Quando cita-se um dos melhores meias da atualidade, o nome de Christian Eriksen que atualmente joga pelo Tottenham da Inglaterra e também atua pela seleção da Dinamarca deve ser levado em conta.

Christian Dannemann Eriksen nasceu em 14/02/1992 em Middelfart, na Dinamarca. Por 3 vezes consecutivas, ele foi o vencedor do prêmio de “melhor jogador dinamarquês” do ano, porém o que mais se sabe sobre a carreira de Eriksen? Por quais clubes ele atuou? Quais feitos ele atingiu até aqui na sua carreira?

Juvenil

Nascido em Middelfart na Dinamarca, Eriksen seguiu os passos do pai – Thomas – quando ele começou a jogar na academia do time local, o Middelfart G&BK. Ele começou a jogar pela equipe local em 1995.

Eriksen atuando com a camisa do OB

Em 2004, o pai de Eriksen foi um dos treinadores do Middelfart G&BK e ele comandou a equipe que terminou o campeonato juvenil local invicta pela terceira vez em um período de 4 anos. No ano seguinte – 2005 -, ele passou a jogar pelo Odense Boldklub, mais conhecico como OB, que competiu no campeonato juvenil dinamarquês e dentro de um ano, Eriksen ajudou o clube a conquistar um título. Foi no OB que Eriksen começou a mostrar sinais de suas habilidades, com suas técnicas de drible e bons arremates de média a longa distância e não foi por acaso que ele foi elogiado pelo então treinador, Tonny Hermansen.

Com as suas atuações com a camisa do OB, Eriksen despertou o interesse de clubes como o Chelsea da Inglaterra e do Barcelona da Espanha. Eriksen foi submetido a testes com os dois clubes, bem como o Real Madrid da Espanha, o Manchester United da Inglaterra e o Milan da Itália, mas ele aceitou a oferta do Ajax da Holanda, afirmando: “O Meu primeiro passo não deve ser muito grande. Eu sabia que jogar na Holanda seria muito bom para o meu desenvolvimento. Então o Ajax chegou e essa foi uma opção fantástica. “

 

A Carreira de Christian Eriksen em Números

 

Ajax

Categorias de Base

Eriksen sendo apresentado como o mais novo reforço do Ajax

Em 17 de outubro de 2008, Eriksen assinou um contrato de 2 anos e meio com um clube de Amsterdã, o Ajax. Para contratá-lo, o Ajax teve de pagar 1 milhão de euros (o equivalente a 4,5 milhões de reais) para o Odense Boldklub e além disso, o Middelfart G&BK também recebeu uma quantia – de 35 mil euros – com a qual posteriormente, construiu um campo de futebol. Antes de chegar a equipe principal dos “Godenzonen” – Ajax -, o meia dinamarquês jogou nas categorias de base e na temporada 2009-10, ele disputou o Campeonato Holandês Sub-19 e em 7 jogos, ele marcou 5 gols e como consequência do seu trabalho e dedicação, em janeiro de 2010, Eriksen foi promovido para a equipe principal do Ajax, onde ele recebeu a camisa de número 51.

2009-10

Em 17 de janeiro de 2010, em partida válida pela 18ª rodada da Eredivisie (Campeonato Holandês), o técnico Martin Jol promoveu a estreia de Eriksen na equipe principal do Ajax e surpreendentemente, Jol o escalou entre os titulares. Quanto ao jogo, o Ajax e o Nac Breda ficaram no empate em 1-1.

Em 25/03/2010, em confronto válido pela semifinal da Copa KNVB, o dinamarquês iniciou entre os titulares novamente e marcou o seu primeiro gol como profissional na goleada por 6-0 sobre o Go Ahead Eagles. Com este triunfo, os “Godenzonen” se classificaram para a final da Copa KNVB 2009-10. No mês seguinte, o Ajax estendeu o contrato de Eriksen.

Em 06/05/2010, o meia dinamarquês jogou o segundo confronto da final da Copa KNVB, ao qual o Ajax venceu o Feyenoord por 4-1 e como já havia vencido o primeiro confronto da final por 2-0, os “Godenzonen” se sagraram campeões da Copa KNVB 2009-10.

Em suma, na sua primeira temporada como profissional do Ajax, Eriksen disputou 21 partidas, marcou 1 tento e proveu uma assistência e além disso, ele também fez a sua estreia com a camisa da seleção da Dinamarca neste mesmo ano (2010) e não foi só isso, ele jogo duas partidas da Copa do Mundo FIFA de 2010. As atuações de Eriksen renderam elogios do seu treinador do Ajax nesta temporada – Martin Jol – que o comparou a Wesley Sneijder e Rafael van der Vaart, além da lenda dinamarquesa Michael Laudrup por sua leitura do jogo no tradicional papel de camisa “número 10”.

  • Números de Eriksen na sua 1ª Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 21 *1  1  1 874

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* Gol válido pela Copa KNVB

2010-11

Antes do início da temporada 2010-11, o dinamarquês que até então detinha camisa de número 51, agora passou a ser o camisa 8 do Ajax.

Em 29 de agosto de 2010, em jogo da 4ª rodada da Eredivisie, Eriksen marcou o seu primeiro gol nesta temporada na goleada por 5-0 sobre o De Graafschap fora de casa.

Aos poucos, o dinamarquês foi “cavando” o seu espaço entre os titulares, mas depois deste tento marcado na goleada sobre o De Graafschap, o novo camisa 8 do Ajax só voltou a marcar um gol em 11/11/2010, em um confronto válido pela 4ª fase da Copa KNVB, ao qual os “Godenzonen” venceram o BV Veendam por 3-0. Ainda convém lembrar que desde que passou a integrar o time principal do Ajax, este foi o primeiro tento dele na Arena Johan Cruijff.

Em 17 de fevereiro de 2011, no primeiro confronto das 16 avos de final contra o Anderletch da Bélgica, Eriksen marcou o seu primeiro gol em competições europeias no triunfo por 3-0 sobre a equipe belga e além de ter feito 1 gol nesta partida, ele também proveu duas assistências; para o gol do zagueiro Toby Alderweireld e para o gol do atacante Mounir El Hamdaoui.

Em 01/05/2011, em jogo da 33ª rodada da Eredivisie, o meia dinamarquês marcou o seu oitavo e último tento nesta temporada na vitória por 2-1 sobre o Heerenveen como visitante e além de ter marcado um tento na partida, ele também teve participação no outro gol, pois deu o passe para Miralem Sulejmani marcar o gol dele neste jogo.

Posteriormente, Christian Eriksen foi eleito o “Talento Dinamarquês” do ano de 2011 e além deste prêmio, ele evoluiu a ponto de se tornar um titular indiscutível na equipe holandesa e ajudou o Ajax a conquistar o seu primeiro título na Eredivisie em 7 anos. No final da temporada, ele foi eleito o “Talento do Ano do Ajax”. As atuações do meia dinamarquês ao longo da temporada também lhe rendeu o prêmio de “Revelação do Futebol Holandês” da temporada 2010-11 e com isso, ele se tornou o segundo jogador dinamarquês a ganhar o prêmio desde Jon Dahl Tomasson em 1996.

Em suma, na sua 2ª temporada como profissional do Ajax, Eriksen disputou 47 partidas, fez 8 gols e proveu 16 assistências.

  • Números de Eriksen na sua 2ª Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
 47 *8  16  2 3061

* 8 gols dos quais 6 foram pela Eredivisie, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa KNVB

2011-12

Em 26 de agosto de 2011, em jogo da 4ª rodada da Eredivisie, Eriksen marcou o seu primeiro gol nesta temporada na goleada por 4-1 sobre o Vitesse na Arena Johan Cruijff em Amsterdã.

Em 18/10/2011, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), o meia dinamarquês marcou o seu primeiro gol na maior competição europeia e assim sendo, o Ajax venceu o Dinamo Zagreb na Croácia por 2-0. Em 02/11/2011, o Ajax e o Dinamo Zagreb se enfrentaram novamente e os “Godenzonen” levaram a melhor de novo ao vencer por 4-0 em Amsterdã e 2 dos 4 gols do Ajax teve a participação de Eriksen, pois ele proveu duas assistências nesta partida; para o gol de Gregory van der Wiel e de Miralem Sulejmani. Posteriormente, o Ajax foi eliminado desta competição, pois terminou a fase de grupos na 3ª colocação, no entanto, o terceiro lugar rendeu a equipe holandesa uma vaga na fase de grupos da UEFA Europa League 2011-12.

Cinco dias após a goleada sobre o Dinamo Zagreb, Christian Eriksen foi eleito o “Jogador de Futebol Dinamarquês do Ano de 2012” em reconhecimento ao seu papel em ajudar o Ajax a conquistar o título da temporada anterior e na bem sucedida campanha da classificação da seleção dinamarquesa para a disputa da Euro 2012.

Em 15 de abril de 2012, em jogo da 30ª rodada do Campeonato Holandês, o camisa 8 dos “Godenzonen” marcou o seu último tento nesta temporada na vitória por 3-1 sobre o De Graafschap e ao final desta temporada, pela 2ª vez consecutiva, o Ajax foi o campeão da Eredivisie.

Em suma, Eriksen disputou 44 partidas, marcou 8 gols e proveu 22 assistências sendo que ele foi o segundo jogador que mais proveu assistências (15) na Eredivisie 2011-12, ficando atrás apenas de Luciano Narsingh do Heerenveen que proveu 20 assistências.

  • Números de Eriksen na sua 3ª Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
 44 *8  22  2 3710

* 8 gols dos quais 7 foram pela Eredivisie e 1 pela UEFA Champions League

2012-13

Em razão da disputa da Eurocopa de 2012, Eriksen não jogou a decisão da Supercopa dos Países Baixos diante do PSV Eindhoven, ao qual o Ajax perdeu por 4-2 e ele também perdeu a estreia dos “Godenzonen” na Eredivisie 2012-13 contra o AZ Alkmaar onde as duas equipes ficaram no empate em 2-2.

Em 19 de agosto de 2012, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, o camisa 8 marcou o seu primeiro tento nesta temporada na goleada por 6-1 sobre o NEC Nijmegen e além de ter feito 1 gol nesta partida, ele também deu o passe para Siem de Jong marcar o gol dele no jogo.

Em 24/10/2012, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Eriksen marcou um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Manchester City da Inglaterra e além do gol, ele proveu do zagueiro Niklas Moisander. Quatro dias depois, mas desta vez em jogo da 10ª rodada da Eredivisie, o dinamarquês marcou um dos gols no empate em 2-2 com o Feyenoord no estádio De Kuip e para complementar a atuação dele nesta partida, ele também deu o passe para Siem de Jong marcar o gol dele no jogo.

Veja Também!  Onde assistir Guarani x Santos Futebol AO VIVO – Campeonato Paulista 2020

Em 2 de março de 2013, em jogo da 25ª rodada do Campeonato Holandês, Eriksen fez o seu 100º jogo com a camisa do Ajax diante do Twente. Os “Godenzonen” venceram por 2-0 sendo que os 2 gols da equipe de Amsterdã tiveram a participação do dinamarquês; ele proveu assistências para os gols dos zagueiros Niklas Moisander e Toby Alderweireld.

Em 05/05/2013, em partida válida pela 33ª rodada da Eredivisie, o camisa 8 marcou o seu último tento da temporada na goleada por 5-0 sobre Willem II e além de ter feito 1 gol neste jogo, ele também deu passes para os gols de Siem de Jong e de Danny Hoesen. Pela 3ª temporada consecutiva, o Ajax foi o campeão da Eredivisie.

Em suma, na sua 4ª temporada como jogador profissional do clube de Amsterdã, Eriksen disputou 46 partidas, fez 13 gols e proveu 22 assistências e ele foi o 3º jogador que mais proveu assistências na Eredivisie 2012-13 (13 assistências), ficando atrás apenas de Dries Mertens do PSV Eindhoven (17 assistências) e de Dušan Tadić do Twente (15 assistências).

  • Números de Eriksen na sua 4ª Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
 46 *13  22  1 3944

* 13 gols dos quais 10 foram pela Eredivisie, 2 pela Copa KNVB e 1 pela UEFA Champions League

2013-14

No primeiro jogo do Ajax na temporada 2013-14 em 27 de julho de 2013, pela 4ª vez consecutiva, o clube de Amsterdã decidia o título da Supercopa dos Países Baixos e o adversário da vez era o AZ Alkmaar e após um empate em 2-2 no tempo regulamentar, o título foi decidido na prorrogação com um gol de cabeça de Siem de Jong e quem o deixou em condições de fazer o gol da vitória e da conquista do título da Supercopa dos Países Baixos foi o camisa 8 dos “Godenzonen”, Christian Eriksen.

Em 11/08/2013, em jogo da 2ª rodada da Eredivisie, o Ajax e o AZ Alkmaar voltaram a se enfrentar e nesta partida, Eriksen marcou o seu primeiro tento nesta temporada, no entanto, mesmo com o gol do dinamarquês, os “Godenzonen” perderam o jogo pelo placar de 3-2.

Em 23/08/2013, em jogo da 4ª rodada do Campeonato Holandês, o dinamarquês marcou o seu último tento com a camisa do Ajax no empate em 3-3 com o Heerenveen e além de ter feito 1 gol nesta partida, ele também proveu assistências para os outros 2 tentos; gols de Niklas Moisander e de Kolbeinn Sigþórsson respectivamente. Seis dias depois (29/08/2013), foi divulgado que o Tottenham da Inglaterra e o Ajax chegaram a um acordo sobre o Eriksen. Posteriormente, o dinamarquês aceitou a oferta do clube londrino e em 30/08/2013, ele foi anunciado oficialmente como o mais novo reforço do Tottenham.

  • Números de Eriksen na sua 5ª e última Temporada no Ajax
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
 5 *2  4  1 480

* Gols válidos pela Eredivisie

Títulos que conquistou no Ajax

  • Eredivisie 2010-11, 2011-12 e 2012-13
  • Copa KNVB 2009-10
  • Supercopa dos Países Baixos 2013
  • O vídeo abaixo mostra os top 10 gols de Eriksen com a camisa do Ajax
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 24 de abril de 2013 por AFC Ajax

 

Tottenham

2013-14

Em 30 de agosto de 2013, o Tottenham, clube que disputa a Premier League – Campeonato Inglês – anunciou a contratação do dinamarquês Christian Eriksen que atuava no Ajax da Holanda. Estima-se que o clube londrino tenha desembolsado 11 milhões de libras (o equivalente a 53 milhões de reais) para contratá-lo. Eriksen ingressou no seu novo clube no mesmo dia que o argentino Érik Lamela, que veio da Roma, e o romeno Vlad Chiricheș, jogador do Steaua Bucareste, e isso elevou o total de gastos do clube para a janela de transferências de verão de 2013 para 109,5 milhões de libras esterlinas.

Em 14/09/2013, em jogo da 4ª rodada da Premier League, o técnico Andrés Villas-Boas promoveu a estreia de Eriksen entre os titulares diante do Norwich City em uma partida na qual os Spurs – Tottenham – venceram por 2-0 e não é só isso, logo na sua estreia com a camisa do seu novo clube, ele deu o passe para Gylfi Sigurðsson marcar um dos seus tentos no jogo. Após a partida, André Villas-Boas, treinador do Spurs, comentou: “Foi uma grande estreia para Christian, ele é um número 10 puro, um jogador criativo e a sua qualidade individual fez toda a diferença.”

Em 19/09/2013, na estreia do Tottenham na fase de grupos da UEFA Europa League 2013-14, o novo camisa 23 dos Spurs – Eriksen – substituiu o meia Mousa Dembélé aos 19 minutos da segunda etapa e antes do término do jogo, ele marcou o terceiro gol dos Spurs, o seu primeiro tento pelo seu novo clube, no triunfo por 3-0 sobre o Tromsø IL da Noruega no White Hart Lane, estádio do Tottenham.

Em 26/12/2013, em jogo da 18ª rodada da Premier League, o dinamarquês marcou o seu primeiro tento neste campeonato no empate em 1-1 com o West Bromwich.

Em 1 de janeiro de 2014, em partida válida pela 20ª rodada da Premier League, Eriksen foi o destaque no triunfo por 2-1 sobre o Manchester United no Old Trafford – estádio dos Red Devils – ao marcar um dos gols dos Spurs e além do gol, ele também proveu assistência para o gol de Emmanuel Adebayor.

Em 23/03/2014, em jogo da 31ª rodada do Campeonato Inglês contra o Southampton, depois de gols de Jay Rodriguez e Adam Lallana dos Saints – Southampton – terem dado a eles a vantagem no placar, aos 31 minutos do primeiro tempo, o camisa 23 marcou o seu primeiro e logo no início do segundo tempo, o dinamarquês empatou o jogo e nos acréscimos ele deu o passe para Sigurðsson marcar o gol da vitória dos Spurs; triunfo por 3-2. Ainda convém lembrar que este foi o primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – de Eriksen desde que ele se tornou um jogador profissional.

Em 12/04/2014, em jogo da 34ª rodada da Premier League, Eriksen evitou a derrota dos Spurs em pleno White Hart Lane ao marcar nos acréscimos o terceiro gol do Tottenham na partida, em outras palavras, Tottenham e West Bromwich ficaram no empate em 3-3.

Em suma, na sua primeira temporada como jogador do Tottenham, Eriksen disputou 36 partidas, marcou 10 gols e proveu 12 assistências e além disso, ele ganhou o prêmio de “Melhor Jogador do Ano da Dinamarca” e foi eleito o “Jogador da Temporada 2013-14 do Tottenham”. Quanto aos Spurs, terminaram o campeonato em 6º lugar e com isso, teve de se contentar com uma vaga para a UEFA Europa League, competição na qual o clube londrino foi eliminado nas oitavas de final desta temporada.

  • Números de Eriksen na sua 1ª Temporada no Tottenham
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
 36 *10  12  4 2595

* 10 gols dos quais 7 foram pela Premier League e 3 pela UEFA Europa League

2014-15

Antes do início da temporada 2014-15, o Tottenham anunciou a contratação do técnico argentino Mauricio Pochettino após um período sem sucessos sob o comando de Andrés Villas-Boas e do interino Tim Sherwood.

Em 13 de setembro de 2014, em jogo da 4ª rodada da Premier League, Eriksen marcou um dos gols dos Spurs no empate em 2-2 com o Sunderland como visitante. Vale ressaltar que este foi o primeiro tento do dinamarquês nesta temporada.

Em 23/11/2014, em jogo da 12ª rodada da Premier League, o camisa 23 marcou um dos gols na vitória por 2-1 sobre o Hull City em pleno KCOM Stadium, estádio do Hull City. Uma semana depois, em mais uma partida válida pela Premier League, o dinamarquês voltou a ser um dos destaques dos Spurs na vitória por 2-1 sobre o Everton ao marcar um dos 2 gols do Tottenham no jogo.

Em 14/12/2014, em jogo da 16ª rodada do Campeonato Inglês, Eriksen marcou um dos gols no triunfo por 2-1 sobre o Swansea e além de fazer um gol nesta partida, ele também proveu uma assistência neste jogo; para o gol de Harry Kane. Ao final do ano de 2014, Christian Eriksen recebeu o segundo prêmio consecutivo de “Melhor Jogador Dinamarquês do Ano”.

Em 28 de janeiro de 2015, no segundo confronto da semifinal da Copa da Liga Inglesa, o dinamarquês marcou o seu segundo doblete da carreira no empate em 2-2 diante do Sheffield United e com um placar agregado de 3-2 – o Tottenham venceu o primeiro confronto por 1-0 -, os Spurs se classificaram para a final da Copa da Liga Inglesa 2014-15. Posteriormente, em 01/03/2015, o Tottenham decidiu o título desta competição contra o Chelsea e perdeu por 2-0.

Em 19/04/2015, em jogo da 33ª rodada da Premier League, Eriksen marcou o seu último tento nesta temporada na vitória por 3-1 sobre o Newcastle em pleno St. James’s Park, estádio dos Magpies (Newcastle).

Em suma, nesta temporada, Eriksen disputou 48 partidas, marcou 12 gols e proveu 5 assistências.

Em 09/06/2015, em meio a especulações de que ele iria se transferir para o Manchester United, Eriksen confirmou à imprensa dinamarquesa que, no dever internacional, ficaria no Tottenham por um futuro previsível e disse: “Eu me sinto em casa no Tottenham e eu ainda não penso em ir embora.”

  • Números de Eriksen na sua 2ª Temporada no Tottenham
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
 48 *12  5  4 3870

* 12 gols dos quais 10 foram pela Premier League e 2 pela Copa da Liga Inglesa

2015-16

Depois de confirmar à imprensa dinamarquesa de que permaneceria no Tottenham, em 4 de outubro de 2015, em partida válida pela 8ª rodada da Premier League, Eriksen marcou os seus 2 primeiros tentos desta temporada no empate em 2-2 com o Swansea no Liberty Stadium, no País de Gales.

Em 22/10/2015, em confronto válido pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, o dinamarquês marcou o único gol dos Spurs na derrota por 2-1 diante do Anderletch da Bélgica. Convém lembrar que depois de marcar este gol, o camisa 23 não marcou mais gols pelo Tottenham no ano de 2015.

Veja Também!  Confira Todos os Resultados dos Jogos de Hoje - Futebol Ao VIVO - Segunda-feira (27/01)

Em janeiro de 2016, Eriksen foi eleito novamente o “Futebolista Dinamarquês do Ano” e com isso, ele se tornou o primeiro jogador a ganhar o prêmio em 3 anos consecutivos. Ainda no mês de janeiro, em 10/01/2016, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Inglaterra, o dinamarquês pôs fim a um jejum que durava desde 22/10/2015 e marcou um dos gols no empate em 2-2 com o Leicester no White Hart Lane. No segundo confronto entre estas duas equipes, os Spurs venceram os Foxes – Leicester – e avançaram para a fase seguinte. Seis dias depois (16/01/2016), desta vez em partida válida pela 22ª rodada da Premier League, o camisa 23 marcou um doblete na goleada por 4-1 sobre o Sunderland.

Em 20/03/2016, em jogo da 31ª rodada da Premier League, Eriksen marcou o seu último tento nesta temporada no triunfo por 3-0 sobre o Bournemouth.

Em suma, na sua 3ª temporada como jogador dos Spurs, Eriksen disputou 47 partidas, fez 8 gols e proveu 16 assistências sendo que destas 16, ele proveu 13 assistências na Premier League 2015-16 e com isso, ele foi o segundo jogador que mais proveu assistências no campeonato, ficando atrás apenas de Mesut Özil do Arsenal que proveu 19 assistências. Quanto ao Tottenham, diferentemente das duas temporadas anteriores, desta vez o clube londrino terminou o campeonato entre os 4 primeiros e com isso, os Spurs obtiveram a classificação para a fase de grupos da UEFA Champions League – Liga dos Campeões – 2016-17.

  • Números de Eriksen na sua 3ª Temporada no Tottenham
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
 47 *8  16  2 3906

* 8 gols dos quais 6 foram pela Premier League, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Inglaterra

2016-17

Em 21 de setembro de 2016, em partida válida pela 3ª fase rodada da Copa da Liga Inglesa, Eriksen marcou os seus 2 primeiros gols da temporada na goleada por 5-0 sobre o Gillingham e além disso, esta foi a primeira vez que ele capitaneou o time.

Em 03/12/2016, em jogo da 14ª rodada da Premier League, o camisa 23 marcou o seu segundo doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre o Swansea.

Em 14/12/2016, em jogo da 16ª rodada do Campeonato Inglês, o dinamarquês marcou o seu terceiro doblete da temporada no triunfo por 3-0 sobre o Hull City. Depois desta partida, Eriksen só voltou a marcar um gol pelo Tottenham no mês de fevereiro do ano seguinte, 2017.

Em 23 de fevereiro de 2017, no segundo confronto das 16 avos de final da UEFA Europa League diante do Gent da Bélgica, o camisa 23 pôs um fim a um jejum que durava desde 14/12/2016 e marcou um dos gols no empate em 2-2 com a equipe belga e além de ter marcado 1 gol nesta partida, ele também deu o passe para Victor Wanyama marcar o gol dele no jogo, porém este empate eliminou os Spurs do torneio, pois o clube londrino perdeu por 1-0 no primeiro confronto entre as duas equipes. Convém lembrar que o Tottenham disputou a fase de grupos da Liga dos Campeões e por ter terminado em 3º lugar, o clube londrino ganhou a chance de disputar a fase de mata-mata da UEFA Europa League.

Em 26/04/2017, em jogo da 28ª rodada da Premier League, um jogo adiado, Eriksen marcou o gol da vitória dos Spurs sobre o Crystal Palace. Este foi o 12º e último tento do dinamarquês nesta temporada.

Além disso, sabe-se que nesta mesma temporada, Christian Eriksen assinou um novo contrato de longo prazo com o Tottenham e ele retribuiu marcando 12 gols e provendo 23 assistências em 48 partidas disputadas. Assim como ocorreu na temporada anterior, ao final desta temporada, o dinamarquês foi o segundo jogador que mais proveu assistências (15 assistências) na Premier League 2016-17, ficando atrás apenas de Kevin De Bruyne do Manchester City, o jogador dos Cityzens – Manchester City – proveu 18 assistências. Outro fator que deve ser mencionado é que ele ganhou o prêmio de “Melhor Jogador da Temporada do Tottenham”, conquistando o prêmio pela 2ª vez depois de vencê-lo em sua temporada de estreia no clube londrino. Quanto ao Tottenham, terminou a Premier League em 2º lugar, ficando atrás apenas do Chelsea.

  • Números de Eriksen na sua 4ª Temporada no Tottenham
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
 48 *12  23  0 4038

* 12 gols dos quais 8 foram pela Premier League, 2 pela Copa da Liga Inglesa, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Inglaterra

2017-18

Em 9 de setembro de 2017, em jogo da 4ª rodada da Premier League, Eriksen marcou o seu primeiro tento nesta temporada na vitória por 3-0 sobre o Everton em pleno Goodison Park, estádio dos Toffees (Everton). Duas semanas após este jogo, em mais uma partida válida pela Premier League – pela 6ª rodada -, o camisa 23 bateu o recorde de mais gols marcados por um jogador dinamarquês na Premier League, quando marcou o seu 33º gol na vitória por 3-2 sobre o West, superando o recorde anterior que pertencia a Nicklas Bendtner.

Em 09/12/2017, em jogo da 16ª rodada do Campeonato Inglês, Eriksen jogou a sua partida de número 200 com a camisa dos Spurs e para celebrar esta ocasião, ele marcou um dos gols na goleada por 5-1 sobre o Stoke City.

Em 31 de janeiro de 2018, em partida válida pela 25ª rodada da Premier League, o camisa 23 marcou o seu 50º gol com a camisa do Tottenham no triunfo por 2-0 sobre o Manchester United. Convém lembrar que o dinamarquês só precisou de apenas 11 segundos para inaugurar o placar da partida. O gol de Eriksen foi o terceiro gol mais rápido da história da Premier League, superado apenas por Alan Shearer e pelo ex-capitão do Spurs, Ledley King.

Em 17/03/2018, em partida válida pelas quartas de final da Copa da Inglaterra, Eriksen marcou o seu único doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o Swansea e com isso, pela segunda temporada seguida, os Spurs chegava a uma semifinal da FA Cup (Copa da Inglaterra). Posteriormente, o Tottenham foi derrotado pelo Manchester United na semifinal da FA Cup por 2-0.

Em 01/04/2018, em jogo da 32ª rodada da Premier League, o dinamarquês marcou um dos gols da vitória por 3-1 sobre o Chelsea em pleno Stamford Bridge, estádio dos Blues (Chelsea) e com isso, pela primeira vez depois de 28 anos, os Spurs levaram a melhor sobre os Blues como visitante. Na rodada seguinte, o camisa 23 marcou um dos gols da vitória por 2-1 sobre o Stoke City e além de ter marcado um dos gols do Tottenham nesta partida, ele também mesmo que “sem querer”, proveu a assistência para o gol de Harry Kane neste jogo.

Em 14/04/2018, em jogo da 34ª rodada do Campeonato Inglês, Eriksen marcou o seu último tento na temporada na derrota por 3-1 diante do Manchester City. No mesmo dia, Eriksen foi nomeado pela primeira vez para a Equipe PFA – Seleção da Premier League – desta temporada, ao lado de 2 companheiros de equipe: do centroavante Harry Kane e do zagueiro Jan Vertonghen.

Em suma, nesta temporada, o dinamarquês disputou 47 partidas, fez 14 gols e proveu 13 assistências. Quanto aos Spurs, pela segunda temporada consecutiva, o clube londrino termina a Premier League em 3º lugar.

  • Números de Eriksen na sua 5ª Temporada no Tottenham
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
 47 *14  13  0 3979

* 14 gols dos quais 10 foram pela Premier League, 2 pela UEFA Champions League e 2 pela Copa da Inglaterra

2018-19

Eriksen celebrando o gol que marcou diante da Internazionale

Em 18 de setembro de 2018, na estreia do Tottenham na fase de grupos da UEFA Champions League 2018-19, Eriksen marcou o seu primeiro tento da temporada na derrota por 2-1 para a Internazionale da Itália. Posteriormente, em 28/11/2018, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões contra a Internazionale novamente, o dinamarquês marcou o único gol da vitória dos Spurs no Wembley.

Em 15/12/2018, em jogo da 17ª rodada da Premier League, o camisa 23 marcou o seu primeiro tento neste campeonato e o gol que ele marcou foi o gol que deu a vitória sobre o Burnley. Na duas rodadas seguintes, ele marcou 2 gols; um gol na goleada por 6-2 sobre o Everton e marcou 1 gol e proveu uma assistência – para o gol de Harry Kane – em uma nova goleada, desta vez por 5-0 sobre o Bournemouth.

Até aqui, Eriksen disputou 31 partidas, marcou 7 gols e proveu 10 assistências.

  • Números de Eriksen na sua 6ª e atual Temporada no Tottenham
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
31 *7  10  3 **2336

* 7 gols dos quais 5 foram pela Premier League e 2 pela UEFA Champions League

** esta temporada ainda está em andamento

  • O vídeo abaixo mostra 50 dos 62 gols que Eriksen marcou com a camisa do Tottenham
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 8 de fevereiro de 2018 por SpursOnly

 

Os Números de Eriksen na Seleção da Dinamarca

 

Dinamarca

Seleções de Base

Assim como muitos outros grandes jogadores, Eriksen também teve passagem pelas seleções de base de seu país, a Dinamarca, e assim sendo, em julho de 2007, ele foi convocado pelo técnico Glenn Riddersholm para a seleção sub-17 e ele impressionou logo na sua estreia em 31/07/2007.

Em 2008, Eriksen marcou 9 gols em 16 jogos pela seleção sub-17 e com isso, ele foi nomeado para disputar o prêmio de “Talento Sub-17 do ano” pela federação dinamarquesa; ele foi um dos 4 indicados para o prêmio de talentos dinamarqueses do ano de 2008, que foi vencido por Mathias Jørgensen. Ele jogou 27 partidas pele seleção sub-17 até o mês de fevereiro do ano de 2009.

Além desta passagem pela seleção sub-17, Eriksen também jogou um total de 5 partidas pela seleção dinamarquesa sub-18 e mais 3 partidas pela seleção sub-19. Eriksen também foi convocado por Keld Bordinggaard para o Campeonato Europeu sub-21, disputado na Dinamarca, no entanto mesmo sediando esta competição, a Dinamarca foi eliminada na fase de grupos, mas convém lembrar que a única partida que a seleção dinamarquesa venceu – derrotou Belarus pelo placar de 2-1 -, Eriksen marcou um dos 2 gols da Dinamarca nesta partida.

Veja Também!  Onde assistir Sporting x Marítimo Futebol AO VIVO - Campeonato Português 2019/20

Seleção Principal

Em fevereiro de 2010, Eriksen foi convocado pela primeira vez para os jogos da seleção principal da Dinamarca e assim sendo, em 3 de março do mesmo ano (2010), ao substituir o meia Daniel Jensen aos 12 minutos da segunda etapa, Eriksen fez a sua estreia pela seleção principal da Dinamarca em um amistoso no qual os dinamarqueses perderam por 2-1 para a Áustria. Christian Eriksen se tornou o quarto jogador mais jovem da história da seleção dinamarquesa a jogar pela seleção principal. Ele foi o jogador estreante mais jovem desde Michael Laudrup.

Copa do Mundo FIFA de 2010

Em 28/10/2010, o técnico da seleção dinamarquesa, Morten Olsen, divulgou os nomes dos 23 jogadores para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2010 que realizar-se-ia na África do Sul e o nome de Christian Eriksen estava nesta lista. Ele era o jogador mais jovem a participar desta edição da Copa do Mundo.

Na estreia da Dinamarca na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2010 em 14/06/2010 diante da Holanda, Eriksen entrou em campo aos 28 minutos do segundo tempo no lugar do meia Thomas Kahlenberg, mas não mudou o panorama do jogo e a seleção dinamarquesa perdeu pelo placar de 2-0 para a seleção holandesa. Na rodada seguinte, ele viu do banco a Dinamarca vencer Camarões por 2-0.

Na última rodada da fase de grupos desta Copa do Mundo, a Dinamarca enfrentou o Japão. Eriksen entrou em campo aos 18 minutos da segunda etapa no lugar de Thomas Kahlenberg novamente, mas mesmo com esta alteração, a seleção dinamarquesa perdeu por 3-1 para a seleção japonesa e com isso, a Dinamarca estava eliminada da Copa do Mundo FIFA de 2010.

  • Desempenho de Eriksen na Copa do Mundo FIFA de 2010
Pd Gm A CA CV Mj nesta Copa
 2  0  0 44

Euro 2012

Em 9 de fevereiro de 2011, em um amistoso contra a Inglaterra, Eriksen proveu a assistência para o gol do zagueiro Daniel Agger na partida, porém mesmo com este tento, a Dinamarca perde esta partida pelo placar de 2-1. Apesar do resultado adverso, Eriksen foi eleito o “melhor jogador da partida” e esta atuação lhe rendeu elogios de Frank Lampard do Chelsea, do zagueiro Rio Ferdinand do Manchester United (via Twitter) e do técnico Morten Olsen e vários especialistas da mídia da Dinamarca e da Inglaterra.

Em 04/06/2011, em um confronto válido pelas Eliminatórias da Euro 2012, o camisa 8 – Eriksen – da Dinamarca marcou o seu primeiro gol pela seleção dinamarquesa no triunfo por 2-1 sobre a Islândia e com isso, ele se tornou o mais jovem jogador dinamarquês a marcar um gol na classificação européia, sendo 9 dias mais novo que Michael Laudrup quando ele marcou o seu primeiro gol em 1983. Ainda convém lembrar que a seleção dinamarquesa terminou as Eliminatórias em 1º lugar no seu grupo e como consequência, obteve a classificação para a Eurocopa de 2012.

Diferentemente da Copa do Mundo FIFA de 2010, desta vez o técnico Morten Olsen o escalou entre os titulares e por coincidência, a estreia da Dinamarca na fase de grupos da Euro 2012 foi contra a mesma seleção de estreia da Copa do Mundo de 2010, a Holanda, e o resultado não foi o mesmo da Copa do Mundo de 2010, pois a Dinamarca venceu a Holanda por 1-0. Nas duas partidas seguintes, a Dinamarca sofreu duas derrotas; perdeu pelo placar de 3-2 para Portugal e perdeu por 2-1 para a Alemanha. Com estes resultados, a seleção dinamarquesa foi eliminada da Euro 2012.

  • Desempenho de Eriksen na Euro 2012
Pd Gm A CA CV Mj na Euro 2012
 3  0  0 254

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014 e da Euro 2016

Logo após a disputa da Euro 2012 na Polônia e na Ucrânia (sede conjunta), a Dinamarca disputou as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014 e mesmo terminando em 2º lugar no grupo em que se encontrava – ficou atrás apenas da Itália -, a seleção dinamarquesa sequer disputou a repescagem, pois dentre todos os segundos colocados, a Dinamarca foi a seleção que obteve a menor pontuação (16 pontos) e em decorrência disso os dinamarqueses estavam fora da Copa do Mundo FIFA de 2014 realizada no Brasil.

Na disputa das Eliminatórias da Euro 2016 que realizar-se-ia na França, a Dinamarca terminou em 3º lugar tendo somado 12 pontos – 3 vitórias, 3 empates e duas derrotas – no grupo em que se encontrava, ficando atrás de Portugal e da Albânia e assim sendo, avançou para a fase de play-off e para obter a classificação para a Eurocopa de 2016, a Dinamarca teria de passar pela Suécia e com um placar agregado de 4-3, a seleção sueca levou a melhor e se classificou para a Euro 2016.

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Eriksen marcou com a camisa da seleção da Dinamarca até o ano de 2015
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 12 de janeiro de 2016 por Brown

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018

Mesmo não obtendo a classificação para a Copa do Mundo FIFA de 2014 e para a Euro 2016, o técnico Morten Olsen foi mantido no cargo de técnico da seleção da Dinamarca.

Em 7 de junho de 2016, em um amistoso, Eriksen marcou o seu primeiro hat-trick da carreira na goleada por 4-0 sobre a Bulgária. Posteriormente, em 04/09/2016, na estreia da seleção dinamarquesa nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o novo camisa 10 – Eriksen – marcou o gol da vitória sobre a Armênia.

Por falar em Eliminatórias, a Dinamarca caiu no grupo E, juntamente com as seleções da Armênia, do Cazaquistão, de Montenegro, da Romênia e da Polônia. Eriksen desempenhou um papel-chave na campanha da Dinamarca nas Eliminatórias, pois ele foi o terceiro maior goleador – mesmo número de gols que o Romelu Lukaku da seleção da Bélgica – das Eliminatórias com 11 gols em 12 jogos, ficando atrás apenas de Robert Lewandowski da seleção da Polônia (16 gols) e de Cristiano Ronaldo (15 gols) da seleção de Portugal. Destaque para o hat-trick contra a Irlanda na repescagem para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2018, a qual o camisa 8 marcou 3 gols na goleada por 5-1 sobre a seleção irlandesa e assim sendo, a Dinamarca obteve a classificação para a Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia.

  • O vídeo abaixo mostra o hat-trick que Eriksen marcou contra a Irlanda 14/11/2017 no segundo confronto da repescagem entre as duas seleções
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 15/11/2017 por CaDamFv

Copa do Mundo FIFA de 2018

Na estreia da seleção dinamarquesa na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2018 diante do Peru, Eriksen deu o passe para Yussuf Poulsen marcar o gol da vitória da Dinamarca nesta partida. Na rodada seguinte, o camisa 10 marcou o único gol da seleção dinamarquesa no empate em 1-1 com a Austrália. Na última rodada da fase de grupos desta Copa do Mundo, a Dinamarca enfrentou a França e como um empate classificava as duas seleções, tanto os dinamarqueses quanto os franceses jogaram “para o gasto” e o resultado do jogo foi um empate em 0-0.

  • O vídeo abaixo mostra o gol que Eriksen marcou no empate em 1-1 com a Austrália na Copa do Mundo FIFA de 2018
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 21 de junho de 2018 por FIFATV

Nas oitavas de final, a Dinamarca enfrentou a Croácia e as duas seleções ficaram no empate em 1-1 no tempo regulamentar. Na prorrogação, o empate em 1-1 persistiu e com isso, as duas seleções tiveram de decidir quem se classificaria para a fase seguinte nos pênaltis. Eriksen foi o primeiro jogador da Dinamarca a cobrar o pênalti e o goleiro Danijel Subašić – arqueiro da seleção croata – defendeu o pênalti do camisa 10 e mais uma penalidade e com isso, a Croácia venceu a disputa por pênaltis por 3-2 e assim sendo, a Dinamarca estava eliminada da Copa do Mundo FIFA de 2018.

  • Desempenho de Eriksen na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj nesta Copa
 4 1  1  0 390

Liga das Nações da UEFA B

Na estreia da Dinamarca na 2ª divisão da Liga das Nações da UEFA diante do País de Gales, Eriksen marcou os 2 gols da vitória da seleção dinamarquesa nesta partida, em outras palavras, a Dinamarca venceu o País de Gales pelo placar de 2-0. Na rodada seguinte desta competição contra a Irlanda, ele não jogou devido a uma lesão e sem contar com ele, a Dinamarca e a Irlanda ficaram no empate em 0-0. Na rodada seguinte contra o País de Gales novamente, na qual a Dinamarca venceu por 2-1, o camisa 10 foi o capitão do time e o mesmo ocorreu diante da Irlanda em 19 de novembro de 2018. Convém lembrar que a Irlanda e a Dinamarca repetiram o mesmo placar do confronto anterior; empate em 0-0.

Total

Pd Gm A CA CV Mj 
 85 25  19  3 6423
Prêmios individuais
  • Revelação do Futebol Holandês da Temporada: 2010–11
  • 74º melhor jogador do ano de 2012 (The Guardian)
  • Equipe do Ano PFA da Premier League: 2017–18
  • Futebolista Dinamarquês do Ano: 2013, 2014, 2015, 2017

Considerações Finais

Com base em todos os dados e números analisados até aqui, pode-se concluir que Eriksen é um dos melhores meias do futebol inglês e também do futebol europeu, pois ele sempre é um dos jogadores que mais provém assistências na Premier League e atualmente é o protagonista da seleção dinamarquesa. Como Martin Jol – trabalhou com Eriksen no Ajax – disse anteriormente, ele é um verdadeiro camisa 10.

E para vocês? Eriksen é um dos melhores meias da atualidade?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui