Quando cita-se um dos zagueiros mais promissores para o futuro, o nome de Dayot Upamecano que atualmente defende o RB Leipzig da Alemanha e que também atua pela Seleção Francesa, deve ser levado em conta.

Dayotchanculle Oswald Upamecano nasceu em 27/10/1998 em Évreux, região da Normandia, na França. Antes de jogar pelo RB Leipzig, o jovem defensor francês jogou nas categorias de base de alguns clubes da França e depois, foi jogar na Áustria. Porém, o que mais se sabe sobre Upamecano? Por quais clubes ele jogou até aqui? Quais feitos atingiu até aqui?

Juvenil

Dayot Upamecano é filho de um casal de origem africana, seus pais são da Guiné-Bissau, um país tropical na costa atlântica da África Ocidental, um país conhecido por seus parques nacionais e pela vida selvagem. Ele é o segundo de 3 filhos, tem uma irmã mais velha e um irmão mais novo. Os pais de Dayot Upamecano deram a ele o nome “Dayotchanculle” em homenagem a um bisavô, rei de uma aldeia da Guiné-Bissau.

Upamecano teve um início difícil no futebol, pois ele chegou onde está graças a insistência do pai que garantiu que ele fosse aceito em uma academia de futebol decente. Também é importante mencionar que o defensor costumava passar sua infância jogando futebol e às vezes futsal com Ousmane Dembélé, jogador que atualmente atua pelo Barcelona da Espanha. Posteriormente, no ano de 2004 – quando tinha apenas 6 anos de idade -, Upamecano passou nos testes e ingressou as categorias de base do Vaillante Sports Angers.

Em 2008, Dayot ingressou nas categorias de base do FC De Prey e no ano seguinte, deu outro passo para atingir seus objetivos.

 

A Carreira de Dayot Upamecano em Números

 

Valenciennes

Categorias de Base

O ano de 2009 foi um grande ano para Upamecano e para os jogadores de seu bairro. Naquele ano, o “Évreux Football Club 27” iniciou operações não muito longe da casa onde morava e sendo assim, ele e um de seus melhores amigos – Ousmane Dembélé – estavam entre os que compareceram e passaram nos testes.

Para Dayot, a vida em Évreux não foi fácil no começo e com isso, ele chegou a afirmar que trabalhou mais do que os outros para chegar aonde queria e finalmente colheu os frutos pelo seu esforço e em 2013, ingressou as categorias de base do Valenciennes.

Enquanto esteve no Valenciennes, Upamecano desempenhou várias funções: jogou como meia, como volante e como zagueiro, onde se firmou. Não importa onde o treinador o colocava, ele jogava e sempre dava o máximo de si e na época em que atuava pelo time sub-17, foi convocado para a fase final da Eurocopa Sub-17 de 2015, vencida pela Seleção Francesa.

 

Red Bull Salzburg

Categorias de Base II

Aos 16 anos de idade, no verão de 2015, o jovem defensor francês tomou uma decisão ousada: depois de atrair a atenção de uma série de grandes clubes da Europa, incluindo o Manchester United da Inglaterra, Upamecano aceitou a oferta do Red Bull Salzburg da Áustria e sendo assim, deixou sua família e seu país. O clube austríaco desembolsou 2,2 milhões de euros (cerca de 14,6 milhões de reais). Os pais do jovem defensor francês aprovaram a decisão dele; jogar no exterior.

Em 29 de julho de 2015, no primeiro confronto da 3ª fase pré-eliminatória da UEFA Champions League (Liga dos Campeões) contra o Malmö da Suécia, Upamecano viu do banco a vitória do seu novo time por 2-0 sobre o time sueco na Red Bull Arena. Contudo, na partida seguinte, em 05/08/2015, revés por 3-0 ante o Malmö e sendo assim, o time austríaco teve de se contentar com a fase pré-eliminatória da UEFA Europa League. Vale ressaltar que o defensor francês não estava nem no banco no segundo jogo entre as duas equipes, pois em 31/07/2015, foi integrado ao time B do Red Bull Salzburg, o Liefering FC.

 

Liefering

2015-16

Em 31 de julho de 2015, em jogo da 2ª rodada da Este Liga (2ª divisão do Campeonato Austríaco), Thomas Letsch – técnico do Liefering nesta época – promoveu a estreia de Upamecano como profissional e o escalou entre os titulares, contudo logo no seu primeiro jogo da carreira, teve de dar lugar a Luan aos 29 minutos do primeiro tempo devido à uma pancada, mas nada que o tirou dos gramados por um longo período. Quanto ao resultado do jogo, vitória do Liefering por 2-1 sobre o SKN St Pölten. Recuperado, já na rodada seguinte da Erste Liga, em 04/08/2015, contra o SV Kapfenberg, jogou os 90 minutos, porém perdeu este jogo por 5-2.

Pela 5ª rodada da Erste Liga, em 14/08/2015, o defensor francês levou seu primeiro cartão vermelho na carreira. Além disso, o Liefering perdeu essa partida pelo placar de 4-1 para o FC Wacker.

Em suma, na sua 1ª temporada como profissional, Dayot Upamecano jogou 16 partidas, a maioria como titular. Quanto ao FC Liefering, terminou em 4º lugar na 2ª divisão do futebol austríaco. Logo após o término da primeira metade desta temporada, o jovem defensor francês foi integrado ao time principal do Red Bull Salzburg.

  • Números de Upamecano na sua 1ª e única Temporada no Liefering
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
16 0 0 4 1 1323

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

 

Red Bull Salzburg

2015-16

Depois de atuar pelo Liefering e pelo time sub-19 do Red Bull Salzburg na UEFA Youth League (Liga dos Campeões Sub-20), Upamecano foi integrado ao time principal dos “Roten Bullen” – Red Bull Salzburg – e em 19 de março de 2016, o defensor francês fez sua estreia em jogo da 28ª rodada da Bundesliga Austríaca (1ª divisão do Campeonato Austríaco), ao qual Óscar García – técnico do Red Bull Salzburg nessa época – o escalou como titular e ele jogou os 90 minutos do triunfo por 2-1 sobre o SV Mattersburg.

Pela última rodada (36ª) desta edição do Campeonato Austríaco, em 15/05/2016, Upamecano jogou os 90 minutos da vitória por 1-0 sobre o Wolfsberger.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos “Roten Bullen”, Dayot Upamecano disputou duas partidas. Quanto ao Red Bull Salzburg, foi campeão do Campeonato Austríaco e da Copa da Áustria e sequer chegou às fases de grupos da UEFA Champions League e da UEFA Europa League, caindo na fase pré-eliminatória destes 2 torneios.

  • Números de Upamecano na sua 1ª Temporada no Red Bull Salzburg
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
2 0 0 0 0 180

 

2016-17

A partir desta temporada, o defensor francês finalmente obteve uma vaga entre os titulares e a partir daí, não jogou mais tanto pelo Liefering quanto pelo time sub-19 do Red Bull Salzburg.

Em 15 de julho de 2016, no primeiro jogo do Red Bull Salzburg nesta temporada – confronto válido pela 1ª fase da Copa da Áustria -, Upamecano jogou os 90 minutos da vitória por 3-1 sobre o Vorwärts Steyr na Red Bull Arena.

Em 23/07/2016, na estreia dos “Roten Bullen” nessa edição do Campeonato Austríaco, o jovem defensor francês deu o passe para o gol de Fredrik Gulbrandsen no revés por 3-1 ante o Sturm Graz fora de casa.

Pela 5ª rodada do Campeonato Austríaco, em 20/08/2016, Upamecano proveu assistência para o gol de Stefan Lainer na vitória por 3-1 sobre o SV Mattersburg na Red Bull Arena.

Em 11/12/2016, em jogo da 14ª rodada da Bundesliga Austríaca, o beque francês jogou pela última vez com a camisa dos “Roten Bullen” na vitória por 1-0 sobre o Sturm Graz. Contudo, na sua última partida com a camisa do time, acabou sendo expulso aos 25 minutos da segunda etapa.

Upamecano também conseguiu a sua primeira experiência internacional nessa temporada, já que jogou 4 partidas da fase de grupos da Europa League, porém os “Roten Bullen” não passaram da fase de grupos.

  • Números de Upamecano na sua 2ª e última Temporada no Red Bull Salzburg
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
21 0 2 6 2 1813

 

Títulos que conquistou pelo Red Bull Salzburg

  • Österreichische Fußball-Bundesliga: 2015-16 e 2016-17
  • Copa da Áustria: 2015-16 e 2016-17
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Upamecano com a camisa do Red Bull Salzburg
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 11 de janeiro de 2017 por FOOT SCOUT

 

RB Leipzig

2016-17

Dayot Upamecano sendo apresentado como novo reforço do RB Leipzig

Em 13 de janeiro de 2017, Upamecano juntou-se ao RB Leipzig da Alemanha em um acordo no qual o jovem zagueiro francês assinaria por 4 temporadas e meia por uma taxa de 10 milhões de euros (cerca de 66,4 milhões de reais).

Depois de acompanhar os jogos contra o Eintracht Frankfurt e Hoffenheim do banco, aos quais o RB Leipzig obteve vitórias por 3-0 e 2-1 respectivamente, em 04/02/2017, em jogo da 19ª rodada da Bundesliga (Campeonato Alemão), Ralph Hasenhüttl – técnico do Leipzig nessa época – promoveu a estreia de Upamecano quando o colocou em campo aos 21 minutos da segunda etapa no lugar de Rani Khedira. No entanto, esta foi uma estreia para se esquecer, pois o RBL perdeu por 1-0 para o Borussia Dortmund.

Em 18/03/2017, em jogo da 25ª rodada da Bundesliga, Upamecano fez sua estreia como titular, contudo foi um jogo para se esquecer, pois o RBL perdeu por 3-0 para o Werder Bremen.

Após o jogo contra o Werder Bremen, o defensor francês jogou mais 5 partidas como titular. Vale ressaltar que Ralph Hasenhüttl teve que tirar o atleta de 18 anos de campo com mais frequência, já que ele costumava correr o risco de levar um cartão amarelo ou um vermelho.

Em suma, na sua 1ª temporada na Alemanha, Dayot Upamecano disputou 12 partidas. Quanto ao RB Leipzig, foi vice-campeão do Campeonato Alemão e foi eliminado na 1ª fase da Copa da Alemanha.

  • Números de Upamecano na sua 1ª Temporada no RB Leipzig
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
12 0 0 3 0 665

 

2017-18

Nesta temporada, Upamecano passa a ser titular na zaga do RB Leipzig ao lado de Willi Orban, contudo esta dupla estreou com derrota uma derrota por 2-0 para o Schalke 04 nessa edição da Bundesliga em 19 de agosto de 2017.

Em 12/12/2017, em jogo da 16ª rodada da Bundesliga, o novo camisa 4 do RBL – Upamecano – recebeu o seu primeiro e único cartão vermelho nessa temporada no empate em 1-1 com o Wolfsburg.

Pela 22ª rodada da Bundesliga, em 9 de fevereiro de 2018, o defensor francês marcou seu primeiro gol como profissional na vitória por 2-0 sobre o Augsburg na Red Bull Arena, em Leipzig.

Em 21/04/2018, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Alemão, Upamecano entrou em campo aos 17 minutos da segunda etapa no lugar de Orban e 26 minutos depois, fez o gol que fechou o placar desta partida; revés por 5-2 ante o Hoffenheim em plena Red Bull Arena.

Na última rodada (3ª) desta edição da Bundesliga, em 12/05/2018, o camisa 4 do RBL encerrou esta temporada marcando de cabeça o primeiro gol do time na goleada por 6-2 sobre o Hertha Berlin em pleno Olympiastadion.

Em 02/07/2018, Upamecano foi nomeado como um dos 20 finalistas do prêmio Golden Boy Awards 2018; prêmio que o jornal esportivo italiano Tuttosport atribui para o melhor jogador sub-21 do mundo.

Em suma, na sua 2ª temporada na Alemanha, Dayot Upamecano disputou 41 jogos e marcou 3 tentos. Quanto ao RB Leipzig, terminou em 6º lugar no Campeonato Alemão, terminou em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões e com isso, herdou vaga automática na fase mata-mata da Europa League, onde chegou às quartas de final e foi eliminado nos pênaltis na 2ª fase da Copa da Alemanha.

  • Números de Upamecano na sua 2ª Temporada no RB Leipzig
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
41 *3 0 5 1 3395

* Gols marcados na Bundesliga

2018-19

Após o fim da temporada 2017-18, Ralph Hasenhüttl deixou o comando do RB Leipzig e com a saída dele, o clube resolveu apostar suas fichas em Ralf Rangnick.

Upamecano perdeu o início desta temporada devido à uma lesão no joelho, mas mesmo sem poder contar com um de seus principais jogadores, o RBL se classificou para a fase de grupos da UEFA Europa League 2018-19.

Assim que se recuperou da lesão no joelho, o defensor francês passou a atuar como titular. No entanto, entre os meses de janeiro e a primeira quinzena de maio de 2019, Upamecano ficou fora de ação devido à uma lesão mais séria no joelho, mas ainda assim jogou a última rodada desta edição da Bundesliga em 18/05/2019, ao qual perdeu para o Werder Bremen por 2-1. Uma semana depois, jogou a final da Copa da Alemanha, a qual perdeu para o Bayern de Munique por 3-0.

Em suma, na sua 3ª temporada na Alemanha, Dayot Upamecano disputou 22 jogos. Quanto ao RB Leipzig, foi vice-campeão da Copa da Alemanha, terminou em 3º lugar no Campeonato Alemão e foi eliminado na fase de grupos da UEFA Europa League.

  • Números de Upamecano na sua 3ª Temporada no RB Leipzig
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
22 0 0 6 0 1852

 

2019-20

Após o fim da temporada 2018-19, Ralf Rangnick não teve seu contrato renovado e com a saída dele, Julian Nagelsmann assume o comando do RB Leipzig.

Apesar de ter jogado as duas últimas partidas do time na temporada anterior, Upamecano não havia se recuperado por completo e em decorrência disso, perdeu não jogou durante o mês de agosto e também ficou fora de ação na primeira quinzena do mês de setembro e no seu primeiro jogo nessa temporada, em 21 de setembro de 2019 – confronto válido pela 5ª rodada da Bundesliga -, vitória por 3-0 sobre o Werder Bremen fora de casa. O defensor francês jogou os 90 minutos desta partida.

Em 18 de janeiro de 2020, em jogo da 18ª rodada da Bundesliga, o camisa 5 do RBL – Upamecano – proveu assistência para o gol de Marcel Sabitzer na vitória por 3-1 sobre o Union Berlin na Red Bull Arena.

Pela 25ª rodada do Campeonato Alemão, em 07/03/2020, o defensor francês jogou os 90 minutos do empate em 0-0 com o Wolfsburg fora de casa. Após esta partida, a Bundesliga e a maioria dos campeonatos ao redor do mundo foram paralisados devido à pandemia de COVID-19 (Novo Coronavírus) e após um hiato de 2 meses, o Campeonato Alemão retornou em 16/05/2020 e no primeiro jogo após a paralisação, sem poder contar com o beque francês – suspenso devido ao 5º cartão amarelo -, o RB Leipzig empatou em 1-1 com o Freiburg na Red Bull Arena.

Em 17/06/2020, em jogo da 32ª rodada da Bundesliga, Upamecano entrou em campo logo após o intervalo no lugar de Konrad Laimer e aos 15 minutos da segunda etapa, deu o passe para o gol de Kevin Kampl no empate em 2-2 com o Fortuna Düsseldorf na Red Bull Arena.

Em 31/07/2020, o defensor francês assinou um novo contrato com o time alemão, no qual estendeu seu vínculo com o clube até junho de 2023.

Na Liga dos Campeões, que continuou após a conclusão das competições nacionais, Upamecano e a equipe alcançaram a semifinal pela primeira vez na sua história. Vale destacar a partida do defensor francês contra o Atlético de Madrid da Espanha nas quartas de final, a qual o time alemão venceu por 2-1 no tempo regulamentar.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa do RBL, Dayot Upamecano proveu duas assistências em 38 partidas disputadas. Quanto ao RB Leipzig, além de ter chegado a uma semifinal de Liga dos Campeões, terminou em 3º lugar no Campeonato Alemão e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Alemanha.

  • Números de Upamecano na sua 4ª Temporada no RB Leipzig
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
38 0 2 10 1 3182

 

2020-21

No primeiro jogo de Upamecano e do RB Leipzig nessa temporada, em 12 de setembro de 2020 – confronto válido pela 1ª fase da Copa da Alemanha -, vitória por 3-0 sobre o Nuremberg.

Em 24/10/2020, em jogo da 5ª rodada da Bundesliga, o camisa 5 do RBL marcou seu primeiro tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o Hertha Berlin na Red Bull Arena.

Até aqui, Dayot Upamecano marcou 1 tento em 7 partidas disputadas.

  • Números de Upamecano na sua 5ª e atual Temporada no RB Leipzig
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2020-21
7 *1 0 3 0 **579

* Gol marcado na Bundesliga

** a temporada 2020-21 está em andamento

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Upamecano com a camisa do RB Leipzig
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 26 de junho de 2020 por LUTYHD

 

Números de Upamecano na Seleção Francesa

 

França

Seleções de Base

Apesar de ter nascido na França, Upamecano é descendente de Bissau-Guineenses, mas ele optou por defender a Seleção Francesa e sendo assim, jogou a Copa do Egeu em 2014 pela seleção sub-16, competição na qual a França terminou em 3º lugar. Ele jogou em 3 dos 4 jogos da seleção sub-16 e foi eleito o melhor zagueiro da competição. Posteriormente, Upamecano subiu para a seleção sub-17, fazendo sua estreia em uma eliminatória da Eurocopa contra Chipre em 27/10/2014. A França venceu a Alemanha por 4-1 na final da Eurocopa Sub-17 em 2015 e sendo assim, sagrou-se campeã deste torneio. É importante dizer que Upamecano jogou em todas as 6 partidas, inclusive foi nomeado para a seleção do torneio.

Ele fez sua estreia pela seleção sub-18 da França em um empate em 0-0 com os Estados Unidos em 4 de setembro de 2015. O jovem defensor marcou 1 tento em 10 partidas disputadas pela seleção sub-18.

Posteriormente, Upamecano jogou 6 partidas pela seleção sub-19 e 15 partidas pela seleção sub-21.

Seleção Principal

Upamecano fez sua estreia pela seleção principal da França em 5 de setembro de 2020, Didier Deschamps promoveu a estreia do defensor de 21 anos entre os titulares e ele jogou os 90 minutos da vitória por 1-0 sobre a Suécia na estreia dos “Les Bleus” – Seleção Francesa – na fase de grupos da Liga das Nações da UEFA 2020-21.

Liga das Nações da UEFA A 2020-21

Após estrear com vitória sobre a Suécia, Deschamps escalou o zagueiro de 21 anos como titular novamente no jogo da rodada seguinte da fase de grupos, em 08/09/2020, e no seu segundo jogo com a camisa da França, Upamecano marcou seu primeiro gol pela seleção na vitória por 4-2 sobre a Croácia.

Posteriormente, Upamecano jogou o primeiro tempo do amistoso contra a Ucrânia em 07/10/2020, ao qual a França venceu por 7-1. Na 3ª rodada da fase de grupos da Liga das Nações da UEFA, o jovem zagueiro viu do banco o empate em 0-0 com Portugal. A dupla de zaga titular deste jogo foi composta por Raphaël Varane e Presnel Kimpembe.

  • Desempenho de Upamecano na Liga das Nações da UEFA 2020-21
Pd Gm A CA CV Mj
2 1 0 1 0 *180

* competição em andamento

Títulos que conquistou pela Seleção Francesa

  • Eurocopa Sub-17: 2015
  • O vídeo abaixo mostra o primeiro gol de Upamecano com a camisa da Seleção Francesa
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 8 de setembro de 2020 por Choc

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
3 1 0 1 0 225

Prêmios individuais

  • Equipe do torneio da Eurocopa Sub-17 de 2015
  • 18º melhor jovem do ano de 2017 (FourFourTwo)
  • Seleção da Liga dos Campeões da UEFA: 2019–20

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi apresentado nesta matéria pode-se concluir que Dayot Upamecano já atraia a atenção de clubes do alto escalão da Europa desde que se destacou nas categorias de base do Valenciennes e mesmo fazendo uma aposta ousada – sair do seu país para jogar na Áustria -, foi muito bem-sucedido e está evoluindo constantemente e após as ótimas atuações na fase de mata-mata da UEFA Champions League 2019-20, há clubes querendo tirá-lo do RB Leipzig. Upamecano é um zagueiro cujos pontos fortes são a marcação homem-a-homem, o jogo aéreo, efetivo nos desarmes, boa capacidade de passe e a sua presença física.

E para vocês? Dayot Upamecano é um dos melhores zagueiros da atualidade ou ainda falta muito para ele atingir esse posto?

 
Ofertas de Uniformes de Futebol: https://amzn.to/36vetfs
Ofertas de Chuteiras e Acessórios: https://amzn.to/35n4JoA
Ofertas de Quadros Decorativos de Futebol: https://amzn.to/3ngWHDy
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui