Quando cita-se um dos melhores meias da atualidade, o nome de Christian Eriksen que atualmente joga pelo Tottenham da Inglaterra e também atua pela seleção da Dinamarca deve ser levado em conta.

Christian Dannemann Eriksen nasceu em 14/02/1992 em Middelfart, na Dinamarca. Por 3 vezes consecutivas, ele foi o vencedor do prêmio de “melhor jogador dinamarquês” do ano, porém o que mais se sabe sobre a carreira de Eriksen? Por quais clubes ele atuou? Quais feitos ele atingiu até aqui na sua carreira?

Juvenil

Nascido em Middelfart na Dinamarca, Eriksen seguiu os passos do pai – Thomas – quando ele começou a jogar na academia do time local, o Middelfart G&BK. Ele começou a jogar pela equipe local em 1995.

Eriksen atuando com a camisa do OB

Em 2004, o pai de Eriksen foi um dos treinadores do Middelfart G&BK e ele comandou a equipe que terminou o campeonato juvenil local invicta pela terceira vez em um período de 4 anos. No ano seguinte – 2005 -, ele passou a jogar pelo Odense Boldklub, mais conhecico como OB, que competiu no campeonato juvenil dinamarquês e dentro de um ano, Eriksen ajudou o clube a conquistar um título. Foi no OB que Eriksen começou a mostrar sinais de suas habilidades, com suas técnicas de drible e bons arremates de média a longa distância e não foi por acaso que ele foi elogiado pelo então treinador, Tonny Hermansen.

Com as suas atuações com a camisa do OB, Eriksen despertou o interesse de clubes como o Chelsea da Inglaterra e do Barcelona da Espanha. Eriksen foi submetido a testes com os dois clubes, bem como o Real Madrid da Espanha, o Manchester United da Inglaterra e o Milan da Itália, mas ele aceitou a oferta do Ajax da Holanda, afirmando: “O Meu primeiro passo não deve ser muito grande. Eu sabia que jogar na Holanda seria muito bom para o meu desenvolvimento. Então o Ajax chegou e essa foi uma opção fantástica. “

 

A Carreira de Christian Eriksen em Números

 

Ajax

Categorias de Base

Eriksen sendo apresentado como o mais novo reforço do Ajax

Em 17 de outubro de 2008, Eriksen assinou um contrato de 2 anos e meio com um clube de Amsterdã, o Ajax. Para contratá-lo, o Ajax teve de pagar 1 milhão de euros (o equivalente a 4,5 milhões de reais) para o Odense Boldklub e além disso, o Middelfart G&BK também recebeu uma quantia – de 35 mil euros – com a qual posteriormente, construiu um campo de futebol. Antes de chegar a equipe principal dos “Godenzonen” – Ajax -, o meia dinamarquês jogou nas categorias de base e na temporada 2009-10, ele disputou o Campeonato Holandês Sub-19 e em 7 jogos, ele marcou 5 gols e como consequência do seu trabalho e dedicação, em janeiro de 2010, Eriksen foi promovido para a equipe principal do Ajax, onde ele recebeu a camisa de número 51.

2009-10

Em 17 de janeiro de 2010, em partida válida pela 18ª rodada da Eredivisie (Campeonato Holandês), o técnico Martin Jol promoveu a estreia de Eriksen na equipe principal do Ajax e surpreendentemente, Jol o escalou entre os titulares. Quanto ao jogo, o Ajax e o Nac Breda ficaram no empate em 1-1.

Em 25/03/2010, em confronto válido pela semifinal da Copa KNVB, o dinamarquês iniciou entre os titulares novamente e marcou o seu primeiro gol como profissional na goleada por 6-0 sobre o Go Ahead Eagles. Com este triunfo, os “Godenzonen” se classificaram para a final da Copa KNVB 2009-10. No mês seguinte, o Ajax estendeu o contrato de Eriksen.

Em 06/05/2010, o meia dinamarquês jogou o segundo confronto da final da Copa KNVB, ao qual o Ajax venceu o Feyenoord por 4-1 e como já havia vencido o primeiro confronto da final por 2-0, os “Godenzonen” se sagraram campeões da Copa KNVB 2009-10.

Em suma, na sua primeira temporada como profissional do Ajax, Eriksen disputou 21 partidas, marcou 1 tento e proveu uma assistência e além disso, ele também fez a sua estreia com a camisa da seleção da Dinamarca neste mesmo ano (2010) e não foi só isso, ele jogo duas partidas da Copa do Mundo FIFA de 2010. As atuações de Eriksen renderam elogios do seu treinador do Ajax nesta temporada – Martin Jol – que o comparou a Wesley Sneijder e Rafael van der Vaart, além da lenda dinamarquesa Michael Laudrup por sua leitura do jogo no tradicional papel de camisa “número 10”.

  • Números de Eriksen na sua 1ª Temporada no Ajax
PdGmACACVMj na temporada 2009-10
 21*1 1 1874

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* Gol válido pela Copa KNVB

2010-11

Antes do início da temporada 2010-11, o dinamarquês que até então detinha camisa de número 51, agora passou a ser o camisa 8 do Ajax.

Em 29 de agosto de 2010, em jogo da 4ª rodada da Eredivisie, Eriksen marcou o seu primeiro gol nesta temporada na goleada por 5-0 sobre o De Graafschap fora de casa.

Aos poucos, o dinamarquês foi “cavando” o seu espaço entre os titulares, mas depois deste tento marcado na goleada sobre o De Graafschap, o novo camisa 8 do Ajax só voltou a marcar um gol em 11/11/2010, em um confronto válido pela 4ª fase da Copa KNVB, ao qual os “Godenzonen” venceram o BV Veendam por 3-0. Ainda convém lembrar que desde que passou a integrar o time principal do Ajax, este foi o primeiro tento dele na Arena Johan Cruijff.

Em 17 de fevereiro de 2011, no primeiro confronto das 16 avos de final contra o Anderletch da Bélgica, Eriksen marcou o seu primeiro gol em competições europeias no triunfo por 3-0 sobre a equipe belga e além de ter feito 1 gol nesta partida, ele também proveu duas assistências; para o gol do zagueiro Toby Alderweireld e para o gol do atacante Mounir El Hamdaoui.

Em 01/05/2011, em jogo da 33ª rodada da Eredivisie, o meia dinamarquês marcou o seu oitavo e último tento nesta temporada na vitória por 2-1 sobre o Heerenveen como visitante e além de ter marcado um tento na partida, ele também teve participação no outro gol, pois deu o passe para Miralem Sulejmani marcar o gol dele neste jogo.

Posteriormente, Christian Eriksen foi eleito o “Talento Dinamarquês” do ano de 2011 e além deste prêmio, ele evoluiu a ponto de se tornar um titular indiscutível na equipe holandesa e ajudou o Ajax a conquistar o seu primeiro título na Eredivisie em 7 anos. No final da temporada, ele foi eleito o “Talento do Ano do Ajax”. As atuações do meia dinamarquês ao longo da temporada também lhe rendeu o prêmio de “Revelação do Futebol Holandês” da temporada 2010-11 e com isso, ele se tornou o segundo jogador dinamarquês a ganhar o prêmio desde Jon Dahl Tomasson em 1996.

Em suma, na sua 2ª temporada como profissional do Ajax, Eriksen disputou 47 partidas, fez 8 gols e proveu 16 assistências.

  • Números de Eriksen na sua 2ª Temporada no Ajax
PdGmACACVMj na temporada 2010-11
 47*8 16 23061

* 8 gols dos quais 6 foram pela Eredivisie, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa KNVB

2011-12

Em 26 de agosto de 2011, em jogo da 4ª rodada da Eredivisie, Eriksen marcou o seu primeiro gol nesta temporada na goleada por 4-1 sobre o Vitesse na Arena Johan Cruijff em Amsterdã.

Em 18/10/2011, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), o meia dinamarquês marcou o seu primeiro gol na maior competição europeia e assim sendo, o Ajax venceu o Dinamo Zagreb na Croácia por 2-0. Em 02/11/2011, o Ajax e o Dinamo Zagreb se enfrentaram novamente e os “Godenzonen” levaram a melhor de novo ao vencer por 4-0 em Amsterdã e 2 dos 4 gols do Ajax teve a participação de Eriksen, pois ele proveu duas assistências nesta partida; para o gol de Gregory van der Wiel e de Miralem Sulejmani. Posteriormente, o Ajax foi eliminado desta competição, pois terminou a fase de grupos na 3ª colocação, no entanto, o terceiro lugar rendeu a equipe holandesa uma vaga na fase de grupos da UEFA Europa League 2011-12.

Cinco dias após a goleada sobre o Dinamo Zagreb, Christian Eriksen foi eleito o “Jogador de Futebol Dinamarquês do Ano de 2012” em reconhecimento ao seu papel em ajudar o Ajax a conquistar o título da temporada anterior e na bem sucedida campanha da classificação da seleção dinamarquesa para a disputa da Euro 2012.

Em 15 de abril de 2012, em jogo da 30ª rodada do Campeonato Holandês, o camisa 8 dos “Godenzonen” marcou o seu último tento nesta temporada na vitória por 3-1 sobre o De Graafschap e ao final desta temporada, pela 2ª vez consecutiva, o Ajax foi o campeão da Eredivisie.

Em suma, Eriksen disputou 44 partidas, marcou 8 gols e proveu 22 assistências sendo que ele foi o segundo jogador que mais proveu assistências (15) na Eredivisie 2011-12, ficando atrás apenas de Luciano Narsingh do Heerenveen que proveu 20 assistências.

  • Números de Eriksen na sua 3ª Temporada no Ajax
PdGmACACVMj na temporada 2011-12
 44*8 22 23710

* 8 gols dos quais 7 foram pela Eredivisie e 1 pela UEFA Champions League

2012-13

Em razão da disputa da Eurocopa de 2012, Eriksen não jogou a decisão da Supercopa dos Países Baixos diante do PSV Eindhoven, ao qual o Ajax perdeu por 4-2 e ele também perdeu a estreia dos “Godenzonen” na Eredivisie 2012-13 contra o AZ Alkmaar onde as duas equipes ficaram no empate em 2-2.

Em 19 de agosto de 2012, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, o camisa 8 marcou o seu primeiro tento nesta temporada na goleada por 6-1 sobre o NEC Nijmegen e além de ter feito 1 gol nesta partida, ele também deu o passe para Siem de Jong marcar o gol dele no jogo.

Em 24/10/2012, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Eriksen marcou um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Manchester City da Inglaterra e além do gol, ele proveu do zagueiro Niklas Moisander. Quatro dias depois, mas desta vez em jogo da 10ª rodada da Eredivisie, o dinamarquês marcou um dos gols no empate em 2-2 com o Feyenoord no estádio De Kuip e para complementar a atuação dele nesta partida, ele também deu o passe para Siem de Jong marcar o gol dele no jogo.

Em 2 de março de 2013, em jogo da 25ª rodada do Campeonato Holandês, Eriksen fez o seu 100º jogo com a camisa do Ajax diante do Twente. Os “Godenzonen” venceram por 2-0 sendo que os 2 gols da equipe de Amsterdã tiveram a participação do dinamarquês; ele proveu assistências para os gols dos zagueiros Niklas Moisander e Toby Alderweireld.

Em 05/05/2013, em partida válida pela 33ª rodada da Eredivisie, o camisa 8 marcou o seu último tento da temporada na goleada por 5-0 sobre Willem II e além de ter feito 1 gol neste jogo, ele também deu passes para os gols de Siem de Jong e de Danny Hoesen. Pela 3ª temporada consecutiva, o Ajax foi o campeão da Eredivisie.

Em suma, na sua 4ª temporada como jogador profissional do clube de Amsterdã, Eriksen disputou 46 partidas, fez 13 gols e proveu 22 assistências e ele foi o 3º jogador que mais proveu assistências na Eredivisie 2012-13 (13 assistências), ficando atrás apenas de Dries Mertens do PSV Eindhoven (17 assistências) e de Dušan Tadić do Twente (15 assistências).

  • Números de Eriksen na sua 4ª Temporada no Ajax
Veja Também!  Jogos Olímpicos de Tóquio já têm nova data oficial
PdGmACACVMj na temporada 2012-13
 46*13 22 13944

* 13 gols dos quais 10 foram pela Eredivisie, 2 pela Copa KNVB e 1 pela UEFA Champions League

2013-14

No primeiro jogo do Ajax na temporada 2013-14 em 27 de julho de 2013, pela 4ª vez consecutiva, o clube de Amsterdã decidia o título da Supercopa dos Países Baixos e o adversário da vez era o AZ Alkmaar e após um empate em 2-2 no tempo regulamentar, o título foi decidido na prorrogação com um gol de cabeça de Siem de Jong e quem o deixou em condições de fazer o gol da vitória e da conquista do título da Supercopa dos Países Baixos foi o camisa 8 dos “Godenzonen”, Christian Eriksen.

Em 11/08/2013, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, o Ajax e o AZ Alkmaar voltaram a se enfrentar e nesta partida, Eriksen marcou o seu primeiro tento nesta temporada, no entanto, mesmo com o gol do dinamarquês, os “Godenzonen” perderam o jogo pelo placar de 3-2.

Em 23/08/2013, em jogo da 4ª rodada do Campeonato Holandês, o dinamarquês marcou o seu último tento com a camisa do Ajax no empate em 3-3 com o Heerenveen e além de ter feito 1 gol nesta partida, ele também proveu assistências para os outros 2 tentos; gols de Niklas Moisander e de Kolbeinn Sigþórsson respectivamente. Seis dias depois (29/08/2013), foi divulgado que o Tottenham da Inglaterra e o Ajax chegaram a um acordo sobre o Eriksen. Posteriormente, o dinamarquês aceitou a oferta do clube londrino e em 30/08/2013, ele foi anunciado oficialmente como o mais novo reforço do Tottenham.

  • Números de Eriksen na sua 5ª e última Temporada no Ajax
PdGmACACVMj na temporada 2008-09
 5*2 4 1480

* Gols válidos pela Eredivisie

Títulos que conquistou no Ajax

  • Eredivisie 2010-11, 2011-12 e 2012-13
  • Copa KNVB 2009-10
  • Supercopa dos Países Baixos 2013
  • O vídeo abaixo mostra os top 10 gols de Eriksen com a camisa do Ajax
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 24 de abril de 2013 por AFC Ajax

 

Tottenham

2013-14

Em 30 de agosto de 2013, o Tottenham, clube que disputa a Premier LeagueCampeonato Inglês – anunciou a contratação do dinamarquês Christian Eriksen que atuava no Ajax da Holanda. Estima-se que o clube londrino tenha desembolsado 11 milhões de libras (o equivalente a 53 milhões de reais) para contratá-lo. Eriksen ingressou no seu novo clube no mesmo dia que o argentino Érik Lamela, que veio da Roma, e o romeno Vlad Chiricheș, jogador do Steaua Bucareste, e isso elevou o total de gastos do clube para a janela de transferências de verão de 2013 para 109,5 milhões de libras esterlinas.

Em 14/09/2013, em jogo da 4ª rodada da Premier League, o técnico Andrés Villas-Boas promoveu a estreia de Eriksen entre os titulares diante do Norwich City em uma partida na qual os Spurs – Tottenham – venceram por 2-0 e não é só isso, logo na sua estreia com a camisa do seu novo clube, ele deu o passe para Gylfi Sigurðsson marcar um dos seus tentos no jogo. Após a partida, André Villas-Boas, treinador do Spurs, comentou: “Foi uma grande estreia para Christian, ele é um número 10 puro, um jogador criativo e a sua qualidade individual fez toda a diferença.”

Em 19/09/2013, na estreia do Tottenham na fase de grupos da UEFA Europa League 2013-14, o novo camisa 23 dos Spurs – Eriksen – substituiu o meia Mousa Dembélé aos 19 minutos da segunda etapa e antes do término do jogo, ele marcou o terceiro gol dos Spurs, o seu primeiro tento pelo seu novo clube, no triunfo por 3-0 sobre o Tromsø IL da Noruega no White Hart Lane, estádio do Tottenham.

Em 26/12/2013, em jogo da 18ª rodada da Premier League, o dinamarquês marcou o seu primeiro tento neste campeonato no empate em 1-1 com o West Bromwich.

Em 1 de janeiro de 2014, em partida válida pela 20ª rodada da Premier League, Eriksen foi o destaque no triunfo por 2-1 sobre o Manchester United no Old Trafford – estádio dos Red Devils – ao marcar um dos gols dos Spurs e além do gol, ele também proveu assistência para o gol de Emmanuel Adebayor.

Em 23/03/2014, em jogo da 31ª rodada do Campeonato Inglês contra o Southampton, depois de gols de Jay Rodriguez e Adam Lallana dos Saints – Southampton – terem dado a eles a vantagem no placar, aos 31 minutos do primeiro tempo, o camisa 23 marcou o seu primeiro e logo no início do segundo tempo, o dinamarquês empatou o jogo e nos acréscimos ele deu o passe para Sigurðsson marcar o gol da vitória dos Spurs; triunfo por 3-2. Ainda convém lembrar que este foi o primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – de Eriksen desde que ele se tornou um jogador profissional.

Em 12/04/2014, em jogo da 34ª rodada da Premier League, Eriksen evitou a derrota dos Spurs em pleno White Hart Lane ao marcar nos acréscimos o terceiro gol do Tottenham na partida, em outras palavras, Tottenham e West Bromwich ficaram no empate em 3-3.

Em suma, na sua primeira temporada como jogador do Tottenham, Eriksen disputou 36 partidas, marcou 10 gols e proveu 12 assistências e além disso, ele ganhou o prêmio de “Melhor Jogador do Ano da Dinamarca” e foi eleito o “Jogador da Temporada 2013-14 do Tottenham”. Quanto aos Spurs, terminaram o campeonato em 6º lugar e com isso, teve de se contentar com uma vaga para a UEFA Europa League, competição na qual o clube londrino foi eliminado nas oitavas de final desta temporada.

  • Números de Eriksen na sua 1ª Temporada no Tottenham
PdGmACACVMj na temporada 2013-14
 36*10 12 42595

* 10 gols dos quais 7 foram pela Premier League e 3 pela UEFA Europa League

2014-15

Antes do início da temporada 2014-15, o Tottenham anunciou a contratação do técnico argentino Mauricio Pochettino após um período sem sucessos sob o comando de Andrés Villas-Boas e do interino Tim Sherwood.

Em 13 de setembro de 2014, em jogo da 4ª rodada da Premier League, Eriksen marcou um dos gols dos Spurs no empate em 2-2 com o Sunderland como visitante. Vale ressaltar que este foi o primeiro tento do dinamarquês nesta temporada.

Em 23/11/2014, em jogo da 12ª rodada da Premier League, o camisa 23 marcou um dos gols na vitória por 2-1 sobre o Hull City em pleno KCOM Stadium, estádio do Hull City. Uma semana depois, em mais uma partida válida pela Premier League, o dinamarquês voltou a ser um dos destaques dos Spurs na vitória por 2-1 sobre o Everton ao marcar um dos 2 gols do Tottenham no jogo.

Em 14/12/2014, em jogo da 16ª rodada do Campeonato Inglês, Eriksen marcou um dos gols no triunfo por 2-1 sobre o Swansea e além de fazer um gol nesta partida, ele também proveu uma assistência neste jogo; para o gol de Harry Kane. Ao final do ano de 2014, Christian Eriksen recebeu o segundo prêmio consecutivo de “Melhor Jogador Dinamarquês do Ano”.

Em 28 de janeiro de 2015, no segundo confronto da semifinal da Copa da Liga Inglesa, o dinamarquês marcou o seu segundo doblete da carreira no empate em 2-2 diante do Sheffield United e com um placar agregado de 3-2 – o Tottenham venceu o primeiro confronto por 1-0 -, os Spurs se classificaram para a final da Copa da Liga Inglesa 2014-15. Posteriormente, em 01/03/2015, o Tottenham decidiu o título desta competição contra o Chelsea e perdeu por 2-0.

Em 19/04/2015, em jogo da 33ª rodada da Premier League, Eriksen marcou o seu último tento nesta temporada na vitória por 3-1 sobre o Newcastle em pleno St. James’s Park, estádio dos Magpies (Newcastle).

Em suma, nesta temporada, Eriksen disputou 48 partidas, marcou 12 gols e proveu 5 assistências.

Em 09/06/2015, em meio a especulações de que ele iria se transferir para o Manchester United, Eriksen confirmou à imprensa dinamarquesa que, no dever internacional, ficaria no Tottenham por um futuro previsível e disse: “Eu me sinto em casa no Tottenham e eu ainda não penso em ir embora.”

  • Números de Eriksen na sua 2ª Temporada no Tottenham
PdGmACACVMj na temporada 2014-15
 48*12 5 43870

* 12 gols dos quais 10 foram pela Premier League e 2 pela Copa da Liga Inglesa

2015-16

Depois de confirmar à imprensa dinamarquesa de que permaneceria no Tottenham, em 4 de outubro de 2015, em partida válida pela 8ª rodada da Premier League, Eriksen marcou os seus 2 primeiros tentos desta temporada no empate em 2-2 com o Swansea no Liberty Stadium, no País de Gales.

Em 22/10/2015, em confronto válido pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, o dinamarquês marcou o único gol dos Spurs na derrota por 2-1 diante do Anderletch da Bélgica. Convém lembrar que depois de marcar este gol, o camisa 23 não marcou mais gols pelo Tottenham no ano de 2015.

Em janeiro de 2016, Eriksen foi eleito novamente o “Futebolista Dinamarquês do Ano” e com isso, ele se tornou o primeiro jogador a ganhar o prêmio em 3 anos consecutivos. Ainda no mês de janeiro, em 10/01/2016, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Inglaterra, o dinamarquês pôs fim a um jejum que durava desde 22/10/2015 e marcou um dos gols no empate em 2-2 com o Leicester no White Hart Lane. No segundo confronto entre estas duas equipes, os Spurs venceram os Foxes – Leicester – e avançaram para a fase seguinte. Seis dias depois (16/01/2016), desta vez em partida válida pela 22ª rodada da Premier League, o camisa 23 marcou um doblete na goleada por 4-1 sobre o Sunderland.

Em 20/03/2016, em jogo da 31ª rodada da Premier League, Eriksen marcou o seu último tento nesta temporada no triunfo por 3-0 sobre o Bournemouth.

Em suma, na sua 3ª temporada como jogador dos Spurs, Eriksen disputou 47 partidas, fez 8 gols e proveu 16 assistências sendo que destas 16, ele proveu 13 assistências na Premier League 2015-16 e com isso, ele foi o segundo jogador que mais proveu assistências no campeonato, ficando atrás apenas de Mesut Özil do Arsenal que proveu 19 assistências. Quanto ao Tottenham, diferentemente das duas temporadas anteriores, desta vez o clube londrino terminou o campeonato entre os 4 primeiros e com isso, os Spurs obtiveram a classificação para a fase de grupos da UEFA Champions League – Liga dos Campeões – 2016-17.

  • Números de Eriksen na sua 3ª Temporada no Tottenham
PdGmACACVMj na temporada 2015-16
 47*8 16 23906

* 8 gols dos quais 6 foram pela Premier League, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Inglaterra

2016-17

Em 21 de setembro de 2016, em partida válida pela 3ª fase rodada da Copa da Liga Inglesa, Eriksen marcou os seus 2 primeiros gols da temporada na goleada por 5-0 sobre o Gillingham e além disso, esta foi a primeira vez que ele capitaneou o time.

Em 03/12/2016, em jogo da 14ª rodada da Premier League, o camisa 23 marcou o seu segundo doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre o Swansea.

Em 14/12/2016, em jogo da 16ª rodada do Campeonato Inglês, o dinamarquês marcou o seu terceiro doblete da temporada no triunfo por 3-0 sobre o Hull City. Depois desta partida, Eriksen só voltou a marcar um gol pelo Tottenham no mês de fevereiro do ano seguinte, 2017.

Veja Também!  MILITO DECISIVO! Assista os Melhores Momentos de Bayern de Munique 0 x 2 Internazionale - Champions League de 2009/10 - Jogos Históricos

Em 23 de fevereiro de 2017, no segundo confronto das 16 avos de final da UEFA Europa League diante do Gent da Bélgica, o camisa 23 pôs um fim a um jejum que durava desde 14/12/2016 e marcou um dos gols no empate em 2-2 com a equipe belga e além de ter marcado 1 gol nesta partida, ele também deu o passe para Victor Wanyama marcar o gol dele no jogo, porém este empate eliminou os Spurs do torneio, pois o clube londrino perdeu por 1-0 no primeiro confronto entre as duas equipes. Convém lembrar que o Tottenham disputou a fase de grupos da Liga dos Campeões e por ter terminado em 3º lugar, o clube londrino ganhou a chance de disputar a fase de mata-mata da UEFA Europa League.

Em 26/04/2017, em jogo da 28ª rodada da Premier League, um jogo adiado, Eriksen marcou o gol da vitória dos Spurs sobre o Crystal Palace. Este foi o 12º e último tento do dinamarquês nesta temporada.

Além disso, sabe-se que nesta mesma temporada, Christian Eriksen assinou um novo contrato de longo prazo com o Tottenham e ele retribuiu marcando 12 gols e provendo 23 assistências em 48 partidas disputadas. Assim como ocorreu na temporada anterior, ao final desta temporada, o dinamarquês foi o segundo jogador que mais proveu assistências (15 assistências) na Premier League 2016-17, ficando atrás apenas de Kevin De Bruyne do Manchester City, o jogador dos Cityzens – Manchester City – proveu 18 assistências. Outro fator que deve ser mencionado é que ele ganhou o prêmio de “Melhor Jogador da Temporada do Tottenham”, conquistando o prêmio pela 2ª vez depois de vencê-lo em sua temporada de estreia no clube londrino. Quanto ao Tottenham, terminou a Premier League em 2º lugar, ficando atrás apenas do Chelsea.

  • Números de Eriksen na sua 4ª Temporada no Tottenham
PdGmACACVMj na temporada 2016-17
 48*12 23 04038

* 12 gols dos quais 8 foram pela Premier League, 2 pela Copa da Liga Inglesa, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Inglaterra

2017-18

Em 9 de setembro de 2017, em jogo da 4ª rodada da Premier League, Eriksen marcou o seu primeiro tento nesta temporada na vitória por 3-0 sobre o Everton em pleno Goodison Park, estádio dos Toffees (Everton). Duas semanas após este jogo, em mais uma partida válida pela Premier League – pela 6ª rodada -, o camisa 23 bateu o recorde de mais gols marcados por um jogador dinamarquês na Premier League, quando marcou o seu 33º gol na vitória por 3-2 sobre o West, superando o recorde anterior que pertencia a Nicklas Bendtner.

Em 09/12/2017, em jogo da 16ª rodada do Campeonato Inglês, Eriksen jogou a sua partida de número 200 com a camisa dos Spurs e para celebrar esta ocasião, ele marcou um dos gols na goleada por 5-1 sobre o Stoke City.

Em 31 de janeiro de 2018, em partida válida pela 25ª rodada da Premier League, o camisa 23 marcou o seu 50º gol com a camisa do Tottenham no triunfo por 2-0 sobre o Manchester United. Convém lembrar que o dinamarquês só precisou de apenas 11 segundos para inaugurar o placar da partida. O gol de Eriksen foi o terceiro gol mais rápido da história da Premier League, superado apenas por Alan Shearer e pelo ex-capitão do Spurs, Ledley King.

Em 17/03/2018, em partida válida pelas quartas de final da Copa da Inglaterra, Eriksen marcou o seu único doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o Swansea e com isso, pela segunda temporada seguida, os Spurs chegava a uma semifinal da FA Cup (Copa da Inglaterra). Posteriormente, o Tottenham foi derrotado pelo Manchester United na semifinal da FA Cup por 2-0.

Em 01/04/2018, em jogo da 32ª rodada da Premier League, o dinamarquês marcou um dos gols da vitória por 3-1 sobre o Chelsea em pleno Stamford Bridge, estádio dos Blues (Chelsea) e com isso, pela primeira vez depois de 28 anos, os Spurs levaram a melhor sobre os Blues como visitante. Na rodada seguinte, o camisa 23 marcou um dos gols da vitória por 2-1 sobre o Stoke City e além de ter marcado um dos gols do Tottenham nesta partida, ele também mesmo que “sem querer”, proveu a assistência para o gol de Harry Kane neste jogo.

Em 14/04/2018, em jogo da 34ª rodada do Campeonato Inglês, Eriksen marcou o seu último tento na temporada na derrota por 3-1 diante do Manchester City. No mesmo dia, Eriksen foi nomeado pela primeira vez para a Equipe PFA – Seleção da Premier League – desta temporada, ao lado de 2 companheiros de equipe: do centroavante Harry Kane e do zagueiro Jan Vertonghen.

Em suma, nesta temporada, o dinamarquês disputou 47 partidas, fez 14 gols e proveu 13 assistências. Quanto aos Spurs, pela segunda temporada consecutiva, o clube londrino termina a Premier League em 3º lugar.

  • Números de Eriksen na sua 5ª Temporada no Tottenham
PdGmACACVMj na temporada 2017-18
 47*14 13 03979

* 14 gols dos quais 10 foram pela Premier League, 2 pela UEFA Champions League e 2 pela Copa da Inglaterra

2018-19

Eriksen celebrando o gol que marcou diante da Internazionale

Em 18 de setembro de 2018, na estreia do Tottenham na fase de grupos da UEFA Champions League 2018-19, Eriksen marcou o seu primeiro tento da temporada na derrota por 2-1 para a Internazionale da Itália. Posteriormente, em 28/11/2018, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões contra a Internazionale novamente, o dinamarquês marcou o único gol da vitória dos Spurs no Wembley.

Em 15/12/2018, em jogo da 17ª rodada da Premier League, o camisa 23 marcou o seu primeiro tento neste campeonato e o gol que ele marcou foi o gol que deu a vitória sobre o Burnley. Na duas rodadas seguintes, ele marcou 2 gols; um gol na goleada por 6-2 sobre o Everton e marcou 1 gol e proveu uma assistência – para o gol de Harry Kane – em uma nova goleada, desta vez por 5-0 sobre o Bournemouth.

Em 10 de fevereiro de 2019, em jogo da 26ª rodada da Premier League, Eriksen foi um dos destaques do triunfo por 3-1 sobre o Leicester ao prover a assistência para o gol do zagueiro Davinson Sánchez e ao fazer o 2º gol dos Spurs nesse jogo.

Em 31/03/2019, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Inglês, o meia dinamarquês deu o passe para o gol de Lucas Moura na derrota por 2-1 ante o Liverpool no Anfield Road e com essa assistência, se tornou o segundo jogador depois de David Beckham a prover mais de 10 assistências em 4 temporadas consecutivas na Premier League. Três dias depois, por ocasião da sua 200º jogo na Premier League, contribuiu com uma assistência para o gol de Heung-min Son, vale ressaltar que esse foi o primeiro gol de todos os tempos do novo Tottenham Hotspur Stadium e antes do fim da partida, marcou o seu próprio gol na vitória por 2-0 sobre o Crystal Palace.

Em 12/05/2019, em jogo da última rodada (38ª) da Premier League, o camisa 23 dos Spurs marcou o seu 10º e último tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Everton no Tottenham Hotspur Stadium.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos Spurs, Christian Eriksen disputou 51 jogos, fez 10 gols e proveu 17 assistências sendo 12 pela Premier League, o que o tornou no 3º jogador que mais deu assistências no campeonato ao lado de Trent Alexander-Arnold do Liverpool e ficando atrás apenas de Eden Hazard (15 assistências) e de Ryan Fraser do Bournemouth (14 assistências). Quanto ao Tottenham, terminou o Campeonato Inglês em 4º lugar, foi vice-campeão da Liga dos Campeões, chegou até a semifinal da Copa da Liga Inglesa e não chegou a disputar as oitavas de final da Copa da Inglaterra.

  • Números de Eriksen na sua 6ª Temporada no Tottenham
PdGmACACVMj na temporada 2018-19
51*10 17 44129

* 10 gols dos quais 8 foram pela Premier League e 2 pela UEFA Champions League

2019-20

Em 1º de setembro de 2019, em jogo da 4ª rodada da Premier League, Eriksen marcou o seu primeiro tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Arsenal no Emirates Stadium.

Em 06/11/2019, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o camisa 23 entrou em campo aos 17 minutos do segundo tempo no lugar de Dele Alli e 23 minutos depois, marcou o gol que definiu o resultado dessa partida; goleada do Tottenham por 4-0 sobre o Olympicados da Grécia fora de casa. Duas semanas depois, Mauricio Pochettino não resistiu a uma sequência de resultados ruins na Premier League e como consequência, foi demitido e para o seu lugar, o clube resolveu apostar as suas fichas no português José Mourinho.

Em 28/12/2019, em jogo da 20ª rodada da Premier League, Eriksen marcou o seu último tento com a camisa dos Spurs no empate em 2-2 com o Norwich no Carrow Road.

Em 22 de janeiro de 2020, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Inglês, o meia dinamarquês entrou em campo aos 17 minutos da segunda etapa no lugar de Erik Lamela e com ele atuando pela última vez com a camisa do Tottenham, o clube londrino venceu o Norwich por 2-1. Após esse jogo, Eriksen foi negociado com a Internazionale da Itália.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos Spurs, Christian Eriksen disputou 28 partidas, fez 3 gols e proveu 3 assistências.

  • Números de Eriksen na sua 7ª e última Temporada no Tottenham
PdGmACACVMj na temporada 2019-20
28*3 3 51590
    * 3 gols dos quais 2 foram pela Premier League e 1 pela UEFA Champions League
  • O vídeo abaixo mostra 50 dos 62 gols que Eriksen marcou com a camisa do Tottenham
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 11 de janeiro de 2020 por DaniStudio10 HD – House Of Goals

 

Internazionale

2019-20

Eriksen sendo apresentado como o mais novo reforço da Internazionale da Itália

Em 28 de janeiro de 2020, com o seu contrato com o Tottenham para vencer em 6 meses, Eriksen assinou um contrato de 4 anos e meio com a Internazionale, clube da Serie A, que lhe renderá 10 milhões de euros (cerca de 46,5 milhões de reais) por temporada. Um dia depois de assinar com o seu novo clube, Eriksen fez a sua estreia em uma partida válida pelas quartas-de-finais da Copa da Itália, ao qual a Inter venceu a Fiorentina por 2-1. Antonio Conte – atual treinador da Internazionale – o colocou em campo aos 21 minutos da segunda etapa no lugar de Alexis Sánchez.

  • Números de Eriksen na sua 1ª e atual Temporada na Internazionale
PdGmACACVMj na temporada 2019-20
5 0 0**137

** a temporada 2019-20 está em andamento

  • O vídeo abaixo mostra como foi a estreia de Eriksen com a camisa da Internazionale
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em há duas semanas atrás por Serie A

 

Números de Eriksen na Seleção Dinamarquesa

 

Dinamarca

Seleções de Base

Assim como muitos outros grandes jogadores, Eriksen também teve passagem pelas seleções de base de seu país, a Dinamarca, e assim sendo, em julho de 2007, ele foi convocado pelo técnico Glenn Riddersholm para a seleção sub-17 e ele impressionou logo na sua estreia em 31/07/2007.

Veja Também!  VIRADA HISTÓRICA! Assista os Melhores Momentos de Palmeiras 3 x 4 Vasco - Copa Mercosul 2000 - Jogos Históricos

Em 2008, Eriksen marcou 9 gols em 16 jogos pela seleção sub-17 e com isso, ele foi nomeado para disputar o prêmio de “Talento Sub-17 do ano” pela federação dinamarquesa; ele foi um dos 4 indicados para o prêmio de talentos dinamarqueses do ano de 2008, que foi vencido por Mathias Jørgensen. Ele jogou 27 partidas pele seleção sub-17 até o mês de fevereiro do ano de 2009.

Além desta passagem pela seleção sub-17, Eriksen também jogou um total de 5 partidas pela seleção dinamarquesa sub-18 e mais 3 partidas pela seleção sub-19. Eriksen também foi convocado por Keld Bordinggaard para o Campeonato Europeu sub-21, disputado na Dinamarca, no entanto mesmo sediando esta competição, a Dinamarca foi eliminada na fase de grupos, mas convém lembrar que a única partida que a seleção dinamarquesa venceu – derrotou Belarus pelo placar de 2-1 -, Eriksen marcou um dos 2 gols da Dinamarca nesta partida.

Seleção Principal

Em fevereiro de 2010, Eriksen foi convocado pela primeira vez para os jogos da seleção principal da Dinamarca e assim sendo, em 3 de março do mesmo ano (2010), ao substituir o meia Daniel Jensen aos 12 minutos da segunda etapa, Eriksen fez a sua estreia pela seleção principal da Dinamarca em um amistoso no qual os dinamarqueses perderam por 2-1 para a Áustria. Christian Eriksen se tornou o quarto jogador mais jovem da história da seleção dinamarquesa a jogar pela seleção principal. Ele foi o jogador estreante mais jovem desde Michael Laudrup.

Copa do Mundo FIFA de 2010

Em 28/10/2010, o técnico da seleção dinamarquesa, Morten Olsen, divulgou os nomes dos 23 jogadores para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2010 que realizar-se-ia na África do Sul e o nome de Christian Eriksen estava nesta lista. Ele era o jogador mais jovem a participar desta edição da Copa do Mundo.

Na estreia da Dinamarca na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2010 em 14/06/2010 diante da Holanda, Eriksen entrou em campo aos 28 minutos do segundo tempo no lugar do meia Thomas Kahlenberg, mas não mudou o panorama do jogo e a seleção dinamarquesa perdeu pelo placar de 2-0 para a seleção holandesa. Na rodada seguinte, ele viu do banco a Dinamarca vencer Camarões por 2-0.

Na última rodada da fase de grupos desta Copa do Mundo, a Dinamarca enfrentou o Japão. Eriksen entrou em campo aos 18 minutos da segunda etapa no lugar de Thomas Kahlenberg novamente, mas mesmo com esta alteração, a seleção dinamarquesa perdeu por 3-1 para a seleção japonesa e com isso, a Dinamarca estava eliminada da Copa do Mundo FIFA de 2010.

  • Desempenho de Eriksen na Copa do Mundo FIFA de 2010
PdGmACACVMj nesta Copa
 2 0 044

Euro 2012

Em 9 de fevereiro de 2011, em um amistoso contra a Inglaterra, Eriksen proveu a assistência para o gol do zagueiro Daniel Agger na partida, porém mesmo com este tento, a Dinamarca perde esta partida pelo placar de 2-1. Apesar do resultado adverso, Eriksen foi eleito o “melhor jogador da partida” e esta atuação lhe rendeu elogios de Frank Lampard do Chelsea, do zagueiro Rio Ferdinand do Manchester United (via Twitter) e do técnico Morten Olsen e vários especialistas da mídia da Dinamarca e da Inglaterra.

Em 04/06/2011, em um confronto válido pelas Eliminatórias da Euro 2012, o camisa 8 – Eriksen – da Dinamarca marcou o seu primeiro gol pela seleção dinamarquesa no triunfo por 2-1 sobre a Islândia e com isso, ele se tornou o mais jovem jogador dinamarquês a marcar um gol na classificação européia, sendo 9 dias mais novo que Michael Laudrup quando ele marcou o seu primeiro gol em 1983. Ainda convém lembrar que a seleção dinamarquesa terminou as Eliminatórias em 1º lugar no seu grupo e como consequência, obteve a classificação para a Eurocopa de 2012.

Diferentemente da Copa do Mundo FIFA de 2010, desta vez o técnico Morten Olsen o escalou entre os titulares e por coincidência, a estreia da Dinamarca na fase de grupos da Euro 2012 foi contra a mesma seleção de estreia da Copa do Mundo de 2010, a Holanda, e o resultado não foi o mesmo da Copa do Mundo de 2010, pois a Dinamarca venceu a Holanda por 1-0. Nas duas partidas seguintes, a Dinamarca sofreu duas derrotas; perdeu pelo placar de 3-2 para Portugal e perdeu por 2-1 para a Alemanha. Com estes resultados, a seleção dinamarquesa foi eliminada da Euro 2012.

  • Desempenho de Eriksen na Euro 2012
PdGmACACVMj na Euro 2012
 3 0 0254

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014 e da Euro 2016

Logo após a disputa da Euro 2012 na Polônia e na Ucrânia (sede conjunta), a Dinamarca disputou as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014 e mesmo terminando em 2º lugar no grupo em que se encontrava – ficou atrás apenas da Itália -, a seleção dinamarquesa sequer disputou a repescagem, pois dentre todos os segundos colocados, a Dinamarca foi a seleção que obteve a menor pontuação (16 pontos) e em decorrência disso os dinamarqueses estavam fora da Copa do Mundo FIFA de 2014 realizada no Brasil.

Na disputa das Eliminatórias da Euro 2016 que realizar-se-ia na França, a Dinamarca terminou em 3º lugar tendo somado 12 pontos – 3 vitórias, 3 empates e duas derrotas – no grupo em que se encontrava, ficando atrás de Portugal e da Albânia e assim sendo, avançou para a fase de play-off e para obter a classificação para a Eurocopa de 2016, a Dinamarca teria de passar pela Suécia e com um placar agregado de 4-3, a seleção sueca levou a melhor e se classificou para a Euro 2016.

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Eriksen marcou com a camisa da seleção da Dinamarca até o ano de 2015
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 12 de janeiro de 2016 por Brown

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018

Mesmo não obtendo a classificação para a Copa do Mundo FIFA de 2014 e para a Euro 2016, o técnico Morten Olsen foi mantido no cargo de técnico da seleção da Dinamarca.

Em 7 de junho de 2016, em um amistoso, Eriksen marcou o seu primeiro hat-trick da carreira na goleada por 4-0 sobre a Bulgária. Posteriormente, em 04/09/2016, na estreia da seleção dinamarquesa nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o novo camisa 10 – Eriksen – marcou o gol da vitória sobre a Armênia.

Por falar em Eliminatórias, a Dinamarca caiu no grupo E, juntamente com as seleções da Armênia, do Cazaquistão, de Montenegro, da Romênia e da Polônia. Eriksen desempenhou um papel-chave na campanha da Dinamarca nas Eliminatórias, pois ele foi o terceiro maior goleador – mesmo número de gols que o Romelu Lukaku da seleção da Bélgica – das Eliminatórias com 11 gols em 12 jogos, ficando atrás apenas de Robert Lewandowski da seleção da Polônia (16 gols) e de Cristiano Ronaldo (15 gols) da seleção de Portugal. Destaque para o hat-trick contra a Irlanda na repescagem para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2018, a qual o camisa 8 marcou 3 gols na goleada por 5-1 sobre a seleção irlandesa e assim sendo, a Dinamarca obteve a classificação para a Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia.

  • O vídeo abaixo mostra o hat-trick que Eriksen marcou contra a Irlanda 14/11/2017 no segundo confronto da repescagem entre as duas seleções
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 15/11/2017 por CaDamFv

Copa do Mundo FIFA de 2018

Na estreia da seleção dinamarquesa na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2018 diante do Peru, Eriksen deu o passe para Yussuf Poulsen marcar o gol da vitória da Dinamarca nesta partida. Na rodada seguinte, o camisa 10 marcou o único gol da seleção dinamarquesa no empate em 1-1 com a Austrália. Na última rodada da fase de grupos desta Copa do Mundo, a Dinamarca enfrentou a França e como um empate classificava as duas seleções, tanto os dinamarqueses quanto os franceses jogaram “para o gasto” e o resultado do jogo foi um empate em 0-0.

  • O vídeo abaixo mostra o gol que Eriksen marcou no empate em 1-1 com a Austrália na Copa do Mundo FIFA de 2018
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 21 de junho de 2018 por FIFATV

Nas oitavas de final, a Dinamarca enfrentou a Croácia e as duas seleções ficaram no empate em 1-1 no tempo regulamentar. Na prorrogação, o empate em 1-1 persistiu e com isso, as duas seleções tiveram de decidir quem se classificaria para a fase seguinte nos pênaltis. Eriksen foi o primeiro jogador da Dinamarca a cobrar o pênalti e o goleiro Danijel Subašić – arqueiro da seleção croata – defendeu o pênalti do camisa 10 e mais uma penalidade e com isso, a Croácia venceu a disputa por pênaltis por 3-2 e assim sendo, a Dinamarca estava eliminada da Copa do Mundo FIFA de 2018.

  • Desempenho de Eriksen na Copa do Mundo FIFA de 2018
PdGmACACVMj nesta Copa
 41 1 0390

Liga das Nações da UEFA B

Na estreia da Dinamarca na 2ª divisão da Liga das Nações da UEFA diante do País de Gales, Eriksen marcou os 2 gols da vitória da seleção dinamarquesa nesta partida, em outras palavras, a Dinamarca venceu o País de Gales pelo placar de 2-0. Na rodada seguinte desta competição contra a Irlanda, ele não jogou devido a uma lesão e sem contar com ele, a Dinamarca e a Irlanda ficaram no empate em 0-0. Na rodada seguinte contra o País de Gales novamente, na qual a Dinamarca venceu por 2-1, o camisa 10 foi o capitão do time e o mesmo ocorreu diante da Irlanda em 19 de novembro de 2018. Convém lembrar que a Irlanda e a Dinamarca repetiram o mesmo placar do confronto anterior; empate em 0-0.

  • Desempenho de Eriksen na Liga das Nações da UEFA B
PdGmACACVMj 
 32 0 0225

Eliminatórias da Euro 2020

Durante as Eliminatórias da Eurocopa de 2020, Eriksen marcou 5 gols em 8 jogos, destaques para os 2 dobletes marcados contra Gibraltar na 5ª e na 9ª rodada das Eliminatórias.

Ao término das Eliminatórias dessa edição da Eurocopa, a Dinamarca terminou em 2º lugar no grupo C com 16 pontos – 4 vitórias e 4 empates – e com isso, ficou atrás apenas da Suíça e sendo assim, obteve vaga direta para a fase de grupos da Eurocopa de 2020.

Total

PdGmACACVMj 
 9531 23 37220
Prêmios individuais
  • Revelação do Futebol Holandês da Temporada: 2010–11
  • 74º melhor jogador do ano de 2012 (The Guardian)
  • Equipe do Ano PFA da Premier League: 2017–18
  • Futebolista Dinamarquês do Ano: 2013, 2014, 2015, 2017

Considerações Finais

Com base em todos os dados e números analisados até aqui, pode-se concluir que Eriksen é um dos melhores meias do futebol inglês e também do futebol europeu, pois ele sempre é um dos jogadores que mais provém assistências na Premier League e atualmente é o protagonista da seleção dinamarquesa. Como Martin Jol – trabalhou com Eriksen no Ajax – disse anteriormente, ele é um verdadeiro camisa 10.

E para vocês? Eriksen é um dos melhores meias da atualidade?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

Deixe uma resposta