vitória por 2-0 sobre o Dínamo de Kiev.

Em 17 de outubro de 2014, em jogo da 9ª rodada da Premier Liha, Douglas entrou em campo logo após o intervalo no lugar de Marlos e marcou o quinto gol da goleada por 6-2 sobre o Volyn Lutsk e também deu o passe para o gol de Darijo Srna. Quatro dias depois, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Champions League, o camisa 20 dos “Hinyrky” marcou o terceiro gol da goleada por 7-0 sobre o BATE Borisov de Belarus.

Em 28 de fevereiro de 2015, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Ucraniano, Douglas Costa marcou seu 3º tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Vorskla na Donbass Arena.

Pela 19ª rodada da Premier Liha, em 11/04/2015, o camisa 20 do Shakhtar marcou seu 4º tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Chernomorets Odessa.

Em 09/05/2015, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Ucraniano, Douglas Costa marcou seu último tento na temporada na goleada por 7-3 sobre o Hoverla Uzhhorod em plena Avangard (estádio do Hoverla). Além do gol marcado, também contribuiu com assistência para 1 dos 2 gols marcados por Oleksandr Hladkyy.

Em suma, na sua última temporada na Ucrânia, Douglas Costa disputou 33 partidas, fez 5 gols e proveu 7 assistências. Quanto ao Shakhtar Donetsk, foi campeão da Supercopa da Ucrânia, vice-campeão do Campeonato Ucraniano e da Copa da Ucrânia e foi eliminado nas oitavas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Douglas Costa na sua 6ª e última Temporada no Shakhtar Donetsk
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
 33 *5  7  5 2181

* 5 gols dos quais 4 foram pela Premier Liha e 1 pela UEFA Champions League

Títulos que conquistou pelo Shakhtar Donetsk

  • Premier Liha 2009-10, 2010-11, 2011-12, 2012-13 e 2013-14
  • Copa da Ucrânia 2010-11, 2011-12 e 2012-13
  • Supercopa da Ucrânia 2010, 2012 e 2013
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Douglas Costa com a camisa do Shakhtar Donetsk
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 25 de junho de 2015 por BAYERN SERBIA

 

Bayern de Munique

2015-16

Antes de se transferir para o Bayern de Munique da Alemanha, Douglas Costa recebeu uma ligação surpreendente: do outro lado da linha estava Pep Guardiola, então treinador do Bayern perguntando ao brasileiro se ele estaria “pronto para aprender a jogar futebol” e em 1º de julho de 2015, Douglas foi anunciado como o novo reforço dos bávaros (Bayern de Munique).

Douglas Costa e Joshua Kimmich sendo apresentados como novos reforços do Bayern

O clube alemão desembolsou 30 milhões de euros (cerca de 187,9 milhões de reais) para contar com Douglas Costa por 5 temporadas. A taxa de transferência de 30 milhões de euros foi a 4ª maior da história do Bayern até então. Ele recebeu a camisa de número 11, anteriormente usada por Xherdan Shaqiri.

Em 01/08/2015, na decisão da Supercopa da Alemanha, Guardiola promoveu a estreia de Douglas Costa como titular e no seu primeiro jogo pelo novo clube, o time bávaro empatou em 1-1 com o Wolfsburg no tempo regulamentar e na prorrogação, este resultado se manteve o mesmo. Na disputa por pênaltis, Douglas Costa foi o última jogador a cobrar e a converter um pênalti pelo time, contudo Xabi Alonso teve seu pênalti defendido e como consequência, o Wolfsburg levou a melhor e venceu por 5-4.

Em 14/08/2015, na estreia do Bayern nesta edição da Bundesliga (Campeonato Alemão), o novo camisa 11 do time bávaro marcou um dos gols da goleada por 5-0 sobre o Hamburgo na Allianz Arena, em Munique. Além do gol marcado, proveu assistência para o 1 dos 2 gols de Thomas Müller. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 22/08/2015, Douglas Costa foi um dos destaques da vitória por 2-1 sobre o Hoffenheim com assistências para os gols de Thomas Müller e de Robert Lewandowski respectivamente.

Pela 2ª rodada da fase de grupos da Champions League em 29/09/2015, o camisa 11 do Bayern marcou o primeiro gol da goleada por 5-0 sobre o Dínamo Zagreb da Croácia e também contribuiu com assistência para 1 dos 3 gols marcados por Lewandowski.

Veja Também!  Assistir Linense x Ferroviária Futebol AO VIVO FPF TV e Mycujoo - Campeonato Paulista Sub-20

Em 27/10/2015, em confronto válido pela 2ª fase da Copa da Alemanha, o atacante brasileiro marcou seu 3º tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Wolfsburg.

Em 07/11/2015, em jogo da 12ª rodada da Bundesliga, Douglas Costa marcou o segundo gol da goleada por 4-0 sobre o Stuttgart na Allianz Arena. Além do tento marcado, contribuiu com assistência para o gol marcado por Arjen Robben.

Pela 5ª rodada da fase de grupos, em 24/11/2015, o camisa 11 do time bávaro marcou seu 5º tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Olympiacos da Grécia na Allianz Arena. Após esse jogo, através de exames, constatou-se uma lesão muscular em Douglas Costa e em decorrência disso, ficou de fora dos gramados por cerca de 1 mês.

Vale destacar que Douglas Costa se saiu muito bem na primeira metade desta temporada, onde fez 5 gols e proveu 13 assistências. Porém, após a lesão não conseguiu repetir o mesmo desempenho da 1ª metade desta temporada.

Em 23 de abril de 2016, em jogo da 31ª rodada da Bundesliga, o camisa 11 do time bávaro marcou seu último tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Hertha Berlin fora de casa.

Em 21/05/2016, em confronto válido pela final da Copa da Alemanha, Bayern e Borussia Dortmund empataram em 0-0 no tempo regulamentar e este placar persistiu na prorrogação e com isso, a definição do campeão saiu nos pênaltis, onde Douglas Costa foi o último a cobrar e a converter e sendo assim, definiu o resultado desta disputa: vitória do Bayern nos pênaltis por 4-3.

Em suma, na sua 1ª temporada na Alemanha, Douglas Costa disputou 43 partidas, fez 7 gols e proveu 18 assistências, sendo 9 destas na Bundesliga 2015-16, o que fez dele o 5º jogador com mais assistências no campeonato. Quanto ao Bayern de Munique, além de ter sido campeão da Copa da Alemanha, também foi campeão do Campeonato Alemão, vice-campeão da Supercopa da Alemanha e chegou à semifinal da UEFA Champions League.

  • Números de Douglas Costa na sua 1ª Temporada no Bayern de Munique
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
 43 *7  18  4 3408

* 7 gols dos quais 4 foram pela Bundesliga, 2 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Alemanha

2016-17

Após o fim da temporada 2015-16, Pep Guardiola deixou o comando do Bayern para comandar o Manchester City da Inglaterra e com a saída do técnico espanhol, o clube resolveu apostar suas fichas em um técnico italiano, trata-se de Carlo Ancelotti. Como já era de se esperar, o novo treinador fez mudanças no time e dentre estas, deu mais oportunidades a Franck Ribéry do que Douglas Costa.

Devido à uma lesão no tendão, Douglas perdeu alguns jogos do Campeonato Alemão e da Liga dos Campeões e no seu retorno aos gramados, em 22 de outubro de 2016, em jogo da 8ª rodada da Bundesliga, ao qual Ancelotti o escalou como titular e o brasileiro retribuiu essa confiança dada pelo técnico marcando o gol que fechou o placar do jogo; vitória do Bayern de Munique por 2-0 sobre o Borussia Mönchengladbach na Allianz Arena.

Em 23/11/2016, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Champions League, o camisa 11 do time bávaro marcou seu 2º tento nessa temporada no revés por 3-2 ante o Rostov da Rússia fora de casa.

Em 10/12/2016, em jogo da 14ª rodada da Bundesliga, Douglas Costa entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo no lugar de Ribéry e 9 minutos depois, fez o gol que selou o resultado do jogo; goleada do Bayern por 5-0 sobre o Wolfsburg na Allianz Arena. Na rodada seguinte do campeonato, em 18/12/2016, o camisa 11 do time bávaro marcou o único gol da vitória sobre o Darmstadt fora de casa.

Em 7 de fevereiro de 2017, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Alemanha, o camisa 11 do time bávaro marcou o único gol da vitória sobre o Wolfsburg.

Pelo segundo confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões, em 07/03/2017, Douglas Costa entrou em campo aos 26 minutos da segunda etapa no lugar de Arjen Robben e 7 minutos depois, fez o terceiro gol do Bayern na goleada por 5-1 sobre o Arsenal da Inglaterra fora de casa e como senão bastasse, deu o passe para 1 dos 2 gols marcados por Arturo Vidal. Posteriormente, o Bayern de Munique foi eliminado pelo Real Madrid da Espanha na fase seguinte.

Em 11/03/2017, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Alemão, o atacante brasileiro marcou seu 7º e último tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Eintracht Frankfurt na Allianz Arena.

Tendo jogado quase menos de 1400 minutos em relação a temporada anterior, Douglas Costa teve um desentendimento com a diretoria do Bayern quando se queixou publicamente da falta de mais minutos em campo sob o comando de Ancelotti. O atacante brasileiro disse: “Falo frequentemente com o clube”, afirmou. “Conversamos sobre a minha situação, se vou ficar aqui ou se tenho que encontrar outro time para jogar. Nem sempre estou tão feliz aqui. Mas logo encontraremos uma solução.” Pouco antes destas declarações, o presidente do Bayern, Uli Hoeneß, acusou Douglas Costa de tentar ganhar um contrato melhor quando ele revelou publicamente que não tinha certeza de onde estava seu futuro e citou o interesse da Inglaterra, Espanha, França e China.

Em suma, na sua última temporada na Alemanha, Douglas Costa disputou 34 partidas, fez 7 gols e proveu 9 assistências. Quanto ao Bayern de Munique, foi campeão da Supercopa da Alemanha e do Campeonato Alemão, chegou à semifinal da Copa da Alemanha e foi eliminado nas quartas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Douglas Costa na sua 2ª e última Temporada no Bayern de Munique
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
 34 *7  9  2 1925

* 7 gols dos quais 4 foram pela Bundesliga, 2 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Alemanha

Títulos que conquistou no Bayern de Munique

  • Bundesliga 2015-16 e 2016-17
  • Copa da Alemanha 2015-16
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Douglas Costa com a camisa do Bayern de Munique
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 11 de julho de 2017 por colo99

 

Juventus

2017-18

Douglas Costa sendo apresentado como novo reforço da Juventus

Em 12 de julho de 2017, Douglas Costa juntou-se a Juventus da Itália por empréstimo até o final da temporada 2017-18, por 6 milhões de euros (cerca de 38,2 milhões de reais). Vale ressaltar que a Juventus tinha a opção de tornar a mudança permanente até o dia 01/07/2018, por uma taxa adicional de 40 milhões de euros (255,2 milhões de reais).

Em 13/08/2017, na decisão da Supercopa da Itália, Massimiliano Allegri – técnico da Juve nessa época – promoveu a estreia do novo reforço quando o colocou em campo aos 12 minutos da segunda etapa no lugar de Juan Cuadrado no revés por 3-2 ante a Lazio.

Pelo jogo da 3ª rodada da Serie A – Campeonato Italiano – em 09/09/2017, Allegri escalou Douglas Costa entre os titulares pela primeira vez e na sua estreia como titular, a Juventus venceu o Chievo por 3-0 no Allianz Stadium (estádio da Juventus).

Em 14/10/2017, em jogo da 8ª rodada da Serie A, o novo camisa 11 da Juve – Douglas Costa – marcou seu primeiro tento pelo clube no revés por 2-1 ante a Lazio em pleno Allianz Stadium.

Em 3 de janeiro de 2018, em confronto válido pelas quartas de final da Copa da Itália, o atacante brasileiro marcou seu 2º tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Torino.

Pela 21ª rodada do Campeonato Italiano, em 22/01/2018, Douglas Costa marcou o único gol da vitória sobre o Genoa.

Em 07/04/2018, em jogo da 31ª rodada da Serie A, o camisa 11 da equipe de Turim – Juventus – entrou em campo aos 13 minutos da segunda etapa no lugar de Cuadrado e 26 minutos depois, fez o gol que selou o resultado do jogo; vitória da Juve por 4-2 sobre o Benevento fora de casa. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 15/04/2018, Douglas foi um dos principais destaques da vitória por 3-0 sobre a Sampdoria com assistências para todos os gols do time na partida; gols de Mario Mandžukić, Benedikt Höwedes e Sami Khedira respectivamente.

Em 28/04/2018, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Italiano, Douglas Costa marcou seu 5º tento na temporada no triunfo por 3-2 sobre a Internazionale em pleno Giuseppe Meazza.

Pela final da Copa da Itália em 09/05/2018, o camisa 11 da equipe de Turim encerrou essa temporada marcando o segundo gol da goleada por 4-0 sobre o Milan. Esta foi a 18ª vez que a Juventus se sagrava campeã deste torneio e com isso, isolou-se como a maior campeã desta competição.

Em suma, na sua 1ª temporada na Itália, Douglas Costa disputou 47 partidas, fez 6 gols e proveu 13 assistências, sendo 12 destas na Serie A 2017-18, o que fez dele o vice-líder em assistências, ficando atrás apenas de Luis Alberto da Lazio (14 assistências). Quanto a Juventus, além da dobradinha doméstica – campeã do Campeonato Italiano e da Copa da Itália -, chegou às quartas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Douglas Costa na sua 1ª Temporada na Juventus
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
 47 *6  13  3 2912

* 6 gols dos quais 4 foram pela Serie A e 2 pela Copa da Itália

2018-19

Em 7 de junho de 2018, a Juventus tornou o empréstimo de Douglas Costa permanente, assinando com ele um acordo de 4 temporadas por uma taxa de 40 milhões de euros, mais 1 milhão de euros em bônus.

Em 16/09/2018, em jogo da 4ª rodada da Serie A, ao qual a Juventus venceu o Sassuolo por 2-1 no Allianz Stadium, Douglas Costa foi expulso nos acréscimos depois de se desentender com Federico Di Francesco. Os dois jogadores se enfrentaram na jogada do gol de honra do Sassuolo aos 46 minutos da segunda etapa, marcado por Khouma Babacar. Quando os 2 jogadores se levantaram, Douglas apareceu para dar uma cotovelada em Di Francesco e mais tarde tentou uma cabeçada, antes de finalmente cuspir em seu rosto. Inicialmente, Douglas Costa foi autuado pela cabeçada, mas o polêmico incidente foi analisado pelos dirigentes do VAR, que alertaram o árbitro sobre suas ações subsequentes e, como resultado, ele foi expulso. Massimiliano Allegri, comentou na coletiva de imprensa pós-jogo que o brasileiro seria multado pelo clube.

Posteriormente, Douglas Costa escreveu utilizou o Instagram para se desculpar, dizendo “Quero pedir desculpas a todos os torcedores da Juventus por essa reação exagerada que tive durante o jogo de hoje. Também peço desculpas aos meus companheiros de equipe, que estão sempre ao meu lado nos momentos bons e ruins. Foi feio, estou ciente disso e peço desculpas a todos por isso. Quero deixar claro que essa conduta isolada nada tem a ver com o que tenho demonstrado ao longo da minha carreira.”

Em 18/09/2018, foi anunciado que Douglas Costa estava suspenso por 4 partidas por este episódio.

Depois de cumprir a suspensão, o camisa 11 da Juve jogou os últimos 30 minutos do empate em 1-1 com o Genoa em 20/10/2018, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Italiano.

Em 21 de janeiro de 2019, em jogo da 20ª rodada da Serie A, Douglas Costa marcou seu único tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Chievo no Allianz Stadium.

Pela 22ª rodada do Campeonato Italiano, em 02/02/2019, o camisa 11 da equipe de Turim jogou o primeiro tempo do empate em 3-3 com o Parma. Logo após o intervalo, foi substituído por Federico Bernadeschi e posteriormente, foi constatado que o atacante brasileiro havia sofrido uma lesão no tendão e como se isso não bastasse, quando estava para se recuperar, sofreu uma lesão na panturrilha e em decorrência disso, perdeu o restante desta temporada.

Veja Também!  Como assistir Elche x Valencia Futebol AO VIVO – Campeonato Espanhol 2020

Em suma, na sua 2ª temporada na Itália, Douglas Costa disputou 25 partidas, fez 1 gol e proveu uma assistência. Quanto a Juventus, foi campeã da Supercopa da Itália e do Campeonato Italiano e foi eliminada nas quartas-de-finais da Liga dos Campeões e da Copa da Itália.

  • Números de Douglas Costa na sua 2ª Temporada na Juventus
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 25 *1  1  2 1 969

* Gol marcado na Serie A

2019-20

Após o fim da temporada 2018-19, o contrato de Massimiliano Allegri se encerrou e com a saída dele, Maurizio Sarri assume o comando da equipe de Turim.

Em 24 de agosto de 2019, na estreia da Juve nesta edição do Campeonato Italiano com Douglas Costa como titular, o time venceu o Parma no Ennio Tardini por 1-0.

Pela 3ª rodada do Campeonato Italiano, em 14/09/2019, o camisa 11 do time de Turim iniciou entre os titulares, mas devido à uma lesão muscular, teve de dar lugar a Federico Bernadeschi ainda aos 8 minutos da primeira etapa. Quanto ao resultado desta partida, empate em 0-0 com a Fiorentina fora de casa.

Já recuperado da lesão, em 30/10/2019, em jogo da 10ª rodada da Serie A, Douglas Costa jogou os últimos 11 minutos do triunfo por 2-1 sobre o Genoa no Allianz Stadium.

Em 26/11/2019, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 11 entrou em campo aos 25 minutos do segundo tempo no lugar de Sami Khedira e nos minutos finais, fez o gol que selou o resultado da partida; vitória da Juventus por 2-1 sobre o Lokomotiv de Moscou da Rússia fora de casa.

Após o jogo contra o time russo na Liga dos Campeões, Douglas Costa teve de ficar de fora dos gramados em decorrência de uma lesão no tendão que o tirou de campo por duas semanas.

Em 15 de janeiro de 2020, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Itália, o atacante brasileiro marcou seu 2º tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre a Udinese.

Após a 26ª rodada da Serie A, disputada em 08/03/2020, jogo no qual a Juventus venceu a Internazionale por 2-0, o Campeonato Italiano e a maioria dos campeonatos ao redor do mundo foram paralisados devido à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus) e após um hiato de 3 meses, o futebol italiano voltou e sendo assim, em 12/06/2020, no segundo confronto da semifinal da Copa da Itália, o camisa 11 do time bianconeri – Juventus – jogou boa parte do empate em 0-0 com o Milan no Allianz Stadium. Como as duas equipes haviam empatado em 1-1 no San Siro, com o critério do gol fora de casa, a Juventus se classificou para a final. Posteriormente, a Juventus perdeu para o Napoli na disputa por pênaltis na final.

Em 30/06/2020, em jogo da 29ª rodada da Serie A, o atacante brasileiro marcou seu 3º e último tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Genoa fora de casa.

Pela 34ª rodada do Campeonato Italiano, Douglas Costa chegou a marca de 100 jogos com a camisa da Juventus e celebrou este feito com uma vitória por 2-1 sobre a Lazio no Allianz Stadium.

Em suma, na sua 3ª temporada na Itália, Douglas Costa disputou 29 partidas, fez 3 gols e proveu 7 assistências. Quanto a Juventus, foi campeã do Campeonato Italiano, vice-campeã da Copa da Itália e da Supercopa da Itália e caiu nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

  • Números de Douglas Costa na sua 3ª Temporada na Juventus
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
 29 *3  7  2 1084

* 3 gols dos quais 1 foi pela UEFA Champions League, 1 pela Serie A e 1 pela Copa da Itália

Títulos que conquistou na Juventus

  • Serie A 2017-18, 2018-19 e 2019-20
  • Copa da Itália 2017-18
  • Supercopa da Itália 2018
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores lances de Douglas Costa com a camisa da Juventus
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 23 de agosto de 2020 por Real Football

 

Números de Douglas Costa na Seleção Brasileira

 

Brasil

Seleções de Base

Em fevereiro de 2009, Douglas Costa disputou o Campeonato Sul-Americano Sub-20, onde a Seleção Brasileira foi a campeã. É importante mencionar que Douglas foi o segundo maior goleador do Brasil na competição com 3 tentos, ficando atrás apenas de Walter. Posteriormente, foi convocado para a disputa da Copa do Mundo Sub-20 deste mesmo ano (2009) para o lugar de Sandro, que foi liberado a pedido do clube pelo qual atuava na época, o Internacional.

Seleção Principal

Em 28 de agosto de 2010, Douglas Costa foi convocado pelo treinador da seleção principal do Brasil naquela época – Mano Menezes – para um período de treinos na Europa.

Posteriormente, Mano Menezes não ficou sob o comando da “Seleção Canarinho” até a Copa do Mundo de 2014, pois Luiz Felipe Scolari é quem comandou a Seleção neste torneio e depois disso, Carlos Bledorn Verri – popularmente conhecido como Dunga – assume o comando da Seleção Brasileira.

Em 12 de novembro de 2014, Douglas Costa fez a sua estreia com a “Amarelinha” quando entrou em campo aos 32 minutos da segunda etapa no lugar de Willian em um amistoso no qual o Brasil venceu a Turquia por 4-0.

Em 29 de março de 2015, em um amistoso contra o Chile, Dunga escalou Douglas Costa como titular pela primeira vez e na estreia dele entre os titulares, vitória por 1-0 sobre a Seleção Chilena.

Copa América 2015

Em 05/05/2015, Dunga anunciou a lista oficial dos jogadores convocados para a disputa desta edição da Copa América que realizar-se-ia no Chile e o nome de Douglas Costa estava presente nesta lista.

Na estreia do Brasil na fase de grupos da Copa América, em 14/06/2015, Douglas Costa entrou em campo aos 21 minutos da segunda etapa no lugar de Diego Tardelli e nos acréscimos, fez o gol que selou o resultado do jogo; vitória do Brasil na estreia por 2-1 sobre o Peru. Na rodada seguinte da fase de grupos, o camisa 7 da Seleção Brasileira – Douglas Costa – jogou os últimos 20 minutos do revés por 1-0 ante a Colômbia. Na última rodada da fase de grupos, Douglas viu do banco o Brasil vencer a Venezuela por 2-1 e com um total de 6 pontos, a Seleção Brasileira terminou na liderança do grupo C e sendo assim, conseguiu se classificar para a fase de mata-mata desta edição da Copa América.

Nas quartas de final, o Brasil enfrentou o Paraguai e o camisa 7 entrou em campo aos 15 minutos da segunda etapa no lugar de Willian, porém esse jogo terminou empatado em 1-1 e para piorar, na disputa por pênaltis, Douglas Costa foi o 4º jogador a bater e ele desperdiçou sua penalidade e como consequência, a Seleção Paraguaia venceu nas penalidades por 4-3 e seguiu adiante na competição.

  • Desempenho de Douglas Costa na Copa América 2015
Pd Gm A CA CV Mj
 3 1  0  0 75

Copa do Mundo FIFA de 2018

Em 18/11/2015, em partida válida pela 4ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, Douglas Costa iniciou entre os titulares e foi um dos destaques da vitória por 3-0 sobre o Peru com 1 gol e assistências para os outros 2 tentos; Renato Augusto e Filipe Luís respectivamente. Na rodada seguinte das Eliminatórias – em 26 de março de 2016 -, o camisa 7 da “Seleção Canarinho” marcou o primeiro gol do empate em 2-2 com o Uruguai na Arena Pernambuco.

Posteriormente, Douglas Costa foi convocado por Dunga para a disputa da Copa América Centenário, contudo acabou sendo cortado dias depois por lesão, com Kaká sendo convocado em seu lugar. Após a eliminação precoce neste torneio, Dunga foi demitido e com a saída dele, Adenor Leonardo Bacchi – popularmente conhecido como Tite – assume o comando da Seleção Brasileira. Também convocado para a Seleção Brasileira Olímpica para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, antes mesmo de se apresentar, Douglas foi cortado por lesão e consequentemente, Renato Augusto foi convocado para o seu lugar.

Em 14 de maio de 2018, Douglas Costa foi convocado para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2018 que realizar-se-ia na Rússia. Depois de ver do banco o empate em 1-1 com a Suíça na 1ª rodada da fase de grupos, na rodada seguinte desta fase, Douglas Costa entrou logo após o intervalo no lugar de Willian e no último minuto de jogo, deu o passe para Neymar fazer o gol que definiu o resultado da partida; vitória do Brasil por 2-0 sobre a Costa Rica. Devido a uma lesão na coxa, não jogou a última partida da fase de grupos, a qual o Brasil venceu a Sérvia por 2-0. Com este resultado, a Seleção Brasileira classificou-se como a 1ª colocada do grupo E.

Nas oitavas de final, novamente sem poder contar com o camisa 7, o Brasil venceu o México por 2-0 e sendo assim, avançou para a fase seguinte. Nas quartas de final, o Brasil enfrentou a Bélgica e mesmo com Douglas Costa jogando os últimos 30 minutos do jogo e pressionando, os belgas levaram a melhor e venceram por 2-1 e com isso, o sonho do hexacampeonato teve de ser adiado para 2022.

  • Desempenho de Douglas Costa na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj
 2  1  0 77

Pós-Copa do Mundo

Mesmo com a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo, Tite foi mantido no cargo de treinador da Seleção Brasileira e no primeiro amistoso pós-Copa, Douglas Costa atuou como titular no amistoso contra os Estados Unidos e deu o passe para Roberto Firmino abrir o placar de um jogo no qual a Seleção Brasileira venceu por 2-0. Posteriormente, Douglas Costa jogou 3 de uma série de 5 amistosos da Seleção e após o amistoso contra Camarões, em 20/11/2018, o jogador da Juventus não jogou mais pela Seleção Brasileira. Inclusive, ficou de fora da Copa América 2019, disputada aqui no Brasil.

Títulos que conquistou pela Seleção Brasileira

  • Copa Sendai: 2008
  • Campeonato Sul-Americano Sub-20: 2009
  • O vídeo abaixo mostra 1 dos 3 gols marcados por Douglas Costa com a camisa da Seleção Brasileira
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 27 de março de 2016 por Hora do Daniel

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
31 3 6 2 1351

Prêmios individuais

  • Líder em assistências na Premier Liha 2013-14 (11 assistências)
  • 63º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • 74º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi apresentado nesta matéria pode-se concluir que Douglas Costa é um jogador diminuto, ágil e com olhar para o gol. Inicialmente, atuou como atacante ou meio-campista ofensivo no início da carreira, mas depois se firmou como ponta. É capaz de atuar em qualquer um dos flancos e de se adaptar a vários tipos de formações táticas. Um jogador criativo, ele também é altamente considerado por sua habilidade de cruzamento do flanco esquerdo, o que o torna um excelente provedor de assistências. No entanto, não consegue uma sequência nas equipes que jogo devido as recorrentes lesões.

E para vocês? Douglas Costa é um dos melhores pontas da atualidade? Ele poderia render ainda mais senão fossem estas séries de lesões?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui