Quando cita-se um dos melhores laterais esquerdos da atualidade, Alphonso Davies que atualmente defende o Bayern de Munique da Alemanha e a Seleção Canadense, deve ser levado em conta.

Alphonso Boyle Davies nasceu em 02/11/2000 em Buduburam, em Gana. Antes de chegar ao estrelato e jogar pelo Bayern de Munique, Davies enfrentou muitas adversidades. Porém, o que mais se sabe sobre a vida de Davies? Por quais clubes ele jogou? Quais feitos o jovem lateral-esquerdo atingiu até aqui?

Juvenil

Alphonso Davies é filho de pais liberianos – Libéria, país africano – e nasceu em Buduburam, um campo de refugiados em Gana. Seu pai, Debeah Davies, e sua mãe, Victoria Davies, viviam originalmente em Monróvia, capital da Libéria. Eles fugiram do país durante a Segunda Guerra Civil da Libéria, que deslocou mais de 450 mil liberianos. Quando Alphonso tinha apenas 5 anos de idade, ele e sua família mudaram-se para Edmonton, Canadá. Em 6 de junho de 2017, Davies recebeu a cidadania canadense; até então ele era um cidadão liberiano. Alphonso é o quarto filho mais novo de 6 irmãos.

Davies frequentou St Nicholas Catholic Junior High, um distrito escolar católico de Edmonton. Seu colega de time de futebol da escola, Onesphore Hamis, lembrou: “Futebol era o que ele queria, mas o idioma era um problema.” Seu colega de classe de teatro, Chernoh Fahnbulleh, emigrado do mesmo país que Davies recordou: “Ele falava inglês mas era, tipo, um inglês quebrado.”

Nesta mesma época, como já foi dito acima, a paixão de Davies era o futebol e curiosamente, Davies jogou futebol organizado pela primeira vez com a Free Footie, uma liga de futebol pós-escolar para alunos de escolas primárias que não tinham condições de pagar as taxas de inscrição e equipamentos, ou que não tinham transporte para os jogos.

Depois de jogar pelo Edmonton Internationals em 2005, ingressou nas categorias de base do Edmonton Strikers no ano seguinte (2006) e em 2015, Davies se juntou ao Whitecaps FC Residency com a idade de 14 anos e a partir deste ponto, o sucesso do garoto nascido em um campo de refugiados, começou a se desenhar.

 

A Carreira de Alphonso Davies em Números

 

Vancouver Whitecaps

Categorias de Base

Depois de ingressar nas categorias de base do Vancouver Whitecaps, durante uma turnê de pré-temporada da MLS 2016 – Principal Campeonato de Futebol dos Estados Unidos e do Canadá -, Davies assinou com o Whitecaps FC 2, time que disputava a USL – 2ª Divisão do Futebol Estadunidense – em 23 de fevereiro de 2016. Na época da sua assinatura, ele se tornou o jogador mais jovem a assinar um contrato com um time da USL; ele tinha apenas 15 anos e 3 meses de idade.

Davies fez sua estreia profissional pelo Whitecaps FC 2 com apenas 15 anos e 5 meses de idade em abril de 2016. Em 15/05/2016, ele marcou seu primeiro gol como profissional, tornando-se o atleta mais jovem da história da USL a marcar um tento, com 15 anos e 6 meses de idade. Este recorde foi mantido por Davies até o ano de 2020. Ele marcou 2 gols em 11 jogos disputados pelo Vancouver Whitecaps FC 2.

2016

Davies foi selecionado para os jogos do time principal do Vancouver Whitecaps para a disputa do Campeonato Canadense de 2016 em um contrato de curto prazo. Em 2 de junho, no primeiro confronto da semifinal do campeonato nacional, Carl Robinson – técnico do Whitecaps nessa época – promoveu a estreia de Alphonso como profissional quando o colocou em campo no lugar de Ben McKendry aos 27 minutos da segunda etapa, contudo esta foi uma estreia para se esquecer, pois o Ottawa Fury venceu o Whitecaps por 2-0. Na semana seguinte, mais precisamente em 09/06/2016, Davies iniciou entre os titulares e o Vancouver Whitecaps conseguiu reverter a desvantagem do jogo de ida e venceu por 3-0.

Posteriormente, o Vancouver Whitecaps enfrentou o Toronto FC na final e após um revés por 1-0 no primeiro confronto, venceu o segundo por 2-1, porém com o critério do gol fora de casa, o Toronto FC se sagrou campeão do Campeonato Canadense de 2016.

Em 15/07/2016, Davies assinou um novo contrato com o Whitecaps, contrato no qual estendia seu vínculo com o clube até o ano de 2018, com opções de renovação para as temporadas de 2019 e de 2020. Na época de sua assinatura, ele era o jogador ativo mais jovem na Major League Soccer – Campeonato que conta com times dos EUA e alguns clubes do Canadá – e o terceiro jogador mais jovem a assinar um contrato com a MLS. Davies fez sua estreia na MLS no dia seguinte, tornando-se o segundo jogador mais jovem a jogar por este campeonato, ficando atrás apenas de Freddy Adu.

Em 14/09/2016, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da CONCACAF Champions League (Liga dos Campeões da CONCACAF), Davies marcou seu primeiro tento como profissional na vitória por 3-1 sobre o Sporting Kansas City dos Estados Unidos.

ad

Com o passar do tempo, o jovem garoto de 15 anos foi se aprimorando e com isso, conquistou seu espaço entre os titulares dos Caps – Vancouver Whitecaps – e consequentemente, se tornou o segundo titular mais jovem da história da MLS quando começou um jogo contra o Colorado Rapids em 25/09/2016.

Em 03/10/2016, em jogo da 32ª rodada da MLS, Davies jogou como titular novamente e sofreu o pênalti que foi convertido por Pedro Morales no revés por 2-1 ante o Seattle Sounders no BC Place Stadium (estádio do Whitecaps).

Em suma, na sua 1ª temporada como profissional, Alphonso Davies disputou 15 partidas, fez 1 gol e proveu uma assistência. Quanto ao Vancouver Whitecaps, foi vice-campeão do Campeonato Canadense, terminou em 16º lugar na Major League Soccer e se classificou para a fase de mata-mata da Liga dos Campeões da CONCACAF.

  • Números de Davies na sua 1ª Temporada no Vancouver Whitecaps
PdGmACACVMj no ano de 2016
26*32101298

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 3 gols dos quais 2 foram pela USL e 1 pela fase de grupos da Liga dos Campeões da CONCACAF

2017

Pelo segundo confronto das quartas de final da Liga dos Campeões da CONCACAF contra o New York Red Bulls dos Estados Unidos, em 3 de março de 2017, Davies marcou o primeiro gol da vitória dos Caps por 2-0 sobre o time estadunidense. Com um empate em 1-1 no primeiro confronto, a equipe canadense levou a melhor no placar agregado – 3 a 1 – e com isso seguiu adiante na competição. Posteriormente, o Vancouver Whitecaps foi eliminado pelo Tigres do México na semifinal.

Após o gol marcado contra o New York Red Bulls, o jovem lateral-esquerdo de apenas 16 anos de idade só voltou a balançar as redes em 24/05/2017 no primeiro confronto da semifinal do Campeonato Canadense, ao qual o Vancouver Whitecaps venceu o Montreal Impact por 2-1. Além de ter feito 1 gol, também contribuiu com assistência para o gol de Nicolás Mezquida. No segundo confronto entre as duas equipes na semana seguinte, em 31/05/2017, Davies entrou em campo logo após o intervalo no lugar de Mezquida e marcou o primeiro gol dos Caps no revés por 4-2 ante o Impact. Com o placar agregado de 5-4, o Montreal Impact se classificou para a final.

Em 24/08/2017, em jogo da 26ª rodada da MLS, o camisa 67 dos Caps – Davies – entrou em campo aos 11 minutos da segunda etapa no lugar de Cristian Techera e 8 minutos depois, deu o passe para o tento marcado por Fredy Montero no empate em 1-1 com o Seattle Sounders no BC Place Stadium.

Após suas primeiras aparições na MLS, Davies atraiu o interesse de alguns clubes europeus, tais como Manchester United, Chelsea e Liverpool – equipes inglesas – e também foi eleito um dos 60 melhores jovens talentos do futebol mundial em 2017.

Em suma, em sua 2ª temporada com a camisa dos Caps, Alphonso Davies disputou 33 partidas, fez 3 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Vancouver Whitecaps, terminou em 8º lugar na Major League Soccer, foi eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões da CONCACAF e do Campeonato Canadense e também caiu nas quartas de final da Copa da MLS.

  • Números de Davies na sua 2ª Temporada no Vancouver Whitecaps
PdGmACACVMj no ano de 2017
33*32201532

* 3 gols dos quais 2 foram pelo Campeonato Canadense e 1 pela fase mata-mata da Liga dos Campeões da CONCACAF

2018

Na estreia dos Caps nessa edição da MLS em 5 de março de 2018, Davies iniciou entre os titulares e marcou seu primeiro tento neste campeonato no triunfo por 2-1 sobre o Montreal Impact. Além do tento marcado, proveu assistência para o gol de Kei Kamara.

Após o gol marcado contra o Montreal Impacts na 1ª rodada da Major League Soccer, Alphonso só voltou a balançar as redes em 10/06/2018, em jogo da 16ª rodada da MLS, ao qual o Vancouver Whitecaps impôs uma goleada de 5-2 sobre o Orlando City. Além do tento marcado, o camisa 67 dos Caps proveu assistências para os gols de Kei Kamara, Yordy Reyna e de Nicolás Mezquida.

Em 15/07/2018, em partida válida pela 20ª rodada da Major League Soccer, Davies marcou seu 3º tento nessa temporada no revés por 3-1 ante o DC United.

Pela 22ª rodada da MLS em 29/07/2018, o camisa 67 dos Caps marcou seu primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – como profissional na vitória por 4-2 sobre o Minnesota United. Além dos tentos marcados, contribuiu com assistências para os gols de Reyna e de Kamara.

Em 29 de junho de 2018, Davies foi incluído no elenco da MLS All-Star para a disputa da MLS All-Star Game 2018 que teve início em 1º de agosto e logo de cara, o Vancouver Whitecaps jogou contra a Juventus da Itália. Davies fez uma aparição durante a partida, que terminou com uma derrota nos pênaltis por 5-3 diante do time italiano após um empate por 1-1 no tempo regulamentar.

Posteriormente, Davies foi eleito o “Jogador do Ano” do Vancouver Whitecaps FC em 24/10/2018 e também recebeu o prêmio de Gol do Ano do Whitecaps. No último jogo de Davies com a camisa do Vancouver Whitecaps em 28/10/2018, partida válida pela última rodada (34ª) dessa edição da MLS, ele marcou os gols da vitória por 2–1 sobre o Portland Timbers no BC Place Stadium.

Em suma, em sua última temporada com a camisa dos Caps, Alphonso Davies disputou 33 partidas, fez 8 gols e proveu 10 assistências. Quanto ao Vancouver Whitecaps, foi vice-campeão do Campeonato Canadense e terminou em 14º lugar na Major League Soccer.

  • Números de Davies na sua 3ª e última Temporada no Vancouver Whitecaps
PdGmACACVMj no ano de 2018
33*810202558

* Gols marcados na Major League Soccer

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Davies marcou com a camisa do Vancouver Whitecaps
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 20 de abril de 2020 por ESPN FC

 

Bayern de Munique

2018-19

Alphonso Davies sendo apresentado como novo reforço do Bayern de Munique

Em 25 de julho de 2018, o Vancouver Whitecaps anunciou que havia chegado a um acordo com o Bayern de Munique da Alemanha, uma transferência multimilionária de Davies para o clube alemão. Acordou-se que o jovem lateral-esquerdo naturalizado canadense se apresentaria ao Bayern em janeiro de 2019 e com isso, ele jogaria até o fim daquele ano (2018) com a camisa dos Caps. A taxa básica para a transferência foi de 13,5 milhões de dólares (cerca de 77,4 milhões de reais) com bônus relacionados ao desempenho totalizando US$ 22 milhões (cerca de 126,1 milhões de reais), um recorde para a MLS na época, mais tarde o valor desta transferência foi superado pela compra de Miguel Almirón junto ao Newcastle United da Inglaterra.

Davies teve sua primeira sessão de treinos com o Bayern em 21/11/2018 e fez sua estreia pelo novo clube em 12 de janeiro de 2019 contra o Borussia Mönchengladbach na final da Telekom Cup, a qual o time bávaro – Bayern de Munique – venceu nos pênaltis após um empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação.

Em 27/01/2019, em jogo da 19ª rodada da Bundesliga (Campeonato Alemão), Niko Kovač promoveu a estreia de Davies quando o colocou em campo aos 41 minutos da segunda etapa no lugar de Kingsley Coman de um jogo no qual o Bayern venceu o Stuttgart por 4-1 na Allianz Arena (estádio do Bayern).

Pela 26ª rodada do Campeonato Alemão, em 17/03/2019, o lateral-esquerdo canadense entrou em campo aos 14 minutos da segunda etapa no lugar de David Alaba e 11 minutos depois, fez seu primeiro gol pelo novo clube, um gol que selou o resultado da partida; goleada do time bávaro por 6-0 sobre o Mainz 05. Ao fazê-lo, e com a idade de 18 anos, 4 meses e 15 dias de idade, Davies tornou-se o jogador mais jovem desde Roque Santa Cruz, 20 anos antes, a marcar pelo clube. Ele é o primeiro jogador canadense a marcar um tento com a camisa do Bayern.

Em 18/05/2019, Davies conquistou seu primeiro título da carreira – Bundesliga – com o time bávaro terminando 2 pontos na frente do Borussia Dortmund. Uma semana depois, o canadense conquistou seu segundo título pelo novo clube – Copa da Alemanha – na vitória do Bayern por 3-0 sobre o RB Leipzig. Davies viu o Bayern se sagrar campeão do banco de reservas.

Em suma, em sua 1ª temporada na Alemanha, Alphonso Davies marcou 1 tento em 6 partidas disputadas. Quanto ao Bayern de Munique, além de ter sido campeão do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Supercopa da Alemanha, foi eliminado nas oitavas de final da UEFA Champions League (Liga dos Campeões da Europa).

  • Números de Davies na sua 1ª Temporada no Bayern de Munique
PdGmACACVMj na temporada 2018-19
11*1110524

* Gol marcado na Bundesliga

2019-20

Em 3 de agosto de 2019, na decisão da Supercopa da Alemanha, Davies entrou no lugar de Thomas Müller aos 21 minutos do segundo tempo, mas ainda assim o Borussia Dortmund foi superior e venceu o Bayern por 2-0 e consequentemente, sagrou-se campeão desta edição da Supercopa da Alemanha.

Em 31/08/2019, em jogo da 3ª rodada da Bundesliga, o camisa 19 do time bávaro – Davies – entrou em campo aos 22 minutos da segunda etapa no lugar de Ivan Perišić e 14 minutos depois, fez o gol que fechou o placar da partida; goleada por 6-1 sobre o Mainz 05 na Allianz Arena.

Pela 9ª rodada do Campeonato Alemão em 26/10/2019, Niko Kovač promoveu a estreia do lateral-esquerdo canadense entre os titulares e no seu primeiro jogo como titular, vitória do Bayern por 2-1 sobre o Union Berlin. Na rodada seguinte, em 02/11/2019, no seu 19º aniversário, Davies proveu assistência para o gol de Robert Lewandowski na derrota por 5-1 contra o Eintracht Frankfurt fora de casa. Este resultado culminou com a demissão de Kovač e com isso, Hans-Dieter Flick, até então técnico auxiliar, assume o comando do time bávaro.

Em 06/11/2019, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Champions League, Flick escalou Davies entre os titulares e na estreia do canadense em um jogo neste torneio, vitória dos bávaros por 2-0 sobre o Olympiacos da Grécia na Allianz Arena. Ao longo desta temporada, o canadense jogou como lateral-esquerdo e em decorrência disso, David Alaba teve de fazer outra função e sendo assim, passou a atuar como zagueiro. Davies recebeu muitos elogios durante seu tempo nessa função, ganhando uma reputação precoce como um dos melhores laterais esquerdos do mundo.

Em 25 de fevereiro de 2020, no primeiro confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Chelsea da Inglaterra, o camisa 19 do time bávaro deu o passe para Lewandowski definir o placar da partida; vitória do Bayern por 3-0 sobre a equipe inglesa em Londres. O desempenho de Davies durante a partida, inclusive foi amplamente elogiado na mídia, Gary Lineker chegou a dizer que Davies jogou “lindamente”, enquanto um dos ex-jogadores da seleção dos Estados Unidos – Stuart Holden – o descreveu como um “lateral-esquerdo de classe mundial.”

Em abril de 2020, o Bayern de Munique e Alphonso Davies chegaram a um novo acordo no qual ele estendeu seu contrato com a equipe alemã até o ano de 2025, adicionando dois anos ao contrato já existente.

Após o reinício da Bundesliga, interrompida devido à pandemia de COVID-19 (Novo Coronavírus), o lateral-esquerdo canadense jogou os 90 minutos da vitória por 2-0 sobre o Union Berlin fora de casa na 26ª rodada da Bundesliga; partida disputada em 17/05/2020. Na rodada seguinte do campeonato nacional, em 23/05/2020, Davies foi um dos destaques da goleada por 5-2 sobre o Eintracht Frankfurt ao marcar 1 tento e prover assistência para o gol de Thomas Müller.

Pela 29ª rodada do Campeonato Alemão, em 30/05/2020, Davies foi elogiado no triunfo por 1-0 sobre o Borussia Dortmund depois de atropelar Erling Haaland, atacante da equipe adversária, a uma velocidade de 35,3 quilômetros por hora. Na rodada seguinte, o camisa 19 da equipe bávara marcou seu 3º e último tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Fortuna Düsseldorf na Allianz Arena.

Em 16/06/2020, em jogo da 32ª rodada da Bundesliga, Davies jogou pelo Bayern contra o Werder Bremen em um jogo no qual o time bávaro venceu por 1–0, garantindo ao Bayern de Munique seu 8º título consecutivo da liga. No entanto, Davies foi expulso aos 34 minutos do segundo tempo depois de receber um segundo cartão amarelo, mas não antes de quebrar o recorde de velocidade da Bundesliga, 36,51 quilômetros por hora. Ao término da Bundesliga 2019-20, o lateral-esquerdo canadense foi nomeado o Estreante do Ano do campeonato.

Pelo segundo confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões, em 08/08/2020, Davies jogou os 90 minutos da goleada por 4-1 sobre o Chelsea na Allianz Arena e devido à paralisação do campeonato em decorrência do surto de COVID-19, a maior competição europeia foi retomada e a partir das quartas-de-finais, houve confrontos únicos – sem jogos de ida e volta – e o Bayern se sagrou campeão da UEFA Champions League 2019-20 e a trajetória do time bávaro ao título foi assim> após o sorteio dos grupos, definiu-se que o Bayern seria um dos integrantes do grupo B ao lado de Tottenham da Inglaterra, Estrela Vermelha da Sérvia e Olympiacos da Grécia e com um total de 18 pontos, 6 vitórias em 6 rodadas e com isso, terminou na liderança do grupo e se garantiu na fase de mata-mata.

Nas oitavas de final, com um placar agregado de 7-1 de vantagem, o Bayern despachou o Chelsea da Inglaterra. Nas quartas de final, o time bávaro enfrentou o Barcelona da Espanha – jogos únicos realizados em Lisboa, Portugal – e nessa partida, Davies deu o passe para o gol de Joshua Kimmich na goleada por 8-2 sobre o time espanhol. Na semifinal, vitória por 3-0 sobre o Lyon da França. Por conseguinte, o Bayern venceu o Paris Saint-Germain da França por 1-0 na final e com isso, o time alemão se sagrou campeão desta competição pela 6ª vez na sua história. Além disso, Davies se tornou o primeiro atleta masculino canadense a ganhar a Liga dos Campeões.

Alphonso Davies segurando o troféu da UEFA Champions League 2019-20

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa do time bávaro, Alphonso Davies disputou 46 partidas, fez 3 gols e proveu 10 assistências. Quanto ao Bayern de Munique, foi campeão de todas as competições que disputou – Copa da Alemanha, Campeonato Alemão e UEFA Champions League -, salvo a Supercopa da Alemanha, a qual foi vice-campeão.

  • Números de Davies na sua 2ª Temporada no Bayern de Munique
PdGmACACVMj na temporada 2019-20
46*310513676

* Gols marcados na Bundesliga

2020-21

Em 24 de setembro de 2020, na decisão da Supercopa da UEFA contra o Sevilla da Espanha, Davies entrou em campo aos 9 minutos do primeiro tempo da prorrogação de um jogo no qual o time bávaro venceu a equipe espanhola por 2-1 e sendo assim, o Bayern iniciava essa temporada celebrando a conquista de mais um título. Seis dias depois, o camisa 19 do Bayern proveu assistência para o gol de Thomas Müller no triunfo por 3-2 sobre o Borussia Dortmund e com isso, mais um título para a galeria do Bayern, Supercopa da Alemanha de 2020.

Em 24/10/2020, em jogo da 5ª rodada da Bundesliga, Davies teve de ser substituído por Lucas Hernández ainda aos 3 minutos da primeira etapa devido à uma lesão no tornozelo direito. Quanto ao resultado do jogo, goleada do Bayern por 5-0 sobre o Eintracht Frankfurt na Allianz Arena. Mais tarde, constatou-se que ele deveria permanecer afastado dos gramados por um período de 6 a 8 semanas.

Até aqui, Alphonso Davies proveu uma assistência em 8 partidas disputadas.

  • Números de Davies na sua 3ª e atual Temporada no Bayern de Munique
PdGmACACVMj na temporada 2020-21
80100*390

* a temporada 2020-21 está em andamento

Títulos que conquistou pelo Bayern de Munique

  • UEFA Champions League: 2019-20
  • Supercopa da UEFA: 2020
  • Bundesliga: 2018-19 e 2019-20
  • Copa da Alemanha: 2018-19 e 2019-20
  • Supercopa da Alemanha: 2020
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols e assistências de Davies com a camisa do Bayern na temporada 2019-20
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 17 de agosto de 2020 pela Bundesliga

 

Números de Davies na Seleção Canadense

 

Canadá

Seleções de Base

Embora fosse cidadão liberiano de nascimento, Davies foi convocado para vários jogos das seleções de base do Canadá, sub-15 em 2014 e sub-18 no ano seguinte (2015).

Em 17 de março de 2016, Alphonso foi convocado para jogos da seleção sub-20 do Canadá para um amistoso contra a Inglaterra. Em novembro do mesmo ano (2016), Davies participou de um jogo da seleção sub-17 canadense, onde marcou contra a Jamaica. Ainda no mesmo ano, ele foi nomeado o “Jogador Sub-17 Masculino do Ano do Canadá” por suas atuações nas seleções Sub-17 e Sub-20 em amistosos.

Em março de 2017, Davies afirmou em uma entrevista que um de seus sonhos, era representar a seleção do Canadá. Neste mesmo ano, ele foi nomeado o “Jogador Sub-17 Masculino do Ano do Canadá” pela segunda vez devido a seu desempenho com a seleção principal.

Seleção Principal

Nascido em Gana e de descendência liberiana, Alphonso Davies era elegível para jogar tanto pela Seleção Ganesa quanto pela Seleção Liberiana, mas em 6 de junho de 2017, Davies passou em seu teste de cidadania e tornou-se oficialmente um cidadão canadense, o que o tornou elegível para jogar pela Seleção Canadense. No mesmo dia, Davies foi incluído na lista de convocados para um amistoso contra Curaçao, bem como a lista preliminar de 40 jogadores do Canadá para a disputa da Copa Ouro de 2017, torneio que realizar-se-ia nos Estados Unidos.

Em 14/06/2017, no amistoso contra Curaçao, Octavio Zambrano – técnico da seleção principal do Canadá nessa época – promoveu a estreia do jovem atleta de 16 anos – Davies – quando o colocou em campo aos 8 minutos da segunda etapa no lugar de Raheem Edwards. Quanto ao resultado do jogo, vitória da Seleção Canadense por 2-1.

Copa Ouro 2017

Em 27/06/2017, Davies foi incluído na lista final de 23 jogadores para a disputa da Copa Ouro. Na estreia da Seleção Canadense na fase de grupos deste torneio, em 08/07/2017, o jovem lateral-esquerdo iniciou entre os titulares e marcou 2 gols na vitória por 4-2 sobre a Guiana Francesa. Na rodada seguinte, Davies marcou o único gol da Seleção Canadense no empate em 1-1 com a Costa Rica.

Na última rodada da fase de grupos da Copa Ouro, Octavio Zambrano optou por preservar o jovem lateral-esquerdo e sendo assim, ele jogou apenas os últimos 17 minutos do empate em 0-0 com a Honduras. Com um total de 5 pontos em 3 rodadas, o Canadá terminou em 2º lugar no grupo A e com isso, se classificou para a fase de mata-mata desta edição da Copa Ouro.

Nas quartas de final, o Canadá enfrentou a Jamaica e perdeu por 2-1 e com isso, o sonho de conquistar o bicampeonato foi adiado para 2019.

É importante mencionar que Davies ganhou a Chuteira de Ouro como o artilheiro do torneio – ao lado de Jordan Morris da Seleção Estadunidense e de Kévin Parsemain da Seleção Martinicana -, o prêmio de Jogador Jovem do Torneio, e foi incluído na seleção da Copa Ouro 2017 e além disso, ele foi o artilheiro mais jovem da história do torneio.

  • Desempenho de Davies na Copa Ouro 2017
PdGmACACVMj
43000258

Copa Ouro 2019

Em janeiro de 2018, Octavio Zambrano foi demitido e com a saída dele, John Herdman assume o comando da Seleção Canadense.

Diferentemente da edição anterior da Copa Ouro, a qual apenas um país sediou a competição, desta vez houve sede conjunta – Costa Rica, Estados Unidos e Jamaica – e em 30 de maio de 2019, Herdman incluiu Davies na lista final dos convocados para a disputa desta edição da Copa Ouro.

Em 16/06/2019, na estreia do Canadá na fase de grupos, Davies proveu assistência para o gol de Junior Hoilett na goleada por 4-0 sobre a Martinica. Na rodada seguinte da fase de grupos, revés por 3-1 ante o México. Na última rodada da fase de grupos desta edição da Copa Ouro, em 24/06/2019, o lateral-esquerdo deu o passe para 1 dos 3 gols de Lucas Cavallini na goleada por 7-0 sobre Cuba. Com um total de 6 pontos somados em 3 rodadas, o Canadá se classificou para a fase de mata-mata deste torneio.

Nas quartas de final, o Canadá enfrentou o Haiti e mesmo com o bom desempenho de Davies, proveu assistência para o gol de Jonathan David, a seleção adversária levou a melhor e venceu por 3-2 e com isso, o sonho do bicampeonato foi adiado novamente, desta vez para 2021.

  • Desempenho de Davies na Copa Ouro 2019
PdGmACACVMj
40300320

Liga das Nações da CONCACAF A 2019-20

Antes do início da Copa Ouro 2019, o Canadá disputou uma espécie de Eliminatórias que dava vagas para a Copa Ouro e para a Liga das Nações da CONCACAF. Na estreia da Seleção Canadense nas Eliminatórias, em 9 de setembro de 2018, Davies foi um dos destaques da goleada por 8-0 sobre as Ilhas Virgens Americanas ao prover assistências para os 2 gols de Cyle Larin. Na rodada seguinte das Eliminatórias, o camisa 12 da Seleção Canadense – Davies – deu passes para os gols de Jonathan David e Cyle Larin na goleada por 5-0 sobre Dominica.

Posteriormente, o Canadá obteve vitórias por 1-0 e 4-1 sobre Cristóvão e Neves e Guiana Francesa respectivamente e com tal campanha, terminou em 2º lugar na classificação geral e sendo assim, classificou-se para as duas competições: Copa Ouro e Liga das Nações da CONCACAF A.

Na estreia da Seleção Canadense na fase de grupos da Liga das Nações, em 08/09/2019, o camisa 12 sofreu o pênalti que foi convertido por Junior Hoilett na goleada por 6-0 sobre Cuba. Na rodada seguinte, o Canadá enfrentou a Seleção Cubana novamente e com o gol de Davies, venceu a partida por 1-0.

Em 16/10/2019, em jogo da 4ª rodada da fase de grupos, Davies marcou o primeiro gol da vitória do Canadá por 2-0 sobre os Estados Unidos. Esta foi a primeira vez em 34 anos que a Seleção Canadense venceu a Seleção Estadunidense. Contudo, na rodada seguinte, em 16/11/2019, os Estados Unidos venceu o Canadá por 4-1 e com isso, terminou na liderança do grupo e se classificou para a fase de mata-mata deste torneio. Quanto ao Canadá, ao menos se manteve na Série A do torneio.

  • Desempenho de Davies na Liga das Nações da CONCACAF
PdGmACACVMj
42100325

 

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Davies com a camisa da Seleção Canadense até aqui
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 1º de setembro de 2020 por Corinthian Productions

TOTAL

PdGmACACVMj
1758011216

Prêmios individuais

  • Chuteira de Ouro da Copa Ouro da CONCACAF de 2017
  • Melhor Jogador Jovem da Copa Ouro da CONCACAF de 2017
  • Seleção da Copa Ouro da CONCACAF de 2017
  • 60 jovens promessas do futebol mundial de 2017 (The Guardian)
  • Equipe ideal da Liga dos Campeões da UEFA: 2019–20

Artilharias

  • Copa Ouro da CONCACAF de 2017 (3 gols)

Considerações Finais

Com base em tudo o que foi apresentado nesta matéria, pode-se concluir que Alphonso Davies é um lateral-esquerdo que já é visto como um dos melhores jogadores do mundo nesta posição. Embora atue como lateral, ele também é capaz de atuar como meia esquerda ou como ala devido ao seu ritmo explosivo, drible, criatividade e habilidade de cruzamento. Ele é considerado um jovem jogador altamente promissor na mídia.

E para vocês? Alphonso Davies já pode ser visto como o melhor lateral-esquerdo do mundo ou ele pode evoluir ainda mais para chegar lá?


  Siga o Futebol Stats também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  
Ofertas de Uniformes de Futebol: https://amzn.to/36vetfs
Ofertas de Chuteiras e Acessórios: https://amzn.to/35n4JoA
Ofertas de Quadros Decorativos de Futebol: https://amzn.to/3ngWHDy
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui