Quando cita-se um dos volantes mais promissores para o futuro do futebol brasileiro e europeu, o nome de Arthur Melo que atualmente joga pelo Barcelona e pela Seleção Brasileira deve ser levado em conta.

Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo nasceu em 12/08/1996 em Goiânia, capital do estado de Goiás. Antes de jogar futebol profissionalmente, Arthur deu os seus primeiros passos jogando futsal. Porém, o que mais se sabe sobre ele? Por quais clubes atuou? Quais feitos atingiu até aqui?

Juvenil

Arthur começou a dar os seus primeiros passos no futebol aos 5 anos de idade, quando o pai – seu Aílton – levou ele e o seu irmão – Paulo Henrique – para treinar futsal e assim sendo, em 2001, o pai de Arthur, o matriculou na escolinha de futebol de seu primo, o ex-jogador Niltinho. Após se destacar em uma partida contra o Goiás, surgiu o convite para treinar no clube esmeraldino. Ainda convém lembrar que ele se destacou em uma categoria acima da qual deveria atuar; jogava pela categoria sub-15 aos 13 anos de idade.

Depois de se destacar nas categorias de base do Goiás, Arthur despertou o interesse do Grêmio de Porto Alegre e o pai do futuro meia aceitou a oferta da equipe gaúcha, mas impôs uma condição que era para que o Grêmio esperasse até o fim daquele ano (2010) para que ele concluísse o ano escolar.

 

A Carreira de Arthur Melo em Números

 

Grêmio

Categorias de Base

Em dezembro de 2010, Arthur chegou as categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Destacou-se em todas as categorias que jogou e em 2012, foi eleito o melhor jogador da Copa Carpina. Em abril do ano seguinte (2013), jogou o Sul-Americano Sub-17 pela Seleção Brasileira. Em 2014, fez parte do time que foi campeão estadual da categoria Sub-20.

2015

Sob o comando do treinador que levou a Seleção Brasileira a conquista do Pentacampeonato em 2002 – Luiz Felipe Scolari -, Arthur foi promovido para a equipe principal do Grêmio após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Juniores 2015, em 4 de fevereiro do mesmo ano (2015), no Estádio Cristo Rei, em partida válida pelo Campeonato Gaúcho contra o Aimoré, Arthur fez a sua estreia como profissional e ainda convém lembrar que ele começou esse jogo entre os titulares e foi substituído por Matías Rodríguez no intervalo. Quanto ao resultado do jogo, o Aimoré venceu o Grêmio por 2-1.

  • Números de Arthur na sua 1ª Temporada no Grêmio
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2015
 1  0  0 45

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2016

No dia 7 de dezembro de 2016, Arthur viu do banco o Grêmio ser o campeão da Copa do Brasil – a conquista se tornou emblemática, visto que o tricolor gaúcho pôs um fim a um jejum de 15 anos sem um título nacional – daquele ano e cinco dias depois (12/12/2016), o meia de 20 anos entrou em campo aos 9 minutos da segunda etapa no lugar de Kaio em jogo válido pela última rodada do Brasileirão (Campeonato Brasileiro), mas mesmo com esta e mais duas alterações feitas por Renato Portaluppi, o Grêmio perdeu para o Botafogo por 1-0.

  • Números de Arthur na sua 2ª Temporada no Grêmio
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2016
 1  0  0 36

2017

Após 2 anos como profissional, em 2017, Arthur se firmou como titular do meio-campo do Grêmio, sob o comando de Renato Portaluppi – popularmente conhecido como Renato Gaúcho -, na equipe que disputava a Copa Libertadores da América, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa da Primeira Liga.

O jovem meio-campista começou a despertar as atenções após o Grêmio levar uma equipe reserva para o jogo contra o Guaraní do Paraguai em 21 de abril de 2017 em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, em Assunção. Arthur comandou o meio campo do Tricolor Gaúcho, destacando-se por não errar nenhum passe e por ter provido a assistência para o gol de Pedro Rocha; Grêmio e Guaraní-PAR empataram em 1-1.

Depois deste jogo, o jovem meio-campista de 20 anos ganhou o status de “xodó” da torcida do Grêmio e com isso, a torcida e a imprensa constantemente pediam para que Renato o escalasse entre os titulares. Não demorou para ele se tornar titular incontestável, recebendo diversos elogios tanto pela sua visão de jogo quanto pelos passes precisos e essas características o tornaram peça fundamental da equipe e assim sendo, passou a ser tratado como “joia” no Tricolor Gaúcho, tendo o seu futebol comparado a craques como Andrés Iniesta e Thiago Alcântara e além disso, também despertou o interesse de clubes europeus.

Em 27/04/2017, em jogo válido pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, Arthur recebeu o prêmio de melhor jogador da partida como profissional na goleada por 4-1 sobre o Guaraní-PAR na Arena Grêmio. No entanto, sequer marcou gols ou proveu assistências nesse jogo e quando soube que ele havia sido escolhido como o melhor jogador da partida, ficou surpreso, visto que Lucas Barríos – seu companheiro de time – havia marcado um hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – diante da equipe paraguaia, mas a atuação do jovem de 20 anos foi de grande destaque, comandando o meio-campo gremista sem errar nenhum passe, sofrendo pênalti e causando a expulsão de um jogador da equipe adversária, em outro lance.

Em 17/05/2017, no primeiro confronto das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Fluminense na Arena Grêmio, Arthur marcou o seu primeiro gol como profissional na vitória por 3-1 sobre a equipe carioca (Fluminense).

Veja Também!  Como assistir Osvaldo Cruz x Assisense Futebol AO VIVO - Campeonato Paulista Segunda Divisão 2020

Em 20/07/2017, em jogo da 15ª rodada do Brasileirão, o jovem meio-campista de 20 anos marcou o seu segundo tento nesse ano no triunfo por 3-1 sobre o Vitória em Salvador, na Bahia.

Em 29/11/2017, foi eleito o melhor jogador em campo na partida de volta da final da Copa Libertadores da América de 2017, contra o Lanús, da Argentina. O meio-campista, que já havia se destacado na partida de ida, foi um dos principais jogadores do Grêmio no jogo da volta, mas acabou se lesionando e não ficou em campo até o final do jogo, sendo substituído no começo do segundo tempo. Quanto ao resultado do jogo, o Tricolor Gaúcho venceu o Lanús por 2-1 em pleno estádio La Fortaleza e com isso, pela 3ª vez na sua história, o Grêmio se sagrava campeão de uma edição da Copa Libertadores da América.

A trajetória da equipe gaúcha até a conquista do título foi assim> na fase de grupos, o Grêmio somou 13 pontos – 4 vitórias, 1 empate e uma derrota – em um grupo que contava com o Deportes Iquique do Chile, Guaraní do Paraguai e com o Zamora da Venezuela e com isso, terminou em 1º lugar nesse grupo.

Nas oitavas de final, o Tricolor Gaúcho enfrentou o Godoy Cruz da Argentina e com um placar agregado de 3-1 – vitória por 1-0 fora de casa e por 2-1 em Porto Alegre -, se classificou para a fase seguinte.

Nas quartas de final, o Grêmio enfrentou outra equipe brasileira – o Botafogo – e após um empate em 0-0 fora de casa, a equipe gaúcha derrotou o time carioca por 1-0 na Arena Grêmio e com isso, se classificou para a semifinal da maior competição sul-americana.

Na semifinal, o Tricolor Gaúcho enfrentou o Barcelona de Guayaquil do Equador e com um triunfo por 3-0 em solo equatoriano, a vaga para a final estava praticamente garantida e mesmo com uma derrota por 1-0 em Porto Alegre no segundo confronto, o time gaúcho se classificou para a final da Copa Libertadores da América de 2017.

Na final, o Grêmio enfrentou o Lanús da Argentina e após uma vitória por 1-0 na Arena Grêmio com um gol de Cícero, no segundo confronto entre as duas equipes em solo argentino, o Tricolor Gaúcho venceu o Lanús novamente, desta vez por 2-1. Arthur ficou em campo até os 7 minutos do segundo tempo por um outro volante, o Michel. Como já foi dito acima, o jovem meio-campista de 21 anos teve de deixar a partida devido a uma lesão sofrida no tornozelo e em decorrência disso, ficou de fora da disputa do Mundial Interclubes da FIFA de 2017.

Arthur segurando o troféu da Copa Libertadores da América de 2017

Em suma, nessa temporada com a camisa gremista, Arhtur disputou 50 partidas, fez 2 gols e proveu uma assistência. Quanto ao Grêmio, além de ter sido o campeão da Libertadores 2017, chegou até as semifinais do Estadual e da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro em 4º lugar.

  • Números de Arthur na sua 3ª Temporada no Grêmio
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2017
 50 *2  1  5 3816

* 2 gols dos quais 1 foi marcado pelo Brasileirão e o outro pela Copa do Brasil

2018

Em 11 de março de 2018, após um extenso período de especulações, foi confirmado a transferência de Arthur Melo para o Futbol Club Barcelona. O negócio foi firmado em 31 milhões de euros (cerca de 138,1 milhões de reais), podendo chegar a 40 milhões de euros através de cláusulas de recompensa por desempenho e o acordo também previa que o jovem meio-campista de 21 anos se apresentaria ao clube blaugrana – Barcelona – em janeiro de 2019.

Em 18/03/2018, no primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Gaúcho, o jovem meio-campista de 21 anos marcou o seu primeiro e único gol em um “Grenal” – clássico entre Grêmio e Internacional -, ao qual o Grêmio venceu por 3-0. No segundo confronto entre as duas equipes, o Inter venceu por 2-0, mas com a vantagem no placar agregado – 3-2 -, a equipe gremista avançou para a fase seguinte do campeonato.

Em 25/03/2018, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho, Arthur marcou 1 dos tentos da vitória por 3-0 sobre o Avenida. Três dias depois, as duas equipes se enfrentaram novamente e o jovem meio-campista marcou o gol da equipe gremista no empate em 1-1 com o Avenida na Arena Grêmio e com este resultado, o Grêmio se classificou para a final do Estadual, ao qual enfrentou o Brasil de Pelotas e com um triunfo por 4-0 no jogo de ida e vitória por 3-0 no jogo da volta, o Grêmio se sagrou campeão do Campeonato Gaúcho de 2018.

Em 07/05/2018, em jogo da 4ª rodada do Brasileirão, o camisa 29 – Arthur Melo – marcou o seu último tento com a camisa do Grêmio na goleada por 5-1 sobre o Santos e além do gol marcado, também deu o passe para 1 dos 2 gols de Maicon nesse jogo.

Em 14/06/2018, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Sport, Arthur fez o seu último jogo com a camisa gremista e na sua despedida, o Tricolor Gaúcho e a equipe pernambucana – Sport – empataram em 0-0 na Ilha do Retiro, em Recife-PE.

  • Números de Arthur na sua 4ª e última Temporada no Grêmio
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2018
 18 *4  3  0 1360

* 4 gols dos quais 3 foram pelo Campeonato Gaúcho e 1 pelo Brasileirão

Títulos que conquistou no Grêmio

  • Copa Libertadores da América 2017
  • Recopa Sul-Americana 2018
  • Copa do Brasil 2016
  • Campeonato Gaúcho de 2018
  • O vídeo abaixo mostra os 6 gols que Arthur Melo marcou com a camisa do Grêmio
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 26 de agosto de 2018 por Boleiragem Gols

 

Barcelona

2018-19

Arthur sendo apresentado como o mais novo reforço do Barcelona ao lado do presidente do clube, Josep Maria Bartomeu

Como já foi dito anteriormente, Grêmio e Barcelona já estavam acordados em relação a transferência de Arthur para a equipe catalã – Barcelona -, contudo, em 6 de julho de 2018 a sua apresentação ao seu novo clube foi antecipada. Assim, o negócio foi finalizado em 32,8 milhões de euros (cerca de 146,2 milhões de reais) e os 9 milhões de euros como bônus através de cláusulas de desempenho foram mantidos e assim sendo, Arthur assinou um contrato de 6 temporadas e foi oficialmente anunciado como jogador do Barça em 09/07/2018.

Veja Também!  Como assistir Liverpool x West Ham Futebol AO VIVO – Campeonato Inglês 2020

Em 28/07/2018, o jovem meio-campista de 21 anos marcou 1 gol em sua estreia contra o Tottenham da Inglaterra em um amistoso de pré-temporada.

Em 12/08/2018, Arthur fez a sua estreia em partidas oficiais pelo Barcelona na decisão da Supercopa da Espanha contra o Sevilla, ao qual o Barça venceu por 2-1 e além disso, o técnico Ernesto Valverde o escalou entre os titulares e ele jogou a partida até os 8 minutos da segunda etapa, quando foi substituído pelo também brasileiro Philippe Coutinho.

Na estreia do Barcelona na La Liga (Campeonato Espanhol) dessa temporada em 18/08/2018, Arthur saiu do banco de reservas aos 32 minutos do segundo tempo para entrar no lugar de Ousmane Dembélé e depois de 6 minutos em campo, deu o passe para Philippe Coutinho marcar o seu gol no triunfo por 3-0 sobre o Alavés no Camp Nou (estádio do Barcelona).

Em 03/10/2018, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), Arthur foi um dos destaques da vitória por 4-2 sobre o Tottenham em Londres – na Inglaterra – ao mostrar sobriedade em campo, chegando a ser comparado com um ex-meio-campista do Barça, Xavi. [1]

Em 28/10/2018, em jogo da 10ª rodada da La Liga, o novo camisa 8 – Arthur Melo – do Barça jogou o seu primeiro “El Clásico” – clássico entre Real Madrid e Barcelona – e além de iniciar a partida entre os titulares, também teve uma excelente apresentação em um jogo no qual a equipe catalã goleou o rival por 5-1.

Em 30 de janeiro de 2019, no segundo confronto das quartas de final da Copa do Rei, Arthur proveu a sua segunda e última assistência dessa temporada – para o gol de Ivan Rakitić – na goleada por 6-1 sobre o Sevilla e com isso, o clube catalão – Barcelona – conseguiu reverter a desvantagem de ter perdido por 2-0 no primeiro confronto e se classificou para a fase seguinte desse torneio. Posteriormente, o Barça chegou a final da Copa do Rei 2018-19 e perdeu para o Valencia na final.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa da equipe catalã, Arhtur Melo disputou 44 jogos e proveu duas assistências. Quanto ao Barcelona, além de ter sido o campeão da La Liga 2018-19 e da Supercopa da Espanha de 2018, foi o vice-campeão da Copa do Rei e chegou até as semifinais da UEFA Champions League.

  • Números de Arthur na sua 1ª Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
 44  2  3 2478

2019-20

Depois de perder os 2 primeiros jogos do Barcelona na La Liga 2019-20 devido à uma lesão no tendão de aquiles, em 31 de agosto de 2019, em jogo da 3ª rodada do campeonato, Arthur entrou em campo aos 8 minutos da segunda etapa e 9 minutos depois, marcou seu primeiro tento com a camisa do Barça no empate em 2-2 com o Osasuna fora de casa.

Em 24/09/2019, em jogo da 6ª rodada da La Liga, o camisa 8 do time blaugrana marcou seu 2º tento na temporada na vitória por 2-1 sobre o Villarreal no Camp Nou.

Sob o comando de Ernesto Valverde, Arthur seguia como titular, porém após o revés para o Atlético de Madrid na Supercopa da Espanha que culminou com a demissão desse técnico, Quique Setién assume o comando do Barcelona e apesar do gol marcado na goleada por 5-0 sobre o Leganés em 30 de janeiro de 2020 nas oitavas de final da Copa do Rei, era nítido que o Arthur ia perder espaço no time.

Em 22/02/2020, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 8 do Barça marcou seu 4º e último tento até aqui na goleada por 5-0 sobre o Eibar no Camp Nou.

Após as duas primeiras semanas do mês de março, a La Liga e os demais torneios da Europa e do restante do mundo foram paralisados devido à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus) e em junho, o Campeonato Espanhol e boa parte dos campeonatos europeus voltaram, mas ainda assim, Arthur seguia sem espaço entre os titulares e em 29/06/2020, o clube catalão oficializou que havia chegado a um acordo com a Juventus da Itália para a sua transferência por 72 milhões de euros mais 10 em variáveis ​​e que se juntaria à equipe italiana após o término dessa temporada.

Em 27/07/2020, Arthur informou ao clube que não tinha intenção de retornar ao time e que estava no Brasil de férias. O Barça lembrou-lhe que não tinha autorização para tal e, diante de sua ausência, abriria posteriormente um processo disciplinar.

Até aqui, Arthur Melo disputou 28 partidas, fez 4 gols e proveu 4 assistências. Quanto ao Barcelona, foi vice-campeão do Campeonato Espanhol, foi eliminado na semifinal da Supercopa da Espanha, caiu nas quartas de final da Copa do Rei e no momento, se encontra nas quartas de final da UEFA Champions League 2019-20.

  • Números de Arthur na sua 2ª e atual Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
 28 *4  4  2 1548

* 4 gols dos quais 3 foram pela La Liga e 1 pela Copa do Rei

Títulos que conquistou no Barcelona

  • Supercopa da Espanha 2018
  • La Liga 2018-19
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols e assistências de Arthur com a camisa do Barcelona
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 5 meses atrás por FCBfanclub

 

Veja Também!  Como assistir Toledo x Brasil de Farroupilha Futebol AO VIVO - Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 2020
Números de Arthur na Seleção Brasileira

 

Brasil

Shirt badge/Association crest

Seleções de Base

Assim como muitos outros grandes jogadores, Arthur também teve passagem pelas seleções de base de seu país; representou o Brasil no Sul-Americano Sub-17 de 2013. Nessa competição disputada na Argentina, a Seleção Brasileira terminou em 1º lugar na fase de grupos. Já na 2ª fase desse Sul-Americano Sub-17, o Brasil terminou em 3º lugar, atrás apenas da Argentina e da Venezuela e assim sendo, se classificou para a Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2013 que realizar-se-ia nos Emirados Árabes Unidos.

Seleção Principal

Em 15 de setembro de 2017, Arthur foi convocado para a Seleção Principal do Brasil pela primeira vez na sua carreira e para 2 jogos importantes; contra a Bolívia e contra o Chile em partidas válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018. Apesar de ter sido convocado para esses 2 confrontos, não jogou nenhum dos 2 jogos.

Em maio de 2018, o jovem meio-campista que ainda atuava pelo Grêmio foi um dos jogadores que estava presente na lista de espera, mas como nenhum dos meio-campistas se lesionou antes do início da Copa, Arthur ficou de fora desta edição da Copa do Mundo.

Em 07/09/2018, em um amistoso contra os Estados Unidos, Tite – ainda como o atual treinador da Seleção Brasileira – promoveu a estreia de Arthur na seleção principal o colocando em campo aos 15 minutos do segundo tempo no lugar de Fred em um jogo no qual o Brasil venceu a seleção norte-americana por 2-0. Cinco dias depois, em mais um amistoso – contra El Salvador -, Tite o escalou como titular pela primeira vez e mesmo sem fazer gols ou prover assistências na goleada por 5-0 sobre a seleção salvadorenha, o jovem meio-campista recebeu elogios do treinador da Seleção Brasileira; “Ele sempre encontra o melhor escape, a melhor saída” Mesmo não provendo assistências, ele cria o passe que ajudará o jogador da sua equipe. “

Copa América 2019

Em maio de 2019, Arthur foi incluído na lista dos 23 jogadores que disputariam a Copa América 2019, competição que realizar-se-ia no Brasil, mas em 09/06/2019, em um amistoso contra Honduras, ao qual o Brasil venceu por 7-0, Arthur teve de ser substituído por Allan ainda aos 32 minutos do primeiro tempo devido a uma lesão e em decorrência disso, o atual jogador do Barcelona quase foi cortado da Seleção Brasileira, mas só não jogou na estreia do Brasil na Copa América 2019 contra a Bolívia, jogo no qual a “Seleção Canarinho” venceu a seleção boliviana por 3-0 no Morumbi, em São Paulo.

Na rodada seguinte do torneio, em 19/06/2019, já recuperado da lesão, Arthur jogou os 90 minutos do empate em 0-0 com a Venezuela e por fim, no último jogo do Brasil na fase de grupos da Copa América, goleada por 5-0 sobre o Peru na Arena Corinthians em São Paulo e com este resultado, somou 7 pontos e terminou em 1º lugar no grupo A.

Nas quartas de final, empate em 0-0 com o Paraguai no tempo regulamentar e com isso, a seleção brasileira e a seleção paraguaia tiveram de decidir a vaga para a fase seguinte nos pênaltis e diferentemente das duas edições anteriores da Copa América, desta vez o Brasil levou a melhor nas penalidades e venceu o Paraguai por 4-3 e depois de “espantar este fantasma”, se classificou para a  fase seguinte.

Na semifinal, o Brasil enfrentou a Argentina no estádio do Mineirão em Belo Horizonte e venceu por 2-0 e com isso, se classificou para a final desta edição da Copa América.

Em 07/07/2019, o estádio do Maracanã no Rio de Janeiro foi o palco da final entre Brasil e Peru e Arthur foi um dos destaques do triunfo por 3-1 sobre a seleção peruana ao dar o passe para Gabriel Jesus marcar o segundo gol da Seleção Brasileira nessa partida.

Os jogadores da Seleção Brasileira celebrando a conquista da Copa América 2019
  • Desempenho de Arthur na Copa América 2019
Pd Gm A CA CV Mj
 5  1  1 450

Pós-Copa América

Após a conquista do título da Copa América, o Brasil disputou mais 6 amistosos e em 5 destes, Arthur atuou como titular. É importante mencionar que haveria outra Copa América nesse ano, mais precisamente no mês de junho, mas devido à pandemia do COVID-19, essa edição da Copa América será realizada em junho de 2021.

Títulos que conquistou pela Seleção Brasileira

  • Copa América 2019
  • o vídeo abaixo mostra os melhores lances de Arthur em um jogo da Copa América 2019
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há 1 ano atrás por EWS

Total

Pd Gm A CA CV Mj
 20  1  1 1400
Prêmios individuais
  • Melhor Jogador em Campo da Final da Copa Libertadores da América de 2017
  • Melhor volante do Campeonato Brasileiro: 2017
  • Jogador revelação do Campeonato Brasileiro: 2017
  • Seleção do Campeonato Gaúcho: 2018
  • Seleção da Copa América de 2019

Considerações Finais

Com base em todos os números apresentados até aqui pode-se concluir que Arthur Melo é um jogador cuja especialidade não é marcar gols, mas é capaz de contribuir para o jogo ofensivo da sua equipe e assim sendo, é o responsável por dar os passes para gols – prover assistências – e também em prover “pré-assistências”. Um meio-campo versátil, capaz de desempenhar mais de uma função podendo jogar como meio-campista central, como primeiro volante e como segundo volante. A sua habilidade de criar espaços e controlar o fluxo de jogo no meio-campo renderam comparações a 2 ex-jogadores do Barcelona; Xavi Hernández e Andrés Iniesta.

E para vocês? Arthur Melo é um dos melhores meio-campistas da atualidade ou é uma aposta para o futuro?

 
Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui