Quando cita-se um dos melhores meias da atualidade, o nome de Bruno Fernandes que atualmente atua pelo Manchester United da Inglaterra e pela Seleção Portuguesa, deve ser levado em conta.

Bruno Miguel Borges Fernandes nasceu em 08/09/1994 em Maia, Portugal. Apesar de ser português, Bruno Fernandes iniciou sua carreira como profissional fora de seu país, no Novara que na época jogava na 2ª divisão do futebol italiano. Porém, o que mais se sabe sobre Bruno Fernandes? Por quais clubes atuou até aqui? Quais feitos atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

Nascido em Maia, região metropolitana de Porto, Bruno Fernandes é o filho caçula, Ricardo é o irmão mais velho. Sabe-se que Bruno tinha o mesmo sonho de muitas crianças, tornar-se jogador de futebol, mas o curioso disso é que para ele, não havia “plano B”. Aos 8 anos de idade – no ano de 2002 -, Bruno deu o primeiro passo para a concretização de seu sonho, ingressou nas categorias de base do Infesta, clube da cidade de São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, distrito de Porto.

Aos 11 anos de idade, ingressou nas categorias de base do Boavista e assim que passou a jogar por este clube, Bruno abandonou a escola. Posteriormente, foi emprestado para o Pasteleira e depois de atuar nesse clube, voltou a atuar pelo Boavista, clube pelo qual aperfeiçoou suas habilidades que são características do seu estilo atual de jogo.

Em 2012, surgiu a proposta para jogar num clube de outro país e Bruno Fernandes aceitou o desafio de jogar por uma equipe do futebol italiano.

 

A Carreira de Bruno Fernandes em Números

 

Novara

Categorias de Base

Em 27 de agosto de 2012, Bruno Fernandes foi anunciado como novo reforço do Novara Calcio, clube que é popularmente conhecido como Novara. Estima-se que o clube italiano tenha desembolsado 40 mil euros (cerca de 250 mil reais) para ter o jovem meia português em seu plantel. Não demorou muito para Bruno ser promovido ao time principal da equipe italiana, porém passou por muitas dificuldades no novo clube, tais como o idioma, saudades de casa e em decorrência destes e de outros fatores, Bruno Fernandes quase desistiu de se tornar jogador profissional de futebol. No entanto, mais tarde, graças a intervenções de amigos e familiares, particularmente da ida de sua namorada para a Itália, deu forças para Bruno seguir adiante.

Antes de estrear profissionalmente, Bruno Fernandes jogou algumas partidas da Primavera A (Campeonato Italiano Sub-19) e logo na sua estreia, marcou um dos gols da vitória por 2-1 sobre o Livorno. Em 27/10/2012, Bruno marcou os gols do triunfo por 2-1 sobre o Cagliari e pouco tempo depois, passou a treinar com o time principal do Novara.

2012-13

Em 3 de novembro de 2012, em jogo da 13ª rodada da Serie B (2ª divisão do futebol italiano), Giacomo Gattuso – até então técnico do Novara – promoveu a estreia de Bruno como profissional quando o colocou em campo aos 32 minutos da segunda etapa no lugar de Simone Pesce, mas no seu primeiro jogo como profissional, os “azzurri” – Novara – perderam para o Cittadella por 1-0. Duas semanas depois, o clube anunciou que Alfredo Aglietti seria o novo treinador do clube, pois até então, Giacomo Gattuso só estava comandando o time até a contratação de um novo técnico e com isso, voltou a comandar as equipes de base do clube.

Em 26 de janeiro de 2013, em jogo da 23ª rodada da Serie B, Alfredo Aglietti promoveu a estreia de Bruno Fernandes como titular e no seu primeiro jogo entre os titulares, o Novara venceu o Empoli por 2-0.

Em 22/02/2013, em partida válida pela 27ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Italiano, o jovem meia português marcou seu primeiro gol como profissional na goleada por 6-0 sobre o Spezia Calcio. Na rodada seguinte do campeonato, em 26/02/2013, o camisa 32 dos “Azzurri” – Bruno Fernandes – marcou o único gol da equipe no empate em 1-1 com o Ternana.

Em 28/03/2013, em jogo da 34ª rodada da Serie B, Bruno Fernandes saiu do banco para substituir Daniele Buzzegoli aos 24 minutos da segunda etapa e antes do fim da partida, fez 1 gol e proveu assistência para o gol de Pablo González na goleada por 6-2 sobre o Cittadella. Na rodada seguinte da 2ª divisão do futebol italiano, em 06/04/2013, o camisa 32 dos “Azzurri” marcou seu 4º e último tento nessa temporada no triunfo por 3-2 sobre o Sassuolo no Silvio Piola (estádio do Novara).

Com o término da fase dos pontos corridos desta edição da Serie B, o Novara terminou em 5º lugar e com isso, disputou a fase de play-off para a Serie A (1ª divisão do futebol italiano), contudo teria de passar pelo Empoli e com um empate em 1-1 no primeiro confronto e um revés por 4-1 no segundo confronto, o Novara não obteve o acesso para a Serie A.

  • Números de Bruno Fernandes na sua 1ª e única Temporada no Novara
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
 29 *7  2  4 1949

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 7 gols dos quais 4 foram pela Serie B e 3 pela Primavera A

  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Bruno Fernandes atuando pelo Novara
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 5 de março de 2013 por semprenovara

 

Udinese

2013-14

Na janela de transferências de verão – julho de 2013 -, a Udinese anunciou a contratação de Bruno Fernandes. O clube que disputa a 1ª divisão do futebol italiano desembolsou 2,5 milhões de euros (cerca de 15,6 milhões de reais) para contar com o futebol do jovem meio-campista português.

Assim como ocorreu quando atuava pelo Novara, Bruno Fernandes começou atuando pela equipe sub-19 da Udinese, onde fez 1 gol em 3 partidas disputadas. As atuações de Bruno Fernandes pela equipe sub-19 da Udinese fez com que Francesco Guidolin – técnico do time principal da Udinese nessa época – o integrasse ao elenco principal do clube e com isso, em 3 de novembro de 2013, o português fez a sua estreia pelo novo clube quando entrou no lugar de Roberto Pereyra aos 12 minutos do segundo tempo. Contudo, os Friulianos – Udinese – perderam para a Internazionale por 3-0 na estreia de Bruno Fernandes. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 09/11/2013, o jovem meia de 19 anos fez a sua estreia como titular no revés por 1-0 ante o Catania.

Em 07/12/2013, em jogo da 15ª rodada da Serie A, Bruno Fernandes marcou seu primeiro tento pelo novo clube no empate em 3-3 com o Napoli. Além do tento marcado, também proveu assistência para o gol de Thomas Heurtaux.

Em 8 de fevereiro de 2014, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Italiano, o jovem meia português entrou em campo aos 22 minutos da segunda etapa no lugar de Maicosuel e 7 minutos depois, marcou seu 2º tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Chievo no Stadio Friuli (estádio da Udinese). Além de ter feito 1 gol, também contribuiu com assistência para o gol de Emmanuel Badu. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 16/02/2014, atuou como titular e fez o segundo gol dos Friulianos no empate em 3-3 com o Genoa fora de casa.

Em 19/04/2014, em jogo da 34ª rodada da Serie A, Bruno Fernandes marcou seu 4º e último tento nessa temporada e sendo assim, a Udinese empatou em 1-1 com o Napoli no Stadio Friuli.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos “Friulianos”, Bruno Fernandes disputou 28 partidas, fez 4 gols e proveu 6 assistências. Quanto a Udinese, terminou em 13º no Campeonato Italiano, chegou à semifinal da Copa da Itália e caiu na fase pré-eliminatória da UEFA Europa League.

  • Números de Bruno Fernandes na sua 1ª Temporada na Udinese
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
 32 *6  6  6 2071

* 6 gols dos quais 4 foram pela Serie A, 1 na Fase Final da Primavera B e 1 na Coppa Primavera

2014-15

Após o fim da temporada 2013-14, Francesco Guidolin não teve seu contrato ampliado e com isso, a Udinese resolveu apostar suas fichas em Andrea Stramaccioni.

Depois de iniciar as duas primeiras rodadas da Seria A saindo do banco e entrando no decorrer dos jogos, em 21 de setembro de 2014, confronto válido pela 3ª rodada do campeonato nacional, Bruno Fernandes atuou como titular na vitória por 1-0 sobre o Napoli no Stadio Friuli.

Em 05/10/2014, em jogo da 6ª rodada da Serie A, o jovem meia português marcou seu primeiro tento nessa temporada no empate em 1-1 com o Cesena no Stadio Friuli.

Pelo confronto da 4ª fase da Copa da Itália em 03/12/2014, Bruno Fernandes marcou seu 2º tento nessa temporada no triunfo por 4-2 sobre o Cesena na prorrogação. Além do tento marcado, Bruno também contribuiu com assistência para o gol de Allan. Na fase seguinte, a Udinese foi eliminada pelo Napoli nos pênaltis. Quatro dias após a vitória sobr, desta vez em jogo válido pela 14ª rodada da Serie A, o camisa 8 da Udinese – Bruno Fernandes – marcou o primeiro gol do triunfo por 2-1 sobre a Internazionale em pleno Giuseppe Meazza.

Em 31 de maio de 2015, em partida válida pela última rodada (38ª) desta edição do Campeonato Italiano, o português encerrou essa temporada com 1 gol e assistência para o tento marcado por Rodrigo Aguirre no revés por 4-3 ante o Cagliari fora de casa. Porém, também é importante mencionar que fez um gol contra nesse jogo.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos “Friulianos”, Bruno Fernandes disputou 34 partidas, fez 4 gols e proveu 3 assistências. Quanto a Udinese, terminou em 16º lugar no Campeonato Italiano, duas posições acima da zona do rebaixamento, e chegou às oitavas de final da Copa da Itália.

  • Números de Bruno Fernandes na sua 2ª Temporada na Udinese
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
 34 *4  3  6 1888

* 4 gols dos quais 3 foram pela Serie A e 1 pela Copa da Itália

2015-16

Após o fim da temporada 2014-15, Andrea Stramaccioni não permaneceu como treinador da Udinese e com a saída deste técnico, o clube resolveu apostar suas fichas em Stefano Colantuono.

Veja Também!  GOLAÇO DE LONGE!! Assistir ao gol de Pepê que fez Internacional 0 x 1 Grêmio - Libertadores

Na estreia da Udinese nessa edição da Serie A em 23 de agosto de 2015, contando com Bruno Fernandes como titular, os Friulianos venceram a Juventus – atual campeã italiana – por 1-0 em pleno Allianz Stadium.

Em 22/09/2015, em jogo da 5ª rodada da Serie A, o português recebeu o seu primeiro cartão vermelho da carreira no revés por 3-2 ante o Milan no Stadio Friuli.

Em 13 de março de 2016, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Italiano, o camisa 8 da Udinese marcou seu primeiro tento nessa temporada na derrota por 2-1 diante da Roma no Stadio Friuli. Esse revés custou a demissão de Stefano Colantuono e com isso, o clube contratou Luigi De Canio para comandar o time nesse restante de temporada.

Pela 31ª rodada da Serie A, em 03/04/2016, o português marcou seus 2 últimos tentos nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Napoli no Stadio Friuli.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos “Friulianos”, Bruno Fernandes disputou 33 partidas, fez 3 gols e proveu 4 assistências. Quanto a Udinese, terminou em 17º lugar no Campeonato Italiano, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento, e chegou às oitavas de final da Copa da Itália.

  • Números de Bruno Fernandes na sua 3ª e última Temporada na Udinese
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
 33 *3  4  9 1 2300

* Gols marcados na Serie A

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Bruno Fernandes com a camisa da Udinese
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 4 de abril de 2016 por Este é Craque da Bola

 

Sampdoria

2016-17

Bruno Fernandes sendo apresentado como novo reforço da Unione Calcio Sampdoria

Em 16 de agosto de 2016, a Udinese fez um empréstimo caro (1 milhão de euros) com uma obrigação de resgate financeiro em 6 milhões de euros (cerca de 37,5 milhões de reais) para a Sampdoria, onde lhe foi dado a camisa de número 10.

Em 28/08/2016, em jogo da 2ª rodada da Serie A, Marco Giampaolo – técnico da Sampdoria nessa época – promoveu a estreia de Bruno Fernandes quando o colocou em campo aos 39 minutos do segundo tempo no lugar de Édgar Barreto na vitória por 2-1 sobre a Atalanta no Luigi Ferraris (estádio da Sampdoria).

Pela 6ª rodada da Serie A em 26/09/2016, o jovem meia português entrou em campo aos 35 minutos da segunda etapa no lugar de Dennis Praet e 6 minutos depois, fez seu primeiro gol com a camisa da Samp, mas ainda assim, derrota por 2-1 ante o Cagliari fora de casa. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 29/09/2016, o novo camisa 10 da Samp entrou em campo aos 19 minutos do segundo tempo no lugar de Karol Linetty e no apagar das luzes, fez o gol que evitou a derrota para o Palermo no Luigi Ferraris. Em outras palavras, as duas equipes empataram em 1-1.

Em 22/10/2016, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Italiano, Marco Giampaolo escalou Bruno Fernandes pela primeira vez entre os titulares e na sua estreia como titular, a Samp venceu o “Derby della Lanterna” – nome dado ao clássico entre Genoa e Sampdoria – por 2-1. Posteriormente, o jovem meia português voltou a ser reserva depois de 3 jogos.

Em 27/11/2016, em jogo da 14ª rodada da Serie A, o português entrou em campo aos 7 minutos do segundo tempo no lugar de Ricardo Álvarez e 20 minutos depois, fez o gol do time no empate em 1-1 com o Crotone fora de casa. Ora reserva, ora titular, Bruno Fernandes estava cavando o seu espaço entre os titulares.

Após o gol marcado contra o Crotone, Bruno Fernandes passou por um “jejum de gols”, ao qual pôs um fim em 4 de março de 2017 em jogo da 27ª rodada da Serie A, ao qual a Sampdoria venceu o Pescara por 3-1. Além de ter feito 1 gol, o português também proveu assistências para os gols de Fabio Quagliarella e de Patrik Schick.

Pela partida da 31ª rodada do Campeonato Italiano, em 09/04/2017, o camisa 10 da Samp marcou seu 5º e último tento nessa temporada no empate em 2-2 com a Fiorentina no Luigi Ferraris.

Em suma, na sua 1ª e única temporada com a camisa da Samp, Bruno Fernandes disputou 35 partidas, fez 5 gols e proveu 3 assistências. Quanto a Sampdoria, terminou em 10º lugar no Campeonato Italiano e chegou às oitavas de final da Copa da Itália.

  • Números de Bruno Fernandes na sua 1ª e única Temporada na Sampdoria
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
 35 *5  3  2 1845

* Gols marcados na Serie A

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Bruno Fernandes marcou com a camisa da Sampdoria
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 27 de junho de 2017 por Golos PT

 

Sporting

2017-18

Bruno Fernandes sendo apresentado como novo reforço do Sporting

Depois de atuar pela seleção de base de Portugal na disputa da Eurocopa Sub-21, em 27 de junho de 2017, Bruno Fernandes juntou-se ao Sporting Clube de Portugal por uma taxa reportada de 8,5 milhões de euros (cerca de 53,4 milhões de reais) para assinar com o clube por 5 temporadas. Como senão bastasse, o clube anexou uma cláusula de compra de 100 milhões de euros; 628,4 milhões de reais.

Em 06/08/2017, na estreia do Sporting nessa edição da Primeira Liga (Campeonato Português), Jorge Jesus – técnico do Sporting nessa época – promoveu a estreia de Bruno Fernandes o escalando entre os titulares e no seu primeiro jogo pelo novo clube, vitória por 2-0 sobre o Desportivo Aves.

Em 19/08/2017, em jogo da 3ª rodada da Primeira Liga, o novo camisa 8 do Sporting marcou seus primeiros 2 gols pelo clube na goleada por 5-0 sobre o Vitória de Guimarães. Quatro dias depois, pelo segundo confronto da fase pré-eliminatória da UEFA Champions LeagueLiga dos Campeões – contra o FCSB da Romênia, Bruno Fernandes foi um dos destaques da goleada por 5-1 sobre a equipe romena com assistências para os gols de Marcos Acuña e Gelson Martins. Como as duas equipes haviam empatado em 0-0 no primeiro confronto, o Sporting obteve a vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões 2017-18.

Em jogo da 4ª rodada da Primeira Liga, em 27/08/2017, Bruno Fernandes marcou seu 3º tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o Estoril no José Alvalade (estádio do Sporting). Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 08/09/2017, o meia celebrou seu 24º aniversário com um gol na vitória por 3-2 sobre o Feirense fora de casa.

Na estreia dos Leões – Sporting – na fase de grupos da Champions League em 12/09/2017, o camisa 8 fez seu 5º tento nessa temporada na vitória por 3-2 sobre o Olympiacos da Grécia fora de casa.

Em 19 de janeiro de 2018, em jogo da 19ª rodada da Primeira Liga, Bruno Fernandes marcou seu 10º tento nessa temporada no empate em 1-1 com o Vitória de Setúbal fora de casa.

Contra o mesmo Vitória de Setúbal em 27/01/2018, desta vez em confronto válido pela final da Taça da Liga, as duas equipes repetiram o placar da partida anterior e com isso, a definição do campeão saiu nos pênaltis onde o camisa 8 do Sporting foi o 2º a converter a sua penalidade e no final das contas, o Sporting se saiu melhor nessa disputa e venceu por 5-4 e assim sendo, sagrou-se campeão da Taça da Liga 2017-18. Esta foi a primeira vez que Bruno Fernandes celebrou a conquista de um título.

Pelo segundo confronto da fase de 16 avos da UEFA Europa League contra o Astana do Cazaquistão em 22/02/2018, Bruno Fernandes marcou seu 2º doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – no empate em 3-3 com a equipe cazaque no José Alvalade. Como a equipe portuguesa havia vencido o primeiro confronto por 3-1, seguiu adiante na competição.

Em 28/04/2018, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Português, o camisa 8 dos Leões marcou seus 2 últimos tentos na temporada e sendo assim, vitória por 2-1 sobre o Portimonense fora de casa.

Em 15/05/2018, Bruno e vários de seus companheiros de equipe, incluindo treinadores, foram feridos após um ataque de cerca de 50 torcedores do Sporting no campo de treinamento do clube, depois que a equipe terminou em 3º lugar no Campeonato Português e de ter chegado até as quartas de final da Europa League, perdeu a vaga para a Liga dos Campeões. Apesar dos acontecimentos, a equipe concordou em jogar a final da Taça de Portugal marcada para o fim de semana seguinte, acabando por perder por 2-1 para o Desportivo Aves.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos Leões, Bruno Fernandes disputou 56 partidas, fez 16 gols – sendo 11 destes marcados na Primeira Liga 2017-18, o que fez dele o 8º maior goleador do campeonato ao lado de Paolo Hurtado do Vitória de Guimarães, Ricardo Horta do Braga e de William do Chaves – e proveu 20 assistências. Além disso, Bruno também foi o vice-artilheiro do time nessa temporada, ficando atrás apenas de Bas Dost que marcou 34 gols.

Em 06/07/2018, Bruno Fernandes foi eleito o Jogador da Temporada 2017-18 da Primeira Liga. Quatro dias depois, ele assinou um novo contrato de 5 temporadas com uma cláusula de rescisão de € 100 milhões, depois de voltar atrás na sua decisão original de deixar o Sporting após a saída do presidente do clube Bruno de Carvalho, e recebendo uma melhora salário neste processo.

  • Números de Bruno Fernandes na sua 1ª Temporada no Sporting
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
 56 *16  20  12 4707

* 16 gols dos quais 11 foram pela Primeira Liga, 3 pela UEFA Europa League, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Taça de Portugal

2018-19

Após o fim da temporada 2017-18, Jorge Jesus aceitou a oferta para treinar o Al-Hilal da Arábia Saudita e com isso, deixou o comando dos Leões e com a saída dele, o Sporting resolveu apostar suas fichas em Marcel Keizer.

Na estreia do Sporting nessa edição da Primeira Liga em 12 de agosto de 2018, Bruno Fernandes foi um dos destaques da vitória por 3-1 sobre o Moreirense com 1 gol e assistência para 1 dos 2 gols marcados por Bas Dost.

Veja Também!  Como assistir América de Cali x Universidad Católica Futebol AO VIVO – Copa Libertadores

Na estreia dos Leões na fase de grupos da Taça da Liga em 16/09/2018, o camisa 8 fez a sua estreia como capitão e no seu primeiro jogo capitaneando o time, marcou um doblete no triunfo por 3-1 sobre o Marítimo.

Pela 6ª rodada do Campeonato Português em 29/09/2018, Bruno Fernandes marcou seu 4º tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Marítimo no José Alvalade.

Em 20/10/2018, em confronto válido pela 3ª fase da Taça de Portugal, o camisa 8 dos Leões marcou seu 5º tento na temporada na vitória por 2-1 sobre o Loures.

Em 29/11/2018, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Europa League, Bruno Fernandes marcou seu 2º doblete nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o Qarabağ do Azerbaijão fora de casa. Quatro dias depois, desta vez em jogo da 11ª rodada da Primeira Liga, Bruno marcou seu 10º tento na temporada no triunfo por 3-1 sobre o Rio Ave fora de casa. Além do gol marcado, deu o passe para o gol de Jovane Cabral.

Na partida da 12ª rodada do Campeonato Português em 09/12/2018, Bruno Fernandes proveu assistências para os gols de Nani, Bas Dost e de Abdoulay Diaby respectivamente na goleada por 4-1 sobre o Desportivo Aves. Na rodada seguinte do campeonato nacional em 16/12/2018, Bruno marcou seu 3º doblete nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Nacional da Madeira no José Alvalade.

Em 26 de janeiro de 2019, em confronto válido pela final da Taça da Liga, Sporting e Porto empataram em 1-1 no tempo regulamentar e com isso, a definição do campeão saiu nos pênaltis e Bruno Fernandes foi o 3º jogador a realizar a sua cobrança e converteu a sua penalidade e nessa disputa, os Leões venceram por 3-1 e se sagrou campeão desse torneio pela 2ª temporada consecutiva.

Pelo jogo da 21ª rodada da Primeira Liga em 10/02/2019, o camisa 8 dos Leões marcou seu 4º doblete na temporada no triunfo por 3-1 sobre o Feirense fora de casa.

Em 03/03/2019, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Português, Bruno Fernandes marcou seu 23º tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Portimonense no José Alvalade e com isso, superou o recorde de António Oliveira em gols marcados por um meio-campista em uma temporada em 1981-82. Além do gol marcado, também proveu assistências para os gols de Abdoulay Diaby e de Raphinha.

Pela 32ª rodada da Primeira Liga em 05/05/2019, o camisa 8 do Sporting marcou seu primeiro e único hat-trick nessa temporada na goleada por 8-1 sobre o Belenenses pleno Estadio Nacional do Jamor. Com os 3 gols marcados nesse jogo, Bruno chegou a marca de 31 gols nessa temporada e como consequência, se tornou o meio-campista português com o maior números de gols de gols de todos os tempos numa única temporada. Além dos 3 gols, também deu o passe para o gol de Luiz Phellype. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 11/05/2019, Bruno Fernandes marcou seu último tento nessa temporada no empate em 1-1 com o Tondela no José Alvalade.

Em 25/05/2019, em confronto válido pela final da Taça de Portugal, Sporting e Porto empataram em 1-1 no tempo regulamentar e depois em 2-2 na prorrogação e como consequência, houve disputa por pênaltis onde o camisa 8 dos Leões foi o 2º jogador a cobrar e o primeiro a converter sua penalidade e jogadores da equipe adversária perderam pênaltis e com isso, vitória por 5-4 nos pênaltis e com isso, o Sporting igualou-se ao Porto e conquistou este título pela 17ª vez na sua história.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Leões, Bruno Fernandes disputou 53 partidas, fez 32 gols – sendo 20 destes marcados na Primeira Liga 2018-19, o que fez dele o vice-artilheiro do campeonato, ficando atrás apenas de Haris Seferović do Benfica (23 gols) – e proveu 18 assistências, sendo que 13 destes foram dadas na Primeira Liga 2018-19, o que fez dele o 2º jogador com o maior número de assistências, ficando atrás apenas de Pizzi do Benfica (19 assistências). Quanto ao Sporting, além de ter sido campeão da Taça da Liga e da Taça de Portugal, terminou em 3º lugar no Campeonato Português e foi eliminado na fase de 16 avos da UEFA Europa League.

  • Números de Bruno Fernandes na sua 2ª Temporada no Sporting
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
 53 *32  18  16 4688

* 32 gols dos quais 20 foram pela Primeira Liga, 6 pela Taça de Portugal, 3 pela UEFA Europa League e 3 pela Taça da Liga

2019-20

Em 18 de agosto de 2019, em jogo da 2ª rodada da Primeira Liga, Bruno Fernandes marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Braga no José Alvalade. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 25/08/2019, Bruno foi um dos destaques da vitória por 3-1 sobre o Portimonense fora de casa com assistências para os 3 gols do seu time; 2 gols de Raphinha e 1 gol de Luiz Phellype.

Em 31/08/2019, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Português, o camisa 8 dos Leões marcou seu 2º tento nessa temporada no revés por 3-2 ante o Rio Ave no José Alvalade. Três dias depois, Marcel Keizer foi demitido e com a saída dele, Leonel Pontes, até então técnico do time sub-23 dos Leões, assume o comando do clube.

Na estreia do novo técnico em jogo da 5ª rodada da Primeira Liga, em 15/09/2019, Bruno Fernandes marcou seu 3º tento na temporada no empate em 1-1 com o Boavista fora de casa. Infelizmente, nesse jogo contra o clube que o formou, Bruno acabou sendo expulso e sendo assim, desfalcou o time na rodada seguinte. Quatro dias após o jogo contra o Boavista, o Sporting e Bruno Fernandes estavam em campo novamente para jogar contra o PSV Eindhoven da Holanda, na estreia do clube português na fase de grupos da Europa, e o camisa 8 dos Leões fez um dos gols do time no revés por 3-2 ante a equipe holandesa.

Em 26/09/2019, na estreia dos Leões na fase de grupos da Taça da Liga, o camisa 8 dos Leões marcou o único tento da equipe no revés por 2-1 ante o Rio Ave no José Alvalade e em decorrência de maus resultados, o clube optou por contratar um novo treinador – Silas – e com isso, Leonel Pontes voltou a treinar o time sub-23 do Sporting. Com uma marca de 7 gols em suas 10 primeiras partidas nessa temporada, incluindo uma série de gols em 6 jogos consecutivos, isso fez dele o 3º jogador do Sporting nesse século a fazer gols em 6 ou mais partidas consecutivas pelo clube, depois de Mário Jardel e de Bas Dost.

Contra o PSV Eindhoven da Holanda em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Europa League, em 28/11/2019, Bruno Fernandes marcou seu primeiro doblete nessa temporada na goleada por 4-0 sobre a equipe holandesa no José Alvalade. Além de ter feito 2 gols, proveu assistências para os gols de Luiz Phellype e de Jérémy Mathieu. Com este resultado, o clube português conseguiu se classificar para a fase de mata-mata deste torneio.

Em 11 de janeiro de 2020, em jogo da 16ª rodada da Primeira Liga, Bruno Fernandes marcou seus 2 últimos tentos com a camisa dos Leões na vitória por 3-1 sobre o Vitória de Setúbal fora de casa.

Pela 18ª rodada do Campeonato Português, em 27/01/2020, Bruno jogou sua última partida pelo Sporting, a qual o time venceu o Marítimo por 1-0 no José Alvalade.

Mesmo tendo saído do time antes do término dessa temporada, ao término da Primeira Liga 2019-20, Bruno Fernandes foi o 6º jogador que mais proveu assistências no campeonato ao lado de Paulinho do Braga.

  • Números de Bruno Fernandes na sua 3ª e última Temporada no Sporting
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
 28 *15  14  12 1 2474

* 15 gols dos quais 8 foram pela Primeira Liga, 5 pela UEFA Europa League e 2 pela Taça da Liga

Títulos que conquistou no Sporting

  • Taça da Liga: 2017-18 e 2018-19
  • Taça de Portugal: 2018-19
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Bruno Fernandes marcou com a camisa do Sporting
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 1º de fevereiro de 2020 por FOOTBALL GURUS

 

Manchester United

2019-20

Bruno Fernandes sendo apresentado como novo reforço do Manchester United ao lado do técnico do clube, Ole Gunnar Solskjær

Em 29 de janeiro de 2020, o Manchester United da Inglaterra confirmou que havia chegado a um acordo com o Sporting para a transferência de Bruno Fernandes por uma taxa no valor de 67,6 milhões de libras (cerca de 470,5 milhões de reais), sujeito à aprovação do jogador nos exames médicos e em termos pessoais. A transferência foi oficialmente concluída no dia seguinte, onde o meio-campista português assinou com a equipe inglesa até junho de 2025.

Em 01/02/2020, em jogo da 25ª rodada da Premier League (Campeonato Inglês), Solskjær promoveu a estreia do meio-campista português entre os titulares e no primeiro jogo de Bruno Fernandes pelo novo clube, empate em 0-0 com o Wolverhampton no Old Trafford (estádio do United).

Em 23/02/2020, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Inglês, o novo camisa 18 do Manchester United – Bruno Fernandes – marcou seu primeiro tento pelo novo clube na vitória por 3-0 sobre o Watford no Old Trafford. Além do gol, deu o passe para o gol de Mason Greenwood. Quatro dias depois, pelo segundo confronto da fase de 16 avos da Europa League contra o Club Brugge da Bélgica, o português marcou seu 2º tento pelo novo clube na goleada por 5-0 sobre o time belga. Com uma vantagem de 6-1 no placar agregado – empate em 1-1 no primeiro confronto -, os Red Devils – Manchester United – se classificaram para a fase seguinte deste torneio.

Pela 28ª rodada da Premier League em 01/03/2020, o camisa 18 dos Reds Devils marcou o único gol da equipe no empate em 1-1 com o Everton no Goodison Park. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 08/03/2020, Bruno Fernandes foi um dos destaques do “Dérbi de Manchester” – nome dado ao clássico entre Manchester City e Manchester United – com assistência para o gol de Anthony Martial na vitória por 2-0 sobre o rival. Em 16/03/2020, Bruno Fernandes foi eleito o Jogador do Mês de Fevereiro da Premier League.

Veja Também!  Lista dos Jogos de Hoje - Onde Assistir Futebol Ao Vivo na TV e Guia dos jogos na Internet (24/09)

Após a 28ª rodada, a Premier League e a maioria dos campeonatos ao redor do mundo foram paralisados devido à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus) e após um hiato de 3 meses, no primeiro jogo do Manchester United em partida válida pela 30ª rodada da Premier League, jogo realizado em 19/06/2020, o camisa 18 dos Red Devils marcou o único gol da equipe no empate em 1-1 com o Tottenham no Old Trafford.

Em 30/06/2020, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Inglês, o meia português marcou seu primeiro doblete pelo novo clube na vitória por 3-0 sobre o Brighton fora de casa. Devido as suas atuações nos jogos do mês de junho, Bruno Fernandes ganhou vários prêmios pelo clube e da Premier League, incluindo os prêmios de Jogador do Mês e também do Gol mais bonito do Mês, tornando-se o primeiro jogador a ganhar ambos os prêmios simultaneamente na história da Premier League. Ele também se tornou o primeiro jogador do Manchester United a ganhar prêmios consecutivos de Jogador do Mês da Premier League desde o compatriota Cristiano Ronaldo na temporada 2006-07.

Na última rodada desta edição da Premier League (38ª) em 26/07/2020, Bruno Fernandes marcou seu 10º tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Leicester no King Power Stadium. Com este resultado, o Manchester United obteve vaga direta para a fase de grupos da UEFA Champions League 2020-21.

Em 10/08/2020, em confronto válido pelas quartas de final da Europa League, o meio-campista português marcou de pênalti o gol da vitória sobre o Copenhague da Dinamarca na prorrogação e sendo assim, o United seguiu adiante no torneio. Na fase seguinte do torneio, em 16/08/2020, o camisa 18 dos Red Devils marcou o único gol da equipe no revés por 2-1 ante o Sevilla da Espanha.

Em suma, na sua 1ª temporada na Inglaterra, Bruno Fernandes disputou 22 jogos, fez 12 gols e proveu 8 assistências. Quanto ao Manchester United, terminou em 3º lugar no Campeonato Inglês, chegou às semifinais da UEFA Europa League, Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Bruno Fernandes na sua 1ª Temporada no Manchester United
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
 22 *12  8  3 1832

* 12 gols dos quais 8 foram pela Premier League, 3 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Inglaterra

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols e assistências de Bruno Fernandes com a camisa do Manchester United na temporada 2019-20
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 27 de agosto de 2020 por Manchester United

 

Números de Bruno Fernandes na Seleção Portuguesa

 

Portugal

Seleções de Base

Assim como muitos outros grandes jogadores, Bruno Fernandes teve passagem pelas seleções de base de seu país; atuou pelas seleções sub-19, sub-20 e sub-21. Inclusive, foi nomeado capitão da seleção sub-21 pelo treinador Rui Jorge.

Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016

Depois de jogar pela seleção sub-21, comandada por Rui Jorge, este mesmo técnico convocou Bruno Fernandes para a disputa das Olimpíadas no Rio de Janeiro, no Brasil, e na estreia de Portugal na fase de grupos, em 4 de agosto de 2016, Bruno foi um dos destaques da vitória por 2-0 sobre a Argentina com assistências para os 2 gols; tentos marcados por Gonçalo Paciência e Pité. Na rodada seguinte da fase de grupos, vitória da seleção olímpica de Portugal por 2-1 sobre Honduras.

Na última rodada da fase de grupos, em 10/08/2016, com a classificação para a fase de mata-mata assegurada, Rui Jorge optou por poupar alguns jogadores, dentre eles o Bruno Fernandes, e sem contar com um de seus principais jogadores, Portugal empatou em 1-1 com a Argélia.

Nas quartas de final, Portugal enfrentou a Alemanha e perdeu por 4-0 e sendo assim, a Seleção Portuguesa foi eliminada das Olimpíadas.

  • Desempenho de Bruno Fernandes nas Olimpíadas de 2016
Pd Gm A CA CV Mj
3 2 270

Seleção Principal

Enquanto jogava no futebol italiano, era “negligenciado” por Fernando Santos – técnico da seleção principal de Portugal -, mas em 28 de agosto de 2017, Bruno Fernandes foi convocado pela primeira vez substituindo o lesionado Pizzi nas Eliminatórias da Copa do Mundo contra as Ilhas Faroe e Hungria, a serem disputadas no mês seguinte, embora ele não tenha jogado qualquer uma das duas partidas.

Em 10/11/2017, em amistoso contra a Arábia Saudita, Bruno Fernandes fez a sua estreia pela seleção principal de Portugal quando entrou em campo aos 11 minutos da segunda etapa no lugar de Manuel Fernandes. Quanto ao resultado deste amistoso, vitória por 3-0 dos portugueses sobre os árabes. Quatro dias depois, Bruno jogou o primeiro tempo do amistoso contra o Estados Unidos e proveu assistência para o gol de Vitorino Antunes no empate em 1-1 com a Seleção Estadunidense.

Em 7 de junho de 2018, no último amistoso antes do início da Copa do Mundo na Rússia, Bruno Fernandes jogou por 90 minutos e fez de cabeça o seu primeiro gol pela “Seleção das Quinas” – Seleção Portuguesa – na vitória por 3-0 sobre a Argélia.

Copa do Mundo FIFA de 2018

Na estreia de Portugal na fase de grupos desta edição da Copa do Mundo, em 15/06/2018, Bruno Fernandes iniciou entre os titulares e jogou boa parte do empate em 3-3 com a Espanha. Cinco dias depois, o camisa 16 da Seleção das Quinas – Bruno Fernandes – jogou os últimos 20 minutos da vitória por 1-0 sobre o Marrocos. Na última rodada da fase de grupos, o até então jogador do Sporting viu do banco o empate por 1-1 com o Irã. Com este resultado, Portugal se classificou para a fase seguinte, mas em segundo lugar e com isso, teria de enfrentar o primeiro colocado do grupo A.

Nas oitavas de final, Bruno Fernandes viu do banco Portugal perder para o Uruguai por 2-1 e como consequência, a Seleção Portuguesa deu adeus às chances de conquistar o título mundial pela primeira vez.

  • Desempenho de Bruno Fernandes na Copa do Mundo FIFA de 2018
Pd Gm A CA CV Mj
 2  0  1 88

Liga das Nações da UEFA A 2018-19

Mesmo com a eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo, Fernando Santos foi mantido no cargo de treinador da “Seleção das Quinas” e o desafio que estava por vir era um torneio recém-criado, a Liga das Nações da UEFA.

Durante a fase de grupos desta competição, Bruno Fernandes só jogou os minutos finais da vitória por 3-2 sobre a Polônia. Ao término da fase de grupos, Portugal somou 8 pontos em 4 partidas – duas vitórias e 2 empates – e com tal campanha terminou na liderança do grupo 3 e consequentemente, se classificou para a fase de mata-mata.

Tanto na semifinal, quanto na final – contra a Suíça e Holanda respectivamente -, Bruno Fernandes atuou como titular e com um triunfo por 1-0 na final, a Seleção Portuguesa se sagrou campeã desta competição.

Bruno Fernandes segurando o troféu da Liga das Nações da UEFA 2018-19
  • Desempenho de Bruno Fernandes na Liga das Nações da UEFA 2018-19
Pd Gm A CA CV Mj
 3  0  0 172

Eliminatórias da Euro 2020

Paralelamente a disputa da Liga das Nações da UEFA, Portugal também jogava pelas Eliminatórias da Eurocopa e em 7 de setembro de 2019, em confronto válido pela 5ª rodada das Eliminatórias, Bruno Fernandes deu o passe para o gol marcado por Gonçalo Guedes na vitória por 4-2 sobre a Sérvia.

Em 17/11/2019, na última rodada das Eliminatórias, o camisa 16 da Seleção Portuguesa marcou o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre Luxemburgo. Com um total de 17 pontos em 10 rodadas – 5 vitórias, 2 empates e uma derrota -, Portugal terminou em 2º lugar no grupo B, três pontos atrás da Ucrânia, e com isso, se classificou para a Euro 2020*.

* A Euro 2020 se iniciaria em junho deste ano, mas como já se sabe, devido à pandemia de COVID-19, esse torneio foi adiado para junho de 2021.

  • O vídeo abaixo mostra o gol que Bruno Fernandes marcou na vitória por 2-0 sobre Luxemburgo na última rodada das Eliminatórias da Euro 2020
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 17 de novembro de 2019 por ADVENTINO

Liga das Nações da UEFA A 2020-21

Na estreia de Portugal na fase de grupos desta edição da Liga das Nações da UEFA, em 5 de setembro de 2020, Bruno Fernandes atuou como titular e deu o passe para o gol de João Cancelo na goleada por 4-1 sobre a Croácia. Na rodada seguinte da fase de grupos, em 08/09/2020, celebrou o seu 26º aniversário com um triunfo de Portugal por 2-0 sobre a Suécia.

  • Desempenho de Bruno Fernandes na Liga das Nações da UEFA 2020-21
Pd Gm A CA CV Mj
 2  1  0 180

 

Títulos que conquistou pela Seleção Portuguesa

  • Liga das Nações da UEFA 2018-19

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
21 2 4 1 1228

Prêmios individuais

  • Jogador do Mês da Primeira Liga: Agosto de 2017, Setembro de 2017, Abril de 2018, Dezembro de 2018, Março de 2019 e Abril de 2019
  • Equipe Ideal da Primeira Liga: 2017-18 e 2018-19
  • Seleção da UEFA Europa League: 2017-18 e 2019-20
  • Futebolista do Ano da Primeira Liga: 2017–18 e 2018-19
  • Melhor Jogador do Mês da Premier League: Fevereiro de 2020, Junho de 2020

Artilharias

  • UEFA Europa League 2019–20: 8 gols

Considerações Finais

Com base em todos os números apresentados nesta matéria, pode-se concluir que Bruno Fernandes é um meio-campista ofensivo, direto e enérgico e capaz de enfrentar os defensores e definir o ritmo de jogo. Além disso, ele é um cobrador preciso e gosta de chutar de fora da área.

E para vocês? Bruno Fernandes é um dos melhores meio-campistas da atualidade? Ele pode render mais na Seleção Portuguesa do que já está rendendo neste momento?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui